Procuro o ramo Português com o nome ´Osthernold`

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Procuro o ramo Português com o nome ´Osthernold`

#44766 | ruimalato | 10 jul 2003 15:11

A quem tiver alguma informação (por insignificante que possa parecer), agradeço a sua (sempre) preciosa ajuda!
Procuro os descendentes desta família que, ao que tudo indica parece terem vindo da Alemanha!...
Parece tb, que não se ficaram apenas por cá!
Quem puder (e tiver informação!), o meu muito Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Fragoso Malato

Resposta

Link directo:

RE: Procuro o ramo Português com o nome ´Osthernold`

#44860 | mjborges | 11 jul 2003 15:53 | Em resposta a: #44766

Caro confrade
Disponho de algumas informações relativas a pessoas com este apelido, que não sei se lhe interessam.
Conheço alguns músicos com este apelido que viveram em Lisboa durante o século XIX, referidos no nosso principal dicionário de músicos portugueses:Ernesto VIEIRA, Diccionário biográfico de músicos portugueses, 2 vols.,Lisboa: 1900.Este autor refere no 2º vol. pp. 142-143 os seguintes nomes:
Mathias Jacob Osternold, compositor nascido em Lisboa a 25 de Março de 1811 e falecido a 12 de Janeiro de 1849. Foi admitido na Irmandade de Santa Cecília, como “menor filiado”, com treze anos, em 21 de Agosto de 1824.É autor de várias obras musicais, desde música sacra, música instrumental, a várias canções e trechos para peças de teatro, nomeadamente, para uma comédia popular à época, “O Camões do Rocio”.
Era filho de um músico militar alemão de nome Mathias Osternold, trompista, que entrou para a Irmandade de Santa Cecília em 1802, falecendo em 1827.
Este M.J.Osternold teve outros irmãos, também músicos:
Timotheo Mathias Osternold, flautista e pianista
José Osternold, excelente clarinetista, falecido a 11 de dezembro de 1872.
No caso de estes nomes lhe dizerem qualquer coisa, poderá dirigir-se à referida Irmandade de Santa Cecília, que ainda existe, embora esteja fundida, actualmente, com o Montepio Filarmónico, que funciona num anexo da Igreja dos Mártires em Lisboa.
Esta instituição existe desde o século XVII, tendo sido uma espécie de “Ordem” dos Músicos pois até ao século XIX todos os músicos profissionais tinham de se inscrever nesta Irmandade para poderem exercer a sua profissão. Dispõe de um arquivo que está a ser reorganizado por um musicólogo francês casado com uma pianista portuguesa, o Prof. Doutor Joseph Scherpereel, e está aberto em alguns dias da semana, creio que às 2ªs e 5ªs, mas não tenho a certeza.Nas admissões de "irmãos" incluem-se muitas informações de interesse genealógico, como filiações, proveniências, etc., que poderão ser consultadas, no caso de lhe interessar.
Na fonte que eu refiro estão incluídas mais informações, sobretudo musicais, acerca deste músico.
Cumprimentos e disponha, para as informações que forem necessárias
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Procuro o ramo Português com o nome ´Osthernold`

#67518 | LFSousa | 14 jun 2004 23:56 | Em resposta a: #44766

Numa leitura de "passar o tempo" encontrei este seu pedido.
Foi com imensa e grata surpresa que vi o tópico e as informações adiantadas por Maria José Borges (mto obrigado).
Sou descendente desta família Osthernold, embora o apelido não tenha chegado até mim, pois o meu bisavô paterno deixou de o usar.
Era irmão de José Marçal Ost(h)ernol de Sousa, por sua vez filhos de Maria do Carmo Osternold, filha de José Pedro Osternold, filho de Mathias Osternold, que casou em Viena de Austria com Eleanora B....(ainda não consegui "decifrar" o nome).
Vou ficar atento a qualquer futuro contacto.

Luís Faria de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Procuro o ramo Português com o nome ´Osthernold`

#67556 | ruimalato | 15 jun 2004 15:38 | Em resposta a: #67518

Antes de mais, agradeço-lhe imenso a sua atenção, em responder a este meu (nosso!) pedido de informações, sobre este ramo da nossa familia.
De facto, sabemos que veio estes nossos ascendentes na corte de D. Fernando, tendo se estabelecido em Portugal, onde se seguio Gerações!
Contava meu Pái, que pela altura da Guerra, o meu Bisavô teve de pedir uma especial autorisação para ele, mulher e filhos tpoderem gosar da nossa Nacionalidade!
Nós (eu e um irmão) estamos a fazer um levantamento sobre este ramo Germanico da Família, pelo que já temos até ao músico Alemão de nome Mathias Osternold, que faleceu em Lisboa a 1827.
Alem disso, e porque de facto se trata de um Nome invulgar, estamos a tentar de alguma forma encontrar esses vários descendentes deste nosso Avô (em 5º).
Parece pelo que nos diz, que o seu bisavô será descendente do irmão de Matias Jacob, ambos filhos do Matias Osternold, e os três músicos!
Deixo-lhe aqui o meu contacto (mail) para o caso de outras informações que nos possa ceder!
Já agora, tem conhecimento da ascendencia para trás do seu trisavô?
Mail = ruimalato@hotmail.com
Grato mais uma vez pela sua atenção,
Rui Fragoso Malato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 23:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen