Ajuda - Assentos de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Ajuda - Assentos de Baptismo

#46012 | anamoraocorreia | 06 ago 2003 20:02

Boa tarde!

Gostava que alguém me esclarecesse o sentido exacto da expressão "Santos Óleos" nos Assentos de Baptismo.

Inicialmente pensava que queria dizer Extrema Unção, pois é uma expressão que só aparece em alguns Assentos. No entanto, apareceu já em alguns Assentos de pessoas que eu sei que viveram muito tempo.

Obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46013 | joaquim-reis | 06 ago 2003 20:08 | Em resposta a: #46012

Penso que os santos oleos é a expressão batismo, pois a quem não eram colocados os santos óleos, batisava-se depois do assento do registo.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46014 | Sobral | 06 ago 2003 20:18 | Em resposta a: #46012

Cara Senhora

No acto do Baptismo, pertencente à cerimónia, são postos os Santos Óleos: o celebrante molha o dedo nos ditos óleos e traça uma cruz sobre a testa e julgo que sobre a boca e peito.
Se o baptismo fosse em casa, por risco de morte do bebé, iria depois à igreja para que lhe fossem postos os Santos óleos.

A expressão indica que o bebé teria sido baptizado em casa.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46016 | anamoraocorreia | 07 ago 2003 00:25 | Em resposta a: #46014

Obrigada pelo esclarecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46024 | JCC | 07 ago 2003 12:04 | Em resposta a: #46012

Cara Ana Morão Correia

Complementando algumas das informações que já aqui foram apresentadas:

O rito do Sacramento do Baptismo tem várias fases, para além daquela que é mais óbvia e que todos recordamos - o derramamento da água sobre a cabeça ou a imersão - e que passam , entre outras, pela imposição de óleos que é feita em duas fases - o óleo dos catecúmenos e o óleo do Crisma.

Se é verdade o que Sobral afirmou, no caso dos baptismos em perigo de vida, não é menos certo que já encontrei diversos assentos em que o sacerdote menciona qualquer coisa como "não foram impostos os santos óleos por os não haver".

De facto os Santos óleos são preparados durante a Vigila Pascal pelo que acredito que em aldeias mais renotas, e em anos em que houvesse bastantes baptismos, se pudessem esgotar nos finais do ano... Esta última afirmação carece de demonstração já que nunca reparei nas datas em que encontrei tais menções.

É, pois, costume, vir a encontrar à margem dos assentos uma nota indicando que,em data posterior, se procedeu à referida imposição e, noutras situações nomeadamente nos casos dos baptismos em casa, o assento constar apenas desta imposição e referindo que o baptismo foi feito "em perigo de vida".

A título de curiosidade refiromque encontramos também, por vezes, baptismos "sub conditione" que são feitos quando não se tem a certeza que o baptizando já foi baptizado ou se terá sido seguido o rito adequado.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46039 | mcc | 08 ago 2003 16:15 | Em resposta a: #46012

Cara Ana Morão

Ainda que esteja um tanto "esquecida" dos preceitos da religião católica, penso que a designação dos Santos Óleos é isso mesmo: Óleos que foram benzidos (por isso Santos) e que são aplicados no acto de diversos Sacramentos, como o Baptismo, o Crisma, a Extrema-Unção.
O ministro da Igreja que ministra esses Santos Óleos, com o polegar direito molhado nesse óleo, faz gestos em cruz na testa e peito de quem vai receber o Sacramento, acompanhando os mesmos com expressões latinas (não sei se agora são traduzidas).
Não estou segura da forma como apareceu este tipo de cerimónia e óleo mas julgo estar relacionado com rituais muito antigos. Era frequente, no tempo dos romanos, dos gregos e outros povos, as pessoas serem ungidas com os santos óleos; Maria Madalena, por exemplo, aplicou óleo no corpo de Jesus.
Mas sobre esta questão, seria interessante que a colocasse a um padre. Ninguém, melhor que ele, lhe poderá dar uma explicação rigorosa sobre o assunto e tira quaisquer dúvidas que tenha sobre o mesmo.
Já agora, o seu lado Morão é oriundo de Belmonte?
Com os meus cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46046 | mavasf | 08 ago 2003 18:29 | Em resposta a: #46014

Já agora ... e casados in articulo mortis? Percebo que seja na hora da morte mas há mais algum pormenor para além deste facto?
Isto porque o meu tetravô casou-se pela 2ª vez nestas circunstâncias com a mãe dos filho.
Agradecida.
Maria Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46049 | anamoraocorreia | 08 ago 2003 20:44 | Em resposta a: #46039

Boa tarde!!

Antes de mais, obrigada quato à explicação da expressão "Santos Óleos".

Quanto ao meu apelido Morão, os meus familiares mais recentes com este apelido, são de Idanha-a-Nova. No entanto, e algumas gerações para trás, talvez umas 3, aparecem alguns de Belmonte - ainda não explorei os meus familiares oriundos dessa localidade, uma vez que só em Idanha-a-Nova, já está a ser muito complicado - existem muitos familiares comuns, casmentos entre primos, sobrinhos e tios,... Conhece alguém em Belmonte com este apelido?

Obrigada,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46051 | mcc | 08 ago 2003 22:44 | Em resposta a: #46049

Cara Ana

Na realidade, o apelido Morão entrou na família pelo lado colateral. Uma prima casou com um Morão. Ele era de Belmonte, assim como muitos dos meus ancestrais. Ainda não tirei a limpo foi se havia relações de parentesco mais directas entre o apelido Morão e os meus apelidos de família. De qualquer forma, achei muito interessante a sua ascendência de Idanha. Também tenho ascendência daí, mas relacionadas ao nível de 7 e 8 gerações para trás. Contudo, esse tipo de casamentos entre primos, tios com sobrinhos, etc, foi muito frequente na minha família.
Podemos voltar a trocar impressões sobre este assunto, se entender. Não vale a pena é sobrecarregar o forum com conversas sem importância para outros. Pode solicitar o meu endereço electrónico ao moderador. Terei todo o prazer em a esclarecer sobre as minhas ligações familiares.
Com os meus cumprimentos
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46052 | anamoraocorreia | 08 ago 2003 23:14 | Em resposta a: #46051

Boa noite!!

Contactei já o moderador do fórum de modo a obter o seu contacto.

Quando o tiver, contactá-la-ie.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#46054 | JCC | 09 ago 2003 00:21 | Em resposta a: #46046

Cara Maria Alexandra Fernandes

É exactamente como diz, um casamento na iminencia da morte.

Era algo usual para legitimar filhos nascidos fora do casamento.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#49193 | neena | 06 out 2003 17:29 | Em resposta a: #46024

Caro Sr. João Cordovil Cardoso,

Aproveito a "boleia" e já que o Sr. é um entendido na matéria, agradecia que me informasse o seguinte. Num assento de baptismo de um antepassado encontrei o seguinte: "(...) Foram padrinhos ..., solteira, e tocou por invocação do Santíssimo Sacramento, com a chave do sacrário, ... casado (...)".

Peço desculpa pela minha ignorância mas ainda sou nova nestas lides.

Obrigada.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#49237 | JCC | 07 out 2003 10:13 | Em resposta a: #49193

Cara Cláudia

Por amor de Deus não me chame entendido, sou apenas um curioso que vi aprendendo aqui e li uma coisas.

É curiosa a situação que descreve já que nunca a tinha encontrado nesses termos. Mas conheço outras semelhantes pelo que poderemos extrapolar e não nos enganaremos.

Era costume antigo, e ainda hoje praticado, escolher, por vezes, para padrinhos de baptismo Santos de particular devoção dos pais. No caso presente o Padrinho escolhido foi o próprio Jesus Cristo, sob a forma do Santíssimo Sacramento.

No ritual do baptismo há uma altura em que os padrinhos tocam o baptizando. Era nessa altura que se escolhia uma peça da imagem do santo (designada nos assentos por "prenda") habitualmente a coroa ou outra coisa semelhante. Neste caso não havia muitas hipóteses: ou seria uma hóstia, ou a píxide, ou o sacrário ou a chave do dito... Atendendo às restrições, existentes antes do Vaticano II, sobre quem podia tocar o Santíssimo Sacramento, a píxide e outras alfaias sagradas deverá ter sido escolhida a solução mais simples e usado a chave do sacrário.

Penso ser esta a explicação do texto qu encontrou.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#49337 | neena | 08 out 2003 12:37 | Em resposta a: #49237

Caro João Cordovil Cardoso,

Agradeço o facto de ter respondido à minha mensagem e peço, desde já, as minhas desculpas por só agora dizer alguma coisa mas só agora tive disponibilidade para tal.

Quanto ao facto de não ser entendido, não estou muito de acordo consigo já que tem demonstrado grande saber nas suas exposições sobre esta matéria. Além disso, muito mais entendido que eu, é de certeza! :-)

Quanto à questão do baptismo, faz todo o sentido o que escreveu. Na minha leitura do dito assento, dá a ideia que Jesus Cristo terá sido escolhido não pelos pais mas, por uma terceira pessoa (padrinho) e que adiante, nesse baptismo, é referido como individuo tocante. Claro, que isto é apenas uma leitura minha mas na qual encontro fundamento.

Mais uma vez obrigada pela sua resposta.

Melhores Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#49751 | aeiou2 | 14 out 2003 17:44 | Em resposta a: #46012

Olá a todos,
Quando está escrito num assento Miz,como apelido como devemos ler?
Desde já agradeço as respostas
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#49755 | jliberato | 14 out 2003 18:08 | Em resposta a: #49751

Cara Maria,
Deve ser Martins.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda - Assentos de Baptismo

#49760 | aeiou2 | 14 out 2003 18:39 | Em resposta a: #49755

Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 16:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen