Procura de familia - Baltazar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Procura de familia - Baltazar

#46702 | baltazar | 01 set 2003 20:03

procuro alguem que tenha como nome de familia BALTAZAR

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#46715 | silvestre | 02 set 2003 12:08 | Em resposta a: #46702

No meu ramo familiar de Alfaiates,concelho de Sabugal, tenho familiares com apelido Baltazar (ou Balthazar, na grafia mais antiga.) Porém, este, tanto aparece como nome próprio como em forma de apelido.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#46746 | vbriteiros | 02 set 2003 19:31 | Em resposta a: #46702

De onde escreve? Em que zona de Portugal tem origem o seu apelido Baltasar
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#46906 | baltazar | 04 set 2003 16:48 | Em resposta a: #46746

penso que a origem é das beiras

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#46907 | baltazar | 04 set 2003 16:50 | Em resposta a: #46715

a origem é das beiras...penso que o sabugal é da beira baixa

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#47036 | silvestre | 05 set 2003 19:57 | Em resposta a: #46702

O Sabugal é um concelho do Distrito da Guarda, Alfaiates fica na raia de Espanha. Penso que a origem do nome tem cariz religioso.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#70937 | cabaltazar | 06 ago 2004 09:20 | Em resposta a: #46702

Sou Carlos Alberto Baltazar dos Santos Bernardo, nasci em Povoa do Conselho - Trancoso. Nesse Conselho você encontrará pelo menos mais umas 30 pessoas com esse sobrenome. Na cidade do Porto, encontrará por volta de 15 pessoas. Em Lisboa, umas 10 pessoas. Todas pertencentes a minha familia.
E aqui no Brasil, onde moro pelo menos 7 pessoas. E outras, que pertencem a familia mas devido a casamentos perderam o sobrenome Baltazar.
Meu e-mail para contato: cabaltazar1@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#70938 | cabaltazar | 06 ago 2004 09:28 | Em resposta a: #46907

Se Sabugal é Distrito da Guarda, então é beira alta e não na beira baixa. Pois a Pôvoa do Conselho também é Distrito da Guarda.
Grato,
cabaltazar

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#70958 | S.João de Rei | 06 ago 2004 18:38 | Em resposta a: #46702

Um dos três reis magos era Baltazar, se tinha apelido (sobrenome) desconheço.
Os outros eram Gaspar e Melchior.
Creio que Baltazar era o negro.
Talvez possa ser uma pista ?

Cumprimentos

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#71675 | S.João de Rei | 23 ago 2004 22:21 | Em resposta a: #70937

Baltazar – Servidor do Infante D. Henrique, de nacionalidade Alemã, partiu com Antão Gonçalves e Martim Fernandes para o Rio do Ouro, com intuitos comerciais ( Zurara, Crónica dos feitos da Guiné, Cap. 16 )
JAC

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#72614 | cabaltazar | 08 set 2004 07:04 | Em resposta a: #46702

O nome da nobre família portuguesa Baltazar é classificado como sendo originário de um nome pessoal. De acordo com estudiosos "o mais antigo e difuso tipo de sobrenome é aquele derivado de um nome dado". Tal nome de família pode ser derivado do primeiro nome dos pais, do nome fonte do avô ou ainda, do ancestral mais remoto do portador original do sobrenome. Com respeito ao nome de família Baltazar este é derivado do nome pessoal portugês "Baltazar" , por sua vez derivado do hebraico "Belsha`zar"significando "Deus protege o Rei", que tornou-se "Baltazar" em Grego, em Latim e desta última origem, tornou-se Baltazar na linguagem portuguesa. Durante a idade média, e antes que um sistema de sobrenome hereditário de família fosse instituido, era prática comum adotar um segundo nome que fosse capaz de diferenciar um individuo de outros com o mesmo nome pessoal. Uma variante do sobrenome Baltazar é Baltasar.
Uma das antigas referências a este nome é o registro de Maria Xavier Baltazar da Gama, que nasceu no dia 08 de fevereiro de 1712 em Lisboa. O nascimento de Bárbara Xavier Baltazar da Gama, filha de Nino da Silva Telles e Maria Xavier Baltazar, teve lugar na mesma cidade mencionada acima no dia 07 de junho de 1730, enquanto que o nascimento de Vasco José Baltazar, foi registrado em Lisboa em 19 de março de 1733. Naturalmente, as pesquisas continuam em andamento e este nome pode ter sido documentado bem antes das datas indicadas acima. O sobrenome Baltazar se estabeleceu no Novo Mundo conforme mostrado por documento do Brasil que mencionam o casamento de Gaspar Bech Baltazar e Jacinta Maria, que teve lugar no dia 15 de junho de 1867, em Minas Gerais - Brasil.
Brasão de Armas: de prata, dois touros afrontados o da direita negro e o da esquerda azul
Tradição: Prata (branco) simboliza a Lua e denota Pureza
Timbre: Três plumas de avestruz
Origem: Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#130953 | josefina | 12 out 2006 12:44 | Em resposta a: #46702

Ola boa tarde, o meu avo chamava-se Viriato Baltazar nasceu-o noEirado e vivei-o em Carapito aguiar da beira- Beira Alta.
Josefina Gomes(95)

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#170075 | lb7801 | 15 out 2007 13:32 | Em resposta a: #130953

O MEU NOME É LUIS BALTAZAR VIVO NO PORTO NASCI EM CASTELO BRANCO O MEU PAI EM ALPEDRINHA FUNDÃO .

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#214555 | procurando | 02 dez 2008 19:53 | Em resposta a: #170075

Moro no Brasil e o sobrenome da família da minha avó é Gomes Baltazar....

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#241135 | carlosbe | 04 out 2009 19:36 | Em resposta a: #214555

Moro em Portugal e chamo-me Carlos Alberto Lopes Baltazar

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#241185 | carlosbe | 05 out 2009 18:31 | Em resposta a: #46702

ninguem responde?

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#242124 | carlosbaltazar | 16 out 2009 16:48 | Em resposta a: #241185

chamo-me Carlos Baltazar, os meus avós eram da Povoa do Concelho, Trancoso, Guarda, tenho familia no Porto, Lisboa, Algarve, França e Brasil, os meus avós tinhamos familia na "zona" de fornos de algodres, não sei se o sobrenome é o mesmo.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#242151 | carlosbe | 17 out 2009 01:28 | Em resposta a: #242124

onde te encontras agora?
eu sou descendente mas nasci numa das colónias portuguesas em 1963
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#242279 | carlosbaltazar | 19 out 2009 12:27 | Em resposta a: #242151

estou a morar no porto (arredores)...

e tambem nasci numa das ex-colonias...

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#242280 | carlosbe | 19 out 2009 12:35 | Em resposta a: #242279

Sou de Moçambique e nasci em 1963
A origem do nome do meu pai penso ter origem na zona da beira baixa.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#242282 | carlosbaltazar | 19 out 2009 14:24 | Em resposta a: #242280

todas as pessoas com o nome BALTAZAR que conheço são da minha familia, a origem desta familia é Beira Alta, Trancoso, houve muitas pessoas que emigraram para França, Angola e Brasil... desconheço que o tenham feito para Moçambique... um dos irmão do meu avô julgo que foi para o Brasil, desde então nunca se soube qualquer noticia dele... sei que o meu Avô tinha mais irmãos, mas, nunca os conheci e desconheço o parardeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#242299 | carlosbe | 19 out 2009 19:18 | Em resposta a: #242282

Por estranho que pareça o nome Baltazar vem da minha avó e não do meu avô...( puseram ao meu pai o apelido da mãe dele).
No que consegui apurar da origem dela, fui dar a uma vila da Beira Baixa chamada Alcaíns, onde descobri lá varias pessoas com esse apelido. Todos eles são portanto da minha familia e lembram-se dela.
No entanto em Moçambique tinha contacto com gente com esse apelido que também tinham a mesma origem e a história que contavam era que um bisavô ( neste caso equivale a um tetravô meu) era padre na Beira Alta e tinha sido expulso pra lá por ter relações com uma mulher.
Mulher essa que acabou por ir também e constituiram familia lá com o corte total com as afinidades da familia de Portugal.
Ou seja, os filhos desse padre já morreram e os seus netos (alguns ainda vivos) estão na casa dos 70 a 80 anos que vieram para Portugal em 1976, embora já os pais deles tinham nascido lá.
Não sei se isto ajuda...

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#246223 | manuel espadilha | 19 dez 2009 13:44 | Em resposta a: #242299

Não sou Baltazar , sou de origem alentejana, mas sempre me chamou a atenção o facto de ter nos meus ascendentes tantos Baltazar . sempre associados aos Pexeiro/Peixeiro. Nós somos cá do Sul, mas é possível que tenham alguma ligação .





Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#246239 | coviantiga | 19 dez 2009 18:55 | Em resposta a: #246223

Caro Manuel
Já lhe perguntava noutro tópico de onde vem o seu Peixeiro.Eu sou da Covilhã e os que já descobrimos são todos daqui.Como meu pai dizia que só havia 1 família também temos de ter 1 ramo de ligação.
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#246529 | manuel espadilha | 26 dez 2009 16:35 | Em resposta a: #246239

Caro confrade

A minha ascendencia de Peixeiro vem de Pexeiros que viveram espalhados pelos Concelhos de Aljustrel, Castro verde e Ourique. Ate´onde consegui descobrir , o registo de nascimento mais antigo é de 1 776, e refere-se ao meu trisavô António Pexeiro que nasceu em Albernoa-Beja, mas filho de Ildefonso Pexeiro naturl de Albernoa ou Aljustrel, que era filho de José Pixeiro, este sim, natural de Aljustrel . Segundo o Arq. Dist. Beja, não encontraram o seu registo de nascimento, mas estou a tentar saber mais alguma coisa através da certidão de casamento. Não sei se nós aqui do Sul teremos alguma ligação com os peixeiros da Covilhã, mas parece-me que os Pexeiros da Zona de Aljustrel e Castro verde correspondem a datas mais antigas, como tenho verificado nalguns Forums. Pelo que tenho observado, parece-me que o apelido Pexeiro na zona de Aljustrel/Castro Verde/Panoias, etc. foi desaparecendo , mas aqui em Albernoa teve muita evolução, e passou a Peixeiro a partir do meu bisavô Inácio Peixeiro. Estão espalhados por quase todos os concelhos do Sul.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#247477 | taniabaltz | 10 jan 2010 22:08 | Em resposta a: #246529

Olá, o meu nome é Tania Baltazar e o apelido Baltazar vem da parte do meu pai que é também da Beira Baixa, nascido numa aldeia chamada Lousa.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#247519 | manuel cardoso | 11 jan 2010 19:31 | Em resposta a: #46906

...e não poderá ser de Trás-os-Montes? Há uma numerosa família Baltasar em Valdrez, concelho de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança.

Resposta

Link directo:

RE: Procura de familia - Baltazar

#306119 | JJLourenço | 17 mai 2012 14:54 | Em resposta a: #242124

Caro Carlos Baltazar,

Além do apelido Baltazar, conhece outros apelidos com origem em Póvoa do Concelho, que tivessem ido para o Brasil.
Agradeço que me contate para o meu email.

Meus cumprimentos,
Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jun 2024, 20:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen