Braga Amorim

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Braga Amorim

#46778 | MSPAGraça | 03 set 2003 10:04

Procuro notícias sobre elementos da Família Amorim Braga, da qual existia um Carlos Frederico Amorim Braga na 1.ª met. séc. XX.

Ligaram-se, por casamento, aos Viscondes de Santo António do Vale da Piedade e aos Cunha Coutinho, da Casa do Ermelo. Viveram na demolida Casa de Santa Teresa, que existiu na Praça de Guilherme Gomes Fernandes, onde hoje é a Casa da Moeda.

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Braga Amorim

#46807 | vbriteiros | 03 set 2003 15:03 | Em resposta a: #46778

Caro Manuel Azevedo Graça
A Casa de Ermêlo que cita é a de Ancede?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Braga Amorim

#46808 | MSPAGraça | 03 set 2003 15:11 | Em resposta a: #46807

Caro Vasco Britelo

A Casa de Ermelo é a de Ancede, e parte da Genealogia destes Braga vem citada na obra de Álvaro Azeredo Pinto Leme, «Os Meus Azeredos» (salvo o erro, não errei no nome do Autor nem no título da obra).

Com os meus cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Braga Amorim

#46831 | vbriteiros | 03 set 2003 20:00 | Em resposta a: #46808

Caro Manuel Azevedo Graça
Se a Casa de Ermêlo é a de Ancêde, então a obra que refere é "Azeredo de Mesãofrio - seus ramos e ligações" por Alvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo. A 1ª edição de 1914 encontrava-se esgotada, tendo sido organizada uma 2ª edição em 1992 pelo falecido Arquitecto Francisco de Azeredo.
Este Autor tambem publicou uma outra obra em 1938, de 200 exemplares somente e titulada " Casas de Baião".
Nesta 2ª obra , não menciona nenhum apelido Braga na série de possuidores da Casa, mas nos Azeredos de Mesãofrio é fácil verificar que Ermêlo ficou para D. Rita de Cássia de Azevedo Coutinho e o apelido Braga aparece só mais tarde na descendencia de um irmão desta.

Com efeito uma sobrinha neta de D. Rita, D. Maria dos Prazeres Maia de Azevedo Coutinho casa com Carlos Frederico Braga, oficial de marinha, filho de Frederico Braga e de sua mulher D. Elvira Lima, c.g.
Identifico este Carlos Frederico Braga como o homónimo Professor Catedrático de Fisica na Faculdade de Ciencias do Porto, de quem tivea honra de ser aluno.
Tem elementos sobre a descendencia deste Prof?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Braga Amorim

#46832 | vbriteiros | 03 set 2003 20:15 | Em resposta a: #46808

Acrescentando à minha mensagem anterior:
-julgo que relativamente aos possuidores de Ermêlo, se deve mencionar Azevedo Coutinho em vez de Cunha Coutinho, dado advirem os dois nomes da Casa de Ançã ( Casas de Baião, pág 67), pelo casamento Beatriz Pinto da Fonseca com Jerónimo de Azevedo Coutinho senhor da Casa de Ançã.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Braga Amorim

#46863 | MSPAGraça | 04 set 2003 09:36 | Em resposta a: #46832

Caro Senhor

Realmente tem razão... o título do livro é «Azeredos de Mesãofrio», que consultei donde retirei as informações ali contidas sobre estes Azevedo Coutinho.

Possuo alguns dados sobre a ascendência Braga desta Família, que se liga com os Silva Maya, da qual muitos Ramos passaram de Alvarelhos para o Porto, na passagem do XVIII para o XIX.

Informa-me ser Carlos Braga um eminente Catedrático do Porto. É já uma dica para continuar a pesquisar a Família e a sua descendência...

Sei que há referências suas num «O Tripeiro» da 5-6ª série, a propósito de um suposto romance de uma sua tia com Alexandre Herculano.

Haverá ainda descendentes vivos daquele Senhor? Conhece V. Ex.ª algum ou a forma como poderei entrar em contacto com eles?

Desde já agradeço o interesse.

Os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Braga Amorim

#46953 | vbriteiros | 04 set 2003 23:46 | Em resposta a: #46863

Caro manuel Azevedo Graça
Por favor não me trate por V. Exa. até porque este Forum é caracterizado por ser informal e "bem humorado".
Quanto ao Prof Dr. Carlos Coutinho Braga, sei que era primo( ou via Azevedo Coutinho ou Sousa Braga da Foz)de um tio meu, entretanto falecido. Vou tentar obter informações sobre a sua descendencia. Entretanto creio que poderá contactar a Secretaria da Fac de Ciencias do Porto que deverá ter alguma informação.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 19:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen