Quinta dos Cardosos, em Verride

Este tópico está classificado nas salas: Património | Famílias | Bibliografia | Pessoas

Quinta dos Cardosos, em Verride

#48049 | Vasconcelosminas | 19 set 2003 13:32

Caríssimos colegas,

Pesquisando o livro de Verride, Montemor-o-Velho, de 1723-1744, encontrei a referência a um Lourenço Mendes de Vasconcelos, identificado como morador "na sua quinta dos Cardosos", em Verride, isso em dezembro de 1723. Alguém sabe alguma coisa sobre esse Lourenço e, principalmente, sobre essa quinta?

Esse Lourenço M. de Vasconcelos aparece como padrinho de batismo de Lourenço, filho de Antônio Francisco Rispo (ou Bispo) e de s.m. Paula da Costa. Como madrinha figura uma Úrsula Catarina Teresa de Saldanha, mulher de Antônio José Saldanha, todos de Verride.

Ocorre que meus antepassados Cardosos são de Verride e lá encontrei (no microfilmente) vários deles, figurando ou como padrinhos ou batizando filhos. Esses meus parentes ora figuram nos assentos somente como Cardoso ou como Cardoso Seara ou ainda Nunes Cardoso Seara (nesse último caso em razão da união com um Nunes Coelho).

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Chiador - MG - Brasil
E-Mail: vasconcelos@genealogias.org
"Não se questiona sobre o que é melhor fazer-se quando o aperto das circunstâncias só nos faculta indagar o que se pode fazer." Bernardo Pereira de Vasconcelos.
Pesquisando:
Pereira de Vasconcelos, de Minas Gerais e de Portugal;
Abreu Castelo Branco, de Viseu.
Cunha Sá e Castro, de Ouro Preto e Mariana-MG.
Cunha/Cunha França, de Marvila, Santarém-Portugal;
Cardoso Seara, de Verride, Portugal;
Fonseca e Silva, de Verride, Portugal;
Herédia, de Conceição do Mato Dentro e do Serro-MG;
Herédia de Sá, de Campos e Rio de Janeiro;
Andrade, de Paraíba do Sul-RJ e de S. Pedro do Cota, Viseu.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta dos Cardosos, em Verride

#48100 | Pedro França | 20 set 2003 00:51 | Em resposta a: #48049

Caro Zé Beto:

Verride é uma freguesia que tenho à mão de semear mas não me procurou nos meus tópicos. Eu resido em Coimbra e investigo no AUC, fora do horário lectivo, na escola.
Pretende uma busca como e até quando? Pode estar a cair numa busca orçamentada, isto se não houver nada feito sobre o assunto. Quer arriscar e apostar?
Diga alguma coisa para aqui.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Quinta dos Cardosos, em Verride

#48180 | Vasconcelosminas | 22 set 2003 12:52 | Em resposta a: #48100

Caríssimo Pedro,

Presentemente, estou com o microfilme de Verride (o de batizados) de 1723 a 1744 a consultar. Assim, no que se refere aos meus Cardosos Searas e Cia. peço aguardar um pouco, pois quero aprofundar melhor por hora.

No entanto, como és de Coimbra, tenho um outro antepassado, doutor em cânones. Não tenho em mãos os dados dele, mas parece-me que tenha, além de se formado naquelas leis, antes tomado as ordens menores (pretendia ele ser padre, mas abandonou a empreitada para, formado em cânones, seguir para o Brasil, Minas Gerais, como o fez). Então, pergunto-lhe se é possível obter dados genealógicos por ventura constante no processo de habilitação dele. Se não me engana a memória, ele teria tomado as primeiras ordens no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.
Um abraço do

Zé Beto ;o))

Resposta

Link directo:

Joze de Mello Pereira de Vasconcellos

#48185 | artur41 | 22 set 2003 13:46 | Em resposta a: #48180

Caro José Roberto


Sabe alguma coisa sobre Joze de Mello Pereira de Vasconcellos, natural de Vouzella, filho de Manoel Bernardo Pereira de Mello e de Brizida de Mello?
Joze de Mello Pereira de Vasconcellos casou com Dona Feleciana Maria Leanor de Araujo e Souza, tendo tido como filho a Roque. Acontece que Dona Feleciana era irmã de Roque Landeiro Pereira de Araujo e Souza e de Joze Antonio Pereira de Araujo e Souza, ambos meus sextos avós!


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Joze de Mello Pereira de Vasconcellos

#48189 | Vasconcelosminas | 22 set 2003 14:03 | Em resposta a: #48185

Caro Artur,

Que me lembre no momento nada disponho sobre esse Pereira de Vasconcelos. Curiosamente, no último dia 19 do corrente recebi uma mensagem particular exatamente sobre essa mesma pessoa a que se refere. Como somente hoje pela manhã acedi aos e-mails, ainda não pode responder ao remente que me informa que dessa linha houve um casamento em Sabará, Minas Gerais.
Como estou longe de meus arquivos, somente pela semana terei condições de dar-lhe alguma informação mais precisa. Porém, me é fundamental saber em qual período de tempo a que viveu o seu parente José de Mello Pereira de Vasconcelos, pelo o que peço o favor.
Cordialmente,

José Roberto
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

RE: Joze de Mello Pereira de Vasconcellos

#48192 | camisao65 | 22 set 2003 14:21 | Em resposta a: #48189

Caro José Roberto,

O mail que recebeu, foi meu, que sou primo do Artur.
Fiz referência a um Joze de Mello Pereira de Vasconcellos, natural de Vouzela, São Pedro do Sul, Portugal, que casou com Maria Leanor de Araújo e Sousa.
Presumo que este Joze de Mello Pereira de Vasconcellos, tenha nascido por volta de 1670/1680.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Joze de Mello Pereira de Vasconcellos

#48193 | artur41 | 22 set 2003 14:32 | Em resposta a: #48189

Caro José Roberto


Quem era parente era D. Feliciana, da qual não tenho presente a data de nascimento.
Aguardarei, então, por mais dados. No entretanto, farei algumas inquirições.


Renovados cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Joze de Mello Pereira de Vasconcellos

#48194 | artur41 | 22 set 2003 14:36 | Em resposta a: #48192

Luís,


Desconfiava que fosses tu: meu maroto...!


Abração

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Quinta dos Cardosos, em Verride

#48222 | ítalo | 22 set 2003 17:58 | Em resposta a: #48049

Caro José Roberto de Vasconcelos,
já em outra ocasião o interpelei sobre algumas famílias mineiras e peço licença para denovo fazê-lo. Também escrevo de Minas Gerais, especificamente da cidade de Viçosa, onde estudo. Sou paraibano mas minha noiva é mineira e estou interessado em informações acerca de uma família Moreira aqui da Zona da Mata, parece-me que originária de Cipotânea ou arredores, cujo ancestral mais antigo do qual consegui informações foi João de Deus Moreira, n. cerca de 1840; e também sobre uns Castro, creio que de Piranga ou talvez Viçosa, cujo representante mais antigo a que cheguei foi um Marco Antônio de Castro, florescido certamente na última metade do século XIX; e ainda sobre uns Silva Araujo, de Piranga. Se puder me disponibilizar informações sobre alguma destas famílias, agradeço-lhe grandemente. Desculpe-me pela intromissão.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta dos Cardosos, em Verride

#48249 | Pedro França | 22 set 2003 23:44 | Em resposta a: #48180

Caro Zé Beto:

Desculpe então, mais uma vez, a familiaridade. Está bem: vou procurar esse Lourenço Mendes Vasc:los com ligação à tal quinta dos Cardosos, bem como nas ordenações, alguém com o apelido Seara (Cardoso). Já trabalhei esta gente para um projecto de equiparação a bolseiro entre 2000/2001. Está em livro que tenho de procurar, juntamente com mais lentes de Leis e Cânones para 1580-1750. "Me aguarde, um tempinho só, 'tá?"
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Quinta dos Cardosos, em Verride

#48296 | Vasconcelosminas | 23 set 2003 13:04 | Em resposta a: #48249

Caríssimo Pedro,

Não aceito as suas desculpas pela familoaridade, pela simples razão de não ter o quê se desculpar. Pode me tratar de Zé Beto, sem problema algum.

Sobre o Lourenço M. de Vasconcelos consegui identificá-lo, graças a colaboração de um outro amigo: Gaio, Vasconcelos #12

N22 Rui Mendes de Vasconcelos fo. de Manuel Mendes de Vasconcelos N21 foi 6o
morgado de Fontelas e de mais casas de seu pai. Casou com D. Antonia
Barbosa Cabral filha de Pedro Barbosa Cabral Sr. do Grande Prazo de Quimbres
no campo de Coimbra e sua mulher D. Isabel de Gouvea (Barbosas #45 N28).
Tiveram, entre outros:Lourenço Mendes dee Vasconcelos foi 7o morgado de Fontelas e mais casa
de seu pai, teve o foro de Moço Fidalgo por restituição por seus passados o
terem tido, que seu pai não tirou. Casou com D. Joana Maria de Sá Pereira,
Senhora da Casa das Cardosas no Campo de Coimbra, filha herdeira de
Bartolomeu de Sá Pereira e sua miulher Isabel da Silva (...)

Já com relação aos Cardoso Seara, sei que o meu antepassado Antônio Cardoso Seara foi lente jubilado da Univ. de Coimbra e deixou um vinculo em Verride. Esses Cardosos Searas me interessam grandemente.

Claro que aguardo, "tá"?
Um abraço,

José Roberto

PS.: Se precisar de algo cá no Brasil, diga-me.

Resposta

Link directo:

Zona da Mata Mineira

#48299 | Vasconcelosminas | 23 set 2003 13:44 | Em resposta a: #48222

Caríssimo Ítalo,

Não desculpo a intromissão, pois ela é bem vinda. Tive que formatar meu computador, o que provocou a perda do contato anterior.

Passei as informações que me forneceu para a Gen-Minas - Lista de Genealogia Mineira. Do co-listeiro Stanley Santos de Souza obtive a seguinte resposta:
"aro José Roberto,
Tenho Silva Araújo (que se ligam com os meus Martins de Paiva) e
alguns Moreira, não sei se da mesma família dessa pessoa mencionada,
uma vez que os dados que possuo são do sec. XVIII. Ambos de Piranga.
Se lhe interessar...
Abraço.
Stanley"
Ítalo, você tem alguns detalhes a mais, como datas por exemplo?
Abraços

José Roberto

Resposta

Link directo:

Zona da Mata Mineira

#48301 | Vasconcelosminas | 23 set 2003 14:05 | Em resposta a: #48299

Caro Ítalo,

Acabo de receber também a seguinte mensagem:

"Prezados José Roberto e demais colegas,
o livro do Arthur Campos, que pode ser pesquisado no APM tem alguma coisa
sobre famílias de Piranga. Me formei e na UFV (Viçosa) e lembro-me de haver
um livro lançado pela universidade sobre a história de Viçosa. Na Biblioteca
Pública Estadual, Sala Mineiriana, há diversos livros sobre a história de
muitos municípios, é só procurar.
Sds. ,
Rodrigo Pedroso de Carvalho - BHte/MG.

Abraços

José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#48315 | ítalo | 23 set 2003 17:14 | Em resposta a: #48299

Caro José Roberto, agradeço-lhe a prontidão tanto da pesquisa quanto da resposta. Infelizmente não disponho de datas precisas. Certamente, no entanto, estes que o Sr. Stanley reporta serão "os meus" pela abrangência da família e pela pequenez do lugar. Este fim de semana estarei com meus sogros e certamente terei mais informações. O que posso lhe adiantar são alguns nomes:
Meu sogro, nascido em 1938, chama-se Silvino da Silva Araujo, filho de:
-José Paulo da Silva Araujo e Francisca Gomes Moreira. Francisca era filha de:
-Silvino Gomes Moreira e Marcionília. Silvino era filho de:
-Joaquim Moreira de Abreu e Jovelina Gomes Ferreira. Joaquim era filho de:
-João de Deus Moreira e Amélia, ele natural provavelmente de Cipotânea.
A descendência do acima citado Joaquim Moreira de Abreu encontra-se grandemente espalhada pela Zona da Mata. Os meus Moreiras e Silva Araujo localizam-se na cidade de Guaraciaba.
Se houver possibilidade de me por em contato com o Sr. Stanley, talvez possamos trocar informações, se não for possivel, de toda forma novamente agradeço.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Quinta dos Cardosos, em Verride

#48321 | Pedro França | 23 set 2003 17:51 | Em resposta a: #48296

Caro Zé Beto:

Actualizei, pois, o seu pedido, direccionando-o então só para os Cardosos Searas, 'tá?
"Me aguarde aqui neste tópico".
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#48401 | Vasconcelosminas | 24 set 2003 13:22 | Em resposta a: #48315

Caríssimo Ítalo,

Graças a colaboração de vários integrante da Lista Gen-Minas já se apresentam alguns elementos, ainda que colaterais, das famílias que procura.
Ontem, o nosso colisteiro (e meu particular amigo) Antônio Carlos de Castro, informou os seguintes dados:
1. Cel. José de Deus Moreira e Castro
c.c. Ana Ricarda de Freitas Castro, tiveram:
2. Isabel Herculana de Freitas e Castro
c.c. Anacleto Xavier Monteiro, tiveram:
3.1 José Monteiro da Gama(n.17 jun 1869-Guaraciaba-MG) c.c.Ludmila Roças
3.2 Ana Maurícia Nogueira da Gama(n.22 dez 1870-Guaraciaba-MG)
3.3 Alfredo Monteiro Nogueira da Gama(n.08 jan 1883-Guaraciaba-MG)
c.c. Maria Leite da Silva, tiveram:
4.1 Maria Aparecida
Como pode verificar, o item 1 é por certo da família dos que procura!
Posso colocá-lo em contato não somente com o Stanley como também com o Antônio Carlos. Por gentileza, peço-lhe que entre em contato comigo em particular, por meio de meu e-mail vasconcelos@genealogias.org
Abraços

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#49679 | APCB | 13 out 2003 18:56 | Em resposta a: #48401

Caro Pedro França,
solicitava a sua, sempre inestimável, ajuda no seguinte assunto:
De meu bisavô ABÍLIO CARDOSO,apenas sei que era natural da freguesia de Arazede(Montemor-o-Velho),que era filho de José Cardoso e de Luisa de Jesus de Figueiredo, não sei em que data nasceu ou foi baptizado, apenas sei que a minha avó, sua filha, nasceu em 1905 já em Góis.
Por motivos familiares, nunca mais tivemos contactos com o ramo "Cardoso".
Seria pedir o impossível, uma busca sobre a data de baptismo, ou o nome dos avôs?

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#49695 | Pedro França | 14 out 2003 00:11 | Em resposta a: #49679

Caro Abílio Bandeira:

Se queria mesmo contactar-me, porque não o fez para um de meus tópicos, nomeadamente o dos "pedidos para Outubro"? Teve sorte em eu ter "navegado" por aqui, já que Verride me diz sempre alguma coisa e porque vi este tópico a avançar para cima.
Pois, esteja descansado; já fazia tenção de pegar em Arazede mesmo na próxima 5ª Feira. Espere-me no meu tópico acima referido; tem mais propriedade eu responder-lhe ali do que aqui. Eu abro uma via em seu nome.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#49696 | Pedro França | 14 out 2003 00:16 | Em resposta a: #49679

Caro Abílio Bandeira:

Se queria mesmo contactar-me, porque não o fez para um de meus tópicos, nomeadamente o dos "pedidos para Outubro"? Teve sorte em eu ter "navegado" por aqui, já que Verride me diz sempre alguma coisa e porque vi este tópico a avançar para cima.
Pois, esteja descansado; já fazia tenção de pegar em Arazede mesmo na próxima 5ª Feira. Espere-me no meu tópico acima referido; tem mais propriedade eu responder-lhe ali do que aqui. Eu abro uma via em seu nome.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#49937 | Pedro França | 17 out 2003 01:27 | Em resposta a: #49679

Caro Abílio:

Então lá vai:
Abílio, foi baptº a 29.05.1870/f. 21v.-22, nº 56; nasceu a 18 do mesmo mês, em Arazede (Casal do Gaio). Era fº de José Cardoso, seareiro, e de Luísa de Jesus de Figueiredo, que se ocupava de sua casa.
Era neto patº de Manuel Cardoso e de Teresa marques, de C.al do Gaio/Arazede;
Era neto matº de Francisco de Figueiredo e de Luísa de Jesus, de Arazede.
Os pais do Abílio casaram em Arazede a 17.09.1866/f. 5v.-6, nº 10: ele e ela de 25 anos de idade. Ambos eram solteiros.
E pronto, um abraço e aprecie.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#49968 | APCB | 17 out 2003 15:58 | Em resposta a: #49937

Caro Dr.Pedro França
Muito, muito, muito obrigado lhe fico.
A sua capacidade de disponibilidade é notável.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#49995 | Pedro França | 18 out 2003 00:15 | Em resposta a: #49968

Caro Abílio:

Tudo bem. Esteja à vontade.
Recebi hoje mesmo o seu correio. Vou lê-lo agora, com mais calma.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Zona da Mata Mineira

#50037 | Pedro França | 19 out 2003 12:49 | Em resposta a: #49995

Caro Abílio:

Já li a sua carta com a máxima atenção. Fiquei, no entanto, sem saber ao certo o que pretende que eu faça, concretamente. Peguei em alguma documentação que em tempos me enviou. Tenho tb. uma disquete com a correspondência que trocámos. Se quiser um contacto mais em particular deixo-lhe o meu e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Se quiser escrever pelos CTT, já sabe o meu endereço.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Cardoso Seara - Pedro França

#53167 | Vasconcelosminas | 05 dez 2003 11:06 | Em resposta a: #48321

Caríssimo Pedro,

Perdoa-me importuná-lo novamente. Acaso conseguiu apurar eventuais elementos sobre Antônio Cardoso Seara, formado em Leis por Coimbra por volta de 1698? Claro, quando puder, evidentemente.
No mais o meu abraço

José Roberto Vasconcelos
Chiador - Brasil
vasconcelos@genealogias.org

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 08:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen