Marquês de Vale Flor

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos

Marquês de Vale Flor

#46719 | zepas | 02 set 2003 13:24

Caros Confrades,

A descendência do 1º Marquês de Vale Flôr extinguiu-se efectivamente como parece indicar a base de dados do Genea, ou, pelo contrário, existe actualmente algum representante do título?

JP

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46722 | amtf | 02 set 2003 13:48 | Em resposta a: #46719

Caro JP

Penso que o actual representante seja José Luís de Vale Flor (nascido, creio, em 1955), filho primogénito de Guilherme de Vale Flor, grande praticante de tiro, muitas vezes premiado em consursos internacionais. Este último creio que era filho do 2º Marquês. Fui muito amigo em criança do José Luís. Moravam num lindo palacete em Lisboa, actualmente transformado em hotel, colado ao Hotel Tivoli, na Av. da Liberdade. Infelizmente perdi o contacto com ele há muitos anos.

Cumprimentos
amtf

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46725 | zamot | 02 set 2003 14:46 | Em resposta a: #46722

Caro AMTF

Também eu FUI grande amigo do Zé Luis e do Guy (irmão).Infelizmente o Zé Luis morreu com um ataque de coração há cerca de 3 anos.Era Casado com Amelia Sacadura Garcia de quem teve 2 filhos, José Luis e João Maria. Quanto a mim este mais velho será o actual pretendente ao titulo de Marquês de Valle Flor.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46729 | amtf | 02 set 2003 15:44 | Em resposta a: #46725

Caro JTMB,

Dá-me uma triste notícia. Há muito que não sabia do Zé Luís. Que pena, por ele, pela Mulher e pelos pequenos.
Houve um tempo em que os meus Pais se deram muito com o tio Guy e com a tia Zeta. Éramos então muito amigos. Passava muito tempo com ele. Recordo dias de Domingo quando o "Pai António", seu avô materno, pouco dado à "social life", nos metia aos dois no carro e ordenava ao chauffeur que nos conduzisse a qualquer lado onde houvesse uma boa corrida de toiros, sempre antecedida de uma grande almoçarada. Bons tempos...
Para além do Zé Luís e do Guy, havia um outro irmão mais novo de quem não me lembra o nome.

Um abraço
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46736 | zamot | 02 set 2003 17:20 | Em resposta a: #46729

Caro António Maria

Infelizmente dizes bem, havia, pois o Manuel Maria também morreu antes do Zé Luis tendo deixado 2 filhos que estão a cargo da Tia Zeta. Também eu fui muitas vezes à Avª da Liberdade, a Benfica, e até ao Palácio Valle Flor. Infelizmente hoje só existe o Guy, e tb não está muito bem de saúde. O Filho mais velho do Zé Luis que tb se chama Zé Luis é igual a ele, e como nos damos com a Viuva quero ver se logo que haja CN o miudo se encarta no titulo de Marquês de VF. Já uma vez lhe falei nisso.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46744 | abivar | 02 set 2003 19:17 | Em resposta a: #46736

Caros Confrades:

Também conheci o Zé Luís desde miúdo; era o único meu "gémeo" que eu conhecia (nascemos os dois a 6/4/1955) e depois de bastante tempo sem nos vermos ficámos na mesma mesa num almoço de anos de um primo meu, apresentámos as respectivas Mulheres e estivémos os quatro horas à conversa. Foi com grande tristeza que soube, pouco depois, da morte dele.

Não sei qual a ligação do Pai do Zé Luís com os anteriores Marqueses de Valle Flor; segundo as publicações que vi, o 2º Marquês não teria tido filhos e só lhe dão uma irmã. Em tempos ouvi falar que estava a correr no extinto CN o processo de reconhecimento do título no Zé Luís e sempre pensei que tinha sido efectivado, mas não o encontro no Boletim Oficial do CN que foi publicado em 1998 (o processo terá sido concluído depois desta data?).

Independentemente das interessantes e necessárias discussões que haja acerca do melhor entendimento a ter acerca da renovação, uso, registo, etc. dos diversos títulos, acho que nenhuns se devem deixar cair no esquecimento, por maioria de razão no seio das famílias em que alguma vez foram usados.

Abraços,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46752 | amtf | 02 set 2003 23:43 | Em resposta a: #46736

Caro Zé Tomas,

Fiquei muito impressionado com essas tristes notícias. Já passaram muitos anos mas tive uma forte amizade com o Zé Luís e sua Família. As minhas saudações a sua Mulher e aos pequenos.

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46753 | amtf | 02 set 2003 23:46 | Em resposta a: #46744

Caro António Bívar,

Creio que o Zé Luís era neto do 2º Marquês.
Aqui em GP, citando “Nobreza de Portugal e Brasil”, é sugerido um casamento deste embora não seja identificada sua mulher.

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46833 | abivar | 03 set 2003 20:31 | Em resposta a: #46753

Caro António Maria:

Na "Nobreza de Portugal e do Brasil" diz-se que o segundo Marquês morreu solteiro e sem geração, nos anos 40, e que a Marquesa sua Mãe instituiu uma fundação "em memória dos dois filhos já falecidos" (morreu nos anos 50). Daí a minha dúvida quanto à ascendência do Zé Luís; seria bom completar as informações aqui no Genea, para que não se perca a memória desta família benemérita. Muitos se lembram concerteza do prémio Vale Flor que era atribuído a crianças que tivessem praticado actos heróicos; o que será feito desse prémio e da fundação?

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46836 | amtf | 03 set 2003 21:49 | Em resposta a: #46833

Caro António,

Referi a linha directa por ouvir dizer... Talvez o José Tomaz possa esclarecer o assunto através do Guy.
Lembro-me muito bem do Prémio Vale Flor. Nunca mais ouvi falar da sua atribuição. Na altura tinha grande e merecida cobertura pelos meios de comunicação social, televisão incluída.

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46861 | zamot | 04 set 2003 08:59 | Em resposta a: #46836

Caro António

Sei que o Pai do Zé Luis, o Tio Guy como nós lhe chamávamos, e que me lembro perfeitamente de ver atirar tanto aos pratos como aos pombos em Monsanto, e era excelente por sinal, era conhecido por Marquês de Valle Flor, e tb sei que durante muitos anos o Zé Luis esteve à frente da fundação. Lembro-me também do apelido do Tio Guy ser Brito Chaves ( pode ser?). Mas também conheci uma Irmã do Tio Guy, Clotilde salvo erro e que tinha pelo menos 1 filho que tb cheguei a conhecer em casa do Zé Luis. Não tenho o contacto do Guy embora ele me tenha telefonado há cerca de 3 meses a dizer que iria aparecer mas nada. Vou tentar com a Viuva do Zé Luis com quem nos damos saber mais detalhes.

Um abraço

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Marquês de Vale Flor

#46980 | abivar | 05 set 2003 12:47 | Em resposta a: #46861

Meus Caros:

Fazendo uma busca na Internet encontra-se o “Instituto Marquês de Valle Flor”, que, pelos vistos, continua muito activo. Em particular lá se lê:

“Logo que a actual geração - geração dos bisnetos do Marquês de Valle Flôr - assumiu a liderança, foi sua preocupação, ainda que no respeito absoluto da vontade dos seus ascendentes, promover as reformas indispensáveis no sentido de colocar o Instituto ao serviço de Portugal dos anos noventa, a caminho do século XXI, parceiro de corpo inteiro da Europa Comunitária e irmão dos países que integram a comunidade lusófona.”,

o que mostra que a família continua ligada ao Instituto. Quanto aos aspectos genealógicos e “sucessórios” do título mais precisos estou à espera de informação, mas, se não me engano, os actuais descendentes procedem de uma filha do primeiro Marquês (Jenny?), irmã do segundo, que seria avó paterna do Zé Luís (daí o apelido do Pai).

Abraços,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Marquês de Vale Flor

#445853 | Mhomfm | 13 fev 2023 16:34 | Em resposta a: #46722

O Zé Luís vivia nessa casa da Av. Da liberdade, Marquês de Valle Flor, infelizmente já morreu há alguns anos, hoje é o seu filho mais velho que ostenta o título.

HM

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen