Dados inseridos no genea que não são considerados

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Dados inseridos no genea que não são considerados

#46528 | SEBROF | 29 ago 2003 10:22

Bom dia a todos

Evidentemente que o Genea está entre os melhores sites
da especialidade, mas talvez por terem muito trabalho ou
por acharem mais relevantes dados fornecidos em detrimento de outros nem sempre atendem as informações dadas.Por outro lado não são muito permeáveis a correcções.
Enfim "não há bela sem senão"

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considerados

#157681 | MP | 29 mai 2007 17:15 | Em resposta a: #46528

Também já tinha reparado nisso... Mas o que me incomoda mais é que, no meu caso, já aconteceu indicar uma alteração, acompanhando-a da respectiva fonte, e NADA acontecer :-/

Depois há os casos estranhos: no dia em que recentemente nasceu a infanta Sofia de Espanha, imediatamente a bebé foi acrescentada à base de dados do GENEA. Pergunto eu: haveria assim tanta urgência nessa informação? Com todo o respeito, será mais importante na base de dados do GENEA uma bebé que ainda agora chegou ao mundo do que uma pessoa que já viveu há 200 ou 300 anos e que certamente deixou a sua marca?

Faço um apelo aos colaboradores internos do GENEA: nos casos em que não fizerem as alterações seja por que razão for, no mínimo enviem um e-mail à pessoa que fez a recomendação solicitanto-lhe que fundamente a sua proposta. Pelo que me parece, não tem acontecido.

Não me interpretem mal, pois estou consciente do enorme volume de trabalho com que se deparam... Mas não podia ficar calado...

Com os melhores cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considerados

#157689 | JCC | 29 mai 2007 18:12 | Em resposta a: #157681

Caro Mário

A minha mensagem diz apens respeito à última parte da sua mensagem. Independentemente do que alguém que viveu há 200 anos possa ter feito (e uma vez que haverá que validar a veracidade das alterações enviadas ao Genea) parece evidente que o nascimento de uma Infanta de Espanha é da maior relevância... E não precisa de confirmação.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considerados

#157693 | MP | 29 mai 2007 18:30 | Em resposta a: #157689

Prezado João Cordovil Cardoso,

Sem dúvida que o nascimento de uma infanta de Espanha tem relevância, mas seria assim tão urgente colocar essa informação na base de dados do GENEA no próprio dia do nascimento quando meio-mundo já o sabia pelos noticiários?... E, simultaneamente, vermos que existem alterações propostas pelos usuários deste sítio que custam em ser feitas?

Além disso, a alteração que propus ao GENEA está ao alcance de uma rápida pesquisa online pelas Inquirições de genere do arcebispado de Braga, através do sítio fidedigno do Arquivo daquele distrito :)

Se falarmos em sangue real e na importância que isso tem para passar à frente nas listas de espera do GENEA (porque dá ideia de que é disso que se trata), devo informá-lo de que a alteração que propus se refere a um indivíduo também com sangue real: e já tinha sangue real há 300 anos, enquanto a pequena infanta só tem sangue real há cerca de dois meses :)

Muitos cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considerados

#157694 | MP | 29 mai 2007 18:35 | Em resposta a: #157693

Onde se lê «a alteração que propus», deve ler-se «a confirmação da veracidade da alteração que propus»...

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considerados

#157700 | joão pombo | 29 mai 2007 20:14 | Em resposta a: #157693

Caro Mário:

Não sei quais são os critérios que presidem ao Genea nestas matérias, mas o nascimento de uma Infanta de Espanha constitui aquilo que se pode chamar de um facto público e notório, que por isso mesmo não carece de prova.
Estou convencido de que com uma ocorrência tão badalada, bastará aos nossos anfitriões verem o telejornal ou ouvirem a rádio para de imediato acrescentarem a base de dados, não fazendo grande sentido que se fosse confirmar por outras vias um nascimento deste cariz.
Já me apercebi de procedimentos idênticos quando morrem figuras públicas, independentemente de terem ou não sangue real.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considerados

#157709 | MP | 29 mai 2007 21:13 | Em resposta a: #157700

Caro João Pombo,

Concordo, quase completamente, com as palavras que proferiu. Aliás, queria deixar claro que nunca foi meu objectivo, ao falar da pequena infanta, gerar quaisquer reacções polémicas... Não tenho nada contra a menina (nem podia), tão-pouco contra a família real espanhola, a qual aprecio bastante. Simplesmente, causa-me uma imensa impressão a velocidade a que determinadas informações são actualizadas neste sítio, em contraponto com a lentidão a que outras o são. Quando falei na real criança, fi-lo apenas a título de exemplo, não querendo, de alguma forma, menosprezar a própria...

Ateciosamente,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considera

#157715 | Saba | 29 mai 2007 22:41 | Em resposta a: #157709

Sera que ha alguma coisa que nos, os utilizadores deste site, possamos fazer para acelarar o processo de insercao de informacoes aqui? Tambem continuo a espera do resultado de algumas sugestoes que fiz. Sera que se pagarmos mais um pouco os gerentes deste site poderao contractar mais ajuda para dar conta do recado?
Como podemos apoiar mais este site e ajudar no seu crescimento?

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considera

#157721 | MP | 29 mai 2007 23:10 | Em resposta a: #157715

Eu, sinceramente, já não sei o que os utilizadores do GENEA poderão fazer nesse sentido, caro Luís Ramos. Porém, se conseguirmos manter vivo um tópico como este, talvez dê uma ajudinha.

Eu, pessoalmente, sinto, por vezes, que estou a escrever para as paredes quando envio mensagens aos gerentes através do irritante «formulário» em http://genealogia.netopia.pt/home/coments.php , pois nunca obtive qualquer resposta de parte deles, tão-pouco tive quaisquer garantias de que as mensagens fossem entregues em condições.

Quanto a um e-mail para contacto, não o publicam, anda escondido: encontrei-o por sorte aqui http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=43391&fview=e , mas creio que o efeito será o mesmo do «formulário», pois respostas nem vê-las :-/

Finalmente, fico pasmado quando vejo na base de dados surgirem subitamente genealogias fabulosas de algumas pessoas de um dia para o outro, como se houvesse prioridade de uns face a outros.

Penso que os gerentes do GENEA deveriam demonstrar mais consideração por nós, utilizadores, que tentamos contribuir para o crescimento da base de dados, pois acredito que a maioria é gente idónea que dedica anos e anos da sua vida a esta paixão, com o rigor e profissionalismo.

Por isso, caro Luís, em resposta à sua questão, o único conselho que posso dar é que todos nos queixemos desta situação e exijamos mais atenção para a necessidade de maior interacção entre a direcção do GENEA (que, às tantas, parece ter uma posição sobranceira) e todos aqueles que vivem intensamente a Genealogia e que querem colaborar na construção deste sítio.

Tenho dito.

Melhores cumprimentos,
Mário.

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considera

#157763 | Genea Portugal | 30 mai 2007 11:27 | Em resposta a: #157721

"exijamos"???

Mário,

Não foi isso certamente que quiz dizer, pois não? É bom que perceba qual é a autoria deste trabalho. O facto de fazermos um serviço público meritório não nos "condena" à sujeição a qualquer exigência. Podemos garantir que manteremos o nosso critério, porque o trabalho é, efectivamente, nosso.

Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considera

#157784 | Jandrade | 30 mai 2007 14:43 | Em resposta a: #157763

Caros Mário e Luís:

Tendo ficado completamente esclarecido com a resposta do Genea Portugal, cabe-me agora dizer que vos dou toda a razão no vosso desabafo. Isto porque tenho conhecimento de causa.
Há cerca de 4 ou 5 anos, enviei para o Genea a informação de um título de nobreza português que não consta na bibliografia existente e também não nesta base de dados. A informação foi acompanhada da especificação da fonte, pelo que a respectiva confirmação se afigurava fácil.
Surpreendentemente para mim naquela altura, o assunto não teve qualquer sequência.
Os vossos casos só vêm confirmar a desconsideração em relação às informações/correcções feitas pelas pessoas que com paixão genealógica disfrutam de tudo o que este site lhes oferece.
O que é que se há-de fazer...

Cumprimentos.

João Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considera

#157785 | MP | 30 mai 2007 14:52 | Em resposta a: #157763

Caro Genea Portugal,

Nunca pus em causa o «serviço público meritório» que V. Excias. têm empreendido ao longo dos últimos anos. Aliás, tanto reconheço mérito ao vosso trabalho, que diariamente aqui venho, tal é o gosto que tenho em visitá-lo e em aprender com ele.

No entanto, precisamente por saber que o vosso trabalho é reconhecido por todos aqueles que dele têm conhecimento, que entendo que V. Excias. têm responsabilidades acrescidas perante o vosso público: porque no dia em que o vosso público se sentir descontente (como eu já me senti) e se for afastando, deixará de haver reconhecimento - e sem o reconhecimento do público não há sucesso capaz de resistir.

Quando empreguei o verbo «exigir», fi-lo imprimindo nele uma conotação ética, pois sei que legalmente o GENEA não tem obrigação nenhuma de ceder a exigências de qualquer espécie. Pelo contrário, o GENEA tem o poder e liberdade de fazer apenas o que quer e não o que querem que ele faça. Porém, existe uma obrigação moral, que é a de não desiludir quem aprecia o vosso trabalho e todos os que pretendem colaborar.

Se estou a ser injusto, queiram aceitar o meu sincero pedido de desculpas. Compreendo que o trabalho seja muito. Compreendo que recebam solicitações das mais variadas e em quantidades industriais. Mas também gostaria que reflectissem um pouco sobre as minhas palavras, porque o GENEA já não é um simples sítio de genealogia como era há 5 ou 6 anos; hoje em dia, o GENEA é já uma instituição de referência e, como qualquer instituição de referência, ele tem de evoluir, quer V. Excias. o queiram quer não.

Com os melhores cumprimentos me despeço,
Mário Pimentel (um grande admirador do GENEA).

Resposta

Link directo:

RE: Dados inseridos no genea que não são considera

#157786 | MP | 30 mai 2007 15:00 | Em resposta a: #157784

Caríssimo João Andrade,

Fiz já questão de apresentar uma resposta à mensagem do Genea Portugal e a mesma já está disponível neste tópico. Creio que, se cada um de nós levantar uma voz de protesto, a situação se possa lentamente alterar.

Muitos cumprimentos e obrigado pelo seu «depoimento»,
Mário.

Resposta

Link directo:

identificação geográfica

#157802 | Lourval | 30 mai 2007 18:17 | Em resposta a: #157763

Genea Portugal,

O trabalho de vocês tem obviamente escala planetária e critérios locais de localização geográfica se tornam ´menores´ diante de escala tão grande. Porém só para vossa informação digo que no Brasil é bastante usual citarmos primeiro a cidade e em seguida o estado da federação. As regiões, microregiões que vocês estão adotando, embora sejam oficiais, são totalmente desconhecidas da maior parte, quase 100% dos brasileiros. Mas é somente uma informação que aqui coloco.

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: identificação geográfica

#157861 | Saba | 31 mai 2007 00:23 | Em resposta a: #157802

Sim, e' o mesmo aqui nos estados unidos, primeiro a cidade e em seguida o estado da federação.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen