Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#46879 | camisao65 | 04 set 2003 14:22

Caros Confrades,

Depois das excelentes informações do nosso confrade Pedro França, noutro tópico, coloco a seguinte questão:

-Foi Juiz de Fora de Monchique em 29.11.1815, Juiz de Fora de Elvas, 30.07.1822, Corregedor do Ribatejo e Graduado em 1º Banco 03.07.1823, Desembargador Graduado da Relação do Porto, (Resolução de 20.06.1827), cargo que desempenhou até 05.12.1829. Desembargador Efectivo da Relação do Porto, 13.10.1829.

Como esteve em Portugal de 1802 até cerca de 1829, é possível que tenha contraído matrimónio, e tenha tido descendência.
Grato desde já, por qualquer informação,

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#47224 | camisao65 | 08 set 2003 11:29 | Em resposta a: #46879

Caros colegas,

Renovação do pedido,

Cumprimentos,

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#47237 | magalp | 08 set 2003 13:23 | Em resposta a: #46879

Meu caro Luís

Faz tempo passei ao Artur a notícia da morte duma senhora Camizão, senhora essa muito dedicada à Igreja de Sto. António das Antas, com cuja construção muito colaborou monetáriamente.
De facto tinha enormes posses e creio ter deixado a sua fortuna à Diocese do Porto.
Já não tenho o nome completo, mas posso tentar arranjar.
Viveu num palacete na Rua Costa Cabral, na zona de Silva Tapada e com a sua morte se terá extinto uma antiga e conceituada família aqui no Porto.
Seria descendente deste Desembargador?

abraços
Manuel M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#47241 | camisao65 | 08 set 2003 13:36 | Em resposta a: #47237

Caro Manuel M. Magalhães,

Infelizmente, é total o meu desconhecimento acerca da possível descendência, do Dr.Amaro, pelo que qualquer possível ajuda nesse sentido é inestimável.
Se conseguir o nome completo dessa senhora Camizão, ficava muito agradecido, pois mesmo que não seja descendente do mesmo, é uma ajuda para um estudo mais completo do apelido Camizão, no Norte.
Sei por acaso, através de uma carta, que existiam nessa cidade ou arredores, elementos que eram aparentados com o meu pai, mas infelizmente, nunca consegui nenhum contacto credível com eles, apesar dos meus esforços.

Um abraço,

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#47244 | artur41 | 08 set 2003 13:44 | Em resposta a: #47241

Caro Luís


Quarta feita estou no Porto. Pelo que posso investigar alguma coisa a respeito de Maria José Camizão, nossa parente.


Grande abraço

Artur

P.S. Envia-me um e-mail, ainda esta tarde!

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#47245 | artur41 | 08 set 2003 13:46 | Em resposta a: #47244

Errata:


Onde se lê Quarta feita, deve-se ler Quarta feira.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#57830 | camisao65 | 13 fev 2004 09:23 | Em resposta a: #47237

Meu Caro Manuel,

Pelos vistos não era!
De acordo com estas informações vindas do Brasil, enviadas pelo "nosso" Luiz Alberto, e que eu não resisto a colocar aqui!

Um Abraço

Luis

Processos Cíveis - Juízo da Ouvidoria Geral Civel - 1800
Justificação
CAMISÃO, Amaro José de Araújo ___
N. 2, Maço 2.254, Galeria A

Aos 10 de Janeiro de 1800 fizeram a justificação: .....
.....
"1799 aos 24 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro por parte de Amaro Jose de Araujo Camisão me foi apresentada a justificativa com 9 documentos:
.......
Diz Amaro Jose de Araujo Camisão que para requerimentos que tem ele é necessário prover (ou provar?) os Itens seguintes:

Item [?] que elle justificante é filho legitimo do Dr. Lazaro Moreira Landeiro Camisão e de sua mulher D. Catherina Clara de Velasco e Molina.

Item [?] que o dito pai Lazaro Moreira Landeiro Camisão eh irmão legitimo de Roque Landeiro Pereira e Souza que teve [?] um Brasão de Armas que se junta [?] em prova dos Avós Paternos do Suplicante

Item [?] que a delle sua mãe Da. Catharina Clara de Velasco e Molina é filha legitima de Amaro José Tomé da Silva que servio Sua Magestade até o posto de Tenente de Granadeiros do Regimento Velho desta Praça em qual por causa subita perda a sua demissão e ultimamente morreu em Capitão de Auxiliares do Distrito de São Gonçalo e de sua mulher Dona Anna Clara de Veloso e Molina

Item [?] que o dito avo materno Amaro José Gomes da Silva eh filho legitimo de José Cardoso de Almeida e de sua mulher D. Leonor Luiza de Portugal

Item [?] ...

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#57832 | artur41 | 13 fev 2004 09:49 | Em resposta a: #57830

Caro Luís,


É isso mesmo: falemos de genealogia. E lembra-te que o "grande" Luiz Alberto, juntamente com estes dados que ontem nos enviou, nos prometeu mais informações de grande utilidade!


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

D. Leonor Luiza de Portugal- ascendência

#57834 | artur41 | 13 fev 2004 09:54 | Em resposta a: #57832

Caros confrades,


Agradeço dados referentes a D. Leonor Luiza de Portugal, nomeadamente a sua ascendência.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Sores

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#57874 | jliberato | 13 fev 2004 15:51 | Em resposta a: #57830

Caro Camisao,
Eu descendo de um José Cardoso de Almeida, que era baptizado na Sé de Viseu em data compativel.
Estou muito longe da minha residencia pelo que me é difícil dar informacao mais precisa. Julgo que tenho um tópico sobre a freguesia da sé de Viseu em que abordo esta pessoa.
Peco desculpa mas tenho um teclado muito difícil e escrevo-lhe das Terras de Prestes Joao!
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#57877 | camisao65 | 13 fev 2004 16:10 | Em resposta a: #57874

Caro JLiberato,

Retirado do seu tópico:


- "2. José Cardoso de Almeida
3. Cecília de Jesus e Elvas

O casamento entre José Cardoso de Almeida e Cecília de Jesus e Elvas teve lugar em Santiago de Penamacor aos 02-05-1703."

Será que o "seu" José Cardoso de Almeida, teve algum descendente com o mesmo nome?
Pergunto isto, pois da minha parte, só Lázaros Moreira Landeiro Camizão, já lhes perdi a conta!
Mas vou concerteza investigar esta ligação, e espero contar com o processo do Dr. Amaro, para uma melhor investigação.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#57907 | magalp | 13 fev 2004 20:26 | Em resposta a: #57830

Meu caro Luís Filipe

Contra os meus vaticínios afinal os Camizão do Porto não terminaram com a Sr.ª D. Maria José que citei acima.
Hoje mesmo o nosso confrade José Antº Reis me falou nessa família que continua a existir.
Igualmente Fernando Sá Monteiro conhece bem a mesma família nos dias de hoje.

A seguir à notícia da sua morte, vendo o palacete de Costa Cabral fechado e com aspecto de abandono, dei toda a família como extinta, o que de facto não aconteceu.
Abraço,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#58069 | camisao65 | 16 fev 2004 10:11 | Em resposta a: #57907

Meu Caro Manuel,

Obrigado, e vou consultar o nosso confrade Fernando Sá Monteiro...talvez ele possa ajudar mais um pouco.

Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58082 | sapeca | 16 fev 2004 10:50 | Em resposta a: #58069

Caro Luís Camisão:
Como já havia dito noutro tópico, uma Prima minha, D. Maria Estrela da Arrochela Lobo Monteiro, é casada com Manuel ...da Costa Camisão, apenas sabendo que ele é industrial, tendo nascido desse casamento duas filhas, hoje com a minha idade aproximada (entre os 51-55), casadas e com filhos e, penso, até já com netos.
Prometo-lhe um contacto com estes meus Parentes, com vista a obter mais dados sobre a ascendência e origem destes Camisão.
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58083 | camisao65 | 16 fev 2004 10:58 | Em resposta a: #58082

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Obrigado desde já.

Um abraço

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58085 | artur41 | 16 fev 2004 11:02 | Em resposta a: #58082

Meu caro Fernando,


É o ramo de que me falou quando estive no Porto. Não é?


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58087 | sapeca | 16 fev 2004 11:10 | Em resposta a: #58085

É isso mesmo, caro Artur!
Já tentei contactar meus Primos, mas encontram-se na sua Casa de Oleiros (casa muito linda, uma das herdadas por minha Prima pelo lado de sua mãe, dos Arrochelas Lobos, de Guimarães (de onde vêm os deste apelido espalhados pelo Porto, Penafiel, etc.).
A empregada ficou de me dar o nº telefone da Quinta, cerca das 12,30, para eu lhes ligar às 13, 30, hora a que deverão estar em casa para almoçar.
Não me esquecerei de ligar e tentar cclher dados
Se for importante, tentarei estabelecer contacto entre estes meus Primos e a Família Camisão de Lisboa.
Posso acrescentar que o nome completo deste meu Primo é MANUEL NUNES DA COSTA CAMISÃO.
Um abraço e até breve.
Fernando de Sá MOnteiro

Resposta

Link directo:

RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58089 | artur41 | 16 fev 2004 11:17 | Em resposta a: #58087

Caríssimo Fernando,


Muito obrigado pela gentileza!
Informações bem interessantes, sem dúvida.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58297 | sapeca | 18 fev 2004 21:51 | Em resposta a: #47237

Caro Manuel Magalhães e Artur Camisão Soares e Luis Camisão:
De facto, tal como já suspeitava, a dita Senhora, já falecida, de nome D. Maria José Nunes da Costa Camisão, senhora de posses consideráveis (como, de resto, a família dela, grandes benfeitores da Igreja das Antas)) era irmã do Manuel Nunes da Costa Camisão, casado com minha Prima D. Maria Estrela da Arrochela Lobo Monteiro Camisão.
Falei hoje mesmo ccom ele, que me confirmou isto mesmo, bem como sobre o palacete na Rua de Costa Cabral, onde ela morou e que era já dos Pais.
Neste momento apenas consegui obter a informação de que estes Camisões serão oriundos de Arouca, havendo parentes deles no Brasil.
A mãe era filha de Manuel Nunes da Fonseca, senhor de engenhos de cana no Brasil, de onde era natural.
Fiquei de ligar daqui a cerca de 15 dias, para então ele me fornecer mais dados familiares.
Um abraço para todos.
Fernando de Sá MOnteiro

Resposta

Link directo:

RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58319 | camisao65 | 19 fev 2004 09:12 | Em resposta a: #58297

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Fiquei muito curioso acerca dessa ligação a Arouca, e ao Brasil!
Muito obrigado pela sua ajuda!


Um abraço

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Peguda, Piagudo, qual o apelido correcto?

#58365 | artur41 | 19 fev 2004 17:55 | Em resposta a: #58319

Meu caro Fernando,


As suas informações são muito importantes. Vou contactar alguma parentela que vive em Arouca.
Mil agradecimentos!


Um sentido abraço do,

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Amaro José de Araújo Velasco Camisão

#60418 | jliberato | 14 mar 2004 14:58 | Em resposta a: #57877

Meu caro Luís Camizão,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Este casal teve pelo menos um filho, Manuel Gomes Castelão, meu 8º avô, nascido na freguesia da Sé de Viseu aos 14-10-1704. Não tenho notícia de irmãos, mas talvez tenha tido.
Se encontrar alguma coisa sobre esta gente tenho obviamente muito interesse.
Grato
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 04:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen