Pe. Lourenço de Aguilar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Pe. Lourenço de Aguilar

#45346 | luis262 | 19 jul 2003 12:43

Caros Participantes do Fórum:

Procuro informações sobre Lourenço de Aguilar,* em Serpa e + em Lisboa,em 1676.Professou na Companhia de Jesus, a 23 de Maio de 1649. Era filho do Dr.António Antunes Leite e de Catarina de Aguilar. Interessam - me sobretudo informações sobre os seus ascendentes, ou familiares , Aguilares , que me podem ajudar nas buscas que tenho vindo a fazer sobre Aguilares, ou Costas Aguilares da região.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45349 | Pedro França | 19 jul 2003 14:44 | Em resposta a: #45346

Caro Luís:

Agora identifico-me pelo meu próprio nome - nome de guerra, enfim, e não só.
Se quiser posso dar-lhe uma "mãozinha" no AUC entre as matrículas na UC e os processos de ordenação. Interessa-lhe?
Agora vou para a "malhação" no ginásio e logo depois do jantar volto aqui.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45354 | luis262 | 19 jul 2003 16:07 | Em resposta a: #45346

Caro Pedro França:

Agradeço-lhe a sua amável disponibilidade.
Estou essencialmente interessado no "lado" Aguilar , de quem descendo, mas só dentro de algum tempo me será possível deslocar a Beja, ao Arquivo. Entretanto tudo o que tenha a ver com Aguilares de Serpa me pode vir a ser útil.
Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45364 | Pedro França | 19 jul 2003 22:45 | Em resposta a: #45354

Caro Luís:

Então, espere-me aqui lá para 2ª/3ª Feira. Ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45501 | Pedro França | 23 jul 2003 01:37 | Em resposta a: #45364

Caro Luís:

Aí vai este "download" sobre Aguilares, a partir dos verbetes - ordenações//matrículas:

- Ordenações: Diogo de A.; Coimbra/S. Bartolomeu, 1629.
- Matrículas:
. Afonso Vaz A.; Elvas, Cânones, F.do, 1651;
. António A., fº de Francisco Seixas; Caria; Instituta, 1590;
. Antº Francisco A., fº de Manuel Fr:co A.; Covilhã; Dr./Cânones, 1716;
. Antº Lemos Teix:ra A; Cedavim; Direito, 1814;
. Antº Lopes A.; Vilar Torpim; Cânones, 1642;
Baltasar Coelho A.; Freixedo do Torrão; Cânones, 1689/1706;
. Bento Lemos A.; Calvelo/P:te de Lima; Leis, 1761/67;
. Bernardo Lemos Teix:ra Pacheco A.; Cedavim; Direito, 1817;
. Custódio A.; Covilhã; Cânones, 1681/84;
. Diogo Vaz A.; Fronteira; Leis, 1649;
. Francisco A.; Montemor-o-Nº; fº de Manuel Nunes; Cânones, 1586/87;
. Francisco A.; Pinhel; Bach. Cânones, 1622;
. Francisco Lima A.; Reigada; Direito, 1816;
. Gaspar A., fº de Antº Pais A.; Pinhel; Cânones, 1589/91;
. Gaspar Warnegue Ribeiro A.; Viana do Castº; 1894;
. Gustavo Adolfo A.; Baía; Direito, 1816;
. João Leite A., fº de Antº Antunes Leite; Viana do Castº; Cânones, 1642;
. José A.; Elvas; Cânones, 1732/37;
. José Brito A.; Lisboa; Instituta, 1647;
. José Leite A., fº de Antº Antunes; Viana do Castº; Bach. Cânones, 1651;
. José Maria Fonseca Saraiva A.; Cabeça de Mouro; Direito, 1879;
. José Warnegue Ribeiro A.; Viana do Castº; Direito, 1795/1800;
. Luís Nunes A., fº de Manuel Nunes; Bach. Cânones, 1598;
. Manuel Barros A.; Lisboa; Instituta, 1667;
. Manuel Francisco A., fº de outro; F.do Cânones, 1711;
. Manuel Pereira A.; Arcozelo; Instituta, 1656;
. Marcos Pinto A.; Penedono; Instituta, 1633;
. Pedro A., fº de Álvaro Frade; Abrantes; Cânones, 1617;
. Tomás Soares A.; Lisboa; Cânones, 1743/46.

Isto é o que se me oferece dizer sobre a recolha dos Aguilares. As datas balizadas são as das matrículas - a 1ª e a última lançadas no verbete respectivo. Quando têm grau, este vem expresso com o ano em que foi tirado(bacharel, bacharel formado ou doutor).
Espero que lhe seja útil. Há todavia verbetes com limitação de matrículas, por vezes só uma, ou duas...
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45511 | luis262 | 23 jul 2003 11:35 | Em resposta a: #45501

Caro Pedro :

Obrigado pela sua completa informação bem como pelo trabalho que lhe dei... Da longa lista de Aguilares constam dois que serão muito provavelmente, irmãos do Pe. Lourenço de Aguilar, visto que o nome do pai é o mesmo,e são comtemporâneos:
João Leite Aguilar e José Leite Aguilar ,ambos referidos como filhos de António Antunes Leite. São no entanto apontados para Viana do Castelo, enquanto o Pe. Lourenço de Aguilar,segundo a GEPB,nasceu em Serpa,e professou em Lisboa a 25.5.1649 ,como refiro na mensagem inicial deste tópico.Será que são filhos de Catarina de Aguilar? Não queria abusar da sua extrema simpatia e disponibilidade, mas se os verbetes contiverem essa informação ,e sobretudo informação sobre os avós maternos seria óptimo ,para ver se os entronco com os meus Aguilares ,de Serpa.

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45513 | luis262 | 23 jul 2003 11:47 | Em resposta a: #45511

Devo corrigir : professou na Companhia de Jesus,na data indicada mas não sei se em Lisboa.É sim referido que + em Lisboa, em 1676 ,tendo escrito diversas obras.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45515 | Jacinto Bettencourt | 23 jul 2003 12:39 | Em resposta a: #45501

Caro Pedro França,

Tenho resistido a não abusar da sua simpatia, bem demonstrada neste forum, no que respeita a pesquisas no Arquivo da Universidade de Coimbra.

Confesso, no entanto, que ao receber hoje um maço de documentação do Arquivo Distrital do Porto, não consegui deixar de o incomodar com um favor.

Precisava de ter os dados de todos os Luís Leite que frequentaram a Univ. de Coimbra (datas de entrada e filiação), bem como os elementos disponíveis sobre o Desembargador Francisco Manuel da Silva Veiga Magro e Moura (ou só Magro e Moura).

Caso não tenha disponibilidade, agradeço-lhe a atenção de qualquer forma.

Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45538 | Pedro França | 23 jul 2003 23:52 | Em resposta a: #45515

Caro Jacinto:

Não é tão complicado quanto parece. O desembargador é basto conhecido e até vem no F. Gaio. Quanto aos Luíses, com entrada por "Leite", também não serão muitos...
Vou ver... Senão amanhã, talvez 6ª Feira faça aqui uma descargazita, ok?
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45542 | Pedro França | 24 jul 2003 00:52 | Em resposta a: #45511

Caro Luís:

Eu trabalhei o João Leite de Aguilar há uns três anos num estudo, num trabalho pois, sobre os lentes das fac.des de Cânones e de Leis, desde 1580 a 1750 e ver quais aqueles que, da UC davam o "salto" para os tribunais de Corte e seguiam a magistratura. Este JL Aguilar está lá, e vem tb. em Manso de Lima, exactamente com a filiaão que se lhe empresta - vol. I, §1,
p. 200, em tít. de Aguilares. Apenas é dado mais o avô matº - João Gls. de Aguilar.
Mas, vou rever os respectivos verbetes e apurar qual é a terra de naturalidade.
Amanhã volto aqui. Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45593 | Pedro França | 24 jul 2003 23:34 | Em resposta a: #45542

Caro Luís:

O João Leite de Aguilar é n.al de Lisboa. O irmão José é que é n.al de Viana, de acordo c/ os verbetes.
Diga-me alguma coisa.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45597 | Pedro França | 25 jul 2003 00:12 | Em resposta a: #45538

Caro Jacinto:

Aí vai o "download" que eu pude constituir a partir dos verbetes sobre os Luíses Leite:

- Luís L.; monge S. Bernardo; Teologia = 1753/58;
- Luís L; Teologia = matríc. a 01.10.1715;
- Luís L; fº de Baltasar Leite; n.al de Guimarães; Cânones = 1628/34; bach. formado a 18.05.1635;
- Luís L; fº de Manuel Moura; n.al do Porto; Cânones = 1573/87; bach. formado a 01.03.1586;
(Havia provado ter cursado no colº da Cª de Jesus, em Braga, um curso de Artes);
- Luís L.; fº de João Leite; n.al de Lamego; cad:ra de Código = matríc. a 22.11.1540;
- Luís António da Mota L.; fº de ?; n.al de S. Lourenço de Calvos; Cânones = 1763/69;
- Luís Fig:do da Mota L.; fº de ?; n.al de Torres Novas; Leis = 1765/67.

E isto é o que existe dentro dos nomes que foram indicados. A filiação (?) leva a pedir os livros porque não consta nos verbetes.
Quanto ao des:or Fr:co M:el da Sª Veiga Magro e Moura não aparece c/ esta extensão. Encontrei no sector dos exames um Francisco M:el de Moura do Sardoal, fº de um Francisco de Mendonça e Brito mas creio que nada têm que ver um com o outro, mas... agora reparo: F. Gaio, no seu tomo de costados TXI-I, árv:e 41, dá-lhe por nome M:el Fr:co e não Fr:co M:el... Vamos ver no AUC de novo para saber quem tem razão, ok?
Um abraço e diga coisas.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Muito obrigado!

#45600 | Jacinto Bettencourt | 25 jul 2003 00:22 | Em resposta a: #45597

Caro Pedro França,

Muito obrigado! Espero que não lhe tenha dado demasiado trabalho com isto tudo, e fico-lhe a dever um grande favor.

Nem imagina o que me ajudou. Não sei se está por dentro da genealogia dos Leites, mas penso ter confirmado que o Luís Leite, que geralmente é dado como filho de Vasco Leite, o Velho (cfr. Luíz de Mello Vaz de São Payo, Famílias de Chaves, in Raízes e Memórias), é afinal filho do genro deste Vasco, Manuel de Moura, da cada de Borba de Godim. Eu já tinha topado este Luís nos registos paroquiais de Borba de Godim, mas não sabia se era o Licenciado. A existir outro Luís Leite, Licenciado, será então o filho de João Leite, de Lamego.

Quanto ao Francisco Manuel, tem toda a razão. O nome é Manuel Francisco. Mas com aquele "arrozado" de apelidos, já nem sei como o tratar:-) Tem uma história engraçada; chegou a Conselheiro de SMF, Fidalgo-Cavaleiro, Desembargador da Suplicação, etc., e era neto de um chapeleiro que montou loja em Coimbra. Pelo lado da mãe, era neto de um médico, de apelido Neves.

Enfim, desculpe o entusiasmo, mas há muito tempo que tinha a "investigação" parada.

Não se esqueça de cobrar o favor, no que precisar:-)

Um abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Muito obrigado!

#45602 | Pedro França | 25 jul 2003 00:30 | Em resposta a: #45600

Caro Jacinto:

O Jacinto até rejubilou! Não tem que agradecer: o que importa é fazer cultura, é fazer História, enfim, com base nos factos reais e não em invenções ou suposições. Ainda bem que o ajudei e não o desorientei.
Resta-me ver o Veiga Magro, ok? Amanhã confirmo-lho...ou não, logo se vê.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45604 | luis262 | 25 jul 2003 00:45 | Em resposta a: #45593

Caro Pedro:
Deduzo que o Dr.António Antunes Leite, seria o pai de pelo menos estes três irmãos: Pe. Lourenço de Aguilar, como reza a ,GEPB, nascido em Serpa, João Leite de Aguilar n. de Lisboa e Jose L. de A. n. de Viana, filhos de Catarina de Aguilar, por sua vez filha de J. Gls. de Aguilar. Talvez o facto de ter dado o tal salto para a magistratura, seja a razão dessas diferenças dos locais de nascimento dos filhos. Obrigado mais uma vez. Penso poder ir a Beja ,ao Arquivo, e é possível que estes elementos venham a ser úteis

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45607 | luis262 | 25 jul 2003 01:00 | Em resposta a: #45604

Caro Pedro:

Dado o "adiantado da hora" estava a confundir.
É evidente que quem terá exercido a magistratura foi um dos filhos~...portanto isso não explica nada. Quanto ao pai, António Antunes Leite, só se sabe ,via Enciclopédia , que era Dr.,agora em quê...
Mais uma vez obrigado!
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45659 | Pedro França | 25 jul 2003 22:58 | Em resposta a: #45607

Caro Luís:

Entendi, entendi. O Luís quer que eu procure o verbete do António Antunes Leite, não é? Ok. Na 2ª Feira vou ver se não me esqueço de tratar disso.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45669 | luis262 | 26 jul 2003 02:33 | Em resposta a: #45659

Caro Pedro:

Eu não qeria abusar da sua disponibilidade,por isso não lho pedi mas ,se lhe for possível agradeço-lhe imenso, pois pode ajudar a esclarecer se existe ligação destes Aguilares com os de Serpa, ou se o facto do Pe.Lourenço A. lá ter nascido , apenas tem a ver com a carreira do pai.
Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Muito obrigado!

#45765 | Pedro França | 29 jul 2003 18:34 | Em resposta a: #45602

Caro Jacinto:

Isto, antes de ir de férias: mesmo em Manuel Francisco, não consegui detectar o Veiga Magro. Vamos a ver se ele se encontra de facto.
Um abraço e boas férias, entretanto.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45766 | Pedro França | 29 jul 2003 18:45 | Em resposta a: #45669

Caro Luís:

Está mais complicado porque não há matrículas em António Antunes [Leite], mas só em António Antunes. Os mais significativos para a época em questão são:
. António Antunes, n.al de Cabeço de Vide, fº de António João, bach. formado em Cânones a 04.07.1623.
. outro, n.al de Lisboa, frequentou a Fac. de Cânones, de 1619-1623. (O nome do pai não estava no verbete; teria de ir ver nos livros).
Diga alguma coisa; será que não dá para cotejar com outas informações?
Um abraço e boas férias.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#45792 | luis262 | 30 jul 2003 01:24 | Em resposta a: #45766

Caro Pedro:
Obrigado, por mais essa sua diligência.
Como estou sobretudo interessado nos Aguilares, vou tentar descobrir a certidão de óbito do Pe. Lourenço de Aguilar, o que talvez não seja difícil uma vez que é conhecido o ano da morte e ,assim esclarecer se Catarina e António Gonçalves de A. tem alguma coisa a ver com os A. de Serpa. Tenho de ir por uns dias a Beja e consultar o Arquivo, para procurar esse e outros assentos.
Um abraço e boas férias para si também.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Muito obrigado!

#45851 | Jacinto Bettencourt | 31 jul 2003 12:21 | Em resposta a: #45765

Caro Pedro França,

Peço desculpa por não te respondido à sua última mensagem, mas só consegui vir ao Genea hoje.
Agradeço-lhe imenso a sua ajuda, e espero não lhe estar a dar trabalho a mais.
Um abraço e boas férias.

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar

#116436 | luis262 | 12 abr 2006 13:37 | Em resposta a: #45346

Renovação de pedido e uma questão,

Será que existe algum Arquivo onde se possam consultar, especificamente ,dados sobre os padres da Companhia de Jesus, partindo do conhecimento da data em que professaram?

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pe. Lourenço de Aguilar, S J

#116511 | luis262 | 13 abr 2006 15:51 | Em resposta a: #116436

Renovaçãde pedido.
LP

Resposta

Link directo:

Pe. Lourenço de Aguilar

#349517 | luis262 | 23 ago 2014 14:06 | Em resposta a: #45346

Caro Pedro França :
´
Embora isto já tenha uns "anitos", não lhe cheguei a referir que Relativamente ao Padre Lourenço de Aguilar, da Companhia de Jesus, consegui graças à colaboração de José Maria Ferreira, a cópia do seu assento de nascimento, em Santa Maria de Serpa, que passo a transcrever,

" Aos vinte dias de agosto da era de mil e sissentos e doze anos o padre ferei joão bentes benefisiado desta igreja de santa maria bautizou lourenso filho de antº. antunes leite e de caterina dagilar forão padrinhos joão figueira e mª. braga de q. fiz este termo e por ser verdade ................
fr. joam Bentes."

Quanto aos meus Aguilares fui descobrindo mais alguma coisa em Serpa e em Avis, onde parei, mas por ora ainda não consegui encontrar a ligação ao dito Pe. Lourenço.

Um abraço,
Luís Piçarra





Resposta

Link directo:

Pe. Lourenço de Aguilar - Aguilares - Vilar de Torpim e Fig. Castelo Rodrigo

#377800 | anabcosta | 15 fev 2017 15:10 | Em resposta a: #45501

Procuro historial sobre Afonso de Aguilar, o cavaleiro jacente numa das naves da Igreja de Vilar de Torpim (Nossa Senhora dos Prazeres) - Fig. Castelo Rodrigo.
Grata.

Resposta

Link directo:

Aguilar - Cavaleiro - Igreja Vilar de Torpim

#377801 | anabcosta | 15 fev 2017 15:13 | Em resposta a: #45659

Procuro historial sobre Afonso de Aguilar, o cavaleiro jacente numa das naves da Igreja de Vilar de Torpim (Nossa Senhora dos Prazeres) - Fig. Castelo Rodrigo.
Grata
Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen