O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto

#45918 | Pedro França | 01 ago 2003 21:54

Caros confrades:

Sou dado informar-vos de que o Arquivo da Universidade de Coimbra, a partir de 2ª Feira, dia 4 de Agosto, vai encerrar ao público no que toca à sua sala de leitura por falta de pessoal que a mantenha a funcionar neste novo período de férias, até segunda ordem. Portanto, quem tenha projectado deslocar-se ao AUC para investigação é melhor telefonar primeiro para não ir à "Senhora da Asneira". Apenas os serviços de certidões manter-se-ão activos.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto

#45926 | Paulo | 02 ago 2003 14:50 | Em resposta a: #45918

Ora aqui está mais uma inovação brilhante do Arquivo Distrital de Coimbra...

Urge apurar o nome e o email do Director deste Arquivo para que lhe possamos desde já enviar o mais sincero testemunho da nossa admiração!!!

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: O AUCoimbra vai encerrar ao público em Agosto

#45951 | Ricardo de Oliveira | 03 ago 2003 15:56 | Em resposta a: #45918

Caro Pedro França

É a mesma coisa que um restaurante fechar para o almoço ou a discoteca fechar no sábado a noite ! E olha que Coimbra não tem praia ! Quando isso acontece no Brasil no auge do verão já sabemos os motivos ... Próximo do carnaval então ... Agora não que está tudo gelado aqui no Sul do Brasil.

- Caro amigo Pedro. Quando o Arquivo reabrir peço o favor do colega espiar a matrícula do meu tio Henrique Antonio Coelho Antão de Vasconcellos, de Macaé, Estado do Rio de Janeiro :
"Henrique António Coelho Antão de Vasconcelos, conhecido por Mata-Carochas, nasceu em 1842, em Macaé, Rio de Janeiro.
Veio para Portugal em 1858, tendo freqüentado em Coimbra as Faculdades de Matemática, de Medicina e de Leis. Obteve o grau de Bacharel em Direito em 1864. Foi guitarrista.
Regressou ao Brasil em 1865, passando a exercer a advocacia. Foi eleito deputado da Assembleia Provincial do Rio de Janeiro.
Cerca de 1895, escreveu Memórias do Mata-Carochas, obra com cerca de 500 pp. de recordações da sua juventude académica, que ainda hoje constitui documento precioso para a reconstituição de alguns eventos e a descrição de certas figuras do seu tempo.
No intróito que dedica "À Mocidade Académica do Brazil e Portugal" e "À Coimbra Académica", ele mesmo afirma: "É uma chronica do meu tempo, uma recordação do passado, uma evocação, sem brado d' alma".
Antão Coelho (1842-1915) publicou o livro "Revelações de Além Túmulo" em 1907 em Curitiba !!! Ed. ª Rocha.

A minha dúvida é se ele era primo ou sobrinho de minha 4ª avò Gertrudes Luzia de Vasconcellos, filha do Coronel Antonio Coelho Antão e de Antonia Francisca de Vasconcellos (meus 5º avós). Pelo que li dos ricos comentários do colega Pedro França, no século XIX a matrícula em Coimbra apresentava muitas vezes os assentos de batismo do estudante e dos seus pais e avós, o que seria mais uma grande contribuição do amigo para a genealogia brasileira em Coimbra ! E olha que o meu tio "Mata-Carochas" talvez seja o maior memorialista da Universidade de Coimbra no século XIX !

Bom Domingo e desde já os nossos agradecimentos.
Ricardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 11:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen