Rei D. Luiz???? (macabro)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia

Rei D. Luiz???? (macabro)

#47821 | Monigo | 16 set 2003 18:18

Olá

lendo as memórias de Walburga, Lady Paget, Embaixatriz na Corte de Viena em 1889 eu me deparo com o seguinte:
"Foi por volta desta época que o Rei D. Luiz de Portugal morreu. Nós fomos ao Requiem que foi cantado para ele. Pouco tempo depois eu ouvi esta terrível história, que nos chegou via General Ellis, que se encontrava com o Príncipe de Gales em Atenas, para o casamento do Príncipe Herdeiro da Grécia. Eles telegrafaram de Lisboa para o Príncipe dizendo que depois da morte do Rei D. Luiz (ele teve uma agonia prolongada) os médicos iniciaram a autópsia. No primeiro corte o Rei se levantou com um horrível grito tão alto: "Oh, que dor terrível!", mas a ferida era profunda e longa demais para ser curada e os médicos tiveram que usar cloroformo para matar o Rei."
Jesus, o que há de verdade nesta história????
Obrigado
Fonte: "Embassies of Other Days" por Walburga, Lady Paget, página 486
Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Rei D. Luiz???? (macabro)

#47832 | zedonordeste | 16 set 2003 19:22 | Em resposta a: #47821

Sendo assim já vai longa a lista de Reis assassinados. Já agora e apenas por duvidas (nada mais) gostava de saber se o ultimo Rei de Portugal D. Manuel II foi autopsiado e qual a causa da sua morte.

Jose Barreto

Resposta

Link directo:

Morte D. Manuel II

#47850 | Crisfal | 16 set 2003 23:17 | Em resposta a: #47832

Caro José Barreto;
Em relação á primeira questão nada sei, mas em relação á segunda creio que D. Manuel II morreu com o que creio se chamar edema da glote, ou seja uma infecção na garganta que lhe terá provocado a morte creio que por asfixia. Li isto algures, e penso que foi já mencionado em família, já que o meu trisavô era amigo do nosso último (até agora) soberano reinante. Se disse (escrevi)alguma asneira peço desculpa, mas esta é a ideia que tenho acerca da morte do senhor Rei.
Os meus melhores cumprimentos;
Nuno de Souza Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Morte D. Manuel II

#47858 | Pedro França | 16 set 2003 23:53 | Em resposta a: #47850

Caro Nuno:

Também é essa a informação que possuo e que li algures (uma biografia sobre o dito rei). aliás desde muito novo que D. Manuel II padecia de afecções da garganta com alguma frequência.
Espero ter contribuído para o reforço da sua posição.
Um abraço - Sempre - Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Rei D. Luiz???? (macabro)

#47863 | zamot | 17 set 2003 08:25 | Em resposta a: #47821

Caros Amigos

Uma vez que este tema não é calssificado com um quadrado amarelo(Passos Perdidos)penso que o Rodrigo Ortigão não se importará que ajude com o meu esclarecimento estes 2 confrades.

Tenho em meu poder uma carta do meu Bisavô para o meu Avô em que descreve a Morte de SM.
Diagnóstico : Edema da Glote - Critica ainda o Colega Inglês que o assistiu por não ter feito imediatamente uma traqueotemia, que teria seguramente salvo a vida de SM. Para quem não saiba o meu Bisavô - Thomaz de Mello Breyner - era médico de SM. Estava em Lisboa nesse dia.

Confirmo assim o Diagnóstico feito pelo Nuno Souza Falcão, e pelo Pedro França.

Cumprimentos

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Morte D. Manuel II

#47877 | JCC | 17 set 2003 11:04 | Em resposta a: #47850

Como o Zé Tomaz já pode certificar a causa da morte do Sr. D. Manuel II foi um edema da glote.

Creio, todavia, que não se trata de um processo inflamatório mas sim uma reacção alérgica. Hoje em dia quem já teve esta situação deve fazer-se sempre acompanhar de um anti-histamínico injectável para atender a situações de emergência. Provavelmente, naquela época, única actuação era a traquetomia...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Rei D. Luiz???? (macabro)

#47891 | Monigo | 17 set 2003 12:36 | Em resposta a: #47863

Prezado Sr. José Tomaz de Mello Breyner

eu me referia à morte de D. Luiz (1838-1889).

Creio que o senhor se refere a D. Manuel II.

Cumprimentos

Alberto Penna Rodrigues

ps: adquiri as memórias de seu bisavô que aguardo pelos Correios

Resposta

Link directo:

RE: Rei D. Luiz???? (macabro)

#47896 | zamot | 17 set 2003 13:12 | Em resposta a: #47891

Exmo Senhor Penna Rodrigues

Claro que sim refiro-me á Morte do Snr D Manuel em resposta aos outros 2 confrades. Só não respondi à sua questão, porque não encontrei documentação que sei que tenho com a descrição da morte do Sr D. Luis, mas desde já lhe digo que não acredito muito na versão desta Senhora Embaixatriz.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

D. Manuel II

#48004 | zedonordeste | 18 set 2003 14:56 | Em resposta a: #47896

fiquei esclarecido, pois desconhecia a causa da morte de SM D. Manuel II.

José Barreto

Resposta

Link directo:

RE: Morte D. Manuel II

#48006 | JBdeS | 18 set 2003 15:22 | Em resposta a: #47877

Caro João Cordovil Cardoso,

Segundo sei D. Manuel II morreu de uma angina diftérica que provocou o edema da glote.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Rei D. Luiz???? (macabro)

#48709 | Monigo | 28 set 2003 13:53 | Em resposta a: #47896

Olá

acho que matei a charada. No livro de Eduardo de Noronha "Reinado Florescente" de 1928 o autor escreve à página 136 o seguinte:

"Nem sempre os estrangeiros, residentes em Portugal, mesmo os que aqui desempenham funcções oficiais, se teem portado com a correcção exidgida pelos seus cargos....
Para não ser acoimado de exagerado fica registrado este exemplo.
Lady Paget,mulher de um ministro inglês acreditado em Lisboa em 1865, escreveu um livro intitulado "Embaixadas de Outrora". Referindo-se à morte de D. Pedro V (sic) relata o seguinte......"

Então Eduardo de Noronha faz a mesma tradução que eu fiz na primeira mensagem deste tópico. A parte Eduardo de Noronha ter confundido D. Luiz com D. Pedro V (ou Lady Paget ter confundido os dois monarcas) então fica esclarecido que a história da carochinha de Lady Paget ficou imediatamente conhecida em Portugal (Lady Paget publicou o seu livro em meados dos anos 1920) e ela recebeu resposta à altura da sua impertinência....

Alberto

Resposta

Link directo:

Fatalismo Brigantino

#48861 | José | 30 set 2003 16:36 | Em resposta a: #48709

A ser verdadeira a história, passe-se ela com D.Pedro V ou D.Luis I, ela recorda a história da tia-avó destes reis, Maria Isabel, rainha de Espanha, a qual, tendo desmaiado quando entrou em trabalhos de parto, foi dada como morta pelos médicos da corte que a "esquartejaram" sem quaisquer cuidados para conseguirem fazer nascer por cesariana a criança que estava a ponto de dar à luz.

A meio da "operação" a Rainha terá acordado com as dores lancinantes provocadas pelos reais magarefes para vir a morrer pouco depois.

JSPinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen