Família Tostes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Tostes

#4597 | mtostes | 14 mai 2001 21:30

Olá. Chamo-me Marcello Tostes, sou brasileiro e neto de portugueses. Procuro informações sobre a origem da família Tostes em Portugal. Como é um sobrenome pouco comum tanto no Brasil quanto em Portugal, é difícil conseguir informações.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Tostes

#12702 | marsousa | 11 nov 2001 15:32 | Em resposta a: #4597

Caro Marcello Tostes

Há poucos dias soube que tinha antepassados de apelido Toste (em Portugal apelido significa o mesmo que sobrenome no Brasil). São os primeiros que conheço deste nome.
Há apelidos que começam por estar no singular e passam ao plural ao fim de algumas gerações, caso de Medeiros, por exemplo.
Talvez se tenha passado o mesmo com o apelido Toste no Brasil.
Fiz pesquisa na Internet e verifiquei que em Portugal Continental não aparece ninguém com este apelido (no singular e no plural) nos assinantes com telefone.

Pelo contrário, os Toste nos Açores (de onde são os meus antepassados), são imensos e só em Angra do Heroísmo aparecem mais de cem. Mas nenhum Tostes aparece.

Não sei se a origem do dois apelidos é a mesma. De qualquer modo deixo aqui os dados referentes aos meus antepassados Toste.
Todos são naturais de S. Sebastião, Angra do Heroísmo, Açores.

Belchior Fernandes casou com Isabel Toste e tiveram:

Beatriz Toste que casou em 27 de Setembro de 1691 com André Fernandes Machado, filho de Manuel de Freitas e Ana Francisca e tiveram:

Ana da Conceição e Filipa, gémeas, baptizadas em 30 de Julho de 1692.
Manuel Toste

Ana da Conceição casou com Francisco Vieira Lopes (estes são meus 8.os avós) e todos os descendentes que conheço deste casal têm o apelido Vieira Lopes até ao séc. XIX.

O nome de Manuel Toste, irmão de Ana e de Filipa, aparece no assento de baptismo de Manuel, filho de Ana e de Francisco.

Sugiro que comece por estudar as gerações mais próximas, pedindo certidões de nascimento dos antepassados mais recentes e ir avançando e, quem sabe, talvez chegue a um antepassado que veio dos Açores.

Boa sorte na sua pesquisa.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Tostes

#12711 | marsousa | 11 nov 2001 19:47 | Em resposta a: #12702

Na mensagem anterior, onde se lê :"...não aparece ninguém com este apelido (no singular e no plural) nos assinantes com telefone.", deve ler-se:
"...não aparece ninguém com este apelido (no plural) nos assinantes com telefone. No singular, em todo o Portugal Continental são menos de cem."

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Família Tostes

#408935 | aureo | 24 out 2018 21:03 | Em resposta a: #12711

busca por familia Tostes

Resposta

Link directo:

Família Tostes

#409276 | Schafranski | 04 nov 2018 17:54 | Em resposta a: #4597

Um antepassado meu nascido na Ilha Terceira e teve o sobrenome acrescido de "s" depois de imigrar para o Brasil, ele tem vasta descendência no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Com inicio na cidade de São João del Rei-Mg, depois se espalhando por Aiuruoca-Mg, Lambari-Mg, Brazópolis-Mg, Itajuba-Mg, Tomazina-Pr

Esses são os dois ascendentes com sobrenome Toste, que encontrei na Ilha Terceira até o momento:

Raphael de Freitas Toste (n.1650-São Sebastião;f.1684-Angra) cc: Ignês Machado (n.1651-São Sebastião)
1. Barbara Toste Gatto (n.1673-São Sebastião) cc (1699) Antonio Martins de Mello (n.1651-Altares)
1.1. Manuel Martins Toste (n.1715-Altares) cc (1740) Ana Maria (n.1722-São João del Rei-Mg)

Cristiano Barboza

Resposta

Link directo:

Família Tostes

#409278 | Schafranski | 04 nov 2018 19:24 | Em resposta a: #409276

E os Pais de Raphael segundo a certidão de batismo são:

João Toste e Maria de Freitas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mai 2024, 01:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen