Pereira do Lago da Casa do Sopegal

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Património | Regiões | Pessoas

Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44481 | victória | 06 jul 2003 14:55

Caros Confrades

Acabou de ser lançado um pequeno livro, sobre o Santuário da Senhora dos Milagres em Cambezes, Monção, da autoria de Ernesto Português, integrado nas Comemorações do IV Centenário de Santuário da Senhora dos Milagres 1602-2002,
no qual é abordada a lenda ligada à Casa do Sopegal e a história da edificação da capela dos Milagres. É apresentada, também, a lista dos elementos que constituíram a Irmandade ao longos dos séculos:

. Conde de Prado
. Francisco de Palhares Pereira de Castro - Casa do Sopegal
. João Malheiro Pereira de Castro - Casa do Sopegal
. Gonçalo Pereira Caldas - Gov. Armas do Minho
. Manuel da Cunha Sottomayor - Casa e Qta de Sende
. Manuel António Brandão - Casa do Carregal
. Luís Pereira Velho de Moscoso - Palácio da Brejoeira
. Manuel Pereira Pimenta de Castro - dos Pitas
. Caetano Pereira de Castro Godinho - dos Pitas
. Joaquim Pereira Pimenta de Castro - dos Pitas
. João Malheiro Pimenta Pita de Vasconcelos - Casa de Rodas
. João da Cunha Sottomayor - Casa de S.Pedro

Apresenta, também, uma cuidada descrição da capela, bem como referências a datas e pessoas.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44485 | magalp | 06 jul 2003 15:38 | Em resposta a: #44481

Caro Eduardo Domingues

À 1ª vista é tudo gente q. interessará ao nosso confrade e noivo, Principe de Granada consorte, representante do grande Bernardo de Sá Nogueira.

E, por inquirições já aqui lidas, ao Sábio Lourenço de Porto Santo...

Eu continuo cego, surdo e mudo em relação aos meus Pereira do Lago, possuidores duma velha e bela CBA!

Acho q. tb. interessaria à actual Visc. de Guilhomil, usufructuária da bela e nobre Casa dos Pittas, em Caminha.

Muitos cumprimentos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44646 | Samuel de Castro | 08 jul 2003 13:23 | Em resposta a: #44481

Estimado Eduardo Domingues,

Peço a especial gentileza de informar endereço e e-mail do autor Ernesto Portugues ou de pessoa ligada a instituições que estejam vendendo o livro indicado. Gostaria de saber como adquiri-lo daqui do Brasil. Se remeterm pelo reembolso postal, preço, etc. Podendo informar aqui no Forum ou diretamente para castropontogenealogiaarrobabolpontocompontobr.
Muito grato pela atenção e indicação, que muito me interessará. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44931 | Samuel de Castro | 13 jul 2003 12:52 | Em resposta a: #44481

Estimado Eduardo Domingues,

Tomo a liberdade de reiterar meu pedido de 8.7.2003. Muito obrigado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44932 | Samuel de Castro | 13 jul 2003 12:53 | Em resposta a: #44481

Estimado Eduardo Domingues,

Tomo a liberdade de reiterar meu pedido de 8.7.2003. Muito obrigado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44981 | victória | 14 jul 2003 12:00 | Em resposta a: #44932

Caro Samuel de Castro

Poderá fazer o pedido da referida obra junto de qualquer um dos párocos do concelho de Monção. Poderá apenas endereçar a sua carta para o pároco de uma freguesia que ela será entregue, p.ex.:

Rev.º Pároco de Cambezes
Cambezes
4950 Monção

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#44984 | Samuel de Castro | 14 jul 2003 12:27 | Em resposta a: #44981

Estimado Eduardo Domingues,

Muitíssimo obrigado pela informação. Estarei escrevendo hoje mesmo para o endereço indicado. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#45251 | sapeca | 17 jul 2003 23:50 | Em resposta a: #44481

Sobre Manuel António Brandão, da Casa do Carregal, em Cambeses, aliás, MANUEL ANTÓNIO BRANDÃO DE ABREU DE VASCONCELOS filho de Francisco Manuel de Vasconcelos Brandão e Menezes Osório de Abreu (irmão de minha 6ª avó D. Josefa Antónia de Sotomayor Osório de Menezes de Vasconcelos, administradora do Morgado do Outeiro, no termo dos Arcos) e de sua mulher D. Maria Gertrudes de Barros Pereira e Brito, herdª da Casa e Quinta do Carregal, em Cambeses, cujo morgadio com capela de S. Vicente Ferreira foi instituido pelo pai dela, Calisto de Barros Pereira, Cavº professo na Ordem de Cristo, fidalgo de cota de armas, vereador da Câmara de Monção, e de sua 2ª mulher D. Francisca Ventura de Araújo e Brito de Távora), tenho toda a ascendência e a descendência (ainda hoje senhores da Casa do Carregal, embora com descendência algo obscurecida).
São eles descendentes dos BRANDÔES COELHOS, dos Arcos de Valdevez, sendo este ramo de meus remotos parentes, o primogénito destes Brandões Coelhos.
Tudo isto no meu estudo para futura publicação, "BRANDÕES COELHOS, dos Arcos de Valdevez".
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#103489 | victória | 20 out 2005 14:49 | Em resposta a: #45251

Caro Confrade

Solicitava-lhe, se a disponibilidade assim lho permitir, se me indicava mais dados sobre a ascendência de D. Francisca Ventura de Távora, casada em 1744 com Calisto de Barros Pereira, Sr. da Casa do Carregal, em Monção, filha de Bento de Araújo de Brito do Prado e de Páscoa Cerqueira de Távora, uma vez que também eu faço parte da descendência da Casa do Carregal. Agradeço desde já as suas preciosas informações.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#104524 | eportugues | 04 nov 2005 16:56 | Em resposta a: #44481

Ex.mos Senhores
Em resposta a "victória" que, em 2002, publiquei uma monografia de Cambeses - S. Salvador de Cambeses, memória e identidade de um povo - onde encontrará, certamente, agradáveis surpresas sobra a Casa do Carregal. A edição é da Câmara de Monção e Junta de Freguesia de Cambeses, junto das quais poderá adquirir a obra.
Com os melhores cumprimentos
Ernesto Português

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#104618 | victória | 05 nov 2005 19:33 | Em resposta a: #104524

Caro Confrade Ernesto

Seria possível fornecer-me o seu mail? Tenho alguns dados sobre o casamento do Calisto de Barros Pereira, do Carregal, para eventual correcção/aditamento ao seu magnífico exemplar. O meu email é
epontodominguesarrobanetcabopontopt

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#106313 | jliberato | 27 nov 2005 19:29 | Em resposta a: #104618

Caro Eduardo Domingues,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#313416 | anabcosta | 10 set 2012 21:51 | Em resposta a: #104524

Senhor Prof. Ernesto Português,

Gostaria de saber o nome de outros familiares relacionados com a Casa do Sopegal, de apelido Pereira de Castro.
Já adquiri o livro "Cambezes - Monografia", da Sua autoria, com várias informações que me apraz registar.
A minha avó paterna e antepassados seus mantiveram sempre o apelido Pereira de Castro (recuamos a 17...) , segundo o Major Pereira de Castro (Valença). Ela pertenceu à família daquele apelido relacionado com Gondomil, estando estes, por sua vez ligados à Quinta da Barreira e Quinta do Paço em Verdoejo e à Quinta do Paço de Lara / Monção.
Ando a fazer pesquisa histórica e tenho constatado uma grande variedade de heráldica na zona de Monção com as arruelas dos Castros e a cruz dos Pereira. Já "visitei a "Quinta do Supegal" ou o que resta dela e realmente é uma pena o estado de degradação em que se encontra...
Assim, venho incomodá-lo no sentido de me ajudar a relacionar "todos" os Pereira de Castro do concelho de Monção e arredores.
O Sr. Prof. tem dados da Casa de Lara?
Recuando ancestralmente, consigo ir até Manuel Joaquim Pereira de Castro que teve um filho, com o mesmo nome que casou com uma Maria Luisa Rodrigues, de Selhães..., Este filho foi Vereador na CM Valença e Senhor do Couto de Sanfins.
Muito grata.
Cumprimentos,
Ana Bela Gonçalves
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#314207 | anabcosta | 24 set 2012 22:04 | Em resposta a: #44481

Gostaria de saber o nome de outros familiares relacionados com a Casa do Sopegal, de apelido Pereira de Castro.
Já adquiri o livro "Cambezes - Monografia", da autoria do Prof. Eernesto Português, com várias informações que me apraz registar.
A minha avó paterna e antepassados seus mantiveram sempre o apelido Pereira de Castro (recuamos a 17...) , segundo o Major Pereira de Castro (Valença). Ela pertenceu à família daquele apelido relacionado com Gondomil, estando estes, por sua vez ligados à Quinta da Barreira e Quinta do Paço em Verdoejo e à Quinta do Paço de Lara / Monção.
Ando a fazer pesquisa histórica e tenho constatado uma grande variedade de heráldica na zona de Monção com as arruelas dos Castros e a cruz dos Pereira. Já "visitei a "Quinta do Supegal" ou o que resta dela e realmente é uma pena o estado de degradação em que se encontra...
Assim, venho incomodá-lo no sentido de me ajudar a relacionar "todos" os Pereira de Castro do concelho de Monção e arredores.
O Sr. Prof. tem dados da Casa de Lara?
Recuando ancestralmente, consigo ir até Manuel Joaquim Pereira de Castro que teve um filho, com o mesmo nome que casou com uma Maria Luisa Rodrigues, de Selhães..., Este filho foi Vereador na CM Valença e Senhor do Couto de Sanfins.
Muito grata.
Cumprimentos,
Ana Bela Gonçalves
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#314272 | anabcosta | 25 set 2012 21:29 | Em resposta a: #44485

Gostaria de saber o nome de outros familiares relacionados com a Casa do Sopegal, de apelido Pereira de Castro.
Já adquiri o livro "Cambezes - Monografia", da autoria do Prof. Eernesto Português, com várias informações que me apraz registar.
A minha avó paterna e antepassados seus mantiveram sempre o apelido Pereira de Castro (recuamos a 17...) , segundo o Major Pereira de Castro (Valença). Ela pertenceu à família daquele apelido relacionado com Gondomil, estando estes, por sua vez ligados à Quinta da Barreira e Quinta do Paço em Verdoejo e à Quinta do Paço de Lara / Monção.
Ando a fazer pesquisa histórica e tenho constatado uma grande variedade de heráldica na zona de Monção com as arruelas dos Castros e a cruz dos Pereira. Já "visitei a "Quinta do Supegal" ou o que resta dela e realmente é uma pena o estado de degradação em que se encontra...
Assim, venho incomodá-lo no sentido de me ajudar a relacionar "todos" os Pereira de Castro do concelho de Monção e arredores.
O Sr. Prof. tem dados da Casa de Lara?
Recuando ancestralmente, consigo ir até Manuel Joaquim Pereira de Castro que teve um filho, com o mesmo nome que casou com uma Maria Luisa Rodrigues, de Selhães..., Este filho foi Vereador na CM Valença e Senhor do Couto de Sanfins.
Muito grata.
Cumprimentos,
Ana Bela Gonçalves
Porto

Resposta

Link directo:

Pereira do Lago da Casa do Sopegal

#428946 | Madezou | 16 nov 2020 23:24 | Em resposta a: #44481

Páscoa Cerqueira de Távora casou a 07.01.1686 na freguesia de Salvador, concelho dos Arcos de Valdevez, com Bento de Araújo, filho de Bento Gonçalves e de Clara Alves (e não com Bento de Brito Araújo e Castro, que teve apenas uma mulher, Catarina Josefa Teresa da Silva). Aqui fica o registo de casamento dos pais de Francisca Ventura de Távora:

https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099019

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen