Geração - família perdida ?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Geração - família perdida ?

#48207 | Marcofsg | 22 set 2003 16:17

Olá a todos !
O meu nome é Marco Filipe Sá Geração, procuro as minhas raízes familiares por parte do meu pai desde algum tempo sem muita sorte. Desde pequeno sempre me perguntei o porquê do meu apelido algo estranho. O meu pai e o meu avô sempre me disseram que o apelido é originário do Porto, de uma família abastada, proprietária de terras na zona do palácio de cristal no Porto, a família caiu em desgraça em meados do século passado e agora existem poucas pessoas com o apelido.
Sei que o meu avô é filho bastardo do então primogénito da referida família. Esse primogénito, meu bisavô, era militar e morreu de malária na Índia, a minha bisavó viu a sua vida caír em desgraça pois o seu filho não foi reconhecido pela família, coisa que o meu bisavô queria, mas morreu sem ver tal coisa. Sei, no entanto, que o meu avô foi assistido na sua educação pela abastada família mas esta, mais tarde, não se viria a interessar mais por ele.
Não tenho muita mais informação relativamente à minha ascendência, posso no entanto tentar arranjar alguns nomes junto do meu pai, não sei porque mas ele também não tem ou não me quer dar mais informações.
Agradeço desde já, qualquer ajuda que me possam dar. Só o passado pode dar significado ao futuro....

Marco

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48256 | Pedro França | 23 set 2003 00:09 | Em resposta a: #48207

Caro Marco:

Sempre me custou ver pessoas desenraízadas, sem elos de ligação com os seus antepassados. É o caso dos filhos de pais incógnitos que, infelizmente encontro com muita, mas muita frequência. Chegando aí, pára tudo: é um tronco de árvore podado.
Vamos fazer uma coisa: se diz publicamente que os "Geração" eram gente abastada, há-de ter havido alguém a frequentar a Universidade de Coimbra ou a abraçar a vida religiosa. (Parece mais deturpação de Garção). Vou tentar localizar algum "Geração", nos verbetes, para um caso e outro, no AUC, e depois digo-lhe algo para aqui. Está bem assim para si?
Um abraço e diga coisas. A esperança é a última a morrer.
Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48285 | Marcofsg | 23 set 2003 11:32 | Em resposta a: #48256

Caro Pedro, muito obrigado pelo interesse no meu caso. Eu posso adicionar que, segundo ouvi pelo meu pai, havia uma freira ou madre que se tinha mudado para Lisboa. Soube também da existência, há alguns anos, de um primo afastado a trabalhar na Madeira, como secretário de A. João Jardim.
Eu vou tentar saber junto do meu pai, o nome dos meus bisavós e logo ponho aqui outra mensagem. Desde já agradeço a sua atenção, é optimo poder contar com alguém com experiência nesta àrea, pois já me sentia um pouco perdido.
Até mais vêr, um abraço,

Marco Geração

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48290 | camisao65 | 23 set 2003 12:01 | Em resposta a: #48207

Caro Marco,

Por acaso, não sabe o nome do seu bisavô?
Sei que existem estudos sobre militares na India, e talvez ajudasse.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48295 | Marcofsg | 23 set 2003 12:41 | Em resposta a: #48290

Estive com o meu pai ao telefone e ele disse-me que a minha bisavó se chamava Juventina da Conceição. Ele não sabe o nome do meu bisavô, mas disse-me que o apelido "Geração" foi dado pelo não pelo meu bisavô mas sim pelo meu trisavô (!?!?). Além disso ele também me disse que faz parte da família, com relação de primo, um indivíduo ligado ao cinema chamado Henrique Geração.
Já agora, o meu avô, Carlos Geração, nasceu em 1914, no Porto.
Muito obrigado pela atenção,

Marco Geração

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48323 | Pedro França | 23 set 2003 17:55 | Em resposta a: #48295

Caro Marco:

Sei que esta sua intervenção não era dirigida à minha pessoa, mas já agora fiquei a saber que o Porto era um núcleo de referência.
Vou ver se encontro alguma coisa que convirja nesse sentido.
Um abraço. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48327 | jpcmt | 23 set 2003 18:32 | Em resposta a: #48295

Caro Marco Geração,
Apenas uma sugestão:
Se o seu bisavô já tinha o apelido Geração e era militar, talvez encontre alguma coisa no Arquivo Histórico Militar, em Santa Apolónia.
Se vive em Lisboa, vale a pena tentar, pois, de uma maneira geral, são eficientes e os processos oferecem muitos dados interesantes.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48336 | Marcofsg | 23 set 2003 19:44 | Em resposta a: #48285

Caro Pedro,

Peço imensa desculpa por têr posto a mensagem noutro sítio. Ainda me estou a habituar a mexer nisto :)

Marco

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48354 | Pedro França | 23 set 2003 22:56 | Em resposta a: #48327

Caro J. Trovisqueira e Marco:

Essa hipótese do Arquivo Histórico Militar é de tentar sim senhor. Pelo meu lado, aqui em Coimbra, como já disse, verei o que posso fazer.
Um abraço aos dois. Sempre, Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Geração - família perdida ?

#48435 | ítalo | 24 set 2003 17:26 | Em resposta a: #48354

Caro Sr. Pedro França, desculpe importuná-lo, mas como sempre o vejo gentilmente respondendo a alguns pedidos que o fazem, decidi arriscar. Tenho um antepassado de nome Serafim Alves Torres que foi bacharel em direito. Terá vivido em meados do século dezenove e era filho de um José Serafim Torres e uma senhora Tereza e teve um filho também chamado José Serafim Torres. Adianto que vivo no Brasil e tabém este meu antepassado era (provavelmente) brasileiro, provavelmente existindo a possibilidade de ele se ter formado na escola de direito de Recife, mas não excluo a possibilidade de ter ele se formado em Coimbra, pelo que peço sua ajuda, se possível. Antecipadamente agradeço.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen