Origens do nome Quá

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origens do nome Quá

#46308 | João Quá | 22 ago 2003 23:47

Já em tempos tentei a ajuda para encontrar a origem do meu apelido, o nome completo é João da Fonseca Quá, mas não fui muito bem sucedido. Volto a vir junto de vós para nova tentativa. Uma informação que tenho, é que em Almodôvar existe uma rua/travessa do Quá. Se alguem me puder ajudar p/favor responda a esta mensagem.
O meu obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#46309 | rgc | 23 ago 2003 00:10 | Em resposta a: #46308

Vou tentar saber se ainda haverá alguém desta família, em Almodôvar.Dir-lhe-ei alguma coisa.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#46312 | zgomes | 23 ago 2003 02:25 | Em resposta a: #46308

O seu apelido parece relativamente bem localizado nos distritos de Lisboa e Setúbal: surge em Samora Correia, Benavente, Cacilhas, Laranjeiro, Foros de Amora, Setúbal, Algueirão. São todos familiares conhecidos? Já contactou outras pessoas do mesmo apelido?
A origem provável é uma alcunha - a Enciclopédia diz que "Qua" é o mesmo que "ca" (porquê). Nascida quando e onde, talvez descubra se conseguir encontrar o primeiro que usou este nome.

Cumprimentos
J.Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#48632 | roberto lopes | 26 set 2003 17:29 | Em resposta a: #46308

Caro João Quá:

Sou descendente de um José dos Reis Quá, que foi soldado do Batalhão Nacional Movel de Lagos, por volta de 1840, segundo me lembro nasceu em Lagoa por volta de 1819. Os seu pai é Reis Cabrita de apelido e avós paternos: Cabrita e Reis, respectivamente.
Há no entanto histórias na famíla sobre as guerrilhas, mas em relação ao apelido Quá neste caso conta com a corrupção da palavra Cabrita ou então surgiu por meio de uma alcunha.

Cumprimentos,

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#63593 | JCALD | 27 abr 2004 11:37 | Em resposta a: #48632

Caro Roberto Lopes:

O meu primo Henrique A. P. Ramos da Costa gostaria de entrar em contacto consigo, mas não tem possibilidade de colocar mensagens aqui no Forum. Por isso, pediu-me para lhe fazer chegar a seguinte:

-----------------------------------------------------------
Caro Roberto Lopes,

Somos parentes muito chegados pois tenho sangue Quá. Sou trineto do José
dos Reis Quá.

Raramente tenho acesso ao Fórum mas, descobri este nosso parentesco, no
dia 16, no tópico "D. Francisca Cabrita", pois tenho uma bisavó - Maria
do Rosário Correia - nascida em Lagoa em meados do séc. XIX, filha do
José dos Reis Quá, seu 5.º avô. Foi uma grande alegria saber que há um
genealogista com sangue Quá, e tão próximo. É um apelido que me tem
fascinado sempre, apesar de saber pouco dele. À excepção do pai deste
José dos Reis Quá, não encontro mais nenhum antepassado com este apelido.

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Abranches Pinto Ramos da Costa
Sou o sócio n.º 165 da Assoc. Port. de Genealogia. na última «Raízes &
Memórias» poderá encontrar os meus contactos.
---------------------------------------------------------

Para facilitar a comunicação, se quiser, poderá enviar os seus contactos (e-mail e telefone) para o meu endereço electrónico: jcald arroba vizzavi ponto pt.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#159281 | João_Quá | 13 jun 2007 23:33 | Em resposta a: #63593

Boa noite

Já faz algum tempo, bastante diga-se, que não venho a este fórum.

No entanto volto porque tenho m forte desejo de recomeçar a busca pela minhas origens. Será que ainda venho a tempo?

Cumprimentos~

João Quá

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#159298 | rafael | 14 jun 2007 01:57 | Em resposta a: #159281

Caro João Quá

Já se passou tanto tempo sem lhe dar resposta;mas, infelizmente já não está na nossa companhia quem me podia informar. O apelido, hoje, tb. pode ter desaparecido na descendência dos de Almodôvar.
Brevemente, tenho de ir a esta vila e como minha mulher se encontra lá sepultada, quando lá for hei-de ver, no cemitério, se há lá um jazigo onde, salvo erro, aparece uma pessoa deste apelido,Caso afirmativo, dir-lhe-ei.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#159309 | agp | 14 jun 2007 10:59 | Em resposta a: #159281

Caro João Quá

No século XIX houve uma família de apelido Vicente Quá na zona de Abrantes, descendente de Vicente Joaquim e Rosa Maria. Serão estes os Quá que procura?

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Origens do nome Quá

#160461 | João_Quá | 22 jun 2007 00:44 | Em resposta a: #159309

Pois essa é uma boa questão, mas não sei responder. De todo o modo obrigado pela informação pois para mim é novidade a existêmcia de alguém em Abrantes com esse nome e no séc XIX.
Sei que existe ou existiu uma familia Quá em Almodovar e Algarve, que eventualmente pertencem ao mesmo ramo. No entanto nunca consegui estabelecer ligações entre essa familia e a minha.
Será que consegue dar mais informações?

Cumprimentos,
João Quá

Resposta

Link directo:

Família Quá de Abrantes

#160715 | agp | 24 jun 2007 10:06 | Em resposta a: #160461

Caro João Quá

O Vicente Joaquim que referi é natural de Ferreira e a esposa Rosa Maria é natural de Montalvo (que pertence actualmente ao concelho de Constância). Não sei precisar que Ferreira é aquela. Admitindo que possa ser Ferreira do Alentejo podemos deixar em aberto a possibildade de estes Quá, de Abrantes, serem parentes dos de Almodovar, dada a relativa proximidade entre as duas vilas alentejanas.

Do Vicente Joaquim e a Rosa Maria tenho notas do filho Joaquim Vicente Quá que casou primeira vez com Margarida de Oliveira, de Abrantes, e segunda vez com Ana Dias, do Tramagal, com alguma descendência nas freguesias do Tramagal e São Miguel de Rio Torto, pelo menos.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen