Quaresmas, de Arganil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Quaresmas, de Arganil

#47272 | ngccm | 08 set 2003 17:04

Caro Eduardo Osório

Quer por si, num dos tópicos deste forum, quer pelo José Caldeira, soube que tem em preparação um título Sobre Quaresmas. Eu descendo de pelo menos três linhas, a saber: dos de Coja, por dois filhos de Bento Quaresma e Maria Carvalha, Francisco Quaresma, antepassado do Conselheiro Augusto das Neves e Sousa Pimenta (1806-1900), como me revelou há dias o José Caldeira (Cf., neste forum,Mattosos, de Pisão de Coja)e D. Francisca Quaresma de Carvalho, mulher de Jerónimo de Távora Monteiro, de Arganil, antepassados de D. Maria Miquelina Monteiro Madeira e Azevedo (1809-1876), senhora da Casa da Praça em Coja e mulher do supracitado Conselheiro Pimenta.
Também descendo pelos Matosos do Pisão de Coja, de uma Águeda Quaresma, que deve ter nascido por 1720-1730, e era filha de José Nunes Quaresma (de Coja?, irmão do P.e Félix Nunes Quaresma, vigário em Estremoz) e de Dionísia Maria Petronilha de Jesus, de S. João da Pesqueira.
Não os tenho entroncados nem ligados entre si, embora saiba que existe parentesco com os Viscondes do Sarzedo pela linha dos Carvalhos e que a casa da Praça em Coja foi sede de um vínculo de capela instituído a 20.9.1684 por António Garcia, escrivão da Câmara e Almotaçaria de Coja e FSO, e de sua mulher Mariana Quaresma, do qual foi herdeira a citada D. Francisca Quaresma de Carvalho.
Posso enviar-lhe notícias um pouco mais desenvolvidas sobre a família da casa da Praça e sobre os Matosos.
Que relação têm estes Quaresmas com os de Arganil?
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

Barata Salgueiro

#182267 | FIGUEIRA | 27 jan 2008 22:22 | Em resposta a: #47272

Caro Nuno Canas Mendes,

Entro em contacto consigo, não por causa dos Quaresmas de Coja, mas por causa da «História de Três Famílias Saloias».
Há tempos atrás criei um tópico sobre a família Barata Salgueiro que poderá consultar em: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=171243
Felizmente o tópico deu frutos!
No entanto, tendo consultado o seu livro, econtrei entre as págs. 180 e 187, as ascendência dum dos filhos de Manuel Antão Barata Salgueiro, de quem sou sobrinho-quinto-neto.
Sabe se Manuel Antão Barata Salgueiro teve mais filhos, para além de Luís Antão Barata Salgueiro casado com Vitória Rita Vitorino?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 05:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen