Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#45235 | neca | 17 jul 2003 19:03

Caros amigos
Algum dos confrades sabe da existencia de uma familia Gonçalves de Sousa no Algarve? Mais concretamente procuro informaçoes sobre: Dz.or Andre Gonçalves de Sousa n.entre 1780 e 1796 em Lagoa - Reino do Algarve. cc D.Maria Amalia
..... de Sousa n. no Porto.
Agradeço qualquer possivel informaçao.
Cumprimentos.
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#45252 | rgc | 18 jul 2003 00:14 | Em resposta a: #45235

Caro Neca C.Castel-Branco

Saiu há dois anos a obra: HISTÓRIA DO CONCELHO DE lAGOA, por Rossel Monteiro Santos. Talvez a possa adquirir através da Livraria do Guarda-Mór. É uma obra de referência, em dois grossos volumes. Pode ser que aí encontre informações que lhe interessem.
Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#45266 | neca | 18 jul 2003 03:23 | Em resposta a: #45252

Caro Rafael Carvalho
Fico-lhe muito agradecida pela 'dica'. Farei, como sugere.
Cumprimentos
Neca C.Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#45268 | rgc | 18 jul 2003 04:15 | Em resposta a: #45266

Minha Senhora

Ainda bem que reparou que foi distracção minha o tratamento que usei.
Atenciosos cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85446 | paguiar | 01 mar 2005 20:29 | Em resposta a: #45235

Neca Castel-Branco

Peço desculpa por só agora lhe responder, mas a disponibilidade de tempo não tem sido muita.

Com os dados que me forneceu, julgo tê-la identificado na BD do Genea e posso dizer-lhe que também aí me encontra com os dados que enviei no dia 28-02-2005 ao Rui Pereira neste mesmo tópico.
Embora com alguns graus de parentesco já afastados é simpático encontrar um(a) parente que também se interessa pela história da família e com quem será possível partilhar alguma informação de interesse comum.

Desde já agradeço a sua disponibilidade para partilhar comigo a informação ou fornecer cópias de documentos. Pela minha parte também pode contar com isso. Devo dizer no entanto que apenas tenho para lhe dar os resultados da pesquisa feita há mais de 15 anos e à qual não tenho conseguido dar continuidade por viver actualmente no Alentejo.

E assim, de Lourenço Gonçalves (de) Sousa e sua mulher Francisca Ignacia “para cima”, tenho só até aos respectivos avós, sem datas nem pormenores biográficos, e que reuni a partir dos respectivos assentos de baptismo. Daí para baixo, apenas tenho o meu ramo e um ou outro pormenor com ele relacionado.
Vou tentar arrumar os elementos que tenho relativos a este ramo da minha ascendência e enviar-lhe apenas os pormenores mais específicos para o seu endereço electrónico. Todavia, colocarei aqui no Forum algumas questões sobre este ramo da minha ascendência, pois tenho esperança que outros forenses possam contribuir ainda com mais informação para completar a que tenho reunida.
Não prometo contudo ser rápido, pois o meu tempo disponível não é muito e é ainda preciso fazer primeiro aquela arrumação.

De qualquer forma, e depois de ter analisado os dados disponíveis na BD do Genea, posso ir adiantando o seguinte:

1. Isabel de Sousa (cas. c. André Gonçalves (de Sousa ? – nos registos do baptizado de seu filho Lourenço e no de seu neto José Francisco, abaixo, não consta o apelido Sousa), nasc. a 19.IX.1723 e foi bapt. a 26. do mesmo mês em Nossa Senhora da Luz, em Lagoa, pelo Pároco Gregório Rodrigues Rio, sendo padrinhos Francisco Marreiro (sic) cas. c. Maria de São João, e Maria Xavier m.er de João Rodrigues, alfaiate, todos do lugar de Lagoa. (ANTT, Lagoa, Lagoa, 5.B – 90v.º);

2. Lourenço Gonçalves (de) Sousa (não lhe encontro o “de” pelas mesmas razões acima, nem em outras fontes), filho da anterior e de seu marido, (e cas. c. Francisca Inácia de Pina), tenho que nasc. a 29.XII.1755 e foi bapt. a 6.I.1756 em Lagoa pelo Prior Ignacio de Sousa d’ Oliveira, sendo padrinhos o Dr. José Pinto Barbosa e D. Isabel Victorina, de Lagoa. (ANTT, Lagoa , Lagoa, 9.B - 93v.º).
Estas datas não coincidem com a da sua intervenção neste tópico em 26-02-2005, nem com o ano de 1766 que consta na respectiva ficha individual na BD do Genea. Será que este (meu) faleceu criança e que nasceu um outro irmão 9 meses depois em 15.IX.1756 e baptizado com o mesmo nome ?;

3. Deste Lourenço e de sua m.er Francisca Inácia foi filho o meu 5.º avô José Francisco Marreiros, nasc. a 20.IV.1790 em Lagoa, c.g. que depois seguirei.
Ainda não percebi de onde lhe vem este apelido Marreiros e também nunca o encontrei nomeado por José Gonçalves de Sousa como está na BD do Genea (ou será outro irmão ?).
Deste José Francisco Marreiros foi irmã Isabel Antónia de Sousa (assim nomeada por Ataíde Oliveira na “Monografia de Paderne”, reedição da Algarve em Foco, p. 174, e que será a mesma que Isabel Gonçalves de Sousa da BD do Genea) cas. c. António Maria Biker, de Portimão.
Tenho ainda este AMB como António Maria Biquer de Gusmão, nat. de S. Bartolomeu de Messines e capitão de Milícias, filho de António Pedro Biquer de Gusmão, de Vila Nova de Portimão, e de sua m.er D. Maria Libânia Quália Tavares Júdice que nasc. a 19.IX.1751 na Mexilhoeira da Carregação (ANTT, Lagoa, Estômbar, B.4 - 268 e v.º); neto pat. do alferes Patrício António Mendes, nat. de Alcantarilha, e de Rosa Angélica, de Portimão (tópico “Família Bicker”); e neto mat. do Dr. José Júdice e de sua m.er D. Quitéria Marina Tavares, cas. a 11.II.1744 na Ig. Paroquial de S. Bartolomeu de Messines, donde ela era natural (ANTT, Silves, S. Bartolomeu de Messines, C.3 - 51).

Para já, e porque constituem correcções e/ou aditamentos à BD do Genea, é o que aqui lhe deixo.
Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85447 | paguiar | 01 mar 2005 20:40 | Em resposta a: #45235

Na minha mensagem de há pouco, onde se lê «na sua intervenção neste tópico em 26-02-2005», deverá ler-se «na sua intervenção no tópico "Famílias de Lagoa Algarve" em 26-02-2005".

António Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85449 | rafael | 01 mar 2005 20:54 | Em resposta a: #85447

Caro António Pimenta de Aguiar

Agora ao consultar correspondência arquivada , me lembrei que já nos correspondemos sobre Abreus e Grades. Estarei certo ?

Brevemente penso entrar em contacto consigo, quando vier lá de baixo, porque tenho de ir, amanhã cedo, ao funeral de um cunhado.
Com os melhores cumprimentos.
rAFAEL cARVALHO

Resposta

Link directo:

RE: Desc. de Patrício A. Mendes e Rosa Angélica

#85464 | rmfrp | 01 mar 2005 23:22 | Em resposta a: #85446

Caro António Pimenta de Aguiar:

Posso acrescentar ao que consta deste tópico que o Alferes Patrício António Mendes e Rosa Angélica do Céu foram também pais de D. Bárbara Inês de Gusmão, que casou em Portimão a 30.05.1775 com Francisco José de Paiva e Palma, nascido cerca de 1748 em Portimão, filho de Lopo Soares da Palma e de D. Ana Helena da Mota; neto paterno do Cap. Francisco Soares Pacheco e de Inês de Camila Lobo; e neto materno de Francisco de Paiva Raposo e de D. Maria Inácia da Mota.

Do citado casamento de 1775 descende um ramo que usou Palma Velho, recuperando o apelido duplo que usavam no século XVI os seus ascendentes instituidores do morgadio da família e, sem ter até ao momento confirmação documental, não tenho dúvidas de que descende também daqui a família Bobela da Mota (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=105634). Ainda por esclarecer está a situação de várias famílias Paiva Raposo, aparentemente sem ligação entre si, que constam da base de dados do GP,

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85472 | neca | 02 mar 2005 01:26 | Em resposta a: #85446

Caro António Pimenta de Aguiar

Agradeço a sua resposta,e fico muito satisfeita por ter encontrado mais um "primo", uma vez que só há 2 anos e pouco me dedico ( no pouco tempo que tenho livre ) à história da minha família, tendo partido da estaca zero.
No entanto, devo dizer-lhe que o faço com muita paixão, mas também, e só,
com dados concretos.

Certidão de Idade de André Gonçalves de Sousa.
Arquivo da Universidade de Coimbra - Livro de Certidões de Idade 1772 - 1833, Vol II FL 9A / 9v
O Padre Manoel Rodrigues Correa prior da Matriz de Nossa Senhora da Luz da Villa da Lagoa, Bispado do Algarve,certifico que em hum livro que servio dos termos dos batizados da mesma a folhas cento e onze achei o do teor seguinte = André, filho de Lourenço Gonçalves Sousa natural desta Villa, e de sua mulher Francisca Ignacia natural da freguesia de Porches;neto pela parte paterna de André Gonçalves Sousa natural da cidade de Lagos e de Isabel de Sousa natural desta mesma Villa e pela materna de José da Encarnação Pinna natural da mesma freguesia de Porches e de Barbara de Jesus natural da freguesia de Silves;nasceu aos vinteseis dias do mez de Novembro de mil setecentos oitenta e cinco annos; foi batizado e postos os Santos oleos aos quatro dias do mez de Dezembro da dita Era por mim Manoel Matoso, Prior nesta Igreja; foi padrinho o Padre André Gonçalves sousa, e tocou com a Corôa de Nossa Senhora da Luz o Padre Joachim Ignacio Cabrita todos desta Villa: de que fiz este termo,...

Assento de Baptismo de Lourenço Gonçalves de Sousa
ANTT - Lagoa Livro B10 Fls 173
Lourenço filho de André Gonçalves (..Ilegível) e de sua mulher Isabel de Sousa deste lugar, e neto pela parte paterna de Lourenço Gonçalves, e de Maria de Jesus da cidade de Lagos, e pela materna de António Fernandes Pimenta e de Margarida de Sousa nasceo aos quinze dias do mes de Setembro de mil setecentos cinquenta e seis annos, foi baptisado e postos os santos oleos aos vinte e ( um ?) dias do dito mez por mim Ignacio de Sousa de Oliveira prior desta Igreja, foram padrinhos
o Doutor Bernardo (... ? ...) e sua mulher D.Escolástica Mascarenhas de Ataíde todos desta freguesia de que fiz este termo que assignei.

Em relação aos dados constantes na BD do GENEA sobre os ascendentes de André Gonçalves de Sousa, nem todos foram dados por mim. Há algum confrade, que desconheço, que também tem dado bastantes informações.

Por hoje é tudo. Receba os meus melhores cumprimentos.
Neca Castel-Branco

Resposta

Link directo:

RE: Desc. de Patrício A. Mendes e Rosa Angélica

#85506 | paguiar | 02 mar 2005 22:32 | Em resposta a: #85464

Caro parente Rui Pereira

Agradeço o aditamento que me enviou sobre esta Bárbara Inês de Gusmão, minha desconhecida, e que irei acrescentar aos meus apontamentos pois, como recolhi de anteriores mensagens suas e da que me enviou em 25-02-2005, pela linha do cap. António Soares de Carvalho também eu descendo do cap. Francisco Soares Pacheco e de sua primeira m.er Inês de Camila Lobo, avós do marido dela.

Obrigado e cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85535 | rafael | 03 mar 2005 14:52 | Em resposta a: #85449

Caro Confrade

Desculpe abusar da sua paciência, mas de regresso a casa tive oportunidade de verificar que estou certo ao consultar uma informação que me enviou em 2003.10.20 sobre -Grade- e tb. me pedia algumas informações, cujas respostas, provavelmente, não teriam correspondido ao pretendido.
Como me enviou um " esquema " sobre o costado- Grade- de sua Esposa, que no emaranhado dos meus papéis e apontamentos não encontro, gostaria, caso não lhe dê muito trabalho, que mo enviasse e certamente já actualizado e muito desenvolvido.
No que me for possível, estarei ao seu dispor. Caso tenha alguma coisa sobre- Abreus, Negrões, Mealhas, Sequeiras, Miões e Fernandes Vieira, da Guia e Albufeira, agradecer-lhe-ei muito.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
octaviocarvalho@netcabo pt
octaviocarvalho@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85538 | roberto lopes | 03 mar 2005 16:05 | Em resposta a: #85446

Caro Antonio Pimenta de Aguiar

O nome de José Francisco Marreiros despertou-me a atenção (embora não confirmado) parece que a sua mulher D. Maria Veneranda Rocha era irmã da minha 5.a avó Maria da Conceição Rocha Sacramento (b. Silves 08.10.1813) cc (Porches c. 1840) Joaquim do Sacramento, filha de João Domingos Rocha (Loubite – Silves) e de Maria da Conceição (Loubite – Silves), neta paterna de José Fernandes Rocha e de Maria Josefa (Loubite-Silves) e neta materna de João dos Santos e de Maria da Conceição (Vale de Taipas-Silves).
O seu marido Joaquim do Sacramento (Vale do Olival – Porches), apenas por curiosidade, pois pode sempre ter interesse para algum participante deste fórum era filho de Manuel do Sacramento, soldado do Regimento de Infantaria de Lagos (Vale do Olival – Silves) cc (Porches 13.07.1813) Ludovica Maria (Vale do Olival – Porches), neto paterno de Manuel do Sacramento (Porches)e Luzia da Conceição (Silves) e é neto materno de Manuel de Oliveira Neves (Porches) e de Escolástica Maria Rosa (Porches).
Esta suposição é baseada numa história da família em que parece que havia um Pe. Rocha de Porches, primo em 3.º grau da minha bisavó Maria da Conceição Rocha (filha de Antonio Rodrigues e de Lucrecia da Conceicao Rocha Pimenta, todos naturais de Silves), e se assim for, a ser seria o Pe. Francisco de Assis do Nascimento Rocha (b. Lagoa 24.12.1837) filho de José Francisco Marreiros e de D. Maria Veneranda Rocha.
Na esperança de confirmar a lenda familiar aguardo qualquer informação, pois embora tenha a data de baptismo do Pe. F.A.N.R. ,(retirado do livro do Rossel e não tem referências aos nomes dos avós)
Outra curiosidade, na minha base de dados tenho o assento de casamento de um João Álvares Marreiros, v.º cc (Lagoa 24.11.1647) Maria da Luz, ele é filho de Vicente Marreiros e de Constança Rodrigues e é neto (quase de certeza ) dos “meus” João Álvares Marreiros e Isabel Vieira, de Estômbar (meus triplos avós).
Parece bastante comum, chegar-se aos bisavós e não sabermos de onde vêm os apelidos que usam, podem ir buscar o apelido até ao 5.º avô, temos o famoso caso Rocha Pereira em que os apelidos passam em linha colateral, sabe-se que existiu um tio avô exatamente com o mesmo nome do sobrinho neto, mas em termos de costados até ao 4.º avô deste sobrinho neto ninguém usa estes apelidos, o truque é investigar os tios, para sabermos de que ramo é que provêm os apelidos.
Tenho uma tia bisavó que foi buscar o seu ultimo apelido a um trisavô, e se ela tem perto de noventa anos, estamos a falar ainda do século XX!

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85589 | paguiar | 04 mar 2005 23:56 | Em resposta a: #85538

Caro Roberto Lopes
Rebuscando nos meus apontamentos reuni os elementos que seguem:

I - José Francisco Marreiros – nasc. a 20.IV.1790 e foi bapt. a 27.IV. seguinte pelo Ex.mo e Rev.mo Senhor Dom Francisco Gomes (do Avelar), Bispo do Bispado do Algarve, sendo padrinho o Rev.do Padre André Gonçalves Sousa, e o Rev.do Padre Joaquim José Correia tocou com a coroa da Senhora da Luz.
Foi Capitão das Ordenanças de Lagoa desde 1810 "sem onorario", sendo-o da 2.ª Companhia em 1831. Em 1829 era vereador da Câmara de Lagoa e em 1832 era Procurador do Termo (P.T.).
Sendo solteiro, cas. a 10.IV.1812 na Matriz de Nossa Senhora da Luz em Lagoa c. D. Maria Veneranda Rocha Matosa, também solteira, sendo testemunhas o Major António Miguel de Sousa Prado e o Guarda-Mor Luis José Carneiro, da vila de Lagoa. D. Maria Veneranda nasc. a 27.IV.1793 em Lagoa e era filha legítima de António Joaquim Rocha e de sua m.er Angélica Rosa; neta pat. de António Fernandes Rocha e de sua m.er Mariana Teresa, de Lagoa; e neta mat. de António Gonçalves Siqueira e de Teresa Angélica, também de Lagoa.
Tiveram pelo menos:

----- 1(II) André Aleixo do Carmo Rocha – nasc. a 16.VII.1812 em Lagoa, onde foi proprietário, advogado do respectivo Julgado e aí desempenhou muitos cargos, entre os quais o de Presidente da Câmara e Administrador do Concelho. C.c.g. (meu 5.º avô)
----- 2(II) Francisco d’ Assis do Nascimento Rocha (Padre) – nasc. a 24.XII.1837 em Lagoa e fal. a 12.XI.1920
----- 3(II) António Joaquim Rocha – nat. de Lagoa, sendo solteiro, ali cas. a 5.V.1858 na Matriz de Nossa Senhora da Luz c. D. Isabel Lúcia Júdice da Costa, também solt. e nat. de Lagoa, filha de Domingos Jorge da Costa e de sua m.er D. Isabel Lúcia Júdice Pimenta; neta pat. de Bernardo Maria da Costa Mascarenhas e de D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo, também de Lagoa; e neta mat. de José Júdice Pimenta, de Lagoa, e de Catarina Gertrudes da Silva Dil (?), de Portimão. Celebrou o Rev.do João Diogo Rocha, Ajudador na Matriz, e foram testemunhas José Júdice Pimenta Sénior e André Aleixo do Carmo Rocha

Isto é o que encontro relativamente ao Padre Francisco d' Assis do Nascimento Rocha. A data de nascimento (ou baptismo ?) julpo que a extraí duma mensagem do fórum do Genea, eventualmente sua, e a data do óbito foi retirada dum caderno de memórias de um familiar de Lagoa, já falecido.

Relativamente a João Álvares Marreiros cas. a 24.XI.1647 em Lagoa c. Maria da Luz, não tenho nenhuma referência. Será que ligam aos que acima refiro e que assim serão também meus antepassados ?
Se se confirmar agradeço essa informação

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#85610 | rmfrp | 05 mar 2005 03:15 | Em resposta a: #85589

Caro António Pimenta de Aguiar:

Ao ler a sua mensagem dirigida ao colega Roberto Lopes chamou-me a atenção o nome de D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo. Tem alguma informação quanto à sua ascendência? Pelo nome e datas indicadas, poderá ser filha de António Pimentel do Vabo e Maria Bárbara Teresa da Palma, casados em 1770. Esta Maria Bárbara Teresa era filha do "nosso" Francisco Soares Pacheco e de sua segunda mulher Rufina Josefa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#85619 | paguiar | 05 mar 2005 15:43 | Em resposta a: #85610

Caro Rui Pereira

Infelizmente este ramo já foge um pouco à orientação que dei às minhas investigações quando vivia em Lisboa, já lá vão uns anos, pelo que apenas recolhi este apontamento porque de alguma forma o ramo Júdice nele mencionado poderia estar pròximamente relacionado com o meu ramo.

De qualquer forma se, rebuscando melhor nos meus apontamentos, vier a encontar alguma coisa, logo lhe darei conhecimento.

Os melhores cumprimentos do parente
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85641 | jvaldeira | 05 mar 2005 22:34 | Em resposta a: #85589

Caro António Pimenta de Aguiar,

Aproveito para deixar aqui um ramo de Alvor e Portimão, ligado a Lagoa pelo já referido Francisco Rocha Pereira e João Alvares Marreiros. Sobre esta família existe abundante informação.

Mas tenho também neste ramo uns Pais de Sousa e uma Bocarro cuja ascendência nunca consegui obter mas que imagino possa estar também ligada a Lagoa. Infelizmente nunca tive oportunidade de pesquisar Lagoa, pelo que agradeço qualquer informação de que possa(m) dispôr sobre esta gente:

1.Leocádia Maria n. Alvor
2.Cap. Manuel Luis Antão n. Portimão m. 1798 Alvor.
3.Maria de Sousa n. Alvor
4.Cap. Francisco da Rocha Pereira n. 1678 Portimão cc Maria Catarina Bocarro 1706 Portimão.
5.Maria Catarina Bocarro n.1679 Portimão.
6.Cap. Manuel Pais de Sousa n. 1680 Alvor
7.Inês de Sousa m. 1777 Alvor.
8.João Alvares Marreiros n. 1645 Estômbar cc Feliciana Correia de Figueiredo 1668 Portimão. Com ascedência conhecida .
9.Feliciana Correia de Figueiredo n. 1649 Tanger. Com ascedência conhecida .
10.Francisco Luis Antão cc Catarina Luís 1672 Portimão.
11.Catarina Luís .
12.ou 14. Cap. Afonso Anes Ruivo
20.Luis Alvares Antão
21.Margarida (Amada?).
22.Mateus Alvares.

Cumprimentos e obrigado,
J.Valdeira
P.S.: Penso que nos conhecemos... estou certo?

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85648 | melisa | 06 mar 2005 00:03 | Em resposta a: #85641

Caro Jorge Valdeira

Aproveito para o informar que encontrei a escritura de doação de um foro que Isabel de S.João de Lagos doa a sua sobrinha Catarina Rosa Joaquina de S.José, filha de INÊS DE SOUSA desta vila (Alvor),nas casas de Inês de Sousa vvª do Capitão Manuel Pais de Sousa em 8(?) de Abril de 1759, sendo tabelião Patricio António Duarte.

No corpo da doação refere que veio a mando de Isabel DE SOUSA, pelo que o nome da doadora seria Isabel de S.joao de Sousa.

Assim parece remeter para Lagos a terra da naturalidade de Inês de Sousa. Já procurou lá o seu casamento?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#85675 | rmfrp | 06 mar 2005 16:16 | Em resposta a: #85619

Caro António Pimenta de Aguiar:

Muito obrigado pela sua resposta. Fiquei com bastante curiosidade quanto a este ramo, e não deixarei de o informar caso me seja possível obter mais dados.

Melhores cumprimentos do parente,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85696 | paguiar | 06 mar 2005 23:09 | Em resposta a: #85641

Caro J. Valdeira

É possível que nos conheçamos já, mas confesso que não estou a ver, por isso peço desculpa porque certamente a falta será minha por não me lembrar.
Embora eu viva no Alentejo, espero um dia vir a encontar-me com os confrades que investigam o Algarve (onde aliás passo normalmente duas a três semanas no Verão), e com muitos dos quais parece que estou ligado por laços de parentesco. Será um prazer.

Relativamente aos ramos familiares que me pergunta, são demasiado recuados para que eu tenha conseguido lá chegar.
As minhas investigações foram feitas no ANTT há cerca de 15 - 20 anos (ainda em S. Bento) e na altura não consegui aprofundar muito mais do que os meus costados, salvo uma ou outra excepção que me pareceu poder estar de alguma forma ligada com as minhas linhas ascendentes, e mesmo assim quase só do séc. XVIII para cá. Algumas delas tenho vindo a pô-las neste fórum.

No entanto vou registar o seu pedido para uma oportunidade que me surja de fazer nova incursão a Lagoa e arredores do século XVII.

Cumprimento do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#85697 | paguiar | 06 mar 2005 23:19 | Em resposta a: #85675

Caro Rui Pereira

Na mensagem de ontem esqueci-me de dizer que do Sargento-mor Feliciano António Veríssimo Pimenta e de sua m.er D. Escolástica Francisca de Athaide Mascarenhas, nasc. um José em 31.V.1762 e que foi bapt. a 10.VI. seguinte na Ig. Paroquial de Estômbar, sendo padrinhos D. Francisco Xavier de Menezes, Marquês do Louriçal e General do Algarve, e sua m.er D. Josefa Xavier do Carmo Noronha.
É o que tenho

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85708 | jvaldeira | 07 mar 2005 01:55 | Em resposta a: #85696

Caro Pimenta de Aguiar,

Então sou eu que peço desculpa pois realmente não nos devemos conhecer. Quem conheço, de contactos profissionais, será certamente um homónimo seu uma vez que vive cá por Lisboa.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85709 | jvaldeira | 07 mar 2005 02:21 | Em resposta a: #85648

Cara M.Elisa,

Agradeço-lhe imenso a informação. Realmente há um registo qualquer que a menciona como sendo de Lagoa ou Lagos embora os restantes a deêm todos como sendo de Alvor.

Tudo leva a crer que estas pessoas sejam as mesmas que me interessam: Manuel Pais de Sousa e Inês de Sousa tiveram um filha Catarina que nasceu em 1733 e veio a casar com um Francisco Fernandes. Sabemos que Inês de Sousa morreu em Alvor, viúva, em 1771.

Com os seus dados creio que Lagos é realmente uma alta probabilidade.

Muito Obrigado,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85732 | rafael | 07 mar 2005 15:56 | Em resposta a: #85449

Caro António Pimenta de Aguiar
Obrigado pela atenção do seu mail. Sobre - João Afonso Grade ainda bem que me advertiu para as datas, que irei rever e documentar, assim que puder, para corrigir .
Entrarei em contacto consigo o mais breve possível e em momento que julgue mais oportuno darei conhecimento aos confrades e parentes que indicou, quando tiver os outros dados que me ficou de enviar e rever o que aqui tenho , tb. para compará-los .
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves de Sousa - Lagoa - Algarve

#85745 | roberto lopes | 07 mar 2005 17:49 | Em resposta a: #85589

Caro Antonio Pimenta de Aguiar

Fica entao esclarecida a lenda familiar, nao sei quem possa ser o Pe. Rocha de Porches, que se fala na minha familia, o que importa e que ja se apurou que este nao e.
O que e curioso e que sou descendente 4 vezes dos avos maternos da D. Maria Veneranda Rocha Matosa!
Nao sei se nao terei a arvore desta gente para tras.... tenho de ver isso, outro dado curioso e que estes Gonçalves Siqueira se unem aos Gonçalves Matoso...
Assim que possa, farei um apanhado dos "meus" Gonçalves Siqueira" e coloco-os aqui no forum

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#85777 | roberto lopes | 08 mar 2005 10:06 | Em resposta a: #85589

Caro António Pimenta de Aguiar

António Gonçalves Siqueira cc I (Lagoa 05.03.1764) Teresa Angélica
cc II Joana Vicente

Do primeiro casamento sou descendente de Maria do Carmo cc (Lagoa 21.05.1788) Domingos Gonçalves Matoso, v. de Josefa Maria (3x), pois tiveram pelo menos:
- Joao Gonçalves Matoso cc (Lagoa 05.04.1785) Maria Jacinta (meus 6.os avós)
- Maria Angélica cc (Lagoa 31.01.1814) Joao Gonçalves Barao (meus 6.os avós)
- Maria do Carmo cc (Lagoa 19.01.1813) Domingos Dias Louzeiro (meus 6.os avós)

Do segundo casamento sou descendente de Maria Josefa cc (Lagoa 05.01.1763) Manuel Fernandes Barbúdo (1x), que tiveram pelo menos:
- Manuel Fernandes Barbúdo cc (Lagoa 22.02.1797) Maria Angélica (meus 6.os avós)

Esta história faz com que descenda de António Gonçalves Siqueira (4x), da sua primeira mulher (3x) e da segunda mulher (1x), ao fim ao cabo tenho pelo menos tres sextos avós irmaos.

Outra coisa de que me dei conta, também tenho Gonçalves Pina na minha ascendencia, aqui vai o que tenho:

Manuel Correia da Ponte (no seu casamento aparece como Manuel Jose da Ponte) cc (Lagoa 18.11.1807) Maria teresa e tiveram dispensa no quarto grau de consanguinidade.
Filho de: José Correia da Ponte e Isabel da Assunçao
Filha de : DOMINGOS GONÇALVES PINA SOLOTÁRIO (Procurador do Termo em Lagoa) e Teresa Josefa
Neto Pat: Filipe Correia da Ponte, oficial de ferreiro e Maria Josefa da Conceiçao
Neto mat: Bartolomeu Raposo e Teodora da Assunçao
Neta Pat: FRANCISCO GONÇALVES PINA ou (FRANCISCO DE PINA - aparece das duas maneiras) cc (Lagoa 11.05.1739) Brigida Maria
Neta mat: Manuel Correia e Vitória de Jesus.

Parece que os "nossos Manueis Gonçalves Pina sao homónimos, com a excepçao de o "meu ter a mais um apelido, a minha pergunta é serao os mesmos?

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#85778 | roberto lopes | 08 mar 2005 10:12 | Em resposta a: #85589

Caro António Pimenta de Aguiar.

Dei conta de um erro meu, a data de casamento que dou de Joao Gonçalves Matoso cc Maria Jacinta é a dos seus sogros!

Mil desculpas

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa de Alvor

#85799 | melisa | 08 mar 2005 15:47 | Em resposta a: #85709

Caro JValdeira
A filha Isabel Caetana do casal Francisco Fernandes/Catarina Josefa Rosa (filha do Capitão Manuel Pais de Sousa e de Inês de Sousa) casou em Alvor em 19/1/1791 com Inacio Caetano, filho de Pedro Rodrigues Afilhado Camacho cc Francisca do Carmo.

E o filho José Fernandes casou também em Alvor a 12/10/1793 com Mariana Rosa filha do Capitão Vicente Dias da Costa e de Catarina Rosa e consequentemente neta dos nssos Luis Dias e Mariana Josefa.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#85822 | rmfrp | 08 mar 2005 21:33 | Em resposta a: #85697

Caro António Pimenta de Aguiar:

Muito obrigado por mais esta informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa de Alvor

#85832 | jvaldeira | 09 mar 2005 01:19 | Em resposta a: #85799

Cara M. Elisa,

É curioso esse casamento da neta do Cap. Luis Dias da Costa com o neto do Cap. Manuel Pais de Sousa. Na realidade o meu interesse por estas duas famílias parte, como sabe, de uma “ligação” entre um filho do primeiro (Tem. Manuel Dias da Costa) e uma neta do segundo (Leocádia Maria) que sendo solteiros tiveram uma filha Mariana em 1780.

Digo curioso porque nunca consegui sequer especular sobre a razão do não casamento dos pais sobretudo quando não existiam impedimentos aparentes e eram de estatuto social semelhante: A vontade dos próprios não devia ser contrária ao enlace… e as famílias parecem ter inclusivamente relações de bastante proximidade como esse outro casamento demonstra. Existem outros factos muito curiosos como o facto de Mariana – que foi buscar o nome à avó paterna – ter como padrinho de baptismo o avô paterno e os irmãos de MDC e Leocádia surgirem como testemunhas no casamento de Mariana que parece ter sido um membro assumido da família, quando na realidade seria mais de esperar que acabasse na Roda dos Expostos. Como sabemos Mariana, acabou por casar com João Jaques d’Amorim que apesar de ser um simples sacristão até provinha de famílias de estatuto semelhante aos Dias da Costa e Pais de Sousa.

Não sei sequer o que sucedeu a Leocádia, embora lhe ficasse muito bem uma ida para o convento ou um suicídio! Infelizmente nunca encontrei o seu óbito…
Enfim, deixando de lado a parte Camiliana da história, existem outras ligações a Costas de Odiáxere mas não sei se terão ainda a ver com os nossos Dias da Costa:

-Um Manuel Pais de Sousa-filho (filho de o MPS-pai e Inês de Sousa) c.c. 1771 Ana Costa de Odiáxere, filha de Sebastião Costa e Inês Maria (Cons.3º grau).
-Joaquina Rosa (irmã de Leocádia e filha do Cap. Manuel Luís Antão e Maria de Sousa) c.c. 1782 José Francisco Costa de Odiáxere filho dos mesmos Sebastião Costa e Inês Maria.

Outra família que se adivinha próxima dos Pais de Sousa é a do Alferes José de Sousa Varela c.c. Josefa das Neves que foram padrinhos de baptismo de Catarina Josefa Rosa. Este Alferes e uma filha sua, Mariana de Sousa, apadrinharam Leocádia Maria.

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa de Alvor

#85889 | melisa | 09 mar 2005 22:59 | Em resposta a: #85832

Caro Jorge Valdeira

A fim de evitar a continuação da "invasão" que fizemos neste tópico respondo-lhe em " Famílias de Alvor e Portimão (Algarve)"

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#85945 | paguiar | 10 mar 2005 22:45 | Em resposta a: #85822

Caro Rui Pereira

Encontrei apenas mais este apontamento que segue e que pode completar o que lhe enviei anteriormente:

- Feliciano António Veríssimo Pimenta, filho do Sargento-mor José Lopes Pimenta e de sua m.er D. Escolástica Francisca de Athaíde Mascarenhas, era solteiro quando foi padrinho de baptismo a 3.VI.1753, na Igreja Paroquial de S. Tiago de Estômbar, de uma Isabel, nasc. a 27.V. anterior, filha de José Lopes Pimenta e de Teresa de Jesus, m.ores em Estômbar; neta pat. de Francisco Correia e de Isabel Marques, dali naturais e m.ores; e neta mat. de Manuel dos Ramos Neto e de Margarida de Jesus, idem, ibidem, na Quinta de S. Pedro.

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#85948 | paguiar | 10 mar 2005 23:09 | Em resposta a: #85777

Caro parente
Roberto Lopes

Relativamente aos "Gonçalves Pina" nada sei para acrescentar ao que aqui pôs.

Relativamente a António Gonçalves Siqueira e ao seu 1º casamento com Teresa Angélica, já reparou lá para trás que eu descendo de outra das suas filhas: Angélica Rosa que nasc. a 6.X.1767 e foi bapt. a 11. do mesmo mês em Lagoa e que casou (não tenho a data) c. António Joaquim Rocha, nasc. a 8.VIII.1771 tb. em Lagoa.

Tenho daquele casal apenas o seguinte:
- António Gonçalves Siqueira - filho de Francisco Gonçalves Siqueira e de Iria de São José
- Teresa Angélica - filha de Bartolomeu dos Santos e de Maria do Carmo

Atrevia-me a perguntar-lhe se tem estes costados estudados mais para trás, pois nem destes tenho datas nem naturalidades.

Se tiver e não vir inconveniente na passagem dessa informação, e se preferir, o meu endereço é antonioaguiararrobanetvisaopontopt

Cumprimentos do parente
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#86046 | rmfrp | 12 mar 2005 16:52 | Em resposta a: #85945

Caro António Pimenta de Aguiar:

Uma vez mais obrigado pelas suas informações.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#99428 | roberto lopes | 05 set 2005 15:59 | Em resposta a: #85948

Caro Antonio Pimenta de Aguiar:

Trago novidades genealogicas dos nossos Gonçalves Siqueira, encontrei um baptismo de uma tia nossa, Angelica Rosa, b. Lagoa 30.06.1744, onde diz que e f. de Bartolomeu dos Santos e de Catarina do Carmo, neta paterna de Bartolomeu dos Santos e de Catarina Gonçalves, neta materna de Manuel FERNANDES ROCHA e de Joana Correia, todos de Lagoa.
O casamento de Antonio Joaquim Rocha e de Angelica Rosa, nao sera consanguineo?
Sobre os Pinas diria que o seu Domingos Gonçalves Pina e irmao do meu Francisco Gonçalves Pina cc (Lagoa 10.05.1739) Brigida Maria, ele f. de Francisco de Pina e de Catarina dos Santos e ela f. de Domingos Miz Gramaxo e de Maria de Jesus Bentes.

Um abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#100294 | paguiar | 13 set 2005 00:18 | Em resposta a: #99428

Caro Roberto Lopes

Agradeço esta nova informação e julgo que é pertinente a sua proposta de parentesco entre António Joaquim Rocha (n. Lagoa 8.VIII.1771) e sua m.er Angélica Rosa (n. Lagoa 6.X.1767), progenitores de D. Maria Veneranda Rocha Matosa (n. Lagoa 27.IV.1793), minha antepassada.

Com efeito, António Joaquim Rocha foi filho de António Fernandes Rocha (n. 13.VI.1729) e neto pat. de Joam Fernandes Rocha e de sua m.er Francisca de Jesus, certamente casados antes de 1729.
----- 1. ANTÓNIO JOAQUIM ROCHA – nasc. 8.VIII.1771 em Lagoa
----- 2. António Fernandes Rocha – nasc. 13.VI.1729 em Lagoa (irmão de Teresa - n. 24.II.1735, idem).
----- 3. Mariana Teresa – de Lagoa (?)
----- 4. JOAM FERNANDES ROCHA – de Lagoa. Cas. antes de 1729 com:
----- 5. Francisca de Jesus

Por outro lado sua m.er Angélica Rosa foi filha de Teresa Angélica (1.ª m.er de António Gonçalves Siqueira, com quem cas. a 5.III.1764 em Lagoa) e neta mat. de Bartolomeu dos Santos e de sua m.er Maria do Carmo.
E supondo que esta Maria do Carmo é a mesma que Catarina do Carmo cas. c. Bartolomeu dos Santos e pais de Angélica Rosa (n. Lagoa 30.VI.1744 e nestas condições irmã de Teresa Angélica), então Angélica Rosa (acima) foi bisneta por sua avó materna de Manuel Fernandes Rocha e de Joana Correia, os quais parece que não terão casado depois de 1728.
----- 1. ANGÉLICA ROSA – nasc. 6.X.1767 em Lagoa
----- 2. António Gonçalves Siqueira – cas. 1.º a 5.III.1764 em Lagoa com:
----- 3. Teresa Angélica
----- 6. Bartolomeu dos Santos – cas. antes de 1744 c.
----- 7. Maria (ou Catarina ?) do Carmo – de Lagoa
----- 14. MANUEL FERNANDES ROCHA – de Lagoa. Cas. (antes de 1728 ?) com:
----- 15. Joana Correia.

A questão que agora se põe é se Joam Fernandes Rocha (avô pat. de António Joaquim Rocha) foi irmão de Manuel Fernandes Rocha (bisavô mat. de Angélica Rosa), o que não é impossível, até por serem contemporâneos e todos de Lagoa.

Seria interessante encontrar os assentos de casamento:
- de Joam Fernandes Rocha (antes de 1729) com Francisca de Jesus; e
- de Manuel Fernandes Rocha (antes de 1728 ?) com Joana Correia.
E ainda o:
- de António Joaquim Rocha com Angélica Rosa (cêrca de 1792 e certamente em Lagoa) para se verificar se houve ou não dispensa em algum grau de consanguinidade. A verificar-se estar correcta a sua suposição, que eu acompanho, e se as contas me não enganam, terão sido dispensados no 3.º e no 4.º graus de consanguinidade.

De qualquer forma fica também por confirmar se a minha Maria do Carmo (tenho fotocópia do baptizado de Angélica Rosa que não deixa dúvidas sobre a leitura do nome da avó materna) será a mesma que a sua Catarina do Carmo. É possível que sim e que tenha havido confusão ou má percepção do padre que redigiu o assento de baptismo de Angélica Rosa.

Tenho pena de não me poder dedicar a esta investigação, mas a minha vida no Alentejo não me permite actualmente a necessária disponibilidade para o fazer.

Também sobre os dois Gonçalves Pina que indicou é possível que esteja certa a sua hipótese, mas nada tenho que possa confirmar essa possibilidade.

Aproveito para informar que tenho um problema com o envio de e-mails que ainda não consegui resolver, pelo que não me é possível a troca de informações por essa via.

Um abraço do parente
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#110004 | B.F.R.Coelho | 18 jan 2006 18:07 | Em resposta a: #85945

Caríssimos:
Venho por este meio solicitar a vossa ajuda em relação a qualquer tipo de informação que possam disponibilizar acerca dos antepassados do referido José Lopes Pimenta, de Estômbar, do qual sou descendente.
Agradecendo desde já a colaboração.
Com os melhores cumprimentos:
B.Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#117565 | roberto lopes | 28 abr 2006 18:55 | Em resposta a: #100294

Caro António Pimenta de Aguiar:

Parece que trago novidades genealógicas, muito interessantes dos nossos antepassados comuns. Encontrei por acidente o casamento do Jose da Encarnação Pina com Bárbara de Jesus, penso que não tinha conhecimento dele, em relação aos Fernandes Rocha pela via paterna da sua 6.ª avó D. Maria Veneranda Rocha Matosa, ficaram na mesma, dispersei-me e acabei por não encontrar, embora esteja quase seguro de que devem ter relação de parentesco ainda próxima com os Fernandes Rocha desta sua avó que lhe correspondem também por via materna. Avancei muitas gerações pelo lado dos Gonçalves Siqueira, tendo encontrado, gente de apelido Gama, Navio, Amores, os demais são nomes comuns.
Seria interessante consultar os paroquiais de Tanger, pois parece que a origem dos nossos Siqueira passa por lá, pelo menos a nossa remota avó Catarina de Siqueira era de lá!

GONÇALVES SIQUEIRA DE LAGOA E PORCHES

GONÇALVES SIQUEIRA DE LAGOA

1. Catarina de Siqueira cc (I) (Tanger  1648) Sebastião Afonso (a) cc (II) (Tanger
28.10.1648, pág. 904) Sebastião Gonçalves (b), f.º de Mateus Gonçalves e de Catarina
Fernandes, naturais de Lagoa. Tiveram:
2. Maria de Siqueira (a), que segue
2. Manuel Afonso de Siqueira (a), que segue

2. Maria de Siqueira (a) cc (Lagoa 18.03.1676) Amaro Vicente, f.º de Luís Porto e de
Margarida Gonçalves.

2. Manuel Afonso de Siqueira (a) cc (Lagoa 11.01.1677) Ana dos Reis, f.ª de António
Gonçalves Amores, de Porches cc (Lagoa 11.02.1658) Catarina da Gama, de Carvoeiro,
Lagoa. Tiveram:
3. Domingas de Siqueira, que segue
3. Catarina da Gama, que segue

3. Domingas de Siqueira cc (Lagoa 13.01.1697) António Gonçalves, f.º de Francisco Jorge
cc (Lagoa 12.08.164...) Maria Gonçalves. Tiveram:
4. Francisco Gonçalves Siqueira, que segue

4. Francisco Gonçalves Siqueira cc (Lagoa 02.09.1736) Iria de São Jose, f.ª de Francisco
Vaz Ramos cc (Lagoa 07.02.1695) Maria Correia, é neta paterna de António Martins Ramos
e de Joana Vicente e é neta materna de Luis Fernandes e de Inês Correia, presumível
bisneta paterna de Pedro Vaz cc (Lagoa 16.08.1639) Inês dos Ramos. Tiveram:
5. António Gonçalves Siqueira, que segue

5. António Gonçalves Siqueira cc (Lagoa 05.03.1764) Teresa Angélica (irmã de Angélica b.
Lagoa 30.06.1744) f.ª de Bartolomeu dos Santos e de Catarina do Carmo, é neta paterna de
Bartolomeu dos Santos e de Catarina Gonçalves e é neta materna de Manuel Fernandes
Rocha cc (Lagoa 08.02.1655) Joana Correia, é bisneta materna respectivamente de João
Fernandes e de Maria da Rocha e de Francisco Correia cc (Lagoa 09.08.1658) Maria Jorge e
trineta materna respectivamente de Francisco Gonçalves e de Maria Correia e de Domingos
Alves Navio e de Catarina Raposa (vide Raposos de Lagoa). Tiveram:
6. Angélica Rosa, que segue
6. Maria do Carmo, proprietária, de Vale d El-Rei, Lagoa que segue

6. Angélica Rosa cc António Joaquim Rocha, f.º de António Fernandes Rocha e de Mariana
Teresa (possível casamento consangüíneo pelo lado dos Fernandes Rocha). Tiveram:
7. D. Maria Veneranda Rocha Matosa b. Lagoa 27.04.1793, que segue

7. D. Maria Veneranda Rocha Matosa b. Lagoa 27.04.1793 cc (Lagoa 10.04.1812) José
Francisco Marreiros b. Lagoa 20.04.1790, f.º do Capitão Lourenço Gonçalves de Sousa, de
Lagoa e de Francisca Inácia de Pina, de Porches, é neto paterno de André Gonçalves de
Sousa, de Lagos e de Isabel de Sousa, de Lagoa e é neto materno de José da Encarnação
Pina, de Porches cc (Silves 23.04.1748) Bárbara de Jesus, de Sives, é bisneto paterno
respectivamente de Lourenço Gonçalves e de Maria de Jesus, de Lagos, de António
Fernandes Pimenta e de Margarida de Sousa, de Lagoa, e é bisneto materno
respectivamente de Domingos Gonçalves Pina e de Maria da Encarnação, de Porches e do
Tenente Domingos Afonso e de Francisca Josefa, de Silves, é trineto pelo lado dos Pimenta
de António Fernandes Pimenta e de Isabel Fernandes e é trineto presumível pelo lado dos
Pinas de Francisco de Pina e de Catarina dos Santos, naturais de Alcantarilha. Tiveram:
8. Pe Francisco de Assis do Nascimento Rocha
8. Dr. André Aleixo do Carmo Rocha, Advogado b. Lagoa 16.07.1812 (5.º avô do António
Pimenta de Aguiar)

6. Maria do Carmo, proprietária, de Vale d El-Rei, Lagoa cc (Lagoa 21.05.1788) Domingos
Gonçalves Matoso, v.º de Josefa Maria, proprietário, de Vale d El-Rei, Lagoa f.º de António
Gonçalves Matoso cc (Lagoa 15.10.1711) Maria Álvares, neto paterno de António Gonçalves,
de Carvoeiro, Lagoa cc (Lagoa 19.05.1681) Isabel Franca e é neto materno de António
Álvares Queimado cc (Lagoa 14.04.1687) Bárbara da Costa. Tiveram:
7. José Gonçalves Matoso, que segue
7. Maria do Carmo, proprietária n. Vale d El-Rei, Lagoa, que segue
7. Maria Angélica, proprietária n. Vale d El-Rei, Lagoa 11.11.1794, que segue

7. José Gonçalves Matoso cc (Lagoa 12.05.1812) Maria Jacinta, f.ª de António Álvares e de
Teresa Jacinta, é neta paterna de João da Silva, de Lagoa e de Maria da Conceição, de
Porches e é neta materna de Francisco Bentes, de Silves cc (Lagoa 28.02.1724) Maria
Adães, de Lagoa (vide Raposos Mexias, Bentes Raposos de Lagoa e Porches) (são meus
6.os avós)

7. Maria do Carmo, proprietária n. Vale d El-Rei, Lagoa cc (Lagoa 14.01.1813) Domingos
Dias Louseiro, proprietário n. Sítio dos Salicos, Lagoa f.º de Domingos Dias Louseiro cc
(Lagoa 12.01.1790) Maria Jacinta Louseira, proprietários ns. do Sítio dos Salicos, Lagoa, é
neto paterno de Francisco Dias Louseiro, de Lagoa cc (Lagoa 25.09.1740) Jacinta Pereira,
do Figueiral, Silves e é neto materno de José Rodrigues Jacinto do Corral e de Violante da
Conceição, naturais de Lagoa (são meus 6.os avós)

7. Maria Angélica, proprietária n. Vale d El-Rei, Lagoa 11.11.1794 + Carvoeiro, Lagoa
27.03.1879 c. Testamento cc (Lagoa 31.01.1814) João Gonçalves Barão, proprietário n.
Carvoeiro, Lagoa 16.05.1790 + Carvoeiro, Lagoa 26.01.1868 c. testamento, f.º de Joaquim
José Barão, lavrador e de Rosa Angélica ns. de Carvoeiro, Lagoa e é neto paterno de
Manuel Barão, lavrador, de Carvoeiro, Lagoa cc (Lagoa 30.04.1743) Inácia Maria, de
Carvoeiro, Lagoa e é neto materno de Francisco da Silva Santos, de Albufeira cc (Lagoa
07.12.1755) Josefa Maria, de Lagoa (são meus 6.os avós)

3. Catarina da Gama cc (Lagoa 10.05.1702) Domingos Fernandes, f.º de Francisco de
Carvalhais e de Vitória Fernandes. Tiveram:
4. Francisco Gonçalves Carvalhas, que segue

4. Francisco Gonçalves Carvalhas cc (Lagoa 30.10.1724) Maria Baptista, f.ª de Manuel da
Silva Ruivo e de Antónia Mendes. (são meus 9.os avós)

Observações: Existe um Manuel da Gama, soldado do Forte de Carvoeiro, Lagoa + Lagoa 05.04.1784 casado com Maria Cabrita que deve ser filho ou sobrinho da Domingas de Siqueira ou de sua irmã Catarina da Gama, sendo assim neto provável de Manuel Afonso de Siqueira e Ana dos Reis.




SIQUEIRA DE PORCHES

1. Gaspar Mendes cc Beatriz Alves, naturais de Porches. Tiveram:
2. Maria de Siqueira, que segue

2. Maria de Siqueira cc (Porches 18.04.1689) António Gonçalves, f.º de Pascoal Vicente e de
Domingas Jorge, naturais de Porches. Tiveram:
3. Maria de Siqueira, que segue
3. Francisco de Siqueira, que segue

3. Maria de Siqueira cc (Porches 04.04.1712) Francisco dos Santos, v.º de Margarida Rija,
da freguesia de Pêra, Silves

3. Francisco de Siqueira cc (Lagoa 03.08.1732) Mónica de São José, f.ª de Domingos
Martins Gramaxo e de Maria Bentes, naturais de Lagoa (vide Gramaxos de Lagoa)




Cumprimentos do parente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#121541 | LSV | 25 jun 2006 18:36 | Em resposta a: #117565

Caro Roberto

Não sei se tens já registado o casamento de Sebastião Afonso com Catarina de Siqueira.
Casaram em Tanger a 20.2.1640, sendo ele filho de Manuel Afonso e de Juliana Esteves, de Viana de Caminha (não sei se se trata de Viana do Castelo se de Caminha, embora pense que se trata de Viana do Castelo); e ela filha de Francisco Esquerdo (que morreu entre 1640 e 1648) e de Maria Gomes.
Este casal, Francisco Esquerdo e Maria Gomes tiveram uma outra filha, também Maria Gomes, casada em Tanger.
Francisco Esquerdo poderá ser irmão de um Cristóvão Esquerdo, também morador em Tanger, casado com Leonor de Gusmão "naturais desparagoza" (Espargosa, termo de Lagos), pais de uma Catarina de Gusmão casada a 1.3.1620 em Tanger.
Bom, isto poderá significar, e parece-me que sim, que Francisco Esquerdo era natural de Espargosa, Lagos, Barão de São João), o que, dada a falta de assentos paroquiais para as épocas mais remotas nos deixa num beco, mas que, mesmo com os assentos existentes, poderá dar pistas para o apelido Siqueira. Isto é, se é por ele que esse apelido vem. Mas poderá vir também por Maria Gomes, que poderia ser Maria Gomes de Siqueira. Para já não tenho dados sobre o assunto.

Curioso fiquei também com o apelido Gama de Catarina mãe de Ana dos Reis. Tens mais novidades sobre o assunto?

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#121641 | LSV | 26 jun 2006 18:32 | Em resposta a: #117565

Caro Roberto

Revendo os paroquiais de Tanger acho agora que Francisco Esquerdo não seria irmão de Cristóvão Esquerdo mas sim deveria ser seu filho.
Faz muito mais sentido e a cronologia é mais acertada.
Assim, Cristóvão Esquerdo, nascido cerca de 1565 em Espargoza, termo de Barão de Barão de São João (Lagos), casou com Leonor de Gusmão, daí natural. Foram viver para Tanger onde tiveram pelo menos Francisco Esquerdo e Catarina de Gusmão.
Francisco Esquerdo, nascido por volta de 1595 em Tanger, foi pai de Catarina de Siqueira casada em Tanger em 1640, e de Maria Gomes aí casada em 1648.
Catarina de Gusmão, nascida cerca de 1596/1600 em Tanger, aí casou a 1.3.1620.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122470 | roberto lopes | 10 jul 2006 19:13 | Em resposta a: #121641

Caro Luis:

Desculpa a minha resposta tardia, mas ja deves imaginar pelo que te enviei como ultimamente tenho andado indisponivel.
Os dados por ti enviados parecem-me fantasticos, nao tinha conhecimento deles, apenas tinha conhecimento do 2.º casamento de Catarina de Siqueira ocorrido em Tanger, mas acabei por nao puder avançar com essas pesquisas.
A proposta que fazes em relaçao a geraçao Esquerdo mais antiga parece ser bastante suportavel assim como a origem provavel do apelido Siqueira.

Pena que nao possamos avançar mais.

Em relaçao aos Gamas, sei que ha mais informaçoes, mas terei de averiguar com tempo e solicitar ao Oscar Barroso que me envie os assentos digitalizados, como sabes o apelido gama nao é nada comum em Lagoa, por isso em principio sera facil resolver mais ou menos a questao.

Um abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122558 | paguiar | 11 jul 2006 20:25 | Em resposta a: #117565

Caro Roberto Lopes
Grandes novidades que me enviou há já dois meses e meio sobre os nossos Siqueira, mas que por circunstâncias várias só na passada semana tomei conhecimento. De qualquer forma muito lhe agradeço.
Novidades principalmente sobre as ascendências de António Gonçalves Siqueira e sua m.er Teresa Angélica, cas. 5.III.1764 em Lagoa.

Ponho-lhe algumas questões:
---- I - No registo de baptismo de Angélica Rosa (Lagoa, 11.X.1767) a sua avó materna, mãe de Teresa Angélica, é mencionada como Maria do Carmo. Em todas as suas intervenções chama-lhe Catarina do Carmo. Será a mesma pessoa, tendo o padre que baptizou Angélica "baralhado" o nome da avó materna ?
---- II - Pelo que deduzo da leitura destes seus apontamentos, Manuel Fernandes Rocha e Joana Correia, pais de Maria (ou Catarina) do Carmo, casaram em Lagoa a 8.II.1655. Mas os pais de Joana Correia, Francisco Correia e Maria Jorge casaram também em Lagoa, mas só em 9.VIII.1658. A data deste último casamento parece encaixar bem, mas o de Joana Correia deve estar enganado. Talvez 1685 ou 1695 ? Peço-lhe que verifique.
---- III - Se bem entendi da mesma leitura, Catarina de Siqueira (N.I) casou duas vezes: a 1.ª em Tanger a 28.X.1648 com Sebastião Afonso, de quem nasceu o "nosso" Manuel Afonso de Siqueira; e a 2.ª com Sebastião Gonçalves, filho de Mateus Gonçalves e de Catarina Fernandes. Percebi bem ?
---- IV - E ainda, onde se podem consultar os paroquiais de Tanger ?

Concluo também que não foi ainda possível estabelecer qualquer laço de parentesco entre Joam Fernandes Rocha (cas. circa 1700 c. Francisca de Jesus), e Manuel Fernandes Rocha (cas. 8.II.1655 ? c. Joana Correia), filho de João Fernandes e de sua m.er Maria da Rocha. Se se verificar estar enganada esta última data e ser efectivamente 1695 ou semelhante, então Manuel e Joam são contemporâneos e com grande probabilidade irmãos. Talvez um dia consigamos encontrar o registo de casamento de Joam Frz' Rocha c. Francisca de Jesus e esclarecer melhor esta questão.

Mais uma vez obrigado pelos apontamentos e as minhas desculpas pela demora da minha resposta, mas na realidade a falta de uma protecção anti-virus no meu novo computador não me tem deixado consultar a correspondência electrónica.

Um abraço do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122559 | roberto lopes | 11 jul 2006 20:51 | Em resposta a: #122558

Caro António Pimenta de Aguiar

Agora estou justo de tempo, é so para lhe dizer que consulte as ultimas intervencoes de Luis Soveral varela, que amavelmente investigou as nossas ascendencias de Tanger.

Os Paroquiais de Tanger podem-se consultar na Biblioteca Nacional (originais) e cópia na Torre do Tombo

Abraço

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122670 | roberto lopes | 13 jul 2006 17:30 | Em resposta a: #122558

Caro António Pimenta de Aguiar:

Trago-lhe óptimas notícias, o casal António Joaquim Rocha e Angéica Rosa eram parentes em 3.º grau de consanguinidade!

Descobri há pouco no meio dos meus apontamentos o assento de casamento de João Fernandes Rocha cc (Lagoa 04.12.1718) Francisca de Jesus, ele é filho de Manuel Fernandes Rocha e de Joana Correia e ela é filha de Martinho Rodrigues e de Maria Álvares, de Silves.

Manuel Fernandes Rocha cc (Lagoa 13.06.1686) Joana Correia

Quem casou em Lagoa 08.02.1655 foram os pais deste Manuel Fernandes Rocha,, que como já é do seu conhecimento são João Fernandes e Maria da Rocha

O Martinho Rodrigues cc (Lagoa 25.01.1683) Maria Álvares, de Silves, sendo ele filho de Francisco da Veiga cc (Lagoa 12.02.1652) Catarina Rodrigues e ela é filha de Martim Rodrigues e de Beatriz Alves, naturais de Silves (são tb meus antepassados por mais dois ramos)

Este Martinho Rodrigues cc Maria Álvares foram pais pelo menos de :

- Martinho Rodrigues cc Catarina da Assunção (meus duplos 8.os
avós)
- Maria da Veiga cc (Lagoa 04.12.1718) Manuel Correia, v.º de Margarida Neta
- Francisca de Jesus cc (Lagoa 04.12.1718) João Fernandes Rocha (seus 9.os avós)

Em relação a Maria /Catarina do Carmo não lhe sei responder, serão concerteza a mesma pessoa

Nos índices de Oscar Barroso existe o casamento de um Bartolomeu dos Santos com uma Catarina Gonçalves:)


Indice Lagoa-mf462-I6
Paroquia: Faro - Lagoa
Microfilme 462
Item: 6
Conteudo: Casamentos
Datas extremas: de 1719/4/13 até 1744/7/14
Ficheiros: 000-192

Com os melhores cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122787 | LSV | 14 jul 2006 20:34 | Em resposta a: #122470

Caro Roberto

Fico muito satisfeito por saber que os teus trabalhos vão de vento em popa. Não te respondi logo porque também eu tenho andado um pouco atarefado com várias coisas diferentes, e a preparar o próximo filme que em princípio começa a ser rodado em Florença a partir do dia 2 de Agosto. Estive também fora a semana passada. E nos intervalos cá vou vendo o que se consegue fazer nesta nossa linha.

Assim, graças ao Óscar Barroso, sei já que pelos paroquiais de Lagoa não vamos mais longe do que temos nos Gama de Lagoa. Melhor dizendo, não sei se estes Gama seriam efectivamente de Lagoa. Encontro a 19.2.1619 a viver em Lagos, de sua fazenda, um Duarte da Gama, filho de Miguel Lopes de sua mulher Isabel da Gama (TT, IE 9164). Pela cronologia este Duarte da Gama poderia ser parente próximo da nossa Catarina da Gama, e quem sabe mesmo seu pai ou tio. Assim, provavelmente estes Gama teriam vindo de Lagos. Tens conhecimento de alguma família deste apelido a viver em Lagos pelos finais do séc. XVI e princípios do XVII?

Coloco-te aqui o que até agora coloquei na "roglo":
1. António Gonçalves Amores, nascido cerca 1630, Porches. Casado a 11 de Fevereiro de 1658, Lagoa (sendo testemunhas o capitão Domingos Jorge Quaresma, António Pacheco, Diogo de Sousa e Jorge de Brito), com Catarina da Gama, nascida cerca 1635, Lagoa, tiveram :
1.1. Ana dos Reis, que segue:

2. Ana dos Reis. Casada a 11 de Janeiro de 1677, Lagoa, com Manuel Afonso de Siqueira, nascido cerca 1645, tiveram:
2.1. Domingas de Siqueira. Casada a 13 de Janeiro de 1697, Lagoa, com António Gonçalves.
2.2. João Gonçalves, que segue.
2.3. Catarina da Gama, nascida cerca 1680, Lagoa. Casada a 10 de Maio de 1702, Lagoa, com Domingos Fernandes, tiveram:
2.3.1. Catarina da Gama. Casada a 26 de Julho de 1744, Lagoa (testemunha Francisco Biquer de Gusmão), com José de Sousa .

3. João Gonçalves, nascido cerca 1678, Lagoa. Casado a 26 de Junho de 1724, Lagoa, com Maria Gonçalves, nascida a 20 de Novembro de 1687, Lagoa, baptizada a 16 de Novembro de 1687, Lagoa, tiveram:


Quanto a estes Siqueira, parece-me agora muito mais claro que é por Maria Gomes, nascida em Tânger e casada com Francisco Esquerdo, que vem o apelido Siqueira.
Como te disse, por Francisco Esquerdo, a família não tem esse apelido.
Assim:

1. Cristóvão Esquerdo, nascido cerca 1565, Espargosa, termo de Lagos, Barão de São João, morador em Tanger. Casado com Leonor de Gusmão, nascida cerca 1573, tiveram:
1.1. Francisco Esquerdo, que segue.
1.2. Catarina de Gusmão, nascida cerca 1597, Tanger. Casada a 1 de Março de 1620, Tanger, com Bartolomeu Lopes.

2. Francisco Esquerdo, nascido cerca 1595, Tanger, falecido entre 1640 e 1648, Tanger. Casado com Maria Gomes, nascida cerca 1600, Tânger, tiveram:
2.1. Catarina de Siqueira, que segue.
2.2. Maria Gomes, nascida cerca 1633, Tânger. Casada a 30 de Agosto de 1648, Tanger (testemunhas o comendador Sebastião Barbosa e o capitão Francisco Martins da Costa e outros), com João Martins.

3. Catarina de Siqueira, nascida cerca 1620, Tanger, moradora em Tanger pelo menos até 1648 e depois moradora com seu marido em Lagoa. Casada 1º a 20 de Fevereiro de 1640, Tanger, com Sebastião Afonso (a), nascido cerca 1615, falecido, morador em Tanger. Casada 2º a 28 de Outubro de 1648, Tanger, com Sebastião Gonçalves (b), nascido, Lagoa, morador em Tanger em 1648 e depois morador com sua mulher em Lagoa
3.1. (a) Manuel Afonso de Siqueira, nascido cerca 1645. Casado a 11 de Janeiro de 1677, Lagoa, com Ana dos Reis.
3.2. (a)Maria de Siqueira, nascida cerca 1650, Tanger. Casada a 18 de Março de 1676, Lagoa, com Amaro Vicente.

Seria pois por Maria Gomes que o apelido Siqueira terá vindo. É precisamente do casamento de Francisco Esquerdo com Maria Gomes que nasce uma Catarina de Siqueira e uma Maria Gomes. A irmã de Francisco Esquerdo segue o apelido Gusmão. Ou seja, o homem segue o apelido do pai, a senhora o apelido da mãe, e Siqueira simplesmente não corre nesse ramo.
Bom, Maria Gomes nasce em Tanger por volta de 1600 e para transportar o apelido Siqueira, deverá ser filha de um dos filhos ou filhas de Álvaro de Siqueira e de Maria Pires, aí nascidos e moradores.
E desses filhos, deverá ser de Fernão de Siqueira e de sua mulher Ana Correia que ela é filha. Fernão de Siqueira nasceu por volta de 1574 e morreu antes de 1605. Casou com Ana Correia (filha de Baltazar Correia e de Isabel Fernandes), de Tânger, e nesta cidade a 9.3.1599 (tendo por testemunhas André Dias da Franca, Brás da Franca, Afonso da Franca e Gaspar Liote), a qual Ana Correia viria aí a casar 2ª vez a 8 de Agosto de 1605 (tendo por testemunhaa António Vaz Deão, Belchior Tavares, Lançarote da Franca, e mais povo), com Francisco Gomes das Neves, de quem a Maria Gomes poderá ter usado o nome. Mas também este 2º casamento de Ana Correia foi breve, voltando a casar novamente a 27.11.1606 com o capitão António da Silveira.

Os restantes filhos de Álvaro de Siqueira foram Afonso de Siqueira, casado a 23.10.1602 em Tânger com Joana Dias; Beatriz de Siqueira casada a 17.11.1594 em Tânger com Lourenço de Sequeira Leitão; e Leonor de Siqueira, casada a ...9.1589 em Tânger com Francisco Ximenes.

Bem, uma hipótese a sustentar. Talvez os baptismos de Tânger nos possam elucidar melhor sobre estas questões.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122819 | roberto lopes | 15 jul 2006 10:10 | Em resposta a: #122787

Caro Luis:

Muitissimo obrigado pela tua força sempre cheia de energia da boa:)

As novidades de Tanger estao a ampliar-se e o leque das hipoteses é grande, vou estudar tudo isto com calma e ja te direi o que opino sobre este assunto.

Um abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122821 | roberto lopes | 15 jul 2006 11:03 | Em resposta a: #122787

Caro Luís:

Não sei se já tens conhecimento da existência de um Manuel da Gama, soldado do Forte de Carvoeiro (Falecido em Lagoa 05.04.1784) casado (Lagoa entre 1765-1778) Maria dos Reis Cabrita.
Pela cronologia este Manuel da Gama deverá ser irmão da nossa Catarina da Gama cc (Lagoa 11.02.1658) António Gonçalves Amores e se assim for será mais lógico ele ser filho ou neto de um outro Manuel da Gama ou filho ou neto de uma outra Catarina da Gama o que me leva a suspeitar que os Gamas de Lagos são um ramo distinto ao nosso.

Talvez os nossos Siqueiras sejam originários do Algarve, mas devo reconhecer que a hipótese que levantas para a filiação de Maria Gomes é bastante justificável, sobretudo parece encaixar bem o 2.º casamento de Ana Correia com Francisco Gomes das Neves (suposta mãe da nossa Maria Gomes) mas como foi um casamento de pouca duração, pensas que num ano seria suficiente para a nossa Maria Gomes utilizar o apelido do seu 1.º padrasto.???
Digo-te uma coisa, já vi casos bem mais estranhos, tenho uma linha de Pimentas no sec. XIX em que um neto vai buscar o apelido Pimenta ao 1.º marido da sua avó materna!

Se for este o nosso caso teríamos a nossa Maria Gomes como filha do 2.º casamento de Ana Correia com Francisco Gomes das Neves.
A neta destes, Catarina de Siqueira poderia adoptar perfeitamente o apelido do 1.º marido da sua avó materna e passar aos seus descendentes.

É claro que tudo são meras hipóteses, pode ser que nos baptismos de Tanger se faça alguma luz em relação a este assunto.

Abraço,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#122837 | LSV | 15 jul 2006 16:05 | Em resposta a: #122821

Roberto

Só um reparo. Se Manuel da Gama, o soldado, morreu a 5.4.1784 tendo casado entre 1765 e 1778, não poderia ser irmão da Catarina da Gama casada a 11.2.1658 com António Gonçalves Amores, já que esta nasceu lá para 1635.

Quanto à Maria Gomes, é dito expressamente, natural de Tânger. Por outro lado a insistência do apelido Siqueira na sua descendência não me paree advir do facto de ela ter recebido esse apelido sem ser de forma directa. Também acho que o casamento da presumível mãe com um Gomes foi curto demais para que ela lhe seguisse o apelido, particularmente sendo tão criança. Bom, talvez não tenha sido esse o motivo. Talvez ela nem sequer seja filha desse casal e o apelido tenha vindo por qualquer avô ou avó desconhecidos. Parece-me no entamto que ele seria mesmo destes Siqueira de Tânger quando se comparam os padrinhos de casamentos de uns e de outros, deixando transparecer que pelo menos "andavam" pelo mesmo meio.
Um abraço
Luís

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#127958 | paguiar | 10 set 2006 17:34 | Em resposta a: #122670

Caro Roberto Lopes

Primeiro que tudo um muito obrigado pelas óptimas notícias que aqui colocou e um pedido de desculpas por só agora responder, mas o trabalho antes de férias e depois a minha ausência durante as mesmas, das quais só regressei há dias, impediram-me de o fazer mais cedo.

As minhas actuais e muito limitadas investigações têm-se debruçado mais sobre outros costados da minha ascendência, mas as suas intervenções e as do Luis Soveral Varella têm sido preciosas para estes ramos que estavam um pouquito "marginalizados".

Afinal sempre se comprovou a sua pertinente hipótese de parentesco entre António Joaquim Rocha e sua m.er Angélica Rosa, avós maternos do "meu" André Aleixo do Carmo Rocha.

Joam Fernandes Rocha - cas. 4.XII.1718.Lagoa c. Francisca de Jesus - avô paterno do primeiro, não era irmão de Manuel Fernandes Rocha - cas. 13.VI.1686.Lagoa c. Joana Correia - bisavô materno da segunda, como eu tinha sugerido em 13.IX.2005, mas sim filho e pai respectivamente.

Foi reralmente uma boa notícia.

Aproveito também para colocar aqui a notícia de mais um filho do capitão José Francisco Marreiros e de sua m.er D. Maria Veneranda Rocha Matosa (ver minha intervenção de 01-03-2005), e irmão do "meu" André Aleixo do Carmo Rocha, que por acaso descobri há dias na T.T.

Trata-se de outro José Francisco Marreiros, nat. de Lagoa e cas. 29.I.1845. Matriz de Portimão c. D. Maria Joaquina Nolasca, ambos solteiros, sendo ela filha do Major José Nolasco Esteves, de Portimão, e de sua m.er D. Maria Magdalena Cabrita, de Estombar; neta pat. do Capitão Manuel Esteves, de S. Miguel (da Fronteira ?) do Minho, arceb.o de Braga, e de Maria Teresa Leocádia, de Lisboa, S. Miguel de Alfama; e neta mat. de António dos Santos Cabrita, de Lagoa, e de Luisa Josefa, de Estombar.
Celebrou o Prior Francisco Silvestre Rocha (será este o que procura ?) e foram testemunhas António Xavier Marreiros (quem será este ?) e André Aleixo do Carmo Rocha (irmão do noivo)

Cumprimentos do parente
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Gonçalves Siqueira - Lagoa - Algarve

#231562 | roberto lopes | 08 jun 2009 01:36 | Em resposta a: #127958

Caro António Pimenta de Aguiar:

Afinal a lenda familiar de que havia na "minha" familia um Pe. Rocha de Porches nao é assim tao descabida.

Veja lá de quem descende a minha bisavó pelo lado dos Rocha:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=628580

Pelo que estive a ver a bisavó da minha bisavó (Maria da Conceiçao Rocha) era prima em 3. grau da sua antepassada D. Maria Veneranda da Rocha Matosa, porque os avós delas eram irmaos, isso coloca-a como prima em 3 e 4 grau do Pe. Fracisco d Assis do Nascimento Rocha (irmao do seu antepassado Dr. Aleixo do Carmo Rocha)

Estou realmente convencido que será este o Pe. Rocha, a minha avó quando falei com ela sobre isto disse-me que o que dizia a mae dela era que o Pe. Rocha, Cura em Porches era primo ainda em 3. grau da bisavó dela.

Nao sei se o Pe. Francisco d Assis do Nascimento Rocha chegou a ser cura em Porches, se nao é este é porque existe um outro Pe. pelo ramo Rocha na familia.

Outra coisa engraçada, descubri que também somos ainda parentes pelo lados dos Pinas:

A mae do "seu" José Francisco Marreiros é irma do "meu":

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=988149

Que vai dar ao meu trisavô que era músico violinista:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=645331


Sobre estas ascendencias tenho descoberto algumas coisa que pouco a pouco vou enviando para a base de dados, que por curosidade sao Rocha nas ascendencias, mas este ramo vai para Porches só agora reparei que o seu José Francisco Marreiros nao esta na lista de filhos da Francisca Inácia de Pina.

Uma coisa já reparei, qualquer ramo que o António tenha no Concelho de Lagoa cruza quase obrigatoriamente com os meus.

Cumprimentos do parente,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: D. Maria Bárbara Pimentel de Vabo

#253954 | Fernando do Vabo | 30 abr 2010 01:39 | Em resposta a: #85610

Caro Rui Pereira.

Sou novo neste Fórum, e estou vendo passagens relativas a minha familia.

Não sei se depois de tantos anos, você já teve a resposta a respeito de D.Maria Bárbara P. do Vabo.

Caso não tenha, aqui vai.

Nasceu em Lagos em 04.02.1772, casou-se em 05.12.1786 (Lagos) com Bernardo Mª da Costa Mascarenhas.

Filha de Barbara Francisca Joaquina P. do Vabo (Alvor) e Cap. Domingos Jorge Quaresma (Lagoa).

Espero ter lhe ajudado.

Atenciosamente

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 09:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen