Castelo d´Aguilar, França séc. XI

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património

Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#47175 | luis262 | 07 set 2003 16:49

Por lapso incluí a primeira mensagem deste tópico, no tópico Aguilares de Serpa, quando pretendia abrir um novo tópico.Desde já as minhas desculpas
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#47236 | luis262 | 08 set 2003 13:19 | Em resposta a: #47175

Meus Caros:

Passo a trnscrever a dita mensagem.
Existe em França, na região de Corbiéres, no chamado "país cátaro",um castelo d`Aguilar, que se ergue perto de Tuchan, do qual há notícia, já com este nome desde 1020, numa acta de doação de Bernart Tallaferro, Conde de Besalú em favor de seu filho mais velho. Mais tarde, na segunda metade do séc. XII, passa para as maõs da família de Termes.
Em 1210, durante a cruzada contra os albigenses, o castelo d`Aguilar é ocupado por Simão de Monfort,que captura Raymond de Termes e o deixa morrer,num calabouço, em Carcassonne.
Em 1260, o rei de França, São Luís, compra-o a Olivier de Termes e manda fazer diversas obras de ampliação no castelo,que passa a pertencer à corôa de França..Muito mais se poderia mencionar sobre a história posterior desse castelo, que é considerado um dos mais importantes, se não o mais importante da região e que foi classificado monumento histórico,em 1949.
Para quem se interessa por genealogia, parece- me que será interessante tentar encontrar a ligação, se é que existe, entre os Aguilares de Portugal e de Espanha, com o referido castelo. Na verdade por enquanto desconhece-se quem o fundou e qual a origem e razão de ser do seu nome.Há referências a uns condes catalães, mas não sei mais nada,sobre esse aspecto. È de registar que a sua designação como "chateau d`Aguilar", surge em documento anterior ao uso conhecido, em Portugal e Espanha, desse apelido.
Existem na "net", vários "sites" sobre o dito castelo, bastando ir por exemplo ao Google e procurar em "château d`Aguilar".
Será que alguém sabe mais alguma coisa sobre isto?

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#47568 | luis262 | 11 set 2003 12:05 | Em resposta a: #47236

Renovação de pedido.
Julgo que este tema para além do interesse de ordem genealógica em geral, deverá interessar aos Aguilares ou descendentes de Aguilares...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#47920 | luis262 | 17 set 2003 15:51 | Em resposta a: #47568

Meus Caros:

Torno a pegar neste assunto, pois encontrei referências a uma Leonore d`Aguilar, nascida cerca de 1275, casada com Raymond Cabrera, Senhor de Brunola, n. c. de 1270, filho de Bernardo de Cabrera, Visconde de Cabrera.

Filho deste casamento :Bernard de Cabrera, Almirante de Aragão.

O pouco que consegui encontrar, tem a ver com Aguilares da zona disputada entre Franceses e o Reino de Aragão.
Aproveito para tornar a chamar a atenção para este tópico e pedir colaboração a quem tenha informações sobre o assunto

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#47994 | Samuel de Castro | 18 set 2003 13:26 | Em resposta a: #47920

Não sei se trata-se do mesmo Castelo, mas informo o que achei........Este Lain Calvo foi eleito pelos castelhanos para ser um dos juizes que os governaram e viveu no reinado de D. Ordonho. A ele alude a carta de fundação do mosteiro de Santa Maria de Aguilar del Campo, de 25.II.891, e a de confirmação de terras à Ordem de Santiago (sepulcro achado em 811), no ano de 953, feita pelo mesmo soberano. Casou-se com D. Teresa ou Elvira Nunes, filha de Nuno Razura.......

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#47996 | luis262 | 18 set 2003 13:40 | Em resposta a: #47994

Caro Samuel de Castro:

Obrigado pela sua colaboração.O castelo em referência trata-se mesmo de uma fortificação, que se situa actualmente em território francês, perto de Tuchan. Não creio que tenha a ver com Aguilar del Campo, mas posso estar enganado. è uma pista que vou investigar.
Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#62658 | luis262 | 16 abr 2004 13:34 | Em resposta a: #47996

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#204678 | elaine.cabre | 02 ago 2008 04:28 | Em resposta a: #62658

gostaria de conhecer a historia d nossos decedentes

Resposta

Link directo:

RE: Castelo d´Aguilar, França séc. XI

#204690 | luis262 | 02 ago 2008 11:25 | Em resposta a: #204678

Cara Elaine.

Respondi hoje à sua intervenção, no tópico Partilhando, aqui no fórum.
Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 03:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen