Lopes Pinheiro, de Viseu

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias

Lopes Pinheiro, de Viseu

#45588 | Vasconcelosminas | 24 jul 2003 18:45

Caros colegas,

Em um assento de batismo de um meu antepassado, nascido em Viseu, Freg. Ocidental, em 1713, aparece um Jacinto Lopes Pinheiro, identificado no documento como médico, sendo o mesmo avô materno da criança, filho por sua vez de Isabel Maria Guedes Pinto. Gostaria de saber se, naquela época, como se procedia para alguém se tornar médico (cursos existentes, se é que existiam; se tinham que fazer algum tipo de habilitação e etc.).

Com a ajuda do João de Castro e Mello Trovisqueira, soube que houve a concessão de uma CBA em 1795 a um Dr. Bernardo de Abreu Castelo Branco, n. de Viseu, Corregedor da comarca de Guimarões. Entre os próximos ascendentes desse Bernardo consta o nome de um Dr. Jacinto Lopes Pinheiro. Seria o mesmo?

Obrigado por qualquer ajuda.

Abraços do

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Universidade-Sec. XVIII

#45672 | jpcmt | 26 jul 2003 11:54 | Em resposta a: #45588

Caro José Roberto Vasconcelos:
Como ninguém mais qualificado do que eu lhe responde, digo-lhe o pouco que sei:
Nas "Noticias de Portugal" de Manoel Severim de Faria (1791), lê-se:
"Foi esta Universidade [de Coimbra] fundada em Lisboa por ElRey D. Diniz,e depois passada por elle a Coimbra, donde em tempo de seu filho D. Afonso IV se tornou a Lisboa, e nella esteve muitos annos [.....] Porém ElRey D. João III, a amplificou mais que todos, e a tornou a Coimbra, trazendo para Mestres os mais eminentes sojeitos que então havia em Europa. (em nota: Esta universidade foi reformada, e ampliada com Estatutos novos pelo senhor Rey D. José I). Lem-se nestas universidades todas as faculdades. De Theologia ha seis cadeiras, de Canones sete, de Leys outo, de MEDICINA seis, de Mathematica huma, outra de Musica, de artes quatro,. Cursos de linguas, huma de Hebraico, outra de Grego, onze de Latim e duas de ler escrever e contar. A Filosofia e linguas se ensinão no Collegio dos Padres da Companhia, e elles sãp os Lentes."

Para a admissão à Universidade, os candidatos eram submetidos a exames, creio que, pelo menos, de Latim (os livros de Medicina eram escritos nesta língua) e Humanidades.

Quanto a Jacinto Lopes Pinheiro é bem provável que seja o mesmo, tanto mais que a sua filha Genoveva Feliciana (mãe do Dr. Bernardo A.C.B.) também usava o apelido Guedes.

E é tudo o que lhe sei dizer.

Um grande abraço,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen