Familia Ferreira Leão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Ferreira Leão

#44547 | jflfl | 07 jul 2003 11:05

Alguém tem informação sobre a familia Ferreira Leão do distrito de Braga?
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#161850 | viniciusleao | 04 jul 2007 18:40 | Em resposta a: #44547

família ferreira leão
sou descendente da família ferreira leão o meu trisavó,josé ferreira leão,nascido no final do século xix é filho de joão miguel leão nascido no início do século xix,ambos foram grandes latifundiários e comerciantes aos quais era de posse parte da antiga provincia da paraíba,hoje unidade da federação da república federativa do brasil também conhecida por paraíba.

vinícius leão de castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#161887 | jflfl | 04 jul 2007 23:26 | Em resposta a: #161850

Caro Vinicius Leão de Castro
Tenho referencias de um Jose Ferreira Leão nascido em Santiago de Lustosa, Lousada em 1815 filho de Manuel Ferreira Leão e de Anastácia Ferreira.
Tem mais dados sobre estes seus ancestrais? De onde são eles? Quais as datas de nascimento/baptismo?
A tradição oral de minha familia refere que há ferreira leão no Brasil uma vez que um deles fazia comercio de vinho com o brasil e terá ficado por aí.
Agradeço todos os dados que poder partilhar sobre esta familia.
Cumprimentos
Joaquim Filipe Leão Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#162043 | viniciusleao | 06 jul 2007 18:27 | Em resposta a: #161887

Caro Joaquim Filipe Leão Falcão de Lima
José Ferreira Leão tem como um de seus irmãos Pedro Ferreira Leão,ambos filhos de João Miguel Leão que é irmão de João miguel Leão.Pedro,comerciante,trouxe seu irmão José para Campina Grande para comprar alguns armazéns em que venderiam inúmeros produtos dentre eles possivelmente vinhos.Vou conseguir as datas de nascimento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#162044 | viniciusleao | 06 jul 2007 18:28 | Em resposta a: #161887

Caro Joaquim Filipe Leão Falcão de Lima
José Ferreira Leão tem como um de seus irmãos Pedro Ferreira Leão,ambos filhos de João Miguel Leão que é irmão de João miguel Leão.Pedro,comerciante,trouxe seu irmão José para Campina Grande para comprar alguns armazéns em que venderiam inúmeros produtos dentre eles possivelmente vinhos.Vou conseguir as datas de nascimento

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#162090 | jflfl | 07 jul 2007 08:54 | Em resposta a: #162044

Caro Vinicius Leão
Obrigado pela sua resposta. De facto sem datas e sem a freguesia de nascimento trona-se dificil adiantar algo mais...
Ainda assim sempre lhe digo o seguinte. Na minha familia sempre me foi dito que havia um ferreira leão (tio bisavô?trisavô?) que fazia comércio de vinho com o Brasil. E também se diz que um dos Ferreira Leão se havia estabelecido no Brasil. Donde muito provavelmente o senhor será meu parente.
Também adianto que esta familia Ferreira Leão é originária da freguesia de Lustosa, concelho de Lousada e Distrito do Porto (pode ver o mapa aqui no genea)
Há mais um dado que dificulta um pouco as coisas: a familia ferreira leão é tradicionalmente muito numerosa. É normal no século XVIII e XIX encontrar proles de 10 ou 12 filhos... possivelmente nem todos resisitiram à infância.
É o que para já posso adiantar. Fico a aguardar mais dados seus.
Os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima
Se preferir pode contactar-me por e-mail para falcaolima arroba sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178595 | pachancho | 03 jan 2008 09:52 | Em resposta a: #161887

Caro Joaquim:

noticias de Guimarães:

1875 — Terça-feira.- Os negociantes de ourivesaria, em número de 13, reúnem em casa de António José Ferreira Leão, na Rua da Rainha, e de comum acordo, assinam uma convenção de não abrirem os seus estabelecimentos aos dias santificados, nem fazerem nesses dias qualquer transacção relativa às suas lojas; desta resolução deram conhecimento ao Arcebispo coadjutor desta diocese que a mandou louvar e publicar por portaria de 24 deste mês e ano.

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178620 | jflfl | 03 jan 2008 13:01 | Em resposta a: #178595

Cara Paula
Muito obrigado pelo seu post. Interessante. Desconhecia que algum Ferreira Leão estivesse ligado à ourivesaria... Pergunto: noticias de Guimarães é algum jornal? Desculpe a ignorância.
Por acaso tem referência aos nomes dos tais 13 ourives de que presumo António José Ferreira Leão será um deles?
Mais uma ves obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178687 | pachancho | 03 jan 2008 19:14 | Em resposta a: #178620

Caro Joaquim,

as informações que lhe enviei foram retiradas do seguinte site:

http://pedraformosa.blogspot.com/

Se contactar o Arquivo histórico Martins Sarmento, de Guimarães, talvez consiga mais informações, foi por mero acaso que encontrei esta noticia. O site do arquivo contem informações muito interessantes sobre as gentes de Guimarães.

http://www.csarmento.uminho.pt/amap_51.asp?filtro_ano=1937

http://www.csarmento.uminho.pt/ndat_4.asp


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178723 | jflfl | 03 jan 2008 23:22 | Em resposta a: #178687

Cara Paula Peixoto
Muito obrigado pela sua resposta. Irei navegar nos sites que refere.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178745 | pachancho | 04 jan 2008 06:48 | Em resposta a: #178723

Caro Joaquim,

não sei se já pesquisou o site da Torre do Tombo, aí pode encontrar alguns documentos onde é mencionado o nome Ferreira Leão:

PT-TT-JIM/JJU/2/108/6
Autos de habilitação do padre Bernardo Pinto de Araújo e seus irmãos Manuel de Araújo, Maria de Araújo, casada com João da Silva, Silvestre Pinto de Araújo, Rosa de Araújo, casada com Manuel Carneiro da Silveira e Josefa, filhos de Brás João de Araújo e de Isabel de Araújo, naturais de Agrela, Maia, Manuel Pinto de Araújo e seu irmão Silvestre, filhos de João Pinto Velho e de Maria Pinto de Araújo, naturais de Freamunde, Penafiel, Manuel José Ferreira Leão e seus irmãos Bernardino Ferreira, Alexandre Ferreira Leão e Maria Josefa, filhos do capitão Silvestre Ferreira Pinto e de Dionisia Carneiro, naturais de Raimonde, Jacinta Ferreira, casada com Francisco José e Mariana Coelho, casada com Custódio Nunes de Sousa, filhas de Filipe Coelho Pinto e de Maria Ferreira, naturais de Aldozende, Carvalhosa e seu tio José Ferreira dos Santos, filho de Manuel António e de Maria Ferreira, natural de Figueiró e residente nas Minas do Sabará.
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu tio materno e paterno, o capitão José de Araújo Pinto, filho natural do capitão Silvestre de Araújo Pinto e de Maria Ferreira, natural de Figueiró, Porto e falecido no Arraial de Santa Luzia, Goiases em 1762.
Penafiel.

PT-TT-JIM/JJU/2/175/16
Autos de habilitação de Francisco Ferreira de Leão, viúvo de Quitéria Maria da Silva e seu filho o padre José da Silva de Leão Guerra, naturais de Alcobaça.
(Datas 1789 )
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros de sua mulher e mãe, o legado que lhe fora deixado por seu irmão, cunhado e tio dos habilitantes, José da Silva Guerra, filho de João da Silva e de Maria Gonçalves, natural de Vestiária, Alcobaça e falecido na Baía em 1785.
Alcobaça.


Existem outros em nome individual.

cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178746 | pachancho | 04 jan 2008 07:01 | Em resposta a: #178620

Caro Joaquim,

"Lançamento da obra Mestres Ourives de Guimarães: séculos XVIII e XIX
Na Terça-feira, dia 4 de Dezembro, no Museu de Alberto Sampaio, foi lançada a obra «Mestres ourives de Guimarães: século XVIII-XIX», da autoria da Dr.ª Manuela de Alcântara Santos, que foi directora do Museu de Alberto Sampaio entre 1993-1999.
Nesta obra, com cerca de 300 páginas, analisa-se pormenorizadamente a corporação dos ourives vimaranenses; os contrastes ensaiadores de ouro e de prata; o seu estatuto social, a sua riqueza e família; a sua produção e também, num interessante capítulo, contam-se «histórias dentro da História». A obra foi apresentada pelo Professor Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa, da Universidade Católica (Porto) e a edição é fruto de apoio mecenático e é uma co-edição do Museu com a Editora Campo das Letras.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#178989 | jflfl | 05 jan 2008 19:01 | Em resposta a: #178746

Cara Paula Peixoto
Obrigado por mais estes dois contributos. O livro dos ourives é particularmente interessante e vou ver se o consigo consultar.
Com os meus cumrpimentos e agradecido,
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#246546 | jflfl | 26 dez 2009 23:18 | Em resposta a: #162044

Caro Vinicius
Volto de novo ao seu contacto para saber se tem mais infomração sobre os Ferreira Leão, seus ascendentes.
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#246584 | camac41 | 27 dez 2009 22:30 | Em resposta a: #161887

Caro Joaquim Filipe

Pode procurar no Arquivo Distrital do Porto os assentos de Lustosa pois estão disponíveis on-line. Basta aceder ao Arquivo, fazer o registo e tem acesso à Base de Dados.

Código de referência PT/ADPRT/PRQ/PLSD11/001/0010
Título Baptismos
Datas 1802-11-30/1815-07-09

encontra na página 104 o casamento de (Manue (Ferreira de Leão) filho de João Ferreira de Leão e de Custódia Maria Ferreira do lugar de Raimonda desta fregª de Santiago de Lustosa com Anastácia Ferreira de Sousa, filha de Manuel Ferreira e Ana Maria de Sousa do lugar de Pombal todos desta fregª no dia primeiro de Dezembro de 1802.
Penso que são os Ferreira Leão que procura
O apelido Ferreira Leão é muito vulgar no concelho de Lousada, Paços de Ferreira, tenho na minha base de dados vários "Ferreira Leão".
Ao seu dispor

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Ferreira Leão

#246590 | jflfl | 28 dez 2009 00:05 | Em resposta a: #246584

Caro Carlos Leal Machado
Muito obrigado pelas suas dicas. Ando às voltas com a base de dados do arquivo do porto, mas a leitura das imagens é um processo lento... mas, em todo o caso, é melhor do que ter de me deslocar ao Porto... Os Ferreira Leão que refere são exactamente os que procuro e investigo. Neste caso concreto, este manuel ferreira leão não é a minha linha directa já que eu descendo de um irmão dele. Descendo do Narciso Ferreira Leão que terá nascido em 1789. Caso tenha mais informação sobre estes Ferreira Leão que possa disponibilizar.. sou um leitor interessadoe atento! Os meus cumprimentos
Joaquim FL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 10:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen