Família Pereira Leite (Elvas)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Pereira Leite (Elvas)

#46185 | Lobo | 17 ago 2003 17:23

Caros Confrades
Agradeço qualquer informação sobre esta família cuja origem é de Elvas.
O primeiro que conheço chamava-se Manuel Pereira que teve um filho, pelo menos, Luis Pereira Leite, oficial de Marinha c.c. Petronilha Roza, e que deverá ter nascido na 2ª metade do séc. XVIII, em Elvas.
Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#119157 | ad sumus | 23 mai 2006 12:31 | Em resposta a: #46185

TAMBÉM PROCURO POR FAMILIARES EM PORTUGAL, CUJO SOBRENOME SEJA PEREIRA LEITE, CUJO MEU BISAVÔ QUE VEIO DE PORTUGAL MORREU EM 1917, E SE CHAMAVA ANTONIO PEREIRA LEITE.

AMAURY CARLOS LEITE - BISNETO

RIO DE JANEIRO BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#120349 | Rui Jesuino | 08 jun 2006 17:50 | Em resposta a: #46185

No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada

Atentamente

Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#125508 | antoniolacerdabarros | 22 ago 2006 07:44 | Em resposta a: #46185

Caros,
Pereira Leite eram meu tetravo ...militar portugues que seinstalou em mato Grosso, Brasil.

antonio

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#125514 | Lobo | 22 ago 2006 10:35 | Em resposta a: #125508

Caro António

Os m/antecessores Pereira Leite eram militares de carreira. Não tenho conhecimento de que algum tenha passado ao Brasil, mas...tudo é possível.
Se não incomodar, será possível enviar-me a sua ascendência Pereira Leite, pode ser que consiga enquadra-la com os meus.
Na m/linha há um Jerónimo Pereira Leite, general, cuja carreira militar foi algo variada, o filho foi ministro aqui em Portugal.

Cumprimentos,
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#125561 | antoniolacerdabarros | 22 ago 2006 17:56 | Em resposta a: #125514

Caro Lobo,
É um sítio na internet contando a fundação da cidade de Cáceres, Mato Grosso, BR:http://www.caceres.mt.gov.br/indexprn.php?cod_sec=4&cod_sub=74&cod_ade=22
ESTADO DE MATO GROSSO
PREFEITURA MUNICIPAL DE CÁCERES

A Cidade >> Atrativos naturais e históricos >> Fazenda Jacobina
Jacobina - onde começa a história de Cáceres

A história de Cáceres confunde-se com a da Fazenda Jacobina. Na opinião do historiador Natalino Ferreira Mendes, Jacobina é a “célula-mater” de Cáceres. O português Leonardo Soares de Souza, que, em 1772, requereu à Coroa as terras conhecidas como Jacobina, foi convocado, em 6 de outubro de 1778, para subscrever a ata de fundação de Vila-Maria de Portugal, hoje Cáceres.

Segundo Natalino Ferreira Mendes, Jacobina foi a célula-mãe de todo o vale do rio Paraguai, já que o fundador do Firme (a região conhecida como Nhecolândia, que, hoje, pertence a Mato Grosso do Sul), Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila-Maria, era genro de João Pereira Leite que, por sua vez, era genro de Leonardo Soares de Souza. O filho de João Pereira Leite, João Carlos, partindo da Jacobina, transpôs o rio Paraguai, e fundou a fazenda Descalvado “que logo povoou de milhares de cabeças de gado”.

Seria preciso um livro para dar a dimensão exata da grandeza da Jacobina no século passado. O melhor testemunho é o do francês Hercules Florence, que integrou a expedição Langsdorff ao interior do Brasil entre 1825 e 1829, e foi hóspede da Jacobina. Em seu livro “Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas”, ele conta que, em 1827, a Jacobina era “a mais rica fazenda da Província, tanto em área como em produção”. Tinha cerca de 60 mil cabeças de gado, 200 escravos e igual número de alforriados. “As roças abrangiam canaviais, plantações de mandioca, feijão, cereais e café para abastecimento dos núcleos adjacentes. Possuía, também engenho movido por força hidráulica”.
A produção era tão farta que D. Ana Maria da Silva, mulher de Leonardo, contou ao viajante que mandara “seis grandes canoas cheias de víveres” ao Forte de Coimbra - distante 882 Km, via rio Paraguai - para “sustento gratuito da Guarnição”. O português João Pereira Leite vangloriava-se de possuir “tantas terras quantas o rei de Portugal”.
===
Meu bisavô era Pereira Leite, neto de João Pereita Leite.
A cidade de Cáceres - antes Vila Maria de Portugal - fundada em 1778, ficava na fronteira com terras de Espanha, sendo no início totalmente militarizada como outras fundadas na mesma fronteira para demarcar território português... a 2.500 km da costa para o interior.

Cumprimenta-o,
Antonio Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#126224 | Lobo | 28 ago 2006 19:25 | Em resposta a: #125561

Meu caro Lacerda de Barros

Agradeço a sua mensagem de que tomei boa nota.
Caso disponha de mais elementos sobre os antecedentes de João Pereira Leite e os queira partilhar desde já lhe agradeço.

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#126246 | antoniolacerdabarros | 28 ago 2006 21:27 | Em resposta a: #126224

Caro Sepúlveda - o Lobo,

Justo acabei de encontrar anotações retiradas de livro de autoria do Dr Luiz Philippe Pereira Leite (primo da minha mãe, Ana Lacerda de Barros), recentemente falecido, que foi historiado membro da Instituto Geográfico e Histórico Brasileiro, ocupando cargos diversos na vida pública e há muito sendo escrivão de cartério, onde sabia onde estava cada livro e nele cada registo, sendo cego desde a juventude, coisa que a todos causava grande espanto.

O querido Philippe - que conosco se correspondia - levantou a genealogia de muitas famílias matogrossenses, tendo publicado muitos livros a respeito da história e da gente que saindo de Portugal, veio a ocupar território então espanhol (século XVIII) e explorar as minas de ouro e diamante, indústria que até hoje opera, e a agropecuária.

Como é material extenso, posso copiar o livro sobre os Pereira Leite, e que detalha o que está nos sítios:
www.cliquematogrosso.com.br/indexprn.php?id=13&sid=30&rid=0&cod=2823
www.cultura.mt.gov.br/patrimonio_view.php?id=20
Sobre João Pereira Leite:
O descoberto do ouro neste sítio, deu motivo à fundação do Arraial, no ano de 1774; ... 4º Alferes João Pereira Leite, que é hoje Tenente Coronel ...
www.ebooksbrasil.org/eLibris/dalincourt.html
www.jmesquita.brtdata.com.br/Outros/1977_%20Vila%20Maria%20dos%20Meus%20Maiores_L-PPL.pd
www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp000078.pdf

Caso me forneça um endereço, posso enviar cópia xerox do livro "Vila Maria".

Cumprimentos.

Antonio Lacerda de Barros

antonyobr@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#127562 | antoniolacerdabarros | 06 set 2006 06:01 | Em resposta a: #126246

Em complemento:
Revendo aqui uns apontamentos, João Pereira Leite era de Sta Maria do Outeira, Braga, nascido entre 1755 e 1761, pois sentou praça no Exercito Portugues em 1788. Era filho de José Leite Pereira.

Cumprimenta-o
Antonio Lacerda

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#127600 | antoniolacerdabarros | 06 set 2006 18:44 | Em resposta a: #127562

Complementando a mensagem anterior e me desculpando.

João Pereira Leite era dos Dragões em 1788 e Cavaleiro da Ordem de Cristo anos depois.

Cumprimentos a todos

Antonio Pedro Lacerda de Barros

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#127625 | aniset | 06 set 2006 23:56 | Em resposta a: #120349

Caro Confrade Rui Jesuino:

Será possível (pagando evidentemente) obter os registos de baptismo ou casamento de:
1 -Bento Rodrigues Infante natural de Olivença nascido entre 1640 e 1665 casado com Maria Nunes Canhão natural de Extremoz, nascida na mesma época.Foram pais de Gaspar Nunes Infante natural de Sto André ( Estremoz) , nascido em 1685;

2-Domingos Gomes , natural de Estremoz casado com Isabel Martins da Assunção tb natural de Estremoz nasceram entre 1650 e 1665.Foram pais de Maria da Assunção natural de Estremoz( Santiago), nascida em 1688 e casada com o acima citado Gaspar Nunes Infante.

Ficar-lhe-ia muito agradecida se conseguisse obter algum destes assentos( baptismo , casamento . obito) de forma a eu conseguir avançar na construção desta arvore .

Desde já lhe agradeço

Com os melhores cumprimentos
M.Cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#252234 | Gisele Mehl | 26 mar 2010 16:10 | Em resposta a: #127600

Meu avô era Português de Porto e veio para o Brasil na década de 20, provavelmente. Aqui no Brasil, não sabemos ao certo porque, ele dotou o nome de Armando Augusto, mas sabemos que seus pais, que ficaram em Portugal, se chamavam Arnaldo Pereira Leite e Ana Pereira Leite. Meu pai ainda é vivo e vai fazer 70 anos. Temos curiosidade de conhecer algum parente que por acaso ainda exista em Porto ou em outro lugar, pois vovô foi a única pessoa de sua família que veio pra cá na época, segundo ele nos dizia. Ele nasceu em 1901 em Porto, e faleceu em 1986 em Coroa Grande, Rio de Janeiro. Se tiver alguma ligação com sua família, peço me informar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#331386 | MLMLA | 22 jun 2013 20:05 | Em resposta a: #125514

Sr. Sepúlveda
Acabei de ler uma já antiga intervenção sua no forum (2006), sobre o General Jerónimo Pereira Leite, meu trisavô. Jerónimo nasceu em Lisboa em 1812, filho de Luis Pereira Leite, nascido em 1769, em Elvas, e de Petronilha Roza de Lisboa. Casou na Índia onde se encontrava em missão militar, com Firmina Carlota Gonçalves Serva, lá nascida. Posteriormente, foi colocado em Macau onde o casal teve 13 filhos, entre os quais um Luís que nunca veio para Portugal (portanto, essa afirmação de que foi ministro em Portugal não está correcta) tendo um filho deste, também Jerónimo, imigrado para os Estados Unidos, onde deixou grande descendência. Uma irmã de Luis, Clara,nascida em Macau em 1847, casou lá, em 1871, com um oficial da Marinha, lá colocado, Manuel Luís Mendes Leite, nascido em Paris, em 1847, e que veio a ser o pai da minha avó paterna, Laura Mendes Leite de Almeida, nascida em 1881, em Aveiro, que casou com o General João de Almeida, nascido em 1873, na Guarda e pai do meu pai, Coronel Alexandre Mendes Leite de Almeida, nascido em 1915 e falecido em 1984.
Tinha muita curiosidade em saber qual a sua ligação com o ramo Pereira Leite da nossa família. Agradecia, portanto, caso assim o deseje, que me contactasse através do forum ou por mail para o meu endereço: lauralmeida@gmail.com

Laura Mendes Leite de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#331403 | Franca104 | 23 jun 2013 00:39 | Em resposta a: #119157

boa noite "ad sumus" ... Amaury Carlos Leite

Pode dar mais dados do seu bisavô António Pereira Leite ? É que pode ser um irmão do meu Avô Albino Augusto Pacheco, de Britelo, Celorico de Basto.

Obrigada,

Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#331457 | MLMLA | 23 jun 2013 21:11 | Em resposta a: #331403

O meu bisavô não era António Pereira Leite e não era de Celorico de Basto.O ramo Pereira Leite da minha família era de Lisboa e de Elvas.
Laura de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#338453 | Amaury Carlos | 22 nov 2013 09:38 | Em resposta a: #331403

NOME DO MEU BISAVÔ: ANTONIO PEREIRA LEITE

__MÃE: ANTONIA PEREIRA LEITE
__PAI: JOAQUIM PEREIRA LEITE,

NOME DOS FILHOS BRASILEIROS DO MEU BISAVÔ:

__ADOLPHO PEREIRA LEITE
__SOFIA PEREIRA LEITE
__FRANCISCA PEREIRA LEITE
__JOÃO PEREIRA LEITE
__ROSÁRIO ANTONIO LEITE
__JACINTHO PEREIRA LEITE
__MARIA PEREIRA LEITE
__VALENTINA PEREIRA LEITE

FALTA A DATA DE SEU NASCIMENTO QUE ESTOU PROVIDENCIANDO...SEI QUE MORREU PERTO DOS 70 ANOS EM 1917, DEVIDO A UM ACIDENTE NA LAVOURA QUE TINHA, AQUI NO RIO DE JANEIRO.

Um grande abraço

AMAURY CARLOS

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#340687 | Marta Garcêz Palha | 09 jan 2014 18:06 | Em resposta a: #331403

Boa tarde M.ª Francisca,

Ando às voltas com a minha árvore genealógica e encontrei o seu texto, pedindo informações sobre o seu avô Albino Augusto Pacheco que é meu bisavô paterno! Sei que depois da minha bisavó Maria Clementina de Lancastre Vasconcelos e Sousa Leme Côrte-Real, com quem teve uma filha natural, Ana de Lancastre Côrte-Real (reconhecida pelo pai quando tinha cerca de 16 anos e por tal nem um apelido paterno tem), ele foi para o Brasil e teve mais filhos... Nunca o conheci e não sabia sequer que tinha um irmão... Não sei muito sobre ele... Não tenho muita bibliografia para averiguar mais dados, somente possuo "A Descêndia de EL-Rei D. João II"... e estou a tentar aderir ao Geneall Plus mas até agora sem sucesso... Gostava muito de descobrir mais sobre a minha família.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Pereira Leite (Elvas)

#340944 | Franca104 | 14 jan 2014 14:41 | Em resposta a: #340687

Olá Marta

tenho todo o gosto em ajudar. Meu email franciscacpereiraarrobahotmailpontocom

Resposta

Link directo:

Família Pereira Leite (Elvas)

#410362 | MLMLA | 11 dez 2018 06:41 | Em resposta a: #46185

Luís Pereira Leite de Elvas casou em Lisboa com Petronilha Rosa e foram pais, em 1812, do que viria a ser general Jerónimo Pereira Leite, o qual casou com Firmina Smith Gonçalves Serva. Fez a sua carreira militar nos Açores, Goa e finalmente Macau onde foi ajudante às ordens do governador Ferreira do Amaral e Comandante da Polícia de Macau.Foi condecorado com a Ordem da Torre Espada por feitos numa das batalhas do cerco do Porto em 1832, onde foi ferido gravemente. Morreu em Lisboa em 1882.Foi meu trisavô.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen