Marrocos Português

Este tópico está classificado nas salas: Património

Marrocos Português

#44625 | S.João de Rei | 08 jul 2003 09:14

Caros confrades

Entrei em Marrocos por Ceuta, e deparou-se-me as armas Portuguesas, atribuídas à cidade por todo o lado, acompanhando os nomes das ruas, o “ferry”, o carro da polícia etc etc., fiquei emocionado e encantado. Um pouco mais tarde, comecei a pensar na Legalidade e Legitimidade do governo Espanhol, em se utilizar das nossas armas para qualquer efeito Oficial. Os Portugueses de Ceuta, ao optarem em ser Espanhóis em 1640, perderam automaticamente direito ao uso das armas Portuguesas, penso eu ?.
Gostaria se possível, de ouvir opiniões esclarecidas sobre o assunto.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Marrocos Português

#44626 | S.João de Rei | 08 jul 2003 09:16 | Em resposta a: #44625

Meu Caro João de Castro e Mello Trovisqueira

Muito obrigado pelos seus votos na partida. Cá estou de volta.
Não conhecia Marrocos, e ainda me falta um bom bocado para realmente o conhecer, vários anos de África no entanto ajudam. O que para mim, é mais distinto dos outros continentes, sobretudo o Europeu, é a variedade dos odores, realmente fantástico. Penso que quase todas as regiões e países (Africanos) se podem distinguir, pela diferença dos “cheiros”. A influência das culturas agrículas/frutículas ou silvículas dominantes, são penso a razão principal. Por vezes os odores são tão intensos que se tornam mesmo enjoativos, pelo menos para mim. Pessoalmente é um sentido que tenho fortemente apurado, e talvez me venha do lado materno, a quem uma antiga empregada doméstica Africana dizia; “a senhora tem muito boas cheiradeiras”!...
Mais tarde farei um pequeno relato dos nove dias lá passados.
Faz aniversário que tivemos juntos em S. João de Rei, junto com Carlos Silva e o Vasco de Briteiros. O Carlos vem a Portugal este ano ? Caso cá venha, sugiro uma “reunião”, no lugar que melhor aprouver.
Com amizade.
Abraços,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Marrocos Português

#44627 | S.João de Rei | 08 jul 2003 09:17 | Em resposta a: #44625

Meu Caro Vasco Cirne


A minha “bichinha” é uma BMW K 1100 Lt, com quase dez anos e perto dos 100.000 km. Fez estes 4.000 km a brincar. De regresso a Portugal, retemperei-me em Arruda dos Vinhos, com duas feijoadas e um litrito de tinto, senti-me disposto a começar tudo outra vez, uma leve impressão no “sim senhor” levemente amassado, mas nada de grave. As limitações ás bebidas alcoólicas nos países de religião muçulmana são o mais difícil de suportar, além de termos mais outro inconveniente, nós, os que vivemos no país com melhor comida do mundo e dos arredores!... Tenho também uma réplica BMW de 1940, com “side car” com que circulo normalmente no Bombarral ou nos fins-de-semana como os miúdos em idas a Peniche/Baleal.
Penso que; motos, genealogia, arqueologia, antropologia, sociologia, etnologia, geografia, gastronomia, enologia, arquitectura e a Natureza combinam bem, podem ser até o motivo de viagens e encontros.
Em aberto.
Um abraço,

JAC

Resposta

Link directo:

RE: Marrocos Português

#44633 | jpcmt | 08 jul 2003 10:27 | Em resposta a: #44626

Meu Caro José de Azevedo Coutinho:

Saúdo o seu bom regresso, e vejo que, apesar dos "cheiros", a viagem foi frutuosa.
Realmente a variedade de olores, deixa marcas e, no meu caso, pouca vontade de os aspirar de novo...

Uma coisa que sempre me irritou, em Marrocos, foi a resposta que várias vezes recebi quando interrogado sobre a minha nacionalidade: Português ? Ah!... da nossa antiga
colónia...".!!!

Mas outras marcas, as do nosso passado, são gratificantes.

O Carlos Paulo vem a Portugal de 8 a 23 de Agosto. Faz "base" no Norte, e planeia vir a Lisboa. Se assim não acontecer, estou pronto a ir ter com ele a Esposende. Vou tentar organizar um encontro, num ou noutro lado, com os nossos amigos de S. João de Rei. Ontem, no lançamento do livro do meu primo Francisco de Vasconcelos, encontrei o Dr. Franca Ribeiro e recordámos, com gosto, a nossa almoçarada no Victor.

Espero que, de facto, nos possamos voltar a ver em breve.

Até lá um abraço amigo do

João

Resposta

Link directo:

RE: Marrocos Português

#44637 | vbriteiros | 08 jul 2003 11:19 | Em resposta a: #44633

Caros João e José
Será com prazer que irei a essa reunião. Creio que estarei aqui no Porto nessa altura. Aguardo que depois me infomem.
Um grande abraço para todo o grupo
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 04:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen