José Gaudencio Freire de Andrade

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património

José Gaudencio Freire de Andrade

#46036 | luis262 | 08 ago 2003 12:39

Caros Participantes do Fórum:

Procuro informações sobre sobre José Gaudêncio Freire de Andrade, casado em 1859, com a viúva de um primo seu, José Maria Pimentel Teixeira ,da casa dos Pimentéis Teixeiras de Maçãs de D.Maria, que morrera a 6 de Março de 1853.Este último tinha começado o processo para abolição do vínculo das propriedades vinculadas, que só se concluiu a 28.7.1854, depois da sua morte.Ficou com o solar de Maçãs, parte que lhe coubera por morte de seu tio, seu irmão Manuel Maria Pimentel Teixeira . As propriedades que se encontravam vinculadas, entre elas a Quinta da Boa Vista,situada na freguesia, que também ostentava o brasão dos Pimentéis Teixeiras , deixou-as José Maria P.T. à viuva. Esta viveu com o segundo marido na referida quinta.
Seu primeiro marido descendia dos Freires de S.Gião, por isso é possível que fosse por aí que viesse o seu parentesco com J.G.Freire de Andrade, embora o nome deste último ,não conste de Freires de S.Gião" de Nuno Canas Mendes, livro que possuo.
Não consegui até a data, saber o nome da viúva , pois existem muitas falhas nos assentos paroquiais dos meados do séc XIX, desta Freguesia, que actualmente pertence ao concelho de Alvaiázere.
Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#46116 | luis262 | 13 ago 2003 10:18 | Em resposta a: #46036

Renovação de pedido.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#46208 | luis262 | 19 ago 2003 14:39 | Em resposta a: #46036

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#46739 | luis262 | 02 set 2003 17:37 | Em resposta a: #46208

Meus caros:

Torno a renovar o pedido.
Posso acrescentar ,que José Maria Pimentel Teixeira, era neto paterno de Inácia Delfina de Paiva Manso Freire e Andrade ,ou Freire de Andrade, sendo esta última descendente dos Freires de São Gião. Ora o documento que possuo,informa , como já referi, que a viúva, cujo nome não consegui apurar ainda, casou com um primo do primeiro marido, de nome José Gaudêncio Freire de Andrade, indo ambos habitar a mencionada Quinta da Boa Vista, anteriormente vinculada e que era pertença dos Pimentéis Teixeiras. Como existem falhas neste período, na freguesia de Maçãs de D.Maria e não consegui obter cópias de certdões que necessitaria ,pretendia saber :
Qual o nome da viúva.
Qual a ascendência de José Gaudencio F.A.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#47259 | luis262 | 08 set 2003 14:59 | Em resposta a: #46739

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#48080 | luis262 | 19 set 2003 18:56 | Em resposta a: #47259

Renovação de pedido
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#48094 | Pedro França | 20 set 2003 00:21 | Em resposta a: #48080

Caro Luís:

Apesar de tanta insistência, ninguém "pegou" no tópico. Quer que eu veja pelo AUC se ele frequentou a UC? Sabe de filhos desse F.A. que o tivessem feito?
Diga coisas.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: José Gaudencio Freire de Andrade

#48167 | luis262 | 22 set 2003 10:24 | Em resposta a: #48094

Caro Pedro França:

Obrigado pala sua disponibilidade.
Embora eu não possua qualquer indicação sobre isso, é possível que José Gaudencio F.A. tenha frequentado a UC.
Não lhe conheço a descendência, nem sei se a teve, mas estava sobretudo interressado na sua ascendência para saber como ele era primo dos meus F.A.
Por isso fico agradecido que faça a tentativa.
Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 19:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen