investigação genealogia Brasil e Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

investigação genealogia Brasil e Portugal

#47579 | jflfl | 11 set 2003 15:26

Pretendo obter informação sobre ascendentes meus no Rio de Janeiro, no arquivo da Catedral. As minhas diligências de o fazer à distância não funcionaram. Por isso peço ajuda a um(a) "carioca" simpático(a) que queira pesquisar um registo de nascimento para mim. Em "troca", disponho-me a ajudar em pesquisas em Lisboa.
Obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47590 | jorge a soirefmann | 11 set 2003 16:57 | Em resposta a: #47579

Caro Joaquim
Eu não resido no Rio de Janeiro, por esse motivo não posso ajudá-lo como pede, aproveito entretanto para transmitir informação que me passaram de que estariam suspensas as pesquisas aos livros da igreja católica no Rio de Janeiro. Talvez alguém possa confirmar ou desmentir tal informação. Saudações.

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47592 | JBdeS | 11 set 2003 17:23 | Em resposta a: #47590

Caros amigos,

A Cúria da Catedral continua a emitir certidões só anteriores a 1880, mas demoram muito tempo. Por incrível que pareça, é mais rápido através do Consulado Português no Rio,
que no entanto se limita a pedir certidões com datas precisas, não fazendo, como é natural, qualquer pesquisa. Há uma senhora no Consulado Brasileiro em Lisboa que consegue, mas nem sempre, apressar os pedidos. Mas é difícil, esperei 17 meses por uma certidão dos finais do século passado.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47594 | JBdeS | 11 set 2003 17:25 | Em resposta a: #47592

Quando disse século passado queria dizer século XIX. Leva tempo a habituarmo-nos.

JBS

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47597 | jflfl | 11 set 2003 18:12 | Em resposta a: #47590

Muito obrigado pela resposta e disponibilidade. Sabe qual é a razão da dita suspensão?
Obrigado e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47598 | nspina | 11 set 2003 18:15 | Em resposta a: #47590

Caros genealogistas,
Penso que poderão sempre pesquisar pedindo os microfilmes que interessam num centro ´mórmon'.
Para o Rio de Janeiro, até dispoem de bem mais dados dos que estão disponiveis para qualquer freguesia portuguesa, pois além dos paroquiais (ex: Larangeiras - 1634/1935 - Nª.Sª.Candelária, Centro) têm tb. os reg. civis (p.ex: 1889/1999 - 4ª. circunscrição, que corresponde às antigas freguesias de Glória, Larangeiras e 2ª. Zona Judiciária); curiosamente neste último exemplo, estão incluidos os registos de correspondência (1897/1902) e nascimentos (1850/1859) do Consulado GB !
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47599 | JBdeS | 11 set 2003 18:45 | Em resposta a: #47598

Caro Nuno de Sousa Pina,

Penso que isso se aplica a 4a Circunscrição, da Glória, não fornece quaisquer certidões anteriores à criação da mesma e de todas as circunscrições do Rio. Tal foi-me dito por telefone por várias pessoas da mesma. A única excepção é a Candelária, que conserva os seus registos. Acredite que, como disse, anterior à criação das circunscrições, todos os dados são paroquiais e como tal encontram-se na Cúria da Sé.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47600 | JBdeS | 11 set 2003 18:46 | Em resposta a: #47599

Há elementos que os Mormons não têm.

JBS

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47637 | Ricardo de Oliveira | 12 set 2003 12:51 | Em resposta a: #47579

Caros amigos

Existe também o índice dos casamentos do Rio de Janeiro feito pelo Colégio Brasileiro de Genealogia. Trata-se uma lista de casamentos do século XIX e/ou anteriores.

Atenciosamente

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47638 | jflfl | 12 set 2003 12:59 | Em resposta a: #47637

Caro Ricardo Costa de Oliveira
Pode informar-me como posso aceder ao indice de casamentos que refere?
Muito obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47642 | JBdeS | 12 set 2003 13:50 | Em resposta a: #47637

Caro Ricardo Costa de Oliveira,

Obrigado pelas suas informações, mas terá o CBG
os registos de baptismo das diferentes freguesias do Rio?

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47663 | Ricardo de Oliveira | 12 set 2003 16:34 | Em resposta a: #47638

Caro Joaquim Falcão de Lima

Entre em contato comigo que lhe informo.

rco2000@uol.com.br

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47664 | Ricardo de Oliveira | 12 set 2003 16:42 | Em resposta a: #47642

Caro José Berquó de Seabra

O CBG só tem uma lista de casamentos, organizada a partir do nome do contraente. O Rio de Janeiro tem várias freguesias, o que torna complexa qualquer busca sem a indicação precisa da freguesia de origem no século XVIII/XIX. A grande maioria das freguesias do Rio de janeiro tem o seu próprio índice de batismos, no entanto estes ainda não foram catalogados em um único índice. Ainda temos o livro do Carlos Rheingantz sobre as "Primeiras Famílias do Rio de Janeiro" (séculos XVI e XVII), no qual encontramos muitos dos nossos antepassados em comum.

Um grande abraço e contem comigo para o que precisarem !

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47685 | JBdeS | 13 set 2003 14:32 | Em resposta a: #47664

Caro Ricardo Oliveira,~

Obrigado pelas suas informações. A certidão a que me referia é de 1878 da freguesia de Nossa Senhora da Glória, mas, aparentemente, as conservatórias começaram a existir em 1880 e tudo o que é anterior, por ser documentação que se encontrava nas igrejas, foi levado para a Sé. Pedi em tempos certidões dos inícios do século XVIII e foram mais fáceis de conseguir.
Penso que a que procuro é demasiado recente para figurar em livros.

Um abraço
José Berquó de Seabra

P.S. Estou a tentar actualizar os Gurgel do Amaral. Não quer colaborar com os seus dados?

Resposta

Link directo:

RE: investigação genealogia Brasil e Portugal

#47703 | Ricardo de Oliveira | 14 set 2003 11:53 | Em resposta a: #47685

Caro amigo José Berquó de Seabra

Estamos às ordens no que precisar sobre os Gurgel do Amaral e no que estiver ao nosso alcance aqui no Brasil.

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

investigação genealogia Brasil e Portugal

#440942 | HRC | 09 mai 2022 23:10 | Em resposta a: #47703

Aos genealogista brasileiros, nomeadamente mineiros.
Eu gostaria de ajudar um amigo a iniciar a sua investigação genealógica. Sei que tem pelo menos os dados de um casal de bisavós em que o bisavô terá nascido no ano de 1879 na cidade de Mariana. Para esta época, onde se poderá pesquisar?
Pelo que vejo em respostas do início deste século XXI sobre a pesquisa de assentos de baptismo no Rio de Janeiro, os assentos anteriores a 1880 devem ser pesquisados na Cúria Diocesana. Terá de ser o mesmo no Estado de Minas Gerais, nomeadamente na Arquidiocese de Mariana e na Arquidiocese de Belo Horizonte?
Ou será que já estão acessíveis “On line”?
Desde já agradecendo,
Henrique Ramos da Costa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 06:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen