Ajuda - Cristão-Novos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Arquivos | Formação

Ajuda - Cristão-Novos

#45953 | anamoraocorreia | 03 ago 2003 16:19

Boa tarde!

Estou neste momento a pesquisar sobre um ramo da minha família - Morão -, cristão-novos.
Por enquanto, tenho-me centrado apenas nos registos paroquiais. Gostaria que alguém me dissesse qu outro género de fontes poderei consultar de modo a melhor prosseguir com a minha pesquisa.

Obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45955 | Sobral | 03 ago 2003 16:51 | Em resposta a: #45953

Exmª Srª

Ignoro quais os Morão que deseja pesquisar.
Todavia, como cristãos-novos existiu essa família no distrito de Castelo Branco.
No arquivo da TT existem vários processos sobre individuos dessa família.
Se for mais concreta no pedido é possível que
possa prestar algum apoio.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45957 | anamoraocorreia | 03 ago 2003 16:59 | Em resposta a: #45955

São precisamente os Morão de Castelo Branco (de Idanha-a-Nova, na sua maioria) que procuro.
Como poderei consultar esses processos de que fala na TT?
Se me pudesse dar mais algumas indicações no sentido de orientar a minha pesquisa, agradecia, visto que não sou muito experiente neste género de pesquisa e, por vezes, sinto-me um pouco "perdida"; não sei bem que outro género de dados poderia fornecer para ser mais concreta.

Obrigada,
Ana Morão Correia

Obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45959 | Sobral | 03 ago 2003 18:15 | Em resposta a: #45957

Exmª Srª

Na TT poderá consultar os índices dos processos da Inquisição.
Terá de procurar pelos nomes. Em cada processo encontrará dados para prosseguir a pesquisa pois cada processo se inicia com as culpas (acusações), normalmente de pessoas chegadas.
Como exemplos:
- Henrique Morão Pinheiro, nat. de Niza, mor. na Covilhã. Inquisição de Lisboa, nº 915
Na genealogia que o acusado tinha de fornecer aparecem familiares, muitos dos quais têm igualmente os seus processos.
- João Rodrigues Morão, cirurgião, nat. e mor. em Idanha a Nova. Inq. de Lisboa, Proc. 11319
- Leonor Henriques CC Gaspar Mendes Morão, nat. e morª em Idanha, Inq. Lisboa, Proc. 8162

Há vários anos que não frequento a TT (desde que mudou para o Campo Grande) mas julgo que as cotas destes processos se mantêm.
Penso que a consulta destes três processos permitirá um trabalho proveitoso. Não podemos esquecer que as acusações eram prestadas contra familiares ou pessoas das suas relações. Por vezes nota-se quase uma conspiração (diz que pratiacaste judaismo comigigo em tal sítio ou época, que eu farei o mesmo). Era preciso contentar o Stº Ofº e nada melhor que confessar os "crimes". Bom era que no cuzamento entre os vários processos não houvesse grandes discrepâncias. Assim se constroi uma bela teia familiar.

Cumprimentos e uma boa pesquisa
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45962 | anamoraocorreia | 03 ago 2003 18:32 | Em resposta a: #45959

Obrigada pelas indicações. Procurarei estes processos na TT e ver o que consigo encontrar.

Mais uma vez, obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45968 | tfp | 03 ago 2003 20:23 | Em resposta a: #45962

Exma. Sra.,

Procuro informações acerca de José António de Almeida Morão cc Maria Doroteia Pessoa de Amorim Navarro. Os quais tiveram pelo menos 1 filho, Rafael Pessoa de Amorim Morão, n. 1 de Maio de 1865 em Castelo Branco.

Grato por qualquer informação.

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45969 | anamoraocorreia | 03 ago 2003 21:02 | Em resposta a: #45968

Exmo. Sr.,
Procurei entre os meus apontamentos e não encontrei qq referência às pessoas que refere; devo referir-lhe, no entanto, e porque já fiz outras pesquisas relativamente a outros ramos da minha família, toda desta região, não é muito frequente encontrar o apelido Morão na cidade; é muito mais frequente na zona de Idanha-a-Nova, Ladoeiro, Alcafozes,... - zonas mais próximas da fronteira. Assim, seria importante saber qual a localidade de origem dos pais.
Lamento não poder ajudá-lo mais de momento, mas, se necessitar de ajuda para alguma pesquisa no Arquivo Distrital de Castelo Branco, eu deverei deslocar-me à zona (se ainda restar alguma coisa depois de todos estes incêndios) dentro de duas semanas e terei que ir ao AD. terei o maior gosto em, dentro das minhas limitações de tempo, procurar a informação de que necessita.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45970 | tfp | 03 ago 2003 21:20 | Em resposta a: #45969

Exma. Sra.,

Agradeço o seu interesse e disponibilidade para me ajudar.

A curiosidade pelos Morão surge de ligações cruzadas entre diversas familias (de origem cristão-nova?) da região: Campos Melo, Pessoa de Amorim, Navarro.

Se, por acaso, encontrar algum destes nomes pedia-lhe que, por favor, me desse notícia.

Deixo-lhe o meu email: tfp arroba netcabo ponto pt

Melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Cristão-Novos

#45971 | anamoraocorreia | 03 ago 2003 22:30 | Em resposta a: #45970

Exmo. Sr.,

Quanto aos outros apelidos que me indicou, não me lembro de os ter visto nas pesquisas que tenho feito. No entanto, e porque a minha pesquisa se tem, por enquanto, centrado nos Morão (a pesquisa sobre os outros ramos da minha família ainda está mto no início), e porque entre os meus antepassados directos, e até há 3 gerações, os casamentos são na sua maioria, realizados entre pessoas cujos apelidos giram em torno de Morão, Nunes e Mendes (com algumas conjugações entre eles), não tenho reparado muito noutros apelidos.
No entanto, vou ficar atenta, quer no ADCB, quer na TT.

Obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

Cristão-Novos

#206365 | mafs | 26 ago 2008 19:18 | Em resposta a: #45953

ex.mo sr.


qual a diferença cristao novo e cristao velho
o que significa nas inquiriçoes genere, puro sangue e sangue limpo

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Cristão-Novos

#206369 | Rainer | 26 ago 2008 20:16 | Em resposta a: #206365

Caro amigo..

Cristao novo era todo indivíduo que descendia de judeus portugueses ou espanhóis (também mouros). Depois da conversão à força promulgada por D. Manuel I os judeus ssefarditas foram obrigados a converterem-se ao catolicismo ou a abandonar Portugal. Os que decidiram ficar no reino de Portugal passaram a ser conhecidos como Cristãos novos para diferenciá-los dos Cristãos velhos cujas raizes étnicas não tinham nada a ver com antepassados hebreos sendo os seus antepassados católicos de há muitas gerações. A expressão "sangue limpo" significa não ter qualquer antepassado hebreo ou mourisco.

Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 11:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen