Morgado de Velude

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Património

Morgado de Velude

#47853 | joseantonioreis | 16 set 2003 23:34

Caros Confrades,

Procuro informações sobre a genealogia ligada ao Morgado de Velude ( livros estudos,etc).
Jose Antonio Reis

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#64547 | Nuno Resende | 09 mai 2004 12:20 | Em resposta a: #47853

Caro José Reis
O único livro que, de alguma forma aborda uma "descendência perdida" dos Morgados de Velude, é o meu próprio - Retratos de Terra e de Família - em cujo houve a co-autoria do Dr. José Cabral Pinto de Resende que nele escreveu sobre uma linha pretensamente ilegítima dos Morgados de Velude.
Além disso, só umas parcas alusões a esta família em monografias locais de Cinfães e de Resende, que poderá adquirir (bem como o meu livro) nas respectivas Câmaras (www.cm-cinfaes.pt / www.cm-resende.pt).
Tenho em minha posse alguma documentação inédita sobre estas família, se precisar de alguma informação em particular, esteja à vontade para me contactar.
Um abraço

Nuno Resende Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#65189 | galvao teles | 17 mai 2004 15:09 | Em resposta a: #47853

Caro José Reis,

Num livro que publiquei em 2000 - "Os Telles de Santa Cruz de Alvarenga" - faço uma breve referência ao morgado de Velude. Pode ser que tenha alguma pista com interesse para o seu estudo.

Com os melhores cumprimentos,
João Bernardo Galvão Teles

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#65392 | joseantonioreis | 19 mai 2004 13:50 | Em resposta a: #64547

Caro Nuno Resende Mendes,

Muito obrigado pela informação. Já pedi o livro.
No entanto pode ser que tenha elementos sobre um meu avô, Francisco Ferraz de Azevedo, Senhor da quinta das Lages e Juiz dos orfãos do Concelho de Benviver.
Prazo no convento de Alpendurada, em 1676 e 1679, (Lv17, Fl.446)
Juíz dos orfãos de Benviver por alvará de 2-5-1642. Lv. 6 fl. 624 a 625v e foi também nomeado inquiridor e contador do concelho de 3-6-1642, lv 5 fl. 136 e 137, natural de Resende
Casou com D. Mariana Zagallo, filha de António Carneiro de Sequeira e de D. Suzana lopes Zagallo, com geração em Sande e Ariz, Bemviver
Um abraço

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#82717 | Fss | 25 jan 2005 19:04 | Em resposta a: #47853

Caros interessados no Morgado de Velude

Estou bastante interessado em conhecer a ligação entre João de Barbedo cc Leonor Cerveira de Melo (herdeira do morgado de Velude) e os Barbedos que viviam em Cinfães nos finais do séc. XVII. A partir do meu pai apenas consigo traçar um linhagem até a um senhor chamado Paulo josé de Barbedo cc Maria Cardoso que vivia em Cinfães por volta de 1680.
Tenho também especial interesse em saber se foi atribuida alguma carta de brasão de armas a algum membro da familia Barbedo.
Agradeço qualquer informação.

Antecipadamente agradecido

Frederico de Almeida Garrett Soares-Silva

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#82722 | aburma | 25 jan 2005 19:38 | Em resposta a: #82717

Caro Frederico Soares-Silva,

De CBAs atribuídas a Barbedos não encontro qualquer referência, tanto em Sanches de Baena como nos recentes trabalhos de Nuno Borrego.

Estes Barbedo são mencionados em Felgueiras Gaio, creio que no título de Cardosos, dado o casamento do 5º Morgado de Velude, João Barbedo de Melo FCR, com Bárbara Cardoso, dos Cardosos da Honra do mesmo nome, em Resende. Este João Barbedo de Melo era neto materno do casal por si referido, João de Barbedo e Leonor Cerveira de Melo.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#82724 | Fss | 25 jan 2005 19:51 | Em resposta a: #82722

Caro Alexandre Burmester,

Muito obrigado pela informação e pela resposta rápida.
Se mais algum confrade tiver mais alguma informação, é sempre bem vinda!

Os meus cumprimentos

Frederico Soares-Silva

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#88207 | cp | 10 abr 2005 18:29 | Em resposta a: #64547

Caro Nuno Resende
sabe por acaso alguma coisa sobre a descendência dos Morgados de Velude, na Vila das Caldas de Aregos, Resende, que refere F.Gaio:
Luis de Melo, pai de:
José de Melo, médico

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#91142 | cp | 17 mai 2005 17:55 | Em resposta a: #47853

Caro José António Reis,
Existe um manuscrito de 1733, de Frei Teodoro de Melo "Nobiliário particular dos morgados de Velude e Colégio de Baeta", cujo original julgo que é pertença de um Sr. Macário de Castro, e que vem reproduzido noutro manuscrito "Miscelânea genealógica" existente na secção de manuscritos e reservados da Biblioteca Municipal do Porto, em 7 volumes com as seguintes colocações: Ms287 a Ms293.
No titulo de PINTOS, §112 e §187, do Felgueiras Gayo também vem reproduzida esta genealogia.
Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#94568 | cp | 28 jun 2005 12:35 | Em resposta a: #91142

genealogia dos Morgados de Velude:

1º Morgado - MARTIM VASQUES DE MATOS,
filho de VASCO ESTEVES DE MATOS, instituidor do Morgado, FCR, senhor da Coutada de Sanguinhedo e de MADALENA GIL, filha de RUY GIL, FCR, casou com ISABEL CERVEIRA DE MELO, filha de PEDRO LOPES PINTO e de ISABEL CERVEIRA, Senhora da Honra de Paramos.

2º Morgado - JOÃO DE BARBEDO,
FCR, filho de DIOGO ALVARES DE MONTERROIO e sua mulher SENHORINHA GONÇALVES DE BARBEDO, por casamento com LEONOR CERVEIRA DE MELO filha herdeira dos anteriores.

3º Morgado- JOÃO DE BARBEDO, o moço
filho dos anteriores, faleceu em 1483 s.g.

4º Morgado -ALVARO DIAS HOMEM,
FCR, Senhor da Casa do Ribeiro (Resende), por casamento com ISABEL CERVEIRA DE MELO, irmã do anterior.

5º Morgado - JOÃO BARBEDO DE MELO,
FCR, filho dos anteriores, casou com BARBARA CARDOSO, filha de AZUIL CARDOSO, Senhor da Casa e Morgado de Cardoso e sua mulher ISABEL DA FONSECA.

6º Morgado - ALVARO CARDOSO DE MELO,
FCR, filho dos anteriores, casou com CATARINA MALHEIRO, irmã do Bispo D. PEDRO DIAS MALHEIRO filhos de LOPO DIAS MALHEIRO e sua mulher BRITES ALVARES (ou Annes, ou Constança Afonso).

7º Morgado - HEITOR CARDOSO DE MELO,
FCR, filho dos anteriores, Sr. do Morgado da Baeta, (que passou a estar junto ao de Vellude), casou com ISABEL COLAÇO DE SOUSA, filha H. de GIL ANNES COLAÇO DE SOUSA, Sr. da Quinta de Semelião (Resende).

8º Morgado - LUIS CARDOSO DE MELO,
FCR, filho dos anteriores, casou com JULIANA CARNEIRO DE SEQUEIRA PINTO filha de BALTAZAR SEQUEIRA COELHO e sua mulher ISABEL CARNEIRO.

9º Morgado - ANTONIO CARNEIRO DE MELO,
Capitão Mor de Resende, filho dos anteriores, casou com sua prima MARIA DE SEQUEIRA filha de MELCHIOR DE SEQUEIRA CARNEIRO e sua mulher ISABEL VIEIRA CARDOSO.

10º Morgado - MANUEL CARNEIRO DE MELO,
familiar do Stº Ofício, filho dos anteriores, casou com CECÍLIA DE MIRANDA DE VASCONCELOS filha de ANTONIO BOTELHO DE CARVALHO e sua mulher MARIA MIRANDA DE VASCONCELOS.

11º Morgado - LUIS CARNEIRO DE MELO E VASCONCELOS,
Licenciado por Coimbra, filho dos anteriores, casou com LUIZA CLARA DE MELO E MENEZES, filha de LUIS DE MELO DA SILVA, Sr. da Casa de Porto de Rey, Capitão Mor e Sr. dos direitos reais de S.Martinho de Mouros, Cav. da Ordem de Cristo, e de sua mulher MARIA CLARA DE CARVALHO E ABREU.

12º Morgado - DOROTHEA JOAQUINA DE MELO,
filha herdeira dos anteriores, por morte de seus irmãos, casou com JOÃO RIBEIRO FERREIRA DE LEMOS, FCR, Desembargador da Suplicação, Juiz da Coroa, Cavº do Hábito de Cristo, filho de JOÃO RIBEIRO FERREIRA DE LEMOS e sua mulher JOANA DE VASCONCELOS.

" in Felgueiras Gayo ttº Pintos §187 e 112"

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#94598 | cp | 28 jun 2005 17:51 | Em resposta a: #65392

Caro José António Reis

- Mariana Zagallo, casada com Francisco Ferraz de Azevedo, filha de:
- António Carneiro de Sequeira casado com Susana Lopes Zagallo, filho de:
- Manuel de Sequeira Carneiro; casado com Barbara Cardoso filha de Diogo Cardoso de Melo (2º filho do 5º Morgado de Velude João Barbedo de Melo) e de sua mulher Felipa Vieira da Siva( filha de Clemente Vieira, Morgado do Ribeiro (Benviver) e de sua mulher Polonea Pires da Silva; filho de:
- Baltazar de Sequeira Coelho; e sua 2ª mulher Isabel Carneiro, de Vila do Conde, filha de Gomes Carneiro ou João Annes Carneiro e neta de Gil Carneiro; filho de:
- Lopo de Sequeira, casado com Leonor Coelho de Macedo filha de João Coelho de Macedo e sua mulher Isabel Soares Cardoso Srs. das Qtªs de Cavoucos e Pinheiro (Carquere) ; viveu na Qtª de de Corugeiras no ano de 1505, freguesia de Resende, era filho de :
-João de Sequeira, ( segundo Carneiro) 2º marido de Isabel Pinto, filha de Alvaro Pinto Pereira, filho segundo a melhor opinião de Ayres Pinto, Sr. de Ferreiros e Tendais e sua mulher Constança Rz Pereira, e de sua mulher Maria Rodrigues da Fonseca filha de Estevão Rz da Fonseca, neta paterna de Vasco Fz Coutinho.

(in Felgueras Gayo ttº Pintos § 120,119,100,21e 17)
um abraço

Manuel Calejo Pires
-

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#94705 | Marco | 29 jun 2005 22:09 | Em resposta a: #94568

Caro Manuel Calejo Pires,

Obrigado pela informação!
É que descendo destes Pintos, pela minha avó D. Mariana Zagala, casada com Francisco Ferraz de Azevedo, de Sande, Marco de Canaveses.
Um abraço

José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#107513 | Marco | 17 dez 2005 09:55 | Em resposta a: #64547

Caro Nuno Resende Mendes,

Recebi este e-mail da Câmara de Resende:
----------------------------------------------------------------------------------------------
Ex.mo Senhor:

Gostariamos de o ajudar a adquirir o livro "Retratos de Terra e de Família" da autoria de Nuno Resende Mendes, mas tal torna-se impossível pois desconhecemos o livro, bem como onde o poderá adquirir. Pelo facto pedimos desculpa...

Com os melhors cumprimentos,

Carla Silva
(Gabinete de Comunicação e Imagem)
----------------------------------------------------------------------------------------------

Será possivel indicar-me um e-mail para falar consigo sobre estes assuntos de Pintos e Sequeiras daquela zona, sem "intermediários"?

Um abraço

José António Reis
Porto

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#107515 | nresende | 17 dez 2005 10:36 | Em resposta a: #107513

Caro José António Reis

Parece ter havido aí uma confusão, pois o livro vende-se na Câmara Municipal de Cinfães e não de Resende!

E quanto ao meu email, esteja à vontade para me contactar pelo
nuno ponto resende arroba zmail ponto pt

Cumprimentos

Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#107521 | aburma | 17 dez 2005 12:22 | Em resposta a: #107513

Caro José António,

Permita-me a interferência, mas tenho visto o livro na "Esquina", onde será decerto para si mais fácil adquiri-lo que na Câmara de Cinfães.

Um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Morgado de Velude

#107594 | joseantonioreis | 18 dez 2005 12:53 | Em resposta a: #107521

Caro Alexandre,

Obrigado!
Conhece mais fontes sobre esta zona de Cinfães e Resende?
um abraço

José António Reis

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422715 | MSS | 26 mar 2020 11:10 | Em resposta a: #82717

Caro Fss,

Existe uma Carta de Brasão atribuída a André Soares de Carvalho ( https://geneall.net/pt/nome/279191/andre-soares-de-carvalho/ ), a 16.07.1577 de Carvalho; Cunha; Barbosa; e Barbedo. A mãe de André Soares de Carvalho era neta materna dos 2ºs Morgados de Velude.
André Soares de Carvalho foi meu 15º Avô.

Cumprimentos,

MSS

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422841 | DSD | 01 abr 2020 17:31 | Em resposta a: #47853

PREZADO SENHOR MISS,

PREZADO SENHOR MISS
Num velho Manuscrito Familiar, encontro uma referencia ao 1º MORGADO DE VELUDE -que transcrevo. " Dª CATARINA MALHO já contemplada no nº 8º, filha do supra Senhor LOPO DIAS MALHEIRO e de sua mulher Dª Constança Affonso, casada com ALVARO CARDOSO DE MELO, já tambem contemplado, neto de Azmilo Cardoso, leGÍtimos descendentes da CASA DE CARDOSO, Solar em S. Martinho de Moiros.Houverão filhos:
§ 10- HEITOR CARDOSO DE MELLO, 1º Morgado de VELLUDE
Muito grato lhe ficaria se existe alguma ligação familiar entre este meu 1º MORGADO DE VELUDE e o seu 2º MORGADO DE VELUDE.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422852 | MSS | 02 abr 2020 15:59 | Em resposta a: #422841

Caro confrade Miguel de Valdevez,

Heitor Cardoso de Melo, segundo consta, foi 7º morgado de Velude e não 1º. Os nomes dos seus pais estão correctos, mas o seu pai, Álvaro Cardoso de Melo (neto materno de Azuil Cardoso e casado com Catarina Malheiro) foi 6º morgado de Velude e bisneto dos 2ºs morgados de Velude - João de Barbedo e Leonor Cerveira de Melo -, de quem eu descendo.

Os meus cumprimentos,
MSS

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422854 | DSD | 02 abr 2020 17:54 | Em resposta a: #47853

Presado Senhor MSS,

Agradeço a informação e rectificação, admitindo que fosse leitura errada minha do manuscrito, a referência primeiro, quando devia ser sétimo Morgado de Veludo.

Concluo pela conjugação do manuscrito com a informação recebida, que o meu e o seu antepassado estavam ligados à Casa da Lagariça.

Com os Melhores Cumprimentos,

Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422858 | cp | 02 abr 2020 18:29 | Em resposta a: #422854

Apesar de serem da mesma região, concelhos de Resende e de Cinfães, desconheço essa ligação dos morgados de Velude à casa da Lagariça.
Há algumas ligações, mas muito remotas, como é o caso do meu 5 avô, José Pinto de Macedo e Menezes, descendente do 7 morgado de Velude, casado com a minha 5 avó Francisca Inácia Pinto Machado da Torre, descendente da casa da Lagariça.

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422883 | MSS | 03 abr 2020 14:22 | Em resposta a: #422854

Caro parente Miguel de Valdevez,

Desconheço a ligação dos 2ºs Morgados de Velude à Casa da Lagariça. A varonia da mãe da 2ª morgada (Isabel Cerveira de Melo, mulher do 1º morgado de Velude) era de facto Pinto. Mas dos Pintos da Torre da Chã, não creio que dos da Casa da Lagariça.

Cumprimentos,

MSS

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422909 | DSD | 04 abr 2020 13:13 | Em resposta a: #47853

r mim mencionado Manuscrito FAMILIAR, que transcrevo com algumas defiencias de leitura, designadamente a que refere MIGUEL, creio ser o MANUEL ANTECEDENTEMENTE REFERIDO.
" Dª BARBORA MALHEIRO DE MELLO que casou com DIOGO GONÇALVES , filho de Gonçalo Martins e de sua mulher Dª Isabel F.es da CASA DA LAGARIÇA, concº de Aregos.Houverão filhos
§ 11 – Dª(ilegível Gracia?) MALH.o DE MELLO que casou com D.os MANUEL de Nogueira, frguesia de S.Cyprianno e filho Manuel Pires e de sua mulher Dª Anna Gonsalves moradores na CASA DO PEREIRO DE NOGUEIRA, mesmo concº de Aregos.Houverão filhos:
GASPAR MALHo DE MELLO de que descendem OS MALHEIROS.
§ 12 –MANUEL MALH.o DE BARBEDO, sem geração
Dª AGUEDA MALH.o DE MELLO que seguremos
Este Miguel Malh.o de Mello casou com Dª Franc.ca P.to MACHADO e FON.ca, filha de Jorge P.to Machado legitimo descendente da CASA DOS P.tos DA LAGARIÇA e Cpão Mor de Aregos e de sa mulher Dª Cattarina Cardoso.Houverão filhos.
§ 13 – M.el MALHEIRO, que faleceu Cap.am Governador de uma Fortaleza da India.
Dª BERNARDA MALH.o … que descende da CASA DE FORNELLOS.
LUIZ MALH.o DE MELLO que casou com MARIA DE CARV.o filha de Domingos de Carv.o COUTINHO e de Dª CATTARINA DIAS P.to, houverão os filhos
FRAN.CO malh.O , sem geração"
Não sei se estes elementos podem ajudar
Peço desculpa de alguns erros ortográficos, pois de momento apenas me posso socorrer da mão esquerda.
Com os melhores cumprimentos e agradecimentos pela sua amável resposta
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422915 | DSD | 04 abr 2020 15:27 | Em resposta a: #422883

Peço desculpa da omissão do in´cio da minha msg, que diz."Prezado Senhor mss
A minha referencia e ligação á Casa da Lagariça baseia-se na passagem, que a seguir transcrevo do já por "

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422917 | DSD | 04 abr 2020 15:33 | Em resposta a: #422858

Agradeço a leitura e comentários a minha msg de hoje a MSS.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422928 | cp | 04 abr 2020 17:27 | Em resposta a: #422909

Caro Miguel de Valdevez

O seu manuscrito confere em quase tudo com o que consta no NFP de Felgueiras Gayo:
- Barbara Malheiro, filha do 6º Morgado de Velude, Alvaro Cardoso de Melo e de sua mulher Ana Malheiro (meus 13ºs avós), casou com Diogo Gonçalves, o Manteigas, filho de Gonçalo Martins (morador na Lagariça) e de Isabel Fernandes, e tiveram, entre outros:
- Grácia Malheiro que casou com Domingos Manuel, filho de Manuel Pires e sua mulher Ana Gonçalves, do lugar de Nogueira, concelho de Aregos, onde viveram, e tiveram, entre outros:
- Miguel Malheiro de Melo que casou com Francisca Pinto da Fonseca, filha de Jorge Pinto da Fonseca e de sua mulher Catarina Cardoso, neta de Gonçalo Pinto, sargento mor de Aregos, e bisneta de João Pinto, Senhor da Casa da Torre da Lagariça e capitão mor de Aregos, e tiveram, entre outros:
- Luiz Malheiro de Melo que casou com Maria de Carvalho e tiveram filhos sem geração.
- Bernarda Malheiro (não consta qualquer ligação à casa de Fornelos)

Sou um curioso (amador) com tudo o que se relacione com a Casa da Lagariça e com os Morgados de Velude.
Se tiver a amabilidade de me enviar uma cópia do seu manuscrito ficar-lhe-ia muito grato.
com os melhores cumprimentos
Manuel Calejo Pires

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422948 | google | 05 abr 2020 15:16 | Em resposta a: #47853

Boa tarde a todos
No anuario da Nobreza Tomo III pgs 442-446 consta um historial desta familia.
Conclui ser seu representante Macário de Castro, da Casa das Brolhas em Lamego.
Cumprimentos

Luis

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422950 | DSD | 05 abr 2020 16:30 | Em resposta a: #47853

Prezado luís
google
• É, para mim, de muito interesse a sua msg, pois conheci e convivi com a SENHORA DONA Maria Cândida Guimarães de Castro * 18.09.1931 e seu marido
Fernando Mário Flores da Costa Reis,tendo a mãe deste sido minha vizinha, que muito estimei e tive a honra de privar.
Razão pela qual grato lhe ficaria se pudesse pormenorizar o parentesco daquela Senhora com MACÁRIO DE CASTRO, que refere ,uma vez que encontrei vários com esse nome e, entre eles um nascido em 1859 e outro em 1929.
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422966 | google | 06 abr 2020 14:51 | Em resposta a: #422950

Maria Cândida é irmã de Macario, que é. Primo direito da Minha Mae

Cumprimentos
L

Resposta

Link directo:

Morgado de Velude

#422975 | DSD | 06 abr 2020 17:56 | Em resposta a: #47853

Prezado Luís
Muito grato pelo esclarecimento.
Tem mais elementos úteis, que possa facultar, sobre a relação entre as duas Casas. Torre da Lagariça e das Brolhas?
Com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 17:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen