Tondela - Familia Gouveia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Tondela - Familia Gouveia

#44636 | Celtibérica2003 | 08 jul 2003 10:57

Bom Dia a todos,

Gostaria de saber se alguém pesquisa a região de Tondela, na qual procuro ascendencia de um avô do meu marido.
Os dados que possuo são os seguintes:
José de Gouveia, nascido a 14 de Outubro de 1912 na vila de Tondela.
Filho de António José de Gouveia e de Maria Bernardina. ambos de Tondela.
Neto Paterno de Francisco José de Gouveia e Casimira de Jesus e neto materno de Gonçalo Coelho de Castro e Emilia do Carmo.
Grata pela atenção dispensada
Ana Paula Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#44682 | vbriteiros | 09 jul 2003 00:25 | Em resposta a: #44636

Cara Ana Paula Pereira
Em Tondela ,existiu uma familia Gouveia que tinha um negócio de materiais de construção situado à entrada da cidade. No momento é o que posso informar.
Para ter mais informações deve obter uma certidão de nascimento ou de óbito desses antepassados que cita e poderá obter mais dados no ADV
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#44699 | Celtibérica2003 | 09 jul 2003 11:40 | Em resposta a: #44682

Caro Vasco Briteiros,

Obrigado pela dica. Nada sei acerca deste avô do meu marido, apenas o que sei é por uma certidão de nascimento que possuo.
Sei também que embora tenha nascido em Tondela, foi muito pequeno viver para Oliveira de Frades.
Mais tarde veio para Torres Vedras, aonde conheceu a avó do meu marido que era originária de lá.
Cumprimentos
Ana Paula Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#68497 | desousaj_99 | 27 jun 2004 14:12 | Em resposta a: #44636

Ana:

I have seen your name on messages regarding the Conselho of Tondela. I have branchs of my family tree that originate from the same Conselho, specifically the parish of Molelos and the villages of Botulho, Ermida, Molelinhos and Molelos. Do you have any family in this region?

Names that I am researching are Sousa, Bicho, Rodrigues, Gouveia, Neves, Coimbra, Dias and Pereira.

Your help would be appreciated.

Thanks in advance
Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#89505 | gaviaoreal | 26 abr 2005 19:24 | Em resposta a: #44636

Tenho conhecimento que Francisco José Gouveia residia no lugar do Soito, freguesia de Lobão da Beira (concelho de Tondela) em 1932. Também estão associados os nomes de Henrique Gouveia e José Gouveia a esta residência.
Não sei se se trata do mesmo Francisco José Gouveia que a sra. menciona.

Sem outro assunto

Gaviaoreal

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#106573 | Ana Fundo Pereira | 01 dez 2005 21:10 | Em resposta a: #89505

Caro Gaviaoreal,

Obrigado pela informação, mas infelismente não é o mesmo, pois o "meu" Francisco José Gouveia nasceu 25 de Março de 1822 em Parada, São Miguel de Outeiro, Tondela, e por isso não pode ser o mesmo.
Cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#166044 | MManuel | 29 ago 2007 20:10 | Em resposta a: #89505

tambem pertenço a familia gouveia que sao de freguesia de TONDELA colmieiras e nandufe. meu avo chamava se fernando gouveia minnha avo AURORA COIMBRA GOUVEIA onde tiveram 5 filhos, antonio auracio amadeu mario antonio e sofia coimbra gouveia todos filhos deste fernando e aurora. agradeço algumas enformaçao para este mail doriscarlos@free.fr

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#166850 | MManuel | 08 set 2007 09:52 | Em resposta a: #44636

Pode ver o meu pedido? gostaria de saber se a minha familia Gouveia de tondela tambem faz parte da sua ,o muito obrigado .Doris

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#166870 | almiro63 | 08 set 2007 15:21 | Em resposta a: #166850

Tenho conhecimento dos seguintes Gouveia (de Tondela)

Eurico José de Gouveia (falecido em 1956 com 75 anos), c/c. Júlia da trindade Figueiredo Pereira Martins (falecida em 1962 com 98 anos)
Foram pais de José Eurico e de Maria Emília Pereira de Gouveia.

Quanto a Nandufe. tenho bastantes elementos de famílias daí.

Qual é a sua ascendência de Nandufe?

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#166907 | MManuel | 09 set 2007 08:30 | Em resposta a: #166870

esses gouveias de nadufe nao sao meus fameliares, eu sou neta de fernandogouveia e aurora gouveiacoimbra de tondela colmieras sei que tenho ainda primos em tondela e outros no estranjeiro , mas eu procuro e onde nasceu meu avo sei que viveu em colmieiras tondela mas nao sei mais nada , minha mae era filha do fernando e aurora; obg a todos

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#167193 | MManuel | 12 set 2007 08:23 | Em resposta a: #44682

cara ANA PAULA eu tambem tenho familia em tondela e penso que o que vc procura era meu avo tambem , mas nao tenho a serteza sei que a primos ainda la um tem uma ouriveseria no centro de tondela chama se antonio da conceiçao gouveia e tem mais irmaos pois gostaria saber se ainda pertencemos a mesma familia quem sabe, obg até sempre doriscarlos^free.fr

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254228 | Miguel E Pina | 05 mai 2010 10:34 | Em resposta a: #106573

Cara Ana Fundo Pereira,

Apesar do desfazamento temporal, pergunto-lhe se continua interessada na investigação dos Gouveia que referiu, designadamente Francisco José de Gouveia, de S. Miguel do Outeiro. Tenho alguns dados sobre a família Bandeira de Gouveia (ou Gouveia Soares Bandeira) de Farminhão, de S. Miguel do Outeiro, de Souto de Lafões e S. Pedro do Sul. Poderão ser os mesmos.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254230 | anafundo | 05 mai 2010 11:14 | Em resposta a: #254228

Caro Miguel Esperança Pina,

Sim, continuo interessada na investigação dos Gouveias, pois até a este momento pouco avancei com esta pesquisa.
Obrigado pela atenção
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254231 | anafundo | 05 mai 2010 11:24 | Em resposta a: #167193

Caro/a MManuel

Só hoje vi esta sua mensagem.
Já encontrou mais dados sobre o seu avô? Ele tinha o mesmo nome que o avô do meu marido?
Eu desconheço se ele tinha irmãos, ou outros familiares.
Obrigada pela atenção
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254288 | Miguel E Pina | 06 mai 2010 02:03 | Em resposta a: #254230

Cara Ana,

Há um Francisco José de Gouveia que foi baptizado a 25-VIII-1761, em Farminhão, onde casou, a 12-II-1798, com Ana Joaquina Cardoso Natal, cuja família era de S. Miguel do Outeiro.
Este casal teve uma filha Maria da Luz, que foi baptizada em Farminhão, a 23-V-1803, e uma neta, Rosa da Luz, que foi baptizada em Farminhão, a 4-IV-1830.
Assim, dada a proximidade entre Farminhão e S. Miguel do Outeiro, a coincidência de nomes e compatibilidade cronológica, poderão ser os mesmos Gouveia.
O seu Francisco José de Gouveia poderá ser neto ou filho (menos provável, dado que em 1822, este Francisco José de Gouveia tinha 61 anos) deste Francisco José de Gouveia.
Francisco José de Gouveia era filho de pai incógnito e de Teresa Maria de Gouveia, baptizada em Farminhão, a 26-VII-1727, e neto materno de João Pereira Homem de Távora e de Maria Josefa de Gouveia Bandeira (casados em Farminhão, a 20-VIII-1726.
Há que verificar a filiação do seu Francisco José de Gouveia.

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254313 | anafundo | 06 mai 2010 20:57 | Em resposta a: #254288

Caro Miguel,
Efectivamente esse Francisco José de Gouveia deve ter algo a ver com o meu Francisco José de Gouveia, senão vejamos os dados que possuo:

Francisco José de Gouveia, exposto, nascido em Farminhão, São Miguel d'Outeiro. Casou com Maria Antónia, nascida em Março de 1780, em Parada, São Miguel d'Outeiro. Esta filha de Bento José da Cunha e de Maria Antónia. Neta Paterna de Manuel Brás e de Inácia Maria e neta materna de Inácio Francisco e de Antónia Maria.

Tiveram:

Francisco José de Gouvea nasceu em 25 março 1822 em Parada, São Miguel d' Outeiro. Francisco casou-se com Casimira de Jesus, filha de António Martins e Catharina de Jesus. Casimira nasceu em 8 setembro 1828 em Tondela.
Tiveram:

António José de Gouveia nasceu em 3 abril 1858 em Tondela - Viseu. António casou-se com Maria Bernardina, filha de Gonçalo Coelho de Castro e Emilia do Carmo. Maria nasceu em Tondela - Viseu.

São estes os dados que possuo. Acha que poderá ter alguma ligação?

Tiveram:

José de Gouveia nasceu em 14 outubro 1912 em Tondela.

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254332 | Miguel E Pina | 07 mai 2010 03:39 | Em resposta a: #254313

Cara Ana,

Acho que devem ter alguma relação. Em Farminhão, os Gouveia não pululam... Só estranho que em Farminhão haja dois Francisco José de Gouveia, um exposto e outro filho de pai incógnito, na mesma época. Tenho de ver os assentos, para tentar explicar esta situação...

Com os melhores cumprimentos,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254340 | anafundo | 07 mai 2010 10:39 | Em resposta a: #254332

Caro Miguel,
Tenho um caso, também na região de Viseu, em que no assento de baptismo aparece como exposto numa casa em Nelas, e aquando do casamento, aparece o nome dos pais, inclusivé o pai foi uma das testemunhas do casamento.
Pode ser um caso parecido?
Obrigada pela atenção
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254374 | Miguel E Pina | 08 mai 2010 00:48 | Em resposta a: #254340

Cara Ana,

Temos de verificar os assentos. Mas poderá ser um caso parecido. Para usar o mesmo nome de pessoas da mesma localidade, é porque alguma forma de reconhecimento terá ocorrido.

Entretanto encontrei nos apontamentos o seguinte:

I - Francisco José Gouveia, casado com Maria Antónia.
Tiveram:

II - António José Gouveia, casado com Micaela de Jesus, filha de António Francisco Lageas e de Maria Coimbra.
Tiveram:

III António José de Gouveia, natural de S. Miguel do Outeiro, que casou, a 28.IV.1855, com Silvana de Jesus (exposta)

Até breve,
Miguel Esperança Pina

Resposta

Link directo:

RE: Tondela - Familia Gouveia

#254375 | Miguel E Pina | 08 mai 2010 00:50 | Em resposta a: #254374

Onde se lê 28.IV.1855 deve ler-se 15.6.1861,

Resposta

Link directo:

Tondela - Familia Gouveia

#369708 | guarda | 23 mai 2016 17:01 | Em resposta a: #44636

Caro/a
Celtibérica2003

Relativamente à pessoa de Francisco José de Gouveia poderá ter q.q. relação com


comhttp://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=4806790 imag 12

Guarda

Resposta

Link directo:

Tondela - Familia Gouveia

#370446 | Ocafamilia | 07 jun 2016 11:02 | Em resposta a: #254228

Caro Miguel Esperança Pina,
Tem alguma informação sobre:

Gaspar Pereira (Bandeira) de Gouvêa, natural de Nossa Senhora da Oliveira/Guimarães (Oliveira do Castelo) - irmã: Maria Rita Bandeira Gouvêa
Maria Emilia d’Oliveira natural de Santa Margarida do Lavradio/Barreiro

São avós paternos de minha avó paterna, e gostava de saber sobre filiação.

Cumprimentos
Oca

Resposta

Link directo:

Tondela - Familia Gouveia

#379762 | pgirao | 10 abr 2017 10:33 | Em resposta a: #44636

Encontrei um António Bandeira Gouveia Soares, b. em Farminhão a 24.2.1751, aí casado e com descendência que conheço, filho natural de Josefa (por sua vez filha de Bartolomeu Cardoso) e do Padre Pedro José de Gouveia, do Souto (deduz-se que seja do Souto de Lafões).

Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

Tondela - Familia Gouveia

#379763 | Ocafamilia | 10 abr 2017 10:52 | Em resposta a: #379762

Obrigado,
Pode descrever essa filiação?
A minha avó, tenho informação de estar ligada a Beire.
Cumprimentos
Óca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 20:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen