Negreiros/Carração de Penamacôr

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Negreiros/Carração de Penamacôr

#4503 | alentejo | 13 mai 2001 16:45

Procuro informações sobre Negreiros e Carrações de Penamacôr. Agradeço desde já qq informação.

JOAQUINA MARIA DE MORAES,nasceu em Monsanto a 13-X-1757. Casou com Francisco Pires Delgado.

Filha de:

MANUEL FRANCISCO DE NEGREIROS, natural de Penamacôr. Casou com Teodora Maria de Morais, filha de Pedro Borges Feio e de Isabel de Morais, recebidos em Monsanto a 27-I-1716; neta paterna de Manuel Pires Carração, natural de Penamacôr, casado em Monsanto, a 25-IV-1665, com Jerónima Teles de Aragão.

Neta de:

CATARINA ESTEVES DE NEGREIROS, natural de Penamacôr.Casou em Santiago, Penamacôr a 18-X-1722, com Manuel Francisco, natural de Vale de Prazeres, termo Alpedrinha.

Bisneta de:

DOMINGOS LOPES DE NEGREIROS, natural de Penamacôr. Casou em Santiago, Penamacôr a 2 –IX-1697, com Catarina Esteves.

3ª neta de:

FRANCISCO LOPES DE NEGREIROS, casou com Catarina Carrasco.

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#4507 | alentejo | 13 mai 2001 18:50 | Em resposta a: #4503

Uma linha de Carrações que tb me interessa é a seguinte:

JOÃO DE OLIVEIRA SOARES, nasceu em Monsanto a 26-II-1810. Casou em Monsanto a 11-V-1835, com Ana Ribeiro, nasceu em Monsanto a 30-IX-1811

Filho de:

ANTÓNIO DE OLIVEIRA SOARES, casou em Monsanto a 12-II-1801, com Maria Esteves, nascida em Monsanto a 18-IX-1783.

Neto de:

JOSÉ DE OLIVEIRA SOARES, casou com Susana Martins, natural do Piredo (sic), Guarda.

Bisneto de:

MANUEL DE OLIVEIRA SOARES, nasceu em Monsanto a 10-I-1715. Casou a 13-II-1741 com Catarina Martins (ou da Costa), natural de Monsanto.

3º Neto de:

CATARINA SOARES, casou em Monsanto a 17-VIII-1706 com Manuel de Oliveira

4º Neto de:

SEBASTIÃO CARRAÇÃO DE OLIVEIRA, casou em Monsanto, a 11-I-1677, com Maria Manuela

xxx

Em 7-X-1773 João Teodoro Saraiva Fragoso de Vasconcelos Cardoso teve CBA para Saraivas, Cardosos, Fragosos e Soares (AHG, carta 1288), sendo neto materno de Martinho Fragoso de Vasconcelos, Sargento-Mor de Monsanto, e de D. ANA MARIA SOARES DE OLIVEIRA, filha de SEBASTIÃO CARRAÇÃO e neta de Pedro Marrocos, Governador da Praça de Salvaterra (irmão de Frei Manuel de Marrocos, religioso de Nossa Senhora das Mercês, em Castela, e bispo eleito de uma diocese desse reino).

Embora me pareça a mesma gente gostaria de encontrar outro tipo de documentos para validar os dados que possuo.

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37052 | alentejo | 03 mar 2003 19:37 | Em resposta a: #4507

Chamo novamente este tópico já "envelhecido".

Em 06-III-1678 (chanc. afonso VI, L.º 47, fls. 84-84 v.º) SEBASTIÃO CARRAÇÃO DE OLIVEIRA, foi nomeado Tabelião do público, judicial e notas de Monsanto, como o foi Manuel Lourenço Largo.

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37068 | manuelr | 04 mar 2003 00:14 | Em resposta a: #4507

Olá Nuno

Estive a ver os meus apontamentos, mas não tenho Grande coisa. Não quero ensinar o Padre Nosso ao Cura, mas:

Sebastião Carração de Oliveira casou com Maria Manuel (e não Manuela, pelo menos nos registos que vi).Em 16-02-1684, faleceu em Monsanto Ana Fernandes, casada com Pedro Marrocos, sogra de Sebastião Carração.
Em 1741 (não tenho dias nem mês) nasceu na fregª de S.Miguel, Monsanto, Maria, filha de Sebastião Boino, de Monsanto e de Teodora Esteves, de Penamacor, neta paterna de Manuel Pires Carração e de Maria Boino, materna de Manuel Francisco, de Vale de Prazeres e de Catarina Esteves, de Penamacor. É o que tenho.

Tem os ascendentes de João Teodoro Saraiva Fragoso de Vasconcelos que teve CBA? Como sabe, estou parado no Francisco Fernandes Saraiva Fragoso, dos Andrade de Monsanto.

Um abraço

Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37082 | jmrprospero | 04 mar 2003 12:12 | Em resposta a: #4503

Caro Alentejo
Carração e Oliveira são famílias que não tenho estudado, provavelmente por terem saído de Penamacor.
Mas tenho alguns elementos. Não sei se conseguirei dar-lhe hoje, já que só posso fazê-lo em caso de não ter trabalho, mas vou coligir o que tenho de apontamentos.
Para já posso-lhe dizer que há uma Isabel Antunes, que morreu em S. Tiago de Penamacor, livro 5 M, que morreu a 24-8-1658, mulher viuva de Manuel Estevs, e sobrinha de um Sebastião Carração,ao tempo já falecido. Fez testamento e o testamenteiro foi seu filho Francisco Robalo e obradadeira sua filha Ana Mateus. Era Mãe de Baltasar Lourenço, Irmã de Beatriz Antunes casada, Domingos, Antão Pires, e de Maria Antunes, Cunhada de Estevão Lourenço, Prima de Cecília Alvares, e menciona, ainda no testamento sem citar parentesco Pedro Fernandes e Beatriz Esteves.
Esta quantidade de nomes, apenas servem para lhe indicar as realções que depois irão ter.
Quannto a Nrgreiros, é nome que nunca vi escrito nos registos paroquiais de Penamcor,mas Domingos Lopes, Francisco Lopes, Morais, Borges Feio, já os tenho visto.
Por outro lado há um Familar do SO, ou uma carta de Brazão que fala de Carração. Vou procurar.
Um abraço
JmrProspero

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37084 | jmrprospero | 04 mar 2003 12:31 | Em resposta a: #4507

Caro Alentejo
Volto outra vez, com um registo:
António Borges Feio, natural e morador em Monsanto, filho de Belchior Borges Feio já falecido e de Maria Gonçalves, casou em 23-6-1720, com Maria de Morais, filha do Cap. Manuel Coelho de Morais, de Penamacor, S. Pedro, e de Teresa de Andrade de Monsanto.
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37085 | jmrprospero | 04 mar 2003 12:41 | Em resposta a: #4503

Outro registo
Antão Pires, faleceu a 18-11-1658, nomeou obradadeira e universal herdeira sua mulher, e depois da sua morte deixaria tudo a seu sobrinho Sebastião Carração f.º de seu irmão Pedro Vaz

JmrProspero

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37087 | alentejo | 04 mar 2003 13:01 | Em resposta a: #37068

Meu Coronel,

É, de facto, Maria Manuel, não Manuela.
Em relação ao Manuel Pires Carração, nat. de Penamacôr, casou 1.ª vez em Monsanto, a 25-IV-1665, com Jerónima Teles de Aragão. Casou 2.ª vez na mesma vila,a 03-VI-1680, com Maria Boino. A minha mulher descende dos dois casamentos.
Pode dar-se o caso deste Manuel ser irmão de Sebastião Carração.
Descende igualmente dum Manuel Lourenço Largo, que não me parece o pussuidor do dito ofício de Tabelião, talvez filho, que casou com Catarina Gonçalves. Destes foi filho Pedro de Andrade Largo, casado em Monsanto, a 08-VI-1701, com Isabel Cordeiro, filha de Domingos Cordeiro e de Leonor Cordeiro.

Os Saraivas referidos na CBA são de Manteigas e, além de outras informações, a ascendência é a seguinte:

1. João teodoro Saraiva Fragoso de Vasconcelos, Bach. por Coimbra, hab. para lugares de letras, natural e capitão-mor de Manteigas.
2. Dr. Fernando José Saraiva, Capitão-Mor de Manteigas.
3. Ana Maria Soares de Oliveira Vasconcelos
4. João Saraiva, capitão-mor de Manteigas.
5. Josefa Cardoso de Gouveia
6. Martinho Fragoso de Vasconcelos, Sarg-mor de Monsanto
7. Ana Maria Soares de Oliveira (filha do Carração)
8. Francisco Saraiva
16. Domingos Saraiva

Não sei se estes Saraivas são dos de Monsanto.

Em relação aos Marrocos, pode-se com alguma segurança, afirmar o seguinte:

I - F... Tiveram:

1 Pedro Marrocos, que segue.
2 Frei Manuel Marrocos, religioso de N. S.ª das Mercês, em Castela, e Bispo eleito nesse Reino.

II - Pedro Marrocos, nascido entre 1610/20, Governador da Praça de Salvaterra (segundo a CBA). Casou com Ana Fernandes, falecida em Monsanto a 16-II-1684. Se no óbito é referenciada como mulher de pedro MArrocos este ainda seria vivo na altura, a referência no mesmo ao gento Carração seria desnecessária se estes fossem naturais de Monsanto. Tiveram pelo menos:

1 Maria Manuel, nascida cerca de 1655. Casou em Monsanto a 11-I-1677 com Sebastião Carração de Oliveira.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37090 | alentejo | 04 mar 2003 13:25 | Em resposta a: #37082

Caro João Manuel Próspero,

Muito agradeço os elementos que aqui me deixa. Os Negreiros existiram em Penamacôr e de lá saiu um ramo que usou Taborda de Negreiros.

Outra gente de Penamacôr que não recuei ainda na ascendência:

I Manuel Carrasco, c.c. Maria Esteves. Tiveram:

1 (II) Estêvão Pires Carrasco, c. em Santiago, Penamacôr, a 19-II-1620, com Isabel Fernandes. Tiveram:

1 (III)Lourenço VAz, natural de Penamacôr. Capitão. Casou na Aldeia de João Pires a 17-I-1644. É provável que sejam pais de Lourenço Vaz Freire, casado com Maria de Azevedo, naturais de Penamacôr, que foram por sua vez pais de Estevão Vaz de Azevedo Freire, pai de José Manuel de Azevedo Freire, Sargento-Mor de Monsanto, que foi pai de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire, Capitão-Mor de Monsanto, que em 16-X-1818 teve CBA para Azevedos, Freires, Ferreiras e Tabordas. Casou com Inês Freire, nat. Penamacôr, filha de Estêvão Martins e de sua mulher Isabel Freire, com quem casou em Penamacôr a 26-III-1620. C. g.
2 (II) Sebastião Carrasco, casou na mesma freguesia a 28-I-1630 com Brites Lopes. C.g.

I Catarina Carrasco, casou com Pantaleão Martins Robalo. Tiveram.

1 Maria Robalo, nat. Penamacôr. Casou na freg. de Santiago dessa vila, a 28-VII-1728, com Estêvão Nunes Perneta, nasc. em Setúbal, a 03-I-1691. Alferes de Infantaria à data do casamento.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37130 | alentejo | 04 mar 2003 19:31 | Em resposta a: #37082

Caro João,

Com base nos elementos que aqui deixa, poder-se-á alinhavar a linha seguinte:

I - F..., n. c. 1550. Teve:

1 (II) Sebastião Carração, já + em 24-8-1658.
2 (II) F..., q. segue.

II - F..., n. por volta de 1570. Teve:

1 (III) Isabel Antunes, n.c. 1600 e + Penamacôr a 24-8-1658. Casou com Manuel Esteves. Tiveram:

1 (IV) Francisco Robalo
2 (IV) Ana Mateus
3 (IV) Baltazar Lourenço

2 (III) Beatriz Antunes, casada.
3 (III) Antão Pires, + 18-11-1658. C.s.g.
4 (III) Domingos
5 (III) Maria Antunes
6 (III) Pedro Vaz, casou e teve:

1 (IV) Sebastião Carração, herd. de seu tio Antão.

A geração do Antão Pires, Pedro Vaz, etc., deve ter nascido por volta de 1600, os óbitos de 2 irmãos situam-se em 1658. O Sebastião, filho do Pedro Vaz, pode ter nascido depois de 1620 e ser pai do Manuel Pires Carração e de Sebastião Carração de Oliveira. Vou ver se consigo encontrar o cas. desse Pedro Vaz, em Santa Maria exitem registos desde 1624 e em São Tiago desde 1615.
Agradeço, uma vez mais, os seus elementos, que me permitiram alinhavar um esquema com algum suporte.
Nas «Cartas de Armas», do Machado de Faria, aparece um armigerado, não me recordo qual nem as armas que teve, porque não fui ver, mas estava habilitado para Carrações. Armas que hoje se desconhecem.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

Um Carração viajado

#37142 | alentejo | 04 mar 2003 21:57 | Em resposta a: #37130

Em 03-X-1697 casou na Matriz de Olivença Manuel Carração Robalo, soldado nessa vila, natural do Lugar do Fundão, freguesia de São Martinho, Guarda, filho de Sebastião Carração Robalo e de sua mulher Joana da Fonseca; com Maria Gomes, viúva de João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37147 | alentejo | 05 mar 2003 02:00 | Em resposta a: #37084

Caro João,

Os elementos que disponho de Borges Feios são os que seguem.

I – PEDRO BORGES (não me lembro onde fui desencantar este Pedro, mas devo ter nota disso algures), nasceu cerca de 1620. Casou com .....Tiveram:

II – JERÓNIMA TELES DE ARAGÃO, nasceu cerca de 1640. Casou em Monsanto a 25-IV-1665, com MANUEL PIRES CARRAÇÃO, natural de Penamacôr. Tiveram:

III – PEDRO BORGES FEIO, nasceu em Monsanto cerca de 1679. Em 26-IV-1729 serviu de testemunha no proc. para FSO de Martinho de Mendonça de Pina de Proença, onde declara ter 50 anos, ser casado com Isabel de Moraes, e parente da mulher do habilitado, D. Paula de Andrade de Mendonça Pinheiro (vide árv. abaixo). Casou em Monsanto, a 27-I-1716, com ISABEL DE MORAIS, filha de Manuel Rodrigues de Moura e de sua mulher, com quem casou em Monsanto a 27-VII-1695, Catarina de Morais; neta paterna de Pedro de Moura e de sua mulher Maria Domingues; neta materna de Marcos de Oliveira e de sua mulher Maria Vaz. Com geração.

Segundo Gusmão Navarro (Estudo Histórico Genealógico da Família Pinheiros da Casa de Monsanto, Lisboa, Ferin, 1912, pág. 42), a árv. da referida Paula é a seguinte:

1. D. Paula de Andrade de Mendonça Pinheiro, Herd.
2. Silvestre de Andrade de Moraes
3. Isabel Pinheiro de Andrade de Mendonça
4. Manuel de Oliveira Feio
5. Constança Rodrigues de Oliveira
6. Manuel Pinheiro Robalo de Andrade
7. Paula de Andrade Furtado de Mendonça
8. Rodrigo Feio de Morais
9. Isabel Lopes de Oliveira
10. Sebastião Ribeiro de Andrade
11. Isabel de Andrade Calvo de Oliveira
12. António Pires Pinheiro de Andrade
13. Ana MAteus Robalo
14. Tomé Furtado de Mendonça
15. Isabel de Andrade, Herd.
16. Brás Ramos
17. Catarina de Moraes
18. ...
19. ...
20. Sebastião Ribeiro de Andrade
21. Brites Álvares Pinheiro de Andrade
22. Simão Mateus Calvo
23. Constança Rodrigues de Morais
24. António Pires Pinheiro de Morais
25. Catarina Maria de Andrade
26. Manuel Esteves Robalo
27. Isabel Antunes Portugal
28. Pedro Furtado de Mendonça
29. Maria Gaspar Lopes
30. P.e Paulo Garro de Albuquerque de Andrade
31. Maria ...

Alberto Gusmão Navarro tinha o arquivo, ou parte, dos Andrades de Monsanto, pelo que presumo que estes costados estejam correctos, fora o exagero no n.º de apelidos, o que se infere dos paroquiais e de outras fontes.


Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37735 | jmrprospero | 14 mar 2003 16:02 | Em resposta a: #37090

Caro Alentejo (Nuno Borrego?)

O que quis dizer é que nos registos paroquiais não aprece o nome de Negreiros, mas Francisco Lopes, Domingos Lopes, esses existem e eu tenho alguns. Há certamente uma ligação com a família Ferreira, que também deu Tabordas. Vou coligir e endereçar-lhe.

Um abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37745 | alentejo | 14 mar 2003 17:27 | Em resposta a: #37735

Caro João,

Quase que garanto que li Negreiros nos assentos, mas esta investigação já tem alguns anos. Vou confirmar, novamente, nos paroquiais, já que estão na Torre. Agradeço caso tenha elementos que complemente os parcos dados que possuo.

Um Abraço
Nuno Borrego
nunoborregoarrobanetcabopontopt

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37748 | jmrprospero | 14 mar 2003 17:56 | Em resposta a: #37052

Caro Alentejo

Mais alguns registos:

Domingos, filho de Sebastião Carração e de Maria Rebelo, nasceu a 3-6-1628, e foi baptizado em 10-6-1628, sendo seus padrinhos Manuel Robalo ou Rebelo, e Isabel Vaz, tia do menino.

Sebastião Carração era tio de:

1(I)- Padre João Antunes Carração, que morreu a 22-2-1660
1(II)- Isabel Antunes, que morreu a 24-8-1658, casada com Manuel Esteves Robalo, e tiveram a:
Baltazar Lourenço, falecido à data do da sua Mãe
Francisco Robalo
Ana Mateus, nascida em 8-12-1615,
1(III)- Maria Antunes, casada com Estevão Lourenço, falecido à data do da Isabel Antunes, e tiveram a:
João nascido a 8-8-1616
1(IV)- Beatriz Antunes
1(V)- Antão Pires
1(VI)- Domingos
1(VII)- Pedro Vaz Carração casado com Maria Fernandes, e tiveram a:
Sebastião Carração

Agostinho Luís morreu a 19-12-1668, filho de Domingos Antunes Carração, mandou rezar missas pelo Pai e pela Mãe, e deixou um legado a uma irmã.


Sebastião Gonçalves Ruivo, morreu a 27-8-1664 era sogro de Francisco Esteves Soares

Um Abraço

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37752 | jmrprospero | 14 mar 2003 18:37 | Em resposta a: #37090

Caro Alentejo
Cá vai outro registo.
Este penso que baseado no Manso de Lima, em que as datas foram postas por mim.


1 – Francisco Esteves Robalo de Penamacor casou com Inês Vaz de Almeida, Irmã do Abade de S. João do Sabugal Simão Vaz de Almeida, tiveram a:

2 – João Esteves Robalo, que viveu no Sabugal, casou em Monsanto com Brites Soares Carrasçoa de Oliveira e tiveram a:

3 – Francisco Esteves Soares, que nasceu em Penamacor, e aí casou com Maria Robalo, f.ª de Sebastião Gonçalves Ruivo e de Catarina Robalo, e tiveram a:
4 - Dr. João Soares Esteves de Oliveira
4 - Mateus de Oliveira Borges, Prior de S. Maria de Penamacor, e Arcipreste de Penamacor e Monsanto
4 - Frei Francisco do Sabugal, frade Capucho e Pregador
4 – António Soares Robalo, Padre da Companhia e em saindo dela foi Clérigo
4 – Outros sem estado


4 – Dr. João Soares Esteves de Oliveira, F. C. A. Para Soares e Oliveira em 1696, que morreu em 24-6-1734, e casou com D. Brites Eulália Xavier Rebelo, e tiveram a:
5 – Dr. Francisco Xavier Soares, Juiz de Fora da Guarda em 1737
5 – D. Teresa Xavier Soares, que casou com Manuel Robalo Tavares de Vasconcelos, e tiveram a:
6 – D. Rita Vicência
6 – D. Mariana
6 – D. Rosa Margarida
6 – D. Josefa
5 – João Teodoro Soares
5 – Mateus Januário
5 – António Soares que morreu menino

Um Abraço
João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#37818 | alentejo | 15 mar 2003 15:50 | Em resposta a: #37748

Caro João,

Agradeço mais estes elementos. Revendo o trabalho de Gusmão Navarro «Pinheiros», vejo que o autor cometeu alguns equívocos, já que não podem se sustentados pela cronologia. Assim, a pág. 31 e seguintes da sep. desse estudo, diz o seguinte:

...

7. António Pires Pinheiro de Andrade, natural de Penamacôr; nasceu no ano de 1624, capitão de cavalos e governador de Monsanto. Casou, como consta das habilitações atrás mencionadas, com D. Ana Mateus Robalo, natural de Penamacôr, e filha de Manuel Esteves Robalo, já falecido em 1605, natural de Penamacôr, Fronteiro, como consta de uma escritura, que possuo, feita por esta senhora, em Penamacôr, aos 11 de Janeiro de 1605, nas notas do tabelião de Penamacôr, Francisco Fernandes de Moura, que a trasladou em 10 de Dezembro do mesmo ano, e daqual consta que, D. Isabel Antunes, dona viuva de Manuel Esteves Robalo, dotava sua filha, D. Ana Mateus Robalo, e na mesma escritura é dotada por seu tio, o padre João Antunes e seu irmão Francisco Robalo, e foram testemunha desta escritura Pedro Ferreira e Marcos Gil.
Neta paterna de António Esteves Robalo e de D. Ana Mateus Robalo.
Neta materna de Domingos Antunes Portgal, Desembargador do Paço, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, etc.

O Desembargador não pode ser pai da Isabel Antunes, quanto muito irmão; a data de morte de Manuel Esteves Robalo, 1605, parece tratar-se de gralha.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Negreiros/Carração de Penamacôr

#50375 | agp | 25 out 2003 19:16 | Em resposta a: #4503

Caro Nuno Borrego

Estou a estudar a freguesia de Vale de Prazeres.

Pedia-lhe, por isso, o favor de me indicar o nome dos pais do Manuel Francisco, natural de Vale de Prazeres, que casou com Catarina Esteves de Negreiros.

Antecipadamente grato.

António Pereira

Resposta

Link directo:

Negreiros/Carração de Penamacôr

#392278 | Bmfpedroso | 18 mai 2018 04:15 | Em resposta a: #4503

Boa noite,

Peço desculpa por "desenterrar" este tópico, mas não podia deixar de prestar atenção ao nome "Ana Mateus Robalo". Sou descendente dos Mateus de Monsanto e, embora esteja muito verde na construção da minha árvore genealógica, há uns tempos em conversa com umas primas (Mateus), disseram-me que todos nós com o referido apelido em Monsanto descendíamos dessa senhora. Infelizmente a minha genealogia fica interrompida no séc. XIX (o meu avô Fellipe Matheus, de Monsanto). De qualquer modo, se alguém quiser partilhar algumas "luzes" sobre a descendência em questão, ficaria agradecido!~

Bem haja,
Bruno Pedroso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen