Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48205 | A.Godinho | 22 set 2003 15:51

Caros confrades

Em 15.1.1670 casaram, em Montargil, os meus ascendentes Maria Leal, fª de João Leal e de Isabel Fernandes, e Domingos Dias Bexiga, fº de Manuel Fernandes Palhais e de Isabel Dias, e neto paterno de Simão Fernandes Palhais e neto materno de Diogo Manso (ou Manço ou Manco?).As naturalidades dos avós de Domingos não são referidas nos assentos. Ora o Palhais palpita-me que se trata de toponímico, precisamente da fregª de Palhais, concº da Sertã de onde porventura poderiam ser oriundos. A somar a este facto um Diogo Manso (ou Manço ou Manco) como avô materno, e creio que este apelido era comum e penso que de algum relevo social na região da Sertã.
Acaso algum de vós terá "tropeçado" em algum deles para aquelas bandas da Beira Baixa que possa confirma tal hipótese?

Antecipadamente grato
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48211 | jliberato | 22 set 2003 16:50 | Em resposta a: #48205

Caro António Godinho de Carvalho,
Tenho um pequeno ramo de Palhais que abordei no tópico "Famílias de Palhais, Sertã". Não tem os nomes que refere, mas talvez lhe interesse dar uma vista de olhos.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48225 | A.Godinho | 22 set 2003 18:14 | Em resposta a: #48211

Caro J.Liberato

Grato pela sua pronta resposta. Efectivamente trata-se apenas de uma hipótese que coloquei face ao facto de encontrar nos tópicos "Manço com ç" e "Bexigas do Espinhal" (Condeixa), Bexiga ( como apelido), Palhais ( como topónimo) e Manço ( como apelido). Estas coincidências levaram-me a conjecturar a hipótese que acima coloquei... Tasi palpites ás vezes dão certo...
Como não tenho acesso fácil às obras "´Certã Ennobrecida" e "Varões Ilustres de Cernache de Bonjardim" (creio que se chama assim ou próximo disto), tomo a liberdade de lhe perguntar se não possui qualquer delas, pois que pode haver qualquer referência a estes apelidos.
Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48230 | anamoraocorreia | 22 set 2003 18:51 | Em resposta a: #48205

Boa tarde!!

Chamou-me a atenção este tópico pelo apelido Bexiga, existente também em alguns dos meus antepassados (Fernandes Bexiga, mais concretamente).

Os meus antepassados com este nome são oriundos de Olêdo, mas a família, tanto quanto sei até ao momento, tem origem na Zibreira (estou a falar em datas rondando os finais do sec. XVII, inícios do séc. XVIII).

Não sei se a minha informação será de grande ajuda, mas, de momento, é tudo de que disponho.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48233 | A.Godinho | 22 set 2003 19:56 | Em resposta a: #48230

Cara Ana

Agradeço a sua mensagem. De facto vi com interesse as suas intervenções no tópico de Oledo, que me chamou atenção.
Alguma persistência ou um golpe de sorte talvez ligue estes meus acendentes à Beira. Como disse anteriormente tenho o palpite que se trata de gente que andou pelo distrito de Castelo Branco, mas é mesmo só palpite. As coicidências são alggumas e conjecturei tal hipótese. Se deparar com aqueles nomes agradeço que diga.
Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48239 | anamoraocorreia | 22 set 2003 22:42 | Em resposta a: #48233

Boa noite!!

É possível que, realmente exista alguma ligação ao distrito de Castelo Branco.

Para além da família Bexiga, de que lhe falei anteiormente, conheço (actualmente) uma família Manso em Castelo Branco (desconheço, no entanto,a sua origem).

Ficarei atenta aos nomes que mencionou e, caso encontre alguma coisa, dir-lhe-ei.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48242 | manuelr | 22 set 2003 23:09 | Em resposta a: #48205

Caro António Godinho de Carvalho

Há uma família Manso que se desenvolveu em São Vicente da Beira, Castelo Novo e Alpedrinha, mas não me parece terem ligação com esses.
Mais perto da Sertã, é Joaquim Ribeiro Manso, de Cardigos, com pº de Ordenação em 1786 (CECB Ordenações Maço 2293. Penso que tb os há em Abrantes.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48245 | A.Godinho | 22 set 2003 23:32 | Em resposta a: #48242

Caro Manuel Rolão

Grato pela resposta atenta.
Já agora se tem interesse em Cardigos sei que há uma monografia interessante da autoria do Padre Henrique Louro, com muitas referências a apelidos antigos da zona e outros de relevante interesse genealógico. Em tempos possuí um exemplar que troquei por um manuscrito uma vez que não tinha ascendência em Cardigos ( que eu soubesse), localidade onde fui apenas a torneios de tiro aos pratos. Desculpe a divagação.
Os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48254 | rgc | 22 set 2003 23:59 | Em resposta a: #48245

Caro António Godinho de Carvalho
Não tenho nada de importante para contribuir para este tópico, mas sobre os meus -Bexiga algarvios já lhe falei, mas lembrei-me que há uns -Paiva Mansos-para os lados de Miranda do Corvo.Será confusão minha?!!!
Ao ler na sua mensagem ao nosso estimado confrade Manuel da Silva Rolão .."tiro aos pratos.Desculpe a divagação". Acho muito bem estas divagações, de vez em quando,porque ficamos a conhecer certos gostos e actividades dos nossos confrades sem invadir a sua esfera de privacidade. E já agora, mais uma "divagação"minha: ainda esta tarde estive a falar com um vizinho sobre caça, que aprecio muito comê-la e,há anos,também caçá-la.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48258 | manuelr | 23 set 2003 00:14 | Em resposta a: #48245

Caro António Godinho de Carvalho

Agradeço a disponibilidade, mas não me parece que vá parar a Cardigos. Como acabo por ver muita coisa da Beira Baixa, sempre vou apontando uns elementos, que pelo menos poderão dar alguma indicação. Assim vá servindo a alguém.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48267 | A.Godinho | 23 set 2003 03:00 | Em resposta a: #48254

Caro Rafael Carvalho

Caça!!! Aí está outra das minhas paixões a par da genealogia. Comecei com 16 anos já vai para 27. Talvez este gosto pela "arte venatória" tenha alguma coisa de hereditário.
Em tempos publiquei num jornal da especialidade um pequeno artigo intitulado "As cadelas do Padre António". Este Padre era meu quinto tio-avô. Foi pároco em Torre das Vargens (Condado da Torre),hoje lugar da fregª de Vale de Açor, concelho de Ponte de Sôr, na primeira metade do sec.xviii. Como se infere do seu testamento terá tido algumas funções de administração, localmente presumo, dos bens do Senhor Marquês de Fronteira naquele lugar. Por tal testamento "deixou" as cadelas de coelhos a um seu sobrinho, e afilhado, e a um compadre.
A minha predilecção venatória vai para a caça com cão de parar (pena e pêlo) e aos pombos torcazes com negaça. Quando fôr tempo deles, lá para o dia de Todos os Santos (já não falta muito), terei muito gosto em presenteá-lo com um almoço de torcazes assados na braza e depois temperados com azeite e vinagre (de sonho) caso passe por estas bandas do Sôr.
Cumprimentos,
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48272 | rgc | 23 set 2003 09:08 | Em resposta a: #48267

Caro António Godinho de Carvalho

Gabo-lhe a sua predilecção para os tipos de caça que aprecia mais. É deveras aliciante e entusiasma. Agradeço-lhe muito o seu oferecimento e seria também muito agradável pela companhia que tais momentos propiciam, mas é de todo impossível. Registo com muito agrado a atenção e agradeço-lhe a consideração testemunhada.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48432 | aeiou2 | 24 set 2003 16:43 | Em resposta a: #48205

Tenho no meu ficheiro
- Joaquina Maria Fernandes Bexiga n.15.3.1762,Vale Longo,Pedrógão Grande cc Manuel Luiz o Moço,da Lapa.Ela era filha de Manuel Fernandes Bexiga e de Maria Henriques de Pesos Fundeiros.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#48574 | jliberato | 26 set 2003 06:56 | Em resposta a: #48205

Caro confrade
Chamo a sua atenção para o tópico Santa Bárbara dos Padrões que vou abrir e que menciona um Godinho.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#72901 | jliberato | 11 set 2004 17:33 | Em resposta a: #48225

Caro Godinho de Carvalho
Nas "Antiguidades, famílias e varões ilustres de Sernache do Bonjardim e seus contornos" de Cândido Teixeira há três títulos de Mansos: de Brejo Fundeiro, do Cardal Grande e de Proença-a-Nova.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Bai

#113583 | cristms | 07 mar 2006 20:00 | Em resposta a: #48205

Ola companheiro.
Vi a sua mensagem e na minha árvore genealógica que até agora consegui construir, tenho uma Maria Fernandes Bexiga, da qual suponho ter nascido no inicio do séc XIX.

Espero que possa ajudar em algo.

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Bai

#113584 | cristms | 07 mar 2006 20:01 | Em resposta a: #113583

Esqueci-me de dizer que a pessoa a que me refiro deve ter nascido/vivido na zona de Penamacor, Aranhas, do concelho de Castelo Branco

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#114335 | cristms | 17 mar 2006 01:56 | Em resposta a: #48230

Olá.

Tenho nos meus registos uma mulher com o nome de Maria Fernandes Bexiga, que suponho ter nascido entre 1800 e 1825.
Será que tem mais dados que possamos cruzar?

Melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#114384 | MENDES | 17 mar 2006 19:50 | Em resposta a: #48205

Caro confrade A. Godinho

Não sei se ajudarei,mas são meus antepassados(7º avós) António Dias Manço natural de Cardigos e casado em 17/09/1691 em S.Vicente -Abrantes com Maria Lopes Clériga de S. Vicente -Abrantes.Quanto a esta descendência tenho- a toda se tiver interessado terei muito prazer em facultá-la.Quanto á ascendência deste casal só sei que o António D. Vicente era filho de João Martins e de Maria da Matta e Maria Lopes Clériga seria filha de Pedro Fernandes e Maria Lopes.Se também me puderem adiantar algo mais sobre esta ascendência ficaria muito grato.

J.Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#114414 | aivmc | 18 mar 2006 14:07 | Em resposta a: #114335

Boa tarde!!

Os "meus" Fernandes Bexiga são um pouco anteriores às datas que referiu. Mas de que localidade / freguesia é a "sua" Maria Fernandes Bexiga?

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#114418 | cristms | 18 mar 2006 15:20 | Em resposta a: #114414

Boa tarde.

A "minha" Maria Fernandes Bexiga deve ter nascido nas freguesia de Aranhas, concelho de Penamacor.

Cumprimentos,
cristms

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Bai

#114442 | aivmc | 18 mar 2006 20:27 | Em resposta a: #114418

Boa noite!!

Parece-me que, pelo menos por enquanto, não conseguimos ligar as pessoas. É que os "meus" Fernandes Bexiga, para a$lém de serem de épocas anteriores, são de Oledo, vindos da Zebreira (ambas freguesias do concelho de Idanha-a-Nova). No entanto, e dada a proximidade enre Idanha e Penamacor, poderão, de facto ter alguma relação.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

Apelidos: Bexiga, Palhais, e Manço, Beira Baixa?

#405181 | smanso | 08 jul 2018 17:38 | Em resposta a: #114384

Boa tarde, O meu bisavô materno, Manuel Manso, era primo do padre António Maria Manso, natural dos Vales 1887, falecido em 1970. Recentemente descobri que tenho familiares afastados com apelido Matta. Será que me pode fornecer mais informação sobre os descentes de João Martins e de Maria da Matta.
Grata pela atenção.
Com os melhores cumprimentos,
Sara Manso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen