Torre do Tombo - Digitalização de documentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47717 | António Forjó | 14 set 2003 20:22

Caros Colegas

A TT começou recentemente a digitalizar documentos a partir de microfilmes, gravando em CD-R.
O custo é de 15 cêntimos por fotograma acrescido da taxa fixa de 6 euros que inclui o fornecimento do CD.
Não consegui ainda informação de carácter técnico como formato e definição da imagem em que são gravados mas vou tentar saber. Somente me disseram que o software usado é compatível com o Windows.
Creio ser um serviço de muito interesse, principalmente para aqueles que trabalham com grande quantidade de documentos ou que têm dificuldade em se deslocar frequentemente à TT.
Cumprimentos

TT

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47718 | mcc | 14 set 2003 20:51 | Em resposta a: #47717

Primo António Forjó

Que alegria vê-lo de novo na ribalta! Vou, precisamente, amanhã para a TT. Seria óptimo poder encontrá-lo por lá. Colocar conversas em dia e falarmos disso, precisamente. A ser assim,como diz,torna-se muito mais acessível do que as últimas informações que recebi sobre o registo da parte fotográfica. Depois lhe contarei.E sobre isso, o arquivo fotográfico, tenho novidades para si, fresquíssimas, colhidas durante a transacta semana.

Espero revê-lo em breve. Continuação de bom trabalho.
Um abraço
mcc

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47721 | António Forjó | 14 set 2003 22:11 | Em resposta a: #47718

Prima MCC

Conto ir à TT da parte da tarde. Lá nos encontraremos.
Um abraço

AF

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47722 | aburma | 14 set 2003 22:37 | Em resposta a: #47717

Caro Confrade,

Sabe por acaso que documentos já se encontrarão digitalizados?

Grato pela informação

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47726 | amtf | 14 set 2003 23:55 | Em resposta a: #47722

Caro Alexandre,

Certamente que António Forjó lhe dará melhor informação que aquela que eu posso dar mas, ao que sei, não há documentação digitalizada. Existem sim microfilmes a partir dos quais a digitalização poderá ser feita, por encomenda. Há uma lista dos fundos microfilmados na Sala de Referência.
Neste momento estou à espera da passagem a CD-R de duas habilitações à Ordem de Cristo e de outra aos Lugares de Letras. São conjuntos documentais com mais de cem páginas cada um para os quais requisitei a microfilmagem, condição obrigatória, ao que sei, para a posterior digitalização. É realmente uma forma confortável, para quem tem pouco tempo ou difícil acesso à Torre do Tombo, de tranquilamente os poder ler.
Agora parece que a TT tem uma única funcionária a fazer este serviço de passagem a CD-R a partir de microfilme e, neste momento, estão a ser entregues trabalhos requisitados em Maio...

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47766 | aburma | 15 set 2003 21:55 | Em resposta a: #47726

Meu Caro António Maria,

Muito obrigado pela informação. Para quem está longe, este é sem dúvida um método muito prático de obter informações.

Um abraço e até muito breve

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47794 | António Forjó | 16 set 2003 12:23 | Em resposta a: #47722

Caro Alexandre

Subscrevo integralmente a informação já dada pelo nosso colega António Maria; acrescento só que é possível digitalizar microfilmes, nomeadamente Paroquiais, que não se encontrem na TT. Se o mf estiver num Arquivo Distrital pode ser "chamado" à TT para digitalização, sem acréscimo de custo.
Um abraço

AF

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47810 | Ricardo de Oliveira | 16 set 2003 16:23 | Em resposta a: #47717

Caro António Forjó

Excelente notícia. Quase todo o material do Arquivo Histórico Ultramarino foi digitalizado e nós já podemos consultá-lo aqui do Brasil. Posso pedir ao colega ou a outro frequentador da TT que copiasse os dados dados genealógicos básicos do processo de genere do Padre João Machado de Barcelos (Bahia, 1718), ANTT, Câmara Eclesiástica C.E-M 289. P.34.

Um abraço e obrigado
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47833 | António Forjó | 16 set 2003 19:23 | Em resposta a: #47810

Caro Ricardo

Conto voltar à TT na próxima semana. Lerei então o processo que refere e depois lhe enviarei os dados genealógicos nele contidos.
Um abraço

AF

Resposta

Link directo:

RE: Torre do Tombo - Digitalização de documentos

#47897 | Ricardo de Oliveira | 17 set 2003 13:25 | Em resposta a: #47833

Caro amigo António Forjó

Muito agradeço o favor.

Um abraço
Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen