A geração dos Costas Godinhos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

A geração dos Costas Godinhos

#45837 | Pedro França | 30 jul 2003 22:11

Caros membros do Fórum:

Procuro informações genealógicas nunca por demais exaustivas sobre os Costas Godinhos que se espalharam por terras dos concºs de Tábua, e Oliveira do Hospital, sobretudo, e que estão na descendência do casamento entre António Fernandes da Costa e D. Ana do Amaral. Eu, pessoalmente, conheço melhor a linha que saiu de Isabel Godinho, de Midões, saída dessa união, e que casou com Mateus de Miranda. Daqui veio a geração dos Mirandas Brandões Castelos Brancos de quem descendo.
Alguém tem dados mais completos?
Obrigado e um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#45862 | JCALD | 31 jul 2003 18:27 | Em resposta a: #45837

Caro Pedro França:
Tenho alguns elementos sobre o ramo de Costas Godinhos que passou a Arganil e se aliou com os Quaresmas da Fonseca, produzindo a família que viria a extinguir-se na sua linha principal com a Condessa das Canas.
Penso, no entanto, pelo que li na sua «Lapa dos Esteios», que está bem informado sobre essa família. Se, mesmo assim, os meus apontamentos lhe puderem ser úteis, estão à sua disposição.

Um abraço,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

Re: A geração dos Costas Godinhos

#45883 | Vasco Campos | 01 ago 2003 03:57 | Em resposta a: #45837

Caro Pedro França

As minhas Primas Abranches Leitão, possuem estudos acerca dos seus ascendentes Costa Godinho que são estes (ver Roque Fernandes de Abreu, de E. Osório):

" 7 - MANUEL RODRIGUES DA FONSECA, b. a 14.06.1701, FSO por Carta de 05.07.1734 (ANTT), em cujas inquirições se refere que «o dito justificante trata-se limpa e abastadamente com seus moços e criados». Casou em Travanca de Lagos a 22.10.1737 c. MARIA JOSEFA DE ABREU GODINHO, filha de Caetano Godinho de Miranda e de sua 1ª mulher Mariana de Abreu e Azevedo, referidos no § 3. Viveram em Avô, onde eram «pessoas principais da vila que se sustentavam dos seus rendimentos sem trabalharem», e tiveram:

----- 8 - Dr. Caetano Godinho da Fonseca, b. a 24.05.1745, fez inquirições «de genere» em 1759 (AUC).

----- 8 - Teresa Bernarda da Fonseca Godinho, que segue.

8 - TERESA BERNARDA DA FONSECA GODINHO, c. em Avô c. seu primo 2º ANTÓNIO MODESTO GODINHO VIEGAS DA COSTA AMARAL, filho de Bernardo António Godinho de Abreu Viegas e de s. m. Teodora de Meira de Figueiredo Vital. Tiveram:

----- 9 - Dr. Bernardo da Costa Godinho Viegas do Amaral e Abreu, matriculou-se no Colégio das Artes em Coimbra a 31.10.1800 (AUC), f. solteiro s. g.

----- 9 - Daniel da Costa Godinho de Abreu Amaral, matriculou-se no Colégio das Artes em Coimbra a 31.10.1801 (AUC), Capitão do Regimento de Milícias de Arganil em 23.06.1825, f. em Avô, solteiro, s. g.

----- 9 - Francisca Máxima

----- 9 - Maria Delfina "

As Primas são descendentes de uma destas Senhoras. Estes Costa Godinho eram da Casa do Adro, de Avô, onde ainda nasceu a Prima Adelaide, mãe destas minhas Primas e moradora no Calhabé em Coimbra.

Cpts.

VC

Resposta

Link directo:

Re: A geração dos Costas Godinhos

#45919 | Pedro França | 01 ago 2003 22:23 | Em resposta a: #45883

Caro Vasco:

Muito obrigado pelo teu contributo. Captei toda a informação bem como as pistas deixadas em relação aos tópicos que vão ao encontro deste tema. Amanhã parto para férias.
Muito obrigado.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#45920 | Pedro França | 01 ago 2003 22:29 | Em resposta a: #45862

Caro José Caldeira:

Agradeço a sua mensagem mas, se não fosse pedir muito, poderia estabelecer-me apenas a ligação entre os Costas Godinhos a partir do casal que referi e os Costas Quaresmas?
Obrigado desde já pela sua atenção.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#46042 | JCALD | 08 ago 2003 17:11 | Em resposta a: #45920

Caro Pedro França:

Não me foi possível aceder ao Forum antes do início as suas férias, por isso atrasei um pouco a resposta.

A mais antiga antepassada Costa Godinho dos Quaresmas da Fonseca, de Arganil, que tenho documentada é:

I-Isabel Godinho do Amaral (ou da Costa) * Midões cc Gaspar Nunes de Figueiredo * Oliveirinha
---1(II)-António Godinho da Costa segue.
---2(II)-D. Maria Godinho, ascendente dos Viscondes do Ervedal da Beira [Augusto Botelho da Costa Veiga, «Apontamentos para a História de Algumas Famílias Originárias da Beira», pg. 92].
---3(II)-D. Ana Godinho da Costa * Oliveirinha cc Pedro da Fonseca * Arganil c. 1610, cav. fid., cav. professo da Ordem de Cristo, cap. mór das vilas de Arganil e Celavisa, monteiro mor da vila de Arganil e demais coutos do Bispo de Coimbra, administrador das minas de ouro de Folques, escrivão da câmara de Arganil, 1.º Provedor da Santa Casa da Misericórdia em 1653, etc., como tudo consta do epitáfio na capela de S. Pedro, que fundou dentro da Matriz de Arganil em 1651, filho de Álvaro Jorge da Fonseca e de Mónica Quaresma, de Arganil. Sem ger.

II-António Godinho da Costa * Oliveirinha c 2ª vez em Oliveirinha a 8-5-1635 com dispensa de parentesco c D. Maria do Amaral da Fonseca * Cabanas, f.ª de Manuel João da Fonseca e de Margarida do Amaral

III- D. Antónia Godinho da Costa, n. de Oliveirinha, onde foi b. 17-6-1646 c Arganil a 16-7-1662 c Manuel Quaresma da Fonseca, sucedeu na casa dos pais, capitão mor de Arganil e familiar do S.to Ofício, justificou sua ascendência paterna até aos trisavós e materna até aos bisavós por um instrumento de testemunhas feito em Arganil a 22-8-1667, perante o juiz ordinário Baltazar Dias da Costa, teve carta de brasão das armas dos Quaresmas (?) e dos Melos. B. Arganil a 2-10-1645 filho de André Quaresma da Fonseca, de Arganil, onde foi Escrivão do Órfãos (1650) e procurador da Câmara (1651) cc D. Isabel de Figueiredo e Melo, b. em Arganil a 7-10-1613, np de Álvaro Jorge da Fonseca e de Mónica Quaresma, de Arganil, e nm do Dr. Constantino Borges de Figueiredo, de Gavinhos, Oliveira do Hospital e de D. Maria Garcia, de Arganil. Foram os primeiros administradores do vínculo instituído em 14-2-1662, na dita Capela de S. Pedro, por suas tias D. Ana Godinho da Costa, mulher de Pedro da Fonseca, e sua cunhada Maria da Fonseca, irmã do mesmo Pedro da Fonseca e de André Quaresma da Fonseca. Com geração

[Um filho destes, o Padre José de Melo e Figueiredo, b. Arganil a 29-5-1673, Bacharel formado em Cânones pela U. C., foi provido na paróquia de Castanheira do Ribatejo, pelo Sereníssimo Infante Dom Francisco, e para ser colado nesse Priorado correram as suas habilitações de genere em Lisboa (TT - C. E. - M. 276 - P. 20). Foi Comissário do Santo Ofício por Provisão de 15-5-1733 (TT HSO José M.36 D.575). Estes 2 processos trazem muita informação genealógica.]

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#46429 | Pedro França | 27 ago 2003 16:19 | Em resposta a: #46042

Caríssimo José Caldeira:

Agradeço-lhe imenso pelo seu contributo para com este meu tópico. Já sei qual a ligação com os vicondes das "Canas" {Quinta das).
Aquela Isabel Godinho da Costa, c.c. Gaspar Nunes de Figueiredo é minha antepassada por sua filha D. Maria Godinho, via Brandões dos de Ervedal da Beira.
Muito Obrigado.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#58385 | carlos luiz | 19 fev 2004 21:29 | Em resposta a: #45837

Eu tambem procuro Godinhos, mas do Distrito de Portalegre---Alto Alentejo--Sousel-Vila do Cano. Encontrei varios Godinhos, na Biblioteca Naçional em Lisboa, pode ser que encontre la os seus ascendentes, tambem faço buscas na Torre do Tombo, em Lisboa.por microfilmes dos conçelhos da familia.Atençao, informe-se bem se estao microfimados so registos que procura ,allez coragem-- carlos

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#254831 | francesca | 17 mai 2010 19:25 | Em resposta a: #58385

Caro Carlos Reis Luiz,

eu também pertenço a esta família por dois lados: avô materno e avó materna. O meu avô materno é descendente de um tal José Caetano Godinho, da freguesia de S. Tiago de Riba Ul e a minha avó é dos Godinho Pinto de Sá, provenientes da Vila de Cucujães.
Se tiver algum dado acerca destas ligações agradecia que me informasse. Durante as próximas semanas também irei conseguir mais uns dados e também os cederei.
O meu marido é descendente também de um ramo dos Godinho - Vicente Godinho de Almeida, filho de João Godinho de Paiva -, que deslocou para Setúbal devido à ocupação de cargos na Corte. Um exempl é o Caetano José de Almeida que foi Sargento-Mor da Corte.

Com os meus melhores cumprimentos,

Francisca Martins.

Resposta

Link directo:

RE: A geração dos Costas Godinhos

#335431 | A. Varela Remígio | 19 set 2013 23:16 | Em resposta a: #254831

Cara Francisca Martins,

Descendo dos Godinho de Setúbal. Gostaria de saber mais que dados tem sobre os Godinho da família do seu marido.

Cumprimentos,

André Godinho Varela Remígio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 18:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen