Famílias de Salir, Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de Salir, Loulé

#47397 | jliberato | 09 set 2003 18:27

Caros confrades,

Abordo hoje a freguesia de Salir que estudei com algum pormenor. Tenho muitos antepassados desta freguesia provenientes da sede e das aldeias de Cortiçada, Montes Novos, Barranquinho, Corte do Neto, Carrasqueiro, Soalheira, Covão, Rio Seco e Touriz.
O meu ramo mais numeroso de Salir corresponde aos antepassados do casal José Gonçalves e Maria Rodrigues, ambos de Salir, que casaram em Querença aos 29-10-1777. Os antepassados de José Gonçalves foram os seguintes:

1 José Gonçalves
------------------------------------------------------------
2 Francisco do Nascimento
3 Margarida Martins
------------------------------------------------------------
4 Manuel Vaz
5 Maria Lourenço
6 Mateus Gonçalves
7 Isabel Martins
------------------------------------------------------------8 Bartolomeu Jorge
9 Catarina Vaz
10 João Ferreira
11 Catarina Vaz
12 Pedro Gonçalves Cabrita
13 Margarida Rodrigues
14 Domingos Martins
15 Margarida Neta
------------------------------------------------------------
22 Domingos Vaz
23 Maria Álvares
24 António Álvares
25 Margarida Fernandes
26 João Neto
27 Maria Rica
28 Domingos Martins
29 Isabel Rodrigues
30 António Neto
31 Beatriz Martins
------------------------------------------------------------48 Pedro Anes
49 Branca dos Santos
50 Manuel Martins
51 Maria Fernandes

Os antepassados de Maria Rodrigues foram:

1 Maria Rodrigues
------------------------------------------------------------2 António Gonçalves
3 Margarida Correia
------------------------------------------------------------
4 António Gonçalves
5 Margarida Lourenço
6 Domingos Rodrigues
7 Domingas Correia
------------------------------------------------------------
8 João Gonçalves
9 Bárbara Rodrigues
10 Manuel Rodrigues
11 Catarina Lourenço
------------------------------------------------------------16 Simão Gonçalves
17 Isabel da Costa
18 Manuel Lopes
19 Beatriz Rodrigues


E todos de Salir! 44. E tenho mais, que tenciono pôr no Forum em breve.
Alguém tem alguma informação sobre esta gente? Ou alguém necessita de algum esclarecimento?
Sempre à vossa disposição,
Cumprimentos e até breve,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47407 | rgc | 09 set 2003 19:50 | Em resposta a: #47397

Caro JLiberato

Se tiver algum -Cortesão e -Nunes Coelho-agradeço que me diga. Mas parece-me que já referi alguma coisa sobre isto. Não obstante,é sempre útil relembrar.

Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47424 | zmcm | 09 set 2003 23:52 | Em resposta a: #47397

Caro J Liberato :
Apesar de não serem meus antepassados directos ( são de uma linha colateral) procuro a descendência de Brites Cabrita natural de S. Bartolomeu de Messines, filha do Capitão de Cavalos Bartolomeu Affonso Santos e de Brittes Cabrita, senhores da Herdade das Cortes em S. Bartolomeu de Messines.
Brites Cabrita (filha e acima referida) nasceu em 1600 em S. Bartolomeu de Messines e casou cerca de 1625 com Gaspar Afonso do Fojo - Querença do qual teve descendência em Querença. Gaspar Affonso fez-se clérigo depois de enviuvar.
Sabe alguma coisa deste casal e respectiva descendência?

agradeço as informações possíveis,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47559 | jliberato | 11 set 2003 07:17 | Em resposta a: #47407

Meu caro Rafael Carvalho,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Apesar de ter bastante informação de Salir lamento dizer-lhe que não tenho nem Cortesão nem Nunes Coelho. O que não significa que não existam, pois a minha investigação incidiu sobre os ramos que me interessavam, como é compreensível. No entanto...
Tenho um João Nunes Coelho, antepassado de minha mulher, mas natural de Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital, aos 26-09-1723. Dada a distância não deve ser dos mesmos, mas nunca se sabe.
E tenho na zona de que falamos neste tópico um interessante ramo de Nunes que se desenvolve assim:
1 João Nunes nasceu em S.Braz de Alportel
cas. Maria Viegas 27-09-1660 Estói , Faro (n. 06-08-1634 Estói , Faro)
Era viúvo quando se casou com Maria Viegas.

2 Maria Viegas
cas. Manuel Afonso cas. 29-07-1686 Estói , Faro n. 12-09-1661 Estói , Faro

3 Beatriz Nunes n. 14-10-1698 Estói , Faro f. 14-12-1781 Estói , Faro
cas. João de Brito cas. -01-1737 Estói , Faro n. 18-05-1706 Estói , Faro f. 06-07-1771 Estói , Faro
Irmão: António n13/9/1702.

4 Manuel Nunes
cas. Maria de Jesus cas. 24-03-1756 Estói , Faro n. 26-01-1730 Barracha,S.Braz de Alportel

5 José Nunes n. 15-09-1763 Estói , Faro
cas. Maria Josefa cas. 05-11-1797 S.Braz de Alportel n. 22-12-1776 Campina,S.Braz de Alportel
Irmãos:João Nunes casou aos 17/1/1787; Manuel nasceu aos 25/1/1757.

Este ramo não usou mais o nome Nunes.
Um grande abraço
do JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47581 | rgc | 11 set 2003 15:47 | Em resposta a: #47559

Caro JLiberato

Muito obrigado pelas informações. Sempre imprescindíveis para se cruzarem dados de famílias das mesmas regiões, particularmente dos mesmos apelidos.

Quando eu tiver melhores/mais conhecimentos dos meus -Nunes Coelho e Cortesão, da freg. de Salir dir-lhe-ei alguma coisa.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47708 | jliberato | 14 set 2003 16:14 | Em resposta a: #47424

Meu caro Miguel Cabrita Matias,
Na minha base de dados relativa a Salir e a Querença não encontro o que me solicita. Mas a minha pesquisa incidiu essencialmente sobre o que me interessava, pelo que não posso garantir que os nomes que refere não constem dos respectivos paroquiais.
Mas estarei atento.
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47720 | zmcm | 14 set 2003 21:59 | Em resposta a: #47708

Caro J Liberato :
Agradeço a sua resposta e se por acaso tropeçar neste casal ou filhos nas suas pesquisas agradecia a informação.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47759 | PCC | 15 set 2003 19:46 | Em resposta a: #47397

Caro José Liberato,

Quando esteve em minha casa tinha-lhe dito que a família da avó materna da minha mulher é de Salir. Ainda não tive oportunidade de pesquisar os paroquiais mas partilho o que pude apurar em alguns documentos de família, na esperança que algum confrade possa contribuir com alguma informação:

1. Maria Feleciana Marim da Costa Palma, nascida em 1920.

2. António Dias Costa
3. Feleciana da Soledade Marim Teixeira

4. António Dias Costa, natural da Nave do Barão, Salir.
5. Mariana Augusta Teixeira

6. Sebastião Marim Teixeira, de Salir
7. Maria do Carmo Teixeira, de Giões

10. ......... Texeira
11. Maria Augusta Teixeira

12. José Marim Teixeira, Salir
13. Maria Feleciana ......

As famílias Marim e Teixeira são ambas de Salir aonde eram grandes proprietários. Houveram muitos casamentos entre estas famílias em várias gerações.

Abraço

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47764 | rgc | 15 set 2003 20:41 | Em resposta a: #47759

Caro Pedro

Folgo muito de o ver, por aqui. Sobre o Padre Viçoso,não me esqueci. Mas não me tem sido possível ir ao Seminário de Beja.
Caso não ache inconveniente gostaria de dar alguns dos seus apontamentos sobre os -Palma Viçoso- a minha prima Maria Graciette, porque foi ela que me ajudou muito (enviou )nos apontamentos que lhe enviei.
Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47776 | PCC | 15 set 2003 23:56 | Em resposta a: #47764

Caro Rafael,

Tentei enviar-lhe um email mas veio devolvido. Agradeço a sua atenção e peço-lhe que me envie os dados dos Palma Viçoso. Aguardo com muita curiosidade! O meu mail é pcarmocosta arroba sapo.pt

Há cerca de um mês, estive na Foz de Carvalho e no Vale de Loulé, com o meu sogro. Lembrei-me de si.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47827 | jliberato | 16 set 2003 18:53 | Em resposta a: #47759

Meu caro amigo,
Não me esqueço que foi o meu amigo que, pela primeira vez, me falou deste Forum.
Quanto a Salir.
Acontece que, apesar das largas dezenas de antepassados que tenho de Salir, não encontro coincidências. Mas tal é, julgo eu, facilmente explicável.
A data mais moderna que tenho dos meus é 1744. A data mais antiga dos seus deve andar por volta de 1830.
Ou seja, vai ser necessário o meu amigo arranjar tempo para "galgar" estes quase 100 anos e as coincidências devem ser bastantes.
De qualquer modo, estarei atento.
Um grande abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47855 | zmcm | 16 set 2003 23:42 | Em resposta a: #47776

Caro Pedro :
há muito que não sei de si, desde a última vez que falámos dos Cabritas de S. B. Messines a prepósito da sua esposa. Fiquei com a ideia que esteve envolvido no projecto de estudo de famílias goesas, estarei enganado? tenho curiosidade de ver esse estudo pois conheço alguns descendentes dos Costas de Margão para além da família do tio Álvaro Frias e Rodrigues.

um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47857 | zmcm | 16 set 2003 23:47 | Em resposta a: #47855

peço desculpa pelos erros que saem ao escrever depressa..."...a propósito...."!


Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47859 | PCC | 17 set 2003 00:31 | Em resposta a: #47855

Caro Miguel,

É verdade, há quase um ano que não trocávamos impressões. Passou-se um ano e não consegui arranjar tempo para explorar as costelas algarvias da Alexandra...nem sequer para apreciar as belíssimas praias.

O trabalho dos Costas de Margão continua a engrossar mas ainda precisa de muito trabalho. Já vai em mais de 4000 pessoas... entre os quais os Frias. Sobre os Frias e outras famílias católicas goesas escrevi um pequeno estudo publicado na revista de Genealogia e Heráldica. Se me enviar o seu endereço postal tenho muito gosto em lhe enviar o texto.

Fiquei curioso: que Costas de Margão conhece? Se calhar ainda não os tenho no livro.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#47864 | zmcm | 17 set 2003 08:54 | Em resposta a: #47859

Caro pedro :
mande-me um mail para : miguelpontocabritapontomatiasarrobasapopontopt que eu enviar-lhe-ei o meu endereço postal. Gostaria muito de ver esse seu trabalho.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

50 antepassados de Salir

#47933 | jliberato | 17 set 2003 18:15 | Em resposta a: #47397

Caros confrades,

Como tinha anunciado, junto o restante do que tenho das famílias de Salir. Mais 16 antepassados desta freguesia do concelho de Loulé, o que perfaz um total de 50.

São os ascendentes das minhas 8ª avó Filipa Martins e 7ª avó Maria Dias.
Filipa Martins nasceu em Montes Novos, Salir, aos 01-05-1686 e foi casar a São Clemente de Loulé aos 17-05-1705 com Baltazar Mestre, natural de Castro Verde (meu próximo tema). Os seus ascendentes foram os seguintes:

1Filipa Martins
-----------------------------------------------2Manuel Martins
3Margarida Afonso
-----------------------------------------------
4Domingos Mendes
5Maria Agosto
6Luís Neto
7Bárbara Afonso

Quanto a Maria Dias: nasceu em Querença aos 24-09-1713, mas todos os seus ascendentes eram de Salir. Tenho os seguintes:

1Maria Dias
-----------------------------------------------
2António Fernandes
3Domingas Dias
-----------------------------------------------
4Bartolomeu Fernandes
5Maria Mendes
6António Dias
7Maria Coelha
-----------------------------------------------
12António Dias Marques
14António Fernandes
15Maria Coelha

Espero que esta informação possa aproveitar a alguém e que possa beneficiar dos comentários ou contribuições dos confrades.
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: 50 antepassados de Salir

#48721 | rmfrp | 28 set 2003 15:58 | Em resposta a: #47933

Caro JLiberato:

Não tenho informações relativamente aos seus antepassados de Salir, mas reparei numa coincidência interessante.

Maria Agosto, que consta com o número 5 no costado que aqui colocou a 17 de Setembro, deve ser parente de duas homónimas, mãe e filha, que constam na base de dados do Genea Portugal:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=111635
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=107403

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Maria Agosto

#48797 | jliberato | 29 set 2003 19:22 | Em resposta a: #48721

Caro Rui Pereira,
Agradeço-lhe muito a sua chamada de atenção. Deve haver ligação. Não sei é qual. Vou perguntar ao nosso confrade rgc que me parece descender das duas Maria Agosto que o meu amigo citou.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Maria Agosto

#48799 | rgc | 29 set 2003 19:48 | Em resposta a: #48797

Caro JLiberato
Vamos lá ver se consigo alguma coisa apreciável!
Quando puder direi alguma coisa.
Abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#48839 | aburma | 30 set 2003 12:25 | Em resposta a: #47397

Caros Confrades,

Se no decurso das vossas pesquisas algarvias vos fôrem aparecendo os nomes Belles ou Correia Belles, muito grato ficaria pela disponibilização da informação.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Maria Agosto

#48859 | jliberato | 30 set 2003 16:04 | Em resposta a: #48799

Meu caro Rafael Carvalho,
Ia escrever-lhe directamente, mas o meu amigo está sempre atento!
Vendo a base de dados do GENEA pareceu-me que as Maria Agosto que estão mencionadas são suas ascendentes. Por isso me lembrei de lhe pôr o problema.
O que eu tenho da minha é o seguinte:
1.Maria Agosto c. c. Domingos Mendes. E teve:
2. Manuel Martins, que segue
2. André baptizado aos 09-02-1648

2. Manuel Martins baptizado em Salir aos 16-01-1642, casou em Salir aos 03-02-1669. E teve:
3. Filipa Martins, que segue
3. Domingos, nascido aos 06-03-1689

3. Filipa Martins nasceu aos 01-05-1686 em Montes Novos, Salir, com descendência, entre a qual este seu amigo.

É assim muito provável que a minha Maria Agosto tenha algo a ver com as suas. Mas como?
Um grande abraço do
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Maria Agosto

#48863 | rgc | 30 set 2003 17:00 | Em resposta a: #48859

Meu caro JLiberato
Pois é, meu caro amigo!como diria o célebre padre do Algoz. Logo lhe conto, sobre um sermão em Armação de Pera, por volta dos fins do séc.XIX.
" Mas como ?" é que eu gostava também de saber.Por isso ainda não lhe tinha respondido.E agora, com os dados que disponibilizou aqui, no Forum, e outros que certamente possa enviar (nunca são demais )irei compará-los e analisá-los com os que tenho. Embora leve certo tempo, porque conto sair na próx.5.ª ou 6.ªfeira e devo levar 4 a 5 dias ausente de casa.
Todavia,não é de pôr de parte tal parentesco, que parece "evidente" e assim,teremos antepassados comuns, que poderá desenvolver e dar uma ajuda a este seu amigo e prov. primo.
E acho uma certa piada a que algumas vezes tenho reparado (não me refiro aqui, no Forum,noutros lugares e circunstâncias)ao costume de tratarem os parentes que gostam de Genealogia e ciências afins,com interesse,entusiasmo e nível cultural apropriado,como - primos - e outros mais próximos, mas cujo interesse por estes assuntos e conhecimentos são nulos ou quase, e aos quais não os une interesses culturais de espécie nenhuma - são conhecidos mais como simples - parentes.
Comigo passa-se isso (com alguns parentes ), não me ponho de fora, e assim teria mais um -primo-e muito gosto por inclui-lo na família.

Um abraço.
Rafael
Embora,em tom de brincadeira,penso que a minha opinião tem muito de verdade.E não fugi ao tema de Genealogia :-)que é a base principal do Forum.

Resposta

Link directo:

RE: 50 antepassados de Salir

#48968 | jliberato | 02 out 2003 08:43 | Em resposta a: #48721

Meu caro amigo,
Para o avisar que vou lançar um tópico sobre Fonte do Bispo, Tavira, em que há um Vaz.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#60155 | ffarrajota | 11 mar 2004 00:26 | Em resposta a: #47397

Senhor Liberato,
A mãe de minha sogra era de Salir. Isabel da Conceição filha de Manuel Ignacio e Maria Lourenço, de Salir. Teria nascido por volta de 1860 mais ou menos, porque o marido nasceu em 1860, em Loulé. O casamento presumo por volta de 1880/1885. Consultei o microfilme de Salir e não encontrei nem casamento dos pais nem o nascimento da filha. Será que o senhor conhece alguém ligado a esta família. A Isabel da Conceição casou com Manuel Sousa Fernandes, de Loulé.Falei uma vez para os arquivos e como não sei se eles casaram em Salir ou Loulé, disseram-me que seria bastante cara a pesquisa.
Agradeço alguma informação.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#60161 | jliberato | 11 mar 2004 07:36 | Em resposta a: #60155

Cara fernanda,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente a pessoa de salir mais recente que tenho na minha base de dados casou em 1750, o que não é certamente o caso daqueles que menciona.
Apenas permita-me um conselho amigo. Está a querer andar um tanto depressa demais. Eu levei 20 anos a encontrar os meus 50 nomes.
A genealogia faz-se por fases sucessivas. Só quando se completa uma fase se passa à seguinte.
Ora, no caso presente, está a investigar com demasiados "ses" ou suposições.
Tem a data de nascimento e o local da sua sogra? A partir daí ver o casamento dos pais dela. E assim sucessivamente. espero que não leve a mal esta observação.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#60296 | marsousa | 12 mar 2004 16:04 | Em resposta a: #48839

Caro Alexandre Burmester


O apelido Belles aparece em alguns registos paroquiais que constam da minha base de dados:

1- Registo de casamento em Portimão, a 16-07-1634, de João Rodrigues Afilhado com Catarina Nunes.
Uma das testemunhas: Francisco Belles.

2- Registo do casamento em Portimão, a 5-09-1639, de Manuel do Vabo Pimentel e Maria Ferreira.
Uma das testemunhas: Francisco Belles de Guivara.

3- Registo do casamento em Portimão, a 10-05-1694, de Lourenço de Sequeira Leitão, n. de Tânger, filho de Mateus Gonçalves Machado e Luisa de Figueiredo Banha, com Ana Maria, n. de Portimão, filha do Cap.Bartolomeu Fernandes Freire e Teresa Belles de Guivara.

4- Registo do casamento em Vila Real de Santo António a 28-08-1822, de Joaquim José da Fonseca e Sá, com Ana Ferreira.
Avó materna da noiva: Catarina Belles, natural de Faro.


Algumas notas:

João Rodrigues Afilhado e Maria Ferreira eram irmãos. Francisco Belles de Guivara e Francisco Belles são certamente uma única pessoa.

No registo de casamento, em Portimão em 1672, de um filho de João Rodrigues Afilhado, um dos padrinhos é Bartolomeu Fernandes Freire, possivelmente o acima indicado, casado com Teresa Belles de Guivara.


Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Família Belles

#60300 | aburma | 12 mar 2004 16:52 | Em resposta a: #60296

Cara Maria Manuela Pereira,

Agradeço os elementos que indica.

Particularmente a Catarina Belles poderá estar relacionada com os que procuro investigar, por ser de Faro, muito embora me pareça provável tratar-se de uma só família dado o facto de se tratar de apelido pouco comum.

Concretamente, disponho de elementos sobre Angélica Adelaide Gonçalves Correia de Belles, natural da Sé, Faro, que casou a 17 de Abril de 1871 na mesma paróquia com Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto, com a idade de 20 anos. Era filha de Pedro Luís Correia de Belles e de Maria Joaquina Gonçalves, ele também natural da mesma freguesia. Estes dados constam do respectivo assento de casamento e do assento de baptismo de sua filha, Carlota Laura Dulce de Serpa Pinto, * Oliveira do Douro, Cinfães a 25.12.1872.

Ficarei grato pela informação acerca de outros elementos sobre o mesmo apelido a que entretanto venha a aceder.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Família Belles

#62583 | marsousa | 15 abr 2004 14:47 | Em resposta a: #60300

Caro Alexandre Burmester

Tenho novos dados mas vou responder-lhe no tópico Família Belles.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Apelido Jorge em Salir

#85653 | jliberato | 06 mar 2005 00:40 | Em resposta a: #47397

Caros confrades,
Tenho um pequeno ramo Jorge em Salir.
Bartolomeu Jorge casou com Catarina Vaz. Tiveram Manuel Vaz que casou em Salir com Maria Lourenço aos 29-05-1708.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#86060 | rafael | 12 mar 2005 18:37 | Em resposta a: #47397

Caros Júlio Sousa e JLiberato
O s meus cumprimentos também para outros intervenientes neste tópico, cujas intervenções me agradam muito.

Tenho um JOSÉ PIRES, nat. da freg. de São Bart. de Messines , filho de DOMINGOS LOURENÇO e de DOMINGAS PIRES, esta da Rocha da Pena-Salir.
José Pires c.c RITA de SOUSA, filha de JOÃO GONÇALVES e de RITA de SOUSA, todos de Loulé.
Gostaria de saber se conheceis esta gente, sua asc. ª e desc.ª porque os tenho como ascendentes de minha bisavó ISABEL JOAQUINA PIRES. nat. do Vale Fontes-São Bart. de Messines.
E para os mesmos efeitos também relativamente a outros antepassados desta minha bisavó -MANUEL NETO e s.mer. INÊS de OLIVEIRA, de Loulé e ligados a estes e tb. antepassados da ref.ª minha bisavó outro -MANUEL NETO GONÇALVES e s.mer. MARIA LOURENÇO, ambos da freg. de São Bartolomeu de Messines.
Parente Júlio enviei-lhe um e-mail há pouco, para continuar,mas o correio tem sido lento; mas, penso que seguiu. Foi difícil escrever, porque tenho princípio de catarata no olho esquerdo que vai causando problemas de trabalho no computador, e ainda por cima com o teclado "preguiçoso". Só visto!... :-)
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#86074 | Jpteixeira | 13 mar 2005 00:09 | Em resposta a: #86060

Caro Parente Rafael Carvalho:

Na realidade, no primeiro quartel do Séc. XIX, existem algumas pessoas com apelido Pires, na Freguesia de Salir, mais concretamente nos seguintes sítios: Pena, Rocha da Pena, Brasieira, Porto das Covas, Serro dos Passarinhos, Nave das Mealhas, Palmeiros e Ribeira do Rio Seco. Isto para não mencionar os Sítio de Vale Luís Neto, Montes Novos e Barranco do Velho, também pertencentes à freguesia de Salir, mas distanciados à Sede da Freguesia a 20 Km, 18 Km e 12 Km, respectivamente e, portanto, mais relacionados com as inúmeras famílias Pires de S. B. de Alportel.
Ora, tenho quase a ceteza que os Pires dos sítios da Pena, Rocha da Pena, Brasieira e Porto das Covas pertencem todos à mesma família.
Assim, esta Domingas Pires deve ter um parentesco muito chegado a Manuel Pires, da Rocha da Pena, o qual c.c. Ana Rodrigues do mesmo Sítio, pais de José Lourenço e de Ana Martins.
Se me indicar a data do casamento de Domingos Lourenço com Domingas Pires, poderei, numa próxima oportunidade, tentar saber quem são os pais de Domingas Pires. Creio que há parentesco entre esta Domingas Pires e José Pires Cortesão c.c. Maria Guerreira da Pena de Cima.

Já recebi o seu e-mail. Muito obrigado pelas informações que me forneceu.
Com estas informações, é meu objectivo construir uma árvores de costados 3º avós de Isabel da Palma. Para tal, solicitava-lhe se me poderia indicar algo mais sobre os avós maternos de Isabel da Palma, uma vez que que disponho já de informação suficiente sobre os ascendentes de seu pai, Joaquim Duarte.

Melhores cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#86079 | rafael | 13 mar 2005 01:34 | Em resposta a: #86074

Caro Júlio Sousa
Vim agora ao Fórum, num pequeno intervalo, para fazer uma busca e ainda bem que o li. É um bom conhecedor das famílias que estuda com afinco, entusiasmo e seriedade, cujo trabalho deverá ser reconhecido pela gente da sua terra e sinto-me deveras satisfeito por ser seu parente. É uma satisfação lê-lo aqui no Fórum e tb.muitas outras valiosas informações dos nossos/as confrades, cujo saber, trabalho e entusiasmo honram a Genealogia e quase todos/as ainda relativamente jovens, que é uma esperança da Genealogia ir produzindo sempre bons e saborosos frutos.
Vou tentar corresponder ao pedido que me faz e tb. e contar-lhe assunto trágico-cómico, que eu ouvi, era rapaz, por acaso, e não me esqueci...obviamente; mas seria melhor desconhecê-lo. Vidas reais ... :-(
É verdade ! ia-me esquecendo:
" Encontrei" um JOÃO MARTINS CORTESÃO cc MARGARIDA GONÇALVES, avós maternos de JOAQUIM CABRITA cc ISABEL MARIA - 23.9.1829, EM sÃO bARTOLOMEU DE mESSINES ( rolos 568/9 TT ). jOAQUIM é filho de fRANCISCO cABRITA e de qUITÉRIA DOS sANTOS e neto pareno de Manuel Martins e e Inácia de São José. ISABEL MARIA filha de André Guerreiro e de Rosa Maria , neta pat. de Simão Guerreiro e de Maria Afilhada e mat. de António da Silva e de Maria Cabrita.
Mas o apelido-CORTEÃO- me chamou a atenção.Quem serão estes -CORTESÃO ?
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Já resolvi o prob. do teclado que reagia com outro servidor de correio que uso.
Outro assunto importante, e favor que lhe agradeço,gostaria que se informasse com aquele Senhor já idoso ,que me apresentou, em Salir que tem um arquivo valioso e consulte as fotografias antigas que referem ao monte da herdade da Moita Redonda , mas parece-me que é da herdade dos Moimentos (monumentos )e lá residiram ant. meus. As fotografias mostram uma lápide dessa herdade, onde se lé .... sr ? conde de........., não percebi o resto ( deve lembrar-se de tentarmos decifrar ) e na outra foto. vê-se um marco com o cruz da Ordem de Santiago, etc. São monumentos ( moimentos ) que aí colocaram antigamente e Deus queira que ainda lá se encontrem, para eu ir lá tirar fotografias, quando regressar a São Barnabé e Salir. Há cerca de dois meses fui lá ( e telefonei-lhe ), mas fez-se de noite, perdi-me e como tive de regressar mais depressa do que esperava não fui no outro dia lá, uma vez que isso interessará para a Genealogia dos antigos senhores dessa herdade. Como sabe os Condes de Santa Cruz e Martins Mascarenhas ( do célebre Capitão dos Ginetes de D.João II tiveram a comenda de Almodôvar, da freg. de Santa Cruz, deste concelho, em cuja igreja antiga manuelina estão as armas de Dona Cat. HENRIQUES ( Álcáçovas ), tenho tópico sobre este assunto, foi a 2.ª esposa do valido de D.João ii " e seu homem de mão " no fdizer de Garcia de Resende, D. Fernão Martins Mascarenhas morreu em Almodôvar 1501 e está sepultado no Espinheiro-Évora). É provável que a referida herdade fosse da família DOS cAPITÃES de Ginetes d'EL-REi).
Vou ficar, por aqui para não fugir muito do tópico. Um bom fim de semana.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#86096 | rafael | 13 mar 2005 15:19 | Em resposta a: #86079

Caro Júlio Sousa
Dona VIOLANTE Henriques e não Cat. como escrevi, ontem à noite. Vão algumas falhas devidas ao cansaço que tinha, em todos os aspectos.
Se gostar de ler mais alguma coisa sobre o assunto pode consultar o tópico :
silveira-henriques (Alcáçovas)-martins mascarenhas e tb. o outro tópico: D.Fernão Martins Mascarenhas.
Hoje, passado tanto tempo, e a propósito fica aqui um reparo : fui reler os tóp.ºs ref.ºs e as resp.ªs msg., reparei ( lamento ser já tarde ) na minha indelicadeza por não ter salientado ( embora eu, nessa altura, discordasse com o Senhor a que me referi), nessa msg., que é um conceituado e respeitado Genealogista e a quem devo algumas atenções por observações que fez sobre o assunto, muito pertinentes e sensatas; aliàs, também é justo recordar que houve mais alguém que me advertiu com o saber e rigor habitual que põe nos seus trabalhos e profissão e que eu descurei.
Com consideraçao, os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#86413 | jliberato | 17 mar 2005 18:25 | Em resposta a: #86060

Caro Rafael Carvalho,
Lamento, mas consultei a minha base de dados de Salir e Loulé, mas nada encontrei.
Espero que a saúde vá um pouco melhor.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#88504 | suzy gama | 13 abr 2005 19:42 | Em resposta a: #47397

Caro José Liberato

Como em continuação da pergunta do tópico de Querença, o meu avô João Gonçalves casou 08.09.1677 em S. Clemente com Margarida Rodrigues, natural de Salir, filha de Tomé Neto e Maria Valarinho, também de Salir.

Não temos ainda o microfilme destas datas aqui em Faro, por isso perguntava ao José Liberato e ao Júlio de Sousa se conhecem estes nomes.

Cumprimentos
Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#88518 | rafael | 13 abr 2005 21:50 | Em resposta a: #88504

Cara Susana

Estou interessado em Valarinhos, de Pera, de um avô meu, como presumo. Mas, estes de Salir que refere deixaram-me curioso, em virtude de ter antepassados desta freguesia e nunca se sabe que parentescos podem aparecer...
Talvez, ainda esta noite coloque alguns antepassados desta freg. na minha àrvore de costados.Vamos lá ver, se o farei !
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#88532 | Jpteixeira | 14 abr 2005 01:18 | Em resposta a: #88518

Cara Susana:

Não "conheço" essas pessoas. Sobre os microfilmes, eu pedi, em Dezembro, os de Salir: nº 1437132 e 1437133, referentes ao Século XVII e XVIII. Devem estar a chegar.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#88811 | jliberato | 17 abr 2005 22:54 | Em resposta a: #88504

Cara Susana,
Estive a analisar os nomes que me enviou, mas infelizmente não constam da base de dados dos meus antepassados.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir e Loulé

#93482 | suzy gama | 14 jun 2005 19:58 | Em resposta a: #86060

Caro Rafael

Encontrei ontem em S. Clemente, Loulé, o casamento a 03.10.1764 de:

José Pires, soltº, fº de Domingos Lourenço e Domingas Pires, do sítio da Rocha de Salir, com
Rita de Sousa, soltª, fª de João Gonçalves e Clemência de Sousa, de Monprolé.

Foram testemunhas: João Rodrigues e Bras Martins (pag 146v)

O casal João Gonçalves e Clemência de Sousa são meus antepassados, poderá ver o que já apurei em http://genealogia.sapo.pt/0163/pessoas.php?id=1008930

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir e Loulé

#93748 | suzy gama | 17 jun 2005 21:12 | Em resposta a: #86096

Caro Rafael

A Rita de Sousa nasceu em Monprolé, S. Clemente no dia 02.12.1742.
O baptismo dela encontra-se na página 189v.

Cumprimentos
Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir e Loulé

#93760 | rafael | 18 jun 2005 03:52 | Em resposta a: #93748

Cara Suzana

Obrigado pela informação. Porém, a Rita de Sousa, que tenho , é filha de José Gonçalves e de Catarina de Sousa, de Loulé cc José Pires da freg. de São Bartolomeu de Messines e filho de Domingos Lourenço e de Domingas Pires, da Rocha da Pena-Salir. E a Rita de Sousa que refere poderá ser tia, se for irmã da Catarina, atrás referida. Mas preciso de confirmar com datas de nasc. e cas.º.
Isto sem prejuizo, se calhar, de colocar aqui o que tenho até chegar "à minha Rita de Sousa" e a Suzana em face disto poder dar-me mais informações.
Um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#96446 | João Gaspar | 22 jul 2005 20:14 | Em resposta a: #88532

caros confrandes,

Estive esta semana em Loulé e em Faro, na minha demanda de identificar os antepassados de minha avó Eliza das Candeias de Sousa. ( de Sousa por casamento)Natural de Querença-Loulé no ano de 1904.
Consegui recuar até aos meus 5ºs avós do lado materno, ficando para outro dia proximo a busca pela familia do pai de minha avó Eliza.


1-Eliza das Candeias-1904 Querença
filha de:

2-Maria das Candeias (III)-1880 Querença
-
Neta de :
3a-Maria das Candeias(II)-1853 Querença
3b-Sebastião da Costa-1860?-Ameixial sitio da Corte Garcia

Bisneta de :
4a.1-Maria das Candeias-Querença-Loulé ( 1820/1835)
4a.2-Manuel Fernandez-Querença

4b.1-Manuel Sebastião-Salir (1820/1835)salir
4b.2-Maria da Costa-Ameixial -sitio da Corte Garcia

( 1780-1810)
Trineta de:
5.a.1-Manuel Coelho-querença
5a.2-Maria de Sousa-querença

5a.3-Antonio Fernandez-Querença
5a.4-Francisca dos Santos-

5b.1-Sebastião Gonçalves-Salir
5b.2-Barbara (Gameira?)-não consigo ler bem o sobrenome!!!

5b.3-Jozé da Costa- do Peroporto?ou Peroponto?Teroporto?
5b.4-(nome ilegivel)Maria


Fiquei bastante satisfeito com o resultado de o trabalho de um dia, mas se algumas curiosidades foram saciadas, outras tais foram instaladas, tais como os nomes dos sitios( Corte Garcia...onde fica e ainda existe?) e ( Peroponto ou PeroPorto ou Teroponto? esta bastante ilegivel por isso não sei o nome correcto...tal como o sobrenome da minha 5ª Avó Barbara Gameira que embora um pouco dificl de descodificar parece me ser este! estes nomes dizem-lhe alguma coisa?

atenciosamente
joão

Resposta

Link directo:

Costados de Salir

#96499 | JBrito | 23 jul 2005 22:09 | Em resposta a: #47397

Caros especialistas das genealogias algarvias.

Tenho procurado estudar a ascendência de minha mulher, cuja mãe é algarvia. O que se segue são dados recolhidos em paroquiais no Arquivo Distrital de Faro acerca de família de proprietários do lugar da Cortelha, na serra do Caldeirão. Enquanto a minha vida não me permite passar umas horas em Lisboa, na Torre do Tombo (onde julgo estarem os livros mais antigos de Salir), peço eventuais informações acerca dos costados que seguem:


7 - Maria Teresa Cavaco, n. 29.11.1911 (reg. 05.12.1911) Salir
---------------------------------------
14 - João Cavaco Júnior, n. 18.04.1889 Salir, f. _.07.1955
15 - Maria Teresa, n. 03.05.1876 Salir, f. 23.12.1957 Salir
---------------------------------------
28 - João Cavaco, n. S. Brás; c. Salir c.
29 - Maria Rosária, n. Salir
30 - Manuel Jacinto, n. 1841/1842 Salir; c. 19.10.1870 Salir c.
31 - Maria Teresa, n. 1837 Salir
---------------------------------------
56 - Domingos Martins Cavaco, de São Brás
57 - Joaquina da Palma
58 - Manuel Cavaco
59 - Maria Rosária
60 - Jacinto Gonçalves, n. Salir, f. 12.10.1881 Salir
61 - Maria Coelho Cardoso, n. Salir
62 - Francisco Gonçalves, n. Salir
63 - Teresa de Jesus, n. Ameixial
---------------------------------------
120 - Jacinto Gonçalves, n. Salir
121 - Isabel Gonçalves, n. Salir
122 - Manuel Rodrigues ou Manuel Martins Cardoso
123 - Maria Coelho
124 - Francisco Gonçalves
125 - Domingas Gonçalves ou Domingas Rodrigues
126 - Francisco Dias
127 - Maria Rodrigues ou Maria de Jesus

Qualquer informação acerca desta gente (ascendência, colaterais, dados biográficos) é importante para as minhas “curiosidades genealógicas”, dado que parti praticamente do zero neste ramo e a distância geográfica não me permite efectuar as pesquisas que gostaria.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#96501 | Jpteixeira | 23 jul 2005 22:41 | Em resposta a: #96446

Caro João Gaspar:

Reparei agora no seu e-mail. Sobre a informação nele contida, designadamente, no que se refere aos nomes das pessoas, não tenho quaisquer dados sobre os mesmos.
Quanto aos sítios, sou a informar o seguinte:
- Corte Garcia ainda existe, pertence à Freguesia de Querença e fica a Norte da cidade de Loulé em direcção ao Barranco do Velho.
- Pero Ponto pertence à freguesia do Ameixial.

Uma sugestão: não será possível apresentar os seus ascendentes recorrendo à numeração na organização da sua árvore de costados, aplicando o método de Stradonitz?
É um processo muito simples. Se tiver dúvidas, diga.

Outra coisa: há um tópico com o título "famílias algarvias" o qual contém alguns dados sobre famílias do Ameixial e um outro com o título "famílias de Querença". Pesquise-os, pois poderá encontrar alguma informação que lhe diga respeito.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#96505 | Jpteixeira | 24 jul 2005 00:59 | Em resposta a: #96499

Caro Jorge de Brito:

Já lhe respondi, noutro tópico, sobre os ascendentes de António Guerreiro Pereira c.c. Maria Teresa Cavaco.
Quanto aos ascendentes de Maria Teresa Cavaco, já "tropecei" com muitos dos nomes que aqui coloca. O problema que eu tenho aqui é o mesmo que já lhe referi naquele tópico: é que não registei tudo o que fui encontrando. Sobre a família Cavaco da Cortelha, ou melhor, sobre as diversas famílias Cavaco da Cortelha, pretendo, um dia estudá-las para tentar perceber as razões de tantos nomes iguais de apelido Cavaco, todos da Cortelha, mas sem parentesco chegado ou mesmo sem parentesco algum.

Na verdade, o seu nº 14, João Cavaco Junior casou com Maria Teresa em 1911, em data que não registei. Mas, numa próxima oportunidade que consulte o livro, hei-de registar esta data. Na data do casamento, ele tinha 22 anos, solteiro e ela tinha 35, igualmente solteira.
O seu João Cavaco, nº28, pai do anterior, é descrito, várias vezes, como sendo João Martins Cavaco. Casou com Maria do Rosário em data anterior a 1879, pois tenho registado um filho seu, precisamente naquele ano.
Quanto a Manuel Cavaco e Maria (ou Mariana) Rosária, tenho um filho registado deste casal no ano de 1879. Creio que se trata do mesmo casal, mas não tenho a certeza.
Aliás, na Cortelha, há várias mulheres de nome Maria ou Mariana Rosário(a) casadas com homens de apelido Cavaco. Tudo isto entre 1855 e 1890.

Neste momento estou a elaborar um índice restrito de casamentos realizados na Freguesia de Salir, entre as datas de 1800 a 1940, abarcando várias famílias. Entre os nomes constantes desse índice, figuram todos os casamentos em que pelo menos um dos nubentes tem como apelido Cavaco, ou pelos menos um dos seus progenitores usava este apelido. Lá para o fim do ano conto ter este trabalho terminado.
Relativamente ao casamento dos seus João Cavaco, nº28 e Maria do Rosário nº29, é estranho que eu não tenha registado a sua data do seu casamento. Vou novamente ver os casamentos de 1872 a 1878.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#96664 | JBrito | 26 jul 2005 22:42 | Em resposta a: #96505

Caro Júlio Sousa

Muito obrigado pela atenção dispensada à minha mensagem.

Desconhecia que, na Cortelha, existiam várias famílias Cavaco. Porém, seria de suspeitar, dado que em geração recente dos antepassados de minha mulher o apelido é proveniente de São Brás e, contemporâneos com estes, outros se encontram já na Cortelha com o mesmo apelido. Isto sem prejuízo de a raiz ser, eventualmente, a mesma.

Quanto à diferença de idades no casal João Cavaco Júnior / Maria Teresa (a mulher 13 anos mais velha!...), refiro-lhe por curiosidade que a senhora tinha sido madrinha de baptismo do seu marido!...

Os dados que possuo acerca desta família são resultado de parcas investigações no Arquivo Distrital de Faro, nas minhas raras deslocações ao Algarve, e de informações orais e recolhidas em pequeno arquivo familiar, acerca das gerações mais recentes. Assim, não sou, de forma alguma, conhecedor das famílias desta região. Se o Júlio (que revela conhecê-las) me diz que a Cortelha é uma "colmeia" de Cavacos casados com Marias (e Marianas) Rosário(a), apenas uma investigação criteriosa, como aquela que está a preparar, poderá desvendar muitas das relações familiares... Assim, ouso ficar à espera dos resultados desses estudos, que decerto quererá partilhar (quem sabe na bela revista "al-'ulyã", do Arquivo Histórico Municipal de Loulé, onde tão bem ficariam alguns trabalhos genealógicos dessa região).

Qualquer informação adicional que me possa providenciar será muito bem-vinda. Por outro lado, já que é estudioso das famílias do concelho de Loulé, se pretender alguns dados das gerações mais recentes destas famílias, poderá contactar-me para o meu email pessoal (jorgedebritoarrobanetcabopontopt).

Os melhores cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#96679 | Jpteixeira | 27 jul 2005 01:55 | Em resposta a: #96664

Caro Jorge de Brito:

Na verdade, também eu sou um descendente de um ramo de uma família Rodrigues Cavaco, mas de Alte/Paderne. No entanto, o apelido Cavaco perdeu-se por volta de 1850 e dessa família restou o apelido Sousa, transmitido até aos nossos dias pelo lado varonil.

Sobre o apelido Cavaco, no princípio do Século XIX, existiam inúmeras famílias na Freguesia de Salir que usavam este apelido.
No sítio da Sobreira Formosa, no Séc. XVIII, por volta de 1780, este apelido estava associado aos apelidos Rodrigues e Viegas. A grande maioria das actuais famílias Cavaco é proveniente deste local. Mas em S. Brás de Alportel, também na mesma época, há várias famílias Rodrigues Cavaco, aparentemente sem ligação com as de Salir. E ainda outras na Freguesia de Cachopo.

Bem sobre os seus ascendentes, não consigo localizar o casamento de João Cavaco com Maria Rosária. Ainda hoje estive a rever vários livros de casamentos da freguesia de Salir e não consegui encontrar o casamento. Assim, o mesmo deveria ter ocorrido noutra Freguesia. Da próxima vez que me desloque ao Arquivo Distrital de Faro, irei rever o primeiro registo que encontrei de um filho de João Cavaco e Maria Rosária, em 1879, de modo a encontrar qualquer pista para deslindar este caso.
Já agora, à época, c. de 1880, há, na zona da Cortelha as seguintes famílias:

Manuel Cavaco c.c. Mariana do Rosário
Joaquim Cavaco c.c. Francisca do Rosário
João cavaco c.c. Maria do Rosário.

Estranho, não é ?

Sobre a investigação propriamente dita que tenho feito, aproveito para informar que estou a escrever um artigo mensal no jornal Gazeta de Salir, o qual também serve para ir organizando a informação que disponho. Vou já no 18º artigo (comecei a publicar em Setembro de 2003) e ainda estou na família Faísca. Tenho sinalizado outras famílias, entre as quais a família Cavaco, mas de momento não tenho disponibilidade para trabalhar em mais do que uma família. É um trabalho muito moroso e implica inúmeras deslocações a Faro, o que nem sempre é possível.
Vamos a ver se consigo arranjar um tempinho para lhe dar uma ajuda.

A propósito, a sua sogra, a Drª Valentina é colega da minha irmã na Direcção da Administração Regional de Saúde do Algarve. A minha irmã é a a Drª Lourdes Guerreiro.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#96831 | jliberato | 28 jul 2005 20:43 | Em resposta a: #96446

Caro João,
Muito obrigado pela sua contribuição para este tópico.
Infelizmente apesar de ter muitos nomes na minha base de dados os nomes não coincidem.
Peço-lhe o favor de ir informando das suas investigações para ver se encontramos pontos comuns.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#97730 | Jpteixeira | 10 ago 2005 14:25 | Em resposta a: #96664

Caro Jorge de Brito:

Nos últimos dias encontrei vários nomes que lhe interessam e consegui fazer o entroncamento com dados que já dispunha, designadamente do ramo Cavaco, do Carrasqueiro/ Cortelha.
Assim, acrescentei alguns nomes aos ascendentes de sua esposa, como a seguir adianto:

7 - Maria Teresa Cavaco, n. 29.11.1911 (reg. 05.12.1911) Salir; b. a 02-06-1912
---------------------------------------
14 - João Cavaco Júnior, n. 18.04.1889 Salir, f. 07.1955; casou em 1911 com
15 - Maria Teresa, n. 03.05.1876 Salir, f. 23.12.1957 Salir
---------------------------------------
28 - João Cavaco, n. S. Brás (Parizes), em 1857/1858; c. 06-02-1878, Salir com
29 - Maria Rosária, n. Salir (Cortelha), n. a 10-01-1857
30 - Manuel Jacinto, n. 07-02-1842, Salir (Alganduro); c. 19.10.1870 Salir c.
31 - Maria Teresa, n. 01-08-1837, Salir (Vale Luís Neto)
---------------------------------------
56 - Domingos Martins Cavaco, de São Brás
57 - Joaquina da Palma
58 - Manuel Cavaco, do Carrasqueiro
59 - Maria Rosária, da Cortelha
60 - Jacinto Gonçalves, n. Salir, f. 12.10.1881 Salir
61 - Maria Coelho Cardoso, n. Salir
62 - Francisco Gonçalves, n. Salir
63 - Teresa de Jesus, n. Ameixial
---------------------------------------
112- João Rodrigues Cavaco
113- Maria Martins
114- Custódio Viegas
115- Catarina Maria da Palma
116- Manuel Cavaco
117- Ana Maria
118- Domingos Rodrigues
119- Rosaria Guerreira
120- Jacinto Gonçalves, n. Salir
121- Isabel Gonçalves, n. Salir
122- Manuel Martins Cardoso
123- Maria Coelho
124- Francisco Gonçalves
125- Domingas Gonçalves ou Domingas Rodrigues
126- Francisco Dias
127- Maria Rodrigues ou Maria de Jesus
------------------------------------------

232- Diogo Viegas Cavaco
233- Joana Rodrigues
234- Francisco Viegas
235- Maria Ramos
236- Domingos Rodrigues
237- Antónia Guerreiro
238- Miguel Campos
239- Maria Guerreira
------------------------------------------
464- Francisco Rodrigues Cavaco
465- Maria Martins
466- Manuel Rodrigues
467- Águeda Correia
.....
476- Manuel Rodrigues
477- Maria Fernandes
478- João Gonçalves Traça (?)
479- Maria Guerreiro

Com os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#97901 | jliberato | 14 ago 2005 10:55 | Em resposta a: #97730

Caro Jpteixeira,
Muito obrigado por mais esta contribuição para este tópico.
Infelizmente os nomes desta lista não coincidem com a minha.
Mas estarei atento nas minhas pesquisas.
cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#97910 | JBrito | 14 ago 2005 15:48 | Em resposta a: #97730

Caro Júlio Sousa

Regressado de fora, a “queimar” os últimos dias de férias no Algarve, que bela surpresa tive ao encontrar a sua mensagem... São várias gerações, em várias linhas, que desconhecia por completo! Estou ansioso por regressar a Coimbra para enquadrar estes dados nos que já possuía. O meu muito obrigado.

Entretanto, na mensagem anterior, impressionou-me ao identificar-me com minha sogra. Se é certo que outras alternativas não haveria (por serem, minha mulher e minha sogra, ambas filhas únicas), é necessário conhecer bem as relações familiares desta região para concluir que eu seria seu genro, quando nunca a nomeei... Minha sogra pede-me que lhe apresente cumprimentos.

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações, e coloco-me desde já à disposição para qualquer ajuda que lhe possa prestar.

Os melhores cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#97911 | JBrito | 14 ago 2005 15:49 | Em resposta a: #97730

Caro Júlio Sousa

Regressado de fora, a “queimar” os últimos dias de férias no Algarve, que bela surpresa tive ao encontrar a sua mensagem... São várias gerações, em várias linhas, que desconhecia por completo! Estou ansioso por regressar a Coimbra para enquadrar estes dados nos que já possuía. O meu muito obrigado.

Entretanto, na mensagem anterior, impressionou-me ao identificar-me com minha sogra. Se é certo que outras alternativas não haveria (por serem, minha mulher e minha sogra, ambas filhas únicas), é necessário conhecer bem as relações familiares desta região para concluir que eu seria seu genro, quando nunca a nomeei... Minha sogra pede-me que lhe apresente cumprimentos.

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações, e coloco-me desde já à disposição para qualquer ajuda que lhe possa prestar.

Os melhores cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#98143 | Jpteixeira | 18 ago 2005 20:19 | Em resposta a: #97911

Caro Jorge de Brito:

Estive hoje no Arquivo Distrital de Faro e verifiquei que "já está no terreno" pois que foram tiradas fotocópias de alguns dos dados que lhe enviei, presumindo eu que tais fotocópias são para si.
Convinha pedir, também, fotócópias do casamento nº3 do ano de 1878, de Custódio Martins Cavaco com Francisca do Rosário.
Custódio Martins Cavaco é irmão de João Martins Cavaco e Francisca do Rosário é irmã de Maria do Rosário. estes dois casamentos celebraram-se no mesmo dia: 6 de Fevereiro de 1878. Assim ficaria logo com dados de duas linhas colaterais.
Logo que eu obtenha mais dados referentes à linha da sua mulher, dir-lhe-ei.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#98145 | Jpteixeira | 18 ago 2005 20:32 | Em resposta a: #98143

Caro Jorge de Brito:

Para além do erro de acentuação da palavra "fotocópia", que por lapso foi escrita como "fotócópia", importa também realçar que Manuel Cavaco, filho de Manuel Cavaco e de Ana Mariae pai de Maria Rosária, casou duas vezes.
A primeira com Maria Guerreira, também conhecida como Maria Rodrigues e por Maria Rosária, na data de 13-08-1856. Por falecimento de Maria Guerreira (Rosária) ocorrido a 23-10-1862, Manuel Cavaco volta a casar agora com Mariana Rosária, irmã da sua ex-mulher, na data de 26-05-1869 (casamento nº32, página 69).
Tenho outros dados desta família que ainda não estão organizados.
Cumprimentos.
Júlio sousa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#98546 | JBrito | 26 ago 2005 00:42 | Em resposta a: #98145

Caro Júlio Sousa

Antes de mais, peço desculpa pela demora na minha resposta, mas no regresso de férias tinha diversos assuntos profissionais pendentes que me roubaram todo o tempo...
Os dados que me enviou são, obviamente, preciosos para as minhas "curiosidades genealógicas", e não sei como agradecer-lhe a sua disponibilização.

As cópias que no ADF estavam a tirar eram, de facto, para mim, pois gosto sempre de possuir os assentos (baptismo, casamento e óbito) dos meus ancestrais directos ("vício" remanescente da altura em que comecei a estudar a minha árvore de costados, já lá vão 16 anos), e agora também os de minha mulher. Já quanto aos colaterais, apesar das informações utilíssimas que podem conter, e que anoto, não nos podemos dar a esse luxo, quando cada fotocópia custa 50 cêntimos... Até apetece levar uma máquina digital para o arquivo e depois imprimir em casa, que decerto ficaria mais barato! Espero que, no futuro, as novas tecnologias arrasem este "sistema vigente", que só serve para dificultar a vida ao investigador e para ajudar a deteriorar os livros.

Estou tentado a abusar da sua boa vontade e pedir-lhe que disponibilize as datas relativas às gerações descritas na mensagem de 10.08.2005, para que fiquem situados no tempo, facilitando assim qualquer investigação complementar que venha a fazer. Infelizmente, não posso por agora acrescentar nada acerca desta família, dada a distância geográfica que me separa do Algarve.

Cumprimentos e renovação dos agradecimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#98563 | Jpteixeira | 26 ago 2005 02:32 | Em resposta a: #98546

Caro Jorge de Brito:

Antes de mais, não tem que agradecer coisa alguma, pois que, disponibilizei-lhe tal informação com muito gosto.
Quanto às datas, é mais difícil prestar-lhe a informação que pretende, até porque há um baptismo que procuro há algum tempo e não consigo encontrá-lo. Trata-se do Baptismo de Manuel Cavaco que casou a 13-08-1856 com Maria do Rosária Guerreira (ou Maria Rodrigues) e, por morte desta, casou com uma sua irmã, Mariana do Rosário Guerreira, na data de 26-05-1869.
Ora, no registo do segundo casamento, é afirmado que Manuel Cavaco tinha 35 anos e que era viúvo de Maria Rodrigues e que foi dispensado do parentesco de afinidade em primeiro grau, com a noiva. A noiva, Mariana do Rosário tinha 27 anos.
Assim, “fazendo as contas” somos levados a pensar que Manuel Cavaco teria nascido cerca do ano de 1834 e que Mariana teria nascido, por sua vez, cerca do ano de 1842.
Sobre este Manuel Cavaco, não consigo encontrar nada e já percorri todos os registos entre os anos 1832 e 1835. É um mistério este baptismo. Já encontrei um registo de um filho do casal Manuel Cavaco/Ana Maria na data de 06-11-1832 e um outro registo de outro filho do casal na data de 22-11-1835. Manuel Cavaco (filho) só poderia ter nascido entre Dezembro de 1833 e Novembro de 1834. Não encontro tal registo.
Mais: deveria ser gémeo de Iria Cavaco, cujo registo de baptismo também não encontro. Sobre Mariana do Rosário Guerreiro, confesso que ainda não tentei descortinar o seu registo de baptismo. Numa próxima oportunidade que me desloque ao ADF, logo tentarei encontrar tal registo.
Aliás, estou neste momento a pesquisar um microfilme de Salir relativo aos nascimentos ocorridos entre os anos de 1814 e 1824. Se encontrar algo que lhe diga respeito, informá-lo-ei de tal aspecto.
Por outro lado, já encontrei 19 (dezanove, não é engano !) filhos de Manuel Cavaco, pai daquele, o qual deveria ter casado cerca do ano de 1817 com Maria Francisca, do Carrasqueiro e, por morte desta a 2-12-1831, voltou a casar, agora com Ana Maria, da Cabaça, o qual começou a ter filhos justamente no ano de 1832 e só parou em 1855.
Este Manuel Cavaco (pai), faleceu a 12-10-1856 e Ana Maria faleceu a 07-04-1868, com 51 anos. Possivelmente, Ana Maria teria nascido cerca de 1817 (para a semana, vou ver se consigo encontrar este baptismo).
Tenho a relação dos filhos de Manuel Cavaco. Para a semana envio-lha para o seu e-mail.
Bem, por hoje é tudo.

Cumprimentos
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#100517 | Jpteixeira | 14 set 2005 23:47 | Em resposta a: #97730

Caro Jorge de Brito:

Cá estou a enviar-lhe dados referentes aos ancestrais de sua esposa.
Na próxima semana, conto encontrar os dados relativos ao nascimento e baptismo do membro nº 62, pelo que, quando tal acontecer, enviar-lhe-ei os nomes dos membros 248, 249, 250 e 251.

7 - Maria Teresa Cavaco, n. 29.11.1911 (reg. 05.12.1911) Salir; b. a 02-06-1912
---------------------------------------
14 - João Cavaco Júnior, n. 18.04.1889 Salir, f. _.07.1955, casou em 1911
15 - Maria Teresa, n. 03.05.1876 Salir, f. 23.12.1957 Salir
---------------------------------------
28 - João Cavaco, n. S. Brás, em 1857/1858; c. 06-02-1878 Salir com
29 - Maria Rosária, n. Salir (Cortelha), a 10-01-1857
30 - Manuel Jacinto, n. 07-02-1842, Salir (Alganduro); c. 19.10.1870 Salir c.
31 - Maria Teresa, n. 01-08-1837, Salir (Vale Luís Neto)
---------------------------------------
56 - Domingos Martins Cavaco, de São Brás
57 - Joaquina da Palma
58 - Manuel Cavaco, n. 1834 ? , c.c. a 13-08-1856
59 - Maria Rosaria, n. a 06-02-1834, em Salir, f. 23-10-1862 , com 28 anos.
60 - Jacinto Gonçalves, n. Salir, f. 12.10.1881 Salir, com 82 anos
61 - Maria Coelho Cardoso, n. Salir, 14-11-1802 ( pág. 002)
62 - Francisco Gonçalves, n. Salir (Vale Luís Neto)
63 - Teresa de Jesus, n. Ameixial
---------------------------------------
112- João Rodrigues Cavaco
113- Maria Martins
114- Custódio Viegas
115- Catarina Maria da Palma
116- Manuel Cavaco
117- Ana Maria, n. a 04-11-1810, na Cabaça, Salir (pág. 144)
118- Domingos Rodrigues, n. 19-07-1812, (pág. 158)
119- Rosaria Guerreira, n. 01-02-1809, (pág. 094)
120 - Jacinto Gonçalves, n. Salir
121 - Isabel Gonçalves, n. Salir (da Cortelha)
122 - Manuel Martins Cardoso
123 - Maria Coelho
124 - Francisco Gonçalves
125 - Domingas Gonçalves ou Domingas Rodrigues
126 - Francisco Dias
127 - Maria Rodrigues ou Maria de Jesus
------------------------------------------

232- Diogo Viegas Cavaco
233- Joana Rodrigues, da Pena
234- Francisco Viegas
235- Maria Ramos, da Cabaça
236- Domingos Rodrigues
237- Antónia Guerreiro, da Cortelha
238- Miguel Campos
239- Maria Guerreira, da Cortelha
240- Manuel Pires
241- Isabel Gonçalves
242- António Guerreiro
243- Bárbara Gonçalves, da Cortelha
244- José Martins Cardoso
245- Ana Coelha, dos Covões
246- João Coelho
247- Luísa Gonçalves
------------------------------------------
464- Francisco Rodrigues Cavaco
465- Maria Martins, da Sobreira Formosa
466- Manuel Rodrigues
467- Águeda Correia, da Pena
468- Manuel Viegas
469- Domingas Martins
470- António Ramos
471- Maria da Costa
472- José Rodrigues
473- Ana Martins
474- António Guerreiro
475- Bárbara Gonçalves
476- Manuel Rodrigues
477- Maria Fernandes, da Cortelha
478- João Gonçalves Traça
479- Maria Guerreiro, da Pena de Cima


Notas:
1-Com o registo de baptismo do membro 117, consegui saber os nomes dos 234, 235, 468, 469, 470 e 471.

2-Com o registo de baptismo do membro 118, obtive os nomes dos membros 236, 237, 238, 239, 472, 473, 474 e 475.

3-Com o registo de baptismo do membro 119, obtive os nomes dos membros
238, 239, 475, 476, 477, 478 e 479.

4- Com o registo de baptismo do membro 61, obtive informação sobre os nomes dos membros 122, 123, 244, 245, 246 e 247.

5- Através da consulta do registo de baptismo de ANA (a qual nasceu a 25-11-1802, pág. 002), irmã de Jacinto Gonçalves membro nº60, obtive informação sobre os membros 120, 121, 240, 241, 242 e 243.

Seguem também referências a algumas datas e a páginas do livro B-12 da freguesia de Salir, o qual se encontra depositado na Torre do Tombo.
Vou enviar-lhe esta informação para o seu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#100614 | JBrito | 16 set 2005 01:27 | Em resposta a: #100517

Caro Júlio Sousa

Acabado de sair de um "tropeção" informático que me manteve sem Internet em casa durante uns dias, cá venho encontrar as suas preciosas notícias... Um desses maléficos vírus infectou-me o computador e, neste momento, não consigo aceder aos meus ficheiros genealógicos (com informações coleccionadas nos últimos 16 anos...), dos quais não tenho cópia (mea culpa). De maneira que estou com o "coração nas mãos". De qualquer forma, vejo que nos dados que me enviou já avançou algo mais, e continuo sem saber como lhe retribuir a amabilidade.
Fico a aguardar as novidades que anuncia na última mensagem.
Adorei conhecer a proeza daquele valente Manuel Cavaco que gerou 19 filhos! É obra...

Sem mais por agora, peço que receba um abraço do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#105722 | Adr Cust | 20 nov 2005 15:35 | Em resposta a: #98563

Caro Júlio Sousa,

Após ter explorado um pouco mais em pormenor estas suas msgs, penso que encontrei aqui alguns parentes meus.
Como o meu amigo sabe, muitos dos Rodrigues Cavaco de São Brás, Parizes e Cabeça do Velho são meus ascendentes e colaterais destes, no entanto não lhes encontrei ligação directa, mas pude constatar o seguinte:
- O (28) João Cavaco * 1857/58 nos Parizes-São Brás é filho de Domingos Martins Cavaco e de (57) Joaquina da Palma, esta por sua vez é filha de (114) Custódio Viegas e (115) Cristina Maria da Palma.
Pergunto-lhe se por acaso ainda não sabe donde é que estes são oriundos e quais as datas de nascimento ou de casamento?
Acontece que eu tenho na minha base de dados um Custódio Viegas * 02.12.1777 em Parizes São Brás cc Catarina Maria, pais da minha trisavó Ana Maria da Conceição * em 11.12.1809 nos Parizes-São Brás cc Adriano José Rodrigues Cavaco, ou Adriano José cavaco, dos Parizes-São Brás.
Tudo me dá a entender que esta minha trisavó é irmã da Joaquina da Palma e se assim for tenho mais duas gerações para acrescentar aos seus dados e do sr. Jorge Pinto.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#105778 | Jpteixeira | 20 nov 2005 23:46 | Em resposta a: #105722

Caro Custódio Adriano:

Há já algum tempo que não nos encontramos. Creio que, a última vez, foi por volta de 20 de Agosto, no "nosso" centro de pesquisa. Não tenho conseguido arranjar tempo para passar por Faro; quando tiver dir-lhe -ei.
Bem, vamos ao que interessa. Sobre estes Rodrigues Cavaco dos Parizes não sei muito mais. Julgo que Domingos Martins Cavaco deveria ter casado com Joaquina da Palma entre 1845 a 1850, em S. Brás. A informação que tenho é que estes são de S. Brás. Contudo, posso admitir que Joaquina da Palma seja de outra freguesia ( que não a de Salir) e que o casamento tivesse sido celebrado na paróquia da noiva.
Mas tudo isto é uma mera suposição, pelo deverá pesquisar primeiro em S. Brás e só depois noutra freguesia próxima, como por exemplo, Cachopo ou Ameixial, onde há muitos Palmas.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#106474 | jliberato | 30 nov 2005 15:05 | Em resposta a: #100614

Caro Jorge de Brito,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#106482 | jliberato | 30 nov 2005 16:16 | Em resposta a: #100614

Caro Jorge de Brito,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira página que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#109708 | Jpteixeira | 16 jan 2006 15:45 | Em resposta a: #47397

Caros Confrades:

Há mais de 5 anos que procuro o registo do óbito do Capitão José Viegas Cabrita, falecido entre Maio de 1833 e Março de 1836, algures no Algarve.
Segundo suponho, o Capitão José Viegas Cabrita teria feito parte das forças comandadas pelo Major de Ordenanças José Dias Nunes, das Casas Martinho Anes, que invadiram Loulé na data de 23 de Julho de 1833, conforme "relato" descrito no nº18 do Jornal "O Algarvio" de 28-07-1889.
Este facto também está descrito na Monografia do Concelho de Loulé, de Ataíde de Oliveira e sabe-se que, por parte das forças invasoras comandadas por aquele meu avô, houve, depois, um deslocamento para Tavira, já sob o Comando do Major Camacho, que em Loulé se lhes tinha juntado.
Ora, falta-me encontrar o registo do falecimento do já referido Capitão (ou ainda Alferes) José Viegas Cabrita. Não encontrei o seu registo de óbito em Loulé, não sendo de excluir que o mesmo tenha falecido no Concelho de Tavira ou outro vizinho deste, como exemplo S. Brás de Alportel ou Vila Real de Santo António.
Ainda esperava encontrar qualquer alusão e este no livro “As Ordenanças e as Milícias em Portugal", de Nuno Gonçalo Pereira Borrego, mas parece que o lançamento deste livro está de novo comprometido.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#109906 | jliberato | 18 jan 2006 07:36 | Em resposta a: #109708

Caro Júlio Sousa,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente, a minha investigação em Salir vai apenas até cerca de 1760, pelo que não tenho elementos para a época que aponta.
Sei que saíu recentemente uma biografia sobre o Remechido. Terá alguma referência ao que pretende?
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#110008 | Jpteixeira | 18 jan 2006 18:50 | Em resposta a: #109906

Caro José Liberato:

Obrigado pela sua pronta resposta. Sobre a última obra biográfica " O Remechido - Entre a Guerra e o Amor", da autoria de José M. Castro Pinto, editada pela Plátano Editora, Setembro 2005, nada é referido sobre o citado Capitão José Viegas Cabrita. Para mim, é um mistério o "paradeiro" do seu registo de óbito.
Mas tenho esperança de o localizar.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#113213 | Jpteixeira | 01 mar 2006 23:54 | Em resposta a: #47397

Caro João Gaspar:

Encontrei hoje, nos paroquiais de Salir, o casamento dos seus avós Sebastião Gonçalves e Bárbara Guerreira. Contrariamente ao que era habitual, o casamento não se realizou na freguesia onde a noiva nasceu mas sim na do noivo.
O casamento realizou-se na Igreja de S. Sebastião de Salir, na data de 24-10-1804.
"Ascendentes do noivo"
Pais: José Gonçalves e Joana Fernandes, moradores no sítio da Cortelha, freguesia deSalir.
Av. Paternos: Martinho Lourenço e Apolónia Gonçalves
Av. Maternos: Diogo Fernandes e Maria Gonçalves

"Ascendentes da noiva"
Pais: João Martins e Maria Guerreira, da freguesia do Ameixial.
Av. Paternos: António Afonso e Isabel Maria
Av. Maternos: João Martins e Catarina Rodrigues, todos do Ameixial.

Padrinhos/Testemunhas: João Rodrigues, dos Touriz e Maria Gonçalves Fernandes, da Cortelha.
Pároco que celebrou o casamento: o Cura António de Matos Malveiro, da paróquia de S. Sebastião de Salir.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#113259 | João Gaspar | 02 mar 2006 18:28 | Em resposta a: #113213

Caro Julio Sousa,

Não sei como lhe agradecer a sua preciosa ajuda.
A informação que me oferece é muito importante, ficamos a saber que a minha Maria Guerreira não seria a mesma, agora pergunto...qual o passo a dar?

Tenho tambem uma outra duvida, nos ascendentes da noiva temos como avós maternos João Martins e Catarina Rodrigues, não seria antes os avós paternos e portanto pais de João Martins?

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#113263 | João Gaspar | 02 mar 2006 18:46 | Em resposta a: #113213

caro Julio

estou-lhe muito agradecido...espero ter mais tempo brevemente para lhe colocar novas questões....isto se não estiver a abusar da sua generosidade.

até breve

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#113265 | João Gaspar | 02 mar 2006 19:10 | Em resposta a: #96831

Caro Jliberato,

tenho mais nomes e uma retificação a fazer.

Casamento de Sebastião Gonçalves cc Barbara Guerreira ( 1804) Salir-Loulé

Ascendencia de Sebastião Gonçalves:

Pais:José Gonçalves cc Joana Fernandes ( Cortelha-Salir)
Avós Paternos: Martinho Lourenço cc Apolónia Gonçalves
Avós Maternos: Diogo Fernandes cc Maria Gonçalves

Ascendencia de Barbara Guerreira:
Pais: João Martins cc Maria Guerreira
Avós paternos: António Afonso cc Isabel Maria
Avós Maternos: João Martins cc Catarina Rodrigues



DESCENDENSTES DE Sebastião Gonçalves cc Barbara Guerreira

Filho casa com:

Manuel Sebastião cc Maria da Costa ~( corte garcia)

este casal tem um filho de nome:

Sebastião da Costa cc Maria das Candeias II

este casal tem uma filha:
Maria das Cândeias III (1880) que cc com ( Manuel Miguel da Costa) (?)

Este casal tem 3 filhas,entre elas Elisa das Cândeias cc Joaquim de Sousa( 1905)

e são pais de:

1-António Pedro de Sousa (1923) Alhos Vedros -Moita
2-Carmina Amalia de Sousa da Silva de Ataíde-Alhos Vedros - Moita
3-Jaime Victor de Sousa -AV-Moita
4-Raimundo Horacio de Sousa-AV-Moita
5-Leopoldina Maria de Sousa Ambrosio -AV-Moita
6-Ulisses Cândeias de Sousa-Lisboa
7-Maria Raquel das Cândeias de Sousa da Silva Gaspar ( 1944) Lisboa cc Manuel da Silva Gaspar ( 1945- Mação ) e são pais de:

Carlos Manuel de Sousa da Silva Gaspar ( 1971)
e de,
João Paulo de Sousa da Silva Gaspar( 1979 )
...



Graças ao confrade Julio de Sousa consegui recuar até aos avós de Sebastião Gonçalves e Barbara Guerreiro meus antepassados, esperando que estes nomes lhe diugam algo


atenciosamente

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#113327 | jliberato | 03 mar 2006 14:25 | Em resposta a: #113265

Caro João Gaspar,
Muito obrigado pela sua mensagem. Como viu o meu antepassado mais moderno de Salir data de 1777, pelo que não tenho grande contribuição a dar no que diz respeito aos nomes citados.
Cumprimentos
JLiberato
Queluz

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#113350 | Jpteixeira | 03 mar 2006 19:18 | Em resposta a: #113259

Caro João Gaspar:

A dúvida que agora levanta, também eu próprio a levantei na altura da recolha da informação, juntamente com o nosso amigo e companheiro destas lides, Custódio Adriano.
Por isso, fui novamente verificar se me tinha enganado/trocado os nomes dos avós paternos com os maternos. Mas não. Efectivamente, os nomes dos avós que constam do registo de casamento são os que lhe transmiti através da mensagem de 01-03-2006. No entanto, pode muito ter acontecido que o pároco tenha trocado os nomes dos referidos avós. E quanto a tal possibilidade nada sei.
Esta dúvida só poderá ser desfeita quando eu ou o caro amigo João Gaspar encontrarmos os registos de nascimento dos nubentes.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

Familias de Salir

#143541 | suzy gama | 10 fev 2007 15:24 | Em resposta a: #109708

Caro Julio e restantes confrades

Tenho este ramo familiar que se desenvolve em Salir da seguinte forma:

1- Angela Gonçalves c.c João Martins, moradores na Cabeça Alta, Loulé

2- Lourenço Martins *02.09.1664 Rocha, Salir (viúvo de Margarida Rodrigues)
3- Maria Correia * 15.09.1680 Pé da Serra, Salir

4- Bartolomeu Gonçalves, morador na Rocha, Salir
5- Angela Neta
6- Jeronimo Correia, nascido em Querença
7- Madalena de Andrade, do Pé da Serra

8- Francisco Correia, morador em Monprole, Loulé
9- Catarina Machada
10- Estevao Vaz, morador no Pé da Serra, Salir
11- Maria de Andrade


Alguem conhece estes nomes?

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Salir

#143612 | Jpteixeira | 11 fev 2007 01:11 | Em resposta a: #143541

Cara Susana:

Infelizmente não tenho quaisquer informações relativas às pessoas que refere.
Na verdade, do Séc. XVII ainda só consultei alguns casamentos. Estou neste momento a compilar todos os casamentos de Salir, mas a partir de 1762 a 1839. Quando tiver terminado este trabalho irei para os outros casamentos mais antigos do período de 1700 a 1762. É provável, então, que possa encontrar algum dado que seja do seu interesse.

Cumprimentos
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Salir

#143643 | suzy gama | 11 fev 2007 12:24 | Em resposta a: #143541

Rectificação:

1- Angela Gonçalves c.c João Martins, moradores na Cabeça Alta, Loulé

2- Lourenço Martins *02.09.1664 Rocha, Salir (viúvo de Margarida Rodrigues)
3- Maria Correia * 15.09.1680 Pé da Serra, Salir

4- Bartolomeu Gonçalves, morador na Rocha, Salir
5- Angela Neta
6- Jeronimo Correia, nascido em Querença
7- Madalena de Andrade, do Pé da Serra

12- Francisco Correia, morador em Monprole, Loulé
13- Catarina Machada
14- Estevao Vaz, morador no Pé da Serra, Salir
15- Maria de Andrade

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Gonçalves Faísca

#144532 | Jpteixeira | 18 fev 2007 00:26 | Em resposta a: #47397

Cara Fernanda:

Sei que o Padre António Gonçalves Faísca foi pároco em Salir no final do século XVII princípio do Século XVIII. No entanto, só episodicamente tenho lido estes registos nos microfilmes existentes em faro, pelo que não tenho muitas informações sobre o mesmo.
Agora o que sei é que, como era hábito naquela altura, quando um Padre era colocado numa determinada paróquia levava atrás de si alguns familiares, Ora, justamente, tal facto também terá acontecido em Salir, pois que, à data de 1762 (25-05-1762), celebrou-se, em Salir, o casamento entre Domingos Martins Faísca, solteiro, e Maria Gomes. Domingos Martins Faísca é filho de Manuel Gonçalves Faísca e de Maria Pires, das Casas Baixas, Salir.
Antes de 1760 há um outro casamento, entre Manuel Martins Faísca e Maria Gonçalves. Manuel Martins Faísca é filho de Manuel Gonçalves Faísca e de Maria Viegas, do Carrasqueiro.
Há um outro casamento entre Manuel Martins Faísca, do Arneiro (Salir) e Isabel Martins, do Vale Telheiro, na data de 19-12-1748.
Há ainda um outro casamento entre Manuel Martins Faísca e Maria Vaz (que suponho, estar descrito na p. 52 do livro C-3). Finalmente um outro casamento entre Manuel Martins Faísca e Domingas Guerreiro, descrito também no livro C-3. Esta Domingas Guerreiro faleceu a 24-02-1765.
Todos estes registos de casamentos anteriores a 1760, eu já os li há mais de 2 anos e na altura não tomei as devidas notas. Como tenho estes microfilmes em Faro, facilmente poderei chegar às informações que deles constam. O problema tem sido a falta de tempo disponível para me dedicar a estas investigações. Agora estou a ler e a informatizar, um por um, os casamentos a partir de 1760 pelo que não tenho tido muito mais tempo para ler outros registos. Como tenho os CD's destes casamentos em casa (que adquiri na Torre do Tombo), não tenho ido a Faro fazer pesquisa, razão pela qual não disponho de mais informação sobre aqueles casamentos, que são como já referi, anteriores a 1760.
Pode ser que, numa "aberta", possa consultá-los e deixar aqui mais informação.
Vou também depositar esta informação no tópico " Famílias de Salir" uma vez que pretendo continuar a investigar estes Faíscas e entroncá-los, se for caso disso, com os de Loulé.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Salir

#149789 | jliberato | 23 mar 2007 09:07 | Em resposta a: #143541

Cara Susana,
Muito obrigado pela sua contribuição para este tópico.
Tenho duas Maria de Andrade no Algarve.
Maria de Andrade baptizada em Estói aos 18-05-1671, filha de Bartolomeu Gonçalves e Maria de Andrade, casados também em Estói aos 07-01-1663.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#159766 | Jpteixeira | 17 jun 2007 13:23 | Em resposta a: #86060

Caro Rafael:

Tenho o registo de casamento de José Pires (viúvo de Maria Gonçalves, da Cortinhola, freguesia de Alte) com Maria Agosta (viúva de Hierónimo Afonso da Pé da Serra, freguesia de Salir).
O casamento foi celebrado na data de 15 de Outubro de 1770 pelo Padre Francisco de Andrade, Coadjutor da Paróquia de Salir, sendo testemunhas, Manuel Dias, de Boliqueime e Manuel Afonso Labareda, do sítio do Pé do Coelho.
O casal foi viver para o sítio do Pé da Serra.
Maria Agosto faleceu na data de 6 de Junho de 1789 e José Pires faleceu a 2 de Outubro de 1796, tendo sido testamenteiro, seu sobrinho, António Martins, da Cortinhola.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#159779 | Jpteixeira | 17 jun 2007 17:37 | Em resposta a: #159766

Caro Rafael:

Sobre a mensagem anterior, há uma correcção a fazer na data. O casamento realizou-se na data de 15 de Outubro de 1760 e não como, por lapso, consta na referida mensagem.
É que o Padre que fez escreveu o registo, escreve as palavras "sessenta e setenta" quase da mesma maneira.
Autopenitencio-me por tê-lo induzido em erro.

Renovados cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#159847 | rafael | 18 jun 2007 02:40 | Em resposta a: #159779

Caro Júlio

Muito obrigado pela informaçaõ.Mas terei de entrar em contacto consigo, não demorando.

Um abraço do parente e amigo.
Rafael

Entao o palácio já está acabado ? Que seja em boa hora.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, LouléSão Bart. de Messines

#160122 | Jpteixeira | 19 jun 2007 21:51 | Em resposta a: #86060

Caro Parente Rafael:

Encontrei o registo de casamento de Manuel Pires (irmão do seu José Pires), o qual casou com Ana Rodrigues, do Pero d'Elvas, na data de 15 de Janeiro de 1766, na Igreja Paroquial de Salir, tendo o casamento sido celebrado pelo Prior Manuel Soares Pinto e na presença das seguintes testemunhas: Francisco Coelho e Luís Silva, ambos do sítio da Rocha (da Pena), freguesia de Salir.
Ambos os noivos eram solteiros, antes do casamento.

Ascendentes de Manuel Pires:
Pais: Domingos Lourenço e Domingas Pires, da Rocha, freguesia de Salir.

Ascendentes de Ana Rodrigues:
Pais: Gabriel Afonso e Maria Rodrigues de sítio do Pero d'Elvas, freguesia de Salir.

Um abraço do seu parente.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#178639 | JoãoGaspar | 03 jan 2008 14:54 | Em resposta a: #113213

Caro Julio Sousa,

Como esta?
Desejo-lhe um próspero 2008, pleno e realizado.

Gostaria de saber como estão os seus estudos Louletanos, já que eu tenho estado um pouco afastado dos meus avoengos Algarvios, com grande pena minha.
Terá o confrade, caso ainda se lembre do meu caso algumas novidades relativas aos meus ramos algarvios?

Tem conhecimento alem dos Gonçalves e dos Guerreiros, de familias com apelidos Costa, Sousa, Coelhos em Loulé?

E os de Touriz quem eram?
ex: "...Padrinhos/Testemunhas: João Rodrigues, dos Touriz e Maria Gonçalves Fernandes, da Cortelha."

Sinceros Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#179563 | Jpteixeira | 08 jan 2008 20:30 | Em resposta a: #178639

Caro João Paulo:

Desejo-lhe também um óptimo ano de 2008.
Bem, tenho andado arredado destas lides, uma vez que mudei de casa no passado mês de Dezembro e no ano anterior, designadamente a partir de Abril, os meus "tempos livres" foram dedicados quase em exclusivo ao acompanhamento dos trabalhos da nova moradia. Assim, o trabalho que me propus fazer sobre Salir ficou prejudicado e adiado. Os últimos dados que tenho que recolhi reportam-se a Novembro de 2006. Efectivamente não tenho feito pesquisa mas conto em breve voltar "ao activo".
Desta forma não lhe posso adiantar muito sobre as questões que colocou. No entanto, sempre lhe direi que o apelido Sousa é muito frequente no Concelho de Loulé e que encontrei alguns Costas e Coelhos na freguesia de Salir.
Quanto aos padrinhos João Rodrigues dos Touriz e Maria Gonçalves Fernandes da Cortelha, não sei quem são. Aliás, todos estes três apelidos eram muito frequentes, à época, na freguesia de Salir.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#179672 | JoãoGaspar | 09 jan 2008 12:56 | Em resposta a: #179563

Caro confrade Julio Sousa,

Obrigado pelos seus votos e simpatica resposta.
Mudar de casa realmente é uma actividade a tempo inteiro, eu sei bem o que isso é, mas é das coisas que mais me dá prazer, e quando construimos a nossa casa esse prazer é dobrado.(desde que nasci que vejo construir casas, umas nossas e outras para outros,talvez por isso, hoje sou arquitecto e continuo a sonhar com casas todos os dias!) Alem de que a mudança é sempre algo positivo, não deveriamos ser tão adversos a ela! Desejo-lhe então muita sorte e saude para a sua nova casa.
Quando o caro confrade, tiver algum tempo, ficarei-lhe muito grato se me der uma ajuda relativa ao ramo Guerreiro, e aos Coelhos, Sousas e Costas que nada sei sobre eles e como não tenho conhecimento historico e social de Loulé, não sei se será facil procurar esses ramos/ familias.! Por exemplo se o frequente apelido Sousa em Loulé, se trata de uma familia ou se seriam várias e sem origem comum. Qual o enquadramento social dos de apelido Sousa, Coelhos e Costas em Loulé?
Sem mais de momento envio um abraço amigo,

João Paulo (de Sousa)

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#179786 | ffarrajota | 09 jan 2008 23:48 | Em resposta a: #100614

Caro Sr. Brito:
Sobre o seu ascendente João Gonçalves Traça ou Trassa cc.Maria Guerreiro, da Pena de Cima tem mais informação?
Também tem ascendentes Abranches, em Seia?
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#179792 | Jpteixeira | 10 jan 2008 00:31 | Em resposta a: #100614

Caro Jorge de Brito

Junto envio a ascendência de João Gonçalves Traça e Maria Guerreiro, os quais casaram na Paróquia de S. Sebastião de Salir na data de 23-09-1767 (livro C04- p. 077), solteiros, sem impedimento algum, tendo por testemunhas, José Correia e João Martins Vargues, ambos de Benafim, freguesia de Alte (hoje Benafim é Sede de freguesia).
O noivo era de Benafim e a noiva do sítio da Pena (freguesia de Salir)

Assim, temos:
478- João Gonçalves Traça
479- Maria Guerreiro, da Pena de Cima

...
956- António Gonçalves Traça
957- Maria Guerreiro
958- Francisco Guerreiro
959- Margarida Gonçalves.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#179815 | melisa | 10 jan 2008 04:27 | Em resposta a: #179792

Caros Jílio Sousa e Jorge de Brito

Peço desculpa por estar a interferir, mas como tenho andado às voltas com Alte, encontrei em Alte o casamento de outro filho de António Gonçalves Traça(956)e de Maria Guerreiro.

Trata-se de António Gonçalves Traça que casou em Alte aos 28/5/1758, sendo natural e morador em Benafim Grande, com Brites Martins, natural de Benafim , nascida a 26/2/1726, fª de João Martins Cavaco e Maria da Costa, neta paterna de Luís Martins e de Brites Guerreira e neta materna de domingos dias cc maria da Costa, todos de Benafim.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#179950 | Jpteixeira | 10 jan 2008 21:34 | Em resposta a: #179815

Cara Maria Elisa:

Antes de mais obrigado pela informação prestada.
Sobre a aldeia de Benafim (constituída apenas por Benafim Grande), onde está construída a Igreja, desde 1988 que é Sede de freguesia. No passado, foram inúmeros os casamentos que se realizaram entre pessoas originárias das duas freguesias, sendo estas confinantes. Conheço apenas alguns desses casamentos, mas gostaria de conhecer mais. Assim, como a Maria Elisa está a fazer um levantamento exaustivo sobre Alte, gostaria, se fosse possível, que "descarregasse" aqui neste tópico a informação referente a casamentos em que um dos noivos fosse de Salir, até porque há colaterais, em todas as famílias, que são apenas descobertos através da disponibilização de informação dessa natureza.
Já agora, é a Maria Elisa quem está a organizar o encontro/jantar (ou lá o que for) sobre genealogia?

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#179956 | melisa | 10 jan 2008 22:00 | Em resposta a: #179950

Caro Júlio Sousa

Não estou a organizar nada.

Apenas o organizado por si correu tão bem, que logo na altura se falou que deveria ter continuidade e falou-se, como deve estar lembrado, em que deveria ser anual.

Como já estamos num novo ano, presumo que qualquer dia se terá de voltar a pensar no assunto.

Como em equipa ganhadora não se deve mexer, na minha opinião e caso lhes seja possível, deverá a organização "ser entregue" aos mesmos.

Em relação a Alte o levantamento que estou a fazer é relativamente ao século XVII e princípio de do sec XVIII, mas terei todo o gosto em colocar aqui todos os que referirem Salir.

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#179962 | ffarrajota | 10 jan 2008 22:55 | Em resposta a: #179950

Caro Júlio,
Há muito que andava fugido, já tomei conhecimento que esteve com uma construção e mudança de casa.
Sobre Alte tenho alguns casamentos não sei se lhe interessa alguma família em especial, caso pecise alguma informação e lha possa fornecer disponha sempre.
Sobre a família Traça ou Trassa, o António Gonçalves Traça cc. Maria Guerreiro, 30/9/1726, de Benafim-Alte, filho de Jacinto Sebastião Gonçalves Traça, de Alfaiates-Boliqueime e de Domingas de Sousa, ela de Domingos Martins Cavaco e Maria Guerreira, testemunhad de casamento Rui Dias Siqueira e o capitão Manuel Pires Silveira.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: CASAMENTOS EM ALTE DE GENTE DE SALIR

#180052 | melisa | 11 jan 2008 19:42 | Em resposta a: #179962

Caro Júlio de Sousa

Conforme prometido aqui coloco alguns dos casamentos em Alte de pessoas de Salir .



JOÃO MARTINS * de Salir fº de DOMINGOS AFONSOe de BÁRBARA MARTINS casou em Alte aos 12/11/1640 com Maria Vaz fª de Domingos Lourenço cc Maria Vaz, moradores em S.Bartolomeu de Messines.
_________________________

FERNANDO ÁLVARES, fº de BARTOLOMEU GONÇALVES E CATARINA DIAS, moradores em Salir, casou em Alte aos 17/5/1648 com Brites Delgada fº de Pedro Afonso e Maria Alves, já defuntos moradores que foram em S.Clemente Loulé.
_________________________

CATARINA GONÇALVES , fª de BARTOLOMEU GONÇALVES e CATARINA GONÇALVES (talvez seja a Catarina Dias, do anterior casamento) casou em Alte a 17/5/1648
com LOURENÇO (OU DIOGO OU DOMINGOS(?)AFONSO viúvo fº dos anteriores edro Afonso e Maria Alves, já defuntos moradores que foram em S.Clemente Loulé.Testemunha Domingos Lourenço morador em Salir.
_________________________


SEBASTIÃO ÁLVARES, viúvo morador em Salir casou em Alte a 1/11/1650
com Margarida Afonso , viúva moradora em S.Barnabé. (Não menciona pais dos nubentes).
_________________________

MARIA ANDREZ, fª de DOMINGOS ANDRÉS e CATARINA AGOSTA, moradores em Salir casou em Alte aos 12/10/1637 com Bartolomeu Álvares viúvo , morador nas Águas Frias (Alte), fº de André Álvares e Catarina Álvares, já defuntos .
_________________________


MANUEL MARTINS, fº de VICENTE MARTINS E ISABEL DA COSTA, de Salir , já defuntos, casou em Alte a 24/10/1644 com Maria Adães, fª de Pedro Anes e Ana Dias, moradores em Alte.
_________________________

MARGARIDA ANES, fª de ESTEVÃO ANES e MARIA VICENTE, de Salir e ela moradora na freguesia de Alte, casou em Alte a 23/11/1637 com Baltazar Pincho, fº de Diogo Pincho e Maria Coelha , moradores em Albufeira.
_________________________

MANUEL DIAS, fº de MANUEL DIAS e BÁRBARA DOMINGUES, de Salir caso em Alte aos 28/9/1634 com Maria Vaz, fª de Gonçalo Fernandes e Margarida Vaz, da freguesia de Alte.
_________________________

MARGARIDA ÁLVARES fª de BARTOLOMEU RODRIGUES e ISABEL DIAS , de Salir casou em Alte a ../2(?)/1623 com Manuel Gomes viúvo de Margarida Afonso e fº de Bartolomeu Gomes e Margarida Afonso de Alte.
_________________________


MANUEL FERNANDES (?) fº de MANUEL FERNANDES (?) e ISABEL FERNANDES (?), de Salir , já defuntos, casou em Alte a 29/1/1648 com Catarina Afonso, viúva moradora em Alte fª de Bento Gonçalves ou Pires (?) e Isabel Fernandes (?)
__________________________

MARGARIDA LOURENÇO, fª de DOMINGOS LOURENÇO e ....(será Madalena?) DIAS, de Salir casou em Alte a 2/10/1645 com Vicente Lourenço que também usa Vicente Guerreiro, viúvo de Leonor dos Santos e fº de Gaspar Pires e Maria Guerreira (neto paterno de Baltazar Pires e Constança Vaz e neto materno de Estaço Lourenço e Cosma Guerreira).
__________________________

BÁRBARA LOURENÇO fº de DOMINGOS LOURENÇO e ....(será Madalena?) DIAS, de Salir , casou em Alte a 17/9/1640 com Baltazar Rodrigues, fº de Vicente Rodrigues (defunto) e de Maria Gonçalves de S.B.Messines.
___________________________

FRANCISCA DE ANDRADE, fª de MATEUS RODRIGUES (?) e ISABEL MENDES de Salir casou em Alte a 13/8/1635 com João Luís, viuvo,morador na freguesia de Alte fº de João luís e Brites Gomes.
____________________________

MARIA NOBRE , viuva de André Baião e fª de DOMINGOS RODRIGUES e DOMINGAS DOURADA, moradores em S.Sebastião de Salir casou em Alte a 7/8/1646 com Baltazar Luís , viúvo , morador em S.B.Messines e fº de Gaspar Luís e Isabel Lourenço (defuntos) de Alte.
___________________________

BARTOLOMEU BARRIGA NOBRE, viúvo de Salir, casou em Alte a 19/5/1636
com Maria Gonçalves, viúva.
___________________________

Todos estes casamentos correspondem ao período de 1622 a 1653 (período a partir do qual e até salvo erro 1694 não existem registos).

Logo que me seja possível continuarei.

Com os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: CASAMENTOS EM ALTE DE GENTE DE SALIR

#180090 | Jpteixeira | 12 jan 2008 08:14 | Em resposta a: #180052

Cara Maria Elisa:

Obrigado pela informação disponibilizada. Na verdade, este conjunto de informações pode ser útil para muita gente e não apenas para mim. Estou em crer que tenho aqui alguns ascendentes, mas por enquanto são apenas suspeitas. Se por acaso encontrar um Barão Martins ( Barão como nome próprio) diga-me qualquer coisa.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: CASAMENTOS EM ALTE DE GENTE DE SALIR

#180158 | melisa | 12 jan 2008 20:27 | Em resposta a: #180090

Caro Júlio Sousa

Apenas tenho anotado um Barão Martins, (será o seu?) como testemunha do casamento ( Alte , 6/1/1610 ) de Gaspar Pires, fº de Baltazar Pires e Constança Vaz , com Maria Guerreira , fª de Estaço Lourenço e de Cosma Guerreira.

O Barão Martins que procura teria vivido em que data?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: CASAMENTOS EM ALTE DE GENTE DE SALIR

#180322 | Jpteixeira | 14 jan 2008 00:05 | Em resposta a: #180158

Cara Maria Elisa:

Mais uma vez obrigado pela informação disponibilizada. Quanto ao Barão Martins, provavelmente será este, uma vez que a época indicada (1610), corresponde ao seu período de vida. O Barão Martins que procuro era na Nave (mais tarde, Nave do Barão Martins).

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#191390 | jliberato | 07 abr 2008 00:13 | Em resposta a: #60155

Cara Fernanda,
Encontrei nos registos do Hospital da ilha de Moçambique o seguinte assento que lhe pode interessar:
Faleceu à 1 hora da noite de hoje, José de Sousa Faísca, filho de António Gancho(?) Faísca, natural de Loulé, de idade 30 anos, solteiro, cristão de religião, soldado nº 39 da 4ª companhia do Batalhão de Infantaria, que entrou neste hospital aos 23 de Fevereiro de 1864, cujo cadáver deve ser sepultado às 2 da tarde de hoje. Não deixou espólio alguma neste Hospital. Moléstia de que faleceu: tuberculose.
Secretaria do Hospital, 4 de Março de 1864.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#191690 | ffarrajota | 08 abr 2008 21:30 | Em resposta a: #191390

Caro José Manuel Liberato:
Agradeço a informação sobre mais este Faísca. Tenho vários José Sousa Faísca, não consigo saber qual deles terá ligação com este falecido em Moçambique. Por acaso não figurava o nome da mãe.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#191798 | jliberato | 09 abr 2008 16:03 | Em resposta a: #191690

Cara Fernanda,
Os elementos que mencionei na minha mensagem são os que constam do assento que aliás me parece de índole diferente dos paroquiais. Trata-se de um livro de óbitos do Hospital.
Tem o nome do pai, parcialmente difícil de decifrar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#214880 | Jpteixeira | 06 dez 2008 21:50 | Em resposta a: #191690

Cara Fernanda:

Sobre os descendentes de Domingos Gonçalves e Antónia Maria, tenho os seguintes dados:

Maria Antónia c.c. José Coelho a 06-10-1786
Luísa Maria c.c. Francisco Viegas, a 25-11-1789
Joana Maria c.c. José Pires a 17-08-1796
Manuel Andrés c.c. Antónia Maria a 1-10-1806
Manuel Andrés c.c. Maria Leonor a 25-01-1809
Benta, n. 29-01-1777 e f. 05-07-1778
Antónia n. 15-04-1782 e f. 24-04-1782
José n. 28 (?) -04-1783 e f. 13-07-1790

O António que refere ter nascido a 20-04-1782, eu acho que é Antónia e no registo de nascimento li como se fosse a quinze de Abril. O facto dos registos não estarem muito legíveis torna tudo mais complicado. Quanto ao facto de ser António e não Antónia, tal é como consta no registo: “Antónia Filha de…”. Quanto à data não tenho tanta certeza. Vou enviar para o seu e-mail a cópia do registo e depois a Fernanda logo me dirá qualquer coisa.
O registo do José ainda está em piores condições. A data de vinte e oito para o nascimento é quase deduzida em virtude do baptismo ter ocorrido a 4 de Maio. Também enviarei cópia do registo para o seu e-mail.

Dos filhos de Manuel Andrés c.c. Maria Leonor tenho:
Manuel n. 09-11-1809 b. 16-11-1809
José n. 06-02-1811 b. 13-02-1811
Maria n. 01-04-1814 b. 09-04-1814
Ana Maria 08-07-1817 b. 16-07-1817
Iria n. 03-07-1821 b. 12-07-1821

Verifiquei que a Fernanda tinha algumas datas destas pessoas, supostamente como se fossem do nascimento, mas na realidade, referem-se ao baptismo, razão pela qual menciono quer a data de nascimento quer a data de baptismo.
É provável que Iria não seja a última filha deste casal, mas acontece que ainda não tenho informatizado os nascimentos a partir de 1822, pelo que nada mais posso acrescentar.

Quanto ao primeiro casamento de Manuel Andrés com Antónia Maria, o qual ocorreu a 1-10-1806, não tenho qualquer referência a filhos deste casal.
O José que refere como nascido a 23-04-1810 (mais propriamente data do baptismo) é filho de Manuel Gonçalves e de Antónia Maria, do sítio do Carrasqueiro. À data de 1810 a Antónia Maria c.c. Manuel Andrés já tinha falecido.

Nota: por lapso, abri um tópico com o título Domingos Gonçalves cc Antónia Maria. Peço para a Fernanda responder aqui neste tópico "famílias de Salir"

Com os melhores cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Gonçalves Faísca

#214882 | ffarrajota | 06 dez 2008 22:03 | Em resposta a: #144532

Boa noite, caro Júlio:Com a vida tão ocupada que tive o ano passado penso que não lhe agradeci esta informação, nem sequer tenho a certeza de a ter lido. Este ano, um poucochinho mais livre, não tanto como desejava já de qualquer maneira posso informar o que tenho sobre os Faíscas que referiu.O Manuel Martins Faísca  cc.Maria Gonçalves,  penso que será este que tenho como filho de Manuel Martins Faísca, de Carros-Loulé e de Maria Viegas.  Este Manuel tenho-o como de Ribeiro de Mao-Salir, filho de Manuel Martins, dos Carros?-Loulé e de Maria Viegas. A Maria Gonçalves, de Salir,  filha de Domingos Vaz e de Maria do Barranco.Filhos do Manuel e Maria Gonçalves, nascidos em Salir:- António nasc.25/1/1762
- Manuel nasc. 20/5/1767
- Juliana 16/6/1779
- Domingas cc. Manuel Gonçalves, filho de António Viegas Cavaco e Maria Gonçalves,
têm Manuel nasc. 10/3/1802
Agora o outro Manuel Martins Faísca, do Arneiro cc. Isabel Martins, Vale Telheiro, casados a 19/12/1748, ele filho de Pedro Martins, do Arneiro e de Maria Gonçalves, a Isabel filha de Domingos Martins e Catarina Mestra. Tenho um filho deste casal o Manuel nasc 9/10/1749 nasc. em Vale Telheiro-Loulé.
O Manuel Martins Faísca cc. Domingas Guerreira, penso que será o mesmo que tenho como Manuel Rodrigues Faísca,da Ribeira-Salir, filho de Manuel Martins Faísca, do Carrasqueiro, e de Maria Viegas. A Domingas filha de Bartolomeu Vaz e de Maria Guerreiro. Têm os seguintes filhos:
- Manuel 14/12/1744
- Inocência 28/12/1749
- Maria 6/3/1753
Filhos do Manuel Martins Faísca e de Maria Viegas
- António 3/4/1701
- Maria 6/8/1703
- Domingos 14/2/1706
- João 8/11/1720
- Maria 20/12/1722
- José 23/12/1725
Como se passou um ano, espero que tenha feito a pesquisa que lhe faltava e consiga fazer alguma ligação com os dados acima.
Os meus cumprimentos,

Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Padre António Gonçalves Faísca

#248537 | cfaisca | 26 jan 2010 23:08 | Em resposta a: #144532

Prezado Júlio,

você tem informação de quais Faíscas imigraram para o Brasil?

Sou da família Faísca e moro no Estado de Santa Catarina, em Florianópolis.

O nome de meu avô era Antônio Faísca, mas já nasceu no Brasil.

Obrigada.

Cristiane Faísca

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#252739 | PBT | 06 abr 2010 00:27 | Em resposta a: #179786

Cara Confrade Fernanda Farrajota,

Só hoje vi este tópico e, chamou-me a atenção a referência feita à uma família Traça.
Sabe dizer-me se esta família Traça (António Gonçalves Traça filho de Jacinto Sebastião Gonçalves Traça) têm alguma ligação à família Traça de Freixedas/Pinhel (Guarda) ?
Antecipadamente grata pela atenção dispensada,
Cptos.
Patrícia Biscaia Traça

Resposta

Link directo:

RE: Costados de Salir

#252741 | ffarrajota | 06 abr 2010 00:49 | Em resposta a: #252739

Cara Patrícia,
não lhe sei responder, não sei se é uma família algarvia ou se veio doutra zona.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#254009 | Fernando do Vabo | 01 mai 2010 00:55 | Em resposta a: #60296

Cara Maria Pereira.

Sou novato neste site, e estou pesquisando sobre os "VABO".

Encontrei você dizendo ao Alexandre, do casamento de Manuel do Vabo Pimentel, que foi Tabelião em Portimão, com Maria Ferreira.

Pediria a você, caso seja possível, de me informar os ascendentes de Manuel e se possivel, mais informações de outros "VABO" e "PIMENTEL DO VABO" .

Desde já agradeço a atenção.

Atenciosamente

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#254241 | marsousa | 05 mai 2010 12:33 | Em resposta a: #254009

Caro Fernando do Vabo

Aqui estão os dados que tenho:

MANUEL DO VABO PIMENTEL n. Lagos, filho de Luís Pimentel e Catarina de Gouveia, casou a 5.09.1639 em Portimão com Maria Ferreira, filha de Estêvão Rodrigues e Inês Afilhado (este casal está no Geneall).
-----------------
TRISTÃO PIMENTEL DO VABO, n. Alvor, que à data do seu casamento a 23.05.1805 em Santa Maria, Tavira, com D. Maria do Carmo Galvão Rasquinho, era Sargento-mor de Castro Marim,
Filho de ANTÓNIO PIMENTEL DO VABO, Capitão-mor de Alvor, e D. Teresa Joana Maurícia, de Setúbal
Neto paterno de LUÍS PIMENTEL DO VABO, de Lagos, e D. Guiomar Varela, de Lagoa.
Neto materno de José de Oliveira e Antónia Baptista, de Setúbal.
-----------------
Outro que tenho na minha base de dados é ANTÓNIO PIMENTEL DO VABO que está no Geneall:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1234569
-----------------
Encontrei recentemente um registo de casamento de um Pimentel do Vabo. Infelizmente tem pouca informação sobre o noivo por já ser viúvo:
RODRIGO PIMENTEL DO VABO, viúvo de D. Mariana Margarida da Graça e Oliveira (falecida na paróquia dos Anjos, Lisboa), casa a 28.11.1798 em Santa Engrácia, Lisboa, com D. Luísa Tomásia Vicência de Miranda. Esta era natural de Santa Justa, Lisboa e filha de Luís da Silva e Miranda e D. Teresa Bárbara Constança da Silva.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salir, Loulé

#254249 | Fernando do Vabo | 05 mai 2010 14:29 | Em resposta a: #254241

D. MariaManuela Pereira

Agradeço as informações, que foram de grande valia. Quaisquer outras informações que porventura tiver dos "Pimentel do Vabo" que tem como base a região do Algarve ou " VABO" que dão origem ao nome e são de Vila Verde região de Pico de regalados, quando este era Concelho na freguesia de São Martinho do Vabo (que virou VALBOM), favor me informar.

Quanto a Rodrigo P. do Vabo, o único que tenho na minha árvore, é Rodrigo Soromenho Pimentel do Vabo, nasc. no Alvor em 20.03.1737; Escrivão SISAS Lagos em 03.06.1780; Sarg. Mor de inf. em 20.05.1793; Fidalgo da costa de armas em 18.04.1759, e era um dos irmão de Tristão Pimentel do Vabo. Os outros irmãos são: Afonso P. do Vabo(Oficial de Artilharia); Luiz P. do Vabo(1773) e Caetano P. do Vabo(1743).

Agradeçendo a atenção

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Martins Mogo cc Domingas de Sousa

#271730 | Jpteixeira | 03 mar 2011 22:11 | Em resposta a: #47397

Caro Dr. José Luís Liberato:

Um dos avós ( 6ºavô) do nosso Presidente da República é Manuel Martins Mogo cc Domingas de Sousa. Julgo que este Manuel Martins Mogo é a mesma pessoa que "encontrei" casada com Isabel da Costa em 28-10-1675 na Igreja Paroquial de Salir.
Julgo que Isabel da Costa deveria ter falecido logo após o casamento e Manuel Martins Mogo casou 2ª vez com Domingas de Sousa. Mas esta Domingas de Sousa não era natural de Salir pelo que o casamento dever-se-ia ter realizado noutra paróquia.
Como sei que o Dr. José Luís Liberato é um profundo conhecedor da árvore de costados do Prof. Aníbal Cavaco Silva gostaria de lhe perguntar onde ocorreu o casamento de Manuel Martins Mogo com Domingas de Sousa, uma vez que não o consegui encontrar em Salir.
Seria em Paderne? É uma séria hipótese dado que no baptismo do 1º filho do casal, Manuel, nascido a 11-01-1682, a madrinha é Inês Gonçalves, do Serro do Ouro, freguesia de Paderne. Teria sido em Paderne que se realizou o casamento? E em que data?
Agradecia, se fosse possível, que me pudesse ajudar em tudo o que se relacione com aquele Manuel Martins Mogo.
Antecipadamente grato.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Martins Mogo cc Domingas de Sousa

#271981 | jliberato | 07 mar 2011 15:58 | Em resposta a: #271730

Caro Júlio Sousa
Tenho-me interessado por certos aspectos da árvore de costados do Prof. Cavaco Silva mas nada sei de especial sobre o que me refere.
Talvez algum dos nossos confrades saiba mais.
Cumprimentos e pedia-lhe o favor de me tratar pelo meu nickname neste Forum.
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Martins Mogo cc Domingas de Sousa

#272017 | Jpteixeira | 07 mar 2011 20:33 | Em resposta a: #271981

Caro JLiberato

Obrigado pela mensagem. Na verdade este ramo do Prof. Cavaco Silva é pouco conhecido. Mas alguém localizou o casamento de Manuel Martins Mogo com Domingas de Sousa e eu não sei quem fez essa pesquisa nem em que freguesia tal ocorreu, apesar de suspeitar das freguesias de Paderne ou Alte. Vamos ver o que encontrarei.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#273260 | Jpteixeira | 24 mar 2011 01:30 | Em resposta a: #113263

Caro João Paulo Gaspar:

As informações que tenho sobre os ascendentes de Sebastião Gonçalves (cc Bárbara Guerreiro) são as seguintes:

1- Sebastião Gonçalves
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
2- José Gonçalves, n. da Cortelha (freg. Salir), casou a 23-01-1754 com
3- Joana Fernandes, n. a 14-06-1722, no sítio das Larguras (freg. Salir)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
4- Martinho Lourenço, n. da Cortelha, casou em 2-09-1704 com
5- Apolónia Gonçalves, n. da freguesia de Cachopo
6- Diogo Fernandes
7- Maria Gonçalves
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
8- Martim Alves, n. do Ameixial, casou em 21-05-1674 com
9- Maria Lourenço, n. da Cortelha
10- António Rodrigues
11- Maria Martins
12- ?
13- ?
14- ?
15- ?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
16- Afonso Martins, do Ameixial
17- Inês Pereira, do Ameixial
18- Bartolomeu Rodrigues, da Cortelha
19- Catarina Martins, da Cortelha

Sobre o casal Diogo Fernandes e Maria Gonçalves não tenho mais informações. Sei apenas que tal casamento não se realizou em Salir.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#273277 | JoãoGaspar | 24 mar 2011 15:21 | Em resposta a: #273260

Caro Julio Sousa,

Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda e disponibilidade para partilhar o seu imenso conhecimento.
Presumo que sobre Bárbara Guerreiro não seja conhecida a sua genealogia?

Mais uma vez lhe agradeço e quero que saiba que pode contar sempre com a minha boa vontade e ajuda.

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#273488 | Jpteixeira | 28 mar 2011 21:40 | Em resposta a: #273277

Caro João Gaspar:

Efectivamente, sobre Bárbara Guerreiro não tenho mais informações, já que nasceu numa freguesia da qual ainda nada pesquisei.
Ainda sobre Sebastião Gonçaves, localizei o seu nascimento no livro de baptismos B-9 da Paróquia de Salir, na data de 20 de Janeiro de 1763, na Cortelha, local onde moravam os seu pais.
Se me indicar o seu endereço electrónico posso enviar-lhe a imagem digitalizada.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#273504 | JoãoGaspar | 29 mar 2011 00:13 | Em resposta a: #273488

Caro Julio Sousa,

O meu endereço é joaogaspar@nyc.com

Abraço amigo

Joao Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Salir

#278327 | Jpteixeira | 11 jun 2011 22:01 | Em resposta a: #143541

Cara Suzana Gama:

Ao rever mensagens anteriores, deparei com esta e se na altura não tinha informações, agora já posso adiantar alguma coisa
Efectivamente tenho como meu 8ºavô (nº716) Lourenço Martins casado com Margarida Rodrigues cujo casamento foi celebrado na data de 04-06-1691, em Salir, ele da Rocha e ela dos Covões da Nave (esquisita esta designação do pároco para o sítio dos Covões).
Com o falecimento de Margarida Rodrigues, Lourenço Martins casou com Maria Correia na data 08-02-1707.
Os pais de Maria Correia (Hierónimo, ou Jerónimo Correia e Madalena de Andrade casaram a 16-01-1679, em Salir, ele filho de Francisco Correia e de Catarina Machada, de Momprolé, Loulé, baptizado na Igreja de Querença e ela filha de Estevão Vaz e de Maria de Andrade, moradores no Pé da Serra, Salir.
Permita-me, então, refazer a numeração ascendente de Ângela Gonçalves:

1- Ângela Gonçalves
-------------------------
2- Lourenço Martins
3- Maria Correia
-------------------------
4- Bartolomeu Gonçalves
5- Ângela Neta
6- Jerónimo Correia
7- Madalena de Andrade
----------------------------
8- ??
9- ??
10- ??
11- ??
12- Francisco Correia
13- Catarina Machada
14- Estêvão Vaz
15- Maria de Andrade.

Não tenho o casamento de Bartolomeu Gonçalves com Ângela Neta dado que este ocorreu antes de 1666, portanto, antes dos primeiros registos dos casamentos em Salir, os quais só começaram a ser registados em 1666, pelo que desconheço os ascendentes nº 8, 9, 10 e 11.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro

#280378 | LSV | 02 jul 2011 04:42 | Em resposta a: #273277

Caro João Gaspar
Mesmo na recta final, últimos dias, de preparação do meu próximo livro sobre a Família Guerreiro, gostaria de entrar em contacto consigo para lhe pedir alguns dados. Agradecia que me contactasse para o meu email sff. luissoveral@sapo.pt
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#326443 | AMCS | 30 mar 2013 16:39 | Em resposta a: #109708

Caro Júlio Sousa,
Já passou muito tempo sobre esta sua mensagem e possivelmente já encontrou o óbito do capitão José Viegas Cabrita, mas se ainda não o encontrou talvez se encontre na Messejana ou em Panóias, onde os guerrilhas se esconderam e resistiram durante quase três anos; sendo esse o último reduto da resistência no país.

Com os meus cumprimento e o desejo de uma Feliz Páscoa.

Arminda

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#327288 | Jpteixeira | 14 abr 2013 20:35 | Em resposta a: #326443

Cara Arminda, Boa tarde!

Por razões que desconheço, não recebi o aviso da sua mensagem no meu email, pelo que não me apercebi da mesma no tópico, dado que não acedo todos os dias ao Fórum. Agora, ao aceder e dar uma vista de olhos pelo tópico, encontrei-a razão pela qual só agora estou a responder.
Sobre o conteúdo da mensagem, agradeço a sua contribuição. Na verdade ainda não encontrei qualquer referência ao óbito do capitão José Viegas Cabrita. Apenas sei que em Outubro de 1834 já tinha falecido.
No entanto, não creio que a "solução" possa estar nas freguesias de Messejana ou Panóias, dado que a guerrilha do Remechido só começou a operar cerca de 1835, praticamente 1 ano a seguir à Convenção de Évora-Monte (26 de Maio de 1834) e o óbito do Cap. J.V. Cabrita ocorreu entre março e outubro de 1834.
Por outro lado, ele era ao tempo do seu falecimento, capitão de uma companhia militar no Regimento de Lagos, sendo provável que tenha falecido naquela zona, mas não em Lagos, dado que já pesquisei nas freguesias daquela cidade e não encontrei nada.
Não tenho outra referência, mas é verdade que a solução deve estar na dispensa matrimonial do posterior casamento da sua esposa com o também capitão José Dias Nunes Teixeira, meu avô.
De qualquer forma, agradeço mais uma vez os seus contributos, mas acho que o óbito deveria ter ocorrido na envolvência do Regimento de Infantaria de Lagos na guerra civil, temporalmente muito próximo da Convenção de Évora-Monte e não em data muito posterior.

Com os meus cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#327314 | f4b2 | 14 abr 2013 23:44 | Em resposta a: #327288

Caro Júlio Sousa

Cito o livro "As Ordenanças e as Mílicias em Portugal" volume I de Nuno Gonçalo Pereira Borrego:

- JOSÉ VIEGAS CABRITA - Capitão 8ª do Regimento de Milícias de Lagos em 01/07/1829

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#327393 | Jpteixeira | 15 abr 2013 22:25 | Em resposta a: #327314

Caro João Barroca:

Muito obrigado pela atenção dispensada. Na verdade também tenho o livro que citou (fui, aliás, um dos subscritores) e já conhecia a informação que teve a amabilidade de disponibilizar. Retenho, no entanto, esse seu gesto de entreajuda.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336102 | Vieiraposo | 01 out 2013 15:08 | Em resposta a: #327288

Boa tarde.

Procuro em Salir:
Manuel Cavaco, filho de Francisco Cavaco e de Maria Guerreira. Casou com Guilhermina Maria da Palma, narural de Santa Cruz, Almodôvar.

Tem alguma informação?

Obrigado.
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336123 | Jpteixeira | 01 out 2013 23:23 | Em resposta a: #336102

Caro Vieira-Raposo:

Tenho informação de um casamento entre Francisco Cavaco e Maria Guerreira realizado na data de 7 de novembro de 1859, mas não sei se é este casamento que procura. Se for este, tenho informação dos filhos havidos, bem como dos progenitores dos nubentes. Os nubentes viveram no sítio das Cortiçadas, freguesia de Salir.
Agradeço confirmação.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336124 | Vieiraposo | 01 out 2013 23:38 | Em resposta a: #336123

Caro Júlio Sousa,

Não podem ser os mesmo porque uma neta desse Francisco Cavaco (Maria dos Reis, minha Tetra-avó) casou em 1870. Logo deve ser nascido por por volta de 1850. Mesmo que os pais, Manuel Cavaco e Guilhermina Maria da Palma, tivessem casado nessa altura, não dava para que o casamento deles fosse em 1859.

De qualquer modo agradeço a informação.

Tem referências de familias do Baixo Alentejo?
Nomeadamente:
- Raposo (Termo de Alcoutim);
- Mestre (Casével);
- Pinto (Hipólito José Pinto, Ourique)
- Varella (Casével)
- Gatto (Ourique(C. Verde);
- Dias Penedo (Ferreira do Alentejo);
- Palma Neves (Castro Verde).

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
Vieira-Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336129 | Jpteixeira | 02 out 2013 00:34 | Em resposta a: #336124

Caro Vieira-Raposo:

Seria uma coincidência formidável se o casamento que procura fosse o que lhe mencionei na mensagem anterior.
No entanto, para além do casamento que lhe referi, tenho ainda o registo dos seguintes casamentos realizados em Salir em data anterior a 1850 e em que o noivo tem o nome de Francisco Cavaco:
-- Francisco Cavaco cc Filipa Maria
-- Francisco Cavaco cc Custódia Maria
-- Francisco Cavaco cc Angelina Maria
-- Francisco Rodrigues Cavaco cc Maria Guerreira
-- Francisco Viegas Cavaco cc Maria Guerreira
-- Francisco Viegas Cavaco cc Rosa Coelha
-- Francisco Viegas Cavaco cc Esperança Coelha.

Já agora, o que diz o registo de casamento de Manuel Cavaco com Maria Guilhermina da Palma? Ou, já viu o registo de casamento dessa sua 4ªavó Maria dos Reis? Quem são os seus (dela) avós?
Pode ser que encontre nesses registos algumas pistas.
Sobre as famílias que refere tenho dados muito dispersos. No entanto, o melhor é consultar o livro "Os Guerreiro da comarca de Ourique" de Luís Soveral Varela, o qual tem muita informação sobre algumas famílias com tais apelidos.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336139 | Vieiraposo | 02 out 2013 08:57 | Em resposta a: #336129

Bom dia!

Há pelo menos dois possíveis: Rodrigues Cavaco e Viegas Cavaco.

Não, esse registo não tenho. Tenho sim o casamento - em Santa Cruz, Almodôvar no dia 12.10.1870 - de António Gomes, f. João Gomes (natural de Celorico da Beira) e de Antónia Maria (natural de Almodôvar) COM Maria dos Reis, f. Manuel Cavaco (Natural de Salir) e de Guilhermina Maria da Palma (de Santa Cruz, Almodôvar). Neta paterna de Francisco Cavaco e de Maria Guerreira (de Salir) e materna de Manuel da Costa e de Maria da Palma (de Santa Cruz), cuja ascendência conheço e que tem a seguinte curiosidade (que se pode relaccionar com Viegas):

- Maria da Palma é filha de Francisco Rodrigues e de Maria da Palma, casados em 1769 (Santa Cruz). Neta paterna de António Fernandes (viúvo de Mariana do Sacramento) e de Paula Rodrigues (viúva de António Martins) e MATERNA de Jaciento José Cavaco e de Antónia da Palma (casamento em Santa Cruz em 1741). Portanto, Bisneta paterna de Bratolomeu Dias e de Maria VIEGAS e materna de Clemente Vaz e de Iria da Palma.

Ou seja, A minha Tetra-avó é descendente de Cavaco tanto pelo lado paterno (Manuel Cavaco) como pelo lado matreno (no seu trisavô Jacinto José Cavaco, o qual é filho de Maria Viegas.

Muito obrigado pelas referências.

Cumprimentos,
V-R.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336173 | Jpteixeira | 02 out 2013 20:00 | Em resposta a: #336139

Caro Vieira Raposo:S

Localizei o casamento de Manuel Cavaco com Guilhermina da Palma, realizado na data de 17-12-1838 em Santa Cruz (imagem 109)
http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/viewer?id=1042713
Assim, o Manuel Cavaco é filho de Francisco Viegas Cavaco, natural da Sobreira Formosa, Salir e de Maria Guerreira, natural dos Moimentos, S. Barnabé. Também localizei este casamento. Estes casaram em S. Barnabé a 2 de outubro de 1804 (imagem 066) http://digitarq.adbja.dgarq.gov.pt/viewer?id=1042865

Sobre Francisco Viegas Cavaco tenho:
Pais: Francisco Rodrigues Cavaco e Maria Martins, ela da Sobreira Formosa (Salir) e ela dos Carvais (Salir)
Av. paternos: Diogo Viegas Cavaco e Domingas Gonçalves, ele de S. Brás de Alportel e ela da Sobreira Formosa, Salir.
Av. maternos: Domingos Martins e Catarina Lourenço, ambos dos Carvais, Salir.

Se precisar de mais alguma informação sobre na família Cavaco (aliás, sobre os vários ramos dos "Cavacos de Salir", estou ao seu dispor.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão José Viegas Cabrita

#336181 | Vieiraposo | 03 out 2013 00:17 | Em resposta a: #336173

Caro Júlio Sousa,

Muito obrigado pela informação. Subi mais 2 gerações=))

Este é o meu único ramo Cavaco, com excepção daquele que lhe referi e que também não tenho informação:

- Jacinto José Cavaco casou a 21.1.1741 (Santa Cruz) com Antónia da Palma. Ele filho de Bartolomeu Dias e de Maria Viegas e ela filha de Clemente Vaz e de Iria da Palma.

- Há um Clemente Vaz (MESTRE) que é FSO, mas não sei se é o mesmo, não consigo ter ligação.

Um abraço e mais uma vez agradeço a pronta ajuda!! Foi muito útil=))

Se precisar de alguma informação pode pedir.


Um abraço
V-R.

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349852 | jf6 | 02 set 2014 20:10 | Em resposta a: #47397

Caros confrades
Procuro informações sobre Pedro Vaz e Teodora Maria, do sítio do Barranco do Velho, Salir, dos quais lhes conheço como filhos:

- Joaquina Maria (c.1791-1866), cc Manuel Martins;
- Manuel Pedro (c.1792-1872), cc Mariana Joaquina de Sousa (c.1805-1871);
- José Pedro (m.1858), cc Maria Bárbara (c.1794-1871);
- Inácia Maria, cc Aleixo Viegas.

Encontrei este tópico porque um dos filhos de Manuel Pedro casou com uma filha do acima mencionado Jacinto Gonçalves, também de Salir... Terão nascido por volta de 1760-1770, e falecido antes de 1848.

Uma vez que não estão disponíveis arquivos online de Salir anteriores a 1836, e o meu deslocamento à Torre do Tombo é, de momento, impossível, aqui deixo estes dados, na esperança que alguém saiba algo.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349859 | Jpteixeira | 03 set 2014 02:27 | Em resposta a: #47397

Caro Jf6:

As informações que tenho são as seguintes:
Pedro Vaz casou com Teodora Maria na data de 16-08-1775, na igreja paroquial de Salir. Os ascendentes dos noivos são os seguintes:
Pedro, n. 02-01-1743
2- Pedro Vaz
3- Mariana dos Santos
4- Pedro Vaz
5- Maria da Conceição
6- Domingos Lopes
7- Maria dos Santos

Teodora, n. 02-04-1753
2- Bento Rodrigues
3- Maria Luís
4- Bartolomeu Rodrigues
5- Beatriz Rodrigues
6- Domingos Luís
7- Bárbara de Sousa

Joaquina, filha de Pedro Vaz e de Teodora Maria, nasceu na data de 01-09-1789. Não tenho a data de nascimento dos outros filhos do casal.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349862 | jf6 | 03 set 2014 11:42 | Em resposta a: #47397

Caro Júlio Sousa

Estou-lhe eternamente agradecido! Este Vaz sempre me deixou intrigado, uma vez que era um apelido deveras incomum em Salir... Eram todos de lá, também?


Aproveito para deixar mais um casal, uma vez que já vi que encontra-se mais facilmente informação aqui do que em qualquer arquivo (risos):

Manuel António, das Barrosas (m. 7.2.1856), e Joaquina Maria, do Freixo (6.11.1858):

A antecedência do casal é a seguinte, apesar de não haverem muitas certezas dela:
1 - António Rodrigues
2 - Inácia Guerreira (m. 14.3.1852)
3 - José Martins
4 - Domingas Gonçalves

Tiveram os seguintes filhos:
- Maria Joaquina (c.1819-1895), cc Paulino Rodrigues;
- António Joaquim (c.1823-1896), cc Isabel Martins (1837-1904);
- Sebastião António (n. c.1827), cc Francisca Martins ou Mª da Conceição (n.1843);
- Josefa Joaquina;
- Francisca Joaquina (n. c.1829), cc Manuel João (n.c.1826);
- José António (c.1832-1902), cc Catarina Maria.

O mais aborrecido é os dois terem os nomes mais comuns da época, pelo que existiam vários casais com o mesmo nome, e o que dificultava imenso a exatidão das pesquisas...

Cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349896 | Jpteixeira | 04 set 2014 02:31 | Em resposta a: #47397

Caro Jf6:
Manuel António casou com Joaquina Maria na data de 22-08-1820, ele das Barrosas e ela do Vale Mendes (sítios muito próximos e ambos da freguesia de Salir).
Ascendentes de Manuel António:
2- António Rodrigues (pai), das Barrosas
3- Inácia Guerreiro (mãe), das barrosas
4- Gregório Rodrigues (avô paterno), das barrosas
5- Maria da Silva (avó paterna), das barrosas
6- Joaquim da Costa (avô paterno), das Barrosas (ou Vale Murtal ?)
7- Maria Guerreira (avó materna), do Vale Murtal, freguesia de Paderne
8- Manuel Rodrigues Faísca, do Vale da Rosa, freguesia de Salir
9- Maria Gonçalves, do Vale da Rosa, freguesia de Salir
10- Manuel da Silva, das Barrosas, freguesia de Salir
11- Domingas Coelha, das Barrosas, freguesia de Salir
12- André Martins, do Vale Murtal, Freguesia de Paderne
13- Vicência Maria, do Vale Murtal, Freguesia de Paderne
14- José Guerreiro, do Vale Murtal, Freguesia de Paderne
15- Maria Martins, do Vale Murtal, Freguesia de Paderne


António Guerreiro e Inácia Guerreiro (pais), casaram na data de 08-09-1789, na Igreja Paroquial de Salir.
Gregório Rodrigues e Maria da Silva casaram na data de 13-10-1749, também na Igreja Paroquial de Salir.


Ascendentes de Joaquina Maria:

2- José Martins (pai), de Vale de Mendes
3- Domingas Gonçalves (mãe), de Vale de Mendes
4- Domingos Martins (avô paterno), de Castro Verde
5- Cecília Guerreiro (avó paterno), de Castro Verde
6- Domingos Lourenço (avô materno), dos Barrigões, da freguesia de Salir
7- Maria Gonçalves (avó materna), dos Barrigões, da freguesia de Salir.

José Domingos e Maria Gonçalves casaram na data de 06-10-1779, também na Igreja Paroquial de Salir.
Sobre o casamento de Domingos Lourenço com Maria Gonçalves, tenho 2 registados com tais nomes e dos mesmos locais, uma data de 30-01-1742 e outro na data de 30-01-1755.

Amanhã, com mais tempo, envio-lhe mais informações sobre os casamentos dos filhos do casal a que fez referência.
Cordiais cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349904 | jf6 | 04 set 2014 12:05 | Em resposta a: #47397

Caro Júlio Sousa

Novamente, não tenho como agradecer-lhe!
Tenho imensos antepassados que também gostaria de desenvolver, mas não querendo abusar da sua simpatia, ficar-me-ei pelos que mais me interessam e suscitam curiosidade.

Relativamente aos filhos do casal, as datas de casamento já eu as tenho todas, pelo que nesta altura apenas resta saber a data de nascimento dos mesmos. A filha que mais interessa, por ser minha antepassada direta, é a Josefa, que, por ter sido mãe solteira de três filhos, e também por ter falecido após 1905, só é possível obter informações dela com o assento de batismo.
O meu avô, bisneto dessa Josefa, nasceu nas Barrosas, bem como o pai e o avô, e é interessante ver como a família já mora lá desde há muito!

Percorri os registos de óbitos, para encontrar os de Manuel António e de Joaquina Maria, e passei pelo óbito de uma Inácia Guerreira, viúva de António Rodrigues, ocorrido no dia 14 de março de 1852, supostamente quatro anos antes do óbito do filho... Será a mesma?

Melhores cumprimentos, e novamente agradecido por toda a sua ajuda
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349927 | Jpteixeira | 05 set 2014 00:53 | Em resposta a: #47397

Caro Jf6

Tenho novidades para si. A sua Josefa nasceu no dia 19 de maio de 1832 (página 130 vs do livro de registos de batismos). Aliás, esta página é muito importante pois esclarece, em detalhe, a naturalidade dos avós paternos. Se me indicar o seu email, posso-lhe enviar tal registo, bem como os anteriores de onde tirei as informações que lhe forneci.
Aproveito para corrigir duas informações que lhe transmiti anteriormente . Assim, nos ascendentes de Manuel António, o n.º6, Joaquim da Costa, é avô materno e não avô paterno como por lapso indiquei.
Ainda na mesma mensagem, no parágrafo a seguir aos ascendentes de Manuel António, corrijo o nome de António Guerreiro para António Rodrigues.
Quanto ao óbito de Inácia Guerreira casada com este António Rodrigues que acabei de referir, julgo que a data do óbito deve estar certa, dado que o registo refere que Inácia Guerreira é viúva de António Rodrigues, do sítio das Barrosas, o que aparentemente está correto. Deveria ter cerca de 80 anos, o que altura era considerado uma proeza em termos de “velhice”.
Disponha.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349929 | jf6 | 05 set 2014 01:04 | Em resposta a: #47397

Ainda bem que há registo dela! Já encontrei por vezes pessoas das quais não encontro o baptismo no intervalo calculado, pelo que temia que o mesmo acontecesse com ela...
Com certeza, enviar-lhe-ei o meu e-mail por mensagem privada.

Por acaso, nos seus registos, também tem os do Jacinto Gonçalves e Maria Cardoso Coelho, do Alganduro? Encontrei, aqui no geneall.net, a data de nascimento da Maria, o que me permitiu descobrir a sua data de óbito, mas do marido apenas há a data aproximada que já tinha...

Agradeço-lhe novamente a ajuda, já são inúmeros os desenvolvimentos na minha árvore genealógica que se devem a si!
Cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349975 | Jpteixeira | 05 set 2014 23:53 | Em resposta a: #47397

Caro Jf6

Sobre o casal Jacinto Gonçalves e Maria Cardosa tenho os seguintes dados:
Jacinto nasceu no ano de 1798 (não consigo ler o registo uma vez que está totalmente ilegível – página 242 do livro de registos de batismos) e faleceu no dia 12-10-1881, com 83 anos de idade.
Maria Cardosa nasceu na data de 14-11-1802 e faleceu no dia 04-04-1884, com oitenta e um anos, isto apesar do registo só mencionar 80 anos.
Sobre Jacinto Gonçalves há que referir, ainda, que casou 3 vezes:
1.ª com Maria Gonçalves, na data de 13-11-1816;
2.ª com Domingas Gonçalves, na data de 25-10-1820;
3.ª com Maria Cardosa na data de 01-07-1835.

Ascendentes de Jacinto Gonçalves:
2- Jacinto Gonçalves (Pai)
3- Isabel Gonçalves (Mãe).

Ascendentes de Maria Cardosa:
2- Manuel Martins Cardoso (Pai)
3- Maria Coelha (Mãe).

Vou enviar-lhe por email os registos de óbito do casal.
Cordiais cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349990 | Jpteixeira | 06 set 2014 15:01 | Em resposta a: #47397

Caro jf6:

Continuação da árvore de ascendentes do casal Jacinto Gonçalves e Maria Cardosa

Ascendentes de Jacinto Gonçalves:
2- Jacinto Gonçalves (pai), natural do Freixo, casou em 27-02-1797 com,
3- Isabel Gonçalves (mãe), natural da Cortelha
4- Manuel Pires, natural do Freixo
5- Isabel Rodrigues, natural de Benafim
6- António Guerreiro, natural da Cortelha, casou em 30-07-1760 com,
7-Bárbara Gonçalves, natural da Cortelha
8- Bartolomeu Rodrigues, do Freixo
9- Isabel Rodrigues, do Freixo
10- Domingos Vaz, de Benafim
11- Isabel Gonçalves, de Benafim
12- Manuel Lourenço, da Cortelha
13- Maria Guerreira, da Cortelha
14- Miguel Rodrigues, da Quintã
15- Maria Gonçalves, da Quintã.

Ascendentes de Maria Cardosa:
2- Manuel Martins Cardoso (pai), natural da Nave das Mealhas, casou em 07-10-1789 com,
3- Maria Coelha (mãe), natural dos Covões
4- José Martins Cardoso, natural da Nave das Mealhas, casou em 12-03-1767 com,
5- Ana Coelha, natural dos Covões
6- João Coelho, natural dos Covões, casou em 09-03-1768 com,
7- Luzia Gonçalves, natural dos Covões
8- Domingos Martins Cardoso, da Nave das Mealhas
9- Maria Teresa, da Nave das Mealhas
10- Lázaro Martins, da freguesia de Alte, casou em 03-08-1739 com,
11- Maria Coelha, da Nave do Barão
12- Manuel Afonso, dos Covões
13- Bárbara Coelha, dos Covões
14- Tomás Martins, dos Covões, casou em 04-09-1743 com,
15- Maria Gonçalves, dos Covões.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349991 | jf6 | 06 set 2014 16:04 | Em resposta a: #47397

Novamente, muito obrigado pelas informações.
De que Jacinto Gonçalves tinha casado três vezes já sabia, tal informação foi referida no assento de batismo da sua filha Maria.

Encontrei, porém, um assento de casamento cujos avós de um dos cônjugues são Jacinto Gonçalves e Maria Martins, do Alganduro... Será que essa Maria Gonçalves e esta Maria Martins são a mesma pessoa? O assento que refiro é o de António Viegas e Maria da Conceição, ocorrido a 26-09-1853.

Relativamente às imagens que me enviou, as dos óbitos de Maria Cardosa e seu marido já as tinha, uma vez que estão disponíveis no arquivo online, agora as anteriores, eram-me novidade! É uma pena que o baptismo de Jacinto não se perceba, mas pelo menos sabe-se o ano.

Toda a informação adicional que tiver, recebo-a de bom grado! A minha árvore já tem alberga tantas pessoas, que nenhuma atualização da mesma é de mais.
Agradeço também o facto de referir o sítio, pois ajuda bastante.

Cordiais cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349992 | jf6 | 06 set 2014 16:06 | Em resposta a: #47397

Adiciono ainda que Isabel Gonçalves, mãe de Jacinto, faleceu a 15-10-1856, pelo que deveria ter cerca de oitenta anos.

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#349999 | Jpteixeira | 06 set 2014 21:51 | Em resposta a: #47397

Caro jf6:

De facto, Maria Gonçalves e Maria Martins não são a mesma pessoa.
Vou recuar até cerca de 1770 para o esclarecer, começando por Jacinto Gonçalves, designado por o primeiro, para o diferenciar do filho, que tem o mesmo nome (aquele que casou 3 vezes).
Só que o Jacinto Gonçalves (o primeiro) casou 2 vezes, o que origina uma certa confusão entre pai e filho, importando, pois, a sua clarificação, o que tentarei fazer de seguida.
Jacinto Gonçalves (o primeiro), do Freixo, casou com Maria Martins, do Alganduro (filha de Domingos Lourenço e Maria Martins), por volta de 1770, na freguesia de Alte, cujo registo não tenho comigo. Desse casamento nasceu Vicente Gonçalves (inicialmente com o apelido Martins) na data de 05-04-1775, no Alganduro. Vicente Gonçalves (Martins) casou com Inácia da Conceição (inicialmente com o apelido Coelha) na data de 27-08-1803. Deste casamento nasceu Jacinta da Conceição, na data de 09-09-1817, tendo casado com António Viegas, na data de 26-09-1853, cujo registo menciona. Aproveito para acrescentar que o nome da noiva é Jacinta da Conceição e não Maria da Conceição, como certamente, por lapso, mencionou.
Voltemos ao Jacinto Gonçalves ( o primeiro) que já residia no Alganduro, de onde era natural a sua mulher, Maria Martins e para onde foram viver após o casamento. Com o falecimento da sua mulher, Maria Martins, na data de 24-12-1792, aquele voltou a casar na data de 27-02-1797, com Isabel Gonçalves, da Cortelha. Deste casamento nasceu, entre outros, o “seu” Jacinto Gonçalves (filho) que casou em 3.ª núpcias com Maria Cardosa em 01-07-1835, como já referi noutra mensagem.
Portanto, o seu Jacinto Gonçalves (nascido em 1798) é meio-irmão de Vicente Gonçalves e, portanto, tio paterno de Jacinta da Conceição que casou com António Viegas na data de 26-09-1853, como refere.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350001 | jf6 | 06 set 2014 22:51 | Em resposta a: #47397

De facto, estava aqui alguma confusão envolvida; por sorte, não os adicionei à árvore, mas sim a registos isolados, juntamente com outros, que mais tarde acabaram por ser aproveitados.
Por essa pequena história, entende-se que o Jacinto Gonçalves (pai) foi para o Alganduro por causa da sua primeira mulher, onde acabou por ficar, bem como alguns dos seus filhos, nomeadamente o Jacinto Gonçalves (filho).

Já agora, se me permite a pergunta, possui todos esses dados num programa, ou num documento? Se estivessem todas reunidas num meio digital, possivelmente causava-lhe menos transtorno ao partilhá-las comigo, tanto como nas famílias que já estudámos, como em futuras dúvidas, e quem sabe, eu podia retribuir-lhe, ao trocar eventuais informações que lhe faltassem.
Em todo o caso se não puder, ou se não as quiser partilhar, continuarei de bom grado a aprender um pouco todos os dias sobre os meus antepassados, como até agora temos feito.

Novamente agradecido, com os melhores cumprimentos,
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350005 | JoãoGaspar | 07 set 2014 03:35 | Em resposta a: #47397

Caro Julio Sousa,

Tenho acompanhado este tópico com alguma atenção, e vejo que tem trocado informações sobre gentes de Cortelha.
Por acaso esses não entroncam com o meu ramo de Salir e Ameixial, que o confrade tão amavelmente me disponibilizou?

Cumprimentos,

João Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350008 | Jpteixeira | 07 set 2014 09:05 | Em resposta a: #47397

Caro Jf6

Infelizmente não tenho os dados colocados em qualquer programa. Tenho alguns dados organizados em ficheiros Word sobre casamentos (desde 1660 até 1830), óbitos e batismos. Para além disso, recolhi dados que ainda não estão organizados por aquele tipo de ficheiros, mas que espero um dia organizar. Por isso, há famílias que me passam ao lado e outras em que, correndo os diversos ficheiros, sou capaz de as organizar em árvores de ascendentes ou de descendentes.
Portanto, gostaria de poder ser útil naquilo que me pede mas tal não me é possível. No entanto, disponha sempre, pois posso ter os dados que precisa.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350011 | jf6 | 07 set 2014 13:18 | Em resposta a: #47397

Caro Júlio Sousa

Compreendo. Nesse caso, aqui vão mais alguns:

- Mariana Joaquina de Sousa (c.1806-3.7.1871), dos Montes Novos, filha de António de Sousa e Joaquina Maria, do Pomar; cc Manuel Pedro, filho dos já mencionados Pedro Vaz e Teodora Maria. Conheço-lhes cinco filhos, nascidos entre ~c.1832 e 1846.

1-António Nicolau; casou em 25-10-1847 com
2-Francisca Pereira;
3-Nicolau Rodrigues Mendes, do Barranco do Velho;
4-Teresa de Jesus, do Barranco do Velho;
5-António Lourenço, do Serro Alto;
6-Maria Rodrigues, do Serro Alto;
7-Manuel Rodrigues Mendes, do Barranco do Velho;
8-Maria da Conceição, do Barranco do Velho;
9-Manuel Gonçalves;
10-Maria Gonçalves;
11-José Lourenço, do Barranco do Velho;
12-Ana Maria, do Barranco do Velho;
13-Francisco Guerreiro, do Serro Alto;
14-Domingas Pereira, do Serro Alto.

Cordiais cumprimentos,
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350020 | Jpteixeira | 08 set 2014 00:34 | Em resposta a: #47397

Caro jf6

Envio-lhe a lista com algumas alterações no nome das pessoas e com as datas dos casamentos colocadas.
Sobre os sítios do Serro Alto e do Barranco do Velho, atualmente são a mesma coisa, mas naquela altura o ponto mais elevado era o Serro Alto e o mais baixo era o Barranco do velho. Localizam-se perto do sítio da Cortelha (3 km).

1- António Nicolau; casou em 25-10-1847 com
2- Francisca Pereira, do Serro Alto
3- Nicolau Rodrigues Mendes, do Barranco do Velho; casou em 02-06-1802 com
4- Teresa de Jesus, do Barranco do Velho;
5- António Lourenço, do Barranco Velho; casou em 18-10-1821 com
6- Maria Rodrigues, do Serro Alto;
7- Manuel Rodrigues Mendes, da Maxieira; casou em 17-10-1765 com
8- Maria da Conceição, do Barranco do Velho;
9- Manuel Gonçalves, do Barranco do Velho; casou em 14-10-1772 com
10-Maria Gonçalves, da Cortelha;
11-José Lourenço, do Barranco do Velho, casou em S. Barnabé a 19-05-1789 com;
12-Ana Maria, da Corte do Cabo (freg. de S. Barnabé);
13-Francisco Rodrigues, do Barranco do Velho; casou em 10-10-1792 com
14-Domingas Pereira, do Serro do Alganduro;
15- Domingos Rodrigues, da Rocha; casou em 30-01-1736 com
16- Maria Mendes, da Maxieira
17- Pedro Vaz, do Barranco do Velho, casou em 11-10-1735 com
18- Mariana dos Santos, dos Parizes (freg. de S. Brás).

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350025 | jf6 | 08 set 2014 01:03 | Em resposta a: #47397

Caro Júlio Sousa

Pois, eu ainda procurei por um mapa antigo de Salir, onde constassem tais sítios, mas sem sucesso; hoje, apenas existem o Alganduro, as Barrosas, Cortelha, Nave do Barão, entre outros, mas que sem dúvida são menos do que há dois séculos atrás.

Agradeço as informações disponibilizadas, só não consegui compreender se os elementos 15 e 16 são pais do elemento 13, e se os elementos 17 e 18 são pais do elemento 14, uma vez que no segundo caso, não partilham qualquer apelido em comum. Se assim forem, presumo que o Pedro Vaz e a Mariana dos Santos sejam os mesmos que mencionou no dia 3, post #349859.

P.S. Creio que se esqueceu de responder à mensagem #350005 do confrade João Gaspar?

Melhores cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350056 | Jpteixeira | 08 set 2014 22:43 | Em resposta a: #47397

Caro João:

Os elementos 15 e 16 não são os pais do elemento 13 e os elementos 17 e 18 não são os pais do elemento 14.
Na realidade a forma como dispomos os ascendentes tem regras precisas para que a informação seja facilmente entendida por todos. O método mais utilizado é o de STRADONITZ e é aquele que utilizo.
Na árvore de costados de um sujeito, este tem sempre o número 1, o pai o n.º 2 e a mãe o n.º3, os avós paternos os n.º 4 e 5 e os maternos os n.º 6 e 7. Na prática, para se conhecer os pais de um determinado ascendente, multiplica-se o seu nº por 2 (para o pai) e a este nº encontrado soma-se mais 1, para o n.º da mãe. Por exemplo, se o avô paterno é o n.º 4, logo os seus pais serão os n.º 8 e 9, porque 4x2=8 e 4x2+1=9. Outro exemplo: para se saber qual a numeração a atribuir aos pais do n.º 8, multiplica-se 8x2=16 e 8x2+1=17, pelo que serão os nº16 e 17.
Mais uma informação: os nº pares são sempre do sexo masculino e os ímpares do sexo feminino. Assim, por exemplo, os 2, 4, 8,16, 32, serão, respetivamente, o pai, o avô paterno, o bisavô paterno e o trisavô paterno.
Mas no caso da numeração da árvore de ascendentes de um casal, situação pouco utilizada (normalmente utiliza-se uma árvore para o noivo e outra para a noiva), mas que foi o caso usado pelo João, a numeração também obedece a normas, como é óbvio, devendo-se ter em atenção que o elemento n.º2 não é o pai do noivo mas sim a própria noiva e daí gerar-se, por vezes, alguma confusão. As regras são as seguintes:
1- Noivo
3 e 4 - pais do noivo
7 e 8 - avós paternos do noivo
9 e 10 - avós maternos do noivo
15 e 16 – pais do elemento nº7 ( bisavós paternos do noivo)
17 e 18 – pais do elemento n.º 8 (bisavós paternos do noivo)

2- Noiva
5 e 6 – pais da noiva
11 e 12 – avós paternos da noiva
13 e 14 – avós maternos da noiva

Desta forma, para se saber qual a numeração a atribuir aos progenitores de um determinado sujeito, multiplica-se por 2 a numeração desse sujeito e ao número encontrado soma-se 1 para o n.º do pai e 2 para o n.º da mãe. Assim, no caso concreto, os n.º 15 e 16, Domingos Rodrigues e Maria Mendes, são pais de Manuel Rodrigues Mendes, nº7. Os nº 17 e 18 são os pais de Maria da Conceição, nº8.

Espero ter contribuido para esclarecer a utilização do método de Stradonitz, largamente difundido na generalidade dos tópicos desenvolvidos neste fórum e ferramenta básica na escrita da genealogia.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350057 | jf6 | 08 set 2014 22:50 | Em resposta a: #47397

Caro Júlio Sousa

De facto, informei-me sobre esse método de Stradonitz, mas uma vez que os apelidos dos antecedentes se repetem, gera-se alguma confusão. Para a próxima, já saberei que no caso de se ignorar o nome dos pais ou avós de um dos elementos, os mesmos encontrar-se-ão vazios, e não serão 'saltados', dando lugar aos antecedentes seguintes.

Melhores cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#350060 | Jpteixeira | 08 set 2014 23:48 | Em resposta a: #47397

Caro João Paulo Gaspar:

Sobre a sua mensagem, que não respondi logo porque não tinha os dados, quero dizer-lhe que ainda não encontrei o registo de casamento dos pais de Joana Fernandes, Diogo Fernandes e Maria Gonçalves, que provavelmente estará nos paroquiais de Cachopo, de onde seria natural Maria Gonçalves uma vez também não se encontra nas freguesias do Ameixial e de Martim Longo, que entretanto consultei. Claro que estamos apenas no campo das meras suposições, pelo que será necessário investigar esta freguesia para confirmamos ou infirmarmos tal suposição.
Por outro lado, o seu José Gonçalves (cc Joana Fernandes em 23-01-1754), da Cortelha não tem qualquer parentesco com as outras pessoas da Cortelha, ascendentes do confrade jf6.
Quanto aos avós de José Gonçalves, Martim Alves e Maria Lourenço, que casaram a 21-05-1674, não é possível recuar mais pois que só há registos de casamentos realizados em Salir a partir do ano de 1666.
Por tais factos, lamento não lhe poder dar boas novas, mas é que efetivamente não as tenho. Pode ser que noutra ocasião possa partilhar mais dados consigo.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#356031 | jf6 | 22 mar 2015 19:31 | Em resposta a: #47397

Caros confrades
Partilho convosco que os registos mais antigos de Salir (paróquia de São Sebastião) já se encontram disponíveis online. Numa das minhas pesquisas, encontrei algo curioso, o qual anexo em link:

http://digitarq.arquivos.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/DAEFC30B78D476DE51639D5A6B4BB521&r=0&ww=1000&wh=600&s=false

O quinto assento de óbito aqui presente refere uma Catarina Vicente, viúva de um Barão Martins, da Nave, e ainda um filho, Pedro Afonso. Será esse Barão Martins o que deu nome ao sítio?

P.S.: Júlio Sousa, tenho os assentos de alguns antecedentes nossos que, se quiser, lhe posso enviar.

Cumprimentos
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#356043 | Jpteixeira | 23 mar 2015 02:19 | Em resposta a: #356031

Caro Jf6

Trata-se efetivamente de Barão Martins, da Nave, o que deu origem ao Topónimo Nave do Barão Martins. Este Barão Martins, do qual sou descendente, casou pelo menos 2 vezes.
A primeira com Maria da Ponte, provavelmente entre 1660 e 1668, e tiverem pelo menos:
--- Maria da Ponte, que casou com António Afonso a 13-11-1684;
--- Margarida Guerreira (minha avó) a qual casou com Manuel Gonçalves a 14-09-1693.
Por falecimento de Maria da Ponte, entre 1670-1672, Barão Martins casou depois com Catarina Vicente, na data de 10-04-1673, ele viúvo de Maria da Ponte e ela viúva de António Martins da freguesia de S. Clemente.
Deste casamento, houve pelo menos 3 filhos:
--- Domingas que nasceu a 28-12-1675 (p. 27v);
--- Pedro que nasceu a 29-01-1685 (p. 129);
--- Guiomar Gonçalves que casou com Manuel Rodrigues na data de 12-11-1727 (p. 189).

Barão Martins era filho de Pedro Arrais e de Ana Dias.
Se tiver dados da nossa família pode-me enviar ou colocar aqui neste tópico.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#356054 | jf6 | 23 mar 2015 17:47 | Em resposta a: #356043

Caro Júlio Sousa,

Confesso que já me tinha interrogado sobre a origem do nome da Nave do Barão, mas nunca imaginaria que fosse proveniente de um nome próprio! Será que também descendo dele? Talvez parte da descendência da sua avó também me seja comum...

Quanto às informações da nossa família, enviei-lhas por e-mail, visto serem imensas (ao todo, guardei mais de 40 assentos, alguns dos quais já do seu conhecimento).
Espero tê-lo ajudado.

Melhores cumprimentos,
Jf6

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#357876 | crcavaco | 23 mai 2015 00:14 | Em resposta a: #356043

Boa noite,

Há uns anos atrás teve a amabilidade de me fornecer algumas informações sobre a família do meu pai.
Será possível saber se desde essa data teve alguma novidade?

melhores cumprimentos,

Cristina Cavaco

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#357918 | Jpteixeira | 24 mai 2015 21:36 | Em resposta a: #357876

Cara Cristina:
Na verdade já foi há algum tempo (2008) que trocamos algumas mensagens sobre este assunto. Não fiz mais pesquisas sobre a sua família. No entanto, com a data de nascimento de seu pai poderá pedir uma cópia não certificada do seu registo de nascimento, dado que poderão existir anotações com alguns dados que lhe poderão ser úteis, designadamente o óbito e o local e data em que tal ocorreu, isto para além da data do casamento e eventualmente do local onde foi celebrado.
A cópia não certificada deverá ser pedida na conservatória do registo civil de Loulé cujo link é: http://www.sabemais.pt/mais_infor.asp?tipo=3&cod=39405
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#358345 | crcavaco | 05 jun 2015 21:34 | Em resposta a: #357918

Caro Júlio Sousa,

Mais uma vez agradeço-lhe imenso estas informações.


bem haja!

Melhores cumprimentos,

Cristina Cavaco

Resposta

Link directo:

Famílias de Salir, Loulé

#407978 | Jpteixeira | 24 set 2018 00:02 | Em resposta a: #180090

Caríssim@s
Precisava de encontrar o casamento de Pedro Arrais com Ana Dias, por volta de 1630, mas não o consigo encontrar. O casamento talvez se tenha realizado numa das freguesias de Loulé, ou mesmo em Faro, ou ainda em Tavira ou, mais remotamente, em S. Brás. Alguém, por acaso já localizou este casamento? Antecipadamente grato.
Com os melhores Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 23:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen