RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

homenagem à Sra Condessa de Paris

#44458 | Torres de Belver | 06 jul 2003 08:43

Caros confrades,

Lamento estar a trazer-les a triste notícia do falecimento de S.A.R. a princesa Isabelle d'Orléans-Bragance, ocorrido ontém em Paris. Visto o previsível e vergonhoso escasso caso feito pela imprensa francêsa, creio que a sua memória não faltará de ser convenientemente homenagiada neste espaço.
Como de costume, a França vai finalmente poder reconhecer e avaliar o ser humano de excepção que acabou de perder...
Façamos-lhe ao menos uma reza pela paz da sua alma.
De Nice, avec mes compliments attristés et mes voeux d'un bon dimanche pour vous tous,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44461 | Monigo | 06 jul 2003 12:25 | Em resposta a: #44458

E uma grande amiga de Portugal onde durante décadas teve uma casa no Estoril (Quinta do Anjinho?), além de tia de S.A.R. o Duque de Bragança
Monigo

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44470 | JBdeS | 06 jul 2003 13:32 | Em resposta a: #44461

Uma grande Senhora que tive a honra de conhecer, uma Princesa simpática, enérgica e alegre, católica devota que, quer nos anos 50, aquando do regresso do exílio da Família Real Francesa a França, quer mais tarde, numa época de problemas familiares graves, foi o elemento aglutinador entre Pai e Filhos. Perdeu-se uma figura de grande prestígio.

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44486 | artur41 | 06 jul 2003 15:38 | Em resposta a: #44470

Quero manifestar a minha solidariedade: é sempre terrível a perda de uma "pessoa de excepção". Faço votos para que a sua memória perdure!


Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44489 | Pedro França | 06 jul 2003 16:13 | Em resposta a: #44486

Caríssimos confrades:

Reparando com alguma estupefacção este tópico, muito me surpreendeu o infausto acontecimento pelo que manifesto aqui publicamente o meu voto de pesar, e a minha homenagem, pelo passamento de tão ilustre figura do meio social francês (e não só), e do Gotha internacional. Associo igualmente ao meu pensamento SAR o Sr. D. Duarte Pio, Duque de Bragança, de cuja Senhora é sobrinho.
Faço votos também por que a sua memória como figura, pessoa humana, e pelos valores que ela incarnava perdurem. Descanse em paz.

Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44496 | Luis Filipe | 06 jul 2003 17:59 | Em resposta a: #44458

Curvo-me muito respeitosamente perante a memória da Sra. Condessa de Paris, registando o lamentável desaparecimento com profunda tristeza e emoção.
Crea caro Philippe que o acompanho empenhado na prece que requer pela paz da sua alma.

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44533 | Torres de Belver | 07 jul 2003 07:41 | Em resposta a: #44461

Julgava, decerto, que era, mas pouco se sabe em França dos anos de exílio.
Ouvi dizer que tratava-se de uma propriedade chamada Quinta do Anjo, actualmente propriedade dos bombeiros (para exercício?)...

Melhores cumprimentos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44534 | Torres de Belver | 07 jul 2003 07:50 | Em resposta a: #44496

Caro Luís Filipe,
Aceite por favor, os meus sinceros agradecimentos para sí e todos os confrades que tomaram parte para saúdar a memória de "Madame" de forma tão amável e respeitosa.
Obrigado mil vezes,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44577 | José | 07 jul 2003 17:34 | Em resposta a: #44533

Tratava-se mais precisamente da Quinta do Anjinho em Ranholas, perto de Sintra.

A quinta terá sido vendida ou doada aos bombeiros locais ainda em vida do falecido conde de Paris.

Resposta

Link directo:

RE: Funeral da Sra Condessa de Paris

#44578 | José | 07 jul 2003 17:37 | Em resposta a: #44534

Alguém sabe algo sobre o funeral da Sra. Condessa.

No Forum Franco-Ibérico (onde tive notícia do infausto acontecimento) não há quaisquer elementos, para além de que deverá ter lugar em Dreux, capela mortuária dos Orleães.

JSP

Resposta

Link directo:

RE: Funeral da Sra Condessa de Paris

#44621 | Torres de Belver | 08 jul 2003 07:29 | Em resposta a: #44578

Caro Sr. José,
Fiquei a saber que as exéquias vão ter lugar na sexta-feira (às desasséis horas) no mausoleu dos Orléans, como indicou.
Com os meus cumprimentos agradecidos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44622 | Torres de Belver | 08 jul 2003 07:34 | Em resposta a: #44577

Obrigado pela precisão, pois não estava assim tão certo da informação divulgada...
Com os meus melhores cumprimentos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#44623 | Torres de Belver | 08 jul 2003 07:46 | Em resposta a: #44470

Caro Sr. Berquó de Seabra,
Pois também orgulhava-se toda a gente sensata que teve a oportunidade de conhecê-la. Muito certas são as palavras que acima escreveu.
Melhores cumprimentos agradecidos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: Funeral da Sra Condessa de Paris

#44700 | JBdeS | 09 jul 2003 11:40 | Em resposta a: #44621

S.A.R. o Senhor Dom Duarte manda celebrar hoje dia 9 às 18.30 nos Mártires Missa por alma de S.A.R. a Senhora Condessa de Paris.

José Berquó de Seabra

P.S Agradeço-lhe as suas simpáticas palavras, Philippe.

Resposta

Link directo:

RE: Funeral da Sra Condessa de Paris

#44720 | Monigo | 09 jul 2003 17:07 | Em resposta a: #44700

Haverá Missa de sétimo dia no Rio de Janeiro na sexta-feira, dia 9, na Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro
Monigo

Resposta

Link directo:

RE: Funeral da Sra Condessa de Paris

#44721 | Monigo | 09 jul 2003 17:09 | Em resposta a: #44720

Perdão, naturalmente será dia 11 de Julho
Monigo

Resposta

Link directo:

RE: Funeral da Sra Condessa de Paris

#44835 | Torres de Belver | 11 jul 2003 07:48 | Em resposta a: #44700

Caro Sr Berquó de Seabra,

Perdão de insistir (além do necessário talvêz) mas queria expressar-lhe novamente que o prazer (se pode haver algum em tal circunstáncia) foi sinceramente partilhado.
Um seu criado,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#45344 | sapeca | 19 jul 2003 12:20 | Em resposta a: #44470

Caro José Berquó:
Como só agora pude ver este tópico, e porque também eu tive a dita de conhecer SAR a Condessa de Paris (umas minhas tias-avós, e minhas madrinhas, tinham casa no Estoril, na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, onde eu passava o mês de Agosto quase todos os anos).
Devo assim corroborar na totalidade as palavras que aqui deixou, nada tendo a acrescentar ao que foi dito por si.
Na verdade, descreveu a Senhora Condessa de Paris de uma forma tão correcta e sensível, que me revejo inteiramente nelas.
Deus dê a essa grande Senhora o merecido descanso na Sua companhia, esperando que a França venha a reconhecer qualquer dia a grande Senhora que perdeu.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#45355 | JBdeS | 19 jul 2003 16:09 | Em resposta a: #45344

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Agradeço-lhe as suas palavras muito simpáticas.
Penso que haveria muito mais a dizer, mas não seria eu a pessoa certa para tal. Resta-nos a consolação de saber que o enterro de S.A.R. a Senhora Condessa de Paris foi o de uma Princesa de França, acompanhado não só por todos os seus Filhos e Netos e família mais próxima como por parentes de outras famílias reais e figuras importantes da sociedade francesa, Academia Francesa, etc, e acima de tudo pela nobreza e anónimos que sempre souberam reconher o seu exemplo.

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: homenagem à Sra Condessa de Paris

#45375 | Torres de Belver | 20 jul 2003 08:13 | Em resposta a: #45355

Caros Sres Berquó de Seabra e Sá Monteiro,

Com muita razão, acrescentou o Sr B. de Seabra, que muito mais poderia ser dito -- e escrito : o que Madame fêz ela própria no seu livro "Tout m'est bonheur" de linda (e elegante) maneira -- mas antes assim.
Melhor fêz quem acompanhou-a com dignidade e sincero respeito, como S.A.R. D. Duarte que, como decerto não faltou em juntar-se à multidão reconhecida.
Parece que foi uma ceremónia linda e comovente, quase íntima, "bref" : auténtica. Um pouco como ela, que a considerávamos como a nossa auténtica rainha. A nossa rainha de coração e alma.
Com os meus agradecimentos e votos de um óptimo domingo à todos.

Philippe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 07:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen