RE: Quaresmas de Arganil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Quaresmas de Arganil

#48044 | ngccm | 19 set 2003 12:22

Caro Eduardo Osório

Quer por si, num dos tópicos deste forum, quer pelo José Caldeira, soube que tem em preparação um título Sobre Quaresmas. Eu descendo de pelo menos três linhas, a saber: dos de Coja, por dois filhos de Bento Quaresma e Maria Carvalha, Francisco Quaresma, antepassado do Conselheiro Augusto das Neves e Sousa Pimenta (1806-1900), como me revelou há dias o José Caldeira (Cf., neste forum,Mattosos, de Pisão de Coja)e D. Francisca Quaresma de Carvalho, mulher de Jerónimo de Távora Monteiro, de Arganil, antepassados de D. Maria Miquelina Monteiro Madeira e Azevedo (1809-1876), senhora da Casa da Praça em Coja e mulher do supracitado Conselheiro Pimenta.
Também descendo pelos Matosos do Pisão de Coja, de uma Águeda Quaresma, que deve ter nascido por 1720-1730, e era filha de José Nunes Quaresma (de Coja?, irmão do P.e Félix Nunes Quaresma, vigário em Estremoz) e de Dionísia Maria Petronilha de Jesus, de S. João da Pesqueira.
Não os tenho entroncados nem ligados entre si, embora saiba que existe parentesco com os Viscondes do Sarzedo pela linha dos Carvalhos e que a casa da Praça em Coja foi sede de um vínculo de capela instituído a 20.9.1684 por António Garcia, escrivão da Câmara e Almotaçaria de Coja e FSO, e de sua mulher Mariana Quaresma, do qual foi herdeira a citada D. Francisca Quaresma de Carvalho.
Posso enviar-lhe notícias um pouco mais desenvolvidas sobre a família da casa da Praça e sobre os Matosos.
Que relação têm estes Quaresmas com os de Arganil?
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#48705 | Eduardo Osório | 28 set 2003 09:24 | Em resposta a: #48044

Caro Nuno Canas Mendes:

Só agora vi a sua mensagem, e por chamada de atenção do José Caldeira... Sobre os Quaresmas de Coja, tenho o pouco que se segue (só estou a fazer até ao final do sec. XVIII). Claro que tenho todo o interesse nos elementos relacionados com a casa da Praça, e com quaisquer outros que de alguma forma sejam afins a estes Quaresmas.

Um abraço do
Eduardo Osório


§

1 – PEDRO QUARESMA, n. cir 1530, que serviu na vila de Coja como Juiz ordinário por muitas vezes, casou com HELENA JOÃO. Viveram em Coja, e tiveram:

----- 2 – Domingos Quaresma, que segue.

----- 2 – Maria Quaresma, casou em Coja a 09-04-1581 com João Luís.

2 – DOMINGOS QUARESMA, Escrivão da Câmara de Coja (Chancelaria de Filipe I, Livro 11, fl. 194), gente das mais principais da terra, casou com ANA LUÍS, n. de Covas, freguesia de Lagos, filha de Luís Domingues e de sua mulher Isabel Manuel, gente honrada e virtuosa, servem os ofícios honrados assim na República como na Igreja. Viveram em Coja, e tiveram:

----- 3 – Diogo Quaresma, b. a 31-07-1593, fez inquirições (AUC, OS).

----- 3 – Maria Quaresma, que segue.

3 – MARIA QUARESMA, casou com ANTÓNIO RODRIGUES, n. de Coja ou de Sergudo, freguesia de Tábua, filho de Pedro Rodrigues, n. de Sergudo, e de sua mulher Isabel Jorge, n. de Sergudo ou de Covas - Lagos. Viveram em Coja, e tiveram:

----- 4 – Padre António Rodrigues Quaresma, b. a 13-03-1630, ordenado em 1654 (AUC, OS). Foi Abade na Igreja de S. João da Pesqueira e Comissário do Santo Ofício por provisão de 11-01-1695 (ANTT, SO).

----- 4 – Mariana Quaresma, casou com António Garcia o Moço, escrivão da Câmara de Coja, Familiar do Santo Ofício a 16-01-1677 (ANTT, SO), filho de António Garcia, sapateiro, e de sua mulher Catarina Lopes; o pai era filho natural de Manuel Garcia, n. do Pinheiro, e de Maria Mendes, n. de Meda de Mouros, e a mãe filha de António Lopes e de sua mulher Beatriz Pires, ambos de Coja.

----- 4 – Padre Domingos Quaresma, b. a 22-07-1635, ordenado em 1663 (AUC, OS), Abade da Igreja de S. João Baptista em S. João da Pesqueira, Comissário do Santo Ofício por provisão de 11-01-1695 (ANTT, S. O.).

----- 4 – Paulo Rodrigues Quaresma.


§

1 – FRANCISCO NUNES, n. cir 1530, c. c. ANA QUARESMA. Tiveram:

----- 2 – Ana Quaresma, que segue.

----- 2 – Jerónima Nunes Quaresma, casou com Francisco Rodrigues Cardoso, com geração que segue no ttº ............, §...............

2 – ANA QUARESMA, casou em Coja a 16-11-1578? com FRANCISCO NUNES, n. de Carragosela, freguesia de Espariz, filho de Francisco Anes e de sua mulher Maria Pires. Aquele Francisco Nunes f. em Coja a 29-12-1624, com testamento em que deixou por herdeiros seus filhos António e Bento e seu genro Domingos Cardoso, abaixo. Viveram em Coja, e tiveram:

----- 3 – Ana Nunes Quaresma, b. a 10-07-1583, casou com Domingos Cardoso Pinto, com geração que segue no ttº ............., § .................

----- 3 – Padre António Quaresma, b. a 24-01-1593, ordenado em 1622 (AUC, OS).

-----3 – Bento Nunes Quaresma, que segue

3 – BENTO NUNES QUARESMA, b. a 31-12-1595 e f. em Coja a 18-03-1677 com testamento, casou com MARIA DA FONSECA, n. de Coja, filha de Aleixo Jorge da Fonseca e de sua mulher Margarida Francisca da Fonseca. Viveram em Coja, e tiveram:

----- 4 – Ana Nunes Quaresma da Fonseca, que segue.

----- 4 – António, b. a 13-05-1632

----- 4 – Helena, b. a 29-01-1639

----- 4 – Francisca, b. a 04-11-1641

----- 4 – Catarina da Fonseca, b. a 26-06-1645 e f. em Coja a 12-08-1664.

----- 4 – Francisco Nunes Quaresma, b. a 07-02-1649 e f. em Coja a 26-09-1685, casou com Maria Álvares, filha de António Álvares, n. de Meda de Mouros, e de sua mulher Maria Fernandes, n. do Alqueve, ou Celavisa. Viveram em Coja, e tiveram:

----- ----- 5 – Padre Francisco Nunes Quaresma, ordenado em 1694 (AUC, OS).

4 – ANA NINES QUARESMA DA FONSECA, b. a 17-08-1628, casou com JOÃO DE MATOS TAVARES o Velho, Sargento-mor de Coja e Celavisa, filho de João de Matos e de sua mulher Maria Tavares. Tiveram:

5 – JOÃO DE MATOS DE GOUVEIA TAVARES, herdeiro da casa e morgado de seus pais, Capitão de Auxiliares e Capitão-mor de Coja, casou em Arganil com MARIA MOUSINHO DE MELO E ALBUQUERQUE DA CUNHA, n. de Arganil e f. em Coja a 05-10-1720, filha herdeira de João Mousinho de Melo e de sua mulher Maria Borges de Figueiredo e Melo, Tiveram:

----- 6 – Margarida de Albuquerque e Cunha, casou em Coja a 18-08-1701 com João Pacheco Fabião, filho do Dr. João Pacheco Fabião e de sua mulher Maria Teresa da Costa.


§

1 – BENTO QUARESMA, n. de Coja cir 1640, oficial de barbeiro (...) da principal família desta vila, familiares do Santo Ofício e do hábito de Cristo, que serviam os cargos mais honrosos, pode ser este o que foi Escrivão das Sisas de Coja (Chancelaria de D. Afonso VI, 28-16v), casou com MARIA DE CARVALHO, n. de Meda de Mouros. Viveram em Coja, e tiveram:

----- 2 – Francisca Quaresma de Carvalho, que segue.

----- 2 – António de Carvalho, casou com Isabel da Fonseca, n. do Salgueiral, filha de João Rodrigues e de sua mulher Ana da Fonseca. Viveram em Medas, freguesia de Coja, e tiveram:

----- ----- 3 – Matias da Fonseca, fez inquirições de genere em 1718 (AUC, OS).

2 – FRANCISCA QUARESMA DE CARVALHO, casou com JERÓNIMO DE TÁVORA MONTEIRO, n. de Arganil, filho de António Madeira (este filho de Diogo Pimenta, n. de Arganil, e de s. m. Ana Madeira, n. de Avô) e de sua mulher Ana de Távora, moradores em Arganil de sua fazenda e trato de mercadores, das pessoas principais da dita vila. Viveram em Coja de suas fazendas e rendimentos, à lei da nobreza, e tiveram:

----- 3 – António de Távora Quaresma, fez inquirições de genere em 1713 (AUC, OS).

----- 3 – Mariana de Távora, ou Mariana Josefa Quaresma de Carvalho, casou em Coja a 15-11-1723 com o Dr. Crisógono Nunes Madeira, n. de Anseriz, Escrivão das Sisas de Avô por carta de 24-09-1705 (Mercês de D. Pedro II, Livro 16, fl. 149), e por carta de 16-07-1723 (Chancelaria de D. João V, Livro 63, fl. 267), Escrivão da Câmara e Almotaçaria de Coja por carta de 21-08-1725 (Chancelaria de D. João V, Livro 68, fl. 41), filho de Francisco Madeira, Escrivão das Sisas e Panos da vila de Avô por carta de 16-10-1685 (Mercês de D. Pedro II, Livro 17, fl. 129), e de sua mulher Maria Nunes; neto paterno de António Fernandes, n. de Pomares, e de sua mulher Francisca Madeira, e neto materno de João Gil e de sua mulher Maria Nunes. Tiveram:

----- ----- 4 – Francisca Vitória Arcângela de Távora, casou em Coja a 02-03-1756 com Francisco Inácio Moniz de Lacerda, f. em Tomar (inf. de José Caldeira).

----- ----- 4 – Dr. Luís José Madeira Monteiro de Carvalho, foi habilitado para os lugares de Letras, e proprietário dos ofícios de Escrivão da Câmara, Sisas e Almotaçaria de Coja, por alvará de 08-02-1763 (ANTT, DP2403).

----- 3 – José de Távora Monteiro Quaresma, casou em Coja a 23-05-1742 com Eufrásia Maria Escolástica de S. Bento, sem geração. Teve dois filhos naturais de Micaela Gomes da Costa, com muita geração (inf. de José Caldeira).

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#48706 | Eduardo Osório | 28 set 2003 09:31 | Em resposta a: #48044

Caro Nuno Canas Mendes:

Ao rever o texto, encontrei uma gralha: o Padre António Rodrigues Quaresma, b. a 13-03-1630, ordenado em 1654 (AUC, OS), não foi CSO nem Abade, mas sim e só o irmão Domingos.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#48713 | Filipe Prista Lucas | 28 set 2003 14:25 | Em resposta a: #48705

Caro Senhor Eduardo Osório,

Tenho informações acerca de um ramo Quaresma que obtive nas investigações acerca da ascendência de um amigo meu, que lhe transmito, na esperança que lhe possam vir a ser útil:

ANTÓNIO JORGE, c.c. MARIA QUARESMA, pais de:

MARCOS QUARESMA,c.c. (1) CECÍLIA DIAS, natural de Benfeita, filha de Manel Gaspar e de Paula Dias, c.c. (2) (Benfeita, 12.1.1632) CATARINA FERNANDES, filha de André Simões e de Maria Fernandes, pai (2) de:

MARIA QUARESMA, bapt. Benfeita, 18.5.1636, c.c. (Benfeita, 15.10.1665) Pedro Dias, natural de Cerdeira, pais de:

ANTÓNIO DIAS QUARESMA, c.c. (Benfeita, 15.9.1703) MARIA GASPAR, bapt. Benfeita, 10.2.1684, filha de João Antunes e de Maria Gaspar, neta pela parte paterna de Mateus Antunes e de Ana Nunes e pela parte materna de Manuel Pereira e de Maria Gaspar, pais de:

ENGRÁCIA DIAS QUARESMA, bapt. Benfeita, 7.7.1716, c.c. (Benfeita, 15.4.1743) MANUEL LOPES, bapt. Benfeita, 20.11.1718, filho de Lourenço Lopes e de Maria Francisca Nunes, neto pela parte paterna de Manuel Fernandes e de Luzia Lopes e pela parte materna de Manuel Francisco e de Isabel Francisca Nunes

JOSÉ LOPES DIAS QUARESMA, n. Benfeita, 2.1.1759, c.c. (Benfeita, 31.8.1780) ISIDORA MARIA RIBEIRO, bapt. Benfeita, 10.7.1764, filha do Capitão Xavier Marques da Fonseca e de Maria Ribeiro da Fonseca, neta pela parte paterna do Capitão Manuel Marques da Costa e de Isabel da Fonseca e pela parte materna de João Nunes e de Maria Ribeiro.

Melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#48787 | Eduardo Osório | 29 set 2003 16:58 | Em resposta a: #48713

Caro Filipe Prista Lucas:

Agradeço-lhe a sua mensagem, e tomei nota dos elementos que fez o favor de aqui colocar. Não encontrei até agora ligação com o que já conhecia, o que não quer dizer que não apareçam...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#49061 | ngccm | 03 out 2003 18:03 | Em resposta a: #48044

Caro Eduardo Osório

Muito obrigado pela sua mensagem e pelo magnífico título de Quaresmas de Coja. A linha dos viscondes do Sarzedo e dos Quaresmas ligados aos Matosos do Pisão de Côja deve poder entroncar-se neles.
Vou enviar-lhe cópia do artigo que em tempos escrevi sobre a família da Casa da Praça, publicado na revista Almansor, de Montemor-o-Novo. Como não tenho ficheiro informático do documento, poderei enviar-lho pelo correio?
cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#49082 | rmfrp | 04 out 2003 01:54 | Em resposta a: #48705

Caro Eduardo Osório:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o inestimável contributo que neste Fórum tem dado para o conhecimento das famílias da Beira.

A respeito do meu antepassado João de Matos de Gouveia Tavares, encontra mais informação no tópico "Famílias de Arganil e Coja". Ele não casou em Coja mas sim em Alpedrinha, a 3 de Setembro de 1685, onde a futura esposa Maria Mouzinho de Melo (que era natural de Folques, e não de Arganil) vivia em casa de um tio que era Vigário. O casal viveu ainda alguns anos em Alpedrinha e aí nasceu a 28 de Agosto de 1688 sua filha Margarida, que viria a casar com João Pacheco Fabião alguns dias antes de completar 13 anos de idade.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#49141 | Eduardo Osório | 06 out 2003 08:51 | Em resposta a: #49061

Caro Nuno Canas Mendes:

Obrigado pela sua mensagem. Não sei se ainda tem a minha direcção: Quinta do Porto da Lebre, 3400-597 Santa Ovaia.

Envie-me também o seu e-mail, por favor.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#49152 | ngccm | 06 out 2003 12:07 | Em resposta a: #49141

Caro Eduardo Osório

Estive a ler com mais atenção o seu título de Quaresmas. O meu e-mail é ncm@iscsp.utl.pt Seguem já alguns comentários e entretanto vou enviar-lhe a fotocópia do meu artigo:

- António Rodrigues, marido de Maria Quaresma, foi escrivão da Câmara e Almotaçaria de Coja (13.10.1618);
- O Francisco Nunes Quaresma, b. a 7.2.1649, é, segundo o José Caldeira (que o faz filho do Bento Quaresma), antepassado, entre outras, de uma família de certo relevo local, os Neves e Sousa, boticários em Coja.
- Jerónimo de Távora Monteiro, f. a 21.11.1731. Foi C.O.X. (5.4.1683) e também ele escrivão da Câmara e Almotaçaria de Coja (24.7.1700).
- O genro Crisógono foi b. em Pomares a 1.12.1694. Bacharel em Cânones (1717), juiz de Fora de Valença (1723), Ouvidor em Vila Real (1729), juiz dos Órfãos do Porto (1735), corregedor em Guimarães (1744) e em Coimbra (1756).
- O marido de D. Francisca Vitória Arcângela de Távora era Lacerna e não Lacerda (de uma família Lacerna de Tomar, tratada por Manso de Lima no seu nobiliário).
- O Dr. Luís José Madeira Monteiro de Carvalho (ou Nunes Madeira de Távora)nasceu em Coja a 2.9.1724 e foi bacharel em Cânones (1742), C.O.X. (19.4.1752), Juiz de Fora e superintendente das Fábricas da Covilhã. Casou com D. Rosa Joaquina da Silva, natural da Lousã, filha de Félix da Silva, FSO, comerciante de grosso trato, oficial de número e síndico dos religiosos de Sto. António da Lousã, e de sua mulher D. Teresa Rosa Galvão.
Teve três filhas solteiras: D. Rosa Angélica Madeira Monteiro de Carvalho e Silva, D. Guiomar Perpétua Monteiro Madeira e Carvalho e D. Maria Clara Leopoldina Monteiro Madeira e Carvalho e um filho, o Dr. José Luís Monteiro Madeira de Carvalho e Azevedo, n. 1778, que sucedeu na casa e vínculos.
- José Beleza de Carvalho (também um descendente desta família)dá como pais do Bento Quaresma um João Luís Quaresma e uma D. Antónia Matosa (da Quinta da Costa), sendo o primeiro filho do António Garcia e da D. Mariana Quaresma. Tal parece ser cronologicamente improvável, apesar de se notar a permanência do cargo de escrivania desde Domingos Quaresma (e depois dele o genro António Rodrigues e o genro deste, António Garcia), passando depois a Bento Quaresma (ao genro, Jerónimo de Távora, e ao genro deste, Crisógono, continuando depois no filho e no neto até ao exílio do Dr. José Luís, que, sendo liberal, morreu em França em 1832).

Fico a aguardar novos comentários.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#62939 | luis262 | 19 abr 2004 19:35 | Em resposta a: #48044

Caro Nuno :

Em resposta a uma questão que em tempos lhe coloquei ( no tópico "Roque Fernandes de Abreu ,de Lourosa"), sobre a ascendência de Maria Madeira da Costa, n. em Avô em 11.9.1595 e casada com o 2º Capitão -mor de Avô, João Manuel da Fonseca, Eduardo Osório, enviou-me elementos do "Brás Garcia ", com alguns acrescentos pessoais.
Destes consta uma Branca (Joana Gonçalves) Quaresma n. c. 1500 em Arganil e falecida a 18.01.1567 em Arganil, casada com Pedro Dias da Costa n. c. 1500 em Arganil e falecido a 31.01.1568 em Arganil, Escudeiro-fidalgo da Casa Real, Almoxarife do bispado de Coimbra, Tabelião do Público da vila de Arganil e demais coutos do bispado. Viveram em Arganil.
Branca era filha de André Quaresma n. c. 1470 em Arganil, Fidalgo-Cavaleiro de el-rei D.João III. Casou com Ana Esteves n. c. 1470.
Tratando-se de ascendentes meus, tinha interesse em saber se possui alguns elementos que os possam ligar aos Quresmas de Arganil que refere na sua mensagem. Caso os possuisse, agradecia se me pudesse disponibilizar alguma informação .

Um abraço deste seu afastado parente ( e da Sãozinha da Abrigada...)

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#63014 | luis262 | 20 abr 2004 15:45 | Em resposta a: #62939

Caro Nuno

Esqueci-me de acrescentar , que nesses elementos que Eduado Osório teve a amabilidade de me facultar, é referido que Branca Quaresma teve dois filhos , Francisco e Fernão. Destes apenas conheço a descência de Fernão Gil da Costa, uma vez que este é que foi avô de Maria Madeira da Costa e fazia parte do ramo em relação ao qual eu pedi, então, informações.
Não sei se na realidade quem terá estudados esses Quaresmas de Arganil terá sido o Nuno ou Eduardo Osório, por isso e sem querer melindrar ninguém, eu pedia a ambos que me ajudassem no sentido de entroncar esta Branca e seu pai André...

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#63107 | ngccm | 21 abr 2004 17:08 | Em resposta a: #63014

caro Luís

Não tenho resposta para a sua pergunta. Os meus Quaresmas de Côja - caso haja parentesco - não estão, que eu saiba, ainda ligados aos de Arganil, também estudados pelo Eduardo Osório.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#63353 | luis262 | 24 abr 2004 12:31 | Em resposta a: #63014

Caro Eduardo Osório:

Procuro saber mais alguma coisa sobre Quaresmas de Arganil e em particular, sobre os neste tópico por mim mencionados, Branca (Joana Gonçalves) Quaresma n.c. 1500 e seu pai André Quaresm n. c. 1470, que integram dados genalógicos que o Eduardo fez o favor de me enviar em tempos ( ascendentes de Maria Madeira da Costa) retirados do BGM , com acrescentos seus.
Fico agradecido se puder disponibilizer elementos, que permitam entroncá-los nos Quresmas de Arganil , que tem estudado, se realmente é o caso.
Dirigi-me ao Nuno Canas Mendes, pois pensei que era ele que tinha estudado os ditos Quaresmas.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#63354 | luis262 | 24 abr 2004 12:36 | Em resposta a: #63353

Caro Edusardo Osório:
Desculpa as gralhas...
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#63355 | luis262 | 24 abr 2004 12:46 | Em resposta a: #63354

Há dias assim : - foi pior a emenda que o soneto...
É aliás o que dá estar a escrever num momento "de pressa".
Renovo desculpas e cumprimentos.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65302 | Eduardo Osório | 18 mai 2004 16:31 | Em resposta a: #63355

Caro Luís Piçarra:

Só agora reparei na sua mensagem, na qual não tinha reparado. As minhas desculpas.

Acerca das primeiras gerações dos Quaresmas de Arganil, o que há publicado é no essencial a «Genealogia dos Costas» atribuída ao Bispo da Guarda, e o «Brás Garcia Mascarenhas» do Dr. António Vasconcelos.

Este é um dos títulos que tenho em preparação, cujo início aqui lhe deixo, resumido, esperando que lhe sirva para alguma coisa. Se tiver propostas de rectificação, agradeço.

1 – PEDRO DIAS DA COSTA, n. em Arganil cerca de 1500, Escudeiro-fidalgo, Almoxarife e Tabelião do Público da vila de Arganil e demais coutos do bispado de Coimbra, f. em Arganil a 31-01-1568, era filho segundo de Diogo Alves da Costa, n. da Covilhã, e de sua mulher Senhorinha Dias, n. de Arganil. Parece ter casado duas vezes, a 1ª vez com JOANA GONÇALVES (I), casando 2ª vez BRANCA QUARESMA (II), n. de Arganil onde f. a 18-01-1567, filha de André Quaresma, Cavaleiro-fidalgo da Casa de D. João III, e de sua mulher Ana Esteves. André Quaresma era filho de António Quaresma, natural do lugar do Fiscal, termo da Lousã, Cavaleiro-fidalgo da Casa de D. Manuel, sr. da casa de seus pais, e neto paterno de João Gomes Quaresma, «Cavaleiro-fidalgo da Casa de D. Afonso V a quem serviu nas guerras contra Castela e em África à sua custa com muito valor e honra», e de sua mulher Catarina Cortês de Cáceres. A ascendência destes Quaresmas diverge segundo os diferentes autores, sendo consensual que vêm de um Rui Vasques Quaresma e de sua mulher Maria Pais – ou Pires – de Vide, ele filho de D. Vasco Martins Mogudo e de sua mulher Maria Pais, e ela filha de D. Pedro Viegas. Viveram em Arganil, onde tiveram:

_____ 2 (I) – Francisco Dias da Costa, referido como primogénito, casou com MARIA DIAS. Viveram em Arganil, e tiveram:

_____ _____ 3 – Bernardo da Costa, sucessor da casa de seus pais, casou com Maria Mimoso, n. de Linhares, filha de Lourenço Mimoso e de sua mulher Isabel Rodrigues da Guerra, com geração nos Mimosos Corte Reais de Linhares.

_____ _____ 3 – Doutor Manuel Dias da Costa

_____ 2 (I) – Fernão Gil da Costa, casou em Vila Cova do Alva a 24-04-1554 com Maria Madeira Arrais, com geração nos Madeiras de Avô.

_____ 2 (II) – André Quaresma da Costa, casou com Antónia Madeira Arrais. Viveram em Arganil, com geração nos Quaresmas da Fonseca, de Arganil.

_____ 2 (II) – Antónia Dias da Costa, casou com seu parente Simão Cortês. Tiveram:

_____ _____ 3 – António Quaresma, casou com Inês de Sá Barreto, com geração.


Cumprimentos.
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65372 | luis262 | 19 mai 2004 00:41 | Em resposta a: #65302

Caro Eduardo Osório:

Queria antes de mais agradecer-lhe os elementos que disponibilizou sobre os Quaresmas de Arganil.
Em tempos, no seu tópico " Roque Fernandes de Abreu, de Lourosa ", ( de quem descendo - que prole gigantesca esse homem deixou...) , pedi-lhe elementos sobre os ascendentes de João Manuel da Fonseca , 2º Capitão-mor de Avô e sua mulher, Maria Madeira da Costa, de quem igualmente descendo.
O Eduardo Osório teve a amabilidade de me enviar esses dados, que para mim foram de grande interesse.
Verifico agora, que existe uma diferença no que diz respeito ao casamento de Pedro Dias da Costa, que surgia então como tendo casado com Branca ( Joana Gonçalves ) Quaresma , embora tendo uma nota onde referia que em CO19 vem como Joana Gonçalves. Ora estes elementos que são de princípios de Janeiro, diferem dos que agora fez o favor de me enviar, onde Pedro Dias da Costa é referido como parecendo ter casado duas vezes, a 1ª vez com Joana Gonçalves (I), e a 2ª vez com Branca Quaresma (II), fruto certamente de um aprofundamento do estudo destes títulos que tem vindo a estudar e são mais um passo do seu vastíssimo trabalho genealógico sobre as famílias beirãs.
Sendo assim descenderei do 1º casamento , c. Joana Gonçalves, pois deste nasceu Fernão Gil da Costa, e não de Branca Quaresma.
Sem querer abusar da sua disponibilidade, agradecia, caso disponha de mais elementos sobre a ascendência de Pedro Dias da Costa, de quem apenas sei, para além dos dados biográficos , que foi filho de Diogo Alves da Costa, n. da Covilhã e de Senhorinha Dias, n. de Arganil, me pudesse enviar alguma coisa.

Mais uma vez obrigado

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65568 | Eduardo Osório | 22 mai 2004 10:20 | Em resposta a: #65372

Caro Luís Piçarra:

Vou tentar explicar as minhas deduções acerca de Pedro Dias da Costa e das suas eventuais duas mulheres, até porque com a pressa da montagem do texto que lhe enviei cometi um erro.

Na “Genealogia dos Costas” do bispo Mendonça Arrais (Lisboa, 1934), pag. 19, vem o seguinte:

10 – Pedro Dias da Costa, filho segundo de Diogo Alves da Costa, nasceu e viveu em Arganil onde existia nos anos de 1515 e 1527. Consta do assento de recebimento de seu filho Fernão Gil da Costa feito em 24 de Abril de 1554 que este Pedro Dias da Costa fora casado com Joana Gonçalves a quem não sabemos os ascendentes mas dela teve:

_____ 11 – Francisco Dias da Costa

_____ 11 – Fernão Gil da Costa

_____ 11 – Outro sem mais notícia

No referido assento original no AUC (lido há anos, com dificuldade, e que vou voltar a ver!), o que lá vem é que nesse dia se receberam «Fernão Gil, filho de Pedro Dias, de Arganil, e de [...], com Maria Madeira, filha de Domingos Fernandes, já defunto, e de Catarina Madeira, moradores em Vila Cova». Não consegui na altura ler o nome da mulher de Pedro Dias.

Por outro lado, no “Brás Garcia Mascarenhas” do Dr. António Vasconcelos, pag. 169 das Notas Genealógicas, vem o seguinte:

«Branca Quaresma [filha de André Quaresma, de Arganil, etc.] c. c. Pedro Dias da Costa, também de Arganil, «escudeiro-fidalgo da C. R., filho de Diogo Alves da Costa, da família, segundo se diz, dos Costas de Alpedrinha, à qual pertenceu o célebre cardeal D. Jorge da Costa e o arcebispo de Braga e de Lisboa D. Martinho da Costa. Teve: Fernão Gil da Costa, c. em Vila Cova-sub-Avô c. D. Maria Madeira Arrais (...)».

A única forma que encontrei de conciliar os dois autores, que se contradizem precisamente sobre a mãe de Fernão Gil da Costa, foi casar Pedro Dias da Costa duas vezes, sendo a 1ª mulher Joana Gonçalves, e a segunda seguramente Branca Quaresma, visto que esta f. a 18-01-1567, um ano antes de seu marido, f. a 31-01-1568, ambos em Arganil.

Daí que eu tenha escrito, na mensagem sobre os “Quaresmas de Arganil” um nome que foi «Branca (Joana Gonçalves) Quaresma», retirado directamente da minha base de dados (BK), que quer dizer simplesmente que há uma «Branca Quaresma» que outros referem como «Joana Gonçalves». Creio ter induzido em erro o próprio GENEA, que colocou na sua base de dados, como mulher de Pedro Dias da Costa, uma «Branca Joana Gonçalves Quaresma» que nunca existiu.

Não sei mesmo se a própria Joana Gonçalves existiu, porque se é invenção, todos os filhos de Pedro Dias da Costa são de sua mulher Branca Quaresma!

Assim, temos actualmente como hipótese de trabalho o seguinte:

1 – PEDRO DIAS DA COSTA, etc. parece ter casado duas vezes, a 1ª vez com JOANA GONÇALVES (I), e a 2ª vez com BRANCA QUARESMA (II). Viveu em Arganil, e teve:

_____ 2 (I) – Francisco Dias da Costa, c. c. Maria Dias, com geração.

_____ 2 (I ou II) – Fernão Gil da Costa, c. c. Maria Madeira Arrais, com geração.

_____ 2 (II) – André Quaresma da Costa, c. c. Antónia Madeira Arrais, com geração.

_____ 2 (II) – Antónia Dias da Costa, c. c. seu parente Simão Cortês, com geração. Esta Antónia é certamente filha de Branca Quaresma, porque tem um filho António Quaresma.

Do que não há dúvida é que o Luís Piçarra, como diz, descende de Pedro Dias da Costa. Quanto à sua mulher... vamos ainda tentar esclarecer essa questão.

Acerca da 2ª parte da sua questão, a ascendência de Pedro Dias da Costa, o que consta da “Genealogia dos Costas” é resumidamente o seguinte (sigo o texto, mas não tenho opinião):

1 – GONÇALO DA COSTA, fidalgo da casa de D. Afonso Henriques com o qual se achou na batalha do Campo de Ourique, etc. etc., casou e teve a:

2 – GOMES DA COSTA, sucedeu na casa de seu pai e foi sr. da Quinta da Costa, sita no couto de Mancelos, concelho de Felgueiras, etc., casou e teve de sua mulher a:

3 – GONÇALO DA COSTA, sucedeu na casa e quinta de seu pai e foi do conselho e valido de D. Afonso III. Casou e teve de sua mulher a:

_____ 4 – Gomes Gonçalves da Costa, que segue.

_____ 4 – Madalena da Costa, que casou com João Anes de Brito.

4 – GOMES GONÇALVES DA COSTA, sr. da Quinta e solar da Costa «e teve a desgraça de não se lembrar dele o Conde D. Pedro» [no seu nobiliário, digo eu]. Casou e teve de sua mulher a:

5 – GONÇALO DA COSTA, sr. da Quinta e solar da Costa, serviu ao rei D. Dinis e a seu filho D. Afonso IV. Casou e teve de sua mulher a:

6 – GOMES GONÇALVES DA COSTA, «foi sr. da Quinta e solar da Costa mas não viveu nela , porque o seu valor o levou para a província da Beira onde foi progenitor da ilustre e dilatada família de Costas [...] e foi senhor do lugar de Santa Eufémia da Matança». Casou com Teresa de Figueiredo, filha de D. Gonçalo de Figueiredo bispo de Viseu, e teve a:

_____ 7 – Gonçalo Gomes da Costa, que segue.

_____ 7 – João Gomes da Costa

_____ 7 – Pedro da Costa

_____ 7 – Inês Gonçalves da Costa, que casou com Filipe de Giães, vedor da casa do Infante D. Pedro, filho do rei D. João 1º.

_____ 7 – Senhorinha Gomes de Figueiredo, que casou com João Lourenço de Figueiredo, com geração.

7 – GONÇALO GOMES DA COSTA, sucedeu a seu pai e viveu na Beira. Casou e teve a:

_____ 8 – Álvaro da Costa, que segue.

_____ 8 – Catarina Gonçalves da Costa, casou com Martim Vaz, de Alpedrinha, com geração. Foram estes os pais, entre outros filhos, do cardeal D. Jorge da Costa.

8 – ÁLVARO DA COSTA, «viveu na Covilhã onde vivera seu pai em cuja casa sucedeu e ali se radicou muito o tronco dos Costas, que floresceram em diversas partes com diferentes ramos. Teve de sua mulher a:

_____ 9 – Nuno Gonçalves da Costa, sucedeu na casa de seu pai, casou com geração.

_____ 9 – Diogo Gonçalves da Costa, que segue.

_____ 9 – Isabel Gonçalves da Costa, casou com Martim Rodrigues de Lemos, com geração.

_____ 9 – Senhorinha da Costa, casou em S. Vicente da Beira com Miguel Álvares, com geração.

9 – DIOGO GONÇALVES DA COSTA, «nasceu na Covilhã e casou na vila de Arganil onde viveu com Senhorinha Dias que era bem dotada e tiveram a:

_____ 10 – Diogo Alves da Costa, «viveu em Arganil e possuiu uma capela que veio por seus avós maternos». Casou com D. Joana Monteiro Pimentel, com geração.

_____ 10 – Pedro Dias da Costa, casou com Joana Gonçalves, com geração.

Um pedido que gostava de lhe colocar, e que tem a ver com o meu trabalho sobre esta zona, é que gostaria de ter todos os elementos que tenha das suas linhas destes Costas, dos Abreus ou outras daqui, para completar falhas e acrescentar ramos. Eu só estou a fazer estas genealogias até ao início do sec. XIX, ou seja de pessoas que tenham nascido até cerca de 1800, mas tenho como objectivo ser o mais completo que conseguir. O meu endereço é eosorioarrobanetpontosapopontopt. Fico desde já agradecido e prometo responder.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65597 | luis262 | 22 mai 2004 18:29 | Em resposta a: #65568

Caro Eduardo Osório:

Queria desde já agradecer a sua pronta e completa resposta às questões que lhe coloquei. Vou entretanto enviar alguns (poucos) elementos que tenho, para o seu endreço.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65633 | luis262 | 23 mai 2004 10:04 | Em resposta a: #65597

Caro Eduardo Osório:

Ontem mesmo lhe enviei uma mensagem para o seu endreço.
Entretanto, " oseu a seu dono " queria esclarecer que a interpretação errada do nome da Branca Quaresma foi minha, pois fui eu quem enviou esses dados para o Genea.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65634 | luis262 | 23 mai 2004 10:34 | Em resposta a: #65633

Desculpe as "gralhas": endereço e não endreço, claro está...
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65987 | Eduardo Osório | 26 mai 2004 19:41 | Em resposta a: #65597

Caro Luís Piçarra:

É só para o informar que, consultando no AUC o original do assento de casamento de Fernão Gil da Costa, o que consta é o seguinte:

«Fernão Gil, filho de Pedro Dias, de Arganil, e de Joana Gonçalves, com Maria Madeira, filha de Domingos Fernandes, já defunto, e de Catarina Madeira, moradores em Vila Cova».

Está assim feita a prova que faltava, pelo que irei manter a última versão que aqui publiquei, salvo algum terramoto...

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#65995 | luis262 | 26 mai 2004 22:18 | Em resposta a: #65987

Caro Eduardo Osório:

Está pois o caso esclarecido...
Obrigado pela sua informação.

Cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#309933 | Rui Santos Bernardes | 10 jul 2012 01:30 | Em resposta a: #65995

Caro confrade Eduardo Osório

Ao pesquisar os ascendetes de minha esposa deparei-me com uma Helena Quaresma,nascida em 1671 no Pisão - Coja, casada com Manuel Graçia, também do Pisão-Coja, filha de Domingos Antunes. A madrinha é Helena da Fonseca filha de Bento Quaresma.

Terá por acaso elementos que entronquem esta Helena Quaresma, no estudo feito sobre os Quaresmas de Arganil?

Cumprimentos,
Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

Quaresmas de Arganil

#309935 | Lourval | 10 jul 2012 08:47 | Em resposta a: #309933

Caro Rui Bernardes,

O Sr. Eduardo Osório faleceu já há algum tempo.


Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#309938 | Rui Santos Bernardes | 10 jul 2012 11:03 | Em resposta a: #309935

Caro confrade lourval,

Apesar de triste, obrigado pela informação.

Tem por acaso conhecimento de algum confrade que tenha ficado com o estudo feito pelo Sr Eduardo Osório sobre os Quaresmas de Arganil?
Esta descoberta foi muito curiosa, pois a minha pesquisa centra-se em Torres Vedras (Lisboa), de onde a minha família e a da minha esposa são originárias, e esta ligação a Arganil foi uma surpresa.

Cumprimentos,

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#309983 | JCALD | 11 jul 2012 01:27 | Em resposta a: #309938

Caro Rui Santos Bernardes:

O saudoso Arq. Eduardo Osório Gonçalves, que nos deixou inesperadamente em 2011, chegou a publicar os seus estudos em 2006. São 2 grossos volumes intitulados «Raízes da Beira», com mais de 1600 páginas.
Estão hoje esgotadíssimos.
Como não podia deixar de ser, contém dois títulos de Quaresmas de Coja, onde não se encontra o ramo desta Helena Quaresma.
Consultando os meus apontamentos, encontrei o casamento em Coja a 5-5-1696 de Manuel Garcia o Moço com Helena Quaresma, ambos do Pisão. Ele filho de Manuel Garcia e de Águeda Gomes, do mesmo lugar. Ela filha de Domingos Antunes e Maria Quaresma, de Coja ou do Pisão.
Só lhes conhecia 2 filhos nascidos no Pisão: Manuel b. em Coja a 2-10-1699 e Clara Quaresma b. Coja 23-7-1702 e aí casada a 18-5-1718 com Manuel Gonçalves, das Luadas, Benfeita, com muita geração.
Curiosamente, o próprio Eduardo Osório descendia de Quaresmas, do termode Coja, como poderá ver na base de dados aqui do Geneall.

Cumprimentos,
José Caldeira
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#309990 | Rui Santos Bernardes | 11 jul 2012 11:58 | Em resposta a: #309983

Caro José Caldeira,

Muito obrigado pela informação, pois não estava a conseguir avançar na pesquisa.
Por acaso, não terá nos seus apontamentos dados referentes aos ascendentes de Domingos Antunes, e Maria Quaresma, que me possa facultar?
A Clara Quaresma é 7ª avó da minha esposa, e este ramo da família reside todo no Concelho de Torres Vedras, dado que um bisneto de Clara Quaresma (Custódio Lopes, da Coja) aí se instalou. Por curiosidade, eu e minha esposa residimos em Braga.

Cumprimentos,

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#311038 | Rui Santos Bernardes | 30 jul 2012 18:06 | Em resposta a: #309990

Caros confrades,

alguém terá elementos sobre a ascendência de Maria Quaresma,casada com Domingos Antunes(ambos de Pisão,Coja), pais de Helena Quaresma n. em 1671, e casada em 1696 com Manuel Garcia, também da Coja, filho de Manuel Garcia e Águeda Gomes, também do Pisão-Coja.


Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#311074 | Rui Santos Bernardes | 31 jul 2012 11:07 | Em resposta a: #311038

Caros confrades

Será que algum dos confrades que estudou a família Quaresma de Arganil ( Pisão-Coja) me pode ajudar?

Também pretendia saber se há ligação familiar entre Maria Quaresma e Bento Quaresma (casado com Maria da Fonseca), uma vez que a sua filha Helena da Fonseca, foi madrinha de Helena Quaresma, filha da referida Maria Quaresma e de seu marido Domingos Antunes.


Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#311209 | Rui Santos Bernardes | 02 ago 2012 08:17 | Em resposta a: #311074

Renovo o pedido

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#311442 | Rui Santos Bernardes | 06 ago 2012 22:18 | Em resposta a: #311209

renovo o pedido

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#313016 | Rui Santos Bernardes | 03 set 2012 10:14 | Em resposta a: #311442

Bom dia,

Renovo o pedido aos confrades que estudaram esta família, e que por acaso tenham dados que me possam facultar.

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#313435 | Rui Santos Bernardes | 11 set 2012 09:36 | Em resposta a: #313016

Renovo o pedido


Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#313474 | henrdias | 11 set 2012 19:59 | Em resposta a: #313435

Caro Confrade,

Infelizmente (para a sua família, amigos e para a genealogia em geral) o Arquitecto Eduardo Osório já não se encontra entre nós, como pode verificar em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=317707

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#313533 | Rui Santos Bernardes | 12 set 2012 18:53 | Em resposta a: #313474

Caro confrade H.Dias,


Infelizmente já tinha sido informado por outro confrade do triste acontecimento.

No entanto existem outros confrades que também estudaram a família Quaresma, e que trocaram informações com o Arquitecto Eduardo Osório. Provavelmente têm elementos que me possam ajudar nesta pesquisa.

É a esses confrades que solicito ajuda.

Cumprimentos,
Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

RE: Quaresmas de Arganil

#314312 | Rui Santos Bernardes | 26 set 2012 18:14 | Em resposta a: #313533

O caro confrade João Caldeira terá por acaso elementos que me possam ajudar na pesquisa dos Quaresma? Reparei que trocou elementos sobre esta família com o arquiteto Eduardo Osório, e talvez tenha dados que me possa facultar.

Atenciosamente

Rui Bernardes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 01:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen