Familia d'Oliveira Lima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia d'Oliveira Lima

#45000 | dOliveiraLima | 14 jul 2003 16:12

Viva,

Procuro informações sobre pessoas da familia d'Oliveira Lima. Esta familia está espalhada pla zona norte do pais, mas sei que tamebm há familiares em Lisboa.
Alias pelo que já consegui apurar foi de Lisboa que a familia apareceu!

Procuro tambem informações sobre Dr. José d'Oliveira Lima (1875-1950), prof. Na faculdade de medicina do Porto e fundador do Instituto Moderno na quinta da bela vista

Obrigado
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45019 | AMFA | 14 jul 2003 22:20 | Em resposta a: #45000

Caro correspondente

Esses Oliverias Limas estão relacionados com o conselheiro Manuel Jorge de Oliveira Lima (1804-1876), que foi o 3º marido de minha trisavó D. Maria Helena de Albuquerque, 1ª Baronesa de Oliveira Lima?
Se estão, tenho alguns dados, colhidos em documentação familiar, que talvez lhe possam interessar.
O dito padrasto de meu bisavô nasceu no Porto (Santo Ildefonso), filho de Bernardino José de Oliveira e de D. Leocádia Leonor de Lima, neto paterno de Manuel de Oliveira (n. Penafiel, S. Vicente do Pinheiro) e de Ana Maria de Sousa (n. Penafiel, S. Vicente do Pinheiro); neto materno de Manuel Dias da Cruz (n. Maia, Vilar do Pinheiro) e de sua mulher Mariana Josefa Rosa de Lima (n. Guimarães, S. Paio).
Muitos cumprimentos
Augusto Ferreira do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45112 | Pedro França | 16 jul 2003 03:34 | Em resposta a: #45000

Caro Nuno:

Ainda bem que colocou as datas de nascimento (pelo menos) e morte desse Dr. José de Oliveira e Lima, evitando-se assim qualquer confusão com outras pessoas de mesmos apelidos.
Localizei esse doutor nos verbetes das matrículas da UC e sei que frequentou em 1891/92 os 1ºs anos de Filosofia e Matemática como voluntário (o verbete não está completo para os anos seguintes). Por sorte, também tem certidão de idade - 2ª série, Lº LXIX, nº 7.
- Era n.al de Lisboa, baptº em S. Nicolau a 09.01.1876/f. 1v., nascido a 27.11.1875. A família morava na Rua Augusta, nº 124, 1º andar.
- Era fº de António Maria Lima, comerciante, n.al e baptº na Pocariça/Cantanhede, e de D. Fortunata Adelaide Ferreira de Sá e Lima, da mesma Pocariça e onde ambos se receberam.
- Era neto patº de José de Oliveira Lima e de Joana Delfina de Lima, e neto matº de Tomé Joaquim de Sá, e de Maria Clara Ferreira de Sá.
Padrinhos: Tomé Ferreira Lima, tio do baptizado, comerciante à Rua Augusta, nº 124, 1º, e Ana Emília de Sá, solteira, da Pocariça, vivendo junto com os pais da criança.
Isto é o que se me oferece dizer sobre esta figura.
Em jeito de observação, é possível que esta família tenha raízes mais a norte do que a sul. A vida profissional, o comércio, é que fez surgir no fim, uma geração em Lisboa, mas isto é o "post" e não o "ante".
Quanto à informação contraposta pelo confrade Augusto F. do Amaral, devo dizer, na minha opinião, que estes Oliveira Lima que aqui aduzo, não adiantarão muito à causa do Conselheiro Manuel José de Oliv:ra Lima porquanto este - sendo 3º marido da baronesa de Oliveira Lima -, dessa união não ficou descendência. A representação do título caiu na descendência da referida baronesa por parte de seu 2º marido - o Governador de Macau João Maria Ferreira do Amaral.
Posso tentar confirmar este Oliveira Lima, Conselh:ro amanhã (ou melhor, logo mais).
Um abraço e espere-me aqui neste tópico.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45283 | dOliveiraLima | 18 jul 2003 12:42 | Em resposta a: #45112

Pedro,

o meu muito obrigado pla informação que me deu! Foi de facto uma grande ajuda, pois estava a encontrar muitas dificuldades na ascendencia de meu bisavô.

Vou continuar o mesmo estudo e esperar encontrar muito mais novidades!

Obrigado
Nuno d'Oliveira Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45284 | dOliveiraLima | 18 jul 2003 12:48 | Em resposta a: #45019

Viva Augusto,


Tal como disse o Pedro França, julgo que as nossas familias não possuem nenhum elo de ligacao, plo menos nao tive nenhum indicio que me levasse a pensar isso

Cumps,
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45331 | Pedro França | 18 jul 2003 23:57 | Em resposta a: #45283

Caro Nuno:

No que eu puder ser-lhe útil, diga.
Um abraço e felicidades nos seus elos genealógicos.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45353 | dOliveiraLima | 19 jul 2003 16:06 | Em resposta a: #45331

Viva Pedro,

Fiquei curioso com as informações e a rapidez na resposta.
Pareçe me que essa informaçoes foi recolhida da certidão de nascimento. Estou correcto??

Gostaria de saber com tem acesso tão rapido a estas informações??

Caso tenha tido acesso à certidão de nascimento, pergunto-lhe se o Dr. d'Oliveira Lima não está registado à nascença como José de Sá Lima??
O meu avô conta-me que o pai dele foi baptizado como José de Sá Lima ('de Sá' por parte da mãe e 'Lima' por parte do pai), mas que mudou mais tarde o nome para 'José d'Oliveira Lima' porque gostava de assinar como o seu pai (Antonio Maria d'Oliveira Lima), apenas "d'Oliveira Lima".

Agradece-lhe mais uma vez pla informação que me possa dar.

Obrigado
Nuno d'Oliveira Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45367 | Pedro França | 20 jul 2003 00:35 | Em resposta a: #45353

Caro Nuno:

De facto essas informações foram tiradas da respectiva certidão de idade - 2ª série, Lº LXIX, nº 7. Para o ano de 1891/92, ele é já identificado como José de Oliveira Lima, caso contrário, eu não teria acesso a esta pessoa se ela se apresentasse com outro nome. No assento de baptismo, para a época em questão - ano de 1876 -, apenas é atribuído o nome de baptismo mesmo: os restantes apelidos virão mais tarde, sobretudo quando se entra na vida activa.
Isto é o que se me oferece dizer-lhe mediante as questões que me colocou. A prontidão na resposta está indefectivelmente dependente do tipo de perguntas, dos dados a fornecer, e da minha disponibilidade.
Um abraço e disponha.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45455 | dOliveiraLima | 21 jul 2003 23:17 | Em resposta a: #45367

Viva Pedro,

Mais uma vez agradeço a prontidão da resposta, mas continuo com a minha duvida. Como teve acesso à certidao de idade (de facto não conhecia esta certidao, apenas conhecia a certidao de nascimento)?? Dirigiu-se a um registo ou tem acesso informatico às certidoes.

Caso exista a possibilidade de aceder por meios informaticos, seria bom que me pudesse explicar de forma a não ter de o "chatear" com outras perguntas do mesmo genero!! :)

Agradecido
Nuno d'Oliveira Lima

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#45459 | Pedro França | 21 jul 2003 23:48 | Em resposta a: #45455

Caro Nuno:

É muito simples, não tem problema nenhum: os estudantes da UC, com a reforma da Universidade ordenada pelo Mqs de Pombal em 1772, passaram a aprsentar com carácter de obrigatoriedade certidões de idade sobre os assentos de seu baptismo/nascimento. Ora, existem duas séries encadernadas de certidões de idade, ordenadas alfabeticamente pelo primeiro nome (não pelo último apelido) e são elas a 1ª série, de 1772-1833, e a 2ª série, de 1834-1900. Daí em diante as certidões encontram-se soltas, arrumadas em caixas obedecendo à mesma ordem e estilo. Foi só pedir o livro em que José de Oliveira Lima se encontrasse, fornecendo o nome, e depois, folheando o livro, foi só dar com a respectiva certidão. Como vê, nada de transcendente.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#96069 | san1 | 16 jul 2005 15:32 | Em resposta a: #45000

Bom dia,

Encontrei alguns dados sobre a familia « Oliveira Lima » na « Freguesia da Pocariça » de Viriato de Sa Fragoso (1939).

p179-187 :
Antonio de Lima Fragoso (*17/06/1897-+13/10/1918, Pocariça).
Filho de Viriato de Sa Fragoso (o autor, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra) e D. Maria Isabel de Sa Lima Fragoso (ambos da Pocariça).
Neto paterno de José Augusto Nunes Fragoso e D. Henriqueta de Jesus Torreira de Sa Fragoso.
Neto materno de Antonio Maria Lima e D. Fortunata Adelaide Ferreira de Sa Lima (os pais de « seu » José de Oliveira Lima).
Antonio morreu em 1918, vitima de uma epidemia de gripe broncopneumonica que também levou seus irmãos na mesma semana : Maria do Céu, Carlos e Maria Isabel. Tinha pelo menos outra irmã que sobreviveu : Maria Fernanda.
Encontrara uma curta biografia desse Antonio no site da biblioteca de Cantanhede , sob « Personagens » (http://www.cm-cantanhede.pt/biblioteca/personagens_af.asp).


p208-209 :
Tomé Ferreira de Lima (*13/11/1834 Pocarica - +28/11/1898 Lisboa). Seu corpo foi translatado para o cemitério da sua terra natal, em jazigo privativo.
Filho de José de Oliveira Lima, Escrivão de Direito em Cantanhede, e de D. Joana Delfina, da Pocariça (avôs de « seu » José de Oliveira Lima).
Neto paterno de João de Oliveira, do Porto, e de D. Teresa Luisa de Jesus, de Condeixa-a-Nova.
Neto materno de Manuel José de Meira, de Guimarães, e de D. Clara Joaquina, da Pocariça.
« Foi muito novo para Lisboa, para casa de um tio, estabelecendo-se mais tarde, com o irmão Antonio Maria, na rua Augusta, no ramo de mercador. O seu estabelicimento era, naquele tempo, um dos melhores, senão o melhor, da especialidade.
Esta circunstância tornava-o preferido das melhores familias da capital, para o que também concorriam muito o seu fino trato e o bom nome que conseguiu conquistar com a seriedade, sempre inalterravelmente mantida, de todos os seus negocios.
Tendo conseguido razoavel fortuna, não se esqueceu da sua terra natal no testamento com que importância de 2000S00 para, com o respectivo rendimento, ela distribuir anualmente um prémio de 40S00 ao melhor aluno e 40 esmolas de 1S00 por outros tantos pobres. »


Espero que estas informações lhe possam ser uteis, mesmo se ja publicou este topico à algum tempo.
Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#96136 | dOliveiraLima | 17 jul 2005 18:36 | Em resposta a: #96069

Boa Tarde Sandra,

Desde já um muito obrigado sobre os dados que me enviou. Estes São de facto muito uteis que me permitem, subir mais um pouco na arvore da minha familia.

Na informação que enviou tem referencias a paginas, mas nao diz a que publicação se referem estas paginas.

Mais uma vez... muito obrigado
Nuno d'Oliveira Lima Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#96179 | san1 | 18 jul 2005 11:38 | Em resposta a: #96136

Bom dia,

o tal livro é "Freguesia da Pocariça, do concelho de Cantanhede" de Viriato de Sa Fragoso (1939). Data de 1939, mas houve uma réedição em 1997 pratocinada pela Associação Civica dos Amigos da Pocariça. Edição revista por : Vasco G. Chalaça e Luis Candeias.

Cumprimentos,
Sandra Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#97187 | dOliveiraLima | 02 ago 2005 13:12 | Em resposta a: #96179

Mais uma vez... um muito obrigado plas informações e pla disponibilidade.

Cumprimentos
Nuno d'Oliveira Lima Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#109868 | flaviodoliveira | 17 jan 2006 19:50 | Em resposta a: #45000

chegou perto.. procuro familia d'Oliveira, de arcos de valdevez,
a familia está espalhada por Maracanã/PA..
Meu bisavo que era portugues, era Manoel D'Oliveira..
Se alguem souber.. me ajuda ai!

Resposta

Link directo:

RE: Familia d'Oliveira Lima

#110799 | Leide | 28 jan 2006 04:25 | Em resposta a: #109868

Bom gente,

eu tambem sou da família de Oliveira Lima. Maior parte da família em Irituia-PA. Quem puder ajudar, eu agradeço.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Familia d'Oliveira Lima

#428992 | Elenilda2 | 18 nov 2020 23:28 | Em resposta a: #45000

Olá, Minha Família Tem o sobrenome de Oliveira Lima, não sei muita coisa deles, estou buscando informações agora, tenho as seguintes Informações: Bisavô se chamava Geraldo de Oliveira Lima casado com Santa Lima da Encumação, meu avô Camilo De Oliveira Lima casado com Francisca Crisóstomo de Sousa, meu pai se chama Jose De Oliveira Lima, sei que todos residiram em Minas Gerais, meu pai e Avos nasceram em Minas, depois mudaram para o parana. nos anos 70 Veio para Rondônia, estamos aqui até hoje, temos parentes em Brasilia também mas esses eu não conheço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 03:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen