Pedro França: novo ponto de encontro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Pedro França: novo ponto de encontro

#48108 | Pedro França | 20 set 2003 13:22

Caros confrades:

Como os tópicos abertos por mim estão a ficar saturados, e já se torna um tanto difícil navegar por entre tantas intervenções, abro agora este novo tópico para os eventuais interessados em pesquisas no AUC.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#48109 | tfp | 20 set 2003 13:46 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Antes de mais agradeço a grande ajuda que me tem dado com as suas pesquisas no AUC.

Queria pedir-lhe dados complementares relativamente ao bacharel Jaime Guilherme Pimentel e Faro (n.1875).

Agradeço antecipadamente.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

PS: As suas pesquisas acerca do seu ramo Pedroso tiveram algum avanço ?

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#48111 | Pedro França | 20 set 2003 15:57 | Em resposta a: #48109

Caro Tiago:

Então aqui vai: o Jaime Guilherme, de acordo com a certidão de idade (Lº LX, nº 73, 2ª série), diz que ele nasceu a 20.12.1875 e foi baptº a 14.02.1876/f. 37, em S. Martinho de Cedofeita/Porto. Era fº de Francisco Faro de Oliveira, professor, n.al de Almacave/Lamego, e de D. Mª Bárbara Meireles Pimentel e Faro, "senhora de casa", n.al de S. Martinho da Barca/Maia e recebidos em Cedofeita/Porto, moradores à rua do Pinheiro nesta cidade.
Era neto patº de José Mª de Faro e de D. Henriqueta Cândida Oliveira e Faro. Era neto matº do Dr. Fortunato Augusto Pimentel, médico-cirurgião, e de D. Mª Bárbara Meireles Pimentel.
E é isto o que se me oferece dizer sobre a personagem acima.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48114 | carlosgrijo | 20 set 2003 16:46 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França:
Até agora fui-me contendo, com "vergonha" de abusar da sua paciência, mas já não consigo resistir mais à tentação de o incomodar com um pedido.
Trata-se de lhe pedir o favor de ver se me encontra, no Arquivo da Universidade, qualquer "ficha" relativa ao meu bisavô Álvaro Ribeiro da Costa Sampaio (natural de S. Paio, Guimarães, onde nasceu em 1881, filho de Domingos Ribeiro da Costa Sampaio e de Maria Emília Oliveira), que ali se licenciou em Cânones (ou Direito...).
A razão da minha curiosidade prende-se não só com a vontade de confirmar os dados que ali se contenham que eu já conheça, mas sobretudo com a eventualidade de por aquela via poder vir a conhecer dados novos que me ajudem nas pesquisas que procuro fazer sobre a minha acima referida trisavó.
Muito-muito grato e com amigos cumprimentos,
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48115 | Pedro França | 20 set 2003 16:51 | Em resposta a: #48114

Caro Carlos:

Ok!, vou ver o que posso encontrar. Espere-me aqui lá para 5ª Feira, 'tá?
Tudo de bom para si.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#48126 | tfp | 21 set 2003 00:00 | Em resposta a: #48111

Caro Pedro França,

Muito obrigado por mais estes dados.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Milheiro

#48129 | Txispa | 21 set 2003 07:50 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,
Ando a voltas com o apelido Milheiro, ao processar os dados recolhidos em Geneaportugal e pelas pessoas que escreverom nestes últimos meses, reparei numa questião: A descendència do Joaquim Francisco Milheiro, n.1694 em Sto. Varão, tevo o apelido Milheiro? Gostaria ter os dados das pessoas que levarom o apelido, talvez entronque com alguns ramos que tenho eu em Portugal.
Outra coisa, no arquivo de Coimbra, que registos bautismais de Portugal aparecem?
Um abraço
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48133 | ftalmeida | 21 set 2003 11:31 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Agradecendo as informações anteriores, e a sua disponibilidade, venho pedir-lhe datas das matrículas na U.C. de:

1- António Tavares de Almeida, fº de Gaspar Mendes Castanho e de Catarina Henriques Moreno, prov. de 1718 em diante.

2- Francisco Tavares de Almeida, fº de João Tavares de Almeida e de Gertrudes Doroteia Roza da Silveira, prov. de 1773 para diante.
3- António Tavares de Almeida, fº dos
anteriores, prov. de 1772 para diante.

4- Francisco Tavares de Almeida, fº de Francisco Tavares de Almeida e de Maria Luísa de Carvalho Sousa, prov. de 1844 para diante.

Os três primeiros devem ter-se bacharelado em leis, o último suponho que só terá matrícula por um ou dois anos, possivelmente em matemática.

Antecipadamente grato
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48134 | Pedro França | 21 set 2003 12:22 | Em resposta a: #48133

Caro Francisco:

Os nomes indicados têm qualquer coisa de dinástico: repetem-se com frequência.
Vou ver o que encontro nos verbetes, esperando que sejam completos tanto quanto possível, evitando que eu tenha de reconstituir o seu processo a partir dos livros de matrículas e de actos e graus, o que já teria de ser orçamentado, 'tá?
Espere-me aqui na 5ª Feira. Com as aulas agora, é mais complicada a prontidão nas respostas.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro

#48136 | Pedro França | 21 set 2003 12:52 | Em resposta a: #48129

Caro Celso:

Sim, sim, a descendência usou esse apelido mas extinguiu-se na minha linha, em proveito de outros apelidos. Desde o Joaquim Francisco, o apelido Milheiro manteve-se por mais umas 4 gerações, até uma trisavó minha, nascida no ano de 1838. Desde o Joaquim Fr:co, até minha bisavó (esta já não vai a Milheiro), desse lado, só houve um varão pelo meio - Miguel da Costa Milheiro, *1764 - meu 5º avô.
É-me impossível, sem ser uma pesquisa orçamentada, fazer um levantamento tão exaustivo da descendência de Joaquim Fr:co, em relação a todos quantos me são colaterais. Veja que o Joaquim Fr:co nasce em 1694. Os pais - Lourenço Francisco e Maria Simões Serrana -, e os avós - Simão Fr:co e Isabel Jorge/João Lopes e Mª Simões - nenhum usa o apelido Milheiro. Pode ser que eventualmente, num ou noutro assento, por colateralidade, por irmãos de Joaquim Fr:co ou por irmãos do Lourenço Fr:co ou da Maria Simões Serrana, esse apelido ressurja.
- No AUC (Atquivo da Universidade de Coimbra, em que está incorporado o Arqº Distrital de Coimbra), aparecem registos de baptismo das várias freguesias dos concelhos do distrito de Coimbra. Em tempos, enquanto Aveiro e Leiria não tinham os seus Arquivos (há já c. 30 anos), o AUC foi também depositário dos paroquiais desses distritos, mas não o é mais.
No que eu puder ajudar...
Um abraço e disponha.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro

#48142 | Txispa | 21 set 2003 14:38 | Em resposta a: #48136

Caro Pedro,
Obrigado pela resposta.
Gostaria ter na minha base de dados os nomes das pessoas das 4 gerações que levam o apelido Milheiro ou Milheira do seu ramo genealógico, com o ano e a localidade de nascimento.
Agradezo-lhe, também, qualquier informação adicional que encontre sobre pessoas com este apelido.
Um forte abraço galaico-português
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)
cxmilleiro@hispavista.com

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro

#48144 | Pedro França | 21 set 2003 16:02 | Em resposta a: #48142

Caro Celso:

Tudo bem. Vou enviar mensagem para o seu e-mail com os dados que possuo, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro frança

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro

#48146 | Txispa | 21 set 2003 16:16 | Em resposta a: #48144

Obrigadissimo Pedro.
Espero a sua mensagem
Um saúdo
Celso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48177 | Conde | 22 set 2003 11:58 | Em resposta a: #48108

Meu caro Amigo:
Cá estou eu a renovar o meu pedido dos Costas de Seia (Padre Manuel Pais da Costa ou Costa Pais,filho de ...Nunes(?) e de sm Ursula Pais,dos Costa Vaz de Midões, e especialmente do Padre Licenciado Vicente Lopes Abade de Reriz ou Viariz.Muito agradeço deveras.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48253 | Pedro França | 22 set 2003 23:54 | Em resposta a: #48177

Caríssimo Conde:

Vou pegar nesse seu Pe. M.el Pais da Costa/Costa Pais e ver o que posso encontrar. Espere-me aqui na 5ª Feira à noite, em princípio.
Sobre o Pe. Vicente Lopes já expliquei noutro tópico meu que não pude localizar. Terá de me precisar a naturalidade, sem ser Monção ou Vila Juzã. Há muitos com o mesmo nome mas ninguém daqueles lugares.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48316 | Carlos Silva | 23 set 2003 17:27 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Venho por minha vez solicitar da sua benevolencia alguma informaçào de matricula a proposito do
1) Dr Frutuoso Antunes da Costa que foi depois abade do Louro
2) Licenciado Agostinho Fernandes Pimenta, depois abade de Bente
ambos no sec. 17.

Peço desculpa pelo abuso, e agradeço, desde jà, seja como for.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48320 | Pedro França | 23 set 2003 17:48 | Em resposta a: #48316

Caro Carlos:

Tomei boa nota do que me pede. Em princípio (já estou a juntar vários pedidos), talvez 5ª Feira eu venha aqui com alguma novidade para si.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48325 | 2910 | 23 set 2003 18:15 | Em resposta a: #48320

Caro Pedro
Mais uma vez queria pedir-lhe dados sobre um trisavó http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=177857, n em Freixo de Numão que tirou a Lic. em Medicina .
Também procuro dados sobre um Doutor Luís Domingue de Aguiar natural da freg. de Sebadelhe da Serra(Trancoso) .

Abraços do
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48326 | 2910 | 23 set 2003 18:17 | Em resposta a: #48325

Faltou o "s" no Doutor Luís Domingues de Aguiar.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48329 | luis262 | 23 set 2003 18:55 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro:

Respondi à sua amável oferta de ajuda,no tópico em que a fêz, sobre José Gaudencio Freire de Andrade, porque me pareceu mais prático, uma vez que já lá constam elementos .
Obrigado e um abraço.

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48338 | manuelr | 23 set 2003 19:57 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França

Gostava de saber quem teria sido o Abade António de Carvalho, "Abade que foi do Loureiro, Bispº do Porto". Encontrará por aí alguma habilitação?
Foi pai de João de Carvalho da Fonseca, de Travanca, Armamar, Lamego, que casou por volta de 1670 com Margarida Leitão de Matos, da Soalheira (Castelo Novo). Será da família dos morgados de Travanca, que têm os mesmos apelidos?

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Manuel Caetano Álvares

#48342 | PCC | 23 set 2003 20:48 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Vou aproveitar a boleia e fazer-lhe um pedido. Desde já peço-lhe desculpas pelo atrevimento. A sua preciosa ajuda neste forum não tem termo de comparação.

Interessam-me em particular as famílias goesas - naturais da antiga India Portugesa. Tenho uma lista extensa de alunos goeses que frequentaram a Universidade de Coimbra. No entanto, há um que me interessa em particular cujos dados da sua passagem por Portugal escasseiam. Trata-se do Padre Manuel Caetano Álvares (talvez fosse só Manuel Caetano Álvares na altura), nascido em Goa em 1709, formado pela Faculdade de Medicina por volta de 1755.

Será que pode averiguar se existe alguma informação sobre este meu antepassado?

Já agora, gostava de saber se existe alguma entrada com o nome de Manuel António de Quadros.

Cumprimentos

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48349 | Pedro França | 23 set 2003 22:32 | Em resposta a: #48326

Caro Óscar:

Percebi a falta do "s" o que em nada afectou a interpretação do recado. Pelo "link" localizei o seu trisavô. Registei tudo. Talvez 5ª Feira tenha alguma coisa para si, aqui.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48350 | Pedro França | 23 set 2003 22:33 | Em resposta a: #48329

Caro Luís:

Ok, verei por lá.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48352 | Pedro França | 23 set 2003 22:49 | Em resposta a: #48338

Caro Manuel:

Isto é o que eu poderei chamar de "agulha num palheiro", porque é das tais pesquisas que podem vir a ser orçamentadas. Antºs de Carvalho (tout court) há muitos (é mato - direi), ainda para mais sem naturalidade definida... Vou ver primeiro como é a "paisagem" e depois digo-lhe alguma coisa para aqui, espero que, na 5ª Feira, apesar de vários pedidos já prioritários, ok? Se não houver tempo agora, só para a semana que vem, 'tá?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Álvares

#48353 | Pedro França | 23 set 2003 22:54 | Em resposta a: #48342

Caro Pedro:

Tudo bem, não é para já "aquela fartura", portanto, não faz mossa que se veja.
Assim sendo, o seu pedido, sendo restrito, passa à frente do confrade Manuel S. Rolão, que exige um pouco mais de tempo e cuidado.
Um abraço e até breve (5ª/6ª Feira).
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48431 | estevao sm | 24 set 2003 16:23 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro:

Agradeço de antemão a sua preciosa disponibilidade. Peço-lhe informações sobre as seguintes pessoas:

António Alves Martins, (mais tarde bispo de Viseu), n. de Alijó
João Abel Correia Martins, n. de Alijó

José Tibério de Roboredo (ou Reboredo) de Sampaio e Mello, n. em Val de Ladrões, termo de Marialva

Duarte Gustavo de Roboredo de Sampaio e Mello, idem.

Desde já ficam os meus agradecimentos. João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48458 | Pedro França | 24 set 2003 21:52 | Em resposta a: #48431

Caro João Brandão (?):

Tomei a devida nota do seu pedido. Se não tiver tempo de analisar algum processo amanhã, espero ao menos localizar estas personagens nos verbetes respectivos, ok? A análise dos respectivos processos ficaria para a outra semana, lá para 4ª/5ª Feira.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48553 | amrr | 25 set 2003 23:35 | Em resposta a: #48458

Caro Pedro França

Concerteza é uma pessoa muito ocupada mas, na sequência da sua mensagem no tópico "Padilhas de Évora ou Elvas", venho então "desafiá-lo".

Pedia que fizesse o favor de ver se existem alguns dados, nos registos da Universidade de Coimbra, sobre as pessoas que indico de seguida.

1 - Inácio Francisco Xavier de Padilha, formado em Direito Civil e Canónico pela Universidade de Coimbra.
Baptizado na freg. S. José (Lisboa)a 24/09/1697.

2 - Amaro Matias Gançoso Frade, Bacharel em Cânones pela Universidade de Coimbra.
Natural da vila do Alandroal, baptizado a 14/03/1716.

3 - DR. Joaquim Alberto de Couto Gançoso.
Cerca de 1800 era Juiz dos Casamentos da Arquidiocese de Évora


Não tenho urgência nestes dados, portanto pode deixar os mesmos p/ quando estiver um pouco mais aliviado das suas pesquisas.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48555 | Pedro França | 25 set 2003 23:49 | Em resposta a: #48553

Caro Arlindo:

Compilei os dados do seu pedido. Como a agenda desta semana se encontra esgotada, terá de aguardar pela próxima, lá para 4ª/5ª Feira, ok?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48560 | Pedro França | 26 set 2003 00:00 | Em resposta a: #48114

Caro Carlos:

Para já, procurando satisfazer a sua pergunta, localizei o Álvº Rib:ro da C. Sampaio, n.al de Guimarães mas para a Fac. de Teologia, com um exame de 2º ano a 19.06.1901. O verbete obviamente estará incompleto mas é este. Não pedi certidão de idade e não sei se ela existe..., será um caso a ver se estiver interessado.
Diga algo. Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48562 | Pedro França | 26 set 2003 00:11 | Em resposta a: #48133

Caro Francisco:

Do elenco que me forneceu apenas posso dar informação sobre os seguintes irmãos:
- F:co Tav. de Alm:da, de Lisboa, Bach:el F:do em Leis a 14.06.1780. Teve matrículas entre 24.10.1775/18.10.1779.
- Antº Tav. de Alm:da, de Lisboa, Bach:el F:do em Leis a 21.06.1780, tem matrículas em Instituta a 01.10.1767, e em Leis desde 01.10.1770 a 19.10.1779, faltando as dos anos lectivos de 68/69, 69/70, 71/72, 72/73, 73/74, 74/75.
Não localizei o outro Antº Tav. de Alm:da, fº de Gaspar Mendes Cast:o (só se for por Antº Tavares mas não tenho a sua naturalidade. Muitos verbetes não trazem o nome do pai). Também não localizei o F:co Tav. de Alm:da matriculado em Matemática para 18...
Espero ter de alguma forma respondido à sua questão. Quererá as matrículas uma a uma para o Francisco atrás?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48564 | Pedro França | 26 set 2003 00:18 | Em resposta a: #48316

Caro Carlos:

Dos nomes que me deu só encontrei para o Frutuoso Antunes (sem o Costa mas o verbete que traz o nome completo remete para aquele). Era n.al de Braga, foi Bach:el em Cânones a 11.07.1620. Tem matrículas entre 08.11.1616, 14.02.1621, sem o ano de 1617/18.
Isto responde à sua questão? O Agostinho, não vem com o Pimenta, e só com o Fernandes há vários; não tenho a sua naturalidade.
Um abraço. Diga algo. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48565 | Pedro França | 26 set 2003 00:24 | Em resposta a: #48326

Caro Óscar:

Dos nomes que me indicou apenas localizei o Jacinto António Fernandes (Pinto): tem matrículas em Matemática (10.10.1854), Filosofia (10.10.1854) e Medicina (14.10.1863). É claro que o verbete deverá estar muito incompleto. Não perguntei pela certidão de idade, precisa?
Quanto ao Dr. Luís Domingues (não há com o Aguiar) e sem o Aguiar há vários, mas nenhum de Sebadelhe da Serra.
Um abraço. Diga algo. Sempre, Pedro frança

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48566 | Pedro França | 26 set 2003 00:26 | Em resposta a: #48338

Caro Manel:

Preciso da naturalidade do "seu" António de Carvalho. Com esta composição de nomes há muitos, correndo o risco de se confundirem.
Um abraço. Diga algo. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48567 | manuelr | 26 set 2003 00:30 | Em resposta a: #48566

Caro Pedro França

Penso ser de Travanca, Armamar, Lamego.

Um abraço
Manuel das Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Álvares

#48568 | Pedro França | 26 set 2003 00:31 | Em resposta a: #48342

Caro Pedro:

Do Pe. M:el Caetano Álvares,ou Alves (até) não encontrei nenhum de Goa.
Encontrei um Manuel António de Quadros, de Lontulim de Salcede/Goa. Era fº de Miguel Filipe Quadros. Foi Bach:el F:do em Direito a 17.06.1904. Frequentou a Fac. de Dir:to desde 06.10.1898 (1ª matríc.).
Quer digerir isto?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48569 | Pedro França | 26 set 2003 00:38 | Em resposta a: #48431

Caro João:

Então aqui vai:
- António Alves Martins, religioso da 3ª ordem da Penitência, era n.al da Granja de Alijó, fº de José Alves Martins. Foi Dr. nesse curso a 16.07.1837.
- João Abel Correia Martins, n.al de Santa Comba/Vila Real, era fº de Jorge António Alves Martins. Foi Bach:el F:do a 21.06.1848 em Direito.
- José Tibério de Reboredo de Samp:o e Melo era n.al de Marialva, fº de Cristóvão de Reboredo e Sousa.
- Duarte Gustavo de Reb:do Sampº e Melo, era n.al de Marialva, fº de Antº José Reboredo de Sampº e Melo. Foi Bach:el F:do a 19.07.1880.

Espero que corresponda às suas necessidades.
Um abraço. Diga algo. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48570 | A.Godinho | 26 set 2003 01:36 | Em resposta a: #48553

Caro Arlindo Rodrigues

Não sei se estes elementos lhe interessam mas aí vai:

1. Úrsula Fragoso. Casou em Galveias a 25.2.1629 sendo testemunhas António Afonso, Marcos Afonso e Catarina Fragoso, com Alexandre Dias, que morreu em 1.7.1669 sendo sepultado na Matriz de Galveias. Alexandre Dias, por alcunha o “cristão velho” , foi homem nobre da governança de Galveias, onde foi provedor da Misericórdia, e era filho de Pedro Dias, o “cristão velho” de alcunha, e de Maria Dias. Foram pais de:
2. Maria Fragoso de Sousa. A “cristã velha” de alcunha. Casou em Galveias a 5.8.1662, com Lourenço Lopes Fragoso, viúvo de Helena da Cruz Pereira e falecido com testamento a 10.4.1676 sendo sepultado na Matriz, filho de Manuel Lopes Rebocho, de Mora e de Isabel Pais, também de Mora, e todos gente nobre e principal . Deles:
3. D. Josefa Fragoso de Sousa. Casou em Galveias com António Vaz Gançoso Frade, Familiar do Santo Ofício, do Alandroal, filho de Jerónimo Vaz Gançoso, proprietário da vara de Meirinho do Fisco da Inquisição de Évora, e de D. Josefa Pessoa de Lemos. Em 20.9.1711 fazem partilhas por morte de Maria Fragosa, sua mãe, com seus irmãos Frei Alexandre e Apolinária Fragosa. Entre os bens partilhados contavam-se rendas nas Herdades do Freixo, Bregioso, Monte dos Irmãos e Gamoalinho, todas no termo de Montargil. Com geração no título de Gançosos no Nobiliário de Felgueiras Gayo, mormente o Amaro Matias Vaz Gançoso Frade.

Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48572 | estevao sm | 26 set 2003 02:07 | Em resposta a: #48569

Quero agradecer-lhe mais uma vez a sua disponibilidade. Estas suas informações são preciosas pois os paroquiais são omissos no que diz respeito a estas pessoas.

Quero colocar-lhe 3 questões:

(1)o escr. Ramalho Ortigão, nas Farpas (III vol, n.º XVIII: o Bispo de Viseu) refere que D. António Alves Martins foi «riscado da Universidade em 1928» e condenado à morte pelo governo de D. Miguel. Existirá documentação sobre estes acontecimentos? (não tenho urgência; será coisa para consultar qdo voltar a ter tempo).

(2) para cada um dos bachareis existe um processo com documentação, ou os seus nomes aparecem somente em listas/pautas? no caso de existir processo pode indicar-me a referência?

(3) envio-lhe uma nova extensa lista de nomes (não tenho urgência; tome o tempo necessário); tratam-se de pessoas que viveram nos finais do sec. passado (deverão ter andado em Coimbra por volta de 1870-1890):

3.1 Adriano Augusto de Lacerda Moutinho
3.2 António Cardoso de Lacerda Almeida Leitão, b.el, n. de Meda(?)
3.3 António Júlio de Lacerda Leitão, b.el, n. de Meda(?)
3.4 Eduardo de Almeida Leitão, b.el, n.al dos
Cancelos
3.5 Francisco Eduardo de Almeida Leitão, b.el, Cancelos
3.6 Francisco Januário de Almeida Leitão, b.el, juíz, n.al de Cancelos, Poço do canto, conc de Meda(?)
3.7 José Cardoso de Almeida Leitão

Desculpe o abuso, mas - como já deve ter ouvido por diversas vezes - a sua ajuda parece caída do céu. É tão bom, que não dá para acreditar.
Os meus cumprimentos, João Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48581 | Carlos Silva | 26 set 2003 09:02 | Em resposta a: #48564

Caro Pedro,

Agradeço a boa vontade e o (formidavel) trabalho.

A proposito de Agostinho Fernandes (Pimenta), quanto à sua naturalidade, o mais logico seria natural de S. Tiago da Carreira, conc. de Vila Nova de Famalicào (entào termo de Barcelos ou de Landim).

A proposito do Frutuoso Antunes, gostava de lhe fazer uma pergunta.
Quando vem referido que o Frutuoso era de Braga devemos entender que era Bracarense ou pode ser da regiào de Braga, ou seja, as matriculas no sec. 17 davam a naturalidade precisa do estudante ou uma apenas uma orientaçào grosso modo?

Seja como for, agradeço novamente a sua ajuda.
Mehores cumprimentos

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48589 | tfp | 26 set 2003 11:20 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Volto ao seu contacto para nova solicitação, se ainda me tiver disposto a aturar.

Pretendia saber informações relativas ao meu trisavô Júlio César de Castro Pereira (n. Vitoria / 27 MAR 1836), filho de José António de Castro Pereira (n.Sé/Bragança) e de D. Antónia Margarida Antunes Navarro (n.Lagoaça/Freixo-de-Espada-à-Cinta). Sei que cursou em Direito mas não sei datas.

Referindo-me a um outro tópico aqui do forum, já pensou em colocar todos estes dados que já tem recolhidos sobre processos de ex-alunos numa base de dados para consulta online ? Posso ajudar com os conhecimentos técnicos. Se tiver interessado já sabe o meu mail.

Um abraço e mais uma vez obrigado

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48604 | 2910 | 26 set 2003 13:41 | Em resposta a: #48565

Caro Pedro
Mais uma vez grato pela ajuda, já agora que está com as mãos na "massa" gostava de saber o que diz a certidão de idade.

Abraços do
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48615 | LCM | 26 set 2003 15:09 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro,

Desculpe vir incomodá-lo mas o outro tópico onde lhe fiz o pedido já desapareceu da 1ª página. Lembrou-se de ver o José Amado Grehon? Como vejo algumas respostas, venho perguntar-lhe se viu este nome. Muito obrigado mais uma vez.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48621 | Conde | 26 set 2003 15:50 | Em resposta a: #48108

Caro Amigo:
Não sei a terra do Dr.Vicente Lopes.Mas o tal Pais da Costa,Manuel,senense, interessa-me e muito.
Agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48648 | ftalmeida | 26 set 2003 19:25 | Em resposta a: #48562

Caro Pedro França:

Muito obrigado pelas informações.

O António que não encontrou, deverá então estar por António Tavares porque foi advogado na Casa da Suplicação e, nesse tempo não havia alternativa a Coimbra. Quanto ao Francisco, apenas tenho um apontamento familiar de que tinha estudado matemática 2 anos antes de se alistar; pode tratar-se de informação incorrecta ou talvez, nesse tempo já existisse alternativa a Coimbra para matemática.

Não necessito das matrículas individualizadas.

Com os maiores agradecimentos,

Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Álvares

#48652 | PCC | 26 set 2003 19:57 | Em resposta a: #48568

Meu Caro Pedro,

Muito obrigado pela sua ajuda. Que pena não se achar o dito Padre, meu avô... As hablitações de genere foram obrigatórias a partir de que data? Sabe-me informar?

Quanto ao Manuel António de Quadros, é meu tio-bisavô. Tinha esperança que o seu avô com o mesmo nome também tivesse frequentado a mesma universidade.

Agradeço-lhe uma vez mais e espero uma oportunidade para retribuir a sua amável gentileza.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48666 | Pedro França | 26 set 2003 23:45 | Em resposta a: #48589

Caro Tiago:

Tomei nota do seu pedido.
Quanto ao segundo ponto, já disse o que havia a dizer no tópico inaugurado pelo confrade Paulo Alcobia Neves.
Um abraço e até 4ª/5ª Feira.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48668 | Pedro França | 27 set 2003 00:01 | Em resposta a: #48621

Caro Conde:

Registei novamente o seu pedido. Vou ver o que posso encontrar quanto ao Pe. Pais da Costa/Costa Pais, ok? Aguarde-me aqui na 4ª/5ª Feira, ok?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48669 | Pedro França | 27 set 2003 00:09 | Em resposta a: #48648

Caro Francisco:

Por acaso não tem a naturalidade do 1º António Tavares? É que verbetes com esse nome há vários, vários, e frequentemente não consta neles a filiação pelo que, para evitar ter de pedir livros de matrículas desnecessariamente (começa a ficar oneroso), com a naturalidade primeiro, só teria de confirmar a filiação mas para um número muito mais restrito, ok?
Ainda assim, conto que me diga alguma coisa.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Júlio César de Castro Pereira

#48670 | tfp | 27 set 2003 00:09 | Em resposta a: #48666

Caro Pedro França,

Agradeço a sua disponibilidade, e compreendo a sua posição relativamente ao outro tópico.

Fico à espera das suas noticias.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48671 | Pedro França | 27 set 2003 00:10 | Em resposta a: #48604

Caro Óscar:

Tudo bem. Verei 4ª/5ª Feira, ok?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48675 | Pedro França | 27 set 2003 00:35 | Em resposta a: #48581

Caro Carlos:

Vou retomar o seu Pe. Agostº Fern:des Pim:ta; agora, com novas pistas, pode ser que consiga algo mais. Aguarde-me aqui lá para 4ª/5ª Feira, ok?
Quanto ao segundo ponto, posso dizer que as localidades referidas têm tendência para significar em sentido restrito a terra onde se nasceu/baptizou... Tratando-se de Braga, um núcleo urbano importante, poderá estar compreendida a periferia ou os arrabaldes da terra.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48676 | ftalmeida | 27 set 2003 00:38 | Em resposta a: #48669

Caro Pedro França,

A indicação que tenho é Lisboa (S. Mamede) cerca de 1704 (em 9/8/1706 tinha 2 anos de idade) mas sem confirmação dos paroquiais não será 100% fiável.
Trata-se de um irmão de João Tavares de Almeida, nascido em 1716 cujas matrículas já me transmitiu há tempos.

Os maiores agradecimentos

Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48677 | Pedro França | 27 set 2003 00:42 | Em resposta a: #48567

Caro Manel:

É mais uma pista para ajudar na busca. Espere-me aqui na 4ª/5ª Feira, ok?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Caetano Álvares

#48678 | Pedro França | 27 set 2003 00:52 | Em resposta a: #48652

Caro Pedro:

Um processo completo, geralmente, inclui as habilitações De Genere, que são parte integrante de um processo desde sempre, mas, nem sempre isso acontece porque também depende da necessidade de a levantar ou não, e de ver se o ordinando segue a sua habilitação até ao fim, ou se desiste, ou... se morre entretanto. Mesmo sem a De Genere, inquirições há nos processos (rol de testemunhas), que ajudam à reconstituição dos mesmos.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48679 | Pedro França | 27 set 2003 00:54 | Em resposta a: #48676

Caro Francisco:

Em tempo: é melhor que nada, obrigado.
Abraço, abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48680 | Pedro França | 27 set 2003 00:59 | Em resposta a: #48572

Caro João:

Registo o seu pedido. Creio que é uma verificação de dados nos verbetes dos estudantes da UC, não? Bom, se não for esta 4ª/5ª Feira só para oito dias depois, lá para 15/Outº, 'tá?
Um abraço e vá-me esperando aqui.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Milheiro

#48714 | Txispa | 28 set 2003 14:42 | Em resposta a: #48144

Caro Pedro,
Ainda não chegou nenhuma mensagem ao meu correio.
Um abraço
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48783 | carlosgrijo | 29 set 2003 15:49 | Em resposta a: #48560

Caro Pedro França:
Daquele meu bisavô já adiantei o que sabia (com interesse para a busca pedida), e nada mais consigo dizer-lhe para o ajudar a ajudar-me...
Se fôr possível saber algo mais aí, óptimo. Se não fôr, fico-lhe igualmente muito grato, acredite!
Um abraço
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48810 | Pedro França | 29 set 2003 21:49 | Em resposta a: #48783

Caro Carlos:

Tudo bem, vou ver o que encontro pelas certidões de idade. Não vou consultar matrículas a partir dos livros - apesar dos verbetes estarem incompletos -, porque é aquilo que eu reputo de pesquisa orçamentada.
Um abraço e até 4ª/5ª Feira, aqui.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48814 | JMSA | 29 set 2003 22:00 | Em resposta a: #48680

Caro Pedro França
Venho uma vez mais pedir a sua ajuda:
José da Paz de Almeida, n.1699 Freixo E Cinta, filho de António Roiz da Paz e de Brites de Campos. Foi casado com Guiomar de Penha.
Em 1727 estudava leis na Universidade de Coimbra.
Com os melhores cumprimentos agradeço antecipadamente a sua ajuda
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48824 | Pedro França | 29 set 2003 23:33 | Em resposta a: #48814

Caro JMSA:

Creio que será para averiguar a existência do dito José da Paz por entre os verbetes dos estudantes da UC, não?
Tudo bem. Lá para 4ª/5ª Feira, aqui.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48831 | Pean | 30 set 2003 09:17 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Volto novamente ao seu contacto para ver se teria disponibilidade para dar uma "espreitadela" às habilitações de genere dos Padres José das Neves Martins, de Góis, já ordenado em 1765 e António de Oliveira Marques, já ordenado em 1682, de Vidais, Caldas da Rainha mas cujo processo penso poderá estar em Coimbra.

Com os meus agradecimentos e um abraço,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48858 | carlosgrijo | 30 set 2003 16:04 | Em resposta a: #48810

Caro Pedro França:
Completamente de acordo.
Reitero que seja como fôr lhe fico muito grato pelas suas generosidade e paciência.
Um abraço
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48871 | amrr | 30 set 2003 21:53 | Em resposta a: #48570

Caro António Godinho de Carvalho

Muito obrigado pelas suas indicações, elas são muito importantes.

Alguns dados eu já conhecia através do processo de habilitações para o Santo Ofício de António Vaz Gançoso Frade, filho de Jerónimo Gançoso Frade e de Josefa Pessoa de Lemos. Mas ainda não tive tempo de analisar este processo a fundo.

Mas outros dados não conhecia, nomeadamente no que diz respeito ao processo de partilhas de Josefa Fragosa de Sousa. Será que me pode indicar a bibliografia onde constam estes dados.

Com os melhores cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Fragosos de Sousa de Galveias

#48887 | A.Godinho | 30 set 2003 23:38 | Em resposta a: #48871

Caro Arlindo Rodrigues

Estes Fragosos de Sousa-de Galveias,constituem um pequeno título do meu livro " Genealogias Alentejanas-Apontamentos". A escritura de partilhas referida consta do Maço 369 dos Livros Notariais de Galveias, no Arquivo Distrital de Portalegre.
Uma vez que lhe interessa acrescento mais alguma coisa:
-O morgado e capitão Teotónio Dias Fragoso (tio materno de D.Josefa Fragoso de Sousa) e sua mulher Beatriz Fragoso, fizeram doação à dita D.Josefa sua sobrinha, de uma horta e metade de um lagar e uns ferragiais, em Galveias, em 31.3.1718 ( Maço 369 referido), cujos bens eram de capela ( vinculados por Frei Amaro Dias Fragoso e Leonor Fragoso ( irmãos do doador).

-D.Maria Antónia Gançoso de Sousa Pita, filha da D.Josefa Fragoso de Sousa e do António Vaz Gançoso Frade, foi casada (8.1.1739-Galveias) com José Pinheiro de Azevedo, de Galveias filho de Bernardo Dias de Azevedo e de Mariana Caria,que consta do título de Pinheiros de Azevedo - de Galveias, do meu referido livro.

Espero ter-lhe sido útil.

Com os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48925 | Pedro França | 01 out 2003 18:25 | Em resposta a: #48553

Caro Arlindo:

Então é assim: encontrei todas as personagens que mencionou na sua mensagem.
- Inácio F:co X:er Padilha/ fº de Francisco Padilha Pimentel, n.al de Lxª, saiu Bach:el F:do em Leis a 19.06.1730.
- Amaro Matias Gançoso Frade/fº de António Vaz Gançoso Frade, n.al de Alandroal, saiu Bach:el F:do em Cânones a 04.07.1744.
- Joaquim Alberto do Couto Gançoso/fº de (?/não constava dos verbetes e não pedi os livros de matrículas...só se de facto mo solicitar por não saber quem era o pai), n.al de Évora, saiu Bach:el F:do em Cânones a 17.06.1769.
E isto é o que se me oferece dizer sobre o seu pedido, de acordo com o solicitado. Precisa de mais algum pormenor? Não há certidões de idade sistemáticas para a época em questão.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48926 | Pedro França | 01 out 2003 18:32 | Em resposta a: #48604

Caro Óscar:

Então é assim:
- Encontrei a certidão de idade do Jacinto Antº Fer:des (Pinto) - Lº LX, nº 4, 2ª série -, na qual consta que ele nasceu a 10.03.1837 e foi baptº a 22 desse mês e ano (f. 127) em S. Pedro de Freixo de Numão.
Era fº de Joaquim Alípio (Fernandes) e de Ana Joaquina (Pinto), ali moradores. Neto patº de Domingos José Fernandes e de Francisca da Conceição, ambos de Vila Flor, e neto matº de José Maria, de Moncorvo, e de Maria Joaquina, de Freixo de Numão.
E isto é o que se me oferece dizer sobre o Jacinto.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48927 | Pedro França | 01 out 2003 18:35 | Em resposta a: #48581

Caro Carlos:

Continuo num impasse: não encontro o Pe. Agostinho, nem como Fernandes nem com o Pimenta e tb. não há processo de ordenação com esses nomes.
Que fazer? Como fazer? Alternativas à(s) naturalidade(s) apontada(s)?
Fico a aguardar no novo tópico que inaugurei.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48928 | Pedro França | 01 out 2003 18:38 | Em resposta a: #48567

Caro Manel:

Encontrei um único António Carvalho, de Armamar, fº de Gaspar Carvalho, e que saiu Bach:el F:do em Leis a 21.02.1604.
Não há mais, nem para Travanca, nem para Lamego.
Diga algo para o meu novo tópico.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48929 | Pedro França | 01 out 2003 18:48 | Em resposta a: #48676

Caro Francisco:

Apenas encontrei um António Tavares, n.al de Lxª, cónego, que teve matrículas em Cânones entre 20.10.1659 e 01.02.1667. Confere? Não vinha o nome do pai no verbete e não pedi os livros de matrículas para confirmar. Precisa?
Responda para o meu novo tópico.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48931 | Pedro França | 01 out 2003 19:00 | Em resposta a: #48572

Caro João:

Então é assim: encontrei referências para os seguintes:
- Adriano Aug:to Lac:da Moutº, de Freixo de Numão, em Direito, matrícula para ano de 1899/1900.
- Antº Cardoso Lac:da (Almeida) Leitão, de Prova/Meda, fº de João Maria de Lac:da, B:el F:do em Direito a 11.07.1876.
- Francisco Eduardo Joaquim de Alm:da Leitão, de Cancelos/Guarda, B:el F:do em Direito a 25.06.1867, fº de Francisco Januário de Alm:da Leitão.
Os restantes 4 nomes que indicou - do Antº Júlio, do Eduardo, do F:co Januário, do José Cardoso -, não aparecem sendo dada a composição de nomes que escreveu.
Quer dizer-me alguma coisa para o novo tópico?
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48941 | Pedro França | 01 out 2003 22:17 | Em resposta a: #48831

Caro Pean:

Amanhã vou dar conta do que me pede. Espere-me aqui, apesar de já ter aberto outro tópico.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48942 | Pedro França | 01 out 2003 22:25 | Em resposta a: #48858

Caro Carlos:

Encontrei a certidão de idade de Álvaro Ribeiro da Costa Sampaio - Lº XLVII, nº 259, 2ª série:
Por escritura de contrato antenupcial, lavrada em 25.07.1888, nas notas do tabelião da comarca de Guimarães - João Joaquim de Oliveira Basto -, foram conhecidos com filhos havidos entre os outorgantes anteriormente ao casamento, sendo eles quatro filhos e entre eles Álvaro, nascido a 23.10.1881 e baptº a 03.11.1881 na igreja de Nossa Sra. da Oliveira em Guimarães, então dado como filho natural da outorgante D. Maria Emília de Oliveira. O pai chama-se Domingos Ribeiro da Costa Sampaio.
E é istop o que se me oferece dizer a respeito. Nâo sei se já sabia deste pormenor.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48947 | Pedro França | 01 out 2003 23:20 | Em resposta a: #48814

Caro JMSA:

O que eu pude apurar é o seguinte: encontrei um José da Paz de Almeida (o único), n.al de Almeida, com matrículas em Instituta a 01.10.1716, e em Leis a 01.10.1717, e a 25.10.1718. Creio, certamente, que o verbete estará incompleto. Por outro lado, não vem nos verbetes de exames (actos e graus). Não pedi os livros para confirmar o nome do pai. Quer?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48948 | Pedro França | 01 out 2003 23:23 | Em resposta a: #48615

Caro Lourenço:

Andei às voltas com esse nome de "Grehon" mas nada disso aparece, nem nas matrículas nem nos exames. Preciso de dados mais explícitos: entre os sobrenomes Gregório e Grifo, esse deveria lá estar mas não.
Diga-me alguma coisa, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48950 | LCM | 01 out 2003 23:36 | Em resposta a: #48948

Caro Pedro,

Muito obrigado pela busca. Talvez se tenha formado numa qualquer Universidade europeia pois, sendo o filho, nasceu em Viena. Do pai nada sei.
Procurando a certidão de idade, que são ordenadas pelo primeiro nome, não é possivel encontrar um "José Amado ..."? No indice podem ter escrito mal o nome ou colocado mal a ficha. O Bacharel já o era em 1804.
Mais uma vez agradeço.

Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48951 | JMSA | 02 out 2003 00:08 | Em resposta a: #48947

Caro Pedro França
Se não for maçada, tenho o maior interesse em saber o máximo de elementos possiveis, incluindo o nome do Pai. O facto de dizer q ele era natural de Almeida faz muito mais sentido com as minhas pesquisas.
Obrigado pela sua simpatia e disponibilidade
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48953 | Pedro França | 02 out 2003 00:14 | Em resposta a: #48621

Caro Conde:

Não consegui localizar o seu Pe. Manuel Pais da Costa nos verbetes das matrículas nem nos dos exames, mas sei que ele cursou Cânones porque o seu processo de ordenação o diz (S. Martinho-a-par-de-Seia, 1714, cxª 1444). Foi bom ter-me dado aqueles dados mais, extra.
Então é assim:
Foi baptº a 30.08.1693/f. 74, para aquela freguesia. Era fº de Martinho Lopes, da mesma fregª e de Úrsula Pais da Costa, de Seia, moradores a S. Martinho. Era neto patº de Francisco lopes e de Maria Martins, da mesma fregª; era neto matº de António Gabriel, de Arrancada/Valongo do Vouga, Águeda, e de Ana Pais, de Seia.
António Gabriel foi baptº em Valongo do V. a 08.03.1652/f. 87; era fº de Gaspar Fernandes e de Isabel Gabriel, moradores em Arrancada. Em Arrancada usou do ofício de alfaiate. Depois de casar, indo para as partes da Serra da Estrela, usou do trato (compra e venda) de panos. Casou com Ana Pais em S. Martinho a 14.01.1674/f. 90. Nos assentos de casamento desta altura os nomes dos pais dos noivos não vêm expressos.
E isto é o que se me oferece dizer a respeito.
Um abraço. Diga coisas.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48954 | Pedro França | 02 out 2003 00:33 | Em resposta a: #48950

Caro Lourenço:

Vou dar mais essa volta, não se preocupe, ok?
Amanhã, aqui.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48955 | Pedro França | 02 out 2003 00:36 | Em resposta a: #48951

Caro JMSA:

Vou ver então nos livros se o nome do pai coincide com o que me deu, ok?
Amanhã aqui.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48978 | Conde | 02 out 2003 16:10 | Em resposta a: #48953

Caro Amigo:
Magnífico.Era isto mesmo.Bem haja.Do Dr.Vicente Lopes é que não sei mais nada.Vou vêr se encontro.
Muito obrigado.Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48982 | isaveco | 02 out 2003 16:47 | Em resposta a: #48108

Boa Tarde,
Agradecia me informasse o que quer dizer com eventuais interessados em pesquisas no AUC. Será que posso estar incluida nesses interessados? É que entendi por algumas leituras nestes forums que para descobrir registos de familiares com datas anteriores a 100 anos esse será o local a procurar. Sabe-me dizer se isto está correcto?

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#48989 | aeiou2 | 02 out 2003 17:28 | Em resposta a: #48108

Caro Amigo,
Seria possível saber a filiação de João Freire de Andrade que estudou em Coimbra pelos anos 1670?
desde já agrdeço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#49007 | JCouceiro | 02 out 2003 23:36 | Em resposta a: #48111

Caro Pedro França:

Abusando da sua imensa amabilidade, pergunto:
para o sec. XVI tb. existe informação sobre os avós dos matriculados na U.C. ??

Um abraço, e antecipadamente agradeço
José Couceiro da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49008 | Pedro França | 02 out 2003 23:50 | Em resposta a: #48982

Cara "Isaveco"

Peço-lhe desculpas por me dirigir a si nestes termos mas a sua mensagem não está assinada e não tenho outro elemento identificador senão o seu "username".
Em relação à sua questão, em princípio, se forem cumpridas as normas legais, os registos de baptismo, casamento, e óbito, de há 100 anos para trás, devem dar entrada nos arquivos distritais a que respeitam. No meu caso, como resido em Coimbra, trata-sa do Arquivo da Universidade de Coimbra que incorpora tanto os fundos da Universidade como o Distrital e não só.
Como este é um espaço aberto a investigadores, experientes ou a quererem estrear-se agora, em especial no campo da genealogia ou da história da família, este tópico que inaugurei também está, obviamente, aberto a si.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49009 | Pedro França | 02 out 2003 23:54 | Em resposta a: #48989

Cara Maria:

Em princípio será possível. Esperemos que, para a época, o dito estudante tenha usado o nome completo. Não tendo a naturalidade expressa, vou ter de lhe fornecer todos os Joões desses apelidos para as datas que me dá.
Agora, só para a semana que vem, 4ª/5ª Feira é que eu lhe poderei responder. Escola obriga.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#49010 | Pedro França | 03 out 2003 00:00 | Em resposta a: #49007

Caro Zé Couceiro:

Nas matrículas, assim como nos actos e graus, apenas aparece o pai e a naturalidade do matriculado. Mas cuidado: esta informação só aparece sistematizada após 1537, data da transferência definitiva da Univ:de de Lxª para Coimbra. Por vezes, não raro os membros de ordens religiosas não dão o nome do pai mas sim o da sua ordem.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49011 | Pedro França | 03 out 2003 00:02 | Em resposta a: #48978

Caro Conde:

Ainda bem que lhe agradou o resultado.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49012 | Pedro França | 03 out 2003 00:12 | Em resposta a: #48951

Caro JMSA:

Confere. O nome do pai é o mesmo - Antº Rodrigues da Paz -, e o José da Paz [de Almeida] é mesmo de Almeida. O nome do pai já o JMSA mo havia dado na sua mensagem precedente.
Só há no verbete estas matrículas com entrada por Almeida (Instituta a 01.10.1716; Leis a 01.10.1717 e 25.10.1718). Não vi com entrada por "Paz" porque "umas abelhas" andavam hoje a monopolizar os gavetões dos verbetes; foi aquela confusão na sala do catálogo que parecia que mais ninguém podia servir-se deles (dos verbetes). Agora, qualquer coisa mais, só para a semana (4ª/5ª Feira), ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49014 | Pedro França | 03 out 2003 00:20 | Em resposta a: #48950

Caro Lourenço:

Encontrei a certidão de idade do José Amado (sem o Grehon) - Lº XXVI, procº nº 34, 1ª série. Na certidão - emitida por José de Sá Pereira, FCR, Cavalº da O.Xº, do Consº de SAR o Príncipe Regente e seu ministro plenipotencº junto de S.M. Siciliana (o rei das Duas Sicílias) -, passada em Condeixa (sede dos visc:des de Alverca) e datada de 01.10.1799, consta que José Amado nasceu e foi baptº em Viena de Áustria a 10.01.1775, sendo fº de outro José Amado, n.al de Viana do Minho (Viana do Castelo), e de Teresa Grehon, de Bruxelas.
E não consta mais nada do dito documento.
Esperando ter podido ser-lhe útil, só me faltou consultar os verbetes de matrículas e exames em José Amado, mas não tive ocasião para isso desta vez. Diga coisas. (Já superou a agonia?)
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49015 | Pedro França | 03 out 2003 00:25 | Em resposta a: #48572

Caro João:

Não há certidão de idade para o Francisco Eduardo. Falta-me ver as matrículas (livros) do Bº de Viseu e o M.el Jacinto de Sampº e Melo.
Para a semana, com mais tempo, quero lá dar um salto outra vez.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49024 | JMSA | 03 out 2003 03:43 | Em resposta a: #49012

Caro Pedro França,
Muito obrigado pelas suas informações. Será que através dos dados a que tem acesso, se consegue saber os nomes dos filhos do José da Paz de Almeida ou o nome dos Avós dele? Tenho fortes suspeitas q ele seja meu antepassado só que ainda não o consegui localizar.
Aceite os meus melhores e gratos cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49026 | LCM | 03 out 2003 09:08 | Em resposta a: #49014

Caro Pedro,

Muito, muito obrigado. Fica esclarecida a dúvida, o Bacharel é o José Amado filho e não o pai, e o Grehon vem da mãe. Era Bacharel em Leis, certo?

Mais uma vez agradeço o trabalho que teve.
Um abraço,
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#49030 | JCouceiro | 03 out 2003 10:30 | Em resposta a: #49010

Caro Pedro França:

A razão da minha questão foi esta sua frase "de acordo com a certidão de idade (Lº LX, nº 73, 2ª série)".

Já tinha verificado que tanto nas matrículas como nos actos e graus apenas consta o nome do próprio, sua naturalidade e o nome do pai e até às vezes outras situações do género da que referiu.
Assim, existem livros de certidões de idade a partir de quando ?

Um abraço e obrigado
Zé Couceiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49040 | carlosgrijo | 03 out 2003 13:35 | Em resposta a: #48942

Caro Pedro França:
Não sabia! É o máximo!
Como imagina, deitei-me já a adivinhar minúcias do "romance" - que confirma a curiosidade que sentia pela família de Emília Oliveira, da qual, ao contrário da do "investigado" Álvaro Sampaio, nada conseguia saber.
Curiosos trisavós!
Muito-muito obrigado pela sua ajuda!
Se lhe puder ser útil aqui no Porto em qualquer momento, bastará que faça o favor de mo dizer.
Um abraço!
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: agradecimentos

#49044 | Carlos Silva | 03 out 2003 13:49 | Em resposta a: #48927

Caro Pedro,

Como é obvio peço nào que perca mais tempo com o meu pedido sobre Agostinho Frz.
Nào foi inutil. Pelo contrario.
Agradeço o esforço, e o resultado obtido quanto ao Padre Frutuoso Antunes da Costa.

Talvez consiga por algum meio saber se a naturalidade era Braga, ou a area de Braga.
E tambem a ascendencia.

Mas os pedidos jà sào tantos....
Fora de questào pedir mais sem abusar.

Renovados agradecimentos

Abraços tambem

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49065 | isaveco | 03 out 2003 18:39 | Em resposta a: #49008

Muito obrigada pelo seu esclarecimento e as minhas desculpas pela falta de assinatura. Como se vê sou "novata" nestes assuntos. Os dados mais antigos de que disponho são sobre o meu bisavô, Alexandre Dias de Lima, nascido em 15 de Setembro de 1848 em Cantanhede, filho de José António de Lima e Anna Ferreira. Gostaria de tentar saber mais informações sobre as origens deste parte da família. Será muito atrevimento da minha parte pedir-lhe uma ajuda nesta minha pesquisa?

Muitos cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49066 | JMSA | 03 out 2003 19:34 | Em resposta a: #49012

Caro Pedro França,
Será possivel nos arquivos a que tem acesso fazer uma busca através dos apelidos e não através dos anos de matricula? Se assim for, pedia-lhe o favor de ver se existiu mais alguém matriculado na Universidade com o apelido Penha ou Almeida Penha. Como este apelido não é muito vulgar espero não lhe dar muito trabalho.
Aceite os meus melhores e gratos cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#49070 | Pedro França | 03 out 2003 22:36 | Em resposta a: #49030

Caro Zé Couceiro:

Certidões de idade, com carácter sistemático (apesar de ocorrerem de quando em vez omissões), só com a reforma da UC pelo Marquês de Pombal em 1772.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49071 | Pedro França | 03 out 2003 22:45 | Em resposta a: #49065

Cara Isabel:

Posso, sim senhor, ajudá-la a dar um pontapé de saída nessa pesquisa. Com os dados que me dá, e por sinal, estando eu a pesquisar também Cantanhede para outros interessados, não será difícil. No entanto, se pretender uma investigação mais exaustiva, já teremos de falar "orçamento".
Espere-me no meu tópico dos "pedidos para Outubro" lá para 5ª Feira. Lá abrirei uma intervenção em seu nome.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49072 | Pedro França | 03 out 2003 22:52 | Em resposta a: #49040

Caro Carlos:

Tudo bem. Nunca pensei que fosse assim uma notícia tão bombástica. Ainda bem que pude ser-lhe útil. Obrigado pelas palavras de incentivo.
Tudo de bom para si.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49073 | Pedro França | 03 out 2003 23:01 | Em resposta a: #49024

Caro JMSA:

Posso dar uma volta pelos verbetes de matrículas e das ordenações, perseguindo o apelido "Paz" e a vila de "Almeida". É uma hipótese. Outra hipótese a ter em conta será a de recorrer ao arquivo distrital da Guarda ou à TT (depende de qual destes institutos é o depositário da documentação paroquial em questão): se o José da Paz nasceu em Almeida deve lá estar o seu registo ai para c.169..., sendo fº de Antº Rodrigues (Roiz) da Paz. Mas, antes disso, espere pela minha resposta: vou tentar esgotar aquelas duas possibilidades, ok?
Responderei no outro meu tópico "dos pedidos de Outubro" directamente em seu nome.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49075 | Pedro França | 03 out 2003 23:06 | Em resposta a: #49066

Caro JMSA:

As buscas nos verbetes dos estudantes da UC fazem-se precisamente através dos apelidos. As datas das matrículas e dos exames vão vindo juntamente, caso a caso.
Tomei nota do seu pedido. Lá para 5ª Feira, no outro tópico "dos pedidos para Outubro", como eu disse atrás, ok?
Um abraço, então.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: agradecimentos

#49076 | Pedro França | 03 out 2003 23:10 | Em resposta a: #49044

Caro Carlos:

Não fique triste. Para a época do Pe. Frutuoso, posso procurar-lhe, quanto mais não seja, o nome do pai. Quer? E talvez as ordenações novamente?
Diga-me alguma coisa para o tópico dos "pedidos para Outubro, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Jaime Guilherme Pimentel e Faro

#49086 | JCouceiro | 04 out 2003 09:10 | Em resposta a: #49070

Caro Pedro França:
Mto. obrigado
um abraço
Zé CC

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49087 | 2910 | 04 out 2003 11:18 | Em resposta a: #48926

Caro Pedro
mais uma vez obrigado pela ajuda prestada.

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49090 | Pedro França | 04 out 2003 12:46 | Em resposta a: #48831

Caro Pean:

Peço-lhe desculpas por ontem não ter "descarregado" ainda a minha resposta ao seu pedido mas, ao fim de um dia de trabalho "das 9.00 às 5.00" na escola, no culminar de uma semana de trabalho, o cansaço apoderou-se um pouco de mim. Mas tudo bem, em frente.
Encontrei apenas, face ao que me pediu, o processo de ordenação do Pe. José das Neves Martins - Folgosa, Góis, 1751, cxª 996.
Foi baptº a 23.09.1731/f. 96v.. Era irmão inteiro do Pe. Manuel das Neves Martins, assistente em Góis. Ambos eram fºs de Domingos Martins e de Maria Lopes Antão, também conhecida por Maria Lopes das Neves. Eram netos patºs de Manuel Martins, da Folgosa, e de Isabel Antão, da Roda Fundeira/Alvares, moradores na Folgosa. Eram netos matºs de João Fernandes, do Esporão/Góis, e de Ana Antão, da Folgosa, moradores ao Esporão. Maria Lopes Antão/das Neves foi baptª a 24.07.1695/f. 66v., Góis.
Existem processos de ordenação de um Pe. Domingos das Neves Martins - Esporão, Góis, 1728 - cxª 395, e do tal Manuel Martins, da Folgosa, Góis, 1737.
Do Pe. António de Oliveira Marques não aparece verbete.
Diga alguma coisa. Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Júlio César de Castro Pereira

#49093 | tfp | 04 out 2003 18:29 | Em resposta a: #48666

Caro Pedro França,

Perdoe a ousadia de insistir no meu pedido, deve ter-lhe passado despercebido em tal confusão de tópicos.

Pretendia saber informações relativas a Júlio César de Castro Pereira (n. Vitoria / 27 MAR 1836), filho de José António de Castro Pereira (n.Sé/ Bragança) e de D. Antónia Margarida Antunes Navarro (n.Lagoaça/Freixo-de-Espada-à-Cinta). Sei que cursou em Direito mas não sei datas.

Agradeço-lhe antecipadamente

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Júlio César de Castro Pereira

#49097 | Pedro França | 05 out 2003 00:12 | Em resposta a: #49093

Caro Tiago:

Tem razão, não porque não tivesse respondido em absoluto às suas intervenções mas sim, porque se entremeteram outras mensagens que me perdi um pouco.
Tudo bem. Registei o seu pedido que já vinha do dia 26/Setº, sim senhor. Na 5ª Feira já deverei ter uma resposta mas para o tópico dos "pedidos para Outubro", ok? Este está a ficar sobrecarregado.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

Manuel Francisco Milheiro

#49113 | Txispa | 05 out 2003 14:22 | Em resposta a: #48136

Ola Pedro,

Espero não abusar da sua confiança.

Gostaria conhecer se é possível conseguir os dados genealógicos de Manuel Francisco Milheiro, nascido em 1792 em Povoa de Midoes, concelho de Tabuas. Casou o 13 de Abril de 1817 com Maria Ignácia, nascida em 1796 na mesma localidade.

Pode você ou alguem em me ajudar a procurar os dados dos pais e dos avôs de Manuel Francisco Milheiro?

Com os melhores cumprimentos

Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49155 | isaveco | 06 out 2003 12:47 | Em resposta a: #49071

Caro Pedro,
Muito obrigada pela sua atenção. Para já, vamos ao tal "pontapé de saída" depois logo vejo, pois não tenho muito bem ainda a noção da evolução das coisas, mas desde já lhe agradeço essa sua atenção para este começo. Aguardei como me diz por 5ª feira.

Cumprimentos
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49162 | Filipe Prista Lucas | 06 out 2003 13:49 | Em resposta a: #48108

Caro Senhor Pedro França,

Venho por este meio pedir, se possível, a sua ajuda na localização do assento de baptismo de Delfina de Jesus, baptizada na freguesia de Benfeita, concelho de Arganil, em 1849, filha de Manuel do Rosário e de Clara Maria de Jesus, em particular na informação relativa aos seus avós paternos.

A dificuldade na obtenção deste assento reside, infelizmente, no facto de tais registos não se encontrarem ainda microfilmados, o que me impede de seguir na investigação da ascendência paterna da referida senhora.

Com os melhores cumprimentos e desde já muito grato pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49183 | carlosgrijo | 06 out 2003 16:02 | Em resposta a: #49072

Caro Pedro França:
Bombástica não foi exactamente: já sabia que meu bisavô Álvaro tinha nascido antes do casamento dos pais.
Não sabia era o que se passava com os demais irmãos, nem tinha conhecimento da escritura antenupcial - informações, essas, que lhe devo, e que aumentaram, muito!, o interesse que sempre tive naquele "detalhe".
Falta-me é, absolutamente, tempo para dar as voltas necessárias ao esclarecimento do assunto (tanto quanto os documentos possam dizer, e os parentes Sampaio que sei ter em Guimarães queiram contar).
Mais uma vez o meu muito obrigado!
Um abraço amigo do
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco Milheiro

#49220 | Pedro França | 07 out 2003 00:06 | Em resposta a: #49113

Caro Celso:

Eu mesmo irei ver esses dados, esteja descansado. Também já trabalhei com essa freguesia anexa a Midões/Tábua, até porque tenho raízes de lá mas não por Milheiros.
Espere-me no tópico dos pedidos de Outubro, na 5ª Feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49221 | Pedro França | 07 out 2003 00:10 | Em resposta a: #49155

Cara Isabel:

Tudo ok, mas vou responder-lhe no meu novo tópico dos "pedidos para Outubro", 'tá?
Um abraço e até 5ª Feira.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49222 | Pedro França | 07 out 2003 00:14 | Em resposta a: #49162

Caro Filipe:

A agenda já vai carregada para 5ª Feira, único dia de que disponho por esta semana. Vou fazer o possível para lhe dar resposta nessa altura mas para o meu novo tópico dos "pedidos para Outubro", 'tá?
Um abraço e até lá.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49223 | Pedro França | 07 out 2003 00:16 | Em resposta a: #49183

Caro Carlos:

Fiico contente por si. Vá em frente com os seus Sampaios.
Tudo de bom e disponha.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49231 | fernando pontes | 07 out 2003 09:20 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Gostaria se possivel lhe pedir se podia ver se no Livro das Matriculas da U.C. existe algum: Francisco Ribeiro, Joao Ribeiro de Santo Andre de Barcelinhos (sao irmaos), pros inicios do sec. XVII (ou fins do sec. XVI), e Teodosio Ribeiro da Povoa de Varzim.


Muito agradecido,

fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49246 | isaveco | 07 out 2003 11:18 | Em resposta a: #49221

Muito obrigada. Consultarei então "pedidos de Outubro" 5ª Feira.
Cumpr
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49297 | amrr | 08 out 2003 00:25 | Em resposta a: #48925

Caro Pedro França

Em primeiro lugar agradeço todos os dados que me forneceu. São muito importantes para mim.

Como deve calcular, não conheço o Arquivo da Universidade de Coimbra. Agradecia então que, resumidamente, me informasse que tipo de documentos com interesse genealógico existem no acervo da Universidade de Coimbra, e que tipo de dados contêm.

O que são concretamente, e que dados contêm, as certidões de idade? E os Livros de Matrícula?

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49298 | amrr | 08 out 2003 00:30 | Em resposta a: #48925

Caro Pedro França

Se não estiver a abusar do seu tempo e da sua boa vontade, agradecia que tentasse saber o nome do pai do referido Joaquim Alberto do Couto Gançoso. Pois ainda não consegui entroncar este elemento da família Gançoso, e sem o nome dos pais e da freguesia de Évora de onde era natural, será difícil encontrar o seu registo de baptismo.

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Fragosos de Sousa de Galveias

#49299 | amrr | 08 out 2003 00:32 | Em resposta a: #48887

Caro António Godinho de Carvalho

Muito obrigado pelos dados disponibilizados.
Vou tentar consultar a sua obra.

Cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49353 | Pean | 08 out 2003 14:08 | Em resposta a: #49090

Caro Pedro França,

Mais uma vez o meu muito obrigado pela informação dispensada.
Se conseguisse ver os processos dos tais Domingos das Neves Martins do Esporão-Góis e Manuel Martins da Folgosa-Góis seria óptimo.

Os meus cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49359 | Pedro França | 08 out 2003 15:03 | Em resposta a: #49353

Caro Pean:

A agenda está a rebentar pelas costuras; não sei esta 5ª Feira irá dar para isso. Vamos ver.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49553 | luis262 | 10 out 2003 16:40 | Em resposta a: #48350

Caro Pedro:

Sabendo da imensa "lista de espera" a que o seu empenhamento e generosidade deram origem , e sem querer abusar, cá continuo na esperança de saber, se o Jose Gaudêncio Freire de Andrade, andou ou não pela Universidade da "menina e moça"...
Um abraço
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49572 | Pedro França | 10 out 2003 22:50 | Em resposta a: #49553

Caro Luís:

Tem toda a "ração"!. Na verdade, por vezes, os pedidos sobrepõem-se e vão "na voragem". Mas, desta vez, coloquei o seu pedido já como prioritário. Vamos ver o que o AUC nos informa, 'tá?
Na próxima 5ª Feira tenciono lá ir, mas respondo-lhe no tópico "pedidos para Outubro".
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49576 | rgc | 11 out 2003 00:01 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França
Depois de ler tantas informações(tantas) que tem dado,e sem menosprezo para os demais confrades, que me têm ajudado muito e a quem devo bastante, e crendo que faço eco da opinião de muitos confrades, não pude deixar de assinalar a sua boa vontade e disposição de ajuda,que eu admiro, em tantas mensagens/informação,sem contrariedade e sempre de "braços abertos " a quem o procura. Não veja nisto senão a admiração que lhe testemunho pela ajuda que já me deu e continua a dar a muitos de nós.
Como gostei sempre de ser grato a quem me dá alguma coisa sem esperar nada em troca (ou isso também, claro, sejamos realistas), gosto de manifestá-lo, quando se proporciona e não cometa indiscrição.
Mas de facto, o Senhor,como muitos confrades conhecidos,que não menciono porque poderão não gostar e evitar esquecer algum, corresponde inteiramente à finalidade do Forum (conforme penso): informar, ajudar, e incentivar o intercâmbio genealógico e afins, darmos o que se pode e sabemos,sem prejuizo de trabalho que pretendamos publicar(neste caso é compreensível que não se possa disponibilizar muita informação que detemos, o que é natural).
Eu estou à vontade para dizer isto, porque se não dou mais é porque não tenho;ou, infelizmente, não sei;e também porque não tenho nada para publicar.Como eu,tantos confrades,aqui no Forum,de todos conhecidos. Apenas, e só isso, aproveitei o seu exemplo, e não me leve/m a mal,pois serve de paradigma de um verdadeiro colaborador deste Forum, sem desconsideração para os demais e são muitos que o fazem.
Mas é agradável, todos o sabemos,sermos gratos a quem nos ajuda desinteressadamente, daí o meu obrigado pelas informações que me deu,e outros confrades me têm dado e que eu não tinha ainda agradecido "em letra de forma",como se costuma dizer.
No caso presente,lembro que levei anos a tentar decifrar o que o caro confrade me informou de uma maneira surpreeendente e oportuna. E podia ter "escondido" tal informação, ou não estar para isso.
Também não escondo o meu interesse por esperar ainda alguma ajuda da sua parte e de muitos outros confrades,que de outro modo penso será impossível obter.Portanto, também há interesse da minha parte, com certeza, em manifestar tal apreço a todos que me têm ajudado, ajudam ou ajudarão desinteressadamente, ou até com interesse compreensível e natural,como eu o faço muitas vezes.
Bem hajam todos como o Dr. Pedro França.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49584 | Pedro França | 11 out 2003 01:12 | Em resposta a: #49298

Caro Arlindo:

Peço-lhe desculpa se por acaso a sua mensagem me passou à parte. Tomei nota do seu pedido a que procurarei dar resposta mas para o tópico dos "pedidos para Outubro", ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49585 | Pedro França | 11 out 2003 01:18 | Em resposta a: #49297

Caro arlindo:

No AUC pode recorrer aos paroquiais respeitantes ao distrito, e aos processos de ordenação sacerdotal. Pode ainda recorrer aos livros de matrículas dos estudantes na UC que traz, nos respectivos assentos, o nome do pai, a naturalidade do matriculado, e fica-se com uma ideia da idade aproximada do matriculado: entraria com cerca de 16 anos para mais. As certidões de idade são treslados dos assentos de baptismo/nascimento dos estudantes, quando ingressam na UC. As instituições pias, de capelas e assim, tb. podem fornecer alguns dados na relação entre o instituidor e seus sucessores.
Espero ter dado o esclarecimento que pretende.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49586 | Pedro França | 11 out 2003 01:27 | Em resposta a: #49576

Caro Rafa:

Fico sem jeito, sinceramente, não sei o que lhe responder. Agradeço as suas boas, gentis palavras, e, só posso dizer-lhe que faço o que posso, e que o faço com gosto, aproveitando o que me ficou da ciência de meus mestres. Bem gostaria de ser eu próprio um livro genealógico, aberto, com resposta para todos os problemas e questões com que nos debatemos, aqui, diariamente..., mas isso, é impossível. Não temos esse dom e tentamos ultrapassar as lacunas da melhor forma possível, enfim.
Mais uma vez obrigado pela sua atenção e disponha.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49595 | amrr | 11 out 2003 18:52 | Em resposta a: #49585

Caro Pedro França

Foi bastante esclarecedor mas deixo ainda estas pequenas questões:

1-A certidão de idade era um documento obrigatório para ingressar na UC?

2-Existia uma idade mínima para se entrar para a UC? Era os 16 anos?

3-Nos sec. XVII e XVII como era feito o acesso? Concurso? Existia um processo de habilitação? Existiam provas de acesso? Existia entrada directa p/ determinadas classes sociais?

Mais uma vez muito obrigado pela sua atenção.

Cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49611 | Pedro França | 12 out 2003 00:46 | Em resposta a: #49595

Caro Arlindo:

1 - As certidões de idade começam a ser obrigatórias, por sistema, a partir de 1772, com a reforma pombalina. Antes, algumas há para o séc. XVIII, mas poucas, não seriadas.
2 - A idade dos estudantes: vou apresentar-lhe a melhor explicação para esta matéria, com base na tese de doutoramento do Prof. Dr. Fernando Taveira da Fonseca - "A Universidade de Coimbra (1700-1771); Estudo social e económico". Coimbra: Faculdade de Letras, 1992.
No vol. I, p. 246, encontramos neste título - 3) Caracterização social da população estudantil; 3.1) A idade dos estudantes -, o seguinte: "Por definição, a população estudantil é uma população jovem. Só dessa maneira se entende que haja normas estatutárias que estabelecem idades mínimas para o acesso a determinados graus. Quando se matricula, o estudante não é obrigado a declarar a sua idade pelo que o conhecimento desta característica terá de ser obtido de modo indirecto. Além disso, o que aqui é possível apresentar são idades de alguns estudantes juristas na altura de concluirem o seu curso. Tendo em conta a duração deste, é possível estimar qual seria o nível etário provável na altura do ingresso na Universidade e, a partir daí, ter uma ideia de qual seria o grupo de idades dos estudantes. Não podemos dispor de igual informação para os estudantes médicos e teólogos, mas é legítimo pressupor que seriam um pouco mais velhos que os juristas (2 ou 3 anos?), dada a obrigatoriedade de uns e outros cursarem Artes antes da intrância em qualquer das duas faculdades. (...). Mas retenhamos o que seria a situação corrente: tendo em conta o tempo médio do intervalo entre a primeira matrícula e a formatura, que é cerca de 7 anos para os juristas, o estudante destas faculdades entraria para a Universidade aos 18 anos. É, portanto, no grupo de idades entre os 18 e os 25 anos que vamos encontrar a maioria dos estudantes universitários. Provavelmente, os médicos ingressariam um pouco mais tarde, o mesmo podendo dizer dos teólogos; mas pesam menos no conjunto.".
No entanto o mesmo autor diz ainda que "A precocidade da formatura poderia advir de um ingresso adolescente na Universidade e ser ajudada por encurtamentos legais ao percurso académico normal.". Temos o caso do doutoramento em Cânones de D. Francisco de Lemos Faria Pereira Coutinho, Bispo de Coimbra, aos 19 anos, em 1754. Matriculara-se em Instituta em 1748. No seu percurso académico contam-se cinco anos até ser bacharel e um intervalo apenas de meses (de Março a Maio de 1753) entre Bacharel e Formatura. Beneficiou de uma mercê de tempo de um ano que abrangeu todos os matriculados em 1 de Outubro de 1750.Começara o seu estudo em Instituta com 13 anos(sic).
O mesmo autor no estudo que faz, pegando em amostras de 373 estudantes entre 1705-20, no momento da formatura, e de 409 estudantes em idêntica situação, entre 1763-70, organiza-as por tabelas escalonando os estudantes por idades compreendidas entre os 17 e os 35/36 anos...
...Assim sendo, quando referi cerca de 16 anos, não se trata dum caso limite: a precocidade existia como um dado adquirido, como se comprova pelas ditas tabelas: estudantes a formarem-se, por um lado aos 17 (1); 18 (1); 19 (1); 20 (4); 21 (5); 22 (13); 23 (21); 24 (51), e aos 17 (3), 18 (5); 19 (10); 20 (12); 21 (21); 22 (36); 23 (45); 24 (78), por outro. E assim por diante. Pode tirar as ilações que quiser.
3 - No mesmo autor, id., p. 126, podemos dizer que "Uma proposta de níveis de ensino poderia partir da consideração dos critérios de admissão à universidade: em escala descendente eram o curso de Artes completo, a Lógica (que entrava no cômputo do tempo dos cursos jurídicos), o Latim. Todos estes níveis pressupôem o mais elementar: Pelas mercês de tempo ficamos igualmente a saber que eram ponderados em termos de percurso académico, os estudos teológicos feitos fora da universidade. Daí que pareça pertinente, a seguinte classificação:
1) Ler, escrever e contar.
2) Latim.
3) Estudos filosóficos.
4) Estudos teológicos.
5) Universidade.
O acesso à universidade era possível superado o nível 2. Não porém a todas as faculdades. O nível 3, era necessário para as de Teologia e Medicina e a sua frequência, na totalidade ou em parte, trazia vantagens para os que se destinavam aos estudos jurídicos.".
- Espero ter contribuído para o seu esclarecimento. Vai ter de digerir tudinho.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49645 | amrr | 12 out 2003 22:58 | Em resposta a: #49611

Caro Pedro França

"Digeri tudinho". Foi formidável.
Bastante esclarecedor.

Muito Obrigado

Um Abraço
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49931 | Pedro França | 17 out 2003 00:52 | Em resposta a: #49553

Caro Luís:

Andei à procura do José Gaudêncio mas...nada, nem com o nome completo, conforme mo deu, nem entrando só por Freire.
Um abraço e disponha.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49932 | Pedro França | 17 out 2003 00:59 | Em resposta a: #49298

Caro Arlindo:

Ainda não consegui completar a minha resposta para si. Por falta de tempo, não deu para pedir os livros de matrículas onde vem declarada a paternidade. Posso, no entanto, dizer-lhe que ele foi Bacharel Formado em Cânones, a 17.06.1769. Era n.al de Évora não vem a fregª). Teve matrículas em 01.10.1763/Instituta, e Cânones entre 01.10.1764 e 01.10.1768. Não tem certidão de idade.
Para a semana a ver se lhe trago o nome do pai, ok?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49993 | amrr | 18 out 2003 00:02 | Em resposta a: #49932

Caro Pedro França

Não tenho pressa. Não perca muito tempo por minha causa ... quando tiver menos ocupado logo me vê isso.

Mas já agora deixo-lhe mais uma pequena questão:

"Instituta" era outro curso? De que constava exactamente?
Quer dizer que ele se matriculou num curso e depois mudou para outro (o de Cânones)?

Um abraço
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#49994 | Pedro França | 18 out 2003 00:13 | Em resposta a: #49993

Caro Arlindo:

Tudo bem, então.
Instituta era uma espécie de ano propedêutico, obrigatório, antes de se entrar nas faculdades.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#143918 | Ana Luisa | 13 fev 2007 18:16 | Em resposta a: #48108

Sr. Pedro França

Se fosse possivel, gostaria que procurasse no AUC por antónio Gonçalves de Oliveira natural de Seda onde nasceu em 1864.Filho de José Thomaz de Oliveira natural de Galveias e de Margarida Lopes Gonçalves ou Margarida Gonçalves Lopes(já encontrei das duas maneiras)natural de Seda.
Sei que foi estudante em coimbra e lá morreu ainda estudante.Tenho uma foto dele de 1888 com a capa de estudante portanto terá morrido depois.
Não sei o que ele estudava e tenho curiosidade de saber e tambem não sei do que morreu nem em que freguesia morreu nem onde está enterrado.
Tenho visto no forum que pesquisa dados que lhe pedem por isso lhe estou a pedir que procure por este meu familiar.

Com os meus agradecimentos

Ana Luisa

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#196192 | FBrito | 12 mai 2008 20:27 | Em resposta a: #49040

Caro Carlos Grijó,

Tenho algumas informações sobre os ascendentes de Domingos Ribeiro da Costa Sampaio (conhecido como "o menino de ouro") que talvez lhe possam interessar.

Domingos Ribeiro da Costa Sampaio era filho de António Ribeiro da Costa Sampaio ( Cavaleiro da Ordem de Cristo, Juiz de Paz, Proprietário) e neto de João Ribeiro da Costa Sampaio (Negociante e Vereador da Camara Municipal de Guimarães).

Tenho mais algumas informações sobre estes Sampaios (nomeadamente informações que aparecem nas Efemerides Vimaranenses de João Lopes de Faria).

Caso não possua estas informações e esteja interessado, terei todo o gosto em transmiti-las.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#196327 | carlosgrijo | 14 mai 2008 05:50 | Em resposta a: #196192

Caro Francisco Brito:
Como imagina, tenho a maior curiosidade em saber tudo quanto diga respeito aos Sampaios que refere: minha avó Sofia foi a única filha de Álvaro Sampaio, filho do Domingos e neto do António que menciona.
Ficar-lhe-ei gratíssimo, pois, se tiver a paciência de me contar o que conhece, pelo modo que lhe for mais prático.
Muito-muito grato e com os melhores cumprimentos,
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#196448 | FBrito | 14 mai 2008 22:49 | Em resposta a: #196327

Caro Carlos Grijó,

Neste momento as informações que lhe posso dar são as seguintes,

João Ribeiro da Costa Sampaio (que era negociante e foi vereador e tesoureiro da Camara Municipal de Guimarães) casou com Margarida Joaquina e tiveram um filho: António Ribeiro da Costa Sampaio.
Este António R. C. Sampaio casou com Teresa Maria de Jesus Freitas (que aparece referida nas Efemérides Vimaranenses como “filha do brasileiro de Picoutos” – Picoutos é uma quinta em Gominhães) e tiveram os seguintes filhos: João (bacharel, nascido em 1828 e falecido em 1867), Francisco (nascido em 1830), Custódia, Rosa, Maria e Domingos.
Tendo João morrido novo e tendo Francisco ido para padre, Domingos Ribeiro da Costa Sampaio ter-se-á tornado o herdeiro da fortuna de António Ribeiro da Costa Sampaio, tendo por isso ficado conhecido como “O Menino de Ouro”.

Fiquei por dentro destas histórias dos Sampaios pois tenho um parente meu que é descendente de Jerónimo Ribeiro da Costa Sampaio, irmão do seu bisavô Álvaro e sempre que vejo alguma coisa sobre os Sampaios nas minhas investigações faço um levantamento para mostrar a esse meu primo…
Tenho também uma fotografia de um quadro onde está representado Domingos Ribeiro da Costa Sampaio, se me der o seu e-mail posso enviar-lhe uma digitalização…

Melhores cumprimentos,
Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#196497 | carlosgrijo | 15 mai 2008 11:06 | Em resposta a: #196448

Caro Francisco Brito:
Agradeço-lhe muito a maçada que está a ter comigo!
E também lhe agradeço o oferecimento que faz, e que aceito penhorado.
O meu "mail" é carlosgrijo arroba clix ponto pt.
Como lhe disse da outra vez, o Dr. Domingos Ribeiro da Costa Sampaio é meu bisavô.
Casou em Famalicão com a minha bisavó Maria da Glória Ferreira de Macedo, da Casa das Lameiras.
Teve uma única filha, que é a minha avó Sofia (ainda viva, com 98 anos!).
Minha avó, por sua vez, teve igualmente uma única filha, minha mãe, Sofia também.
Daí o meu interesse; "agravado" pela curcunstância de meu bisavô Álvaro ter tido uma vida digna de romance camiliano (o que afirmo tendo presente os traços da sua personalidade corajosa, por vezes violenta, mas generosa, que fui conhecendo pelas diversas histórias familiares, e também por tudo aquilo que passou, na sequ~encia da sua paixão política, que o levou ao exílio e à prisão, quando da Monarquia do Norte).
Sabia da existência, tantas vezes referida por minha avó (que julgo ser sua afilhada), do seu irmão Jerónimo (Ribeiro da Costa Sampaio).
Mas não conheço a respectiva descendência.
Poderá ajudar-me nisso?
Quem sei que existe, e a quem minha mãe conhece, é a um Advogado aqui do Porto que descende de uma das irmãs de Domingos Ribeiro da Costa Sampaio.
Fez já o favor de dizer a minha mãe que está disponível para me receber, mas, no meio dos meus próprios afazeres, ainda não consegui arranjar tempo para ir ao seu encontro.
Se o seu parente descendente de Jerónimo RCS (que, por isso, é também meu parente) tiver nisso interesse, poderei contar-lhe tudo o que sei sobre o meu bisavô Álvaro.
Da relação dos dois irmãos, Álvaro e Jerónimo, sei que era muito próxima e amiga.
Com efeito, tanto a minha avó Sofia como a minha bisavó Maria da Glória (que conheci muito, pois faleceu quando eu já tinha 18 anos) contavam das muitas visitas que se faziam; e até de como pelo menos um filho de Jerónimo passava temporadas longas nas Lameiras.
Fico, assim, com a gratidão que já lhe declarei e é sincera, a aguardar o favor da fotografia e, quanto ao mais, disponível para o que possa ordenar-me.
Confesso-lhe que, além do mais pela admiração que nutro pelo meu bisavô Álvaro (de quem sou o único bisneto), gostava de conhecer bem melhor a minha família Sampaio.
Com os melhores cumprimentos do seu
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#196505 | carlosgrijo | 15 mai 2008 12:42 | Em resposta a: #196448

Caro Francisco Brito:
Na minha mensagem anterior cometi dois lapsos.
Onde disse que o Dr. Domingos RCS era meu bisavô, devia ter omitido o Dr. e dito que Domingos RCS era meu trisavô.
E onde disse que casou ele, em Famalicão, com minha bisavó Maria da Glória, deve ler-se que quem casou foi meu bisavô Álvaro, e não, claro, o meu trisavô Domingos.
Peço-lhe desulpa por tudo aquilo, que dificulta a leitura da mensagem.
Aproveito para deixar notícia de que o Advogado que ali referi é o Dr. Oliveira Bastos - que. porque ainda não estive com ele, em boa verdade não sei se é descendente de uma irmã de meu bisavô ou de algum sobrinho dele.
Acrescento que, creio, existiria ainda um outro irmão de Álvaro e Jerónimo, julgo que Jaime (ou seria sobrinho daqueles?), pai de Maria da Natividade, Sílvia Emília, Maria Manuela, Maria Helena e Jaime (dos Santos Costa Sampaio) - nomes, todos esses, bem como dos respectivos cônjuges, que há muitos anos retirei de uma notícia necrológica.
A sincera gratidão e os cumprimentos amigo do
Carlos Grijó.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#197606 | jduarte | 23 mai 2008 00:36 | Em resposta a: #49015

Caro Pedro França:

Pedia-lhe um grande favor no arqivo da UC . Tenho um antepassado que não consigo descobrir a data de nascimento . Será que me pode ajudar. O nome é :

António de Jesus Teodoro( meu tetravô) casou com Maria da Piedade em 14/05/1855 na capela de Celas, coimbra.

Era natural da freguesia da Sé Nova e faleceu em 17/02/1893, com 83 anos, no lugar do Teodoro.(Hoje rua do Teodoro).

Tudo indicava que tivesse nascido em 1810, mas já pesquisei anos para a frente e para trás e nada.

Era filho de um também António de Jesus Teodoro e de Tereza Duarte do lugar dos Barreiros , Sé Nova. Não tenho datas, nem consigo recuar mais. Falta-me conseguir a data de nascimento dele ou dos pais. até agora foi um insucesso.

Atenciosamente,

JDuarte

Resposta

Link directo:

Para o JDuarte

#197615 | Pedro França | 23 mai 2008 02:47 | Em resposta a: #197606

Caro JDuarte:

Bem...Hum!Hum? Isso parece que está um tanto complicado...
Queria perguntar-lhe se a pesquisa é muito urgente, se faz muita insistência nessa busca.
É que tenho alguns trabalhos prioritários orçamentados. O seu, dado que também é vago e uma vez que já tentou levá-lo por diante, exige algum espírito de finura e vou ter de fazer o mesmo.
Aceita?
Eu dou-lhe o meu e-mail para um contacto mais directo e pessoal:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Fico a aguardar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#197715 | Cambra | 23 mai 2008 17:55 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França:

Agradecendo desde já a sua ajuda, gostaria que me encontrasse no AUC algo sobre o Padre Manuel Ferreira de Pinho Aguiar, filho de Manuel Ferreira de Pinho e de Maria Rosa de Aguiar, natural de S. Pedro de Castelões, Vale de Cambra e que estudou em Coimbra. Celebrou Missa Nova em 1910.

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#197737 | carlos luiz | 23 mai 2008 21:30 | Em resposta a: #197715

Caro Pedro França


Agredecia por favor, um concelho: como fazer para procurar um Padre do concelho da Sertã, chamado Simão Fernandes, filho de Catarina Simão, falecida na freguesia do Nesperal-Sertã, foi cura na freguesia do Marmeleiro, concelho da Sertã, de 1693 a 1699, são estes dados os unicos que tenho dele, espero encontrar mais dados nas inquiriçôes de genere, que se encontram em Coimbra:
com os meus cumprimentos
carlos luiz

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#197766 | Pedro França | 24 mai 2008 01:08 | Em resposta a: #197737

Caro Carlos:

Tem a certeza de que as inquirições De Genere desse padre se encontram em Coimbra? Se sim, então têm de estar no AUC. Tem a cota?
A Sertã é do bispado de Portalegre e Castelo Branco, e não do de Coimbra...é capaz de o processo estar na TT?
Diga coisas.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#197832 | carlos luiz | 24 mai 2008 21:17 | Em resposta a: #197766

Caro amigo
Foi um prazer receber uma resposta sua, para lhe dizer a verdade, eu desconheço onde posso encontrar esta inquirição do genere, na T.T, dizem não terem nada de inquiriçôes de Coimbra, porquê Coimbra? Alguem me disse, que nestas datas de 1640/60, era possivel estarem no Arquivo Universitário de Coimbra!
Agradecia por favor, saber onde poderei começar as minhas buscas, e onde!
Numa transcrição, não bem feita de um óbito de sua mãe Catarina Simôa, em 1660, dzia ser mãe do Padre Simão Fernandes, no livro de Candido Teixeira, vol.2 tambem dizia ser filho de C. Simôa, ainda no mesmo volume, e na freguesia do Marmeleiro, diz que um Padre Simão Fernandes, foi cura desde 1693 a 1696, são todos estes dados que eu tenho sobre este Padre, donde espero encontrar a verdadeira filiação, afim de poder continuar ascendencia familiar!
Cumprimentos e obrigado por tudo o que seja possivel ajudar!
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Para o JDuarte

#198273 | Pedro França | 28 mai 2008 00:40 | Em resposta a: #197615

Caro João:

Encontrei tuuudiiinho. Tudo aquilo que o João pretendia saber. Vou enviar-lhe para o seu mail todos os dados que tenho e vai poder prosseguir com a sua pesquisa sem problemas.
O João só seguiu foi a freguesia errada e Coimbra tem várias e, entre 1854/1855 há remodelações: umas extinguem-se e criam-se outras.
É só um momento que eu avanço já para outro lado.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o JDuarte

#198278 | APCB | 28 mai 2008 01:21 | Em resposta a: #198273

Caro amigo, Dr.Pedro França, não sei se viu a minha triste figura no QUEM QUER SER MILIONÁRIO de ontem, dia 27 de Maio, se não viu, veja hoje -dia 28-a continuação.
Sim, é verdade, aquele tipo meio gordo, sou mesmo eu.
um abraço.

Abílio Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#199230 | carlos luiz | 04 jun 2008 18:56 | Em resposta a: #197766

Caro Pedro França

Tem toda a razão, os processos de Inquirição do Génere de Castelo Branco, encontra-se na T. do Tombo! Mas com um pouco de desordem, mas como diz o ditado, :quem corre por gosto, näo cansa:
Agradeçia por favor de ver o meu tópico do dia 24/05/08-21:17, e me dar um dos seus concelhos sobre como devo pesquisar, este padre familiar:

Sei que no óbito de sua mãe, em 1660, ele era padre, mas sem saber em que ano fez o processo de Inquirição, tambem sei que foi Padre da freguesia do Marmeleiro, concelho da Sertã de 1693 a 1696, pergunto por favor, em que ano devo começar as pesquisas, nos processos? Com os meus cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#199417 | R.Miguel Nunes | 05 jun 2008 21:50 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Alguma novidade acerca do pedido que transcrevo:

RE: Abril: algum pedido para o AUC? 29-05-2008, 20:41
Autor: R.Miguel Nunes [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caro Pedro França,

Assim que possa por favor veja-me os seguintes nomes, ambos segundo julgo naturais de Ovar:

Bernardo António Zagalo
Estudante em Coimbra (1809), Sargento de Artilharia

António Pereira Zagalo
Estudante Universitário, militou no batalhão académico em 1809, Alferes de Artilharia



Atenciosamente,
R. Miguel Nunes e Museu Etnografico de Válega

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#199593 | Pedro França | 07 jun 2008 14:14 | Em resposta a: #199230

Caro Carlos:

Isso é um tanto complicado de responder. Sabe em que localidade ele nasceu? De resto, só procurando através das datas que refere e do nome da mãe.
Fora isso, não sei mais. vai ter de ver vários processos até acertar. Aqui em Coimbra, só pelo nome não se vai lá porque não há nenhum Simão Fernandes nas ordenações.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#199609 | carlos luiz | 07 jun 2008 19:02 | Em resposta a: #199593

Caro Pedro França

Completamente de acordo consigo, quanto ao padre ele nasceu no concelho da Sertã, penso estar nos processos de Castelo Branco, onde ando pesquisando! Mais uma questão por favor, cm que idade, podiam ser padres? E onde se pode ver nas igrejas, onde paroquiaram?
Cumprimentos, bom fim de semana, e viva Portugal!
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#199621 | Pedro França | 07 jun 2008 22:04 | Em resposta a: #199609

Olhe Carlos:

É tudo muito relativo. Podiam começar a "trabalhar" para a ordenação na transição da infância para a dolescência e essa percepção não é igual de época para época, tanto mais que para o Pe. Simão Fernandes a esperança de vida era muito, mesmo muito menor. As pessoas tornavam-se adultas mais cedo.
Quanto às igrejas por onde andavam é complicado: por vezes dizem que o ordinando ajuda na igreja tal, por vezes querem habilitar-se à ordenação porque o pároco é de bastante idade e não há mais padres na localidade tal por vezes, a dada altura,o ordinando já se apresenta na fase final do processo quase como oficiante na igreja tal. E quando recebem um benefício, ou se apresentam colados a um benefício de uma dada igreja ou colegiada, é mais um dado.
De resto, todo o percurso, é mais difícil ou quase impossível. É toda uma vida. às vezes lá aparece um óbito de um padre que pretende ser sepultado na terra de origem estando como sacerdote na terra tal.
E é assim... hipóteses são muitas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

O Dr. Patrício José da Silva

#202520 | chartri | 07 jul 2008 20:13 | Em resposta a: #198273

Meu caro Pedro França
Antes de ir de férias gostava de poder contar com a sua ajuda. Questão de “dar uma espiada” à ficha do Dr. Patrício José da Silva na Univ de Coimbra. Era tio do 7ª Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Patrício da Silva que nasceu em 1756, e deve ter tido o nome de Patrício devido ao seu tio. Claro que o Dr. Patrício José da Silva deve ser da região de Leiria.
Será que indica datas e seus ascendentes e em que se formou?

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d’Azevedo

Resposta

Link directo:

Dr. Patrício José da Silva - P/ o Ricardo Charters

#202659 | Pedro França | 09 jul 2008 00:42 | Em resposta a: #202520

Caro Ricardo:

Encontrei isto:
- O verbete de exames de Patrício José da Silva, natural de Leiria e filho de Manuel Luís: saiu bacharel formado em Cânones a 27.06.1767.

- Localizei ainda, nas ordenações sacerdotais a estes:
José Severino da Silva e Andrade/ António Joaquim da Sª e Andr:e/ Joaquim Simão da Sª e Andr:e/ Patrício José Torcato da Silva - irmãos, todos de Leiria, com autos de justificação de baptismo e De Genere, do ano de 1820.
Sabe alguma coisa desta gente?

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Patrício José da Silva - P/ o Ricardo Charters

#202677 | chartri | 09 jul 2008 08:43 | Em resposta a: #202659

Meu caro Pedro

Muito obrigado Assim fiquei a saber muita coisa e confirmei outras.

Confirma-se assim que o tio que morreu e fez com que um sobrinho do Cardeal D. Patricio da Silva, o Cap António Luís Ribeiro da Silva, abandonasse a tropa para ir gerir bens de um tio, foi este bacharel Dr. Patrício Jose da Silva. Devia ter junto bens. Provando assim que a família do Cardeal tinha bens e não que fosse pobre, como alguns escrevem.

O Dr. Patrício José da Silva (avô materno do Cardeal D. Patrício da Silva, 7º Cardeal de Lisboa) teve uma filha chamada Ana Hilária da Silva, que segundo o Dr. Marcelo Olavo Correia d'Azevedo ("Boletim da Academia Portuguesa de ex-libris", 1986, nº 87 ) indica que usava o nome de Ana Hilária de Andrade e tinha dois oficiais de infantaria de linha Joaquim Simão da Silva e Sousa e Patrício José Torcato da Silva e Andrade. Consequentemente, junto a estes o António Joaquim da Silva e Andrade e o José Severino da Silva e Andrade.
Logo vou pedir cópia destes autos de justificação de baptismo e genere.

É igualmente natural que este Dr.Patrício José da Silva fosse padrinho de baptismo do Cardeal (dando-lhe o nome), pois igualmente o Cardeal era padrinho do Patrício Jose Torcato da Silva, como indica o Dr. Marcelo Olavo Correia d'Azevedo.

Como sempre o Pedro França é precioso: descobre coisas nesse arquivo sem fundo da Univ de Coimbra

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Patrício José da Silva - P/ o Ricardo Charters

#202770 | Pedro França | 10 jul 2008 00:40 | Em resposta a: #202677

Caro Ricardo:

É natural que essa tetrarquia tivesse frequentado a UC. ^Não confirmei nos verbetes da UC. Como eu disse, andei pelos gavetões das ordenações eclesiásticas.
Se esta documentação falhar em informações, diga-me, pois pode haver alguma certidão de idade que venha ajudar.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Dr. Antero Leite de Sousa Machado

#202771 | ajtrigueir | 10 jul 2008 00:48 | Em resposta a: #202770

Caro Pedro França:

Gostaria de lhe pedir, se dentro da sua disponibilidade e generosidade habitual poderia fazer o grande favor de ver se o Dr. Antero Leite de Sousa Machado, nascido a 2/9/1882, em Chaves e que frequentou a Universidade de Coimbra nos inicios do século XX, terá certidão de nascimento no AUC.
Caso tivesse e se não for abuso, seria possivel tirar os seguintes dados.
- filiação, naturalidade dos pais, local onde viviam e local onde casaram
- nome completo dos avós
-data de baptismo e igreja onde foi baptizado
-nome dos padrinhos

Se necessitar de alguma pesquisa no ANTT, terei gosto em fazer.

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possa dar, dado que vou raramente a Coimbra.

Cumprimentos amigos e muito gratos do

António Júlio Limpo Trigueiros

trigueiros@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#202928 | QuintaVale | 11 jul 2008 13:00 | Em resposta a: #196448

Caro Francisco Brito,

Precisava saber o nome do apelidado menino de ouro, sei que faleceu ficando viuva D. Ana, que voutou a casar com o Dr. Antonio de Azevedo Alves Moreira,
qualquer informação seria bem vinda,
Muito obrigado

Melhores cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Patrício José da Silva - P/ o Ricardo Char

#202935 | JLCS | 11 jul 2008 15:16 | Em resposta a: #202770

Prezado Pedro França,

Sei que é um expert em genealogia e por isso gostaria de o consultar sobre Diogo de Sepúlveda, que foi capitão de Sofala em 1521 e, segundo a Pelatura Lusitana, filho do Martim de Sepúlveda que entrou em Portugal a seguir à Batalha de Toro.

Ora, estando a estudar a família Sepúlveda, debato-me com um dilema. É que nos livros de genealogia fala que é filho de Martim de Sepúlveda; nos de História (Anais da Marinha, Carreira da India, Décadas de Diogo Couto, etc), diz-nos que no Diogo é filho de Dom João de Sepúlveda.

Por acaso, pode ajudar-me a deslindar esta coisa?

Mt. grato.

José Luís Sepúlveda

pioneer@portugalmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#202974 | FBrito | 11 jul 2008 22:19 | Em resposta a: #202928

Caro Arménio Oliveira,

Tenho algumas dúvidas quanto a quem era o "Menino de Ouro". Das duas uma: ou era António Ribeiro da Costa Sampaio ou o seu filho Domingos Ribeiro da Costa Sampaio. Já vi Domingos. R. C. Sampaio referido como "Menino de Ouro" mas também já ouvi dizer que herdou essa alcunha do seu pai...


Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Antero Leite de Sousa Machado

#202977 | Pedro França | 11 jul 2008 22:45 | Em resposta a: #202771

Caro António:

Procurei nas certidões de idade dos estudantes da UC, entre 1834-1900 (2ª Série) e 1901-25 (3ª Série) e não encontrei o nome que me referiu. Será que o nome da personagem tem mesmo a composição que indicou? É que nem Antero com "th".
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o José Luís Sepúlveda

#202981 | Pedro França | 11 jul 2008 23:17 | Em resposta a: #202935

Caro Zé Sepúlveda:

Esses Sepúlvedas estão aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=59779

Quanto a dúvidas sobre os ascendentes do Diogo de Sepúlveda, poderá tentar as genealogias manuscritas do ANTT, cujas cotas são (ou eram):
21.E.10, pág. 291;
21.E.12, pág. 296v.;
21.F.12;
21.F.15, f. 422;
Livr. Ms. nº 1652, f. 302.
(É natural que todas estas genealogias estejam já em microfilme).

Veja também Felgueiras Gatyo e o seu nobiliário, Tomo X, tít. de Sousas, §339. Repete de certa forma o que está no site acima.

E é o que lhe posso adiantar para já.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Dr. P.e António Moutinho Sobrinho

#203007 | AQF | 12 jul 2008 12:13 | Em resposta a: #48931

Caro Pedro França,

Impossibilitado de ir a Coimbra antes de férias, gostava de poder contar com a sua ajuda a ver se avanço mais alguma coisa com o padre licenciado António Moutinho Sobrinho natural da comarca da Torre de Moncorvo !

Este padre aparece a baptizar em Favaios cerca de 1660 e embora não tenha I.G. no ADB, a confreira Paula encontrou-o lá nas I.G. de dois netos irmãos, em que aparece na qualidade de licenciado e de padre.

Ora licenciados em meados do séc. XVII, só Coimbra e Évora, mas atendendo à naturalidade é mais provável que tenha matrículas na UC e se isso suceder então com alguma lógica também a I.G. se encontrará no AUC.

Assim, se tivesse a sorte de lhe encontrar matriculas e/ou I.G., pedia-lhe os dados habituais (datações, filiação, e algo que ache relevante).

Desde já agradecido fico disponível para o que entender aqui por Lx.

Cumprimentos amigos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#203044 | AAF | 12 jul 2008 22:09 | Em resposta a: #197766

Caro Pedro França,

Incomodando-o mais uma vez, na tentativa de obter ajuda...

- Será possível obter-se as seguintes informações:

a) filiação e data de nascimento, bem como a indicação de que estudos terá cursado José da Fonseca Aragão, que terá ingressado em Instituta por volta de 1754;

b) iguais elementos referentes a um homónimo que constará de processo de inquirição de genere;

c) por último, e desculpando o abuso, o percurso académico de Albino Augusto Pacheco, nascido em 1871, filho de António Joaquim Pereira Pacheco.

Antecipadamente grato. Abraço

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Para o José Luís Sepúlveda

#203242 | JLCS | 15 jul 2008 14:23 | Em resposta a: #202981

Prezado Pedro França,

Na verdade, tenho percorrido com cuidado todos os sepulveda no site mas quando vou pesquisar os ascendentes do Diogo, nada.

Na Pelatura Lusitana tem a Genealogia do Diogo, indicando como pai o Martin. A Dúvida que se me coloca é que nos Anais da Marinha, Armadas da India, Anais de D, João III, etc.etc., nos diz que o Diogo é filho de Dom João de Sepúlveda.

Há uma outra referencia a Martin de Sepúlveda que apanho no Google, referindo a "Histórica Genealógica da Casa Real Portuguesa" (Apenas um extrato que indica pag. 400) que informa que Martim de Sepúlveda é filho de Baltesar Alonzo Henriquez, cuja passagem não consigo encontrar na nova Edição do Jornal o Público e que adquiri.

Ag Nenealogias Manuscritas da Torre do Tombo seguem, na essência, a linha da Pedatura Lusitana, sendo interessante nessas a inclusão de João de sepúlveda cc com Ana de Basto (V. Geneall), que dá início à genealogia dos Sepúlveda de Navarra mas não dando indicação do tronco a que liga na linhagem de Martim de Sepúlveda.

Por acaso, não sabe de ninguém que esteja a estudar a família?

Resposta

Link directo:

RE: Para o José Luís Sepúlveda

#203298 | Pedro França | 16 jul 2008 00:21 | Em resposta a: #203242

Caríssimo:

Pois, presentemente não sei dar-lhe mais solução ao problema. Talvez apoiar-se mesmo nas genealogias manuscritas da TT e ver se elas são coincidentes, cruzando com a informação da Pedatura Lusitana.
Não sei também quem poderá estar a trabalhar esta linhagem.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedido AQF - Dr. P.e António Moutinho Sobrinho

#203456 | AQF | 17 jul 2008 15:58 | Em resposta a: #203298

Caro Pedro França,

Desculpe voltar a incomodá-lo, mas apenas queria saber se no meio de tantas solicitações viu o meu pedido neste tópico em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=203007#lista.

Não tenho qualquer urgência, mas no caso do período até Agosto ser desfavorável agradecia a sua franqueza, para eu providenciar alguma alternativa antes de ir de férias.

Para mais dados poderá ver ainda:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=201984#lista

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=202118#lista

Um grande abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Dr. P.e António Moutinho Sobrinho

#203476 | Pedro França | 17 jul 2008 18:34 | Em resposta a: #203007

Caro Ângelo:

Amanhã tenciono passar pelo AUC mas só à tarde. Tenho estado com muito serviço na escola de maneira que não lhe dei logo resposta para não estar a alimentar falsas esperanças. É que estou a ser solicitado volta não volta; não tenho horário certo de trabalho na escola. Hoje acabaram-se os conselhos de turma, mas há dossiês de direcção de turma para desmanchar, processos de alunos para organizar, Conselho Pedagógico para finalizar o ano, instrumentos de medida para avaliação do desempenho de professores para elaborar e aferir ainda este ano, antes que comece o novo ano lectivo, etc.
Vamos ver. De toda a maneira, já tinha tomado nota do seu pedido.
Aguarde-me aqui, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o António Franco

#203626 | Pedro França | 19 jul 2008 22:24 | Em resposta a: #203044

Caro António:

Então é assim:
- Nos verbetes dos estudantes da UC encontrei um José da Fonseca de Aragão, natural de Viseu, filho de Manuel de Oliveira, que cursou Cânones, de onde saíu bacharel formado a 18.06.1761. Não há certidão de idade, não há De Genere porque não consta este nome nas ordenações sacerdotais.
Agora: há um António da Fonseca Aragão, de Nogueira do Cravo/Oliveira do Hospital, com De Genere para 1778. Não sei se há parentesco entre ambos.

. Albino Augusto Pacheco só tem matrículas em Matemática (24.10.1891), Filosofia (15.10.1892) e Medicina (15.10.1894). Devem ser os cursos em que ele se inscreveu para 1º ano de Medicina.
Era natural de Britelo.
O verbete está incompleto. Teria de percorrer os livros de matrículas e de exames.
É capaz de ter certidão de idade mas não pude confirmar por falta de tempo. Lá para terça-feira, 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Ângelo da Fonseca

#203627 | Pedro França | 19 jul 2008 22:38 | Em resposta a: #203476

Caro Ângelo:

Só encontrei isto:
- Um António Moutinho (não vai a Sobrinho nos verbetes; no séc. XVII é muito raro juntarem-se dois apelidos assim), natural de Freixo de Numão, filho de Luís Moutinho.
Frequentou Cânones:
Instituta: 17.10.1621 e matrículas em Cânones a 20.10.1622, 22.10.1624, 20.10.1625, 03.10.1626.
Sei que Freixo de Numão pertence ao concº de Vª Nova de Foz Côa, não longe de Torre de Moncorvo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o António Franco

#203642 | AAF | 20 jul 2008 02:27 | Em resposta a: #203626

Caro Pedro França,

Grato pela sua pronta resposta.

Quanto à filiação de José da Fonseca Aragão, não há possibilidade de existir erro no nome do pai? Não será Manuel Fonseca? Qual o nome da mãe: Bárbara de Aragão?

Quanto ao António da Fonseca Aragão não é possível apurar qual a sua filiação?

Um abraço do

António Franco

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ângelo da Fonseca

#203644 | AQF | 20 jul 2008 04:12 | Em resposta a: #203627

Caro Pedro,

Muito obrigado pelo trabalho que lhe dei.

Apesar da coincidência de nomes, época, e naturalidade próxima, para já, o cruzamento com outros dados não me permitem confirmar esta hipótese.

Deduzo da sua mensagem que não encontrou qualquer António Moutinho e/ou Sobrinho com I.G. naquela época, não é verdade ?

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Para o Ângelo da Fonseca

#203645 | Pedro França | 20 jul 2008 04:19 | Em resposta a: #203644

Caro Ângelo:

É exactamente como diz.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Para o António Franco

#203674 | Pedro França | 20 jul 2008 18:21 | Em resposta a: #203642

Caro António:

Só posso basear-me no que está no verbete. Para tirar as dúvidas terei de pedir o livro de matrículas.
O nome da mãe não vem nas matrículas. Só nas certidões de idade o que não é o caso.
Quanto ao António da Fonseca Aragão, posso ver a filiação...vamos ver, porque tenho outras prioridades em agenda.
Aguarde-me aqui, até terça-feira, em princípio.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Pedro França: novo ponto de encontro

#203678 | rlvz | 20 jul 2008 18:53 | Em resposta a: #48108

Caro Pedro França,

Se possível, gostaria de lhe pedir que, quando tivesse disponibilidade, tentasse encontrar alguma informação sobre:

- Custódio Luís de Miranda, médico, nascido no Porto ou em Coimbra c. 1770-1775. Ter-se-á matriculado em Medicina em Coimbra em 11-Out-1791. Casou e viveu no Porto.

- E sobre o seu pai, Francisco Luís de Miranda, médico, nascido em Coimbra c. 1740. Na escritura de dote pelo seu casamento, de finais de 1770, já é referido como "doutor". Viveu no Porto. Segundo tradição de família era filho natural e seria irmão (ou meio-irmão, provavelmente) do último bispo de Castelo Branco, D. Joaquim José de Miranda Coutinho), que no entanto não menciona no seu testamento de 1809, data em que ainda o dito bispo era vivo. Os bens que deixou em Coimbra constavam de um olival em Sandelgas, uma casa na Rua do Corpo de Deus, e outra na Rua da Praça, em Coimbra, que trazia aforadas.

- Por fim, creio ter lido numa mensagem sua neste fórum, que agora não encontro, que teria elementos sobre a casa dos Lemos de Condeixa e as senhoras Catanas. Gostaria muito de ter acesso a esses elementos, se não for abuso!

Muito obrigada,

Rita van Zeller

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 06:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen