Famílias de Castelo de Vide

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Castelo de Vide

#47999 | Filipe Prista Lucas | 18 set 2003 14:29

Caros Senhores,

Gostaria agora de iniciar um tópico para troca de informações acerca das famílias de Castelo de Vide, cidade na qual tenho vasta ascendência, em particular no que respeita às famílias Avelar, Azevedo, Barba, Bastos, Bochim, Cabeçudo, Colaço, Maroco, Mimoso, Mourato, Pimentel, Raposo, Sarzedas, Soeiro, Tristão, entre muitas outras.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48005 | MSPAGraça | 18 set 2003 15:13 | Em resposta a: #47999

Caro Filipe Priscas

Sou 6.º neto de uma senhora natural de Castelo de Vide, Maria da Conceição de Calazans * em Castelo de Vide, a 14.10.1786; + no Brasil, a 26.10.1866 [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=32924], casada com Manuel Jorge Rodrigues, 1.º barão de Taquary (Título brasileiro, com a grandeza do Império) [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=32923].

Pouco mais sei sobre esta ascendência, embora tenha já reunida quase toda a descendência.

Tem alguns dados sobre estes Calazans?

Desde já grato pela atenção

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48007 | ant.perestrelo | 18 set 2003 15:34 | Em resposta a: #47999

Caro Filipe P. Lucas,

Eu também descendo de algumas famílias de C. de Vide nomeadamente Sarzedas, Barba mas tenho ramos colaterais onde existem Azevedo, Mimoso e Colaço. O que pretendia exactamente?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48010 | Filipe Prista Lucas | 18 set 2003 15:39 | Em resposta a: #48005

Caro Manuel Azevedo Graça,

Lamento não ter qualquer informação para lhe dar sobre a família Calazans. No entanto, permito-me sugerir que, tendo a data exacta de nascimento, facilmente poderá obter uma cópia do respectivo assento de baptismo junto do Arquivo Distrital de Portalegre.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

PS: Espero que não leve a mal quando lhe digo que é engraçado ver as variantes que fazem do meu apelido, desde crista, pista, pristas até ao priscas que utilizou :) Agora imagine o que passo desde pequeno cada vez que digo o meu nome até que finalmente o entendem...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48014 | MSPAGraça | 18 set 2003 15:50 | Em resposta a: #48010

Caro Filipe Prista Lucas

Tem toda a razão e aceite as minhas maiores desculpas... A troca de nomes ou de particulas não devia acontecer, mas às vezes, na ânsia de escrever rápido... espero que me entenda e desculpe.

Até porque também às vezes me trocam o nome... confundindo letras ou, pior ainda, os sons. Há a quem me apresentei como Graça que me chamou Bessa (até os sons são diferentes), dos quais descendo, por minha bisavó materna, de apelido Forbes de Bessa, trineta da tal senhora Calazans...

Melhores cumprimentos

Manuel Azevedo Graça

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48015 | FSA | 18 set 2003 15:54 | Em resposta a: #47999

Caro Senhor Filipe Prista Lucas,

Embora não o possa ajudar nas informações que solicita, indico-lhe alguns antepassados meus, que sei terem tido ligações a Castelo de Vide, por vários factos tais como, batismos e óbitos que aconteceram nessa terra.
Passo a fornecer alguns dados na esperança de que haja alguma ligação às famílias que refere.

Minha trisavó, D. Carlota Emília d´Oliveira Monteiro, faleceu a 5 de Agosto de 1885 em Castelo de Vide. Viveu no Sardoal, viúva do Capitão-Mór, Máximo Maria Serrão Burguete Themudo Soares Galhardo que havia falecido em sua casa no Sardoal, a 31 de Julho de 1885 ( cinco dias antes ).
Era filha do Desembargador Joaquim José Anastácio Monteiro de Carvalho Oliveira e de D. Maria Benedicta da Silveira Brisso. Neta paterna do Dr. José Monteiro de Carvalho Oliveira (este era filho de António Carvalho Oliveira e de D. Francisca Thereza Monteiro de Oliveira) e de D. Joana Ritta Viterbo ( filha de João Francisco Caldeira e de D. Francisca das Chagas). Neta materna de Pedro Brisso e de D. Ana Catherina Ritta da Silveira.

Renovo o desejo de que conheça alguma ligação às famílias que refere.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48016 | Filipe Prista Lucas | 18 set 2003 15:55 | Em resposta a: #48007

Caro António Perestrelo,

Dos apelidos que referiu descendo dos seguintes ramos:

I. SARZEDAS

ANTÓNIO LOPES SARZEDAS, n. Castelo de Vide, c.c. CATARINA FERNANDES, n. Castelo de Vide, pais de:

GONÇALO FERNANDES SARZEDAS, n. Castelo de Vide, c.c. (S.M.Deveza, 5.10.1664) FILIPA GONÇALVES, n. Castelo de Vide, filha de Domingos Fernandes e de Maria Vaz, neta pela parte paterna de Adão Gonçalves e de Domingas Pires e pela parte materna de Diogo Álvares e Maria Lourenço, pais de:

ISABEL LOPES SARZEDAS, n. Castelo de Vide, c.c. (S.M.Deveza, 1.5.1695) JERÓNIMO DIAS PIMENTEL, n. Castelo de Vide, filho de Pedro Dias Pimentel e de Maria Gomes Tristão, pais de:

MARTINHO VAZ TRISTÃO SARZEDAS, n. Castelo de Vide, c.c. (Santiago Maior, 14.5.1736) ANA CATARINA GONÇALVES BARRENTO, n. Castelo de Vide, filha de Silvestre Gonçalves e de Maria Barrento

II. BARBA

ANTÓNIO GONÇALVES BARBA, n. Castelo de Vide, c.c. MARIA GOMES, pais de:

ANTÓNIA CARRILHO BARBA, n. Castelo de Vide, c.c. (S.M.Deveza, 7.1.1704) MANUEL LOPES CABEÇUDO, filho de Manuel Lopes e de Ana Fernandes Cabeçudo, pais de:

ANA MARIA BARBA, n. Castelo de Vide, c.c. (S.M.Deveza, 20.11.1734) JOÃO RODRIGUES DOS SANTOS, filho de Manuel Fernandes dos Santos e de Maria Rodrigues, pais de:

MARIA DA ALEGRIA LOPES, n. Castelo de Vide, c.c. (S.M.Deveza, 28.7.1763) TOMÉ PIRES MIMOSO, filho de Tomé Pires Mimoso e de Leonor Dias, neto pela parte paterna de André Vaz Bochim e de Maria Fernandes e pela parte materna de Sebastião Dias Soeiro e de Maria Colaço

III. AZEVEDO

HELENA DE AZEVEDO, n. Castelo de Vide, c.c. JOÃO DE AVELAR, n. Castelo de Vide, pais de:

JOÃO DE AVELAR, n. Castelo de Vide, c.c. (Santiago Maior, 7.2.1725) FRANCISCA DIAS, filha de Manuel Gonçalves Carapeto e de Ana Dias

Vê algumas coincidências com os ramos de que descende? Caso existam e pretenda qualquer informação adicional, não hesite em pedir. Ou tem, pelo seu lado, quaisquer informações adicionais? Trata-se de famílias que não pude ainda investigar a fundo, quer pela localização do arquivo, quer pela quantidade de microfilmes em que se encontram divididos os registos paroquiais de Castelo de Vide.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48017 | Filipe Prista Lucas | 18 set 2003 15:58 | Em resposta a: #48014

Caro Manuel A. Graça,

Não tem por que pedir desculpa :)

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48023 | ant.perestrelo | 18 set 2003 17:06 | Em resposta a: #48016

Caro Filipe,

Parece-me que não sou do mesmos Sarzedas, pelo menos á primeira impressão. Já me apercebi pela consulta de registos que existem várias famílias com este apelido em Castelo de Vide que não têm nada a ver umas com as outras. O apelido é bastante frequente nesta localidade.Quanto aos Barba existe coincidência mas estou "encalhado" neste ramo pois ainda não consegui ir mais para trás. Se precisar de alguma coisa do arquivo de Portalegre pode dispor.Aqui vai o que tenho sobre estas duas famílias:

BARBA

ANTÓNIO VAZ ROXO casou com MADALENA GONÇALVES BARBA, filha de Francisco Gonçalves, antes de 1672(não consegui encontrar casamento)Tiveram:
PEDRO VAZ ROXO nasceu na freguesia de S. João Baptista em Castelo de Vide em 24 de Janeiro de 1672. Padrinhos: António Carrilho Bijós e sua mulher Leonor de Meira. Segue.

FRANCISCO GONÇALVES BARBA nasceu em S. João Baptista 6 de Fevereiro de 1674.Padrinhos Francisco Fernandes Mendes e Ana Brás. Casou nesta freguesia em 27 de Novembro de 1713 com ISABEL RODRIGUES FRAGOSO, filha de André Rodrigues Fragoso e Catarina Rodrigues Mourato desta vila.

SARZEDAS

Encontrei Hab. De genere de João Lopes Sarzedas(Arq. Diocesano de Portalegre)
Filho de António Lopes Sarzedas e de Maria Calado. Neto paterno de João lopes e Ana Lourenço e materno de Diogo Afonso e Ana Gomes.

SARZEDAS (ouros)
1.DIOGO VAZ SARZEDAS casou com MÉCIA ÁLVARES naturais de Castelo de Vide e tiveram:

2.BRITES SARZEDAS mulher de LÁZARO MENDES BARBA. S.g.

2.CATARINA VAZ SARZEDAS casou com CRISTÓVÃO RODRIGUES e tiveram:

3.CATARINA MARTINS SARZEDAS casou em Castelo de Vide com BELCHIOR FERNANDES, natural da Póvoa e Meadas, e tiveram:

4.MANUEL DIAS SARZEDAS que nasceu Castelo de Vide entre 1627 e1636. Segue em Parra Sarzedas.

4.MARIA 15 Novembro de 1637 Santa Maria da Devesa

4.BALTAZAR FERNANDES SARZEDAS nasceu em Castelo de Vide, Santa Maria da Devesa, entre 1627/36 e casou na freguesia de Sta Maria da Devesa em 21 de Maio de 1656(Belchior fernades já defunto) com CATARINA CARRILHO, filha de Cristóvão Fernandes e Leonor Carrilho já defuntos. Testemunha: Padre Francisco Fernandes Ribeiro e o Padre Domingos Carrilho Tristão.
BALTAZAR FERNANDES SARZEDAS deve ter casado segunda vez com MARIA FERNANDES MIMOSO e tiveram:

5.MANUEL DIAS SARZEDAS que casou na freg.Sta Maria em 7 de Janeiro 1694 com Madalena Gonçalves, filha de André Martins e Isabel Gomes desta freguesia. TT: Manuel Barrento de Sequeira.

3. ANTÓNIO RODRIGUES SARZEDAS Prior de S. João e Familiar do Santo Ofício(mç 6 nº 265)

3. MARIA RODRIGUES SARZEDAS viúva de ANTÓNIO DIAS BARROSINHO em 1644

Sarzedas(ouros)

ANTÓNIO RODRIGUES BISCAIO e MARIA SARZEDAS casaram antes de 1612 ...e defuntos em 1652e tiveram:

2.MÉCIA GOMES baptizada em Sta Maria da Devesa em1612.Casou em 26 de Fevereiro de 1645 com MANUEL TAROUCO, filho de Pedro Eanes e Brites Afonso, em Santa Maria da Devesa.

2.BEATRIZ SARZEDAS baptizada em Sta Maria em 8 de Novembro de 1617. Padrinhos Gaspar Mendes e Catarina Martins. casou em Sta Maria da Devesa em 26 de Novembro de 1646 com Domingos Mouzinho Barba, falecido em 1678, filho de Mateus Mouzinho e Antónia de Ara..uio?.Faleceu em 1678.Tiveram:
3.CATARINA baptizada em Sta Maria em 1649.
3.MATIAS baptizada na freguesia de Sta Maria da Devesa em 25 de Outubro 1657.Foram padrinhos o Sargento Mor António Mouzinho e Brízida Garção

2.ANDRÉ RODRIGUES SARZEDAS baptizado em Sta Maria em 1621. Casou em Sta Maria da Devesa em 8 de Janeiro de 1654 com Maria Fernandes, filha de Manuel Fernandes e Catarina Fernandes, e foram recebidos pelo Pároco de S. João Baptista, António Rodrigues Sarzedas.Tiveram:
3.ANTÓNIO baptizado na freguesia de Sta Maria da devesa em 23 de Novembro de 1659.Padrinhos: João de Matos e Maria Rodrigues

AZEVEDO
ANA JOAQUINA HIPÓLITA FRANCO nasceu em 24 de Dezembro de 1749 e foi baptizada pelo padre João Patrício Torres em 2 de Janeiro de 1750. Foram padrinhos o Capitão Manuel Rodrigues Frade e D. Ana Joaquina. Casou nesta freguesia de Santa Maria em 8 de Janeiro de 1775, com ALEXANDRE DIAS DE AZEVEDO, natural de Castelo de Vide, filho de Alexandre Dias natural de Belver e de Rosa Maria de Azevedo. Foram testemunhas: Padre João Pereira Rombo e Crispim Manuel Pereira. Tiveram:

5. INÊS, nascida na freguesia de Santa Maria da Devesa em 13 de Janeiro de 1776, baptizada a 23. Foram padrinhos: Matias José de Azevedo, natural de Lisboa, e tocou por bastante procurador António Félix de Matos Mouzinho, Sargento-mor do Terço dos Auxiliares desta Comarca e D. Luísa de Matos Mouzinho da Silveira, sua filha. Foram testemunhas: José Lourenço Franco e Manuel Belo da Costa.

5.CASIMIRO, nascido a 27 de Fevereiro de 1782 na freguesia de Santa Maria da Devesa. Foi padrinho: o Alferes João Pereira Neto.

5.MARIA ANGÉLICA. Casou na freguesia de Santa Maria em 22 de Agosto de 1806 com JOÃO ANTÓNIO TAVARES ROSA, filho de Joaquim Teles Tavares e de Marcelina Maria. Foram testemunhas: os Padres Pedro António Honrado e Leonel José de Carvalho.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48025 | Filipe Prista Lucas | 18 set 2003 17:35 | Em resposta a: #48023

Caro António,

Quanto à família Barba, o meu antepassado António Gonçalves Barba poderá, efectivamente, ser familiar próximo da sua Madalena Gonçalves Barba (possivelmente irmão), mas, tal como diz, nunca consegui andar para trás neste ramo, no pouco tempo que passei no Arquivo Distrital de Portalegre.

Encontro, no entanto, outra possível coincidência no seguinte ramo de que descendo:

DIOGO DIAS BARROSINHO, n. Castelo de Vide, c.c. MARIA GONÇALVES, n. Castelo de Vide, pais de:

MARIA VAZ ROCHA, n. Castelo de Vide, c.c. (S.M.Deveza, 4.1.1718) ANTÓNIO CARRILHO MOURO, n. Santiago Maior, Castelo de Vide, filho de Brás Afonso e de Maria Pires, neto pela parte paterna de Salvador Dias e de Beatriz Fernandes e pela parte materna de António Carrilho e de Catarina Gonçalves

Ramo este no qual, também por falta de tempo, não consegui recuar.

Muito obrigado pela informação. Caso pretenda alguma informação relativamente aos outros ramos que referi na minha primeira mensagem, não hesite em pedir.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

PS: Caso realmente não fosse um incómodo de maior, iria pedir-lhe uma pequena ajuda no Arquivo Distrital de Portalegre: a localização do casamento dos meus trisavós Artur Jaime de Sousa e Mata e Adelaide Amália Soares de Mendonça, os quais se terão casado na paróquia de São Pedro, Elvas, entre 1893 e 1895, ele filho de José Manuel da Mata Franco Bicho e de Maria da Natividade de Sousa Carvalho, ela de Manuel Soares de Mendonça e de Isabel Amália da Conceição - em especial se o registo contém alguma informação acerca da naturalidade do pai da noiva. Peço-lhe, no entanto, que esqueça este meu pedido caso a consulta envolva muito tempo ou trabalho.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48029 | A.Godinho | 18 set 2003 19:13 | Em resposta a: #48015

Caro Fernando Andrade

Do "Livro de Lembranças" manuscrito da autoria do Padre Pedro Maria Tavares e outros, que viveu no Sardoal, de que possuo fotocópia, colhi os elementos seguintes relativos a Serrões:


Óbito da mãe de Máximo Maria Serrão a 2 7.1.1862.

Óbito do Padre José Serrão Burguete a 12.3.186… (1863 ou 1862?)

Óbito de Simão Serrão Burguete a 12.6.1863

Casamento a 18.1.1852 de Máximo Maria Serrão com Carlota , da cidade de Lx.

Casamento de Luiza Guilhermina Pereira ( sobrinha do padre Pedro Pereira Tavares) com Miguel Serrão Burguete , a 7.2.1865

Casamento de José Alexandre David Pinto Serrão com D.Maria Eugénia Caldeira, no Gavião, a 9.2.1885.

Casamento de D.Carolina da Costa Guimarães Pontes, filha perfilhada de D.Carlota Joaquina da Costa Guimarães e de Manuel Tomaz de Sousa Pontes, com Jacinto Serrão Burguete, em Portalegre a 27.2.1892 ( foi padrinho António Joaquim Pinto Cerqueira, representado por António Gaspar das Neves Pinto e Almeida).

Casamento de D. Carlota Serrão com Valentim Mora a 16.4.1884.

Casamento de Joaquim Serras Junior com D.Eugénia Monteiro Serrão, filha de Máximo Maria Serrão, a 23.10.1876.

Casamento de D. Maria filha do Máximo com Sebastião Carneiro (?) de Oliveira, a 25.12.1887 (“logo depois da Missa do gallo (2 ½ )” ).

Chegou ao Máximo um piano novo que comprou por 252$00 fora 18$00 de transportes, em 19.1.1865.

Espero que tenham algum interesse estes elementos.

Com os melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48047 | FSA | 19 set 2003 13:09 | Em resposta a: #48029

Caro A. Godinho,

Desconhecia a existência desse manuscrito.

Alguns desses dados já os possuo através do recurso aos Arquivos Públicos.
Essas pessoas são meus antepassados. O mais antigo é o Máximo Maria Serrão e sua mulher D. Carlota, ela natural de Beja e ele do Sardoal. A D. Carlota nasceu em Beja quando o Pai era o Juiz dos Órfãos dessa cidade.

Sou bisneto de D. Maria Cândida Monteiro Serrão que casou na noite de 25.12.1887 (“logo depois da Missa do gallo (2 ½ )” ) que casou com Sebastião Cândido de Oliveira (e não Carneiro de Oliveira).

Por curiosidade ainda temos o tal piano comprado pelo Máximo Maria Serrão, tanto a minha Trisavó, D. Carlota , como as filhas D. Maria, D. Carlota, D. Eugénia eram excelentes executoras. É um óptimo piano Alemão armado de ferro, não é de cauda nem de parede é como uma mesa grande. Tem uma medalha de ouro gravada e cravada na madeira, ao lado do teclado reflectindo um galardão que ganhou em Londres numa competição onde atingiu o 1º lugar (não seria aquele exactamente, talvez a marca ou o modelo). Eu e o meu irmão fomos os últimos Serrões a nascer nessa casa Mãe (já não é toda nossa). Tenho um documento (instituição de um morgadio) onde se deduz que a casa já existia em 1604, embora a capela que lhe é adjacente, seja mais antiga.

Não sou genealogista. Acedi há alguns anos a inscrever-me na Associação Portuguesa de Genalogia, com o único intuito de dar um magro contributo anual a uma Associação de reconhecido valor e elevado contributo cultural expresso em várias obras de algumas pessoas que, denodadamente, mantém viva a história das gentes e das famílias Portuguesas.

Sou do Sardoal, vivo e trabalho no Porto. Tenho no meu arquivo familiar muitos documentos de interesse, na sua maioria bastante anterioriores ao século XIX, para a história da família Serrão do Sardoal. Tenho estado a organizar esses documentos ( já houve gente daqui do forum que me deu importante auxílio) e a aconsultar outros com o objectivo de poder dar, a quem interessar esse contributo, uma obra o mais completa possível dessa família.

Atrevo-me portanto, a pedir-lhe o favor de ter a amabilidade de me facultar uma cópia desse documento sobre gente da minha Terra natal, se lhe for possível. No caso de anuir a este meu pedido pode contactar-me para o seguinte endereço electrónico:
fernandoandradearrobainter-futuropontopt.

Desnecessário será antecipar que as despesas, as possíveis de pagar, serão assumidas por mim.

Com os meus cumprimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48058 | RMontalvao | 19 set 2003 15:19 | Em resposta a: #48025

Caro Filipe Prista Lucas,

Em relação a famílias de Castelo de Vide lamento não lhe poder dar qualquer tipo de ajuda. No entanto tenho um bisavô de Castelo de Vide, de seu nome Jacinto Isla dos Santos e Silva que foi viver para Timor e ai casou com uma senhora de nome Maria Alda Montalvão e Silva, minha bisavó. Sabe alguma coisa deste senhor? Ele era militar e ajudante de campo do General José Celestino da Silva de Vilar de Nantes, que foi governador de Timor durante 14 anos e é meu trisavô.

Cumprimentos
Rita Montalvão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48085 | joao | 19 set 2003 22:25 | Em resposta a: #48007

deixo uma pequena contribuição, referente ao apelido "barbas"

- antónio fernandes barbas/mécia lopes os quais casaram em 1601(mês 8ou9? por lapso não tirei o mês)

- nuno afonso barbas filho de gonçalo pires barbas e de maria barradas esta já falecida à data do casamento, casou com filipa rodrigues em 5/6/1650
estes registos são da fregª de stª maria da devesa

j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48087 | joao | 19 set 2003 22:47 | Em resposta a: #48085

atenção para este topico que está repetido,vêr também em familias (SEM O ACENTO AGUDO no i na palavra familias)




j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48214 | ant.perestrelo | 22 set 2003 17:10 | Em resposta a: #48025

Caro Filipe,

O casamento que me pede, penso que está no Arquivo de Elvas(Biblioteca). No entanto quando lá for vou tentar ver se o acho.Também me parece que a filha de Diogo Dias Barrozinho e de Maria Gonçalves será Maria Vaz Roxo e não Rocha uma vez que antigamente usavam o feminino nos apelidos das mulheres. Roxo foi também um apelido algo usado nesta altura em Castelo de Vide.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48220 | Filipe Prista Lucas | 22 set 2003 17:52 | Em resposta a: #48214

Caro António,

Os registos mais recentes de Elvas (da segunda metade do século XIX) encontram-se quase todos ou no Arquivo Distrital de Portalegre ou porventura ainda na Conservatória do Registo Civil de Elvas. Estive na Biblioteca Municipal de Elvas há 4 meses atrás e os registos que procurava, efectivamente, não estavam lá.

Muito obrigado pela atenção (e pela dica relativamente a Maria Vaz Roxo, na qual terá concerteza razão),

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48314 | ant.perestrelo | 23 set 2003 16:52 | Em resposta a: #48220

Caro Filipe,

Defacto ocasamentos para essa altura estão no arquivo de Portalegre e consegui localizar o casamento que me pediu. Aqui vai:

No dia 8 de Setembro de 1894 Artur Jaime de Sousa Mata e D. Adelaide Amália Soares Mendonça, ele de 24 anos farmaceutico naturalç e morador e baptizado na extinta freguesia da Sé de Elvas, filho de José Manuel da Mata e de D. Maria da Natividade de Sousa Carvalho naturais da extinta freguesia da Sé de Elvas, e ela de 18 anoscom o consentimento paterno natural e moradora na freguesia de S. Pedro, filha de Manuel Soares de Mendonça, natural da freg. de S. José da cidade de Lisboa, e de Isabel Maria Soares de Mendonça natural da freguesia da Alcáçova,desta cidade de Elvas. Foram testemunhas: Manuel Soares Mendonça, fiscal do governo e José Carlos de Sousa Mata aspirante dos correios e telégrafos moradores nesta cidade. O Prior: António Pedro Barroso de Brito Mousinho.
Também encontrei outro registo que talvez lhe interesse, de uma irmã de D. Adelaide:

Casamento em 17 de Novembro de 1894 na freg. de S. Pedro, Estêvão Rodrigues da Piedade de 33 anos alferes da guarnição da província de Moçambique natural da freg. de S. Pedro, filho de Joaquim Pedro Rodrigues natural da fre. de S. Paulo, Lisboa e de Rita de Jesus natural da fre. S. Pedro com D. Elvira Augusta Soares de Mendonça de 23 anos, filha de Manuel Soares de Mendonça e de..... Foram testemunhas: Alexandre Maria segundo sargento de artilharia nº 5 e José Albuquerque que vive de sua agência morador na freg. de S. Salvador desta cidade.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#48317 | Filipe Prista Lucas | 23 set 2003 17:28 | Em resposta a: #48314

Caro António,

Muito obrigado pela pesquisa e pelas informações, que me são, todas elas, extremamente úteis!

A pesquisa pela família Soares de Mendonça, que me persegue há anos, segue então definitivamente a via de São José de Lisboa, na qual não tenho encontrado quaisquer informações. Receio que me encontre num beco sem saída...

Com os melhores cumprimentos e grato pela ajuda,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#49446 | Filipe Prista Lucas | 09 out 2003 16:17 | Em resposta a: #48314

Caro António,

Uma questão: alguma vez, durante as suas investigações nos registos paroquiais de Castelo de Vide, encontrou alguma referência a uma família Bochim?

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#71227 | gaby01 | 13 ago 2004 14:02 | Em resposta a: #49446

Senhores, tentando encontrar antepassados. gostaria de informacoes de familia Raposo de Castelo de Vide. Algume pode me ajudar?

Cumprimentos,
Gaby Raposo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#105129 | gmg | 12 nov 2005 20:40 | Em resposta a: #47999

Exmo Sr. Filipe Prista Lucas,

Descendo de algumas Famílias de Castelo de Vide tais como CURVELO, MOURATO, MOUZINHO.

Envio-lhe o que possuo dos MOURATO. Pode ser que tenha alguma informação que complemente.



MOURATOS


I- MIGUEL DIAS, foi casar à freg.ª de Santiago de Marvão no dia 18 de Novembro de 1690 com ANA BRÁS, f.ª de Sebastião Mourato e de Filipa Gonçalves, casados na freg.ª de Santa Maria da Devesa no dia 13 de Julho de 1670; neta pat. de Manuel Fernandes Raposo (?) e de Ana Brás e neta mat. de Pedro Antunes e de Catarina C.......
Tiveram, pelo menos:
II- MANUEL MOURATO, que segue:


II- MANUEL MOURATO, nat. da freg.ª de Santiago de Marvão, casou no dia 4 de Fevereiro de 1725 na freg.ª de S. João Baptista de Castelo de Vide com MARIA GODINHO , nat. de Castelo de Vide, freg.ª de S. João Baptista, f.ª de António Godinho, Soldado, nat. da Amieira do Tejo, concelho de Nisa e de Maria Dias , casados em Castelo de Vide no dia 13 de Junho de 1700 e na freg.ª de Santa Maria da Devesa; neta pat. de Manuel Duarte e de Maria Mendes.
Tiveram, pelo menos:
III- MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA, que segue:


III- MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA , que c.c. ROSA MARIA DE SOUZA (n.º IV, § 1 – Título de CURVELOS), f.ª de João Lopes Curvello e de Maria de Souza Fagundes.
Tiveram, pelo menos:
IV- TERESA DE JESUS, que segue:
IV- JOSÉ , n. 19 de Março de 1767, na freg.ª de Santa Maria da Devesa. S.m.n.


IV- TERESA DE JESUS, n. 2 de Novembro de 1763, em Castelo de Vide e na freg.ª de Santa Maria da Devesa. Casou na mesma freg.ª no dia 18 de Julho de 1790 com FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA BOLADA, f.º de Francisco Rodrigues Maroco e de Catarina Teresa.
Tiveram, pelo menos:
V- FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA, c.g.



Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#105130 | gmg | 12 nov 2005 20:43 | Em resposta a: #48023

Exmo Sr. António Perestrelo,

Descendo de algumas Famílias de Castelo de Vide tais como CURVELO, MOURATO, MOUZINHO.

Envio-lhe o que possuo dos MOURATO. Pode ser que tenha alguma informação que complemente.



MOURATOS


I- MIGUEL DIAS, foi casar à freg.ª de Santiago de Marvão no dia 18 de Novembro de 1690 com ANA BRÁS, f.ª de Sebastião Mourato e de Filipa Gonçalves, casados na freg.ª de Santa Maria da Devesa no dia 13 de Julho de 1670; neta pat. de Manuel Fernandes Raposo (?) e de Ana Brás e neta mat. de Pedro Antunes e de Catarina C.......
Tiveram, pelo menos:
II- MANUEL MOURATO, que segue:


II- MANUEL MOURATO, nat. da freg.ª de Santiago de Marvão, casou no dia 4 de Fevereiro de 1725 na freg.ª de S. João Baptista de Castelo de Vide com MARIA GODINHO , nat. de Castelo de Vide, freg.ª de S. João Baptista, f.ª de António Godinho, Soldado, nat. da Amieira do Tejo, concelho de Nisa e de Maria Dias , casados em Castelo de Vide no dia 13 de Junho de 1700 e na freg.ª de Santa Maria da Devesa; neta pat. de Manuel Duarte e de Maria Mendes.
Tiveram, pelo menos:
III- MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA, que segue:


III- MANUEL MOURATO ou GONÇALVES BOLADA , que c.c. ROSA MARIA DE SOUZA (n.º IV, § 1 – Título de CURVELOS), f.ª de João Lopes Curvello e de Maria de Souza Fagundes.
Tiveram, pelo menos:
IV- TERESA DE JESUS, que segue:
IV- JOSÉ , n. 19 de Março de 1767, na freg.ª de Santa Maria da Devesa. S.m.n.


IV- TERESA DE JESUS, n. 2 de Novembro de 1763, em Castelo de Vide e na freg.ª de Santa Maria da Devesa. Casou na mesma freg.ª no dia 18 de Julho de 1790 com FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA BOLADA, f.º de Francisco Rodrigues Maroco e de Catarina Teresa.
Tiveram, pelo menos:
V- FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA, c.g.



Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#105182 | amtf | 13 nov 2005 18:34 | Em resposta a: #48023

Caros António Perestrelo e Filipe Prista Lucas,

Também tenho uma linha de antepassados de Castelo de Vide com Barrosinhos, Roxos e Sarzedas.
Será que identificam alguns dos nomes que a seguir transcrevo?

Grato pelo vosso interesse, cumprimenta,

António Maria Fevereiro

1. Catarina Lopes ROXO * 26 Novembro 1696 em Castelo de Vide, freguesia de Santa Maria de Deveza.

2. Manuel Diogo Martins BARROSINHO * Castelo de Vide; casou em 1694 com:
3. Maria MENDES * Castelo de Vide.

4. Diogo Martins BARROSINHO
5. Catarina Lopes BISCAIA.
6. Manuel Dias SARZEDAS
7. Isabel ÁLVARES.

12. Matias FERNANDES
13. Beatriz SARZEDAS
14. Gabriel GONÇALVES
15. Maria MENDES.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#162091 | PedroBastos | 07 jul 2007 09:33 | Em resposta a: #47999

Caro Filipe Prista Lucas,

Também possuo ascendentes de apelido Bastos em Castelo de Vide.
Pode dar-me algumas pistas sobre as informações que possui sobre este apelido?

Agradeço desde já.

Cumprimentos,
Pedro Bastos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#162256 | gmg | 09 jul 2007 12:58 | Em resposta a: #47999

Dê uma vista de olhos ao tópico: "Sousa Fagundes, de Castelo de Vide", se fizer o favor.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família Maroco

#162257 | gmg | 09 jul 2007 12:59 | Em resposta a: #47999

FRANCISCO ANTÓNIO DA SILVA BOLADA, f.º do FRANCISCO RODRIGUES MAROCO, casou no dia 18 de Julho de 1790, em Castelo de Vide (freg.ª de Santa Maria da Devesa) com TERESA DE JESUS, n. 2 de Novembro de 1763, em Castelo de Vide e na freg.ª de Santa Maria da Devesa.


Sobre o FRANCISCO RODRIGUES MAROCO casado com a Catarina Teresa, tem informações?



Cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo de Vide

#211995 | xana75 | 30 out 2008 14:44 | Em resposta a: #162256

Quem consegue ajudar, descendentes familia Margarido, Lopes.

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#356496 | F.Sarzedas | 06 abr 2015 23:54 | Em resposta a: #47999

Sou trineto de Margarida da Conceição Sarzedas (1817), e de Sebastião José dos Reis Tenreiro, Borba

Era filha de Manuel Dias Sarzedas, Castelo de Vide, 1782 e de Maria do Espírito Santo Rosado, Nª Srª Machede, 1780.

Neta de José Dias Sarzedas, 1754 e de Maria Teresa Barrento Bonacho, 1749

Bisneta de Manuel Dias Sarzedas, 1723 e de Catarina Maria Mónica Cardoso, 1723

Trineta de Manuel Dias Sarzedas, 1701 e Maria Mendes de Aguiar, 1701

Todos naturais de Castelo de Vide

Este último Manuel seria filho de outro Manuel Dias Sarzedas, cerca de 1635 e de Catarina Lopes Calado, cerca de 1635

Neto de Beatriz Sarzedas,cerca de 1605 e de Matias Fernandes

Bisneto de Beatriz Sarzedas, cerca de 1569 e de André Fernandes

Trineto de Beatriz Sarzedas, cerca de 1535 e de Lazaro Mendes Barba

4ª neto de Diogo Vaz Sarzedas, cerca de 1505 e de Mécia Alvares

Todos de Castelo de Vide

Não sei se estas informações que me foram fornecidas estarão totalmente certas. Haverá alguém que possa confirmar ou refutar o que transmiti acima.

Obrigado
Fernando Sarzedas

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#356497 | F.Sarzedas | 06 abr 2015 23:57 | Em resposta a: #105182

Sou trineto de Margarida da Conceição Sarzedas (1817), e de Sebastião José dos Reis Tenreiro, Borba

Era filha de Manuel Dias Sarzedas, Castelo de Vide, 1782 e de Maria do Espírito Santo Rosado, Nª Srª Machede, 1780.

Neta de José Dias Sarzedas, 1754 e de Maria Teresa Barrento Bonacho, 1749

Bisneta de Manuel Dias Sarzedas, 1723 e de Catarina Maria Mónica Cardoso, 1723

Trineta de Manuel Dias Sarzedas, 1701 e Maria Mendes de Aguiar, 1701

Todos naturais de Castelo de Vide

Este último Manuel seria filho de outro Manuel Dias Sarzedas, cerca de 1635 e de Catarina Lopes Calado, cerca de 1635

Neto de Beatriz Sarzedas,cerca de 1605 e de Matias Fernandes

Bisneto de Beatriz Sarzedas, cerca de 1569 e de André Fernandes

Trineto de Beatriz Sarzedas, cerca de 1535 e de Lazaro Mendes Barba

4ª neto de Diogo Vaz Sarzedas, cerca de 1505 e de Mécia Alvares

Todos de Castelo de Vide

Não sei se estas informações que me foram fornecidas estarão totalmente certas.

Obrigado
Fernando Sarzedas

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#356536 | alcp | 07 abr 2015 22:08 | Em resposta a: #47999

Caro Fernando Sarzedas,

Também descendo destes Sarzedas de Castelo de Vide. Segundo os meus apontamentos ,Brites Sarzedas casada com Lázaro Mendes Barba, não teve geração. Existem vários Manuel Dias Sarzedas em Castelo de Vide, certamente todos relacionados.

O que tenho é o seguinte:
Diogo Vaz Sarzedas cc Mécia Alvares
filhos

Brites Sarzedas casada com Lázaro Mendes Barba, não tiveram geração
Catarina vaz Sarzedas cc Cristóvão Rodrigues
filhos

António Rodrigues Sarzedas, Prior da igreja de S.Joao Baptista em Castelo de Vide e Familiar do Santo Ofício

Maria Rodrigues Sarzedas cc Antonio Dias Barrosinho. Era viúva em 1644
Gaspar, frade.

Catarina Martins Sarzedas,viuva em 1655 cc Belchior Fernandes
filhos
Manuel Dias Sarzedas, nascido entre 1627 e 1636, Castelo de Vide.Foi boticário.Cc Isabel Vaz Roxo da Parra (meus antepassados)
Baltazar Fernandes Sarzedas cc em 1656 em C.Vide com Catarina Carrilho
filho
Manuel Dias Sarzedas cc Castelo de Vide em 1694 com Madalena Gonçalves,


Espero ter ajudado

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#368394 | cnascimento | 19 abr 2016 17:35 | Em resposta a: #47999

Boa tarde

Começei recentemente à procura dos meus ascendentes. A minha familia materna pelo que encontrei até agora é em maioria de Marvão e Castelo de Vide.
Alguém pode-me dares umas dicas para conseguir pesquisar além de recorrer ao digitarq?
Deixo em anexo uma listagem do que já possuo dessa região, pois pode ás vezes alguém se ter cruzado com algum dos ramos, tenho Barradas.

6- Manoel Pedro Leitão 1903- Santo António das Areias
7- Agueda Barradas 1900- Santo António das Areias
12- António Pedro Leitão 1859- Marvão (morador Herdade dos Pombais)
13- Vitorina Maria 1869- Castelo de Vide (morador Herdade dos Pombais)
14- João Barradas 1864- Santo António das Areias ( morador em Tragazal)
15- Maria Rosa Marques 1869- Santo António das Areias ( morador em Tragazal)
24- João Gração de Matos
25- Maria Antónia Leitão
26- Francisco da Silva Corgas – Castelo de Vide (morador Rus de Miguel)
27- Maria Gertrudes Patameiro- Castelo de Vide (morador Rus de Miguel)
28- Agostinho Barradas- Santo António das Areias ( morador em Valle do Carvão)
29- Maria da Estrela- Salvador d’ Aramenha ( morador em Valle do Carvão)
30- José Marques- Santo António das Areias ( morador em Tragazal)
31- Águeda Maria Santo António das Areias ( morador em Tragazal)

Com os melhores cumprimentos

Carla Nascimento

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#373153 | LProjecto | 13 ago 2016 22:19 | Em resposta a: #48014

Caro Manuel Azevedo Graça,

Decorridos cerca de 13 anos desde a sua última intervenção neste tópico e no pressuposto de que terá dado continuidade ao estudo dos seus ramos familiares, pergunto até onde foi possível recuar na ascendência da sua antepassada Maria da Conceição Calazans?

A razão da minha pergunta prende-se com o facto de estar, na presente data, a estudar algumas famílias de Castelo de Vide, onde também tenho ascendência e de, eventualmente, poder cruzar-me com alguns elementos que possam ser do interesse comum.

Cumprimentos,
Luís Projecto

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#439663 | leocouto | 01 mar 2022 18:20 | Em resposta a: #47999

Pelo menos os Sarzedas que tenho como ascendência são judeus com um ou outro português de etnia normalmente os outros sobrenomes são de origem judeu sefardita com um ou outro não judeu quanto a esta região é predominante esta origem,mas aconselho a fazer pesquisa por si mesmo posso estar equivocado mas dentro do que consultei mas confesso que foram pesquisas esclarecedoras mas parciais deve buscar por você mesmo além de mais gratificante você atinge mais detalhe sobre a sua origem.

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo de Vide

#439931 | leocouto | 14 mar 2022 20:53 | Em resposta a: #47999

O que são afinal estes Sarzedas e as famílias que os ligam judeus,espanhóis ,Portugueses não judeu ,tudo isso?engraçado vejo no meio do santo ofício mas até Torquemada e Vitório eram judeus e eram do quadro oficial isto acontece até com outras famílias possuindo os dois elementos no caso o cristão novo e o familiar do Santo Ofício não era comum mas havia em certos momento as duas coisas no meu caso estou encontrando muito tataravô acima do décimo quinto grau no caso elemento judeu ,mouro e espanhol,e por incrível que pareça muitos primos e uma ou outra tia de origem judaica mas apenas tataravô da idade média ou acima do decimo sexto grau no lado judaico que de fato não é o mais forte do meu lado materno do meu avô e ainda assim longe de esgotar a origem da árvore da minha avó se encontra bem distante de ser resolvido pois não sei os nomes dos pais e avós dos meus bisavós tanto os Machados,Coutos e Maias encontra elementos judaizantes e outros parentes de origem lusitana não correspondidos mesmo com o Levante saindo no DNA e correspondendo na genealogia como a África do Norte assim mesmo falta elos que me liga a outros antepassados de qualquer origem especialmente sefarditas e portugueses,então seria necessário estabelecer mais ligação com outros sobrenomes e pesquisar mais Porto Alegre PT e Açores,Madeira,Porto,de modo geral o Norte de Portugal o que me aconselham de certo modo estou frustrado mais do que contente mas sei que genealogia é isto mesmo na verdade está dentro do esperado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen