Família Beja

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Beja

#46040 | mariabeja | 08 ago 2003 16:33

Desejava ajuda para esclarecer a origem do meu apelido: Beja

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46044 | rgc | 08 ago 2003 17:59 | Em resposta a: #46040

Minha Senhora

Como curiosidade,informo que este apelido foi usado por famílias do Baixo Alentejo.

E em "Armorial Lusitano" lê-se: "desconhece-se a origem do apelido, que tirou a sua designação da cidade de Beja.Já existia no reinado de D.Dinis." Houve pessoas notáveis com este apelido.Também vêm descritas as armas dos - Beja.
Desenvolverei mais o assunto, se estiver interessada.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46053 | JCC | 09 ago 2003 00:19 | Em resposta a: #46044

Cara Maria Beja

Uma ajuda, preciosa, para si e para quem a quiser ajudar seria saber de onde vem a sua família.

Pessoalmente não acredito que exista uma única família com este nome já que seria muito fácil que alguém, proveniente de Beja, passasse a ser conhecido como o Sr. Fulano de Beja, e daqui passar a apelido seria um passo.

Num dos ramos da minha familia, os Fernandes de Évora, o primeiro que encontrei chamava-se, exactamente, Fernandes de Beja. Nas gerações seguintes o Beja despasareceu o que me faz crer no que afirmei acima. Mas como estes deixaram cair o apelido outros o terão mantido...

Como o meu caro amigo Rafael Carvalho já disse encontramos este apelido no Baixo Alentejo, o que afinal não é de estranhar já que é aí que Beja se situa...

Se me permite uma sugestão comece (ou continue) a sua árvore de costados e veja quando aparece primeiro desse apelido. Talvez então seja mais fácil dar-lhe uma ajuda.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46067 | mbp | 10 ago 2003 18:12 | Em resposta a: #46040

Maria Beja

Na região de S. Tomé de Negrelos, Santo Tirso, Distrito do Porto, existiu uma família (creio que existem descendentes)de nome Ferreira de Beja.Estavam ligados a uma importante casa da região ( casa da Arnozela)e as primeiras referências são do inicio do século XVIII.Posso enviar-lhe alguns dados, caso esteja interessada.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46076 | mariabeja | 11 ago 2003 10:26 | Em resposta a: #46044

Caro Sr. rgc
Ficaria de todo grata, dado que sou apenas uma novata nestas andanças da genealogia. A minha curiosidade vem de longe. Tentei algumas investigações, mas sou provinciana, com pouco tempo livre, e Portugal continua a passar por Lisboa "o resto é paisagem". Dado que não tenho acesso fácil aos arquivos onde poseria investigar as origens da minha família (que somos tão poucos), ficou a aguardar algo que venha daí. Muita grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46078 | mariabeja | 11 ago 2003 10:30 | Em resposta a: #46067

Claro que estou interessada, sr. mbp. Para mim toda a informação que possa recolher é importante. Agradecida. mariabeja

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46079 | JCC | 11 ago 2003 11:59 | Em resposta a: #46076

Cara Maria Beja

Esta sua resposta veio parar ao que eu tinha dito e não ao que disse o nosso confrade Rafael.

De qualquer modo aproveito para lhe referir que facilitaria a ajuda de todos os confrades se nos desse algumas indicações mais precisas sobre o que pretende.

Para a ajudar a precisar um pouco melhor, e uma vez que diz que é "novata" :-), deixo-lhe umas pistas:

O que é que já descobriu? Nomes, Lugares e datas...

Quais os arquivos que já pesquisou?

Onde é que está?

Com estes elementos as eventuais ajudas tenderão a ir mais de encontro às suas necessiadades.

Quanto ao resto do país ser paisagem desculpe discordar de si. Depende muito da região de que falamos. Mais uma vez, reportando-me aos meus estudos, quando pretendo dados sobre os meus antepassados alentejanos lá tenho que ir para Évora. Dos antepassados algarvios da minha mulher tive que ir a Faro e só os mais antigos estão em Lisboa. Por isso lhe digo que, para melhor podermos ajudar, é preciso mais informação da sua parte.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46191 | miguellabrego | 18 ago 2003 16:12 | Em resposta a: #46078

Eu tenho no meus antepassados uma D. Maria de Figuereido e Beja (nasceu antes de 1653 e morreu 1725), filha de Ldo. Joao de Figueiredo (natural de Cordinha, Cantanhede, Coimbra) e D. Maria dos Santos (natural de Carvalho, Penacova, Cantanhede, Coimbra). Eu já tenho visto o nome como "de Figueiredo de Beja". Eu penso que o "de/e Beja" lado vem do seu mae, D. Maria dos Santos do Carvalho.
Carvalho está muito norte e distante da cidade de Beja e assim que encontro-a demasiado interessante que ella teve este sobrenome também.
Adeus primos Lusos,
Miguel Labrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46361 | jflfl | 25 ago 2003 17:23 | Em resposta a: #46040

Cara Maria Beja
Só agora vi a sua questão. Aproveito para fazer minhas as palavras anteriores no sentido de que para melhor a ajudarmos precisamos de melhor conhecer o que já investigou. Adianto-lhe que tenho alguma infomação sobre "Falcão Beja" de Santiago do Cacém. Se é isso que procura?...
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46449 | manuelr | 27 ago 2003 22:31 | Em resposta a: #46361

Caro Joaquim Falcão de Lima:

Sobre esses Beja, do que conheço, só estão correctos os Rodrigues de Beja de Santiago do Cacém, já que dos seus ascendentes de Castelo Novo, está tudo trocado.
Tem elementos com que possa confrontar os dados que tenho de Castelo Novo e São Vicente da Beira?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46461 | jflfl | 28 ago 2003 10:31 | Em resposta a: #46449

Caro Manuel da Silva Rolão
Terá que fazer o favor de me explicar a sua questão. Quando diz: "sobre esses Beja, do que conheço, só estão correctos os Rodrigues Beja...
Quando assim diz está a referir-se à base de dados do genea? É que eu não! Eu referia-me a dados investigados por mim.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46491 | manuelr | 28 ago 2003 16:34 | Em resposta a: #46461

Caro Joaquim Falcão de Lima

Não, não me estou a referir à Base de Dados do Genea. Refiro-me à obra do Bispo Arrais de Mendonça, que estudou o ramo dos Falcão de Beja de Santiago do Cacém.
Estes Beja vêm dos Rodrigues de Beja de Castelo Novo, mas os vários elementos que recolhi (Registos Paroquiais e Habilitações de Génere) não condizem com os que ele refere, de Castelo Novo. Começa-os em Diogo Fernandes de Beja, mas os descendentes que indica não batem certo. Todos ele existiram, mas não eram filhos dos mencionados.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46498 | jflfl | 28 ago 2003 17:14 | Em resposta a: #46491

Caro Manuel da Silva Rolão
Obrigado pelo esclarecimento e pela informação. De facto desconhecia a obra que referiu. A minha modesta contribuição referia-se apenas a alguns Beja Falcão que eu próprio investiguei e não a um estudo genealógica mais exaustivo.
Já agora deixe que lhe diga que fiquei muito curioso com o que diz e gostaria de saber como posso saber mais àcerca dos Falcão Beja de Santiago? Como se pode aceder à obra do Bispo Arrais de Mendonça? E aos elementos que entretanto o senhor recolheu?
Obrigado mais uma vez e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46518 | manuelr | 29 ago 2003 00:06 | Em resposta a: #46498

Caro Joaquim Falcão

Penso que a obra não está publicada, e o que possuo é apenas um apontamento de um trabalho nela baseado.
É começado em Diogo Fernandes de Beja casado com Leonor Rodrigues. Foram pais de Silvestre Rodrigues de Beja casado com N. Pais estes de Manuel Rodrigues de Beja casado com Úrsula Boino, pais estes de Paulo Rodrigues de Beja casado com Catarina Boino (Boa), pais estes de Manuel Rodrigues Boino de Beja (Todos estes de Castelo Novo) casado com Margarida Borges, pais estes de João Rodrigues de Beja casado 2ª vez com Mariana Bernarda Falcão, filha de João Falcão Murzelo, de onde vêm os de Santiago do Cacém.
Paulo Rodrigues de Beja casado com Catarina Boino (Boa) foi pai de Genebra, de Francisco, de Manuel, de Silvestre, de Úrsula e de Francisca,, tb mencionados na referida obra, excepto Genebra. Mas era filho de Manuel Rodrigues de Beja e de Catarina Fernandes, neto Paterno de Brás Luís de Beja e de Lucrécia Fernandes. Pode ser que Brás Luís de Beja seja filho de Diogo Fernandes de Beja e de Leonor Rodrigues.
Aliás é possível o erro, pois Manuel Rodrigues de Beja coexistiram 4 e João Rodrigues de Beja salvo erro 3.
Quem lhe pode dar uma ajuda, é Rita, com intervenção no título de "Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S. Vicente da Beira" assinando como RCRCA, que estudou tb esses Arrais Falcão de Beja.

Se necessitar de mais informação, desde que eu a tenha, disponha.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46526 | jflfl | 29 ago 2003 09:53 | Em resposta a: #46518

Caro Manuel da Silva Rolão
Muito obrigado pela sua resposta. E que interessantíssima informação esta a sua!
Estou entusiasmado com a perpectiva de poder saber ainda mais sobre a minhaprópria familia uma vez que entronca em João Falcão Murzelo
Gostava muito de trocar mais algumas impressões consigo e aqui deixo o meu e-mail: joaquim.f.lima@telecom.pt
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46535 | rgc | 29 ago 2003 12:48 | Em resposta a: #46526

Caros Manuel da Silva Rolão e Joaquim Falcão de Lima

Envio a seguinte informação, porque tais apelidos aparecem em Famílias do Baixo Alentejo que me interessam.

Se já for do vosso conhecimento, ficará a informação para quem consultar o tópico.

Jacinto Pais de Matos Falcão (conde de Bracial),nesta família há também os apelidos:Beja,Paes,Arraes, Costa e Murzelo.

Filho de Jacinto Pais de Matos Moreira e de D.Maria da Natividade Murzello Falcão, foram grandes lavradores e proprietários rurais.
Neto paterno de João Falcão Murzello, sargento-mor das Ordenanças de Santiago do Cacém,e bisneto pat.º de de João Falcão de Mendonça, Juiz dos Verdes e Montados e Sargento-mor dos Aux. de Santiago de Cacém.Em 1802 pediu escusa do cargo de Escrivão da Santa Casa da Misericórdia,por motivos de saúde, e trineto paterno de João Falcão Murzello, Juiz dos Órfãos de Santiago de Cacém (em 1706 pertencia à Misericórdia de Santiago do Cacém)e irmão de Estêvão Falcão Murzello C.O.C.
Tenho uma prima de Odemira, de apelidos Falcão de Figueiredo Barbosa casada com um primo-irmão de meu pai o Dr. Augusto Duarte Guerreiro (já falecido )c.desc.
A título de curiosidade na reguesia de Santana da Serra-Ourique,onde nasci, há a herdade dos Murzelos e se a memória me não atraiçoa da família atrás referida (dos condes do Bracial)e na minha família existia uma herdade de meus primos( por compra) que pertencera ao referido conde.
Desejo que a vossa investigação vá de vento em popa.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46576 | manuelr | 29 ago 2003 22:45 | Em resposta a: #46535

Caro Rafael Carvalho

Agradeço a atenção da informação, embora ela interesse mais directamente ao Joaquim Falcão de Lima.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Família Beja

#46644 | jflfl | 01 set 2003 10:54 | Em resposta a: #46535

Caro Rafael Carvalho,
Muito obrigado pelas suas notas e informações. De facto sou descendente de Jacinto Pais de Matos e de sua mulher Maria da Natividade Murzello Falcão. Pelo que me interessa muitissimo desenvolver investigação sobre os Murzello Falcão. Consegue precisar-me onde se situa a referida herdade "Murzello"? Conhece a origem deste apelido?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen