Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás da Sé

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás da Sé

#47739 | MSPAGraça | 15 set 2003 09:14

Caros Confrades

Procuro informações sobre a ascendência da Família Lemos de Albuquerque Barbosa, à qual pertenceu o Cónego Domingos Barbosa, que mandou construir a Casa de Trás da Sé (actual Rua de Dom Hugo, no Porto) e a Casa do Chantre (em Matosinhos).

Entre a sua descendência contam-se alguns Pinto de Mesquita, entre eles Luís Pinto de Mesquita Carvalho, Ministro da I República, casado em segundas núpcias com Maria Isabel Guerra Junqueiro (filha do Poeta).

Desde já agradeço a disponibilidade.

Resposta

Link directo:

RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás da Sé

#47758 | vbriteiros | 15 set 2003 19:44 | Em resposta a: #47739

Caro Azevedo Graça
Tem alguma coisa sobre a Casa do Chantre na obra de Vaz Osório da Nóbrega - Pedras de Armas de Matosinhos. Infelizmente não tenho o meu exemplor aqui comigo e por isso não posso adiantar mais.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás d

#47807 | MSPAGraça | 16 set 2003 16:11 | Em resposta a: #47758

Caro Vasco Briteiros

Muito agradeço a informação, que vou seguir.

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás d

#47829 | vbriteiros | 16 set 2003 19:04 | Em resposta a: #47807

Caro Manuel Azevedo Graça.
Ainda acrescento que essas casas que cita creio, já as ter visto descritas na obra sobre Nicolau Nasoni, autor do risco da Casa do Chantre. Tente a bibliografia sobre este.
Quanto ao marido de D. Isabel Guerra Junqueiro (ainda vivia, viuva, em 1956-58 e lembro-me de a ver diariamente no electrico 8, onde tambem seguiam um estudante que deu um engº da nossa cidade, actualmente muito badalado e o Director do Inst. Industrial , Engº (?) este metendo conversa com todos os passageiros) poderá talvez obter dados nos nobiliários que tratam da Casa de Vila Verde em Lousada
Se eu conseguir mais dados transmitir-lhos-ei.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás d

#47924 | MSPAGraça | 17 set 2003 16:21 | Em resposta a: #47829

Caro vasco Briteiros

Mais uma vez obrigado pela informação. Conheço bem a biografia do arq.º Nicolau Nasoni, cujo conteúdo continua a ser revisto, sobretudo pelo prof. Jaime Ferreira-Alves.

Na verdade, quem mais escreveu sobre Nasoni foi o norte-americano Robert Smith, para quem quase todo o barroco portuense e duriense era da autoria de Nasoni. Obras como a de São João Novo ou da Galilé da Sé Catedral do Porto, apresentadas por Smith como do risco de Nasoni, provam-se hoje serem de outros autores.

Na realidade, provadamente Nasoni são o Palácio do Freixo, a fachada da Igreja da Misericórdia do Porto, as pinturas tromp l'oeil das Sés do Porto e Lamego, e pouco mais.
Até mesmo o Palácio de Mateus está a ser discutido, havendo quem apresente a hipótese de ser de António Pereira, arq.º lisboeta que produziu grande obra no Porto (nomeadamente as referida casa de São João Novo e a galilé).

Como curiosidade, a genealogia de Nasoni está parcialmente trabalhadas, quer no catálogo «Nicoló Nasoni» (ed. conjunta com a CMP) e num trabalho sobre os seus descendentes.

Quanto aos Lemos Barbosa de Albuquerque... pouco sei.

Muito obrigado pelo interesse e os meus melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás d

#47925 | MSPAGraça | 17 set 2003 16:30 | Em resposta a: #47924

Caro Vasco Briteiros

Esqueci-me de dizer que ainda me lembro da Senhora D. Maria Isabel Guerra Junqueiro me guiar uma visita à Casa-Museu Guerra Junqueiro, por si fundada e de que foi grande alma.

Creio que só viria a morrer nos fins dos anos '80, naquela mesma Casa do Dr. Domingos Barbosa, que herdara do marido.

Os seus bens ficaram distribuidos pela Casa-Museu Guerra Junqueiro, da Câmara Municipal do Porto, e pela Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro Luís Pinto de Mesquita Carvalho, esta instalada na Casa defronte daquela, que fora dos Freire de Andrade Bandeira, também na Rua de Dom Hugo.

O Museu é gerido pela CMP, que lhe fez obras recentemente. Entre as responsáveis está a Dr.ª Maria da Luz Marques, irmã mais velha do bem conhecido Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.

A Fundação é gerida pelos Drs. Inês Diogo e Emílio Peres, este um distinto médico do Porto.

Na primeira, guarda-se uma das melhores colecções de cerâmica do País, com peças raras e únicas.

Na segunda, para além de alguns bens privados do Poeta e de sua filha e genro, existe uma pequena (mas de qualidade) colecção de cerâmica, de pratas e de pinturas, uma delas inclusivamente atribuída a Jerónimo Bosch ou à sua escola.

Renovando os melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Lemos de Albuquerque Barbosa, da Rua de Trás d

#245793 | pmcoimbra | 09 dez 2009 15:57 | Em resposta a: #47925

Caro Manuel Azevedo Graça,

Tenho alguns dados de uns Barbosa de Albuquerque da zona da Maia, que julgo serem os que refere, e que gostava de partilhar consigo para poder confirmar.

Peço-lhe o favor de me escrever para o seguinte endereço:
pedromoraiscoimbra (arroba) portugalmail (ponto) pt

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Coimbra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 15:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen