Familia Leite Fernandes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Leite Fernandes

#47908 | freimac | 17 set 2003 14:31

Colegas,
Estou interessado em dados sobre a Familia Leite Fernandes, cujo membro José Leite Fernandes casou-se com Joanna Emilia Leixeira Leite, cujo casal teve o filho José Leite Fernandes Junior, que foi batisado por volta de 1860/1861 na Freguesia de Jugueiros, Bispado de Braga.
Grato por eventuais informações. Responder para o Forum.
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#47965 | JMSA | 18 set 2003 00:15 | Em resposta a: #47908

Caro Confrade
António Leite Fernandes Carvalhal era casado com uma Tia minha que se chamava Alice de Amarante Romariz e eram donos da Quinta do Assento, em Jugueiros, Felgueiras. Muito provavelmente, o casal que refere seriam Pais ou Tios deste meu Tio, tendo em conta as datas que indicou. Espero que esta informação possa de alguma maneira dar alguma pista para as suas buscas.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#48008 | freimac | 18 set 2003 15:34 | Em resposta a: #47965

Caro Confrade JMSA
Suas informações são preciosas e surpreendentes.No processo de casamento de José Leite Fernandes Junior, meu avô materno, que se casou no Rio de Janeiro, é citado, como irmão dele, Antonio Leite Fernandes Carvalhal.
Carvalhal era o nome de uma importante casa comercial importadora no Rio de Janeiro, no inicio do seculo XX.
Antonio Pereira Pinto Carvalhal foi o declarante da certidão de obito de José Leite Fernandes Junior, meu avô, falecido no Rio de Janeiro em 30.03.1920.Infelizmente, o contato entre Carvalhal e Leite Fernandes noBrasil ficou perdido durante o seculo XX.
Agradecendo suas informações, desejanria continuar contato com o confrade para avançar na minha pesquiza.
Como poderemos saber se José Leite Fernandes Junior e Antonio Leite Fernandes Carvalhal eram irmãos?
Cumprimentos
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#48026 | JMSA | 18 set 2003 18:20 | Em resposta a: #48008

Caro Confrade
Embora sem ter a certeza absoluta, penso ter a resposta para a pergunta que me faz. Tenho o testamento do meu bisavô e nele acho que vêm identicados o nome completo dos genros e das noras assim como o nome de cada um dos Pais. No entanto este testamento está numa casa que tenho fora de Lisboa e só dentro de algumas semanas voltarei lá. Nessa altura terei todo o gosto em ver esta informação. Sei, por outro lado que este casamento da minha Tia Alice foi, como tantos outros na época, "combinado" pelos Pais e que ela casou muito nova, senão me engano com 15 ou 16 anos!
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#48028 | JMSA | 18 set 2003 18:26 | Em resposta a: #48008

Esqueci-me de referir que há uma enorme possibilidade de estarmos a falar da mesma familia porque a minha Tia Alice (Babe, para a familia), nasceu no Rio de Janeiro e era filha de Pai Português e de Mãe Brasileira. Era irmã da minha Avó materna.
Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#48050 | freimac | 19 set 2003 13:36 | Em resposta a: #47908

Confrade JMSA
Agradeço suas informações, e com isto vamos progredindo na pesquiza. Interessante observar que o nome ALICE tambem está na minha familia. José Leite Fernandes Junior, português, meu avô materno, casou-se no Rio de Janeiro, com Joaquina da Costa Bastos, brasileira, filha de portugeses.Do casal José-Joaquina nasceu Alice Leite Fernandes, minha mãi,em 1905, falecida em 1992.Manteremos contato para proximas questões sobre o assunto.
Agradecido. Cumprimentos.
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#50199 | freimac | 22 out 2003 13:11 | Em resposta a: #47908

Caro confrade JMSA,
Tenho a satisfação de lhe transmitir os seguintes dados que colhi no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
Antonio Leite Fernandes Carvalhal, filho de José Leite Fernandes e de Joanna Emilia Teixeira, com 36 anos, solteiro, natural de `Portugal, residente à Rua S.Pedro, 116 (Rio de Janeiro), comeerciante, casou-se em 14.09.1904 com D.Alice de Amarante Romariz, filha de José da Rocha Romariz e de D. Eliza Candida do Amarante Romariz, com 16 anos, natural do Rio de janeiro, residente à Rua Cosme Velho, 43.
Sendo assim, Antonio Leite Fernandes Carvalhal, irmão de José Leite Fernandes Junior, é meu tio-avô materno, coforme mensagens anteriores.
Espero contar com sua atenão, afim de prosseguir nas pesquizas. Alem disso, possuo algumas fotos em que não identifico as pessoas. Poderia envia-las, para eventual identificação.
Cumprimentos,
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Arquivo Nacional do Rio de Janeiro

#50221 | Vasco Jácome | 22 out 2003 16:13 | Em resposta a: #50199

Caro Carlos Machado

Infelizmente não posso ser útil na sua pesquisa, bem antes pelo contrário, venho-lhe colocar uma questão: nesse Arquivo Nacional do Rio de Janeiro é que estão guardados os livros paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos) do Rio de Janeiro?
Se não, há algum local onde esteja guardada esta documentação? Estou interessado no séc. XIX.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#50241 | JMSA | 22 out 2003 18:59 | Em resposta a: #50199

Caro Confrade Carlos Machado

Fico contente com a sua mensagem e com a confirmação das nossas suspeitas. Por coincidência, ia enviar-lhe esta semana uma mensagem, confirmando os nomes dos Pais do Tio António Carvalhal que são exactamente os que indica. Diga-me o que pretende saber, pois através da minha Mãe posso tentar obter mais informações. Para já o que lhe posso adiantar é que a Tia Alice e o Tio António tiveram uma filha que se chamava Aryte Isabel Romariz Carvalhal casada com Manuel Teixeira Leite Lobo (médico, natural também de Jugueiros). Tiveram uma única filha (não me recordo agora do nome) que morreu há cerca de 4 anos sem descendência. Toda a vida viveram na Quinta do Assento, em Jugueiros, Felgueiras, e lembro-me de em criança ter lá ido uma vez. Aliás há uma nota curiosa: eles eram donos de 2 quintas ao lado uma da outra, calculo que uma do lado Fern.Leite Carvalhal e outra TeixªLeite Lobo e que habitavam umas das casas e a outra estava completamente fechada, parecendo uma "casa-fantasma"! Não faço ideia a quem terá ido parar estas quintas, pois com a morte da única filha e sem herdeiros, deixou de haver descendência directa.
Se não for muito incómodo para si vou pedir-lhe o seguinte favor:
Ando á procura de um assento de casamento dos meus Trisavós, António José Monteiro de Amarante e de D.Maria da Glória de Azevedo(Avós da minha Avó e da Tia Alice) que se realizou no Rio de Janeiro em 1837, na freguesia de São José (Livro 5 -42v). Segundo informação que me deram, parece que está no Arquivo da Cúria Metropolitana do RJ. Ora bem, tentei por várias vezes telefonar para lá mas em vão, por outro lado não sei quanto custa a fotocópia do assento e em que moeda posso pagar (calculo que não aceitem Euros) o que torna muito dificil aqui de Portugal fazer este pedido. Será que me podia ajudar, informando-me qual a melhor maneira para obter este assento?
Quanto ás fotografias, sei perfeitamente identificar os Tios, pois temos várias fotografias deles e por sinal a minha Tia Alice era uma muito bonita. Tenho todo o gosto em ajudá-lo na identificação. Se quiser envie-me o seu endereço electrónico para combinarmos a melhor maneira de o fazer.
Fico a aguardar as suas noticias
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#50268 | freimac | 23 out 2003 12:14 | Em resposta a: #50241

Caro Confrade JMSA,
Felizmente vamos dando prosseguimento às nossas pesquizas, o que não é tarefa facil, decorrido mais de um seculo dos fatos!
Antes de mais nada respondo-lhe ao seu pedido.Não terei a menor dificuldade em ir à Curia Metropolitana, e copiar o assento do casamento de seus trisavós, uma vez que me deu a freguesia e o livro. É trabalho que faço frequentemente. Esclareço-lhe porem, que a certidão ou copia oficial daquele documento, emitido pela Curia demorará um pouco, porque eles estão atualizando todo o Arquivo e digitalizando. Por isso, para adiantar, eu lhe enviarei pela internet o texto do assentamento que eu mesmo copiarei do livro. Para isto, precisarei de seu endereço eletronico ou residencia. Quando eu obtiver o documento da Curia, eu mesmo providenciarei os custos. Não se preocupe.
Vou preparar as fotos pára lhe enviar pelo correio. Para isto, necessitarei mais adiante de seu endereço.
O meu endereço eletronico é o seguinte:
engmac@infolink.com.br
Voltarei a lhe dar mais detalhes sobre o que desejo de sua ajuda para completar o meu conhecimento sobre aqueles meus antepassados portugueses.
Cordialmente
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo Nacional do Rio de Janeiro

#50269 | freimac | 23 out 2003 12:24 | Em resposta a: #50221

Caro confrade Vasco Jácome,
Os livros paroquiais (batismos e casamentos ) estão na Curia Metropolitana do Rio de Janeiro.
Os obitos estão na Santa Casa de Misericordia do Rio de Janeiro. No Arquivo Nacional do Rio existem processos de habilitação de casamento a partir de 1890. Com o nome das pessoas, pode-se tambem consultar o Aruivo do Colegio Brasileiro de Genealogia Uma vez encontrado o nome, fornece elementos para se pesquizar na Curia.
Creio ter repondido, pelo menos em parte, suas questões, e ficando a sua disposição.receba meus cumprimentos.
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

Carneiros da Silva

#50281 | Vasco Jácome | 23 out 2003 15:41 | Em resposta a: #50269

Caro Carlos Machado

Muito lhe agradeço essas informações.
A minha pergunta prende-se com um problema genealógico que ando a tentar resolver há anos e que tem a ver um com costado meu daí. Inclusivamente, abri aqui um tópico sobre o assunto:

CARNEIROS DA SILVA, de São Paulo e Rio de Janeiro
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=928

Qualquer ajuda é bem vinda.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Carneiros da Silva

#50320 | freimac | 24 out 2003 12:53 | Em resposta a: #50281

Caro confrada Vasco Jácome
Caso eu venha obter dados sobre os Carneiros da Silva não deixarei de repassa-los ao confrade.Terei prazer em ajuda-lo.
Cordialmente
Carlos Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264088 | Junior/Brasil | 18 out 2010 23:56 | Em resposta a: #48026

Meu caro JMSA. Desculpe-me a intromissão, mas não posso deixar a oportunidade passar em branco. Meu nome é Jose Leite Fernandes Júnior, sou brasileiro, moro na cidade de Queluz estado de São Paulo - Brasil, sou filho de José Leite Fernandes, e meus avô paterno é Joaquim Leite Fernandes, nascido em Felgueiras Portugal (+ ou - em 1876) filho de Theresa Leite Fernandes (Não sei se somos parentes, nasci em 1966 e acredite estou vivo) e li no fórum que você tem um documento onde costa nomes de parentes seus. Para saber se não se trata de uma coincidência, teria como verificar se o nome de meu avô ou minha bisavó consta neste ou em outro documento conhecido? Contando com valiosa colaboração, desde já agradeço a gentileza.

José L. Fernandes Júnior

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264098 | JMSA | 19 out 2010 12:47 | Em resposta a: #264088

Caro Confrade,
Infelizmente não sou a pessoa certa para responder à sua questão porque a minha ligação aos Leite Fernandes é pelo casamento de uma Tia-Avó minha. De qualquer forma já avisei o autor do livro que trata desta família e que também é ferquentador deste forum. Penso que brevemente terá notícias dele aqui.
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264110 | Junior/Brasil | 19 out 2010 18:29 | Em resposta a: #264098

Sua ajuda está sendo muito valiosa; Agradeço a boa vontade e coloco-me a disposição, quando e se necessário.
José L. Fernandes Júnior

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264112 | freimac | 19 out 2010 18:46 | Em resposta a: #264088

Prezado Confrade José L. Fernandes Junior,

Meus ascendentes na Familia Leite Fernandes de Felgueiras são: José Leite Fernandes, nascido cerca de 1830, meu bisavô materno, casado com Joanna Emilia Teixeira Leite, pai de José Leite Fernandes Junior, nascido em 1861, meu avô materno, casado com Joaquina Costa Bastos, ambos da freguesia de Jugueiros, concelho de Felgueiras - Portugal.

Nos meus assentos consta o nome de Joaquim Leite Fernandes nascido em 1859, irmão de meu avô José Leite Fernandes Junior.

Seria interessante progredir nesta pesquisa, porque ha dados muito coincidentes e de mesma origem, Felgueiras, onde os Leite Fernandes viveram por muitas decadas nos seculos XVIII e XIX.

Aguardando seus comentarios sobre o assunto, receba meu cordial abraço.

Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264232 | Junior/Brasil | 22 out 2010 18:33 | Em resposta a: #264112

Meu caro Carlos Freire Machado,

É com grande alegria que recebemos o seu e-mail. Desculpe-me pela demora para responder, é que estava garimpando com familiares alguns documentos de meu avô Joaquim. Até agora não achei nenhum documento que diga respeito ao nome de parentes dele em Portugal alem é claro do pai e da mãe dele (José Pereira Leite e Tereza Leite Fernandes). Pelo que era contado pelos meus tios, meu avô teria saído de Portugal com 15 anos e nunca mais retornou. O único contato era por cartas ou com seu irmão Arthur Leite Fernandes que alguns anos depois veio morar no Rio de Janeiro e depois aqui em Queluz, onde morreu, + / - em 1961.

Entre os documentos que consegui esta o titulo de eleitor tirado em 1933 onde consta como local de nascimento Junqueiros ao invés de Juqueiros, Portugal e o certificado de naturalização dele obtido em 31 de janeiro de 1944 assinado pelo presidente da república Getulio Vargas. Embora os documentos sejam os originais, existe uma diferença entre o ano de nascimento: consta no titulo o ano de 1879, e no certificado de naturalização o ano de 1879.

Caso queira posso te mandar cópia destes documentos

Em 1932 teve a revolução constitucionalista e Queluz era o fronte de batalha onde morreram varias pessoas. Para o cidadão comum era correr ou morrer. Meu avô mudou-se para São Paulo com a família deixando tudo para trás. Muita coisa se perdeu. Entre elas uma carta de meados dos anos 20 onde informava a morte de sua mãe.
.

Vou continuar meu garimpo, sei que meu avô tinha uma bíblia onde registrava o nome dos filhos quando nascia; espero que constem nomes dos irmãos dele. Tentarei fazer contato com os netos do tio Arthur no Rio de Janeiro e ver se consigo outras informações com eles.

Um abraço e até breve

José Leite Fernandes Júnior

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264234 | Junior/Brasil | 22 out 2010 18:39 | Em resposta a: #264232

Errata: no titulo de eleitor consta o ano de 1879 e no certificado de naturalização 1878

José Leite Fernandes Júnior

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264308 | Junior/Brasil | 24 out 2010 21:39 | Em resposta a: #264112

Caro colega

No dia 22 de outubro de 2010, enviei resposta ao seu e-mail. Ocorre que recebi de volta todos os que havia enviado. Alem do mais, digitei alguns erros e por isto estou re-enviando. Por favor, desconsidere o outro e-mail (caso tenha recebido).

É com grande alegria que recebemos o seu e-mail. Desculpe-me pela demora para responder, é que estava garimpando com familiares alguns documentos de meu avô Joaquim. Até agora não achei nenhum documento que diga respeito ao nome de parentes dele em Portugal, alem é claro do pai e da mãe dele (José Pereira Leite e Tereza Leite Fernandes). Pelo que era contado pelos meus tios, meu avô teria saído de Portugal com 15 anos e nunca mais retornou. O único contato era por cartas ou com seu irmão Arthur Leite Fernandes, que alguns anos depois veio morar no Rio de Janeiro e depois aqui em Queluz, onde morreu (+ / - em 1961).

Entre os documentos que consegui, está o titulo de eleitor tirado em 1933 onde consta como local de nascimento Jungueiros, ao invés de Jugueiros, Portugal e o certificado de naturalização dele obtido em 31 de janeiro de 1944 assinado pelo presidente da república Getulio Vargas. Embora os documentos sejam os originais, existe uma diferença entre o ano de nascimento: consta no titulo o ano de 1879, e no certificado de naturalização o ano de 1878.

Caso queira posso te mandar cópia destes documentos.

Em 1932 teve a revolução constitucionalista e Queluz era o fronte de batalha onde morreram varias pessoas. Para o cidadão comum era correr ou morrer. Meu avô mudou-se para São Paulo com a família deixando tudo para trás. Muita coisa se perdeu. Entre elas uma carta de meados dos anos 20 onde informava a morte de sua mãe.
.

Vou continuar meu garimpo, sei que meu avô tinha uma bíblia onde registrava o nome dos filhos quando nascia; espero que constem nomes dos irmãos dele. Tentarei fazer contato com os netos do tio Arthur no Rio de Janeiro e ver se consigo outras informações com eles.

Um abraço e até breve

José Leite Fernandes Júnior

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#264466 | freimac | 27 out 2010 13:33 | Em resposta a: #264308

Caro Colega José Leite Fernandes Jr.

Parece-me que as origens de nossas familias sejam as mesmas, devido aos nomes e sobrenomes que ocorrem, bem como ao local, Jugueiros-Felgueiras - Pt.

Entretanto, creio que os ramos não devem ser comuns, mas se tratar de colaterais.

Sendo assim, ha necessidade de se pesquisar na freguesia de Jugueiros os assentos de batismo e de casamento de Joaquim Leite Fernandes, seu avô, nos quais podem constar os nomes dos pais e dos avós, paternos e maternos dele.

Como você deve saber, a pesquisa poderá ser feita diretamente ao Arquivo Distrital do Porto (PT), ou nos microfilmes numa igrejados Mormons.

Não percamos a esperança, vamos progredir nas pesquisas. Genealogia éisto.

Abraço
Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Leite Fernandes

#293639 | assisarq | 30 dez 2011 11:31 | Em resposta a: #264466

Caro senhor,

Antes de mais vou-me apresentar. Efectivamente sou bisneto de Manuel Leite Fernandes Carvalhal, Neto de Acílio Leandro Carvalhal, filho de Maria Manuela Seabra Carvalhal Assis.
O meu nome é Ângelo Manuel Carvalhal Assis de Morais Sarmento.
Estou a fazer uma pesquisa sobre a minha ascendência, pelo que achei surpreendente o fórum do Genall.net no qual faz menção a pessoas que conheci pessoalmente. Nomeadamente a minha tia Arite (filha de António e Alice) e minha prima Yara.
Para mais esclarecimentos estou disponível.
Um bom ano de 2012.

Resposta

Link directo:

Familia Leite Fernandes

#360305 | Paula Leite Fernande | 09 ago 2015 14:07 | Em resposta a: #264308

Bom dia. Eu sou portuguesa e também sou Leite Fernandes e o meu avô também é de Jugueiros
Encontrei um documento na net que fala da firma constituída por Francisco Coelho Leite Fernandes que é meu Bisavô.

Resposta

Link directo:

Familia Leite Fernandes

#373932 | Pascal M Pereira | 19 set 2016 16:59 | Em resposta a: #360305

Cara Paula, seria o seu Bisavô filho de José Leite Fernandes e de Joana Emília Teixeira Leite, ambos de Jugueiros? Caso seja esse, tenho alguns dados que lhe poderão ser uteis, uma vez que vivo em Jugueiros.
Cumprimentos,

Pascal de Moura Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 15:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen