Raposo de Coruche

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Raposo de Coruche

#45523 | JBdeS | 23 jul 2003 16:35

Gostaria de completar um trabalho sobre a descendência de Madalena da Silva Raposo, filha de João da Silva Nunes e de
Guilhermina Rosa da Silva

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45554 | JVT | 24 jul 2003 10:42 | Em resposta a: #45523

Pergunto-lhe se Guilhermina Rosa da Silva não esteve casada com João Luís da Veiga, sendo proprietários da herdade do Monte da Barca?

Cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45556 | JBdeS | 24 jul 2003 11:35 | Em resposta a: #45554

Caro Jorge Veiga Testos,

É verdade que Guilhermina Rosa da Silva casou a primeira vez com José da Silva Nunes que foi dono da herdade do Monte da Barca, que passou para a filha mais velha Maria Gulhermina da Silva Nunes cc José Honorato de Mendonça. A segunda filha, Madalena da Silva Nunes casou com Joaquim Raposo. Guilhermina Rosa da Silva,
depois de viúva, casou com José Luis da Veiga,
filho de Simão da Veiga, provavelmente seu parente. Tanto os Mendonça como os Raposos são famílias numerosas, assim como os Veiga. Há posterioremente mais duas ligações de Veigas com Raposos.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45557 | JVT | 24 jul 2003 11:57 | Em resposta a: #45556

Caro José Berquó de Seabra

Ainda não consegui encontrar a minha ligação com as famílias Mendonças e Raposos, que parece existir segundo tradição familiar.
Sabe dizer-me quem era D. Guilhermina, "Musgada" de alcunha? Seria a mãe ou a filha? O meu trisavô foi criado com essa tia Guilhermina Musgada, proprietária do Monte da Barca.
Se me pudesse dar alguma informação sobre os antepassados de Guilhermina Rosa da Silva, ficava-lhe agradecido.

Melhores cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45563 | JBdeS | 24 jul 2003 13:52 | Em resposta a: #45557

Caro Jorge Veiga Testos,

Guilhermina Rosa da Silva, como lhe disse, casou a segunda vez com João Luis da Veiga. Se consultar os Mendonças na base de dados ficará mais ao menos ao corrente da situação actual da família. Quanto aos antepassados da referida Guilhermina Rosa, segundo se sabe em família, esta era filha do prior de Coruche e de uma outra Guilhermina Silva, dona de praticamente todas as herdades que compunham o Monte da Barca: a Azeda, a Formosa, o Pengalim, etc. A casa foi no entanto comprada pelo primeiro marido, meu tetravô, por volta de 1830, casa que como deve saber era um antigo convento.
Não sei a sua idade, mas penso que o seu trisavô deve ter sido criado com a Maria Guilhermina, mais tarde Mendonça, que nasceu no Monte da Barca em 1855. A mãe, Guilhermina Rosa, nasceu em 1816, Só fazendo as contas à idade do seu trisavô.
A relação familiar entre os Veigas e nós é apenas pelo segundo casamento que referi e pelo casamento de Francisca Antónia da Veiga que casou com Joaquim Nunes Vieira Raposo que deu origem aos Veiga Raposo, do Lavre.
Já agora qual a sua ligação ao Simão e João Luis da Veiga?

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45567 | JVT | 24 jul 2003 14:21 | Em resposta a: #45563

Caro José Berquó de Seabra:

Agradeço antes de mais as suas preciosas informações.
O parentesco de que lhe falava não é dos Veigas, mas sim de meu trisavô Amaro Barbosa, que, segundo a tradição familiar, seria filho de um padre e sobrinho de D. Guilhermina Musgada, do Monte da Barca.
Haveria ainda uma ligação com Mário Augusto de Mendonça, Augusto César Raposo, Luís Raposo (estes figuram como parentes próximos num documento relativo a um irmão de Amaro), António Luís Lopes, Dr. Camilo e Dr. Virgílio Paes do Amaral.
Consegue relacionar estes nomes?
O meu parentesco com os Veigas vem de um outro ramo, já que o pai de Simão e João Luís da Veiga era irmão de minha 6ª avó.

Os melhores cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45568 | JVT | 24 jul 2003 14:25 | Em resposta a: #45567

Esqueci-me de lhe dizer que o meu trisavô Amaro Barbosa nasceu em 1869.

Cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45572 | JBdeS | 24 jul 2003 15:44 | Em resposta a: #45567

Caro Jorge Veiga Testos,

Amaro Barbosa era casado com Marta Soares, sobrinha de Guilhermina Rosa, pais de Gervásio e João. Este teve do seu casamento com uma Senhora cujo nome desconheço os seguintes filhos: Aleluia, António e João. Marta Soares era irmã de Manuel Soares também casado e com os seguintes filhos: Guilhermina, Maria da Guia, Rosa e Adolfo.
Mário Augusto de Mendonça era irmão do meu bisavô Raúl Miguel de Mendonça, dois dos cinco filhos de José Honorato de Mendonça e Maria Guilhermina da Silva Nunes. Mário de Mendonça que casou com uma senhora de Coruche (dos Patrícios) é que tomava conta das herdades.
Augusto César Raposo era filho de Joaquim Raposo e Madalena da Silva Nunes, primo direito
dos Mendonças.
António Luis Lopes, cavaleiro tauromáquico, era casado com Clarisse Vieira Raposo, neta dos acima referidos Joaquim e Madalena.
Luis Raposo era irmão de Augusto César,
de Joaquim, de Carlos, de Maria do Castelo casada com Luis Teixeira Nápoles Manoel e Maria Clara.
Penso que Marta e Manuel eram filhos de um irmão de Guilhermina Rosa, portanto netos do prior de Coruche, de uma família antiga de Lisboa mas cujo nome desconheço, e da referida herdeira de que lhe falei.
Mas vou falar com uns primos que talvez possam
acrescentar mais alguma coisa.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45576 | JVT | 24 jul 2003 16:37 | Em resposta a: #45572

Caro José Berquó de Seabra:

Amaro Barbosa (n.1869) era filho de João António Barbosa e Escolástica Maria e irmão de Maria de Aleluia e António Barbosa. Seu pai, João António Barbosa (n.1833) era filho de António Barbosa de Castro e Maria Marta, casados em 1832. António Barbosa de Castro era filho de Tomásia Barbosa e Maria Marta era filha de Margarida Angélica (os pais são dados como incógnitos)
Tentando ligar estes dados aos seus, seria
Maria Marta, filha de Margarida Angélica, a mesma que Marta Soares, sobrinha de Guilhermina Rosa?
O que lhe parece? Tem mais alguma data que possa adiantar?

Melhores cumprimentos
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45584 | JBdeS | 24 jul 2003 17:44 | Em resposta a: #45576

Caro Jorge Veiga Testos,

Tenho todo o gosto em lhe dar o meu email, pois talvez seja mais fácil enviar-lhe os esquemas genealógicos que tenho: joseseabraarrobanetcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45623 | JVT | 25 jul 2003 11:01 | Em resposta a: #45584

Caro José Berquó de Seabra,

Agradeço a sua disponibilidade. Já lhe enviei um mail para o seu endereço.
Aguardo a sua simpática ajuda.

Cumprimentos,
Jorge Veiga Testos

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#45748 | cmvsgfcb | 29 jul 2003 15:46 | Em resposta a: #45623

A Madalena da Silva Nunes foi minha tetravó. Tenho a sua descendência praticamente completa. Se estiverem interessados, por favor mandem-me o vosso contacto para catarina.baptista@sapo.pt. Gostaria de informações sobre a sua ascendência.

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#52047 | Catarina Baptista | 19 nov 2003 11:06 | Em resposta a: #45523

Penso que gostarão de saber que no dia 30 de Novembro próximo irá realizar-se um almoço dos Raposo, no Monte da Barca.
Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#53581 | apm | 12 dez 2003 13:47 | Em resposta a: #52047

Caros Primos,
A memoria de Guilhermina Rosa da Silva Nunes, minha trisavo, ainda tao viva e forte nos seus ascendentes, é indubitavelmente um elo fortissimo entre todos os primos, sejam eles Raposos ou Mendonças, deixo pois a sugestao de que se organize um convivio entre os seus descendentes.
Aos interessados transmito que se rencontrou documentação antiga que carece de estudo especializado desde logo pela sua leitura dificil.
Estou interessado na ascendência dos Raposos, em particular em saber quem foi o Raposo Miguelista, em esclarecer a ligação dos Gomes de Almeida (Mendonça) a Angola, assim como a ligação dos Laranjos ao comércio com África.

Um abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#53591 | Catarina Baptista | 12 dez 2003 15:27 | Em resposta a: #53581

A Guilhermina Rosa da Silva Nunes é irmã de Madalena da Silva Nunes. Esta Madalena casou com o Joaquim Raposo, pelo que os Raposos descendem da Madalena e não da Guilhermina. Como já disse, organizou-se no dia 30 de Novembro um almoço em Monte da Barca (herdade que ficou para os descendentes da Guilhermina Rosa da Silva Nunes) com todos os descendentes do casal Madalena da Silva Nunes e Joaquim Vieira Raposo.

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#53623 | JBdeS | 13 dez 2003 03:40 | Em resposta a: #53591

Cara Catarina Baptista,

Guilhermnina Rosa casada com João da Silva Nunes é a mãe de Madalena da Silva Nunes Raposo e de Maria Guilhermina da Silva Nunes de Mendonça, esta última dona do Monte da Barca.

Caro apm,

Pelas iniciais não sei de quem se trata, e tenho pena, Gomes de Almeida era o apelido do pai de Henriqueta Emília de Almeida que casou com Honorato José de Mendonça, que morreu em Moçâmedes. Viveu também em Moçâmedes uma enteada deste último Maria Clara Gomes d'Almeida, filha de um primeiro casamento de Henriqueta Emília de Almeida.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#53784 | Catarina Baptista | 15 dez 2003 12:03 | Em resposta a: #53623

Tem toda a razão! Confundi a Mãe com a Filha!

Cumprimentos

Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

RE: Raposo de Coruche

#53785 | Catarina Baptista | 15 dez 2003 12:06 | Em resposta a: #53623

Tem toda a razão! Confundi a Mãe com a Filha!

Cumprimentos

Catarina Baptista

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 05:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen