Filipe Maria Bessone

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Filipe Maria Bessone

#47813 | LCM | 16 set 2003 16:55

Caros confrades,

Procuro informações sobre Filipe Maria Bessone (séc. XIX). Existe alguma genealogia desta família publicada?
Desde já agradeço.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47815 | magalp | 16 set 2003 17:07 | Em resposta a: #47813

Sábio Lourenço

Tenho aí um livrinho sobre Thomaz Bessone, um importante capitalista e construtor naval que foi associado do Conde de Magalhães.
Foi-me dado por um sobrinho bisneto, meu velho amigo daí.
Era dele o vapor que representou Porugal na abertura do Suez, pois não tinhamos um vaso de guerra capaz...
Não me lembra se tem "lista telefónica"...
Quando encontrar do dito livro digo-te.
MM

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47835 | vbriteiros | 16 set 2003 19:32 | Em resposta a: #47815

Manel
Como o Eça tambem ia nesse navio mai-lo Conde seu cunhado, deve haver algumas notas biográficas na estória da viagem, quiçá em Tormes que é confinante com a tua Diocese.
Saludos
Vasco de Gondizalves

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47839 | LCM | 16 set 2003 20:49 | Em resposta a: #47813

Caro Manel Maria,

Muito obrigado pela sua informação. Se por acaso o dito livro tiver dados genealógicos agradeço.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47841 | magalp | 16 set 2003 20:56 | Em resposta a: #47835

Dom Vasco, Senõr de Gondizalves

Um vago palpite me diz que este Filipe Maria Bessone era irmão de Thomaz Maria, este já uma figura marcante na sociedade lisboeta em 1860.
Não me admiro q. tivesse as melhores relações com os Conde de Resende, Almadas, Orta, Belas, os de Lagares, o próprio Eça e muitos outros!
era uma pessoa muito agradável, prestável, distinta e... com muitíssimo dinheiro!

Creio, (não posso afirmar), que apesar de ter casado duas vezes como se vê aqui na BD não deixou descedência até aos dias de hoje.
Hoje parece não ser dia para buscas... o raio da hérnia não me deixa coscuvilhar os caixotes literários!
Já foi bom ter posto o malibu a trabalhar, mesmo contra os teus vaticínios, apoiados pelos do Gonçalo lá em Queensland!

Hasta pronto
Manuel Nebes

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47842 | vbriteiros | 16 set 2003 21:24 | Em resposta a: #47841

Então o Chevy trabalhou mesmo? Deve estar em muito bom estado, caso contrário os soluços roncais do "não pega " teriam chegado até ao meu balcão rotundesco.
Grande abraço.
Vasco de Gondizalves e Semelhe e Espessande de S. Martinho

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47843 | Pedro França | 16 set 2003 22:15 | Em resposta a: #47839

Caro Lourenço:

Conheci na Figueira da Foz uma família Bessone (Bessone Resendes do Couto, mais exactamente), sendo informação corrente, ao tempo (já lá vão uns bons 20 e tal anos), que a senhora da Casa - ela é que era Bessone -, tinha origem açoreana. Ao trocar a Figª da Foz por Coimbra nunca mais tive contacto com essa família. Na lista telefónica não os detecto. Ainda fui do tempo da viuvez da senhora, mãe de dois filhos (um casal) que são para a minha geração, mas, depois que eles terminaram os estudos, e com a minha vinda para Coimbra, perdi-lhes o rasto.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47882 | aeiou2 | 17 set 2003 11:42 | Em resposta a: #47813

Caro Lourenço
Na Grande Enciclopédia Luso Brasileira ,Vol 4,pág.594,encontrará alguma informação.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47887 | JBdeS | 17 set 2003 11:55 | Em resposta a: #47813

Caro Lourenço,

Há um Gastão Bessone Basto, ligado indirectamente aos Madureira de que já falámos.
Será à família dele que se refere?

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47895 | aeiou2 | 17 set 2003 13:02 | Em resposta a: #47813

Mais uma nota,encontra o casamento dos Pais do 1º visconde de Bessone,Romão Maria Bessone, na base de dados do Guarda-Mór.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Filipe Maria Bessone

#47916 | LCM | 17 set 2003 15:36 | Em resposta a: #47895

Maria Zé

Muito obrigado pelas informações. Este Filipe que procuro poderá ser irmão ou tio do 1º Visconde de Bessone.
Os Bessone Basto são descendentes de uma filha do Visconde.

Abraços
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 08:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen