Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45445 | A.Godinho | 21 jul 2003 19:51

Caros confrades

Intriga-me a origem do apelido Prates, que uso. Na minha ascendência por esta linha cheguei a Manuel Pratas e sua mulher Margarida Vicente, que viveram no Chouto- Concelho da Chamusca (e de quem descendo várias vezes)no primeiro quartel de seicentos.
Poucas gerações após passam a usar Prates em vez de Pratas, sobretudo os que passaram a freguesias vizinhas.Outras mantiveram o Pratas. Coloco várias hipóteses que ponho à vossa consideração.
Não é crível que tal alteração resulte da adulteração popular do apelido Pratas, pois parece - nos mais curial que o apelido fôsse Prates na origem, posteriormente adulterado para Pratas e, mais tarde, retomada a forma original. Com efeito se Prates não tem, pensamos, significado especial na língua portuguesa, será mais razoável admitir a adulteração popular de Prates para Pratas, vocábulo com significado conhecido. Tivemos conhecimento que o apelido na forma Prates existiu na Escócia pelo menos na primeira metade do século XVII, lendo-se porventura de forma diferente (Preitice?). Serão os Prates portugueses oriundos da Escócia ou os Prates escoceses oriundos de Portugal? Ou ambos terão origens diferentes? Por outro lado há os Prats da Catalunha ( bastante antigos e que usaram armas próprias) e houve também Prates em Itália. Terão os Prates/Pratas de Portugal alguma coisa a ver com os que refiro? Nada até ao momento permite extrair conclusões definitivas nesta matéria.
Qualquer opinião é bem vinda.
Cumprimentos,
António Manuel Prates Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45560 | quintadoloureiro | 24 jul 2003 12:55 | Em resposta a: #45445

Conheço várias pessoas, da freguesia do Chouto, com o nome Prates e Pratas. Não tenho qualquer sugestão para aorigem do nome.
No entanto gostava de dizer que trabalhou comigo uma pessoa de apelido Prates, de alcunha Raposo, que registou os filhos com o apelido Pratas.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45561 | A.Godinho | 24 jul 2003 13:38 | Em resposta a: #45560

Caro José de Castro Canelas

Grato pela sua resposta.
Nos seculos passados a tendência foi de alterar Pratas para Prates. Os que se mantiveram na região do Chouto continuaram a usar Pratas,na sua maioria. Os que passaram a outras freguesias passaram , grande parte a usar Prates. Considero que esta mudança não será obra do acaso, ou de arbitrariedade dos párocos e escivães, tanto mais que os próprios indivíduos assinavam Prates. Já no séc.XVI , finais, havia o apelido Prates em Avis. Curiosamente o meu setimo avô António Álvares Prates ( por vezes meninado Pratas), transmitiu este apelido à filha, Maria Prates, mas o meu quinto avô Francisco Prates Raposo, apesar de bastas vezes mencionado Francisco Prates, assinou-se sempre Francisco Pratas. Já na descendência deste passaram todos ( logo na geração dos filhos) a usar Prates. Admitiria eventualmente por adulteração popular ou lapso dos párocos ou escrivães, a adulteração para Pratos, mas Prates ...?
Pode ser que um dia, desvendando a ascendência do mais antigo Manuel Pratas, se chegue a alguma conclusão.
Estes Pratas tinham sepultura prória, de pedra, na Igreja de N.Senhora da Conceição do Chouto, debaixo do altar de N.Senhora do Rosário e tinham escravos e criados para os servir.
Aproveito a oportunidade para lhe perguntar se sabe alguma coisa, mormnte quanto à asendência, de um Vicente Carvalho Cota c.c. Maria Coelho, que foram lavradoes no Casal do Mercador, sendo ela filha de Manuel Vicente , que instituíu um vínculo no Casal dos Arcos ( foreiro à Casa da Rainha), isto por meados do sec.XVII. Tenho ideia que o Casal foi posteriormente alienado a um dos Neto de Azevedo , do Casal das Aranhas.
Havia uma Águeda Cota,contemporânea daqueles, c.c. Gaspar de Freitas, de Santarém, que foi senhora da Quintã da Atela ( hoje Vale da Lama da Atela?), que não e longe do Chouto, e que seria filha ( escrevo de memória) de Luis Cota de Carvalho. Sendo certo que aquele Gaspar de Freitas foi padrinho de baptismo de um dos filhos do casal Vicente Carvalho Cota e Maria Coelho (se não estou em erro,pois a memória às vezes é é traiçoeira). Tenho assim a suspeita que estes Cotas estariam ligados por laços de sangue relativamente próximos.

Com os melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45565 | Conde | 24 jul 2003 14:00 | Em resposta a: #45445

Caro Confrade:
No Genea (3463) existe um senhor com o apelido Pratt.Terá alguma ligação?Aqui fica a dica.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45569 | A.Godinho | 24 jul 2003 14:28 | Em resposta a: #45565

Caro Confrade

Grato pela dica.
Encontro vários Pratt, Prats, Van Praet (a quem por vezes se atribui a origem dos Prates, no que ponho sérias reservas, com todo o respeito por opinião contrária, uma vez que não tenho conhecimento de descedentes desta família que tenham passado a usar Prates,o que até pode ter acontecido...)
Tenho notado nas suas intervenções no forum o seu interesse por famílias xn . Também me tocam costados xn ,em Santarém , através dos Cides, que eram gente nobre e com armas, oriundos de Albuquerque, e que se ligaram , entre outros, aos Velho Cabral de quem também descendo. Presumo por issso que o costado xn destes Cides ( de Bívar) viria pelo lado do Mestre Manuel Fernandes da Fonseca. Embora reconheça que não haveria incompatibilidade entre o facto de se ser nobre ( ter carta de armas , e "brasão na sua porta" como tinha Luís Cide) e ter sangue xn.
Alguns foram presos e penitenciados pela Inquisição.

Se lhe interessar trocar impressões sobre esta gente diga.

Cumprimentos,
Antóni Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45570 | Conde | 24 jul 2003 14:50 | Em resposta a: #45569

Caro confrade:
Também sou desses Bivares.Vêm na obra de Luis de Bivar Guerra,"Os Bivares em Portugal".Mundo pequeno o nosso.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45605 | A.Godinho | 25 jul 2003 00:46 | Em resposta a: #45570

Caro confrade e parente Conde

Espero em breve enviar-lhe a minha linha, ou melhor as minhas linhas,de Bívares pois descendo deles inúmeras vezes, por via dos meus quatro bisavós paternos ( sendo que alguns desses bisavós descendem desses Bívares várias vezes)numa consanguinidade enorme.
A minha linha chega a Montargil através de Francisco Godinho de Macedo,cavº-fidalgo C.R., que vai ali casar na segunda metade do sec.xvii ( 1683 ?- digo de memória), com uma Maria Gomes. Era filho de Gaspar Godinho de Macedo, que tinha o mesmo foro, e de sua mulher D.Mónica Maria Cabral ( filha de Luís Correia da Silveira e de Mécia Cabral da Silveira). É através desta D.Mónica, que entronco nesses Bívares ( que entendo que são verdadeiramente Bívares , até prova em contrário, ao invés do que outros afirmam, pois há documentos que na minha opinião apontam nesse sentido, mas isso é matéria que a seu tempo se debaterá). Uso armas desses Bívares e dos Velhos ( de Alvaro Velho que teve carta de armas em 1530).
Não deixa de ser curioso mas já descobri aqui no forum , que me lembre,cinco novos parentes.

Um abraço do parente
António Godinho de Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45615 | Conde | 25 jul 2003 09:19 | Em resposta a: #45605

Caro confrade e parente:
É uma das grandes vantagens do forum.Andamos há séculos a fazer genealogias paralelas,o que é uma perda de tempo.A cibernética é muito útil.Mas quem me tira os livrinhos tira-me tudo.Daí que deva terminar em impresso.Acho eu, que venho de outro tempo...
Fico curioso pelas suas linhas.Da minha só sei o que diz o Bivar Guerra.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45635 | quintadoloureiro | 25 jul 2003 15:03 | Em resposta a: #45561

Caro António Godinho de Carvalho

Obrigado pelas suas informações.
Não lhe sei adiantar nada sobre as informações que me pede.
Será que os Prates, do Chouto, que mencionei terão parentesco consigo? Não deixa de ser curioso serem chamados de alcunha há pelo menos 2 ou 3 gerações "Raposo" quando o seu quinto avô se chama F. Prates Raposo.
A Herdade do Vale da Lama da Atela, que conheço, é (ou era) até recentemente propriedade da família Mello (Sabugosa/São Lourenço); Foi arrendada ( e não sei se posteriormente vendida a um grupo sueco (Tetrapack) que aí instalou uma vacaria leiteira que julgo ser a maior do país.

Cumprimentos,

JCC

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45644 | A.Godinho | 25 jul 2003 17:44 | Em resposta a: #45635

Caro José de Castro Canelas

Grato pela resposta atenta.
Os Prates/Pratas do Chouto, serão seguramente quase todos meus parentes pois presumo que descendam todos do casal Manuel Pratas e Margarida Vicente, do Casal das Pombas, que viveram no primeiro quartel de seiscentos. O facto de os Prates que refere terem por alcunha Raposo,e não obstante provávelmente descenderem do casal acima referido,não creio ( embora não seja improvável) que descendam do meu quinto avô Francisco Prates Raposo, cuja descendência se conservou quase toda na região de Montargil, sendo também certo que o apelido Raposo se perdeu logo na geração dos filhos. Esta família ( ou seja a descend. de F.P.Raposo) prezou sempre muito o apelido Prates,ao ponto de deixar o apelido da varonia (Raposo).Este Francisco Prates( ou Pratas)Raposo, que sempre assinou Francisco Pratas, nasc. em Ponte de Sôr em 4.10.1720 e falecido em Montargil em 10.2.1786,foi, como diz em seu testamento, das pessoas mais distintas de Montargil ( devendo o seu funeral ser feito nessa conformidade) onde foi vereador e juiz ordinário, e senhor de uma das maiores casas do termo de Montargil.Aliás esta matéria vem no meu livro.

Com os meus melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45662 | A.Godinho | 25 jul 2003 23:42 | Em resposta a: #45615

Caro parente e confrade

Vou alinhavar as minhas linhas de Bívares, passe a redundância, a fim de que possa aqui colocar alguma coisa que se perceba mínimamente. É que as consanguinidades são tantas...
Sobre estes nossos Bívares o meu amigo e nosso parente José Alberto Faria Xerez publicou um trabalho, nas Armas e Troféus ( de 1980 ou de 1984 não tenho a certeza, pois tenho a revista e a separata, aqui á mão)denominado "Os Cides de Santarém". Mas com um erro precisamente na minha linha,dando o Francisco Godinho de Macedo casado com outra senhora. Tratou-se de um caso de homonímia, que deu origem a tal lapso, e que o seu autor, com a verticalidade que o caracteriza,perante mim e outros parentes desde logo assumiu.
Vou então tratar de "arrumar" as gerações.
Caso prefira posso enviar-lhe via mail tais linhas, mas para tanto teríamos que pedi-los via Genea.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45663 | A.Godinho | 25 jul 2003 23:44 | Em resposta a: #45662

Errata: como é fácil de verificar,deve ler-se "pois não tenho a revista e a separata aqui à mão".
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45685 | Pedro França | 26 jul 2003 23:58 | Em resposta a: #45445

Caro António:

Cá estou eu novamente e nesta intervenção a juntar-me ao título do seu tópico. Em Ansião, onde lecciono, existe uma família de nome Prates Miguel. O patriarca da mesma é um advogado que ainda há pouco tempo veio à televisão por causa daquela associação ou liga dos amigos da sesta, de que ele é fundador ou cofundador. Dois dos filhos dele foram meus alunos. Mas, quanto à origem daquele apelido continuo na mesma; é mais um a engrossar o número dos Prates. Ah! E quem diz este, em Ansião, é capaz de haver mais: penso que ele não caiu ali de paraquedas.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#45707 | A.Godinho | 28 jul 2003 00:57 | Em resposta a: #45685

Caro Pedro

Conheço pessoalmente o meu colega e conterrâneo Prates Miguel ( somos naturais de Montargil), advogado em Ansião, para onde foi viver há muitos anos, e escritor ( com livros publicados e colaboração em alguns jornais).Provávelmente ainda seremos parentes.
Fomos ainda , em tempos, membros da Assembleia Municipal de Ponte de Sôr, se bem que eleitos por cores diferentes. Não sei se ele continua, mas eu com esta fugaz passagem pela política concelhia ( renunciei passado pouco tempo ao mandato) terminei a minha "carreira política", pelo menos por uns tempos, pode ser que um dia volte a tais lides mas a apetência não é muita e a desilusão é grande. Não tenho filiação político-partidária. Sou apenas um convicto monárquico.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#46305 | lili31 | 22 ago 2003 18:32 | Em resposta a: #45445

Caro A. Godinho,
A minha sogra também é Prates e nasceu no Chouto.Agora vive na Azinhaga,onde nasceram os filhos que usam o apelido Pratas.
Cumprimentos,
Liliana

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#46320 | A.Godinho | 23 ago 2003 17:40 | Em resposta a: #46305

Cara Liliana

Grato pela sua intervenção. Estou crente que a sua Exma. sogra descende, também, daqueles Pratas mais antigos que refiro. Porém só uma investigação apurada poderá confirmá-lo.
Quanto à origem do apelido mantenho as dúvidas e hipóteses que coloquei, esperançado,um dia, obter uma resposta definitiva,tanto quanto o possa ser, sobre tal matéria.
Cumprimentos
Antonio Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Prates"

#121956 | casadaviladecabecao | 30 jun 2006 13:51 | Em resposta a: #46320

Houve um antepassado meu de nome joáo Prates Rovisco que teve uma filha de nome Custodia Prates que casou com Manuel Lopes Dordio , gostava de confirmar se este João Prates Rovisco era filho ou parente de Luis Prates Pires de Carvalho e Neto de Bernardino Prates. Sã0 todos da zona de Avis,Cano,aldeia Velha

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Pr

#121967 | A.Godinho | 30 jun 2006 18:03 | Em resposta a: #121956

Caro António Manuel

Sou descendente do Luis Pires Prates de Carvalho que refere.
No meu livro "Genealogias Alentejanas" tenho em Titulo de Raposos :
...
João Prates . (filho de Bernardino Prates e de Custódia de Mendonça Baptizado em Aldeia Velha a 17.5.1795 e aí nascido a 7.5.1795, sendo padrinhos seu avô materno Luís Pires e Joana de Mendonça, das Galveias. Casou e teve (pelo menos):
José Prates Rovisco. Casou com Maria Cardosa e depois com Custódia Maria Vidigal, viúva de Paulo Soeiro, a 30.6.1851 em Pavia, sendo testemunhas António Nunes e Luís Pires Prates.

Este João era pois irmão inteiro de Luis Pires Prates de Carvalho.

Será este o seu?

Aliás o João Prates Rovisco que refere não pode ser o filho do Luis Pires Prates de Carvalho dos numerosos filhos deste só um usou o nome João ( por sinal também Prates Rovisco) que casou com Pulqueria Rosa Jordão e de quem teve um filho único, Vicente Pires Rovisco Prates que casou mas não teve geração.
Eu tenho mais uns apontamentos que colhi já depois de ter publicado o livro onde me aparece o João Prates (não recordo se filho ou neto do referido casal Bernardino Prates e Custódia de Mendonça, mas creio que filho) a casar em Cabeção creio que duas vezes. Terei de encontrar o apontamento que de momento não sei onde está.

Se descender desta gente tenho a repectiva ascendência estudada pois como referi o Luis Pires Prates de Carvalho é meu trisavô.
Dê noticias.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Pr

#122175 | casadaviladecabecao | 04 jul 2006 17:18 | Em resposta a: #121967

caro A.Godinho.
Agradeço , bastante a sua resposta a minha pergunta , mas ela estava mal formulada, era a seguinte : saber se, JOÃO PRATES ROVISCO, meu antepassado que nasceu a volta de 1890, e casou com Joana Marques em Cabeção , teve uma filha de nome Custodia Prates que casou com Manuel Lopes A. Dordio, do Maranhão e deu origem aos Lopes Prates, de Cabeção que se dividiu em Prates Canelas e Prates Dordio , se era irmão de Luis Pires Prates de Carvalho e filho de Bernardino Prates( agora sim a pergunta esta bem feita).

Agradecia tambem se sabe alguma coisa sobre , JOAQUIM PRATES ,natural de Montargil que deve ter nascido por volta de 1820 em Montargil e que casou com Antonia de Jesus, de Montargil,e que teve uma filha de nome Maria Antonia , de Montargil que foi lavradora na Herdade da Granja , e que casou em 23.10.1871 com Jose Pires Nunes, de Pavia, que sao meus antepassados em Montargil, e que por casamento posteriores integram a Familia Pires Mendes Ferreira ,de Montargil

Se sober esclarecer, agradecia bastante.
Com os melhores cumprimentos

Antonio Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Pr

#122178 | A.Godinho | 04 jul 2006 17:46 | Em resposta a: #122175

Caro António Manuel

Não haverá lapso na data do nasc. do João Prates Rovisco? Não será 1790 ? Esse João Prates Rovisco é seguramente dos mesmos do Luis PIres Prates de Carvalho. Confirme isso e tente fornecer mais alguns elementos a ver se o posso ajudar. é que se for como penso tenho a ascendencia respectiva como disse na anterior mensagem.
Aliás eu sei que o há parentesco entre o seu e o meu ramo de Prates.
Quanto ao Joaquim Prates figura no meu livro. Ele a mulher ( tenho a ascendencia de ambos por serem tambem meus antepassados por parte da minha mãe) ea filha Maria Antónia e marido.
Aqui vai um extracto:

5. Francisco Prates. Filho de Francisco Prates Raposo (nº4 do § 1º). Baptizado em Montargil a 17.10.1751. Foi juiz ordinário na dita vila e senhor e lavrador da Herdade dos Leitões e da Sesmaria dos Coelheiros . Casou primeira vez com Anania de Jesus, n.º5 do § 5º do título de Nunes da Herdade dos Atalhadouros, filha de Manuel Nunes e de Teresa Inácia de Jesus Condessa, senhores e lavradores da Herdade da Foz do Arrão, neta paterna de Manuel Nunes e de Margarida Soeira (avós paternos de Margarida Nunes Soeiro, casada com José Prates, nº5 do § 1º). Casou segunda vez com Martiniana (ou Maximiana) Rosa da Estrela de quem não teve filhos. Morreu em Montargil a 20.10.1805 de um “catarral”, sendo sepultado na Matriz.
Filhos do primeiro casamento:
6. João Prates. Baptizado em Montargil a 11.8.1776. Foi lavrador da Herdade dos Morenos, termo de Avis. Casou primeiro com Joana Antónia, em Montargil a 3.4.1798, natural de Galveias, filha de António Dias Navalha e de Mariana Antónia Leão . Casou segunda vez com Maria de Mendonça, n.º 6 do § 2º do subtítulo I do título de Vaz Negrões, natural de Aldeia Velha, Avis, filha de José Varela e de Joaquina de Mendonça. Filhos do primeiro casamento:
7. João Prates. Baptizado em Aldeia Velha a 6.6.1815 e aí nascido a 23.5.1815. Casou na dita freguesia a 15.9.1869 com Teodora Maria, já viúva de José Alexandre.
7. José Prates. Casou em Aldeia Velha a 9.2.1851 com Maria Gertrudes, filha de Manuel da Costa e de Maria do Carmo.
7. Luzia. Baptizada em Aldeia Velha a 24.8.1831 e aí nascida a 10.8.1831.
6. José Prates, que segue.
6. Clemência Prates de Matos. Baptizada em Montargil a 30.7.1786 sendo padrinhos o Dr. Pedro António de Oliveira e D. Clemência Maria da Silveira representada por Frei Raimundo de Santa Rita. Casou em Montargil a 3.9.1806 com João da Silva Matono, de Ponte de Sôr, de antiga e principal família local, filho de João da Silva Godinho e de Joaquina Teresa Nunes.

6. José Prates. Baptizado em Montargil a 9.11.1778 e aí falecido a 16.3.1811. Foi senhor e lavrador da Herdade do Pintadinho, termo de Montargil. Casou em Montargil a 11.8.1802,com Josefa Joaquina, nº7 do § 4º do título de Aleixos Condes, senhora da referida Herdade do Pintadinho e da Herdade da Tojeira, filha de Joaquim José Pereira e de Maria Luiza de S. José, senhores e lavradores da Herdade de Montalvo, termo de Montargil, neta paterna de Luís Pereira e de Josefa Maria, senhores e lavradores da referida Herdade de Montalvo e outras, neta materna de José Marques de Carvalho e de Luiza da Costa, senhores e lavradores do Casal do Gorjão, na freguesia do Chouto. Tiveram:
7. Constância. Baptizada em Montargil a 30.12.1807 e aí nascida a 17.12.1807.
7. Joaquim Prates, que segue.
7. José. Baptizado em Montargil a 4.12.1811 e aí nascido a 24.11.1811.
7. Maria Prates. Casou em Montargil a 11.8.1824 com Miguel Dias, filho de José Dias e de Maria Luciana.

7. Joaquim Prates. Baptizado em Montargil a 19.6.1809 e aí nascido a 28.5.1809. Foi senhor e lavrador das Herdades do Pintadinho e Vale de Vilão, ambas no termo de Montargil. Casou com Antónia de Jesus, nº9 do § 4 do título de Lucas, falecida em Montargil a 17.4.1855, filha de António dos Santos Mocinho e de Felisberta Maria, lavradores. Tiveram:
8. Ildefonso Prates, que segue.
8. Maria Antónia. Nasceu cerca de1837 e casou com José Pires Nunes.
8. Joaquim Prates. Nasceu cerca de 1839 e casou com Joana Maria.
8. Luiza de Jesus. Nasceu cerca de 1842, casou e estava já viúva em 1875.
8. Manuel Prates. Nasceu cerca de 1845. Casou primeira vez em Montargil a 3.10.1867 com Catarina Maria, filha de Domingos Vaz e Ana Matias e segunda vez em Aldeia Velha a 31.1.1875 com Margarida de Jesus, natural da freguesia onde casou, filha de Manuel Martins e de Luiza Maria. Teve do segundo casamento:
9. Ana Prates. Casou com seu primo Bartolomeu Prates, nº9 deste §, filho de Ildefonso Prates e de Maria Nunes.
8. Luciana Prates. Nasceu cerca de 1851 e casou em Montargil em 1875 com António Dias, proprietário, filho de Manuel Dias Joana (ou Nunes) e de Margarida Eugénia ( de Jesus) . Viveram nos Coutos, termo de Montargil. Deles:
9. Antónia. Baptizada em Montargil a 11.1.1883
8. José. Nasceu em 1855 e morreu criança.
8. Mateus. Gémeo com o anterior que também morreu criança.

Peço desculpa de ir desformatado mas o copy paste provoca isto.

Com os melhores cumprimentos.
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Opiniões sobre a origem de um apelido "Pr

#122224 | casadaviladecabecao | 05 jul 2006 14:57 | Em resposta a: #122178

Caro A.Godinho

Agradeço , mais uma vez a sua disponibilidade para esclarecer as minhas duvidas, realmente a data de nascimento de João Prates Rovisco esta errada é sim 1790 .

Quando a outra questão, relativamente a Joaquim Prates , é o mesmo que indica na sua mensagem anterior , é meu 4º avo ( a filha Maria Antonia , casou com Jose Pires Nunes, de Pavia, e , tiverem uma filha de nome Albertina Pires da Conceição que casou com Jose Maria Ferreira (filho) , de Montargil da Herdade da Sanguinheira, e que teve 6 filhos entre eles minha avo, Joaquina Mendes Pires Ferreira,de Montargil que casou com meu avo Manuel Prates canelas , de Cabeção , que descende directamente do acima referido João Prates Rovisco.

Penso que realmente as perguntas estão esclarecidas, a de Joaquim Prates totalmente e a sobre João Prates Rovisco , parece-me que e o que indica tambem e que e filho de Bernardino Prates e de Custodia Mendonça.

Agradecia então se for possivel, a informação sobre os antepassados dos acima referidos, uma vez que me parece que são essas as suas ascendencias,e que me informe, onde posso adquirir o seu livro.

Muito obrigado pela sua ajuda, uma vez que apesar de ja a alguns anos, e quando tenho tempo para isso,ir estudando a minha genealogia , esse estudo foi praticamente baseado em documentos que disponho desde 1650 ( alguns aina nem sequer consegui decifrar), mas quase todos referente ao ramo" Ferreiras, de Montargil", pouca coisa tinha referente aos Prates.

Sempre ao seu dispor, para qualquer pouca ajuda que possa dar.

Com os melhores cumprimentos
Antonio Manuel

P.S.- Se tiver mais alguma questão , tomo a liberdade de lha colocar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 01:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen