Familia Hargreaves - Santo Tirso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46826 | Ortigão | 03 set 2003 19:03

Boa tarde

Procuro mais informações sobre as origens desta familia de santo tirso, da qual apenas conheço um Tomás Hargreaves, que do seu casamento com Silvina Coelho teve Carlos Coelho Hargreaves, que casou com D. Mariana da Fonseca Pinheiro Guimarães.

cptos,
rodrigo ortigao de oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46827 | LCM | 03 set 2003 19:12 | Em resposta a: #46826

Meu caro Rodrigo,

Fui espreitar aos índices do Moser e infelizmente nada. No que toca a famílias estrangeiras costuma ter quase tudo.
Quando vens à Corte? Amanhã há almoço.
Dá notícias.

Um grande abraço do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46829 | Ortigão | 03 set 2003 19:15 | Em resposta a: #46827

Olá lourenco, e obrigado!

Em relação ao almoço não devo ir, estou atolado de trabalho. Falo-te um dia destes pra pôrmos a conversa em dia

grande abraço
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46842 | aburma | 03 set 2003 23:38 | Em resposta a: #46826

Rodrigo,

Provavelmente já o saberás, mas havia cá no Porto (não sei se ainda há) um médico de nome Hargreaves, que será muito possivelmente dessa família. É uma questão de espreitares nas Páginas Amarelas.

E já agora, que são as "listas do Moser" de que fala o Lourenço?

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46846 | LCM | 04 set 2003 00:32 | Em resposta a: #46842

Caro Alexandre,

O Jorge de Moser foi um grande genealogista que infelizmente publicou apenas meia duzia de páginas. Para compensar, deixou à Biblioteca Nacional 25 volumes de "Apontamentos Genealógoicos e Heráldicos", com cerca de 300 páginas cada, arrumados em duas séries de A a Z, a 1ª com 10 vols e a 2ª com 15.
Nestes Apontamentos pode encontrar-se de tudo, desde simples cotas de documentos a transcrições integrais de diversas páginas, a recortes de jornal, fotografias, desenhos heráldicos, correspondência com estrangeiros, etc. As famílias estrangeiras eram aliás a grande especialidade de Jorge de Moser.

Cada volume tem um índice das famílias tratadas. Como muitas se repetem nos dois volumes e a BNL não tem qualquer índice disponivel a consulta é trabalhosa, pois para ver, por exemplo, se existe algo sobre Burmester e Serpa Pinto terá de pedir as letras B e S da 1ª e da 2ª série, pelo que virão vários volumes, muitos deles inuteis, ou mesmo todos no caso das referidas famílias não serem tratadas.
Sendo esta fonte praticamente desconhecida, resolvi mandar fotocopiar os Índices de todos os volumes para fazer um índice geral. Assim, sentado em casa ou na sala de Reservados da BNL, poderá saber se determinada família é tratada, em que volumes ou volumes, e quantas páginas lhe são dedicadas. Infelizmente outros trabalhos se têm atravessado e ainda não fiz este. Até ao fim do ano, se Deus quiser, estará publicado.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46868 | aeiou2 | 04 set 2003 10:59 | Em resposta a: #46826

Caro ROdO,
Como está? Se procurar no familysearch encontra vários Hargreaves do Porto.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46871 | nspina | 04 set 2003 11:37 | Em resposta a: #46826

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira,
De um artigo publicado no 'Jornal de Santo Thyrso', de que infelizmente só obtive recorte (possívelmente de 1992), trancrevo alguns excertos:
"(...) outras famílias, igualmente pertencentes à história de Santo Tirso que, por se não encontrarem directamente ligadas aos dois ramos Andrade e Pinheiro, não figuram nas tábuas que apresentamos.(...)As tábuas que transcrevemos foram elaboradas no princípio do século e a sua actualização exigiria um trabalho incompatível com o âmbito deste Jornal.(...)As famílias que atrás referi e que nos ocorreram, são as que passamos a enumerar, colocando entre parêntesis a terra da sua proveniência: (...). E ainda as ligadas à Industria que ajudaram a implantar e desenvolver no nosso concelho, a saber: (...) Hargreaves (Inglaterra) (...).
Julgo saber que a presença dos Hargreaves em ST data já de algumas gerações, com casa no centro, agora ocupada por um supermercado (ao lado da Moura, bem conhecida pelos seus jesuítas).
Penso não cometer inconfidência, mas possívelmente no trabalho que José Luis de Melo prepara, poderão surgir elementos mais concretos, em todo o caso concerteza em relação às famílias de ST com que os Hargreaves se ligaram.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46894 | sapeca | 04 set 2003 15:23 | Em resposta a: #46826

Caro Rodrigo:
Aqui bem perto, mora o tio materno de minha mulher, Rui Ferraz de Andrade Pereira Marramaque, irmão do Nuno Marramaque, co-autor dos "Carvalhos de Basto", que é casado com a Maria Eduarda Hargreaves da Costa Macedo, fliha do falecido juiz Costa Macedo, delicado poeta, e de uma Hargreaves, desses que o meu amigo procura.
Sáo parentes do António Rabaça de Carvalho, que foi casado com a Ana Maria Sousa Machado, sua prima.
Um abraço e se precisar de mais dados pergunte.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46895 | sapeca | 04 set 2003 15:28 | Em resposta a: #46894

Já agora, aproveito para lhe pedir que me envie de novo o seu e-mail, caro Rodrigo, pois estou tentando enviar-lhe o endereço do site galego que lhe prometi e o mail vem devolvido com erro.
Um abraço amigo.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46905 | nspina | 04 set 2003 16:40 | Em resposta a: #46826

Caro Rodrigo,
Sem mais informações sobre Hargreaves, para além de lhe confirmar que há descendentes a morar no Porto, a Mariana que refere pode ser:
Mariana Pinheiro Guimarães,
f. do Dr. Manoel Pinheiro Guimarães e de Francisca Fonseca,
neta pat. do Alferes José Guimarães (f. de José António Pinto Guimarães e de Maria Pinheiro) e de Luiza Miranda,
neta mat. do Consº. Francisco Manoel de fonseca e Castro e de Maria Amélia Andrade.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46932 | Ortigão | 04 set 2003 19:25 | Em resposta a: #46905

Caro Nuno e restantes

É nem mais nem menos essa Mariana Fonseca Pinheiro Guimarães, cuja genealogia já estudei, tanto paterna como materna, estando parte da paterna tratada numa obra do sr. José Luís Teixeira de Melo, sobre Correias de Miranda da casa de Dinis. Ainda hoje estive em Braga com uma habilitação de genere de Francisco Fonseca e Castro e seu irmão Bernardo, e onde as suas duas avós são tratadas com Dona, em virtude dos seus maridos serem negociantes em Guimarães.
em relação aos Hargreaves vou tentar aprofundar as minhas buscas em Santo Tirso.

Caro Fernando,
Obrigado pela sua ajuda, vou ver se falo com o António Macedo então. O meu email é (por extenso)rodortigaoarrobanetcabopontopt

abraços, e conto vê-lo pelo arq.
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46933 | Ortigão | 04 set 2003 19:27 | Em resposta a: #46868

Olá Maria, tudo bem obrigado
Vou então experimentar o family search e ver como funciona pois não o conheço ainda.

beijinhos,
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46935 | Ortigão | 04 set 2003 20:02 | Em resposta a: #46871

Caro Nuno

Ponho-lhe aqui o que tenho desses andrades e pinheiros, talvez possa enriquecer com algum dado biográfico ou genealógico:

1. Manuel de Andrade c.c. Maria Josefa

2. Bento José de Andrade, c.c. D. Maria Bernarda de Andrade, f.ª de António José de Andrade e de s.m. Maria Dias Teixeira

3. Bernardino Luís de Andrade, c 29.1.1824 c. Joaquina Rosa Pinheiro, fª de Francisco José Pinheiro e de D. Teresa Benedita Carneiro (rec.15.11.1805), neta pat do Cap. Manuel josé Pinheiro e de D. Genoveva Rosa de Sousa Monteiro; neta mat. de Manuel José Carneiro e de Caetana Maria Dias

4.D. Maria Emília de Andrade, c.c. Francico Manuel de Andrade da Fonseca e Castro, f.º do Cap. Mor, Bach. Manuel Custódia da Fonseca Araujo e Sá e de s.m. D. Carlota Joaquina de Castro.

5.1 D. Francisca Andrade da Fonseca e Castro, c.c. Manuel Pinheiro Guimarães

5.2 D. Maria Antónia Andrade da Fonseca e Castro c.c. Álvaro de Almeida Garret Correia de Freitas

Tenho algumas duvidas em relação á filiação de Maria Emília de Andrade, se será filha do Bernadino Andrade ou não.

melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46944 | aeiou2 | 04 set 2003 22:41 | Em resposta a: #46933

Como não conhece o familysearch.org,aqui vai uma ajudinha.Depois de aceder ao site,clica em saerch e depois em IGI(International Genealogical Index),depois em Last name -Hargreaves em Regions Southwest Europe e Country -Portugal.Tem a informação de alguns naturais do Porto e do sitio onde foi recolhida a informação.Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#46952 | aburma | 04 set 2003 23:21 | Em resposta a: #46846

Caro Lourenço,

Obrigado pela completíssima informação, e cá fico à espera da publicação, a qual poderá ter algum interesse para mim.

Um abraço e até breve

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#47013 | Ortigão | 05 set 2003 16:38 | Em resposta a: #46944

Cara Maria estou e-n-c-a-n-t-a-d-o com o site. Lá estava o Tomás Hargreaves, filho de um Charles Hargreaves (o possivel neto chama-se Carlos, o que de certa forma reforça esta possibilidade). A data de nascimento apontada bate certo, agora é ver se tudo o resto se confirma.

muito e muito obrigado,
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#47019 | nspina | 05 set 2003 17:22 | Em resposta a: #46935

Caro Rodrigo,
Agradeço-lhe os dados que avançou, que me são particularmente interessantes: o Cap. Manuel José Pinheiro c.c. Genoveva de Sousa Monteiro são meus 5º. avós (mat.), pela fª. Rita Pinheiro c.c. Bento José Moreira da Silva.
Contudo, neste momento, estou quase que em exclusividade a pesquisar o meu lado paterno, pelo que, por este lado, não avancei mais do que uma simples recolha de nomes e parentescos. E, reconheço, estou esperançado e na expectativa que José Luis de Melo me 'facilite a vida', com o trabalho que está a desenvolver sobre as famílias de Santo Tirso e que julgo saber poder estar terminado ainda este ano.
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#47081 | aeiou2 | 06 set 2003 15:18 | Em resposta a: #47013

Caro ROdO,
Se souber o Couty,England,também tem muito por onde pesquisar.Também há o GENUKI.
Se precisar de algo diga
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#47790 | mbp | 16 set 2003 11:33 | Em resposta a: #46935

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Tenho muito interesse nos Fonseca e Castro de Santo Tirso, parentes chegados de minha família, e oriundos de Castelões,Famalicão.O meu interesse neste momento vai para o Cap Mor Bach Manuel Custódio da Fonseca Araújo e Sá e para sua mulher D. Carlota Joaquina de Castro,mencionados neste tópico. Tem por acaso mais alguma coisa sobre este casal,a sua filiação por exemplo? Os dados que tenho sobre os Fonseca e Castro são muito poucos, apenas algumas notas de um tio avô e gostaria de fazer a ligação á minha família, faltando para isso ,creio, uma ou duas gerações.

Um abraço

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#72300 | texmel | 03 set 2004 23:32 | Em resposta a: #46826

Caro Rodrigo Ortigão:

Embora não lhe possa neste momento enviar a genealogia dos Hargreaves actuais pelo lado paterno, tenho neste momento em minha posse um curioso manuscrito, verdadeira obra de arte, que nos dá a possibilidade de pelo lado materno, podermos recuar na genealogia desta família. Assim: Bento Gonçalves Coelho cc Jacinta de Sousa de São Tiago de Cabreiras e tiveram Domingos Coelho cc Joana Pereira da Barzia, filha de Custódio da Silva e de Maria Pereira. Domingos Coelho acima e sua mulher tiveram José Coelho cc Josefa Maria, este faleceu a 13/10/1872 e ela era filha de Jacinto José e Maria José, naturais de São Martinho de Sequeirô, Santo Tirso. Josefa Maria e José Coelho foram pais de João Baptista Coelho que nasceu a 11/10/1818 e faleceu a 13/10/1872(casou duas vezes, ignoro os nomes); filhos de João Baptista Coelho: António Baptista Coelho, SD; Josefina Antónia Coelho, casou em Setembro de 1884 com Adriano de Sousa Trepa( dá a actual família Trepa de Santo Tirso); Eugénia Francelina Coelho, casou três vezes: primeira vez com António Augusto Ribeiro de Andrade, que nasceu a 19/12/1859 e faleceu a 12/05/1886; casou segunda vez com Avelino Monteiro de Andrade, que nasceu a 27/10/1869 e faleceu a dois de Janeiro de ?; casou terceira vez com Abel da Costa Leite. Filhos da D. Eugénia e dos três casamentos: Dr. Francisco Coelho de Andrade cc ?; Virgílio Coelho de Andrade cc com D. Maria Cristina Correia Guimarães; Dr. José Coelho de Andrade pai de D. Maria Amélia Andrade, já falecida e foi casada com o Coronel Néry Teixeira, que foi governador civil de Braga; D. Maria Madalena Coelho de Andrade cc o Dr. António Augusto Pires de Lima; João Coelho Costa CG. Maria Silvinia Coelho (também filha de João Baptista Coelho) cc Thomaz Hargreaves, natural de Leverpool e faleceu em Santo Tirso a 2/03/1920. tiveram Carlos Coelho Hargreaves cc Mariana Pinheiro Guimarães CG; Alice Coelho Hargreaves, cc Dr. Raul de Castro Fernandes CG; Honório Coelho Hargreaves SG; Alberto Coelho Hargreaves SG; Ana Coelho Hargreaves cc Dr. Juiz Roberto Macedo CG.
.............................................................................................................................................
O que acima vai, é uma pequena parte do manuscrito que tenho, e não sei se conseguirá fazer uma árvore, com os elementos que lhe mando, pois que assim passado ao papel fica um pouco confuso. Devo informá-lo que tudo irá constar de um trabalho que estou a terminar sobre origens e descendência actual de algumas famílias de Santo Tirso desde o século XVII e XVIII até á actualidade. Caso consiga o seu endereço postal terei todo o gosto em lhe remeter na altura um exemplar, assim como, em fotocópia o documento manuscrito a que acima me refiro, que embora não venha até á actualidade me parece de grande interesse.
.............................................................................................................................................

Cumprimentos afectuosos do

José Luiz Teixeira Coelho de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#72304 | MLS | 04 set 2004 00:16 | Em resposta a: #72300

José Luís Melo

Nos dados que estive agora a ler sobre os Baptista Coelho vi o nome de um António Baptista Coelho S. D. e de repente lembrei-me que uma minha tia avó Mariana Alves Barbosa Santarém, meia irmã do meu avô João da Cruz Cardoso Santarém, foi casada com uma pessoa que tinha esse nome. Foram para o Brasil, onde morreram e têm descendência. O filho mais velho ficou em nossa casa na Rua de São Bento até aos 13 anos, tendo depois ido ter com os pais. Este voltou a Portugal, em visita, teria 70 anos e ficou hospedado em casa do meu primo Délio Santarém. Tratava o João Trêpa por primo. Será que não é o mesmo? Vou tentar encontrar o casamento, pois penso que foi em Santo Tirso. Esta minha tia avó nasceu no Brasil, filha do 1º casamento de meu bisavô Bernardino Alves Barbosa Santarém e de D. Mariana Correia de Sá, natural do Rio de Janeiro. Esta faleceu de parto e meu bisavô regressou a Portugal, trazendo consigo esta filha. Só depois de casada regressou ao Brasil.
Um abraço e só espero ter ajudado

Maria de Lourdes Santarém Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#72309 | sapeca | 04 set 2004 01:38 | Em resposta a: #72300

Caro José Luiz Teixeira C. de Melo,
a última senhora referida, D. Ana Coelho Hargreaves, era casada com o Juiz Dr. Roberto da Costa Macedo, sendo estes os pais de vários filhos, entreos quais a tia de minha mulher Dr.ª Maria Eduarda Hargreaves da Costa Macedo, casada com o Rui Duarte Ferraz de Andrade Pereira Marramaque, que indiquei na mensagem lá para trás, irmão de minha sogra. C.g.
Uma das irmãs da Maria Eduarda chama-se também Silvina. npme que já vem de trás.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#273361 | mpg28 | 26 mar 2011 13:30 | Em resposta a: #46827

Caros e caras,

estou procurando meu bisavô chamado Alberto da Fonsêca Pinheiro, esse foi ao Brasil no início do século 20, deixando em portugal, se nao me engano, 3 filhos (marcolino, branca e marina - essa que veio a falecer em um naufrágio), no mais, nao tenho idéia. Busco notícias sobre minha família e, infelizmente, nao tenho notícias mais concretas. Alguém poderia me dizer se, em Santo Tirso, por acaso, algum dia houve um senhor com esse nome?! Muito grata, Marlene Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#282146 | antikualhas | 18 jul 2011 22:38 | Em resposta a: #273361

Consulte o livro, José Luiz Teixeira Coelho de MELO, e Maria Amélia Pinheiro Teixeira de Melo, “ Da Origem de Algumas Famílias de Santo Tirso e sua Descendência”, Edição do Autor, 2005.
AR

Resposta

Link directo:

RE: Familia Hargreaves - Santo Tirso

#314903 | bailarina | 07 out 2012 15:56 | Em resposta a: #72300

Caro Josá Luiz Teixeira Coelho de Melo,

sou bisneta da D. Ana Coelho Hargreaves e do Juiz Dr. Roberto Eduardo da Costa Macedo. Sou neta de uma das filhas deste casal, D. Cristina Hargreaves da Costa Macedo casado com Fernando Ventura de Oliveira, cuja única filha, denome Ana Cristina Macedo de Oliveira, é a minha mãe, que teve três filhos. Dois de um primeiro casamento com Rui Manuel Almeida de Eça e Teles Monteiro, de nomes Alexandra Macedo de Oliveira de Eça Monteiro (casada com Pedro Dinis de Araújo Couto, cujos filhso são Lara Macedo de Oliveira de Araújo Couto e Dinis Macedo de Oliveira de Araújo Couto) e Gonçalo Macedo de Oliveira de Eça Monteiro ( casado com Joana Barros de Eça Monteiro cujo filho se chama Afonso Barros de Eça Monteiro) e uma terceira filha (eu própria- Mariana Macedo de Oliveira Silva da Cunha) do segundo casamento com Maximiano Pedro Santos Silva da Cunha.

Espero ter contribuido com estas informações,

Cumprimentos,
Mariana Macedo de Oliveira Silva da Cunha

Resposta

Link directo:

Familia Hargreaves - Santo Tirso

#441808 | ThierryBx | 01 jul 2022 22:06 | Em resposta a: #72304

Sera que a Senhora que esta falando ahi pode me contatar.

Resposta

Link directo:

Familia Hargreaves - Santo Tirso

#441809 | ThierryBx | 01 jul 2022 22:07 | Em resposta a: #441808

Estou falando da Senhora Maria de Lourdes Santarém Pimenta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 10:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen