Quinta do Ameal / Amial

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta do Ameal / Amial

#47561 | ra6666 | 11 set 2003 08:47

Caros Senhores(as)

Alguém terá notícia desta propriedade existente, suponho, ainda em 1940, a qual se localizava na freguesia de Paranhos, Porto?
Obrigada, desde já, pela hipotética colaboração.
Melhores cumprimentos

Iurancha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47634 | MSPAGraça | 12 set 2003 11:36 | Em resposta a: #47561

Caro Senhor

A informação que dá é um pouco vaga. Consultando a «Planta Topographica da Cidade do Porto», trabalho de 1892, coordenado pelo Brig. Telles Ferreira, podem-se ver várias quintas em torno da Rua do Amial. É possível que uma delas seja a que procura. Aliás, já avançados no século XX, a freguesia de Paranhos permanecia com bolsas rurais.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47646 | vbriteiros | 12 set 2003 14:45 | Em resposta a: #47561

Cara Iurancha.
Suponho ser o local onde ainda hoje existe a Fábrica de Malhas do Ameal, mas não posso garantir.
Uma investigação no Arquivo Municipal do Porto, poderá esclarecer a questão.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47649 | MSPAGraça | 12 set 2003 14:57 | Em resposta a: #47646

Ex.mos Senhores
Iurancha e Vasco Briteiros

A Fábrica de Malhas do Ameal foi contruida a partir de 1933, por João Duarte & Cª. L.da. Havia um edifício anterior, que ardeu, mas que não tinha a implantação do edifício referido.
Teve ampliações em 1941, 43, 59, 61, 69...

Se a Quinta do Ameal ainda existia nos Anos de 1940, então dificilmente será a que foi substituida pela Fábrica.

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47652 | tfp | 12 set 2003 15:21 | Em resposta a: #47649

Caro Manuel Azevedo Graça,

Ando já à alguns tempos a tentar localizar a casa no Porto que foi habitada pelo 1º e único Conde de Lagoaça (1803-1867), António José Antunes Navarro, e que chegou a ser presidente da CMP. Pelo testamento apenas pude descobrir que estava situada na Rua da Alegria e teria cocheira, mais nada.

Sabe mais alguma coisa sobre o assunto ?

Agradeço antecipadamente a atenção

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47653 | MSPAGraça | 12 set 2003 15:27 | Em resposta a: #47652

Caro Tiago Faro Pedroso

Curiosamente, tenho uma cópia do requerimento dessa cocheira, cujo original pertence ao Arq. Hist. Municipal do Porto.

O Pinho Leal fala duma casa dos Lagoaças na Rua de Entreparedes, próximo da Pç. da Batalha e da Rua da Alegria. Será a mesma?

É também uma das minhas dúvidas, uma vez que nenhum titular Lagoaça ou de apelido Navarro fez o requerimento de construção de casa alguma para aquela rua...

Continuo a procurar... se tiver respostas, e mal a tenha (e para outros assuntos que temos pendentes!), direi

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47656 | tfp | 12 set 2003 15:32 | Em resposta a: #47653

Caro Manuel Azevedo Graça,

Terá o requerimento sido feito por um Castro Pereira ?

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47657 | MSPAGraça | 12 set 2003 15:43 | Em resposta a: #47656

Caro Tiago Faro Pedroso

Nada. Com esse nome não aparece nada para a Rua de Entreparedes. Existem uns ilustres, como a Baroneza de Nova Sintra e uns Ferreira Pinto Basto, que tanto construiram no Porto do séc. XIX.

Vou estar mais atento para a Rua da Alegria e digo-lhe até 2.ª f.ª

Cumprimentos (renovados)

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47659 | tfp | 12 set 2003 15:52 | Em resposta a: #47657

Caro Manuel Azevedo Graça,

Esteja descansado que esses desenvolvimentos não tem pressa.

O meu palpite para os Castro Pereira foi apenas pelo simples facto do 2º Visconde de Lagoaça ser sobrinho do mencionado António José Antunes Navarro.

Efectivamente Júlio César de Castro Pereira, que eu saiba terá só habitado a casa dos seus pais (José António de Castro Pereira e Antónia Margarida Antunes Navarro, irmã do Conde de Lagoaça) na Rua de Santa Catarina (julgo que é a casa em frente à entrada principal do Via Catarina) e depois uma moradia na Rua de Camões que já nao existe.

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47660 | MSPAGraça | 12 set 2003 15:56 | Em resposta a: #47657

Caríssimo

Respondo-lhe já...

Também para a Rua da Alegria não vejo qualquer requerente de apelido Castro Pereira. Existe um Costa Pereira, que fez algumas obras, e em anos entre 1887 e 1908...

Resta saber de que data será a dita Casa dos Lagoaças, possivelmente no gaveto das Ruas de Entreparedes e da Alegria. Se for anterior a 1834, é bem provável que nem sequer exista um requerimento de construção.

Em boa verdade, só a partir da criação da Junta das Obras Públicas, pelos Almadas (João de Almada e Mello e o filho Francisco de Almada e Mendonça) é que passou a ser obrigatório apresentar projectos de construção. O hábito demorou a impôr-se e só há alguma regularidade a partir do liberalismo. Mas nem para todas as obras... Aquelas desviadas mais de x metros da via pública só passaram a ter de ser apresentadas a partir da década de '70... Daí não se encontrarem projectos como os dos palacetes Pinto Leite (à Igreja Inglesa) e Sousa Guedes (na Foz)...

Claro que a Casa dos Lagoaças fazia fachada de rua - naquela zona e naquele período de outra forma não poderia deixar de ser;

Espero que estas informações o ajudem.

os melhores (e renovados mais uma vez!) cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47667 | vbriteiros | 12 set 2003 17:07 | Em resposta a: #47649

Caro Manuel Azevedo Graça.
Rendo-me à sua informação. Foi uma tentativa de ajudar, mas vejo pela resposta a origem da informação, que portanto deve estar correctissima.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47672 | ra6666 | 12 set 2003 18:41 | Em resposta a: #47646

Caro Vasco Briteiros

Obrigada pela informação.
Cumprimentos

Iurancha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47674 | ra6666 | 12 set 2003 18:46 | Em resposta a: #47634

Caro Senhor

Obrigada pela informação.

Agradecia o favor de me dizer se já terá alguma notícia àcerca do assunto transcrito abaixo?
Melhores cumprimentos

Iurancha

[Topo]
RE: António Leitão de Carvalho 04-09-2003, 15:50
Autor: MSPAGraça [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Senhor

Confesso que já devia ter visto nos meus papéis se pode ser o mesmo. Talvez seja, pois com os apelidos Leitão de Carvalho e em Lamego, só conheço uma Família, da qual, aliás, descendo.

Prometo procurar e tentar responder à sua pergunta com a maior brevidade possível.

Cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Quinta do Ameal / Amial

#47738 | MSPAGraça | 15 set 2003 08:53 | Em resposta a: #47674

Caro Senhor

Aparece-me um António Leitão ainda no século XVIII, de quem descende a Família Pereira Leitão de Carvalho, de Lamego, cuja representação se encontra num meu tio materno.

Felgueiras Gayo ainda trata destes Leitões, assim como o Dr. Júlio Teixeira, no seu IV vol. dos «Fidalgos e Morgados...». Sugiro que tente confrontar os seus dados como os que ali aparecem.

Os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 01:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen