descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46045 | mavasf | 08 ago 2003 18:21

Alguém me dar info. Encontro muita informação na net acerca do seu papel na instauração de republica, mas pouca acerca da personagem.
Agradeço antecipadamente.
Maria Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46060 | pb77x | 10 ago 2003 12:57 | Em resposta a: #46045

Nunca ouvi falar no julio, mas minha bisavó chamava-se frederica vilhena de lagos, filha de luis vilhena de lagos

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46083 | filipejardim | 11 ago 2003 13:56 | Em resposta a: #46060

Na última Islenha vem descrito uma genealogia dos Spinoza Martel e dos Mendonça e Vasconcellos-Alegrete, estes ligaram-se a um ramo dos Vilhena de lAGOS cuja descendencia encontra-se no Continente e que poderá estar relacionada com esse...

Sem ter andiantado muito...
Cumprimentos,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46091 | mavasf | 11 ago 2003 17:21 | Em resposta a: #46060

Era a sua bisavó c.c. coronel Sanches de Miranda, falecido em 1939? Se sim, e caso não tenha ainda estudado este ramos, tenho grandes novidades para lhe dar.

Cmpts
mavilhenaasf

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46112 | pb77x | 12 ago 2003 20:57 | Em resposta a: #46091

Obrigado mafasf pela sua resposta.Sim era casada com o coronel. Herdei um manuscrito feito pelo meu pai , tirado de apontamentos do primo Marcelo, mas muito mal documentado . Donde foi tirado tudo aquilo?E tantas duvidas. Donde virá o apelido vilhena, por exemplo.Vejo que aqui no forum há pessoas que sabem muito.Marcelo Olavo C. de Azevedo descendia de minha trisavó Senhorinha Velosa Barreto mas de outro pai.
Segundo os apontamentos de Marcelo Olavo os nossos Castros são os de Fornelos.Diogo e Genebra eram filhos de Diogo Gonçalves de Castro e de Aldonça Coelho.
Foi um prazer encontrar uma prima, e tenho muitas duvidas a tirar.

Fernando S. de Miranda

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46115 | mavasf | 13 ago 2003 10:10 | Em resposta a: #46112

Caro Fernando,

O mundo de facto é pequeno. Parece que somos parentes longínquos.

Se tiver um fax para onde eu possa enviar o título CASTROS da Madeira ficaria ainda mais esclarecido (talvez possa passar o número ao moderador para não divulgá-lo aqui no forum). O meu interesse pela genealogia surgiu também da curiosidade do meu sobrenome Vilhena. Na Madeira existe apenas o meu ramo.
Os restantes passaram ao continente.
Para já aconselho consulta do tópico "ramos ascendentes do General Spinola e Morgadio". Note os Morgados da Referta e da Silveira.
Um dos frequentadores deste forum, filipe jardim, é um craque e tem-me dado dicas muito úteis.
Fico a aguardar o nº de fax. Depois trocaremos impressões aqui no forum.

Cmpts
Alexandra Vilhena A. S. Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46138 | pb77x | 14 ago 2003 15:53 | Em resposta a: #46115

Cara Alexandra vilhena,
Não tenho fax, mas já passeei pela nesos e pelo nob. de HHN e não encontrei muitas certezas em relação á ligação ao continente dos Castros.
Outra duvida é com a paternidade de Rui Pereira da Silva cc Leonor de Valadares. Encontro nos meus papeis , três possiveis pais :Diogo da Silva cc Antonia de Vilhena em 1536, ou João Pereira (neto de uma Joana de Vilhena) cc Maria ou Ana freire Brandão ou Fernão da silva alc. mor de de silves.
Outra duvida é com a paternidade de Mariana de Menezes ou Amaral cc Joao de Abreu de Freitas dada como filha de Jorge Moniz de Menezes cc Ana do Amaral se este segundo HHN morre sg.
Fiz o teste do ADN e supostamente descendente de Antonia Gramacho de Vasconcelos cc Pedro Teixeira do Lordelo em 1652 e sendo esta filha de Maria Brandão ( a campanária escrava de Isabel Brandão) e de Manuel Ferreira Drummond do morg. do laranjal ,estava á espera de encontrar genes africanos, o que não aconteceu.
Como vê tantas coisas para aguçar o apetite.
O apelido Lagos não virá da cidade de Lagos , uma recordação do longinquo Algarve?
Cumprimentos,
fernandomiranda

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46197 | mavasf | 18 ago 2003 19:29 | Em resposta a: #46138

Caro Fernando Miranda,

Por enquanto ainda ando deslindando os Castros. Posso adiantar que o nome Vilhena entra com:
Tristão Teixeira da Silva, administrador do vínculo (Morgado da Silveira instituido por Pedro Gomes de Galdo e D. Constança Delgada)n. 1683, bap no Porto da Cruz a 9.12.1683, e fal. 1742, c. em 1701 (Arqº Mad. Lº 765 Fls. 11) no Porto da Cruz c. D. Mariana Telo de Meneses, bap a 17.2.1679 (recebidos a 11.9.1701), filha do Capitão Francisco Moniz Telo de Meneses e D. Francisca Vivaldo e Vilhena Meneses, tº de Monizes.(O nome Vilhena não aparece no texto do Cónego Meneses mas aparece já na habilitação do Santo Ofício relativa a Aires Teles Vilhena de Meneses Teixeira - neto paterno de Tristão Teixeira da Silva, bap. em Porto da Cruz, a 9-xii-1683 e de sua mulher D. Mariana Teles de Meneses, bap. a 17-2-1679, e recebidos em 11-9-1701, ele filho de Bernardo Freitas de Andrade e ela de Francisca de Vivaldo e Vilhena, m.º 1 de Aires, dil 14, na T.do Tombo)

Se reparar é a partir daqui que surge o nome Vilhena no título Castros. Sei que existe mais info em Tº Bragas por fêmea.

Para já adianto-lhe isto. Não tenho tido muito tempo para este meu hobby. À medida que souber mais alguma novidade informo.


Cmpts
Alexandra Vilhena

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46417 | mavasf | 27 ago 2003 14:09 | Em resposta a: #46197

Caro Fernando Miranda,

Chamo a sua atenção para mais um amável contributo de fjardim, datado de 28.08.

Cmpts
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: descendentes de julio vilhena de lagos - madeira

#46418 | mavasf | 27 ago 2003 14:27 | Em resposta a: #46138

Caro Fernando Miranda,

Lagos - tente abrir novo tópico. Com alguma sorte alguém lhe dará uma ajuda.

Chamo a sua atenção para mais um amável contributo de fjardim, datado de 28.08 que lhe dará umas luzes acerca dos vilhena.

Quanto aos genes africanos, não conte que sejam Vilhena, pois o ramo madeirense é de tez muito clara(por acaso sou morena - vasconcelos e escórcio do porto santo, pais do meu avô materno).

Cmpts
Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 01:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen