Freguesia de Casais - Tomar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Freguesia de Casais - Tomar

#4635 | JPG | 15 mai 2001 21:34

Paulo

Conhece algum registo referente ao senhor padre José Delgado da Silva natural e residente na freguesia de Casais no concelho de Tomar, que foi prior daquela freguesia no ano de 1874 ?

Cumprimentos
JPG

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#4638 | Paulo | 15 mai 2001 23:26 | Em resposta a: #4635

JPG (?)
Sim tenho em casa alguns elementos sobre o Padre Delgado e também sobre esta família.
Que tipo de elementos pretende? Vou ainda hoje reunir alguns dados e amanhã envio-Lhe.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#4648 | JPG | 16 mai 2001 10:14 | Em resposta a: #4635

Paulo

Toda a informação sobre o padre José Delgado da Silva é importante, particularmente datas de ordenação, local, ascendência e...talvez descendência, se houver !

Muito grato pela sua ajuda
João Pedro Gil

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#4659 | Paulo | 16 mai 2001 13:37 | Em resposta a: #4648

Eu tenho a ascendencia do Padre José Delgado da Silva até 1600 e muitos elementos biográficos, manuscritos e outros dados de pessoas desta família, talvez seja preferivel um contacto directo. O meu email é jpan@clix.pt
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#4660 | JPG | 16 mai 2001 14:08 | Em resposta a: #4659

Paulo

Tudo o que houver sobre o p. José Delgado da Silva me interessa. Nesse sentido agradeço toda a indicação do modo como a possa adquirir.
e-mail
gilolaia@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#203490 | i.lopes | 17 jul 2008 21:28 | Em resposta a: #4659

Caro Paulo,

Descendo de um ramo Delgado da Silva da freguesia de Olhalas, Tomar. A minha investigação deste ramo está ainda muito incompleta pois resido no estrangeiro, mas já consegui apurar alguns dados através dos microfilmes na TT.

Entre outros, tenho o registo de baptismo de Luis Delgado da Silva (1854), pai da minha avó materna. Sei ser filho de Joaquim Delgado da Silva e neto de Luis Delgado da Silva. Gostava de saber, se fosse possível, qual a relaçao destes com o Padre José Delgado da Silva, e também onde este ramo entronca com o do Desembargador António Delgado da Silva, filho de João Delgado da Silva.

Qualquer informação relativa aos diferentes ramos desta família oriunda de Olhalas seria imensamente apreciada. Posso ser contactada pelo email

isabel.lopes@ntlworld.com

Cumprimentos,

Isabel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#217849 | fantoniosj | 09 jan 2009 02:01 | Em resposta a: #203490

Cara Isabel

De momento não tenho informações para lhe dar mas vou estar atento se alguma coisa aparecer. Sou de Olalhas e estou a estudar a genealogia das famílias.
A terra em causa não se chama Olhalas mas Olalhas.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#217893 | i.lopes | 09 jan 2009 14:49 | Em resposta a: #217849

Caro Fernando

Obrigada pela resposta, tenho imenso interesse em qualquer informaçâo sobre a família Delgado da Silva. Gostava tambem de encontrar respostas ás perguntas que eu tinha posto neste Forum.

Todas as certidôes que possuo referem que a familia é oriunda do lugar de Alqueidâo. freguesia de Olalhas.

Fico entâo à espera do que consiga encontrar.

Os meus cumprimentos

Isabel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#218047 | fantoniosj | 11 jan 2009 00:00 | Em resposta a: #217893

Cara Isabel

Nos próximos tempos terei acesso à cópia dos extractos mais antigos de Olalhas (1781-1795; 1813-1816) que a minha irmã está a preparar. Espero encontrar ali alguma informação sobre esta família.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#219786 | fantoniosj | 28 jan 2009 15:31 | Em resposta a: #203490

Cara Isabel

Nos Cadernos soltos de extractos de registo de baptismo de 1781 a 1795 da freguesia de Olalhas encontrei as seguintes referências à família Delgado da Silva:
Filhos de
Fernando José da Gama
e de Joaquina Maria Delgado da Silva.
Avós paternos: José Godinho da Gama e Rosa da Assumpção.
Avós maternos: João Delgado da Silva e Leonarda Maria.
Anna, Alqueidão, 27.05.1781.
Margarida, Alqueidão, 30.01.1783.
José, Alqueidão, 2.06.1789.
Joanna, Alqueidão, 25.02.1791.
José, Alqueidão, 19.03.1795.

Ainda não tenho acesso ao livro de extractos de registo de baptismo de 1813 a 1816 onde pode ser que apareça mais alguma referência.

Cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#219791 | i.lopes | 28 jan 2009 16:42 | Em resposta a: #219786

Caro Fernando Antonio

Muito obrigada pelos dados que enviou. Como as datas são mais antigas não consigo ainda entroncar com os dados que já possuo. Talvez se surgirem mais elementos nos livros de 1813 a 1816 eu possa fazer essa ligação.

Fico no entanto muito agradecida por esta informação que me enviou.

Cumprimentos

Isabel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#221494 | fantoniosj | 17 fev 2009 22:39 | Em resposta a: #219791

Cara Isabel

Tenho boas notícias.
Através de um assento de baptismo já tenho mais informações sobre a sua família e pode ser que apareçam mais.
Trata-se de um baptismo na Capela de Santo António do Alqueidão da freguesia de Olalhas (a 8 de Fevereiro de 1814) de um António, nascido a 20 de Janeiro de 1814, filho legítimo do Capitão Luiz Delgado da Silva e de D. Margarida Ignez de Souza Almeida Freire (ambos do Alqueidão - Olalhas). Avós paternos: João Delgado da Silva, natural dos Casais (Tomar) e D. Michaella Maria Secilia, natural dos Carvalhaes (Ferreira do Zêzere). Avós maternos: Capitão Alexandre José de Souza e Oliveira, da Vila de Tomar, e D. Josefa Maria de Almeida Freire, do Alqueidão – Olalhas.
Padrinhos: Doutor António Delgado da Silva “e tocou por elle com Procuração” o Reverendo Doutor Promotor Francisco Delgado da Silva, do Alqueidão – Olalhas. E D. Joanna Tomazia Delgado da Silva, do Alqueidão – Olalhas.
Testemunhas: Capitão Francisco Delgado da Silva, dos Casais (Tomar) e o Major Doutor Joaquim Delgado da Silva, do Alqueidão – Olalhas. Ambas as testemunhas assinaram.
Como disse, se aparecerem mais elementos envio-lhos.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#221561 | i.lopes | 18 fev 2009 17:09 | Em resposta a: #221494

Caro Fernando António

Fantástico! Com este assento de baptismo ficam realmente várias perguntas respondidas.

O meu trisavô materno Joaquim Delgado da Silva era filho de Luis Delgado da Silva e D. Margarida Ines de Sousa e portanto irmão do António deste assento. Pode ser que o baptismo de Joaquim apareça entretanto.

Fico também a saber que o Doutor António Delgado da Silva era irmão de Luis pois sei que era tambem filho de João Delgado da Silva e D. Michaela Maria Secilia.

Finalmente este assento confirma a minha suspeita de que havia Delgados da Silva na freguesia de Casais, talvez até daí oriundos.

Fico imensamente agradecida pela informação enviada pois teria sido difícil ter acesso a estes registos.

Com os meus melhores cumprimentos

Isabel Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#221619 | abivar | 19 fev 2009 11:41 | Em resposta a: #221494

Caro Fernando António:

A minha Mulher é neta paterna de Abel António ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1060063 ), nascido a 8/6/1900 (baptizado a 29/7) na freguesia de Casais, Tomar; tenho bastantes dados acerca da ascendência deste Avô da minha Mulher. Se estiver interessado terei muito gosto em trocar informações; o meu mail é abivar arroba sapo ponto pt.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#221651 | fantoniosj | 19 fev 2009 18:12 | Em resposta a: #221619

Caro António Bivar

Muito obrigado pelo seu e-mail.
Os meus Antónios são de Olalhas (Tomar) e descendem todos de Manuel António
(*séc.XIX, Estrada do Casais, Ferreira de Zêzere - † Olalhas), o primeiro que usou o nome de baptismo de seu pai (António Nunes Miguel casado com Pulquéria Maria) como nome de família. Os seus antepassados de Ferreira do Zêzere não usavam António como apelido. Os antepassados dos meus Antónios usaram os apelidos Nunes, Henriques, Gonçalves, Vaz, Correia, Ribeiro, Bouga, Ramos, Cal, e em principio Cotrim, etc. Os antepassados mais antigos que até agora conheço terão nascido por volta de 1600. Não sei se os meus Antónios têm alguma ligação com os Antónios dos Casais de Tomar. Era engraçado que um destes Antónios tivesse passado à freguesia vizinha de Casais. Tudo é possível porque eu não conheço quase nada sobre outros descendentes de Manuel António. Talvez o António Bivar possa confirmar.
Aqui vão os meus últimos antepassados do ramo varonil com as informações que tenho:
1. António Nunes Miguel
2. Manuel António
3. José António (*29.12. 1849 Alqueidão, Olalhas, Tomar / † Olalhas, Tomar)
4. José António Júnior (*31.01.1887,Alqueidão, Olalhas, Tomar † Alqueidão, Olalhas, Tomar) Agricultor.
5. Artur António (* 12.10.1925, Alqueidão, Olalhas, Tomar - † 03.07.1998, Olalhas) Último Regedor de Olalhas.
6. Fernando Martinho António (* 20.02.1951, Socorro, Lisboa) Musico. C.g.

Com os melhores cumprimentos
Fernando António

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#221691 | abivar | 20 fev 2009 01:11 | Em resposta a: #221651

Caro Fernando António:

Muito obrigado também pelas informações. Pelos vistos trata-se mesmo de coincidência pois os ascendentes por varonia da minha Mulher são todos, até onde consegui apurar, da freguesia de Casais, Tomar, sete gerações usando António como apelido até ao sexto avô por varonia, de nome José António (b. 16/6/1720), carpinteiro, o qual era filho de um Manuel Nunes e de uma Maria da Conceição (aparentemente José António seria apenas um nome próprio duplo que depois foi adoptado como apelido até à actualidade).

Já agora apoveito para lhe colocar uma intrigante questão genealógica com que me deparei na ascendência do avô paterno da minha Mulher; trata-se de um José da Fonseca, também da freguesia de Casais, o qual era irmão de um cónego Belchior da Fonseca Sotto-Mayor, ambos filhos do Ajudante José Nunes Freire e de Maria da Fonseca, ele também de Casais e ela referida num assento como sendo de Censoldos, Sta. Maria Madalena, Tomar, e noutro com sendo "da Vila de Tomar". Infelizmente não encontrei o processo de inquirição de genere do cónego Belchior mas, em contrapartida encontrei o processo de um Padre Teotónio da Fonseca Sotto-Mayor, da Vila de Tomar, que poderia em princípio ser irmão de Maria da Fonseca. Se assim fosse teria muitas informações acerca da sua ascendência, mas nunca encontrei o casamento de Maria da Fonseca nem um baptismo que pudesse ser o seu, pelo que fico na dúvida quanto a esta ascendência, apesar da coincidência de nomes, cronológica e geográfica. As datas que tenho são as segintes: a mulher de José da Fonseca nasce em 1722 e os pais do Padre Teotónio casam em 1678; assim se Maria da Fonseca fosse filha do mesmo casal poderia ter nascido por volta de 1690 e o filho José por volta de 1722 como a Mulher. Terá por acaso encontrado alguma referência a este grupo familiar?

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - Tomar

#237021 | mgracinha | 21 ago 2009 16:30 | Em resposta a: #221691

Uma antepassada minha de nome Leonor nascida, pelas minhas contas, entre 1870 e 1880 foi baptizada na Sabacheira (segundo reza o assento de nascimento de um filho) como filha de pais incógnitos. Apesar de vasculhar os livros paroquiais da Sabacheira de 1850 a 1900 no A.D.Santarém não encontrei o seu assento de baptismo nem, já agora, o de casamento que teria sido em S.Miguel de Carregueiros.A senhora é portanto um mistério na sua vida civil, porque lá existir existiu, pois deu vários filhos a este mundo. Sempre ouvi dizer na família ser ela filha do "sr. padre dos Casais" sendo também irmã do célebre ferrador de Chão de Maçãs,o que tratava a dor ciática queimando a orelha dos pacientes. Ora, no fórum é referido o "Padre José Delgado da Silva como Prior em Casais em 1874". A data corresponde à do nascimento dela e, enfim, padres há muitos mas é uma possibilidade. Gostaria assim, que alguém me informasse se sabe se este, ou outro padre dos Casais, daquela época, teria tido descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - padre José Delgado da Silva -Tomar

#284388 | mgracinha | 10 ago 2011 11:20 | Em resposta a: #4660

Caro confrade JPG,

Sei que já passaram dez anos desde a última mensagem em que que era referido que, supostamente, ia obter informações sobre o Padre José Delgado da Silva. Se as obteve não se importaria de as partilhar? Ou, pelo menos, indicar-me o caminho? Estou particularmente interessada na sua descendencia, que sei que teve e no seu testamento, que também sei que deixou. Não me move qualquer interesse material. Tenho, como penso que todos neste forum, um genuíno interesse em conhecer as minhas raízes e, se calhar estou a ser ingénua, quero acreditar que a finalidade deste fórum seja a partilha e a inter-ajuda. Tenho exemplos louváveis, noutros tópicos, de confrades que, com toda a generosidade, me ajudaram e a quem estou reconhecidissima.
Neste, infelismente, não posso dizer o mesmo. Pessoas que, publicamente, aqui no fórum, declaram possuírem informações, quando contactadas para e-mails que os próprios publicam, passam a ter súbitos ataques de amnésia e a desconversar. Não falo daqueles que não respondem, admito que os endereços tenham mudado.
Peço desculpa pelo desabafo que, realço, nada tem a ver consigo. Se me puder ajudar, agradeço. Se não, continuarei a averiguar e, quando conseguir, faço de todos o que, muito ou pouco, obtiver.

Cumprimentos,

Maria Motta

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - padre José Delgado da Silva -Tomar

#284396 | f4b2 | 10 ago 2011 14:21 | Em resposta a: #284388

Cara Maria Motta

Li a sua mensagem e fui pesquisar Thomar no Anuário de 1909,e deixo estes nomes:

- LUIZ DELGADO da SILVA - Productor de Vinhos,Lavrador ou Agricultor em Thomar

- FRANCISCO DELGADO RIBEIRO da SILVA - Proprietário em Areias(Ferreira do Zezêre)

Cumprimentos

João Barroca - Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - padre José Delgado da Silva -Tomar

#284404 | mgracinha | 10 ago 2011 16:05 | Em resposta a: #284396

Muito obrigada pelo seu interesse. A pessoa que procuro é de facto familiar dos que apresenta. Penso que irmão de Luís Delgado da Silva. Porém, é padre, teve um grande intervenção política nos finais do sec.XIX em Tomar, a câmara Municipal presta-lhe um louvor dias depois de morrer, o que ocorreu em 1897. Teve vários filhos que, segundo consta, identificou no testamento.
Se alguém souber algo mais sobre a descendencia, agradeço.

Maria Motta

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - padre José Delgado da Silva -Tomar

#284405 | f4b2 | 10 ago 2011 16:23 | Em resposta a: #284404

Cara Maria Motta

É possivel saber os nomes? Será que também são DELGADO da SILVA? Faço estas perguntas porque tenho muitos SILVAS EM 1908 /1909 e em 1943/1944 de Tomar e de outras Freguesias do Concelho, mas não são DELGADO da SILVA se quiser poderei enviar esses nomes.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Casais - padre José Delgado da Silva -Tomar

#284407 | mgracinha | 10 ago 2011 17:28 | Em resposta a: #284405

Caro confrade

Tanto quanto sei, sendo filhos de pai incógnito, uma vez que o pai era padre não os poderia perfilhar, ou ficavam com o apelido da mãe, ou então com o "da Graça" que era como em Tomar se apelidavam os expostos, por isso, por lá ainda se diz que Graça é nome de engeitado.
No caso da minha antepassada, supostamente filha desse padre, chamava-se Leonor da Graça pois era igualmente filha de mãe incógnita.

Cumprimentos,

Maria Motta

Resposta

Link directo:

Freguesia de Casais - Tomar

#405086 | A Neves | 05 jul 2018 19:08 | Em resposta a: #4635

Boa tarde, sou trisneta do Padre José Delgado da Silva. Gostava de saber os seus ascendentes.Se tiverem alguma resposta agradecia.

Cumprimentos

A Neves

Resposta

Link directo:

Freguesia de Casais - Tomar

#418344 | mariamotta | 29 set 2019 14:36 | Em resposta a: #4635

A Neves

Não sei se ainda está interessada neste tema. Caso esteja, diga.

Cumprimentos,

Maria Motta

Resposta

Link directo:

Freguesia de Casais - Tomar

#433822 | A Neves | 18 mai 2021 14:46 | Em resposta a: #237021

D. Mgracinha, eu sou descendente do Padre José Delgado da Silva, sou Trisneta, ele teve vários filhos, mas deixou os bens a 3 que eram filhos da mesma mulher, sendo eles a Maria José, mulher do ferrador de Chão de Maçãs, a Emilia e Sergio Augusto que é o meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Freguesia de Casais - Tomar

#433823 | A Neves | 18 mai 2021 14:49 | Em resposta a: #418344

Peço desculpa só por agora responder mas sim estou interessada, obrigada

Resposta

Link directo:

Freguesia de Casais - Tomar

#436767 | jpshgil | 02 out 2021 21:38 | Em resposta a: #433822

Refere-se a este Pe. José Delgado da Silva ? Baptizou-se a 30 de Setembro de 1836 pelo Prior Adriano António Roseiro Seixas. Foram padrinhos Manuel Delgado da Silva tio paterno e a avó materna.
Foi nomeado por carta régia de 27 de Outubro de 1864 Paroco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Tomar e por carta de 25 de Setembro de 1867, nomeado Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Reclamador dos Casais. Pouco convicto na sua vocação religiosa deixou descendência.

Resposta

Link directo:

Freguesia de Casais - Tomar

#436768 | jpshgil | 02 out 2021 21:45 | Em resposta a: #405086

Refere-se a este Pe. José Delgado da Silva ? Baptizou-se a 30 de Setembro de 1836 pelo Prior Adriano António Roseiro Seixas. Foram padrinhos Manuel Delgado da Silva tio paterno e a avó materna.
Foi nomeado por carta régia de 27 de Outubro de 1864 Paroco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Tomar e por carta de 25 de Setembro de 1867, nomeado Pároco da Igreja de Nossa Senhora do Reclamador dos Casais. Pouco convicto na sua vocação religiosa deixou descendência.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 12:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen