Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#45654 | amtf | 25 jul 2003 22:15

Caros participantes,

Procuro informações àcerca da ascendência de Maria de Sampayo casada com Francisco Antunes, que foram moradores na freguesia de S. Veríssimo de Lagares, do Couto de Santa Maria de Pombeiro, Concelho de Felgueiras, ambos nascidos no final do séc. XVI. Ela dos "verdadeiros Sampayos deste Reyno" e ele "da gente nobre e da governança" do referido Concelho.

Grato por qualquer ajuda, cumprimenta,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#45771 | amtf | 29 jul 2003 20:14 | Em resposta a: #45654

Em aditamento à mensagem anterior:

1 - D. Maria de Sampayo e Francisco Antunes tiveram, pelo menos:

2 - Francisco de Azevedo Sampayo, que segue
2 - D. Serafina de Sampayo, baptizada a 1-09-1620 na freguesia de Santa Maria de Pombeiro, smn
2 - Faustino de Sampayo, baptizado a 31-01-1625 na freguesia de Santa Maria de Pombeiro,

2 – Francisco de Azevedo Sampayo, também designado por Francisco de Azevedo, militou nas campanhas da Restauração achando-se em 1644 na Campanha de Sabugal, Alfaiates e Almeida. Foi furriel-mór do Castelo de S. Jorge, de Lisboa, de 7-06-1651 a 25-04-1703. Os serviços ali prestados bem como nas campanhas da Restauração, assim como os de seu filho, foram premiados ficando as suas acções a pertencer, por sentença do Juízo de Justificações, a sua nora e a seus três netos.
Casou com Ana Maria …(smn) de quem teve:

3 – Francisco de Azevedo Sampayo, furriel-mór do Castelo de S. Jorge, nasceu em Lisboa, cidade onde morreu 6-05-1704. Casou na mesma cidade a 16-11-1697 com Domingas Ferreira, natural da freguesia de S. Miguel de Alfama, onde foi baptizada a 5-05-1675, filha de Francisco Ferreira e de Domingas Silva, “cristãos velhos”. Tiveram:

4 – Manuel de Azevedo Sampayo, que segue
4 - Francisco de Azevedo Sampayo, baptizado em Lisboa a 28-11-1700
4 – José de Azevedo Sampayo, baptizado em Lisboa a 1-07-1703

4 – Manuel de Azevedo Sampayo, baptizado em Lisboa a 8-02-1699. Passou a Ourém onde exerceu o cargo de escrivão do judicial. Casou nessa vila a 8-02-1717 com D. Teresa Maria da Guerra. Tiveram:

5 – Dr. Luís de Azevedo Sampayo, que segue
5 – D. Inácia Caetana de Azevedo Sampayo, nasceu em Ourém e veio a casar em Lisboa a 2-12-1747 com José Luís Reynaud, COXtº, Contador da Corte e Casa da Suplicação, natural de Aste, no Piemonte, com geração.

5 – Dr. Luís de Azevedo Sampayo, Cavaleiro da Ordem de Cristo, bacharel formado em Leis pela UC (obrigado, Confrade Pedro França), Ouvidor da Capitania de Mato Grosso. Baptizado em Ourém a 17-07-1724, veio a morrer em Mato Grosso. Casou em Lisboa, em 1752, com D. Maria Genoveva de Oliveira, com dispensa por 4º grau de parentesco pelo lado materno. Com geração…

Os elementos acima foram retirados de apontamentos de meu Tio-Avô Jorge F. M. Vieira de Sampayo, feitos há mais de 50 anos. Quem sabe se entretanto terão surgido novas investigações que eventualmente façam menção ao casal referido em 1…

Renovando agradecimentos pelo interesse que o assunto possa despertar,
Cumprimenta
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#47242 | amtf | 08 set 2003 13:36 | Em resposta a: #45771

Caro Manuel de Azevedo Graça,

Tenho efectivamente uns Sampayos ligados aos Fevereiros pelo casamento de minha trisavó Maria Amália Sampayo da Fonseca e Eça Torres de Oliveira (aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139219 ) com Agostinho José Nunes da Silva Fevereiro. Desses Sampayos, o mais recuado que conheço é Diogo de Sampayo, nascido em Nisa, séc. XVI/XVII. Não sabia da ligação a Vila Flor…

Os que procuro vêm do lado Materno. São os mesmos de meu primo Nuno de Sampayo, casado com Rosa Maria Forbes Bessa Guimarães, que, creio, são mencionados na sua obra “Forbes de Portugal e outros mais…”.

Muito agradeço o seu interesse.
Os meus melhores cumprimentos

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#47246 | MSPAGraça | 08 set 2003 13:47 | Em resposta a: #47242

Caro António Maria Fevereiro

A Rosa Maria FBG de que fala é minha prima próxima (a mãe dela era tia materna da minha avó, da qual fazia apenas 4 anos de diferença).

Realmente, vem mencionada nos meus «Forbes», lá para o meio (não tenho qualquer exemplar aqui comigo para lhe dizer a pag.).

Sobre essa ascendência Sampayo, também julgo ter alguns dados.

Deixe-me procurar nos meus papéis.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#47938 | luadepapel | 17 set 2003 18:51 | Em resposta a: #45654

Queria saber se Sampayo e São Payo são a mesma familia pois tenho desenhos a lápis do brazão e da capa de um livro referente à familia São Payo

obrigado
Lua

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#47944 | amtf | 17 set 2003 19:39 | Em resposta a: #47938

Cara Lua de Papel,

(O seu nick faz-me recordar uma canção de Ella Fitzgerald..)

Relativamente à sua pergunta permita-me que sugira uma leitura do tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=9956 , onde destaco intervenções de Carlos Silva e Magalp.

Já agora, só tem a capa? Sabe indicar o título e o autor?

Melhores cumprimentos do
António Sampayo

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#48019 | luadepapel | 18 set 2003 16:31 | Em resposta a: #47944

Já estive a verificar no Armorial Lusitano a familia Sampaio. Os desenhos são de J.Ricardo Silva o autor dos desenhos do Armorial Lusitano, Um dos desenhos diz «desenho para uma tapeçaria do Sr- Marquês de São Payo» outro é da «História e Genealogia da Casa de São Payo pelo seu XIX conde VII de São Payo» 3º desenho diz «a figuração mais antiga das armas dos São Payo-lápide sepulcral da Igreja de Santa Maria dos Olivais de Tomar», 4º desenho Um cavaleiro mediaval com as armas de Vasco Pirez de Saam Payo, por fim um desenho que parece um monumento com as armas da familia e diz «SAM PAYO será no esforço illustre e assinalado Camões- Os Lusiadas canto X-est.LIX» tenho algumas vinhetas que n sei a que livros pertencem na medida em que há mais desenhos que não são da familia Sampayo. Não pertenço à familia tenho estes desenhos que me foram deixados pelo meu avô amigo pessoal do desenhador. Se quiser mais informações diga-me, agora vou ler o tópico que me indicou

Cumprimentos
lua

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#48030 | amtf | 18 set 2003 20:58 | Em resposta a: #48019

Cara Lua,

Agradeço imenso o seu interesse.
Devem ser lindíssimas as gravuras que pertenceram a seu Avô; eu infelizmente não tenho o Armorial Lusitano na minha pequena biblioteca de genealogia.
O brasão usado pelos meus Sampayos era partido, de Sampayo e Azevedo.

Os melhores cumprimentos do
António Maria Sampayo Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#48036 | luadepapel | 19 set 2003 02:58 | Em resposta a: #48030

Sampaio «A origem desta familia não está esclarecida, pois os nobiliários, geralmente a principiam em Vasco Pires de Sampaio, senhor da honra Sampaio, de Vila Flor, Chacim, Ansiães, Vilarinho da Castanheira e outros lugares de Trás os montes, contemporâneo dos Reis D. Fernando e D. João I. Alguns genealogistas querem que Vasco Pires de Sampaio fosse Vasco Pires Osório, filho de D. Pedro Álvares Osório, conde de Trastamara e 1º marquês do mesmo título, senhor da Casa de Vilalobos, na Galiza, e de sua mulher Dona Brites de Castro, o qual teria vindo para Portugal por homicídio praticado na pessoa de um fidalgo da Galiza e feito assento no lugar de Sampaio, na terra de Moncorvo. Outros autores pretendem que no reinado de D. Dinis existiu um Martim de nSampaio, senhor da honra de Sampaio e descendente do Conde de Ermenegildo, terceiro avô de Vasco Pires de Sampaio, a quem dão por filho de Domingas Pais de Sampaio e de seu marido, Pedro de Sotomaior, morador em Provezende e senhor do lugar do Fiolhal, da Barca do Tua e de outros lugares. A este Pedro chamam alguns autores Pedro de Souto. Vasco Pires de Sampaio casou com D. Isabel de Gouveia, filha de Vasco Fernandes de Gouveia, senhor de Gouveia, Castelo Bom etc, e de Leonor Álvares de Queirós, como pretendem certos genealogistas, ou com D. Maria Pereira, filha de D. Álvaro Pereira, 2º marechal do Reino, o que parece mais certo. Do seu casamento ficou geração que continuou o apelido de Sampaio. Manuel de Sousa da Silva escreveu os seguintes versos:
Nessa terra sem engano,
De São Payo o logar
È o ilustre solar,
Dos que seu nome ufano
Se costumam reclamar!
As armas dos Sampaio são:
Esquartelado:o primeiro e o quarto de ouro, com uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho; o segundo e o terceiro xadrezado de ouro e de negro, de sete peças em faixa e oito empala; bordadura de vermelho, carregada de oito fúsis de cadeia, abertos, de prata (em forma de S). Timbre: a águia do escudo no peito.
Outros trazem:Esquartelado; o primeiro e o quarto de ouro, com uma águia estendida de vermelho, armada de negro; o segundo e o terceiro xadrezado de ouro e de azul, de quatro peças em faixa e quatro em pala; bordadura de vermelho carregada de oito fúsis de cadeia, abertos, de prata (em forma de S). Timbre; a águia do escudo no peito.

de Armorial Lusitano

espero ter-lhe sido útil depois farei o mesmo com os Azevedos

Cumprimentos
Lua

Resposta

Link directo:

RE: Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#48045 | amtf | 19 set 2003 12:37 | Em resposta a: #48036

Cara Lua de Papel,

Muito obrigado pelo trabalho a que se deu mas, por favor, não se incomode a transcrever os "Azevedos". Pessoa amiga deu-me a conhecer que o Armorial está integralmente publicado na net. Ganha-se em espaço mas perde-se o prazer do contacto físico com o papel...

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#424958 | VascoTavares | 16 jun 2020 22:31 | Em resposta a: #45771

Olá, era só para dizer que somos família sou filho de Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampayo genealogista e filho do seu tio avô meu bisavô Jorge

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Sampayos, do Couto de Santa Maria de Pombeiro

#424974 | amtf | 17 jun 2020 14:40 | Em resposta a: #424958

Olá Vasco,

Somos muito Família, sim senhor.
Não sabia que andava aqui no Forum um neto do meu Primo-tio Vasco. Só prova que quem sai aos seus não degenera!

Se quiser pode entrar em contacto comigo para o email fevereiro arroba gmail ponto com.
Um abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen