Família Mestre, de Castro Verde

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Mestre, de Castro Verde

#48037 | jliberato | 19 set 2003 08:16

Caros confrades,
Tenho um pequeno ramo de Castro Verde.
Baltazar Mestre, nascido aos 02-01-1683 em Castro Verde, era filho de Manuel Mestre e Maria Mestra. Estes casaram aos 23-09-1676, também em Castro Verde. Mas não tenho mais informações.
Baltazar Mestre passou a São Clemente de Loulé, aonde casou aos 17-05-1705.
Alguém tem informações sobre esta família?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48039 | jflfl | 19 set 2003 10:24 | Em resposta a: #48037

Caro J Liberato
Apenas posso dizer que nas minhas investigações em Odemira e Ourique constatei a existência de diversos "Mestre".
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48040 | GML | 19 set 2003 10:26 | Em resposta a: #48037

Caro JLiberato,

O que tinha está no tópico "Para Genealogistas do Baixo Alentejo" aqui no Genea.

Cumprimentos

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48067 | jliberato | 19 set 2003 17:40 | Em resposta a: #48039

Caro Joaquim Falcão de Lima,
Muito obrigado pela sua contribuição. Tratando-se de concelhos vizinhos, haverá decerto muitas ligações.
Até já encontrei Mestres no concelho do Fundão!
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48093 | rgc | 20 set 2003 00:20 | Em resposta a: #48037

Caros confrades
Como complemento à minha informação enviada no tópico-Presidente da Câm. Mun. de Castro Verde,Alentejo- aqui estou com informação que não coloquei e aqui é que devia ter sido colocada.
Acerca do Prof.Doutor Paulo de Morais Alexandre, com trabalhos valiosos, sobretudo na História da Arte, e outros trabalhos ligados à Hist. Mil.,vem referido como descendente dos-MESTRES, de Beja,pelo avô paterno, no Boletim da Academia Portuguesa de Ex-LIBRIS ,Lx. Ano XXXVIII(Jan.º a Dez.º 1993 - n.º 93.

Sobre- Mestres- ver os Proc.os p/FSO do Cap. Brás Figueira Mestre-na TT-com ascendência no concelho de Castro Verde (Santa Bárbara de Padrões); do cap. António Guerreiro Mestre, nat. de São Barnabé, concelho de Almodôvar e casado em (?)1.ª ou 2.as núpcias com D.Mariana Júlia da Lança Cordeiro e daqui descendem os viscondes de Belver ;de Manuel da Lança, do Monte dos Macedos-Castro Verde;
António José Mestre Coelho, com cargos importantes da Res- Pública - FSO -Castro Verde m-121 doc. 2066; Brás Mestre Coelho, do Monte das Cabeças-Castro Verde m-4-doc-59, tenho notícia de outros. Nos Proc. do Santo Ofício, as testemunhas que aparecem são de grande valia também.
HISTÓRIA DE UMA CONFRARIA -Castro Verde (1677-1855), de Abílio Pereira de Carvalho, onde se recolhem notícias importantes de genealogia.
Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48188 | jliberato | 22 set 2003 13:52 | Em resposta a: #48040

Meu caro Maia de Loureiro,
Muito obrigado pela sua chamada de atenção.
Revi as várias mensagens do outro tópico. Encontram-se vários Mestres mas não se consegue entroncar com os meus.
O único ponto realmente parecido diz respeito ao casal que o meu amigo menciona como Manuel Rodrigues e Maria Mestre poder ser o meu Manuel Mestre e Maria Mestra que casaram aos 29-03-1676.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48206 | amrr | 22 set 2003 16:16 | Em resposta a: #48039

Caro Joaquim Falcão de Lima

Será que nas suas investigações no concelho de Ourique já encontrou alguma referência a estes meus antepassados:

1- MANUEL ANTÓNIO RODRIGUES GUERREIRO, nasceu na freg. do Salvador, vila de Ourique. Casou a 23/12/1782 na freg. de Santiago Maior, conc. do Alandroal, com Catarina Rosada (que tinha anteriormente sido casada com Manuel Fernandes Filipe, da freg. de Santiago Maior) natural desta freg. de Santiago Maior.

Filho de:
2- SALVADOR RODRIGUES, natural da freg. do Salvador, Ourique

3- CATARINA GUERREIRA, natural da freg. do Salvador, Ourique


Desde já agradeço a atenção dispensada

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48208 | jflfl | 22 set 2003 16:35 | Em resposta a: #48206

Caro Arlindo Rodrigues
Este nome em especifico não tenho recordação de ter visto, no entanto deixe que lhe diga que os apelidos são familiares porque frequentes nos registos que pesquisei em Odemira. Se me der algum tempo poderei procurar obter o registo de baptismo de Manuel António Rodrigues. Agradecia tão só que me informe o ano em que crê ele terá sido baptizado para ser mais fácil a minha pesquisa.
Cumprimentos
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48209 | Correia74 | 22 set 2003 16:47 | Em resposta a: #48039

Caro Sr. Joaquim Falcão de Lima,

Peço desculpas por me intrometer mas, dado que investigou o Concelho de Odemira, gostaria de saber se, em meados de 1889/90, encontrou os apelidos Correia e/ou Viegas na freguesia de S. Salvador.

Cumprimentos,

C. Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48210 | amrr | 22 set 2003 16:50 | Em resposta a: #48208

Caro Joaquim Falcão de Lima

Em primeiro lugar agradeço a sua disponibilidade e rápida resposta.

Este Manuel António Rodrigues Guerreiro casou em 1782 logo penso que será de procurar o seu baptismo cerca de 1760 para trás.

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48212 | jflfl | 22 set 2003 16:56 | Em resposta a: #48210

Irei verificar se, no "meu arquivo digital", tenho o livro correspondente ao ano que refere.
Dir-lhe-ei proximamente.
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Barradas e Jorges, de Castro Verde

#48238 | abivar | 22 set 2003 22:22 | Em resposta a: #48037

Caros Confrades:

Tenho uma curta ascendência de Castro Verde que nunca cheguei a investigar mais para trás; trata-se de um tenente Tomé Jorge Barradas, casado em Loulé a 11/5/1715 com Feliciana Borges (cuja ascendência também desconheço inteiramente, por não constar a respectiva filiação do assento de casamento). Tomé Jorge Barradas era natural de Castro Verde e filho de Francisco (? – o nome próprio é quase ilegível no assento de casamento) Jorge e Maria Gonçalves, da mesma Vila. Alguém terá informações acerca de Barradas e “Jorges” de Castro Verde? Só consegui encontrar um padre com o apelido Barradas nos assentos dessa Vila, na época considerada, mas não desenvolvi muito as buscas.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Barradas e Jorges, de Castro Verde

#48269 | jliberato | 23 set 2003 07:41 | Em resposta a: #48238

Meu caro António Bivar,
Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente a miha ascendência é também curta e curiosamente são todos Mestres. Daí que não tenha os Barradas e Jorges que refere. A curiosidade é o meu também ter ido casar a Loulé, uma década antes.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48277 | jflfl | 23 set 2003 09:52 | Em resposta a: #48210

Caro Arlindo Rodrigues
Não lhe trago boas noticias. No meu arquivo digital apenas tenho registos paroquiais de salvador mas de odemira e não de ourique, pelo que não lhe posso ser útil de momento.
Cumprimentos
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48282 | jflfl | 23 set 2003 11:14 | Em resposta a: #48040

Meus Caros Gui Maia Loureiro e Rafael Carvalho,e outros genealogistas de Castro Verde
Na praça de Castro Verde, mesmo frente à Camara Municipal, existe um monumento que tem na várias inscrições. Uma delas refere: "O Corregedor da Comarca Jacinto Paes Moreira de Mendonça o fes executar ANO...? MAIO ..."
Pergunto: Por acaso sabem mais alguma coisa sobre este monumento, seu significado e em particular sobre este Corregedor?
Muito Obrigado
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48288 | rgc | 23 set 2003 11:52 | Em resposta a: #48282

Ora bem: Jacinto Paes Moreira de Mendonça foi quem teve a iniciativa do padrão-monumento em honra da célebre batalha de Ourique, agora chamado pelourinho e em frente da Câmara Municipal de Castro Verde.
Ele foi também provedor e ouvidor da Comarca do Campo de Ourique.O monumento referido foi autorizado por Sua MaGestade a Rainha D.Maria I ( v/Gazeta de Lisboa 28-Out.1785).Depois de danificado foi o Senhor Presidente da Câmara Francisco Romano Colaço que mandou proceder ao seu restauro.
v/também tópico: Gregórios,Abertão,Guerreiros Martelo,Tacanhos,Faleiros.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Outro dia esqueci-me do nome do estimado amigo
Senhor Eng.Pedro de Lara Alegre Branco, a quem devo a possibilidade de vos enviar a informação desta mensagem. Mas o seu a seu dono.
Aqui fica o reparo como os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48292 | rgc | 23 set 2003 12:10 | Em resposta a: #48288

Esquecimento:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=6788#lista

De 05-07-2001
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48368 | amrr | 24 set 2003 01:20 | Em resposta a: #48277

Caro Joaquim Falcão

Em todo o caso agradeço toda a sua disponibilidade.

Cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48429 | jliberato | 24 set 2003 16:15 | Em resposta a: #48288

Meu caro Rafael Carvalho,
Agradeço-lhe os elementos que teve a gentileza de seleccionar. São excelentes pistas que terão de ser exploradas à medida que tiver tempo. Curiosamente vejo que se refere a Santa Bárbara dos Padrões, tema que tenciono abordar em breve.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48688 | jflfl | 27 set 2003 16:27 | Em resposta a: #48288

Meu Caro Rafael Carvalho
Em primeiro lugar as minhas desculpas por não ter agradecido prontamente a sua resposta à questão que lancei sobre o pelourinho de Castro Verde. Mais uma vez bem haja.
Adicionalmente queria ainda questioná-lo sobre o seguinte: tenho fotografias sobre o referido pelourinho onde constam inscrições que não consigo descodificar, mas obviamente gostaria. Por acaso tem alguma referência, bibliográfica ou outra, que me permita saber mais sobre o pelourinho, a época e as inscrições nele contidas?
Por outro lado, gostaria ainda de precisar de que Jacinto Paes Moreira de Mendonça estamos a falar pois tenho registos de vários, em particular:
Trata-se de Jacinto Paes de Matos Moreira (de Mendonça) *29/12/1750, Colos Odemira e casou em 14/10/1771 em Sta Luzia, Ourique com Ignácia Maria Franco, natural de Castro Verde? Ou trata-se de seu pai, Jacinto Paes de Matos, * 7/10/1730 em Sta Luzia, Ourique e que casou em Colos, Odemira em 29/3/1748 com Maria Sobral Raposo, nat. de Colos? Ou ainda de outro Jacinto Paes?
Mais uma vez obrigada pela sua paciência e resposta,
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48690 | jflfl | 27 set 2003 16:47 | Em resposta a: #48209

Caro C. Maria
Em primeiro lugar peço desculpa não ter respondido ainda à sua questão e temo não ter muito para lhe dizer. De facto não me lembro desses nomes o que não quer dizer que não existam. Apenas encontrei um "Leão Correia Mestre" que em 1737/38 foi escrivão da Misericórdia de Odemira e que em 1738/39 foi seu provedor. Este Correia é citado pelo Dr António Martins Quaresma no seu livro "A barca de Odemira" que se se interessa pelas gentes de Odemira, aconselho vivamente a ler.
Se tiver mais elementos (nomes, datas) talvez possa fazer uma busca + fina.
E já agora pedia-lhe que deixasse o "Sr."...
Cumprimentos
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48701 | rgc | 28 set 2003 00:33 | Em resposta a: #48688

Caro Joaquim Falcão de Lima
Não precisa de pedir desculpas.Eu também me esqueço e algumas vezes falta-me a paciência de ir consultar outros tópicos e, se calhar, sou maçador por repetir os mesmos assuntos.
Sobre o que me pergunta há um monumento em frente à Câmara Municipal que é o chamado "Padrão", edificado em 9-5-1792, tinha uma corôa real a encimá-lo e no meio o busto ( em jaspe)da Rainha e Senhora Dona Maria I, com três inscrições latinas orientadas em três direcções.Em 1803 devido a grande temporal o monumento foi danificado , tendo sido erigido à memória da batalha de Ourique ( cuja localização ao certo e sua real importância tem sido motivo de variadas opiniões e controvérsias, mas geralmente aceite que foi em São Pedro das Cabeças, próximo de Castro Verde e local que foi "oficializado" há anos em cerimónia de carácter nacional).
Sobre a inscrição latina atribuida a André de Resende,e aproveitada pelo arquitecto do monumento mandado erigir por D.Maria I diz o seguinte: "Aqui estando combater contra Ismário e contra quatro outros reis sarracenos e uma inumerável multidão de bárbaros ,o vitorioso Afonso Henriques foi proclamado pelo exército primeiro rei de Portugal.E incitado por Cristo que lhe apareceu cruxificado,para que lutasse com denodo,causou tão grande matança nos inimigos, com tropas exíguas, que os afluentes dos rios Cobres e Terges se inundaram de sangue.Sebastião rei de Portugal, admirador e propagador da glória de seus maiores, renovou a memória de tão grande e admirável feito, com esta inscrição para que neste lugar onde foi cometido o acto histórico ,ele não fosse esquecido devido à sua infrequência "
Já agora refiro acerca dos "mouros" e tudo o que é antigo as pessoas mais incultas diziam logo que era "do tempo dos mouros" lembro-lhe do Castro da Cola,concelho de Ourique e relativamente próximo de Castro Verde. Lembro-me das romarias e grande festa no dia 8 de Setembro. O Castro merece uma visita e foi povoado que com o nome de Marachique,foi concelho cujo selo heráldico de cera vermelha pende de um documento da era de 1298 ,ou seja ,de 1260 (A.D.)-carta de doação que fez a Câmara de Marachique a D.Estêvão Anes, chanceler do Rei de uma herdade.Quem sabe se seria a herdade do Marchicão ainda existente !?!
Desculpe alongar-me com assunto que não é directamente ligado ao tópico, mas aproveito sempre a dar notícias complementares, quando a propósito,pois o Forum é um lugar de cultura e da sua divulgação, quando gira à volta dos respectivos tópicos.
Agora sobre os Jacintos( com todo o respeito por eles)de momento não posso precisar. Mas para saber mais sobre esta gente poderá com utilidade consultar o Proc.F.S.O de Afonso de Matos de Sousa Palermo m-3-d-51-TT-20 de Julho de 1764, este é neto mat.º de Jacinto de Paes de Matos ,sarg.mor de Ourique e de sua mulher Luia A. Moreira , de Santa Luzia, termo de Garvão-Ourique.Uma tia do habilitando era casada com José de Mendonça Vieira , F.S.O de Albufeira ( e preciso de consultar este Processo, mas quando...)È um Processo interessante ,porque abrange famílias da antiga comarca de Ourique e do Algarve e as testemunhas também interessam.
Bem, espero que as informações que lhe envio tenham alguma utilidade para o que deseja saber.
Um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48744 | jflfl | 28 set 2003 19:57 | Em resposta a: #48701

Caro Rafael Carvalho
Que bela lição de história!... Bem haja mais uma vez pela sua paciência e saber.
A data do monumento já me ajuda a situar de que Jacinto se poderá tratar: presumo que deverá ser o Capitão-mór Jacinto Pais de Matos Moreira (n.1750 em Colos, Odemira)
Quanto a Afonso de Matos de Sousa Palermo e pelas suas informações presumo que será o filho do Sargento-mór Gaspar Sousa Palermo casado com D. Rosa Maria de Matos Moreira.
Quanto à tia do habilitando posso concluir tratar-se de D.Barbara Francisca Xavier de Matos Moreira casada com José Mendonça Vieira, pais de José Mendonça de Matos Moreira. Sobre este último e seus costados, penso que saberá, constam do livro do Dr Miguel Corte Real, "Fidalgos de Cota d'Armas do Algarve".
Mais uma vez o meu obrigado pelos seus inestimáveis contributos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48749 | Correia74 | 28 set 2003 20:36 | Em resposta a: #48690

Caro Jaoquim Falcão Lima,

Como pode ver, já deixei o Sr. de lado :-) entretanto... eu não sou um caro... e sim uma cara... :-))

Não tem nada que se desculpar quanto a não ter respondido antes, cada um de nós vai fazendo as coisas à medida das nossas possibilidades. Eu agradeço é que lhe agradeço por ter respondido.

Não conheço o livro que me indicou mas, estou interessada no mesmo. Poderei adquiri-lo numa livraria? Se não, onde o poderei adquirir?

Quanto às datas que estou a tentar localizar são entre 1889 e 1890, a freguesia é Salvador, os apelidos são Correia e/ou Viegas e o nome Sebastiana Maria. São os únicos dados que possuo. Não tenho a filiação da mesma o que torna as coisas mais dificeis.

Obrigada pela sua atenção.

Cumprimentos,

Cláudia Maria :-)

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48756 | rgc | 28 set 2003 23:02 | Em resposta a: #48744

Caro Joaquim Falcão de Lima
Agradeço-lhe a sua simpática mensagem,mas o meu "saber"...,no caso presente, não é todo meu, mas alguma coisa foi respigada do 1.ºvol." O Termo de Castro Verde " do Dr.João J.Alves da Costa e sobre Marachique do valioso "Estudo da SIGILOGRAFIA MEDIEVAL PORTUGUESA do falecido Marquês de Abrantes e de Fontes.
Não quero passar por aquilo que não sou e acho que devemos referir as fontes documentais que nos socorrem, para que os interessados possam desenvolver os resp.assuntos.
Mas agradeço-lhe, penhoradamente, a sua consideração por mim.
E ao ler no tópico sobre a família-Murzello, a mensagem que o estimado amigo e confrade Rui Pereira lhe enviou,a quem também envio um abraço amigo,pois é natural aceder a este tópico,lembrei-me que talvez seja útil a consulta do Proc.º F.S.O. do Freire da Ordem de Santiago Afonso de Matos de Figueiredo nr.de Ourique e com antepassados em Santa Luzia,Garvão,Relíquias, Almodôvar. O avô deste -também Afonso de Matos,é irmão de uma Cecília Paes,mãe (?)do prior de Mértola F.S.O. Manuel dos Santos Matos, cujas cotas não tirei,na TT, mas estes dois proc.ºs podem dar-lhe indicações aproveitáveis.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48766 | jflfl | 29 set 2003 09:25 | Em resposta a: #48756

Meu Caro Rafael Carvalho
Mais uma vez obrigado pela resposta e contributos adicionais.
Quanto ao seu comentário sobre a familia Nurzello ele é de particular utilidade para mim pois andava à procura de uma forma de avançar na busca dos ascendentes da tal Cecilia Paes. Talvez com estes processos de FSO seja possivel. Obrigado e os meus cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48769 | jflfl | 29 set 2003 10:19 | Em resposta a: #48749

Cara Cláudia Maria!
Creio que pode obter o livro junto da Câmara Municipal de Odemira.
Quanto aos apelidos que investiga irei estar mais atento e se descobrir algo dir-lhe-ei.
Cmpts
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#48770 | Correia74 | 29 set 2003 11:30 | Em resposta a: #48769

Obrigada Joaquim F Lima.

Vou entrar em contacto com a CM de Odemira para saber se eles poderão enviar o livro à cobrança.

Quanto aos apelidos se der conta de algum, agradeço que diga qq coisa.

Cumprimentos
C.M.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85007 | josemariaferreira | 22 fev 2005 22:15 | Em resposta a: #48688

Caro Joaquim Falcão

Cá estou de novo, talvez para confundi-lo ainda mais!

O Dr. Jacinto Pais de Mattos Moreira e Mendonça foi padrinho de Jacinto, um filho de meu tio avó José Ferreira de Castro Verde, conjuntamente com o capitão- mór daquela vila, Silvestre José Franco e D. Maria Ignácia Tereza de Santa Roza(sic) mulher de António José de Matos Moreira moradores na Vila de Messejana. Decorria o ano de 1782 e diz o assento de nascimento que o referido Doutor era então o actual Ouvidor da Comarca do Campo de Ourique.
Como não poderia deixar de ser mais um Jacinto ou melhor dois Jacintos e uma Maria Inácia!

No entanto em 1793 encontro António José de Matos Moreira e sua mulher D. Maria Inácia Roza da Piedade, a morar em Messejana! ( esta será outra Maria Inácia ou a mesma que a primeira!)

Ainda não tive oportunidade de confrontar os assentos de casamentos das filhas de Silvestre José Franco, como lhe havia prometido, mas ficará para brevemente.

Atenciosamente

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85009 | GML | 22 fev 2005 22:28 | Em resposta a: #85007

Caro José Maria Ferreira,

O Silvestre José Franco de quem fala é meu antepassado (b. 16/1/1725 em Cuba; FSO, Juiz e Monteiro-mor de Castro Verde, Administrador da Capela instituída por Catarina Afonso (que penso seria antepassada da mulher), Lavrador da Herdade Grande em São Tiago; c. 6/2/1749 em Castro Verde com Bárbara Mestre Reveza (Revez), b. 23/12/1720 em Castro Verde, que foi habilitada para o Santo Ofício porque esteve para casar com o Familiar Manuel Guerreiro de Brito Aboim.

Tenho a sua ascendência estudada, mas pouco sobre a sua descendência, pelo que lhe pedia que me mantivesse informado sobre os seus estudos. Não tinha também a informação de que SJF tivesse sido Capitão-morde Castro Verde; será que me pode indicar a sua fonte?

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85058 | josemariaferreira | 23 fev 2005 19:38 | Em resposta a: #85009

Caro Gui Maia Monteiro

Apesar da minha família se encontrar ligada aos Francos de Castro Verde e Casével, ainda não estudei este ramo, sei de ouvir de meu pai que era ainda parente de Joaquim António Franco de Casével que com ele convivia e frequentava a sua casa.
Nas décadas de 30 e 40 do século passado Joaquim António Franco foi um dos maiores lavradores e latifundiário do concelho de Castro, apesar da forte crise de desemprego e repressão que se fazia sentir na altura, dava trabalho a várias centenas de assalariados (senão milhares!) daquela região, onde ficou muito conhecido, amado por uns e odiado por outros, foi evidentemente uma pedra fulcral na fixação daquelas gentes à terra que os viu nascer.
Joaquim António Franco tinha Casa em Casével, donde administrava o seu "império", morreu solteiro e instituiu uma fundação com o seu nome, fundação que actualmente presta um serviço meritório no campo da acção social.
Sobre a descendência do Capitão Silvestre José Franco, melhor do que eu o poderá elucidar o confrade Joaquim Falcão que descende dele, por parte de Maria Inácia Franco filha do dito capitão, aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=189694.
Nos livros paroquiais de Castro Verde, Almodovâr e Panoyas tenho encontrado várias vezes referido, Silvestre José Franco, como capitão.

Respeitosos cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85075 | jflfl | 23 fev 2005 22:05 | Em resposta a: #85007

Caro José Maria
ah ah! Desta vez sei de quem se trata!
O Dr Jacinto Pais de Mattos Moreira de Mendonça é primo do Jacinto Pais de Mattos Moreira, tenente coronel de cavalaria (aparece em muitos registos como Capitão de Cavalos que também foi)
Estes dois senhores já me deram muito trabalho... pois confundia-os. De facto são primos direitos e a confusão resulta do primeiro, o Dr Jacinto de Mattos Moreira de Mendonça aparecer em muito registos com o apelido "Paes" ou "Pais". Mas distinguem-se por o segundo não ser "Mendonça", apelido que vem do pai do primeiro- acho que estou a ser confuso!...
Este Dr Jacinto (Pais) de Matos Moreira de Mendonça é uma personalidade de grande importância na época. Existe um monumento em Castro Verde, o "Padrão" com o busto de D.Maria I que tem inscrito na base o nome deste Jacinto, à época Corregedor de Castro Verde.
Mais umas notas:
Tenho nota que um António José Maria Moreira de Matos foi comprador a José Vaz Temudo e mulher Joana Tomásia, em 25/9/1834, do Ferragial da feira de Outubro e da Cerca da Galinha junto ao rossio da feira de Outubro em Castro Verde (será que é o mesmo antónio que refere?)
Tenho também nota de um Jacinto Paes de Matos (outro!!) e sua mulher Maria Rita Palma, de Panóias) venderam a Afonso Gomes (dos Namorados) em 18/4/1833 um quinhão de terras na herdade da Dos Brancos (creio que em Castro Verde)
Tenho pois a noção que esta gente (os Pais de Matos) movimentaram-se durante seculos entre Ourique, Castro Verde, Santa Luzia, Messejana, Panoias, etc. Não é pois de estranhar.
Há é de factos muitos "Jacintos Pais de Matos" que nos confundem por vezes!
Obrigado por mais estas dicas que irei analisar com mais detalhe e ver se encaixam e onde.
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Barradas e Jorges, de Castro Verde

#85092 | montargil | 23 fev 2005 23:44 | Em resposta a: #48269

Caro jliberato
como sei que aprecia o humor, vou-lhe dizer que não, esta semana não estou a escrever de um teclado de nuestros hermanos....Mas devolvo-lhe o seu amável e simpático convite, pois o Sr. é um cavalheiro que também aprecio lê-lo. Relativamente a Castro Verde...suponho que tenha lido as diferentes passagens do meu tópico
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=74531
e que na realidade é o exemplo que nunca se deve abandonar.
Os Mestres, desta região até à data fazem parte da teia familiar (duas ou três vezes padrinhos), dos "meus" Davids Guerreiros e agora também os Gagos,
se acha que poderei ser-lhe útil...é só dispor
Saudações aqui desta terra que no 7mo dia da criação, O Grande Arquitecto para se fazer perdoar (por ter feito um tão lindo trabalho) de ter posto cá um só povo, decidiu então de por nas costas destes um outro, que mais tarde adoptaram o nome de Portugueses.
Com os meus cumprimentos
atentamente

Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85155 | josemariaferreira | 24 fev 2005 21:23 | Em resposta a: #85075

Caro Joaquim Falcão de Lima

Sobre Pais Matos tenho mais o seguinte:

1786- Jacinto Pais Mattos, capitão do Regimento de Moura, padrinho de Maria uma filha de João Varela de Castro Marim e de D. Mariana Guerreiro Coelho Foyos de Castro Verde.
1801- Jacinto Pais de Mattos, alferes.
1801- Jacinto Pais Matos, capitão-mór, pai de D. Josefa Júlia Isabel Barbara.
1782- António José de Matos, com um terreno aforado na Vila de Messejana.
1792- António José de Matos, proprietário da Herdade dos Miúdos (?) no couto da Vila de Casével.

Desconhecia, este Jacinto Pais de Matos, por si indicado, casado com Ana Ritta Palmer. Esta Ana Ritta, era filha de Inácio Louro e D. Maria Ritta de Panóias família muito nobre das mais ricas da região, descendente por parte da mãe dos Palmer Mayard de Lisboa. No entanto por parte do pai era descendente de Manuel Payas (ou Pais) casado com Francisca da Silva do Espírito Santo.
Sabe-me dizer quem era este Manuel Pais que chegou a fazer parte da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Panóias e tinha um filho chamado Valentim Pais? Julgo-o nascido por volta de 1720, seria filho de Jacinto Pais, capitão-mór de Ourique?

Grato pela atenção

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85177 | Conde | 25 fev 2005 10:26 | Em resposta a: #48093

Caro Amigo:
As velhas "Linhagens de Portugal" afloram estes Mestres, Guerreiros e Lanças.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Barradas e Jorges, de Castro Verde

#85451 | jliberato | 01 mar 2005 21:34 | Em resposta a: #85092

Caro Luís Filipe Vieira Santos,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelas suas palavras amáveis.
Nos padrinhos que menciona encontrou alguma vez os meus Mestres, ou seja, os referidos na primeira mensagem deste tópico?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Barradas e Jorges, de Castro Verde

#85521 | montargil | 03 mar 2005 10:08 | Em resposta a: #85451

Caro Jliberato,
Relativamente à sua procura…creio que a estratégia da “pista” por vezes revela-se compensadora. … Aos vinte dias do mês de Maio de 18XX –nesta igreja Matriz de Castro V. ………Foram testemunhas além destes autores António Mestre Palma e João Francisco Sales ambos desta freg ; ª. de que fiz este termo que asignei com as testemunhas.
O Padre Manoel António Branco
(assinatura )Antonio Mestre Palma (assinatura )João Galles (Salles)
Como vê, é bastante recente para as suas datas. Também, repare, não sei se já lhe mencionei que a família Barradas, existiu em Reguengos, Portalegre, Elvas……e outras praças fortes alentejanas, há pouco tempo descobri-os também em Braga e no Porto (mas ainda não fiz pesquisas, em famílias do Norte já entroncadas, já sem o Barradas, mas com o Godinho família da qual descendo), mas estamos a falar da janela de 1795 a 1920. Agora, acho que Grândola poderia ser uma plataforma fiável e promissora para o Sr., do facto de um ramo dos Barradas terem vivido, nascido e permanecido durante vários anos…. Há muitos anos num avião, encontrei um certo embaixador estrangeiro que vinha passar férias a Portugal, creio que era a Grândola….e passámos 7 horas a falar de cavalos puros sangue, aliás este Sr. tinha os seus em Grandola…. Seria interessante de saber se os Barradas Champalimauds de Grândola teriam tido criação de puros sangues, o que creio que sim, sem contudo poder afirmar. O JJ Barradas (de Reguengos), com um dos meus avôs, negociavam entre outras coisas com cavalos e creio mesmo que tinham um ferro, mas haverá com certeza especialistas na matéria que nos estão a ler, e dos quais esperámos o contributo….Estou convencido que estabelecendo elos, e uma constante revista critica aos mesmos conseguirá ampliar e ver quem era quem, onde estavam, o que faziam….

Se porventura tiver informações sobre o Monte Curral em Castro Verde,
ou sobre a Família Gago, ….Luís Gago…em Castro Verde, ficaria Agradecido.
Por acaso terá alguma pista que me possa facilitar, pois ainda não consegui encontrar o site (há tantos) que mencionaria ou nome dos militares portugueses presos em 1918 pelos alemães com o respectivo nome de campo….ou o nome dos campos com o respectivo lote de prisioneiros… afins de aceder á informação por campo de concentração e ao resto (e isto já é mais fácil, pois sei que existem informações bastante relevantes).

Com os meus cumprimentos

Atentamente
Luís Filipe Vieira Santos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85684 | jflfl | 06 mar 2005 20:04 | Em resposta a: #85155

Caro José Maria
Muito obrigado por mais estas informações. São sempre bemvindas. Vamos ver se consigo comentar:
Quanto ao 1º. o capitão do Regimento de Moura já sobre ele falámos
O segundo, o alferes Jacinto Pais de Matos é o que casou com D. Maria da Natividade e que refere no seu "post" sobre "Falcões"
O terceiro é o pai do segundo.

Quanto ao António José de Matos nada sei, mas gostaria pois pelo apelido Matos poderá haver alguma relação com os 3 primeiros.

Quanto ao Jacinto Pais de Matos casado com Ana Rita Palmer: ambos são para mim desconhecidos. Apanhei esta referênica num livro que mais não adianta e por isso não consigo ligá-los aos Pais de Matos de Santa Luzia, Messejana, Panóias.

Não consigo ajudá-lo no tal Manuel Pais. Suspeita que poderá ser filho do Capitão Mor de Ourique, Jacinto Pais. Mas nessa data, 1720, não tenho registo de nenhum capitao mor de Ourique, nem de nenhum Manuel Pais com filho de "Jacinto"... Tem mais informação que me premita procurar de quem se trata?

Estou muito intrigado com o tal Jacinto Pais de Matos que casou com Ana Rita Palmer. Sabe se há outros casamentos que me permitam situar mais este Jacinto? E anos (baptizados, casamentos)?

Muito agradeço mais pistas... e um abraço do
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#85742 | MSS1 | 07 mar 2005 17:13 | Em resposta a: #48037

Caro José Nunes Liberato,

Descendo de Bárbara Mestre (*c. 1730) e de seu marido Zacarias da Silva, cuja filha Maria da Conceição da Silva (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=188924), nascida em Castro Verde c. 1755, casou com Duarte de Sousa, de São Clemente de Loulé, nascido em 1747.

Esta Bárbara Mestre será também provavelmente de Castro Verde, facto que nunca investiguei.

Cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Barradas e Jorges, de Castro Verde

#85773 | jliberato | 08 mar 2005 08:50 | Em resposta a: #85521

Caro Luís Filipe Vieira Santos,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente a minha relação com Castro Verde limita-se ao século XVII, pelo que não posso ajudar muito.
E quanto aos prisioneiros da I Guerrea Mundial, muito menos. Lamento!
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Mestre, de Castro Verde?/Loulé

#85776 | josécyr | 08 mar 2005 09:53 | Em resposta a: #85773

Caro J. Liberato,
Embora não sendo oriundos de Castro Verde, mas ao ver as ligações a Loulé, não sei se já lhe havia dito mas descendo de:
Manuel Rodrigues Mestre casado com Catarina Mendes (Malhada Velha – Loulé).
Nada mais sei deles a não ser o que agora lhe mando.
Foram pais de Maria Mendes que casou em S. Clemente, Loulé, em 18 de Setembro de 1752, com Manuel Correia, da Apra – Loulé.
Cumprimentos,
J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Mestre, de Castro Verde?/Loulé

#85788 | jliberato | 08 mar 2005 12:19 | Em resposta a: #85776

Caro J. Cabecinha
Então e o Manuel Rodrigues Mestre era oriundo de onde?
E a Maria Mendes nasceu aonde e quando?
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Mestre, de Castro Verde?/Loulé

#85790 | josécyr | 08 mar 2005 12:25 | Em resposta a: #85788

Caro José Liberato,
Não lho sei dizer. Só tenho referência a eles pelo casamento da sua descendente, e lá é dito que são da "Malhada Velha", que penso ser algum lugar de Loulé.
Nada mais tenho. Cumprimentos, J. Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86270 | jliberato | 15 mar 2005 23:14 | Em resposta a: #85742

Caro Marcos Soromenho Santos,
Nunca investigou a Maria da Conceição da Silva?
É muito capaz de entroncar nos meus. Mas, para já é difícil de saber pois o meu Mestre mais moderno, Baltazar Mestre, nasceu em 1683 em Castro Verde.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86322 | MSS1 | 16 mar 2005 17:35 | Em resposta a: #86270

Caro José Nunes Liberato,

De facto nunca a estudei. Foi um ramo que fui adiando, até hoje. Pode ser que me anime com a possibilidade de entroncar nos seus. Mas tenho tido muito trabalho ultimamente, que me deixa pouco tempo livre para fazer os meus costados.

Darei notícias se, entretanto, encontrar mais qualquer coisa sobre estes Mestres.

Um abraço,

Marcos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86327 | Conceicao | 16 mar 2005 18:55 | Em resposta a: #86322

No livro de Antonio Borges Coelho, sobre a Inquisicao de Evora 1533-1668 , estao listados varios Mestre. Metre Roque, cirurgiao,(Evora)- Mestre Pedro, cirurgiao, (Beja)- Mestre Antonio, cirurgiao, (Evora). Nao sera que o nome veio mesmo de familias com titulo Mestre devido a profissao e adoptado mais tarde como nome de familia? Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86332 | rafael | 16 mar 2005 20:23 | Em resposta a: #86327

Em ARMARIA PORTUGUESA de A. Braancamp Freire pode ler-se- MESTRE -Espanha e Portugal.
Minha Senhora
Heráldica deste apelido :De oiro, águia de negro cantonada de duas flores de lis de azul em banda e de dois carvalhos de verde em contrabanda. Timbre a águia do escudo . Elmo de prata , aberto guarnecido de oiro.
Isto referente às armas do apelido ( apelido ) de famílias que se encontram espalhadas pelo Alentejo. Eu e os meus filhos tb. pelo lado da mãe temos asc. com este apelido.
Diz Brancamp Freire que tais armas não tivessem sido uasadas em Portugal, mas em Beja existiu no séc. XVI uma família nobre deste apelido e por isso consigna-lhe tal brasão, que é o usado pela família- La MAESTRA, de Espanha .
Mas os de Puerbla de Sanabria (Zamora), usem outras armas e há mais.O meu vagar ainda é pouco para desenvolver mais do que julgo prestável.
No ARMORIAL lUSITANO- Edit. Enciclopédia pode ler-se ( transcrevo livremente):
MESTRE- dos morgados do Salvador-Beja, apelido talvez derivado da profissão E o mais antigo que se conhecia era Pedro Mestre , de Beja senhor de várias fazendas e instituidor de uma capela que instituiu em seu filho Gaspar Mestre.
É minha opinião e especulo que houve famílias do B.xo Alentejo deste apelido que devido a serem "famílias Principais", melhor: da chamada "Principalidade" foi apetência para começarem a usar este apelido muitos dos afilhados de gente principal que assim o transmitia e com o andar dos tempos se foi espalhando e vulgarizando, sem ser por consanguinidade.
Há quem use estas armas e registadas em Espanha.
Sobre -Mestre-ficarei por aqui, pois haveria mais a dizer, mas há confrades que julgo conhecerem muito mais do que eu, sobre este assunto.
No ref.º ARMORIAL, v/Luís Mestre Fencin ou Toncin, inclino-me mais para -TONCIN-porque encontro este apelido como Toncinho, depois Toucinho , nos Liv. Paroquiais. Tive um aluno, hoje médico, deste apelido e existe a grande herdade dos -Toncinhos ou Toucinhos , arred, de Almodôvar que foi pertença da famíia Guerreiro Leitão de Aguiar e hoje em mão estranhas à família.
Também ha uma herdade e lugar deste concelho chamada "A dos Mestres" que creio ser ref:da a família e não a profissão .Como existe a herdade dos -Guerreiros, a dos -Gusmões, a dos Cavacos,a dos Sarlhos, Vicente Anes, Pero Calças, a dos Góis, a dos Neves, Fernão Dias, Monte dos Bejas,e outras de nomes de famílias do concelho referido.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86979 | josemariaferreira | 26 mar 2005 21:10 | Em resposta a: #85009

Caro Gui Maia Monteiro

Sobre a descendência de Silvestre José Franco indiquei-lhe na minha última mensagem um link, mas verifiquei depois que o mesmo está incompleto e com algumas incorreções.
Através de documentação que tenho em meu poder teremos: Jacinto Pais de Matos Falcão ( 1º. conde de Bracial) aqui na BD do genea em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=28122 como bisneto do Capitão Silvestre José Franco e de Barbara Mestre.
Assim como se segue:

1- JACINTO PAIS MATOS FALCÃO- 1ºCONDE DE BRACIAL

2-JACINTO PAIS MATOS
3-MARIA DA NATIVIDADE

4-JACINTO PAIS MATOS
5- INÁCIA MARIA FRANCO
6- JOÃO FALCÃO
7-FRANCISCA NOBRE

10-SILVESTRE JOSÉ FRANCO
11-BARBARA MESTRE

O casal Silvestre José Franco e Barbara Mestre, além desta filha, tiveram também uma outra chamada Inácia Maria que casou com José da Silva Gamito e um filho chamado José Mestre Franco que casou com Maria Mestre.

Tenho informação que o Cap. Silvestre José Franco foi também almoxarife e Juiz dos Direitos Reais da Comenda de Castro Verde e C.O.C.

Votos de uma Boa e Santa Páscoa.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86980 | josemariaferreira | 26 mar 2005 21:37 | Em resposta a: #85009

Rectifico: -Maria Inácia que casou com José da Silva Gamito.
-Silvestre José Franco, C.O.S. e não C.OC.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#86985 | GML | 26 mar 2005 22:50 | Em resposta a: #86980

Caro Zé Maria Ferreira,

Agradeço os dados que envia relativos a Silvestre José Franco e que tentarei confirmar no fundo da Ordem de Santiago, quando for à Torre do Tombo. Mas gostava de esclarecer uma dúvida: nos registos em que SJF aparece como Capitão, alguma vez surge como Capitão-mor? Alguma vez se especifica se seria capitão das ordenanças?

Com os melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#87024 | josemariaferreira | 27 mar 2005 19:46 | Em resposta a: #86985

Caro Gui Maia Loureiro

A 14/10/1771, no casamento de sua filha Inácia Maria com o Capitão-mór Jacinto Pais de Matos, a noiva é referida como filha de Silvestre José Franco.

A 15/12/1777, foi padrinho de baptismo de sua neta Barbara, Filha de José Mestre Franco e Maria Mestre, sendo referido como Capitão Silvestre José Franco.

A 17/4/1779, no casamento de sua filha Maria Inácia com José da Silva Gamito a noiva é tida como filha do Capitão Silvestre José Franco e Barbara Mestre.

A 22/12/1782, foi padrinho de Jacinto, filho de José Ferreira e de Genoveva Maria do Carmo sendo referido como Capitão-mór da Vila de Castro Verde, juntamente com o Dr. Jacinto Pais de Matos Moreira e Mendonça que teve carta de Ouvidor da Comarca de Campo de Ourique a 14/2/1782. ( seu genro?)

Nenhuma vez o vi descrito como capitão de Ordenanças.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#87030 | GML | 27 mar 2005 22:39 | Em resposta a: #87024

Caro José Maria Ferreira,

A sua última mensagem é especialmente interessante, já que parece situar a ascensão ao posto de Capitão-mor, nos anos entre 1779 e 1782. Tentarei encontrar documentos relativos à sua eleição ou nomeação, quando puder ir à TT.

Uma vez mais obrigado,

Gui ML

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89280 | josemariaferreira | 22 abr 2005 22:45 | Em resposta a: #87030

Caro Gui Maia Loureiro

Sobre a nomeação de Silvestre José Franco a capitão-mór de Castro Verde, posso informá-lo que o mesmo já tinha aspirações ao cargo no ano de 1768, aquando foi feita mercê daquele cargo a Manuel Guerreiro Camacho de Foyos.
Num requerimento, enviado ao Conselho de Guerra, por Manuel Guerreiro Camacho de Foyos, fica-se a saber que este se mostrava interessado no cargo, no qual alegava os bons serviços de seus ascendentes, pai, avô e bisavô, respectivamente, o desembargador Manuel Guerreiro Camacho de Foyos, desembargador dos Agravos Diogo Guerreiro Camacho de Aboim, e capitão-mór da vila de Ourique Diogo Guerreiro Camacho de Aboim.
Dizia ainda Manuel Guerreiro Camacho dos Foyos no seu requerimento que Silvestre José Franco pretendia ser eleito para o cargo, julgando-se ele requerente com mais direito pela sua nobreza e mais qualidades a contrapôr à falta de nobreza e de educação e até à existência de baixos instintos que atribuía ao outro candidato.
Como se pode deduzir pelo atrás exposto existiriam naquela altura pelo menos dois partidos na vila de Castro Verde, um da oposição, comandado por Camacho de Foyos, donde fazia parte entre outros, o Capitão João António Varela, o Capitão João André Varela, filho de Manuel Nunes Varela e Dona Isabel Gestrudes de Andrade de Santana da Serra, casado com Dona Mariana Teresa Guerreiro Coelho Foyos, e outro da situação, comandado por Silvestre José Franco com o apoio da família Pais de Matos dos quais se destacavam Jacinto Pais de Matos, capitão do Regimento de Moura e o Dr. Jacinto Pais de Matos Moreira e Mendonça.
Aqui parece que as gentes de Santana da Serra, do nosso confrade Rafael Carvalho, falaram mais alto acabando por ser dada mercê a Manuel Guerreiro Camacho de Aboim, vindo de Lisboa defender a terra que tinha sido se seus avós.
Mas os ventos não lhe seriam muito favoráveis, (porque estes cargos ocupavam-se até aos 80 anos!) e passados poucos anos, já encontramos Silvestre José Franco como Capitão-mór da Vila de Castro Verde, quando o Dr. Jacinto Pais de Matos Moreira e Mendonça ocupava o cargo de Ouvidor da Comarca do Campo de Ourique.
Enfim ontem como hoje a luta por cargos nobres era renhida e não se olhava a meios!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89302 | melisa | 23 abr 2005 01:49 | Em resposta a: #89280

Caro José Maria Ferreira

por acaso sabe mais alguma coisa de Manuel Nunes Varela pai do capitão João André Varela?

Cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89305 | jflfl | 23 abr 2005 02:42 | Em resposta a: #89280

Caro José Maria e Caro Guy
As minhas desculpas pela intromissão mas achei tão interessante este texto do José Maria que me atrevo a perguntar se me pode indicar a fonte.
Um abraço a ambos e bom fim-de-semana
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89441 | josemariaferreira | 25 abr 2005 20:40 | Em resposta a: #89302

Cara M. Elisa

Lamento informá-la, mas não tenho mais qualquer informação sobre Manuel Nunes Varela, senão a que está exposta e que se refere a um requerimento que está exarado à concessão de mercê do posto de Capitão-mór de Castro Verde a Manuel Guerreiro Camacho de Foyos.

Melhores cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89442 | josemariaferreira | 25 abr 2005 21:48 | Em resposta a: #89305

Caro Joaquim Falcão de Lima

Obrigado pelo seu desejo de bom fim-de-semana, melhor não podia ser, fui passá-lo ao Alentejo em companhia da minha família, desculpe de só agora lhe agradecer e responder à sua mensagem.
Ora não tem nada que pedir desculpas, porque o Fórum é para isso mesmo, um local para nos ajudarmos-nos mutuamente nas nossas pesquisas genealógicas.
Tenho uma vaga ideia de hà tempos ter-me questionado sobre a ligação da família Paes de Matos ao Morgado de Messejana, parece que encontrei essa ligação no entanto ainda falta confirmar. Alguma vez se deparou com um JOAQUIM AFONSO DE MATOS de S. Martinho C.C. MARIA BARBUDA na freguesia de S. Luís, cerca 1750? Esta Barbuda é da família Camacho de Barbuda, que se deslocou de S. Luís para Messejana /Panóias e que eu fui encontrar a habitar no mesmo Monte conjuntamente com o Joaquim José Matos Moreira Camacho de Barbuda e Aboim, que foi Morgado de Messejana e Mestre de Campo dos Auxiliares de Campo de Ourique. Nesse Monte moraram também meus familiares Francisco Camacho de Barbuda, Belchior dos Reis Camacho de Barbuda e os capitães António Simões Camacho de Barbuda e António Lourenço Camacho de Barbuda, todos naturais de em S. Luís, descendentes de Belchior dos Reys Camacho de Barbuda e de Ignês Queimada. Tudo leva crêr que sejam da família do morgado, mas como disse falta confirmar!
Sobre o seu "atrevimento" tenho a informá-lo que a informação a que se reporta a minha anterior mensagem foi extraída do A. H. M.-Maço 127 Nº3. Dec. de 3 de Dezembro de 1768.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89444 | melisa | 25 abr 2005 21:57 | Em resposta a: #89441

Caro José Maria Ferreira

De qualquer forma muito obrigada pela sua resposta.

No entanto suspeito que seria primo direito de Maria Varela dos Santos cc Isidoro Guerreiro Raposo (natural de Ourique e casado em Monchique) e pais de Branca Rosa de Gusmão cc Luis António de Távora , tabelião em Panoias de quem há algum tempo me deu notícias.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#89452 | GML | 25 abr 2005 23:56 | Em resposta a: #89280

Caro José Maria Ferreira,

Agradeço a sua mensagem. Não vou frequentemente ao Arquivo Histórico Militar, mas quando lá voltar, não deixarei de consultar este documento tão interessante.

Devo dizer-lhe que não é a primeira vez que encontro uma disputa com este nível de agressividade, por lugares da res publica. Há um documento muito interessante do Desembargo do Paço relativo à Misericórdia de Vila de Frades (se não me engano), em que um dos partidos acusa o meu antepassado Baltazar José Mascarenhas de ser praticamente analfabeto, e de só ter podido ser escrivão da dita Misericórdia porque andava sempre com uma outra pessoa que redigia os documentos...já que mal sabia assinar o seu nome!

Agradeço uma vez mais o seu precioso contributo.

Melhores cumprimentos

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#90263 | jflfl | 08 mai 2005 12:38 | Em resposta a: #89442

Caro José Maria Ferreira
Desculpe só agora responder mas tenho andado arredado por afazeres profissionais.
Importa agradecer-lhe a gentileza da sua mensagem e informação nela contida.

Quanto à questão dos morgados da messejana fico curioso pois na tradição verbal da familia Pais de Matos é referida uma "prima morgada da messejana" e que eu não sei quem é. Infelizmente não tenho qualquer referência quer a Joaquim Afonso de Matos, quer a Joaquim José Matos Moreira Camacho. Pelos apelidos e origens geográficas não será estranho que se cruzem com os "meus" Pais de Matos Moreira. Vou ficar atento e se descobrir algo mais, dir-lhe-ei.

Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#90514 | josemariaferreira | 11 mai 2005 11:58 | Em resposta a: #89452

Caro Gui Maia Monteiro

Saberá me dizer quem foi o padrinho de baptismo de seu ascendente Romão José Franco nascido em Castro Verde? Faço-lhe esta pergunta porque o nome de Romão José é muito usado na minha família Ferreira com ascendência em Castro Verde e Aljustrel. Este nome Romão, é de origem religiosa, e foi muito predominante na região do antigo Campo de Ourique donde se expandiu para o Algarve e restante Alentejo e deveu-se à influência do Santo Romano de Panoyas, cuja Ermida se situa na próximidade daquela antiga Vila alentejana com o mesmo nome.
A região do Campo de Ourique, região agrícola por excelência tinha muitos lavradores e o seu Santo era o São Romano. Durante a Idade Média o Santo Romano competia com Santiago de Compostela, vinham romeiros de muitas terras longínquas assistir às relíquias daquele Santo, crentes pelos milagres que o o Santo fazia e na cura da raiva. Vários reis se ofereceram a São Romão, o último parece ter sido S. Sebastião, mas devido ao trágico acidente que sofreu em Alcáçer Quibir, o Santo a partir daí veio a perder importância.
No entanto ainda no século XVIII, muitos dos habitantes de Panoyas e arredores ostentavam o nome de Romano ou Romana. Com a vitória dos liberais começou-se a perder a tradição e hoje praticamente já ninguém usa este nome que passou a ser usado apenas como apelido, na região.
Romão José Franco era filho do cap. Silvestre José Franco, dos quais você descende, contudo tenho conhecimento de uma outra filha do capitão, nascida do casamento (?) com Francisca Revés, chamada Alexandra Balbina Franco, que casou por sua vez com o Capitão-mór Antonio José Maria. Fica o registo, não sei se já tinha conhecimento?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#102267 | Eleny | 05 out 2005 13:02 | Em resposta a: #86322

Caros Confrades (eiras).Tenho uns assentos de Mestres que vou dar a conhecer neste Tópico,uns desencontrados mas que me parecem ser todos a mesma gente.Saliento que os tenho por terem sido gentilmente cedidos pelo Confrade FS.Desculpem a forma como os "estendo"mas ainda não consegui fazer de outra maneira: Manuel Gliz (Gazito) cc Luzia Manuel ele de Paderne (Albufeira) filho de Bartolomeu Mestre de Paderne e Maria Roiz de Paderne e Luzia de Manuel Roiz de Santiago do Cacem e Luzia Manuel de Santa Ana de Gambas o segundo filho nasce em 11-06-1786 ---------08-02-1813 nasce Joaquina filha de Leandro Mestre de Almodovar filho de Isabel Gonçalves de VV e Teresa de Jesus de VV filha de Manuel Nobre e Joaquina de Jesus de Val de Vargo os Padrinhos Manuel Francisco e José Antonio Gazito-------Maria 10-05-1820 filha de Manuel Gonçalves Gazito e de Ana Maria de S. Sebastião de VV neta paterna de Manuel Gonçalves Gazito de Paderne (Albufeira) e Luzia Manuela de S. Sebastião de VV e materna de Bento Roiz Seita e Luzia da Conceição de S. Sebastião de VV.É certo que é a mesma familia o que remete Bartolomeu Mestre de Paderne (Albufeira) para 1740+-.Já alguém encontrou estes Mestres de Paderne nas pesquizas.Um Bom Feriado a todos e cumprimentos aos que estão no exterior. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#102301 | Eleny | 05 out 2005 21:05 | Em resposta a: #48188

Caro Liberato.Mais alguns Mestres:Leandro Mestre, natural de Vale de Vargo, filho de Leandro Mestre natural de Stª Cruz de Almodôvar e de Izabel Gliz natural de S. Sebastião de V. Vargo, casou com Maria Lopes, natural de Vale de Vargo , filha de Gregório Roiz e de Luzia da Conceição naturais de S. Sebastião de V. Vargo. Tiveram

09-05-1790 –ANTÓNIO



Casou em 2ª núpcias em 24-02-1807 com Thereza de Jesus, viúva de Joaquim Lança, natural de Vale de Vargo filha de Manoel Nobre e de Joaquina de Jesus naturais de V. Vargo. Tiveram





28-04-1818 MARIA



21-01-1810 BARBARA



08-02-1813 JOAQUINA - Foi padrinho o Gazito



15-04-1816 MANOEL



21-06-1818 JOÃO





O Leandro Mestre (pai) ainda teve mais dois filhos e ambos naturais de V. Vargo e com descendência.Tem o Confrade Liberato alguma coisa na sua base de dados.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#102502 | jliberato | 08 out 2005 08:42 | Em resposta a: #102267

Cara Helena,
Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente não tenho os nomes que menciona. É preciso ver que o meu Mestre mais moderno nasceu em 1685.
Os seus elementos não chegaram à minha casa de Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#102504 | Eleny | 08 out 2005 09:12 | Em resposta a: #102502

Caro Liberato.Muito obrigado por responder.De facto não recebeu porque não cheguei a enviar mas Segunda-Feira tratarei do assunto.Sobre Mestres aqui postados foram todos os dados cedidos pelo Confrade FS.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#180060 | Paulorj | 11 jan 2008 21:06 | Em resposta a: #48277

JFL,
Meus avos eram de Odemira.
Meu avo chamava-se Jose Joaquim Mestre e mminha avo Messia Barbara Guerreiro. Gostaraia muito de ajuda para saber informacoes sobre meus antepassados. Moro no Brasil.
Obgado.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#180068 | jflfl | 11 jan 2008 22:21 | Em resposta a: #180060

Caro Paulorj
Mestres e Guerreiros são apelidos muito comuns nesta região do Baixo Alentejo. Tem mais dados sobre seus avós, nomedamente datas de casamento, por exemplo?
Um abraço
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre

#180073 | Paulo Rodrigues | 11 jan 2008 22:55 | Em resposta a: #180068

Minha avó conheceu uma familia Mestre do Baixo Alentejo, mais propriamente na freguesia de Albernoa.

Cumprimentos Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre

#180120 | luis262 | 12 jan 2008 14:04 | Em resposta a: #180073

Boa tarde,

Também eu tenho alguns Mestres, embora de Serpa.
Por isso talvez tenha interesse colocar aqui...
Assim:

-SEBASTIÃO MESTRE n.c. 1645 c.c. MARIA LOPES e tiveram,

-MANUEL MESTRE n. Serpa, São Salvador casou em Serpa, Santa Maria em 1696 c. MARIA DO ESPÍRITO SANTO, filha de MANUEL LOURENÇO e MARGARIDA BENTES,
e tiveram,

-SEBASTIÃO MESTRE n. em Serpa que casou em Serpa, Santa Maria a 7.6.1721 c. ISABEL DA CONÇEIÇÃO n. de Serpa, filha de BRÁS AFONSO ou AFONSECA e e MARIA ROIZ, ambos n. de Serpa
e tiveram,

-MARGARIDA DA CONCEIÇÃO MESTRE n. de Serpa que casou c. FRANCISCO VALENTE n. de Serpa, filho de MANUEL VALENTE e MARIA GONÇALVES ambos n. Serpa e tiveram,

-BENTO VALENTE, b. em Serpa, São Salvador em 8.7.1751 casado com BENTA LEONARDA GUERREIRO n. de Serpa, c.g.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre

#180127 | luizsillos | 12 jan 2008 15:20 | Em resposta a: #180120

Caro Luís Piçarra,

Também tenho ancestrais Mestres em Serpa:

1- Brízida Dias, natural da Vila de Serpa, casada cerca de 1702 com Domingos Mestre, de Mértola.

Coincidência, ou não, tenho Rodrigues Piçarras:

2-Margarida Lourença Piçarra, casada por 1716 com Manuel Rodrigues, ambos da freguesia de Santa Maria de Serpa. Os filhos desse casal deixaram descendentes em Serpa que assinavam Rodrigues Piçarra.

Cumprimentos,
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#180132 | Paulorj | 12 jan 2008 16:14 | Em resposta a: #180068

Meu Avo nasceu em torno de 1896 e minha avo em torno de 1900, Casaram-se provavelmente la para o ano de 1925 , ja que a minha mae nasceu em 1927 e hoje tem 80 anos.
A mãe do meu avo Chamava-se Fellipa( sao sei se escreve-se desta forma), casada com Joaquim Guerreiro.
Por parte da minha avó, seu pai chamava-se Jacinto Mestre e era casado com Barbara Felicia.
A familia é do conselho de Odemira e viveu num local chamado Sao Martinho das Amoreiras - Monte da Panela.(nome dado as terras da familia, que, segundo minha mae conta,no passado foi encontrada enterrada uma panela com dinheiro e ojetos dos Mouros, dando assim o nome daquela localidade).
Sou muito grato por sua gentileza.

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#180174 | cverde | 12 jan 2008 22:10 | Em resposta a: #180132

Caro Paulo

Portugal encontra-se dividido em Distritos, estes em Concelhos e estas por sua vez em Freguesias.

S. Martinho das Amoreiras é uma freguesia do concelho de Odemira e distrito de Beja.

Face aos dados que possui acerca dos seus antepassados sugiro-lhe que entre em contacto com a Conservatória do Registo Civil de Odemira através do seguinte endereço: c r c . o d e m i r a @ d g r n . m j . p t (sem espaços) e solicite o envio de uma fotocópia do assento de casamento de José Joaquim Mestre, nascido por volta de 1896, filho de Jacinto Mestre e Bárbara Felícia com Messia (Maria?) Bárbara Guerreiro nascida por volta de 1900 filha de Joaquim Guerreiro e Filipa ocorrido por volta de 1925.

Luis Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre

#180246 | luis262 | 13 jan 2008 13:45 | Em resposta a: #180127

Caro Luis Gustavo de Sillos,

Estes meus Mestres são meus ascendentes por parte do meu avô paterno LUIZ DA COSTA DE AGUILAR BARBOSA PIÇARRA, n. em Moura São João Baptista a 30.6.1882. Minha trisavó BENTA MARIA DA CONCEIÇÃO DE AGUILAR,( filha e neta de dois José da Costa de Aguilar), que nasceu em Moura, Santo Agostinho a 3.3.1822, casou c. Pedro Eloy Piçarra n. em Moura S. João Baptista a 23.3.1807.
Pela minha trisavô Benta de Aguilar descendo da já referida na minha mensagem anterior BENTA LEONARDA GUERREIRO que cc BENTO VALENTE, ambos de Serpa, meus quintos avós.
Quanto ao meu trisavó PEDRO ELOY PIÇARRA era neto de JOSÉ RODRIGUES PIÇARRA, mas do qual apenas sei que nasceu em Moura, c. de 1750 , mas desconheço a freguesia...É perfeitamente possivel que exista alguma ligação com os Rodrigues Piçarra de Serpa, mais ou menos contemporâneos.
Penso deslocar-me ainda este mês por alguns dias a Beja para ver se descubro mais alguma coisa sobre estes meus MESTRES, VALENTES, PIÇARRAS, e outros.

Cumprimentos,
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre

#180249 | luizsillos | 13 jan 2008 14:04 | Em resposta a: #180246

Caro Luís Piçarra,

Grato por sua mensagem! Posso adiantar-lhe que, até onde pesquisei, os Rodrigues Piçarras de Serpa (tanto em S. Salvador como Santa Maria), tem por ascendentes Manuel Rodrigues e Margarida Lourença Piçarra.

Tenho alguns Valentes, porém, colaterais, que eram da Aldeia Nova de S. Bento. Eram Manuel Valente e sua mulher Maria da Saúde (ou Maria Gonçalves).

Como resido no Brasil, minhas pesquisas acabam sendo um pouco demoradas, mas caso me depare com alguns dos teus, anoto-lhe os dados e repasso.

Em Serpa, meu interesse é nos Baiões. Pelos Piçarras, cheguei em 1695 aproximadamente. Anotei quase todos os casamentos de Baiões ocorridos em Santa Maria. Porém, preciso falta uma geração para que eu consig a fazer o entroncamento com os Baiões mais antigos.

Meus cumprimentos,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#180431 | Paulorj | 14 jan 2008 21:12 | Em resposta a: #180174

Muito obrigado. Vou fazer a solcitacão.Assim ficará mais facil ter acesso a historia de meus antepassados.

Abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#180447 | jflfl | 14 jan 2008 23:34 | Em resposta a: #180132

Caro Paulo
Infelizmente no meu arquivo pessoal só tenho referência aos casamentos de Odemira até 1834 e baptizados até 1855.
Em todo o caso não será dificil obter cópia do registo de casamento junto da Conservatória do Registo Civil de Odemira (os livros do ano de 1925 constam das conscervatórias)

Aqui ficam os contactos:
Conservatória do Registo Civil - ODEMIRA
Telefone: 283 322 433 / Fax: 283 327 639
> www.dgrn.mj.pt
crc.odemira@dgrn.mj.pt

Pode pedir cópia do registo de casamento por telefone, por carta ou por e-mail. Deverá enviar a seguinte informação. Nome do noivo e da noiva, freguesia de casamento, data do casamento.

Se tiver dificuldade no contacto diga. Não vou a Odemira com frequência mas um dia que passe por lá não me custa pedir a cópia do assento que pretende.
Cmpts
JFL

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#210213 | Raio | 09 out 2008 16:32 | Em resposta a: #48037

Exmo Senhor, jliberato

Pelo que tenho lido aqui num forum, o Senhor têm muita informação acerca dos Mestres de Castro Verde, eu moro em Ourique, Chamou-me Manuel Jorge Mestre Raio, os meus Mestres vem de entradas (Castro verde)

A informação que possuo acerca dos Metres é pouca, visto que só a bem pouco tempo ando nestas lides, o que lhe vou solicitar e agradecer é se na sua base de dados dos Mestres, tem algum destes nomes:

JOÃO MESTRE cc JÚLIA MARIA - Naturais de Entradas - Castro Verde
nascidos entre 1820/30

HONÓRIO JOÃO MESTRE, (Professor do Ensino Primário) cc MARIA JOAQUINA - Naturais de Entradas - Castro Verde
nascidos entre 1850/60

JOAQUIM HONÓRIO MESTRE, nasce em 20/10/1880, natural de Panóias era Comerciante e cc Maria Joaquina, doméstica natural de Entradas - Castro Verde

Desde já o meu muito obrigado, a si ou em que me possa dar alguma ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#238895 | brunofrcoelho | 12 set 2009 18:49 | Em resposta a: #48037

Caríssimos:

Venho por este meio acrescentar alguns "Mestre" meus antepassados na esperança que se possam cruzar algumas informações.
Tenho uma Barbara Mestra Baptizada em Garvão em 13 de Janeiro de 1746, filha de Romão Mestre de Ourique e de Eugénia Maria de Santa Clara-a-Velha.
Presumo que se trate da mesma família de que aqui se fala devido à proximidade geográfica.
Agradeço qualquer informação adicional que possa ser dada sobre este assunto.

Cumprimentos

Bruno Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#239022 | jliberato | 13 set 2009 22:35 | Em resposta a: #238895

Caro Bruno Coelho,
Muito obrigado pela sua mensagem. Infelizmente não ligam com os meus. Talvez algum confrade possa encontrar alguma ligação.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#239032 | mfcr | 13 set 2009 23:22 | Em resposta a: #238895

Caros confrades

Tenho uns ascendentes de minha mulher, com o nome " Mestre " com origem no Baixo Alentejo, que vou colocar, na expectativa de troca de informações:

José Mestre Coelho Júnior, de Entradas;
Manuel Mestre Penedo, de Castro Verde;
José Mestre Coelho Sénior, de Entradas;
Henrique Mestre, Alcaria Ruiva;
Barbara Mestre, Entradas;
Gertrudes Mestre, Castro Verde;
Manuel Mestre Coelho, Entradas;
Maria Mestre, Almodovar;
João Mestre Pereira, Entradas;
Maria Figueira Mestre, Entradas;
Francisco Guerreiro Mestre, Santa Barbara de Padrões;
Luisa Mestre, Senhora da Graça de Padrões;
Matias Mestre, Almodovar;
Maria Mestre, Almodovar;
José Mestre Pereira, Aljustrel;
António Figueira Mestre, Entradas;
Maria Mestre, Alcaria Ruiva;
António Mestre, Almodovar;
Catarina Mestre, Santa Clara-a-Nova;
Isabel Mestre, São Marcos da Atabueira;

Com os melhores cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#239053 | rafael | 14 set 2009 02:16 | Em resposta a: #239032

Caro Manuel Rufino

Na lista há nomes que me interessam e com tempo vou ver se há ligação com os meus destas bandas´

Não me recordo, de momento, do tópico onde me pedia inf. sobre Tacanhos,Faleiros,etc.Mas o que sei é o que tenho postado em mgs neste Fórum: pode cons. se não o maçar muito as minhas msgs sob os nickname que tenho usado: bernardo 2000, rafael mião, orgc, rgc, e agora - rafael .

Os melhores cumprimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#239109 | DGAM | 14 set 2009 18:25 | Em resposta a: #239053

Caro Rafael,

Se tiver possibilidade, peço-lhe que consulte este meu tópico, sff.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=233503&fview=e

Muito obrigado,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#239219 | rafael | 15 set 2009 19:05 | Em resposta a: #239109

Caro Diogo

Sobre-VIDAL-tenho um pequeno opúsculo da autoria de Sousa Lara, parece.me lá ter lido sobre esta família.Se estiver interessado diga-me, logo que puder informá-lo-ei.
Sobre -Revez-conheço quase nada; mas interessam-me ,em particular,os de Almodôvar e de suas freg.as.

Os meus agradecimentos.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre

#243054 | manuel espadilha | 28 out 2009 19:31 | Em resposta a: #180073

Caro Paulo Rodrigues

Como se chama a sua avó, e quem era a família Mestre conhecia em Albernoa? Será O Francisco Mestre, que é meu cunhado? Ainda há lá mais Mestres, que são primos do toureiro Mestre Batista. O mãe dele era do Monte de Lagoa, que estrema coa a Figueirinha onde hoje existe VILA GALé.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243059 | jataide | 28 out 2009 20:26 | Em resposta a: #239032

Caro Manuel Rufino,

Tenho em Almodôvar Gaspar Raposo X Maria Mestre, devem ter nascido ca de 1650 (aguardo assentos) pais de Bárbara Mestre X Domingos Gonçalves, Amar/Moura, de que datas são os seus?


Cumprimentos,


Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243077 | mfcr | 29 out 2009 00:00 | Em resposta a: #243059

Cara Manuela Aleixo

Os meus " Mestres ", são recentes, no entanto, vou colocar o que sei, na expectativa de haver alguma ligação. Assim, temos:

1. Barbara Mestre. B. 22.04.1779, natural de Entradas. Casou a 31.03.1797, na Paróquia de S. João Baptista, Beja,
com José da Costa Pais Faleiro. Moradores na Rua de Mértola, Entradas. Padrinhos de baptismo: Manuel Mestre
Negreiros e Francisca Mestre, mulher de Manuel Mestre Zarco, moradores na Vila de Entradas. Padrinhos de
casamento: Capitão José Guerreiro Faleiro, da Vila de Entradas e António Guerreiro Faleiro, de Castro Verde.
2. João Mestre Pereira;
3. Isabel Maria;
4. José Mestre Pereira;
5. Paula Varela;
6. Dionisio Marques;
7. Catarina Jesus;


1. Maria Mestre. B. 17.03.1755, natural de Almodovar. Casou a 04,02.1777, na Paróquia de Alcaria Ruiva, Mértola,
com Miguel Guerreiro. Moradores no Monte das Figueiras, em Alcaria Ruiva. Padrinhos de baptismo: António
Rodrigues Nobre e Maria da Encarnação. Padrinhos de casamento: José Guerreiro Mestre e Manuel Lampreia.
2. Matias Mestre;
3. Maria Mestre ( segue )
4. António Mestre;
5. Maria Fernandes;
6. Bartolomeu Pires;
7. Catarina Mestre;


1. Maria Figueira Mestre. B. 27.09.1733, natural de Entradas, Castro Verde. Casou com Capitão José Guerreiro Faleiro,
natural de Entradas. Moradores no Monte do Seixo. Padrinhos de baptismo: Marcos Raposo e Maria Fernandes.
2. António Figueira Mestre;
3. Luiza da Silva;


1. Maria Mestre. Nasceu cerca de 1700, em Alcaria Ruiva, Mértola. Casou com Manuel Lampreia, do Lugar dos
Mosteiros, Mértola.



Um padrinho de Maria Figueira Mestre, foi Marcos Raposo, será dos seus ?.

Alguma dúvida, estou ao seu inteiro dispôr.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243094 | DAlmeida | 29 out 2009 11:49 | Em resposta a: #243077

Mais um contributo.

Também eu tenho
Diogo Mestre que casou em 1708 com Barbara Martins - ambos de Santa Bárbara de Padrões, Castro Verde ,
Diogo era filho de Manoel Martins e de Maria Tome, de Sete Alcarias.

Os meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243108 | cabecao1 | 29 out 2009 15:27 | Em resposta a: #243077

Caro Manuel Rufino

Tenho um antepassado de nome Marcos Raposo, n. Castro Verde , casou com Maria Zarco,n. castro Verde ( tenho o nome doa pais de ambos e a data do casamento mas como estou a escrever de cor não recordo, se quiser envio-lhe), tiveram uma filha Anastacia Raposo , que casou em 7.2.1718, em Castro Verde com Marcos de Figueiredo,n. Aljustrel, e tiveram Maria Zarco de Figueiredo que casou com Francisco Mestre de Castro Verde. e tiveram Ana Joaquina Zarco de Figueiredo, que casou com João Camacho de Brito , de Aljustrel, filho de Inacio de Brito Camacho e de Josefa Franco Janeiro.
E possivel que este seja o mesmo Marcos Raposo .
Cumprimentos
Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243120 | mfcr | 29 out 2009 18:57 | Em resposta a: #243108

Caro António Canelas

Obrigada pela sua resposta. Efectivamente, tenho uma ligação a Raposos. Os Raposos, ligam-se aos Faleiros, com o segundo casamento do meu tio/avô Manuel Guerreiro Faleiro, Capitão de Ordenanças, da Herdade da Portela, Vila de Entradas, com Verónica Raposo. Como a ascendência da minha mulher é Faleiro, é esta familia que melhor tenho estudado. É quase certo que este seu Marcos Raposo, estará ligado à Verónica Raposo, talvez colateralmente, por isso não encontro o Marcos Raposo como meu ascendente, mas nunca se sabe. Já agora, não tem Faleiros, na sua BD ?, se houver agradeço resposta.

Renovo os meus agradecimentos

Cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243128 | jataide | 29 out 2009 20:47 | Em resposta a: #243077

Caro Manuel Rufino,

Agradeço-lhe a sua pronta resposta. Tenho que aguardar os assentos de nascimento e casamento da minha Bárbara Mestre(eu não tenho colaterais e ela nasceu na Amareleja) e tentar encontrar o casamento dos pais nos paroquiais de Almodôvar. Mas parece-me que o mais provável é ela ser parente da sua Maria Mestre.
Quanto ao Marcos Raposo a resposta, infelizmente, nesta altura será "nim"! Mas assim que receber os paroquiais contacta-lo-ei.

Também tenho Faleiros (pelo lado paterno) os casais Diogo Faleiro (1595) Inês Francisco, Manuel Fernandes da Cruz (1595) Ana Varela (1605), naturais de Cabeção, pais respectivamente de André Varela e Paula Francisco são meus antepassados directos por duas linhas. Os elementos que possuo são fruto da investigação do meu inestimável primo Manuel Prates Canelas (com o qual tenho muitas linhas em comum). Terei muito gosto em disponibilizar os dados da respectiva descendência, mas só o poderei fazer através de e-mail. No entanto como já os pediu ao António Manuel, será melhor aguardar pela sua resposta.

Disponha.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243179 | jataide | 30 out 2009 19:34 | Em resposta a: #102267

Cara Helena Cabrita,

Apesar da sua mensagem já ter uns anos (pelo que não sei se continuará interessada no tópico), só agora me deparei com o conteúdo da dita.

Assim, se bem entendi a informação que disponibilizou, devo-lhe dizer que somos "aparentadas":

"Ana Maria baptizada em 29.5.1797, casou em VVargo em 28.1.1828 Manoel Gonçalves Gazito, viúvo de Ana Maria, nat de Vale do Vargo, baptizado 6.7.1794, filho de Manoel Gonçalves Gazio nat de Paderne e Luzia Manoel nat de VVargo"

Ana Maria fª de Mª.Rodrigues*VVargo 29.6.1768 cc Sebastião Mestre (Talego) natural da Vila de Aroche,Sevilha fº de Fernando Miguel e de Mª.Micaela nats de Aroche.

Maria Rodrigues VV 29.6.1768
Catarina de Jesus VV 3.9.1770 (minha antepassada directa)
Filhas de Margarida de Jesus *VVargo 1.1.1735 cc Manoel Rodrigues Bexiga, nat de ANS Bento fº. de Francisco Rodrigues Bexiga e de Maria da Saúde nats de ANS Bento.

Tenho todos os colaterais, bem como a ascendência de Margarida de Jesus, foram-me generosamente disponibilizados pela confreira "FS", mas aguardarei sua confirmação para os dados acima referidos.

Entretanto, gostaria de lhe perguntar se tem alguns elementos relativos à ascendência de Manuel Nobre cc Joaquina de Jesus, porque a Catarina de Jesus acima referida é mãe de Maria Nunes *VVargo 11.9.1796 casa em VV 22.9.1818 com
Lourenço José Nobre *Estrela/Moura 20.8.1795 fº. de João Nobre de S.Marcos do Campo e de Joaquina Conceição de S.Bento do Ameixial.


Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243201 | cabecao1 | 31 out 2009 09:31 | Em resposta a: #243120

Caro Manuel Rufino

Estive a ver os dados sobre "Marcos Raposo", e o que tenho é :

Marcos Raposo ( ou Marcos Afonso ), natural de Castro Verde, era filho de Romão Afonso e de Maria de Gois, que ai casaram a 25.1.1660, ele casou em Castro Verde, com Maria Zarco, de Aljustrel , no ano de 1699, ela era filha de Jorge Rodrigues Zarco, e de Juliana Tereza Chaveiro, ambos de Aljustrel , neta paterna de Martinho Rodrigues Zarco, de C.Verde ( filho do Padre João Rodrigues Zarco, de Castro Verde ) e de Maria Martins de Aljustrel e neta materna de Bartolomeu Dias Chaveiro , de Aljustrel e de Beatriz Lopes, de Ourique.
A principio, não tera ligacão com Veronica Raposo, mas nunca se sabe, uma vez que eu desconheço a origem do seu apelido Raposo.

Em relação Aos "Faleiros", conforme lhe disse a minha prima Manuela Aleixo, os meus Faleiros, são de Cabeção , Mora e penso que não tem ligação . de qualquer maneira este nome Faleiro , perdeu-se logo no inicio do Seculo 17.

Em relação aos Faleiros que fala, dirctamente não são meus antepassados , mas sim colateralmente , uma vez que eu sou neto materno de Antonio Tito Martins Figueira , de Castro Verde( esta no genea), via seus irmãos.
1- Horacio Luis Martins Figueira, que casou com Barbara Inacia Fernandes Parreira, de castro Verde, filha de Baltazar Afonso Parreira ( descendente do Cap Manuel G.Faleiro e Veronica Raposo) e de Maria Augusta Fernandes Velho, não houve descendencia deste casamento
2- Virgilio Martins Figueira, medico veterinario, em Castro Verde, que casou com Maria Avelina Ferreira Colaço ( um seu irmão Antonio Halley Colaço, casou com uma sobrinha de meu avo materno de nome Celeste Prazeres Figueira, filha de outo seu irmão Jose Luis Martins Figueira) , que era filha do Dr. Antonio Francisco Colaço( que descende do Cap.Manuel G.Faleiro e de Veronica Raposo) e de Maria Avelina Cruz Ferreira.
Eram avos paternos do meu primo Luis Miguel Martins Figueira, que è frequentador habitual do Genea.

Se precisar de qualquer outa informação disponha.
Cumprimentos

Antonio Manuel Prates Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243209 | mfcr | 31 out 2009 17:19 | Em resposta a: #243201

Caro António Canelas

Obrigada pela sua resposta. Como disse, provàvelmente não haverá ligação dos nossos Faleiros, já que os "meus " são de Entradas, Serpa e Castro Verde. Colateralmente, está certo o que escreveu. A minha mulher é neta do Capitão de Ordenanças Luis Baião Faleiro, irmão do Capitão de Ordenanças Manuel Guerreiro Faleiro, da Herdade da Portela.
Eu correspondo-me com o seu primo Luis Figueira, pelo que temos esta linha razoàvelmente estudada.

Sempre ao seu dispôr.
Cumprimentos
Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: Família Mestre, de Castro Verde

#243213 | restinga | 31 out 2009 18:50 | Em resposta a: #243209

Caros confrades
No Concelho de Moura freguesia de Sobral d´Adiça, também encontrei Família Mestre. Trata-se de Mateus Mestre nascido em 1866, casado com Catarina Simplício, filho de outro Mateus Mestre Júnior casado com Mariana Guerreiro e neto de outro Mateus Mestre casado cpm Paula Carreira,
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

Família Mestre, de Castro Verde

#371334 | Menita | 30 jun 2016 22:29 | Em resposta a: #48037

Bom dia.
O meu tetravô era José Mestre Guerreiro, com origens em Ourique. Era lavrador.
A familia Mestre tem sido associada à familia Guerreiro. Encontrei uma menção: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerreiro_(sobrenome)

Resposta

Link directo:

Família Mestre, de Castro Verde

#382256 | bdacosta | 27 jun 2017 12:35 | Em resposta a: #48037

Caros confrades,

A 15.2.1699 casam em Santa Luzia, Ourique, Leão Correia Mestre, natural da vila de Garvão com Maria Ribeira, natural da vila de Loulé. Foram testemunhas deste casamento, o Padre António da Lança de Aljustrel e o Padre Matias Guerreiro de Panóias.

Melhores cumprimentos,
Beatriz Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 12:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen