Archer e Belfort / Belford - Fontes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46814 | _fRoEs_ | 03 set 2003 16:22

Caras Senhoras, Caros Senhores,

Venho, por este meio, solicitar fontes bibliográficas ou documentais (sejam elas portuguesas, irlandesas, brasileiras ou de outros locais quaisquer) que tratem da Família irlandesa Belfort (ou Belford).

Tenho em minha posse alguns documentos extraídos da Internet relativos a esta família, que, além de contraditórios, revelam pouca informação acerca desta Família em períodos anteriores ao século XVIII.

Gostaria ainda de solicitar tais informações também relativamente à Família Archer (igualmente de origem irlandesa)

Melhores cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46865 | MSPAGraça | 04 set 2003 09:43 | Em resposta a: #46814

Ex.mo Senhor

Há um trabalho de Vasco Valente, penso que intitulado de «Ensaios Genealógicos», dos princípios do séc. XX, que faz larga referência aos Archer. Possuo uma cópia, se quiser que dê uma vista de olhos...

Quanto aos Belfort, lembro-me de ter consultado referências no «Dicionário de Famílias Brasileiras».

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46881 | _fRoEs_ | 04 set 2003 14:30 | Em resposta a: #46865

Caríssimo Manuel Azevedo Graça,

Quanto ao trabalho de Vasco Valente (Avô de minha Avó), infelizmente, não possuo o primeiro volume, mas apenas o segundo volume de "Ensaios Genealógicos". Aquilo que pretendo, é encontrar informações histórico-gernalógicas desta Família, anteriores a Mark Archer, pai de Diogo (James) Acrher), tendo sido este último, o primeiro deste apelido de origem irlandesa a fixar-se em Portugal, mais precisamente no Porto, onde casou em 1720 com D. Maria Sofia Marnig Whittingham.
Como tal, aquilo que procuro (e que já pesquisei na Interenet em várias moradas britânicas, embora sem sucesso) são dados desta Família anteriores ao século XVIII.

Quanto aos Belfort, existe, de facto, uma larga resenha dedicada a esta Família no "Dicionário de Famílias Brasileiras", mas que segundo alguns autores e genealogistas, apresenta algumas informações duvidosas, pelo que gostaria de encontrar alguma fonte que me indicasse, mais precisamente, a genealogia e a história dessa Família irlandesa.

Muito obrigado pela atenção.
Melhores cumprimentos,
Luís Froes (e não Exmo. Senhor, pois apenas conto 16 anos)

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46882 | MSPAGraça | 04 set 2003 14:38 | Em resposta a: #46881

Caro Luís Froes

Tenho (emprestada e em casa) a edição do «Burke's» de 1970. Talvez tenha qualquer informação sobre os seus Archer.

Sei que lá existem uns Belfort, que já citei num trabalho que tenho em mãos, sobre Croft e Warre. Se quiser que dê uma vista de olhos, pode ser que apareça alguma coisa...

Melhores Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46884 | _fRoEs_ | 04 set 2003 14:44 | Em resposta a: #46882

Caríssimo Manuel Azevedo Graça,

Se não lhe causar qualquer tipo de incómodo, gostaria que desse apenas uma vista de olhos para ver se, no "Burke's", encontra alguma referência aos Acrher.

No que diz respeito aos Belfort, solicito-lhe que procure apenas referência a algum Castelo de Kylrue ou a um Lancelot (ou Lourenço) Belfort.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46886 | MSPAGraça | 04 set 2003 14:47 | Em resposta a: #46884

Caro Luís Froes

Espero que a resposta possa ficar para amanhã... Logo à noite consulto o tijolo (a capa até é cor de vermelho velho)...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46889 | _fRoEs_ | 04 set 2003 15:07 | Em resposta a: #46886

Caríssimo Manuel,

Evidentemente, que a resposta pode ficar para amanhã, para depois de amanhã ou paa daqui um mês, se só assim for possível.
Não quero, de modo algum, que se prenda com este meu insignificante pedido, ao qual gostaria de acrescentar outro: se não se importar, gostaria também que me visse no "Burke's" informações relativas à Família St. Lawrence, dos Barões de Houth (possuo também algumas informações sobre esta ilustre linhagem, porém, um pouco incompletas e contraditórias.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46891 | _fRoEs_ | 04 set 2003 15:09 | Em resposta a: #46889

...queria dizer Barões de Howth, e não "de Houth."

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46942 | aeiou2 | 04 set 2003 22:25 | Em resposta a: #46891

Caro Priminho,
Veja o que lhe recomendei no item Família Archer.O mesmo se aplica aos Barões de Howth.Também se for ao Sapo e pesquisar em Howth terá agradáveis surpresas.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#46965 | MSPAGraça | 05 set 2003 09:38 | Em resposta a: #46942

Caro Luís

Parece que não fui bem sucedido no Burke's de 1970... Não encontrei qualquer dado para o que me perguntou... Contudo, lembro-me de ter andado em torno dos Belfort. Vou voltar a atacar, com mais profundidade.

Quanto ao baronato, deve estar hoje extinto, o que remete para uma consulta do Burke's extinct titles (ou qualquer coisa do género)...

Não perca as esperanças: sei onde, aqui no Porto, se pode pesquisar o Burke's Landed Gentry (para as famílias não titulares, mas que pode conter títulos já extintos) e uma outra edição do Burke's Peerage de 18... e carqueja.

Vai demorar um bocado, mas vou ter de os consultar para outros trabalhos.

Um abraço

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Archer e Belfort / Belford - Fontes

#271609 | fantoniosj | 01 mar 2011 22:13 | Em resposta a: #46814

Caros Confrades,

Descendo da família Nunes Freire por Inácio da Fonseca (com descendência em Olalhas, Tomar, Portugal) que teve Carta de Boticário dada pelo Rei D.João V a 23 de Abril de 1735. Nessa carta diz-se que Inácio da Fonseca é filho de João Nunes Freire.

No seguinte tópico encontramos muitas informações sobre os “Nunes Freire”:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270465&fview=e

Procurando na Torre do Tombo encontrei mais estas referências:

Na Chancelaria de D.João V, Carta de Cirurgião a João Nunes Freire, filho de João Nunes Freire natural de Tomar, de 15 de Março de 1710 (Chancelaria de D.João V, Livro 34, 246) – Microfilme 1496.

A 10 de Dezembro de 1719, mercê de D.João V a João Nunes Freire, que disse ser filho de outro e natural de Tomar, de Cirurgião Mor da Capitania do Maranhão, tendo servido primeiro no mesmo cargo na cidade do Grão Pará e depois já casado e com filhos na cidade de S.Luís do Maranhão “onde está fazendo muitas curas” (Mercês de D.João V. livro 11).

A João Nunes Freire (o Capitão) carta de confirmação de sesmaria de 3 léguas de terra de comprido, e uma de largo no Rio de Mony… de 13 de Maio de 1732 (Chancelaria de D.João V, Livro 83,141).

No seguinte tópico aparece transcrita esta genealogia:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=270463

I-Richard Belford, n. 1680 e f.1748, casou com Elisabeth Lowther, tiveram:
II-Lancelot, depois Lourenço, Belford, bap. 5.VI.1708 (leia a mensagem do Senhor Dr. Carlos Barata). Casou com D. Isabel de Andrade, filha do Cap. Guilherme Ewerton e de sua mulher D. Victória de Andrade. Tiveram:
III- Ricardo Belford (s.g.?)
III-Guilerme Belford (s.g.?)
III- D. Maria Madalena Belford, que casou o Dr. Joaquim Serra Freire, filho do CAP. JOÃO NUNES FREIRE e de sua mulher D. Ignácia Maria Xavier, tiveram: etc.

A mim parece-me poder supor aqui uma ligação. Alguem sabe alguma coisa sobre a ascendência do Capitão João Nunes Freire? Esses elementos podem ser preciosos para entroncar estes Nunes Freire.

Com os melhores cumprimentos

Fernando António

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 20:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen